Ver Versão Completa : Ranger 98 2.5 CD diesel - o que devo revisar para uma viagem longa (Ushuaia)
Marcelo J Manente
26/09/2011, 12:24
Pessoal,
Sou de Curitiba e estou querendo ir ao Ushuaia em Dezembro com uma Ranger 98 CD diesel.
Gostaria de saber o que devo revisar e modificar para uma viagem tão longa como essa? A Ranger era de meu pai e está sendo pouco usada a uns 4 a 5 meses.
Um detalhe, os amortecedores e a embreagem foram trocados em 2007, depois disso foram rodados 35 mil Km apenas.
Outra coisa, a luz do sistema ABS as vezes fica acesa direto, mas normalmente não acende. Seria bom eu fazer uma revisão disso com certeza, não é? Alguém tem uma ideia de custos da manutenção ou troca do sistema ABS?
A caminhonete está com 190 mil Km (acho). O motor 2.5 dela aguenta muitos Kms ainda?
Por enquanto não sei nem se vou poder fazer a viagem pois a Ranger vai entrar em inventário, mas parece que minha irmã quer deixar a caminhonete para mim. Mesmo assim quero começar a fazer a manutenção e revisão como se eu fosse viajar com ela, pois caso não de certo eu pretendo ao menos deixá-la mais confiável para o dia a dia.
Como eu não andava com a Ranger eu não sei nem a média de consumo que ela faz, mas acredito que seja 10 a 12 Km/l na estrada, segundo relatos que li.
Qualquer ajuda será bem vinda.
Abraços.
Marcelo J. Manen
marciomeurer
26/09/2011, 12:43
Óleos em geral.. vazamentos: motor, freio, cambio, diferencial e etc... (cheque se quando você pisa no freio ele vai ate o fundo isso pode identificar um vazamento).. pneus bons sempre ajudam em frenagens e curvas rápidas com a calibragem exigida pelo pneu.. sistema de refrigeração do motor: vazamento de água do radiador, radiador sujo e o fluido.. sistema ABS é bom verificar porem muitas vezes pode ser apenas um mal contato ou coisa assim já que varias partes elétricas usam o mesmo "sistema" como o sensor do velocímetro.. estepe e as ferramentas de troca.. ao demais somente se você souber o que pode ser... desmontar a pick-up e montar de novo para achar defeitos pode sair bem caro!
BRAVOECONOVEMBER
27/09/2011, 19:44
Meus sentimentos pela sua perda.
Fora que demontar pra ver pode provocar defeitos por si só.
Se está andando bem, pegando fácil de manhã e consumo de 10 a 11 km/l, deixa quieto.
Concordo com troca normal de fluidos, inclua de caixa e diferencial. Verifique particularmente se tem vazamento em retentor de roda do diferencial, eles podem vazar antes da falha de algum rolamento. Conferir lonas e pastilhas também é bom e não custa nada.
Faça um alinhamento, e vá feliz.
PS: tomara que saia a viagem, invejo-o no bom sentido, companheiro, quem sabe um dia ainda vou também.
XAVIER S4T
27/09/2011, 19:50
Todos os fluidos e óleo do motor - correia dentada que na Ranger 2.5 é muito importante estar sempre monitorando, e se os pneus estiverem bons fica tranquilo
Francescolli
27/09/2011, 19:52
lol em quanto dias pretende fazer essa viajem uns 4 no minimo né ? curtir bem a viagem !!
digaou10
27/09/2011, 20:06
ola pessoal tenho uma ranger 2.8 01/02 e tem um vasamento no carter e minha primeira e gostaria de saber se tem junta ou se e so no silicone? e acho que voce vai adorar fazer essa viagem xexelo ainda mais se ouvir os conselhos
Perambulante
27/09/2011, 20:14
Já fiz esta viagem pela RN 3. Ótima estrada, mas é preciso uma boa autonomia, pois os postos chegam a distar até 300 km, sem nada no meio. Recomendo levar mais de um pneu de estepe, pois após o estreito de Magalhães tem um trecho de rípio na parte chilena, de aproximadamente 100 km, que já tive que pernoitar pois só tinha um estepe e não foi suficiente. No mais, ótima viagem. Em janeiro estarei fazendo a Carretera Austral no Chile, e devo voltar pela RN 3, na Argentina, porque como disse é uma ótima estrada.
Pessoal,
Sou de Curitiba e estou querendo ir ao Ushuaia em Dezembro com uma Ranger 98 CD diesel.
Gostaria de saber o que devo revisar e modificar para uma viagem tão longa como essa? A Ranger era de meu pai e está sendo pouco usada a uns 4 a 5 meses.
Um detalhe, os amortecedores e a embreagem foram trocados em 2007, depois disso foram rodados 35 mil Km apenas.
Outra coisa, a luz do sistema ABS as vezes fica acesa direto, mas normalmente não acende. Seria bom eu fazer uma revisão disso com certeza, não é? Alguém tem uma ideia de custos da manutenção ou troca do sistema ABS?
A caminhonete está com 190 mil Km (acho). O motor 2.5 dela aguenta muitos Kms ainda?
Por enquanto não sei nem se vou poder fazer a viagem pois a Ranger vai entrar em inventário, mas parece que minha irmã quer deixar a caminhonete para mim. Mesmo assim quero começar a fazer a manutenção e revisão como se eu fosse viajar com ela, pois caso não de certo eu pretendo ao menos deixá-la mais confiável para o dia a dia.
Como eu não andava com a Ranger eu não sei nem a média de consumo que ela faz, mas acredito que seja 10 a 12 Km/l na estrada, segundo relatos que li.
Qualquer ajuda será bem vinda.
Abraços.
Marcelo J. Manen
BRAVOECONOVEMBER
27/09/2011, 20:19
Todos os fluidos e óleo do motor - correia dentada que na Ranger 2.5 é muito importante estar sempre monitorando, e se os pneus estiverem bons fica tranquilo
Sim claro claro... item importantíssimo, kit tensor da correia dentada original. Nunca é demais lembrar.
Paulista VM
27/09/2011, 20:26
Eu fui com meu tio ate bariloche de carro, fomos numa Defender, e eu não sei explicar mas no caminho o motor perdeu potência, segundo um mecânico local, devido a regulagem para temperaturas mais altas, acho que era a regulagem da agulha da mistura de ar e diesel, não sei te informar se era realmente isto, mas q melhorou depois que o cara mexeu, melhorou.
Se o perambulante fez uma viagem assim, poderia explicar para nos.
BRAVOECONOVEMBER
27/09/2011, 20:47
Gostei da assinatura... caminhonete no asfalto é que nem submarino conversível... kkkkkk ... anda, funciona, mas não serve pra muito mais que isso... hihihi.
Paulista VM
27/09/2011, 21:04
Kkkkkk
Eh por aí...
Francescolli
27/09/2011, 21:11
outra naum esquece de leva uma grana extra pra caso aconteça alguma coisa !! pois a facada pode ser grande !!
Marcelo J Manente
27/09/2011, 22:35
Meus sentimentos pela sua perda.
Fora que demontar pra ver pode provocar defeitos por si só.
Se está andando bem, pegando fácil de manhã e consumo de 10 a 11 km/l, deixa quieto.
Concordo com troca normal de fluidos, inclua de caixa e diferencial. Verifique particularmente se tem vazamento em retentor de roda do diferencial, eles podem vazar antes da falha de algum rolamento. Conferir lonas e pastilhas também é bom e não custa nada.
Faça um alinhamento, e vá feliz.
PS: tomara que saia a viagem, invejo-o no bom sentido, companheiro, quem sabe um dia ainda vou também.
Bravo,
A Ranger está pegando fácil e o consumo está mais ou menos no que vc disse. Vou fazer estas revisões indicadas.
QUanto a vasamentos, não pinga uma gota de óleo no chão da garagem a tempos e as rodas, diferenciais estão secos.
Agradeço pelas palavras.
Um abraço.
,
Marcelo J Manente
27/09/2011, 22:50
lol em quanto dias pretende fazer essa viajem uns 4 no minimo né ? curtir bem a viagem !!
Francescolli,
O roteiro completo inicial era de 30 dias, isto antes de meu pai falecer. Eu moro numa casa nos fundos da casa de meus pais e agora tenho de dar uma mão para a minha mãe que já tem 73 anos. Por este motivo diminui o roteiro para 15 a 16 dias.
Vai ser mais rali e menos curtição como antes.
Vou sair por Foz e descer até Ushuaia passando por Puerto Madryn, mas desviando Buenos Aires (gosto mais de natureza do que de cidades). Na volta passo por Torres del Paine, El calafate, Região de Bariloche e depois pé na estrada de novo.
Abraços
Marcelo J Manente
27/09/2011, 22:54
Já fiz esta viagem pela RN 3. Ótima estrada, mas é preciso uma boa autonomia, pois os postos chegam a distar até 300 km, sem nada no meio. Recomendo levar mais de um pneu de estepe, pois após o estreito de Magalhães tem um trecho de rípio na parte chilena, de aproximadamente 100 km, que já tive que pernoitar pois só tinha um estepe e não foi suficiente. No mais, ótima viagem. Em janeiro estarei fazendo a Carretera Austral no Chile, e devo voltar pela RN 3, na Argentina, porque como disse é uma ótima estrada.
Perambulante,
Pois é, antes eu ia fazer a Carretera tbm, mas infelizmente teri de deixa-la para final do ano que vem.
Quanto a autonomia, acredito que a Ranger de conta do recado e mesmo assim quero levar um ou dois galões de 20 litros.
Quanto a estepe, vou ver se compro mais um por lá.
Obrigado.
Perambulante
27/09/2011, 23:30
Você pretende voltar pela RN 40? vou andar nela agora, por isso não sei quantos km tem de rípio...
Francescolli,
O roteiro completo inicial era de 30 dias, isto antes de meu pai falecer. Eu moro numa casa nos fundos da casa de meus pais e agora tenho de dar uma mão para a minha mãe que já tem 73 anos. Por este motivo diminui o roteiro para 15 a 16 dias.
Vai ser mais rali e menos curtição como antes.
Vou sair por Foz e descer até Ushuaia passando por Puerto Madryn, mas desviando Buenos Aires (gosto mais de natureza do que de cidades). Na volta passo por Torres del Paine, El calafate, Região de Bariloche e depois pé na estrada de novo.
Abraços
gigio 10
28/09/2011, 00:38
Verifique também os selos de água do bloco do motor , quando tinha uma ranger 2.5 por duas vezes um destes selos soltou e você perde todo líquido de arrefecimento de uma vez.
Abraços
Walter L. L. Casitta
28/09/2011, 07:45
Com tantos verifique aqui e ali, mostra que uma Ranger dessa não tem a confiabilidade necessária para uma viagem tão longa. Eu procuraria um veículo mais novo pra viajar.
RGamaJr_4x4
28/09/2011, 10:41
Com tantos verifique aqui e ali, mostra que uma Ranger dessa não tem a confiabilidade necessária para uma viagem tão longa. Eu procuraria um veículo mais novo pra viajar.
Pensei a mesma coisa. Também tenho vontade de fazer essa viagem, mas vou esperar por uma pick-up mais nova, e ainda assim deixaria a viatura ir de navio até o RS pelo menos. Estradas brasileiras + pedágio ninguém merece.
Mas se o amigo aí for, deixe para trocar kit correia e fazer outras revisões na ARG. Deve ser beemm mais barato.
Marcelo J Manente
28/09/2011, 17:12
Com tantos verifique aqui e ali, mostra que uma Ranger dessa não tem a confiabilidade necessária para uma viagem tão longa. Eu procuraria um veículo mais novo pra viajar.
A Ranger era de meu pai que sempre foi muito cuidadoso com suas viaturas. Qualquer barulhinho ele já mandava ver o que era. Só no último ano ele deixou ela meio de lado pq estava mais acamado do que em pé.
Em 01/2008, quando ele a comprou, ele mandou fazer uma revisão geral na própria Ford, depois disso ele só rodou 35 mil Km. Custou os olhos da cara a revisão e foi trocado a embreagem, amortecedores, correia, válvula b575 (sei la o q é), cilindro (acho que de freio) etc.
Entretanto, como eu disse, não sei nem se poderei viajar com ela em janeiro pelo fato de ela ter que entrar em inventário. Apesar que minha irmã já comentou que poderia dar seu aval desde que houvesse uma compensação em outro lado na partilha.
Já estou fazendo um plano B. Eu tenho um Corsa sedan 1.6 a gasolina e um Lada Niva que era a minha primeira opção. Pena que eu gastei demais na manutenção do Niva e ainda não deixei ele confiável o suficiente para esta empreitada. Não deem risada não, já conheço dois donos de Niva que fizeram esta viagem, claro que com alguns percalços, mas foram e voltaram de NIva. Vejam em Las Tierras Australes (http://www.lastierrasaustrales.blogspot.com)
Meu Corsa eu acho muito pequeno para 2 ou 3 pessoas mais bagagem. Se forem duas até dá. Pensei em trocar por um Escort SW 1.8 ou 1.6. Li pela internet que a parte de motor é muito confiável e que o carro é econômico. Porem, me disseram que o carro é muito baixo e a suspensão é algo frágil.
Como veem, tenho muito o que pensar até o final do ano
Abraços
BRAVOECONOVEMBER
28/09/2011, 19:25
Bobagem. A ranger dá de relho nessa. Se a camionete teve uma revisão mesmo a 35K, faz o check geral de vazamentos e condições gerais quanto aos consumíveis normais (óleo de motor, filtros, ...) e descansa quanto ao resto. Tens mais uns 60.000 km antes de se preocupar com manutenção mais pesada de novo.
Quanto à idade dela, gostaria de manifestar a opinião que eu, e provavelmente todos os que postaram aqui, teriam basicamente os mesmos cuidados com qualquer outra camionete de qualquer ano, incluindo novas. Ou ninguém nunca teve ou conhece alguém que teve alguma surpresa desagradável após uma revisão em concessionária de camionete nova? A última que eu ouvi foi de uma AMAROK que perdeu 5 litros de óleo do motor em 175km após a PRIMEIRA revisão obrigatória na concessionária. Que tal? O dono não soube dizer o que era, mas assegurou que não havia nenhum vazamento externo. Ou seja, não te impressiona não, carro é procedência e histórico de manutenção. Todos te demos indicações de manutenção normalzinha como qualquer carro, com ressalva de alguns pontos específicos da ranger somente.
Francescolli
28/09/2011, 20:51
lol 5 litros de oleo !!! axo q alguem esqueceu de bota oleo ae !! e xexelo camionete é camionete !! corsa, escort !! lol cara depois q vc tem uma camionete vc nunca mais quer outra coisa !! eu tenho duas f-1000 uma tirei 0km e outra com 15 mil km !! e to até oje !! de tanto q gostei !
e como minha esposa naum curte mto dei um omega 2004 pra ele de deixei o sonho da f-250 !! e camionete é mto bom de anda !! vc tem mais visão ! e a melhor parte vc tein um 2.5 turbo (no meu caso um 3.9) cara isso deixa tudo pra traz !! naum tein carro q aconpanhe ! faz as revisões e vai com ela sem estres ! se quebra quebro faze oq ?? o corsinha tmb pode quebrar !!
Marcelo J Manente
28/09/2011, 21:31
lol 5 litros de oleo !!! axo q alguem esqueceu de bota oleo ae !! e xexelo camionete é camionete !! corsa, escort !! lol cara depois q vc tem uma camionete vc nunca mais quer outra coisa !! eu tenho duas f-1000 uma tirei 0km e outra com 15 mil km !! e to até oje !! de tanto q gostei !
e como minha esposa naum curte mto dei um omega 2004 pra ele de deixei o sonho da f-250 !! e camionete é mto bom de anda !! vc tem mais visão ! e a melhor parte vc tein um 2.5 turbo (no meu caso um 3.9) cara isso deixa tudo pra traz !! naum tein carro q aconpanhe ! faz as revisões e vai com ela sem estres ! se quebra quebro faze oq ?? o corsinha tmb pode quebrar !!
Já viajei e dirigi apenas as caminhonetes que meu pai teve: D20 dupla longa (motor Maxion, fooooorte), d10 dupla, f1000 dupla e a Ranger. É muito gostoso, da mesmo uma sensação de superioridade aos outros carros.
Querer ir com a Ranger eu quero, só que devido a ter que fazer inventário, e não saber se isso vai terminar antes do final do ano (provavelmente não), é que pensei no plano B. O Escort dizem ser econômico, e me parece que era fabricado na Argentina mesmo, o que facilita na manutenção em viagem caso necessário.
Abraços
Marcelo J Manente
28/09/2011, 21:35
Você pretende voltar pela RN 40? vou andar nela agora, por isso não sei quantos km tem de rípio...
Sim, a ideia é voltar pela 40, visitar a ruta dos 7 lagos e dali seguir o mais reto possivel até o Brasil.
Abraços
Perambulante
28/09/2011, 22:05
Nesse caso, acho que 15 dias não é suficiente...
Marcelo J Manente
28/09/2011, 23:03
Nesse caso, acho que 15 dias não é suficiente...
Penso em fazer isso:
1º 27/dez Curitiba a Puerto iguazu 636
1º 27/dez Puerto Iguazu a Posadas 310
2º 28/dez Posadas a Rio Cuarto 1298
3º 29/dez Rio Cuarto a Trelew 1222
4º 30/dez Trelew a Rio Gallegos 1157
5º 31/dez Rio Gallegos a Ushuaia 552
6º 01/jan Ushuaia 150
7º 02/jan Ushuaia a Punta Arenas e Puerto Natales 483
8º 03/jan Puerto Natales - Torres del Paine - Cerro Castillo 100
9º 04/jan Cerro Castillo a El Calafate 212
10º 05/jan El Calafate (passeios Glaciares) 200
11º 06/jan El Calafate a Perito Moreno 621
12º 07/jan Perito Moreno a Corcovado (via Rio Pico) 523
13º 08/jan Corcovado a Bariloche (via Los Alerces) 366
14º 09/jan Bariloche a Junin de los Andes (7 lagos) 234
15º 10/jan Junin a Buta Ranquil 480
16º 11/jan Buta Ranquil a San Rafael 433
17º 12/jan San Rafael a Emilia 963
18º 13/jan Emilia a Bernardo de irigoyen (Barracão - PR) 1149
19º 14/jan Barracão a Curitiba 570
Kilometragem total estimada 11659
Ou mais abreviado:
Dia Data Cidades Km
1º 27/dez Curitiba a Puerto iguazu 636
1º 27/dez Puerto Iguazu a Posadas 310
2º 28/dez Posadas a Rafaella 925
3º 29/dez Rafaella a Rio Colorado 1053
4º 30/dez Rio Colorado a comodoro Rivadavia 925
5º 31/dez Comodoro Rivadavia a Rio Gallegos 776
6º 01/jan Rio Gallegos a Ushuaia 552
7º 02/jan Ushuaia 150
8º 03/jan Ushuaia a El Calafate 840
9º 04/jan El Calafate (passeios Glaciares) 200
10º 05/jan El Calafate a Perito Moreno 621
11º 06/jan Perito Moreno a Corcovado (via Rio Pico) 523
12º 07/jan Corcovado a Bariloche (via Los Alerces) 366
13º 08/jan Bariloche a Junin de los Andes (7 lagos) 234
14º 09/jan Junin a Realico 1096
15º 10/jan Realico a Corrientes 1210
16º 11/jan Corrientes a Curitiba 1184
Kilometragem total estimada 11601
Por enquanto é só sonho:
Abraços.
BRAVOECONOVEMBER
29/09/2011, 19:26
Passeio bacana! Mas, meu pitaco meio de fora assim, já que abriste a programação pra galera: 1200 km por dia é muuuuito chão, se fosse possível uma média de 80 km/h, daria 15 horas de direção direto. Um cálculo mais realista prevendo 60 km/h daria 20h!
Sem querer me meter demais, mas já me metendo, eu escolheria de repente um percurso mais abreviado, e colocaria um batente aí na programação de uns 800 km por dia. Até uns 1000 por dia prevendo umas 12 horas de direção já é complicado, pois tens que lembrar que não vais fazer isso um dia somente, mas vários emendados... e apreciar a paisagem de vez em quando né? Fora detalhes como comer, dormir, ir ao banheiro... hehehe. Tens alguém pra repartir o volante? Ajuda bastante depois de uns 500km...
Francescolli
29/09/2011, 20:57
Pra i de Foz do Iguaçu onde moro a Querencia MT levei 24h em 2 pra digiri !! pode botar mais dias pois naum aguentar passar tanto tempo dentro de 1 carro !!
Marcelo J Manente
29/09/2011, 21:32
Passeio bacana! Mas, meu pitaco meio de fora assim, já que abriste a programação pra galera: 1200 km por dia é muuuuito chão, se fosse possível uma média de 80 km/h, daria 15 horas de direção direto. Um cálculo mais realista prevendo 60 km/h daria 20h!
Sem querer me meter demais, mas já me metendo, eu escolheria de repente um percurso mais abreviado, e colocaria um batente aí na programação de uns 800 km por dia. Até uns 1000 por dia prevendo umas 12 horas de direção já é complicado, pois tens que lembrar que não vais fazer isso um dia somente, mas vários emendados... e apreciar a paisagem de vez em quando né? Fora detalhes como comer, dormir, ir ao banheiro... hehehe. Tens alguém pra repartir o volante? Ajuda bastante depois de uns 500km...
Bravo,
Sim, vou ter um colega para dividir o volante.
Realmente as médias de km diárias ficaram muito pesadas. Meus cálculos anteriores previam deslocamentos maiores no inicio e no fim do percurso de 800 a no max 900 Km dia, mas era para 30 dias.
Claro que no Brasil será difícil manter a média de 80 Km/h porem depois de Corrientes as estradas começam a ter grandes retas e depois da região de Santa fé então...
Se vc verificar as pernadas de 1200 são ou no ida ou na volta e não são muitas. Prenttendo sempre sair o mais tardar as 7:00 da manhã com a vantagem de que nesta época os dias são mais longos (haja dorflex). Na verdade, como eu abreviei a viagem, os deslocamentos iniciais serão ralizão mesmo, sem muito tempo para paisagens e fotos. Meu roteiro inicial tinha um belo zig zag na região andina.
Ainda tem tempo pra ver planejar, mas não muito.
Ha! Semana que vem vou levar a Prateada pra trocar os óleos e filtros.
Abraços.
Marcelo J Manente
29/09/2011, 21:36
Francescolli,
Como falei pro Bravo, realmente, no Brasil dificilmente vou manter a média de 80 Km/h, mas nas retas argentinas acho que é viável manter 100 Km/h.
Abraços
BRAVOECONOVEMBER
29/09/2011, 21:40
Bão... só inclui aí uma folguinha no projeto, vai que fura um pneu ou acaba o dorflex... hehehe.
E, lógico, por mais reta e plano, não ande com velocidade constante em estrada de mais de 120 km/h. Inúmeros relatos e alguns testemunhos presenciais que conheci mostram que 100-110 km/h é a velocidade de cruzeiro da ranger, o motor dura virtualmente uma vida toda nesse ritmo. E a média de velocidade sempre dá bem abaixo da velocidade de cruzeiro, não adianta. Apertar mais que isso serve só pra moer ele. E se a tua é igual à minha, serve pra contribuir com a perda de audição também.
Prezado,
Vim de Dourados-MS até João Pessoa -PB sozinho em 4 dias tirando uma média de 900KM/dia. Sempre tenho uma regra básica: Noite é feita para dormir. Às 05:00 hs em ponto eu caia na estrada e no mais tardar as 19:00 hs eu encostava para dormir. Como o amigo postou aí... velocidade de cruzeiro de 110km/h é o ideal. Na minha ranger (2.8PS) com essa velocidade garantia um bom consumo na estrada e o motor anda macio. Outro fator importante é programar o abastecimento. Em estrada que não conheço, quando o marcador está na metade eu já começo a procurar um posto que inspire confiança para completar o tanque.
No mais é curtir a aventura
Abraços
Marcelo J Manente
30/09/2011, 13:27
Minha ideia é mesmo andar a 100/110 Km/h e eventualmente passar disso. Prefiro a economia a velocidade.
Como na época da viagem é horário de verão, no Brasil e Argentina, da para esticar até umas 20:00 ou 20:30 h. E na Patagonia com o sol se pondo mais tarde dá até para ficar um pouco mais.
Nessa velocidade de 100/110 Km/h, dá pra fazer quanto na Ranger 2.5, 10, 11 Km/l ?
Até.
Marcelo J Manente
30/09/2011, 17:54
Prezado,
Vim de Dourados-MS até João Pessoa -PB sozinho em 4 dias tirando uma média de 900KM/dia. Sempre tenho uma regra básica: Noite é feita para dormir. Às 05:00 hs em ponto eu caia na estrada e no mais tardar as 19:00 hs eu encostava para dormir. Como o amigo postou aí... velocidade de cruzeiro de 110km/h é o ideal. Na minha ranger (2.8PS) com essa velocidade garantia um bom consumo na estrada e o motor anda macio. Outro fator importante é programar o abastecimento. Em estrada que não conheço, quando o marcador está na metade eu já começo a procurar um posto que inspire confiança para completar o tanque.
No mais é curtir a aventura
Abraços
Foxtrot,
Fazendo as contas sua média foi de 65 Km/h??? Estou certo?
Um Abraço.
Bom xexelo, eu só lembro de alcançar médias de 60/70km/h em Minas que tem trechos p/ lá de sinistros tanto em condições de rodovia como em curvas.
Marcelo J Manente
01/10/2011, 19:39
Hoje fiz uma pequena viagem de Curitiba a Florianópolis ida e volta, 680 Km.
Fiz a média da prateada rodando a 100/110 as vezes 120 Km/h. Deu 8,7 Km/l de diesel :-(
Achei baixo, esperava no mínimo 10. O que devo verificar para melhorar essa média.
Ou será que tenho que andar na manhã a 100 Km;h para conseguir isso?
Abraços.
Perambulante
01/10/2011, 19:39
Em viagens longas (em torno de 30/40 dias) não consigo média superior a 80 km/h. Pelo menos no meu GPS. Ainda que viaje a 100/110.
Bom xexelo, eu só lembro de alcançar médias de 60/70km/h em Minas que tem trechos p/ lá de sinistros tanto em condições de rodovia como em curvas.
Então é isso mesmo...
Lembro que quando no velocímetro marcava 110km/h o GPS acusava 100km/h..
BRAVOECONOVEMBER
02/10/2011, 09:01
Hoje fiz uma pequena viagem de Curitiba a Florianópolis ida e volta, 680 Km.
Fiz a média da prateada rodando a 100/110 as vezes 120 Km/h. Deu 8,7 Km/l de diesel :-(
Achei baixo, esperava no mínimo 10. O que devo verificar para melhorar essa média.
Ou será que tenho que andar na manhã a 100 Km;h para conseguir isso?
Abraços.
Era pra fazer mais mesmo. A minha velhinha com todas as limitações dela fax na base de 10,5km/l, estrada ou cidade. Levar em algum bombista ou meca de diesel pra uma limpeza e regulagem de bicos injetores pode ajudar bastante. É simples, rápido, e não custa caro.
PS: uma dificuldade que sinto é calcular o consumo, porque quando abasteço o diesel espuma, estoura o automático das bombas, nunca enche direito, e a conta na boca do tanque varia muito. Só consigo calcular o consumo por acúmulo da média, não adianta. Alguém aí já teve experiência com isso? Tentar mexer no suspiro do tanque ajuda?
Marcelo J Manente
02/10/2011, 11:55
Então é isso mesmo...
Lembro que quando no velocímetro marcava 110km/h o GPS acusava 100km/h..
No meu gps deu-se o mesmo, só que quando estava a 110 marcava no GPS 104 Km/h.
Abraços.
Marcelo J Manente
10/10/2011, 18:26
É comum na Ranger sentir-se calor nos pés após uma ou duas horas viajando? É normal esquentar muito na direita do pé direito do motorista?
Obrigado.
Um abraço.
Xexelo,
Como citei anteriormente viajei de Dourados-MS até João Pessoa/PB dirigindo de 12 a 14 horas por dia e em nenhum momento senti esquentar o pé. Acho que não é normal não.
Abraço
marciomeurer
11/10/2011, 10:31
rapais ate pegar o costume do carro é assim mesmo... comigo no começo fez 7,5 na rodovia... esses dias eu consegui 8,5! ate pegar as manhas na rodovia vai tempo... carro diesel não é que nem carro flex!
Marcelo J Manente
12/10/2011, 13:16
É comum na Ranger sentir-se calor nos pés após uma ou duas horas viajando? É normal esquentar muito na direita do pé direito do motorista?
Obrigado.
Um abraço.
Alguem mais já viu este problema?
Obrigado.
Abraço.
Pedro Eduardo Patussi
12/10/2011, 18:43
Alguem mais já viu este problema?
Obrigado.
Abraço.
o versailes aqui de casa tem o msm problema... dps de 1hr rodando esquenta bem o lado do motorista...e se dirigir descalço vc corre o risco de queimar(não chega a queimar mas causa um bom desconforto) o pé na embreagem e no acelerador de tanto q fica quente...
acho q é pq ele não tem nenhuma proteção como manta asfaltica ou alguma coisa anti chama...(meu pai ja mandou reformar ele 1x...creio q qnd foram pinta tiraram algum tp de proteção ...)
Marcelo J Manente
13/10/2011, 10:55
o versailes aqui de casa tem o msm problema... dps de 1hr rodando esquenta bem o lado do motorista...e se dirigir descalço vc corre o risco de queimar(não chega a queimar mas causa um bom desconforto) o pé na embreagem e no acelerador de tanto q fica quente...
acho q é pq ele não tem nenhuma proteção como manta asfaltica ou alguma coisa anti chama...(meu pai ja mandou reformar ele 1x...creio q qnd foram pinta tiraram algum tp de proteção ...)
Ninguém nunca viu esse relato de aquecimento na região dos pés na Ranger 2.5 97?
Obrigado.
Moisés S.M
13/10/2011, 11:22
A minha esquenta,não chega a queimar,nem me incomodar,esse calor vem da caixa de marcha,eu acho normal,pois só ocorre em viagens muito longas....
Marcelo J Manente
29/10/2011, 09:41
Como falei antes os amortecedores foram trocados em 2007, só que eu acho que eles não estão muito bons não. Lembrando que foram trocados em concessionária.Foram trocados a 35 mil Km.
Quando passo com um pouco mais de velocidade na lombada a frente fica subindo e descendo com bastante vontade.
Será que os amortecedores já estão ruin?.
Abraços
Walter L. L. Casitta
29/10/2011, 13:12
Como falei antes os amortecedores foram trocados em 2007, só que eu acho que eles não estão muito bons não. Lembrando que foram trocados em concessionária.Foram trocados a 35 mil Km.
Quando passo com um pouco mais de velocidade na lombada a frente fica subindo e descendo com bastante vontade.
Será que os amortecedores já estão ruin?.
Abraços
Os amortecedores hoje dura fácil 100.000Km
Marcelo J Manente
29/10/2011, 13:32
Os amortecedores hoje dura fácil 100.000Km
Então será que é normal esse balanço?
Obrigado e um abraço.
Walter L. L. Casitta
29/10/2011, 14:02
Então será que é normal esse balanço?
Obrigado e um abraço.
Digamos que ela tá mostrando boa educação. Balança pra cumprimentar. Ranger, S10 e Triton são as picapes mais educadas do mercade...:mrgreen:
Marcelo J Manente
30/10/2011, 12:48
Digamos que ela tá mostrando boa educação. Balança pra cumprimentar. Ranger, S10 e Triton são as picapes mais educadas do mercade...:mrgreen:
OLa Walter,
Então este é um problema comum destas caminhonetes? Achei que fosse os amortecedores que já não estavam tão bons...
Obrigado.
Um abraço.
Marcelo J Manente
28/11/2012, 05:23
Não deu em 2011 agora em 2012 vai.
Hoje vou botar a Ranger na revisão de bomba e bicos.
Esta semana ainda vou revisar a suspensão, freios, trocar as correias pra levar as usadas de reposição etc.
Agora vai.
Um abraço.
André...
28/11/2012, 21:16
Xexelo
Boa viagem e nos mantenha informados.
Um dia eu vou.
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