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Ver Versão Completa : Trocar MB OM 314 por MB OM 364 com turbo



GERALDOMS
26/09/2011, 12:00
Bom dia pessoal.
Estou planejando trocar o motor do Barrão, um MB OM 314 por um OM 364 turbo.:euforico:
Alguém conhece alguma loja ou oficina onde possa fazer essa troca? Que aceite o meu em troca.
Ha algum tempo achei em um site, mas não o acho mais.:parede:

Antecipadamente agradeço.

guilhermeabreu
26/09/2011, 12:12
É uma excelente opção , mas vc gastaria bem menos e ficaria bom tb se vc turbinasse este seu OM314 .

hercilio.neto
26/09/2011, 23:25
Eu tinha uma band com motor 608 4m, agora tenho uma band com motor 709 turbo 5m.
Não sei se é por causa da turbina, ou do cambio, mas a diferença é enorme. O bicho é um canhão. Totalmente excelente.

Zuriel
27/09/2011, 20:45
Creio que por um diferença não tão grande assim você consiga um MWM sprint 4 cil.

pauloalberto
27/09/2011, 20:50
Mas ai deixou de ser uma Toyota Bandeirantes. Band só com motor 314, 364 ou o 14B. Todos eles excelentes.....
O ideal seria qualquer um deles, só que turbinado.
meu sonho de consumo é turbinar o meu 364...
abs paulo alberto

guilhermeabreu
27/09/2011, 21:00
Eu tinha uma band com motor 608 4m, agora tenho uma band com motor 709 turbo 5m.
Não sei se é por causa da turbina, ou do cambio, mas a diferença é enorme. O bicho é um canhão. Totalmente excelente.



CARO HERCÍLIO.NETO

Tive uma BAND excepcional 89/90 aço curta com tudo que tem direito e tudo de fábrica mas com motor OM314, e andei nas BANDS de meus amigos com motor OM364 , tem bastante diferença na disposição de andar , mas a sua experiencia de sair de uma com motor OM314 aspirado para outra com motor OM364 turbinada não serve como comparação .

O certo deveria ser vc andar em outra com motor OM314 turbinda e comprar com a sua , acredito que a com motor OM364 turbinda deve ser um pouco mais esperta do que a com motor OM314 turbinada , MAS A DIFERNÇA NÃO SERIA MUITO GRANDE , dependeria de qual turbina foi colocada , que pressão da turbina que elas estão e por aí vai , o certo é o seguinte : tanto uma qto a outra sendo turbinda , faz um diferença pra melhor estúpida , VALE A PENA .

junior888
27/09/2011, 22:43
Creio que por um diferença não tão grande assim você consiga um MWM sprint 4 cil.
Nao sei até onde é melhor o mwm....

Lucas Nassif
28/09/2011, 09:05
Já pensou na hipótese de comprar um OM364LA do caminhaozinho MB 914? Já vem turbinado e intercoolado de fábrica, e o motor é preparado pra isso. Sem contar que é praticamente PnP na Band...


http://www.mercedes-benz.com.br/images/onibus/minionibus/img_destaque_economia.jpg

GERALDOMS
28/09/2011, 11:28
Lucas Nassif
É esse mesmo que quero.
Eu só quero saber é onde posso fazer essa troca que aceite o meu como parte do pagamento.

junior888
28/09/2011, 12:09
Já pensou na hipótese de comprar um OM364LA do caminhaozinho MB 914? Já vem turbinado e intercoolado de fábrica, e o motor é preparado pra isso. Sem contar que é praticamente PnP na Band...


http://www.mercedes-benz.com.br/images/onibus/minionibus/img_destaque_economia.jpg
Você tem a ficha tecnica desse motor??

fabioabe
30/09/2011, 02:25
Eu tbm estou nesse dilema. Ou pego o meu e faço ele inteiro turbinando "por dentro" e por fora. Ou parto para um motor novo.
Vou ser sincero, gostei muito do mwm 4c sprint em uma band. Ganha-se em potencia, peso e vibracao.
Como sera esse OM364LA?

Lucas Nassif
30/09/2011, 07:17
Você tem a ficha tecnica desse motor??

Modelo: MB OM–364 LA, Conama P5/Euro 3
Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 85 kW (115 cv) a 2400 rpm
Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 460 Nm (47 mkgf) a 1400 rpm

http://www.mercedes-benz.com.br/pdfs/caminhoes/tradicional_710_plus.pdf

guilhermeabreu
30/09/2011, 12:59
Eu tbm estou nesse dilema. Ou pego o meu e faço ele inteiro turbinando "por dentro" e por fora. Ou parto para um motor novo.
Vou ser sincero, gostei muito do mwm 4c sprint em uma band. Ganha-se em potencia, peso e vibracao.
Como sera esse OM364LA?

CARO FABIOABE

São dois motores EXCELENTES mas para propósitos totalmente diferentes , um é ágil é leve 218kg 132hp torque não tão alto e de alto giro e 2.8 litros , o outro é menos ágil é pesado 370kg 85hp torque gigante em baixo giro e 3,7 litros , para quem quer andar na maciota sem arrancar rápido o MB cai bem , mas para quem gosta de arrancar rápido ser ligeirinho na cidade , vai de MWM 2.8 , tenho um ENGESA com MWM 2.8 que nem parece que é motor díesel , anda como um automóvel sou meio suspeito suspeito em falar pq já tive uma BAND excelente 90 com MB OM314 e hoje um ENGESA ( mesmo porte da BAND com MWM 2.8 ) .

Lucas Nassif
30/09/2011, 15:14
IMHO o MWM não tem nada a ver com a Band. Eu não colocaria!

Se eu fosse trocar o motor da minha, seria pra um OM364LA.

Um outro motor LSD que acho fodástico, é o Maxion S4TPlus. Mas nunca vi instalado numa Band.



[]`s

junior888
30/09/2011, 15:46
Agora vou sonhar um pouco alto, o que acham de um MWM 6 cc??

GERALDOMS
30/09/2011, 17:29
Então, alguém aí sabe uma oficina ou loja onde eu possa trocar o meu OM 314 por um OM 364 LA que receba o meu em troca?

rbata
30/09/2011, 18:21
Então, alguém aí sabe uma oficina ou loja onde eu possa trocar o meu OM 314 por um OM 364 LA que receba o meu em troca?

Acho que tem que fuçar as oficinas de caminhão mesmo... até em desmanches...

Mas eu acho mais fácil e barato vc apenas turbinar a sua... turbinaria sem intercooler mesmo, é uma instalação simples.
O intercooler se não for muito bem dimensionado (boa capacidade de vazão de ar), acaba prejudicando a performance.

guilhermeabreu
30/09/2011, 18:23
Agora vou sonhar um pouco alto, o que acham de um MWM 6 cc??

Aí meu amigo sem comentário , este é animal e por incrível que pareça vc encontra com certa facilidade e não é tão caro simplesmente pq não muita aplicação em adaptações , ísto é pouca saída , pouca procura .

Aí a BAND ficaria um verdadeiro CANHÃO . Acima de qualquer motor mercedes da serie OM .

junior888
30/09/2011, 21:28
Aí meu amigo sem comentário , este é animal e por incrível que pareça vc encontra com certa facilidade e não é tão caro simplesmente pq não muita aplicação em adaptações , ísto é pouca saída , pouca procura .

Aí a BAND ficaria um verdadeiro CANHÃO . Acima de qualquer motor mercedes da serie OM .
Pois é, eu tava pensando outro dia, se um dia eu tiver que trocar, ou fazer o motor da band, eu acho que eu botaria um MWM 6cc...
Você sabe quando custa este motor??

guilhermeabreu
01/10/2011, 00:41
Pois é, eu tava pensando outro dia, se um dia eu tiver que trocar, ou fazer o motor da band, eu acho que eu botaria um MWM 6cc...
Você sabe quando custa este motor??

JUNIOR888

Aqui em Campos tem dois ferros velhos muito grnade e sempre eles tem estes motores por lá são dois irmãos que disutam o mercado de ferro velho aqui , são legalizados tudo com nota , eles compram muito em leilão e desmancham , posso ver pra vc e falo depois .

GERALDOMS
01/10/2011, 00:49
Aqui em Campos tem dois ferros velhos muito grnade e sempre eles tem estes motores por lá são dois irmãos que disutam o mercado de ferro velho aqui , são legalizados tudo com nota , eles compram muito em leilão e desmancham , posso ver pra vc e falo depois .

E o OM 364 LA, será se eles têm? Podes ver pra mim?

guilhermeabreu
01/10/2011, 21:59
E o OM 364 LA, será se eles têm? Podes ver pra mim?


CARO GERALDOMS

Com certeza amigo , vou ver pra vc tb , eles compram muitos caminhões e picapes tombadas e batidas , na 2ªf posto aqui o que encontrei .

Kim
01/10/2011, 22:16
IMHO o MWM não tem nada a ver com a Band. Eu não colocaria!

Se eu fosse trocar o motor da minha, seria pra um OM364LA.

Um outro motor LSD que acho fodástico, é o Maxion S4TPlus. Mas nunca vi instalado numa Band.



[]`s

Lucas!!!!

Eu vi uma com o S4TPlus e uma com X10!!!

Uma disputa entre um torpedo e um canhão!!!!

Em Londrina, numa das visitas à Cínfel!

sergioband83
03/10/2011, 19:46
Geraldo,
tem como melhorar o desempenho do seu om314, uma boa turbina, já muda muito, se precisar de mais potencia pra fazer expedição ou gdes deslocamentos, bota 4 cilindros do caminão mb 1618, que já vem preparado pra turbo, mas a adaptação não para aí, vc vai precisar de uma 5marcha e/ou diferencial longo.
Fiz na minha e ficou showw.
Essas coisas tem que ser em bom mecanico só que o meu mecanico que é especialista em bands, fica longe daí, fica em sp, macgyver (11)4484-4819,
abs,
sergio
band zen




caro geraldoms

com certeza amigo , vou ver pra vc tb , eles compram muitos caminhões e picapes tombadas e batidas , na 2ªf posto aqui o que encontrei .

Fe_jipeiro
03/10/2011, 20:13
Sergio,

blza??

4 cil do 1618, não seria o OM 364 A/LA?? Pois, se não me engano todos os 1618 sairam com 6 cil, que é o OM 366 A/LA...

O que já me disseram ... é colocar algumas peças do OM 366 no OM 364 .. fica muito bão tb ...

Essa minha dúvida...

Abs...

sergioband83
04/10/2011, 13:55
beleza Felippe, vai no ENT Socorro?
Vc tem razão, todos os 1618 sairam com 6 cilindros, mas vc usa só 4. Tem uma diferença tb nos cilindros do caminhão(+ torque) e do onibus rodoviario que´fica melhor, anda mais.





Sergio,

blza??

4 cil do 1618, não seria o OM 364 A/LA?? Pois, se não me engano todos os 1618 sairam com 6 cil, que é o OM 366 A/LA...

O que já me disseram ... é colocar algumas peças do OM 366 no OM 364 .. fica muito bão tb ...

Essa minha dúvida...

Abs...

Fe_jipeiro
04/10/2011, 14:50
Falae Sergio... blza???

Agora entendido.. eheheh.. exatamente o q falei, vc acaba utilizando as pecas... rsrsrs.. show de bola...

Entao... referente ao ENT Socorro... muito provavel que eu não vá... estou reformando minha band... comecei em maio e ja era pra ter terminado... e estou precisando montar o carro o quanto antes... quero ver se assim que pegar, dou um gas na finalização da montagem....

Qdo será o encontro msm ???? posso ate tentar ir de hilux... mas vai depender da data...

Abs....

sergioband83
04/10/2011, 15:24
Felippe,
é no feriado do dia 15/nov, tem muita gente querendo falar com vc, sobre sua Band.
QQ coisa, faz um bate-volta, Socorro é perto
abs,




Falae Sergio... blza???

Agora entendido.. eheheh.. exatamente o q falei, vc acaba utilizando as pecas... rsrsrs.. show de bola...

Entao... referente ao ENT Socorro... muito provavel que eu não vá... estou reformando minha band... comecei em maio e ja era pra ter terminado... e estou precisando montar o carro o quanto antes... quero ver se assim que pegar, dou um gas na finalização da montagem....

Qdo será o encontro msm ???? posso ate tentar ir de hilux... mas vai depender da data...

Abs....

Fe_jipeiro
04/10/2011, 15:54
Show de bola Sergião... Gosto de conversar sobre as bands... rsrsrs

Já vi uma band uma vez, nao sei mais detalhes... mas vi o laudo dela no dyno, com 390cv.... era um OM364... nao sei qual config q tinha dentro do motor.... mas tava um monstrinho.... depois de um tempo vi ela a venda e depois nunca mais soube a respeito... foi preparada por um cara que mexia com formula truck e q tinha trabalhado na mercedes já......

Vou tentar fazer o máximo para ir com a band... senão vou tentar ir de SW4 msm ... pois a band no exato momento está só o quebra cabeça de band.. ahuahuahua... ai tenho q montar o restante assim q sair do estaleiro e tb tenho q fazer a controlar dela, q venceu, devido ao atraso da reforma....

Verdade, dá pra fazer um bate volta... eh pertinho... vou ver mais detalhes do planejamento no grupo ...

Abs...

sergioband83
04/10/2011, 19:20
felippe,
mesmo que seja de 4x2, aparece lá.

Fe_jipeiro
04/10/2011, 19:35
Demorou Sergião... tentarei estar lá sem falta... mas tenho q ir de 4x4 pow... senão fico doente.. ahuahuahauhauha

Abs..

JPX97
19/06/2012, 21:16
Desculpem a ignorancia, mas fisicamente, qual a diferença entre o om314 ou om364? Olhando externamente como posso identificar cada um deles? ambos tem o local para o compressor de ar comprimido ? obrigado
JPX97 mitsubishi
Bj50lv 14B

Dimasi
20/06/2012, 11:21
O 314 tem a tampa mais arredondada, o 364 mais retilinea com frisos e o coletor de admissão é destacado.

HEITOR VARELA NETO
25/11/2012, 21:51
CARO GUILHERME
ESTOU PENSANDO EM COLOCAR UM MOTOR 364 EM MINHA BAND LONGA, COMO VOCE DISSE QUE AÍ ONDE VOCE MORA TEM 2 FERRO VELHO QUE AS VEZES APARECEM ESTES MOTORES E SÃO LEGALIZADOS, POR FAVOR, QUANDO PUDER, VEJA-OS PARA MIM, BEM COMO PREÇO, POIS DEPENDENDO IREI AÍ BUSCAR. MEU CONTATO E heitorvarela@openlink.com.br, MORO NO RIO DE JANEIRO - TIJUCA. GRATO HEITOR VARELA

Denise Ávila
09/01/2014, 19:09
Ola galera!
Sou nova no mundo dos jipeiros (das jipeiras), e também neste Fórum, pois ganhei minha Band em Outubro último como presente do maridão pelos 30 anos de casamento (era um sonho antigo). Ela ficará no sítio em Carrancas - MG e por isso dei o nome de CARRANCUDA. É uma cabine curta de aço ano 80 com motor OM 314 de injeção direta. Já fiz a "manutenção de compra" e agora levarei ao lanterneiro pois verificando a necessidade de troca dos calços achei melhor dar um trato nesta área crítica. O motor dela já está cansado e bebendo aquele clássico litro de óleo e cogitamos a necessidade (nada tão urgente) de uma retífica. Já li quase todos os tópicos relativos à Bandeirante e este caiu como uma luva para minha situação. Como no meu caso é retífica + turbo e intercooler me parece que o melhor é comprar um OM 364 LA turbocooler. Acho que em termos de valores será pouca diferença e estarei com um motor zeradinho. O que os colegas aconselham?

junior888
09/01/2014, 19:19
Primeiramente seja bem vinda a este maravilhoso mundo das toyotas bandeirante, hehehehe...
Bom, o preço de retifica completa + turbo e intercooler deve sair quase o mesmo preço de um OM-364 LA, até ai tudo certo, a única incomodação seria legalizar o motor, que está cada vez mais difícil... No seu lugar, se eu achasse um OM-364 LA em bom estado, eu pegaria ele ao invés de reformar todo OM314, mas se não quiser se incomodar com nada, retifique o OM314, é o tipo de motor que vc faz uma vez só, depois praticamente esquece, é só fazer a manutenção preventiva que terá motor para toda a vida.

titanium
09/01/2014, 22:50
Há exatos 2 meses atrás tive que tomar essa decisão: trocar o véio 314 ou retificar o coroa!
rsrsrs..

Parece uma decisão fácil mas não é!
Hoje em dia um motor OM-364LA COMPLETO (com turbina, intercooler, radiador, alternador, etc) usado encontra-se por uns 15 mil... com garantia SoyJo!

Diziam que dava pra comprar o motor parcial com cabeçote por 6.500 pratas....... o tal do RENOV
liguei na revenda mercedes de Brasília e esse tal renov ta saindo por 42 mil reais... isso mesmo! bem longe dos 6.500 reais que me contaram..

Talvez em Sampa consiga encontrar algum OM364 (sem ser LA) por uns 12 mil completinho e usado.

E o custo de mão de obra para adaptação não será baixo!
SEM CONTAR QUE TEM QUE ENCONTRAR ALGUÉM BOM que faça essa substituição e dê garantia.
Não sei se tem que trocar o suporte do motor, mas talvez tenha.... aí não é qualquer um que faz.

Adaptação não é coisa simples, por mais que pareça ser...
É o que venho concluindo nos últimos upgrades que venho fazendo na minha Band.

..

Bom, considerando tudo isso, parti pra retífica do meu véio 314 PORÉM atualizando ele internamente, conforme descrevi no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/130224-upgrade-no-motor-om-314-por-dentro.html


O custo final ficou 40% mais barato do que se eu tivesse trocado o motor inteiro...
E o resultado ficou muito bom!!!!!!
Coloquei uma turbina nervosa pro uso estradeiro, alonguei relação (coroa & pinhão), fiz todo o motor (cima e embaixo) e coloquei bicos de maior vazão. Isso tudo saiu mais barato do que trocar por outro motor..
Poderia ter ficado melhor se eu tivesse trocado o virabrequim e colocado os pistões do 364, mas aí o virabrequim custava caro e os pistões teria que mexer no bloco (alargar as camisas).. e eu achei melhor não fazer isso! até por que meu mecanico não garantiria o serviço..

E com o dinheiro que sobrou, fiz outros upgrades e revisões que eram necessárias!

Mas concluo o raciocínio dizendo que se o Tempo, a Paciência e o Dinheiro não forem fatores limitantes, MANDA BRASA!!
Vai ficar um CANHÃO!!!
rsrsrs..

Mas só uma perguntinha intrometida: qual o uso que vocês farão do carro? Vai ser tipo carro de sitio? Ou pretendem fazer algumas expedições com a Carrancuda???
:D

Por que é bom analisar se o investimento compensa!
Uma band com motor original, com câmbio 4m sincronizado já é uma ótima pedida para um carro de sítio que vai ser usado pro trabalho e pra ir na cidade..

Agora, se o uso for estradeiro e pra longas distâncias, aí compensa o investimento!
;)

PS: essa é só a minha opinião, ok!?

..

pra finalizar, eu gostaria de dar as boas vindas ao mundo TOYOTEIRO!
:D


É um vício grande! rsrsrs..
Abre um tópico da Carrancuda e coloca umas fotos para apreciarmos...
rsrs


Forte abraço!

hercilio.neto
10/01/2014, 10:38
Boa Titanium.
Faço minhas, as suas palavras.
Um OM 314 recondicionado e turbinado dá conta do recado com sobra.
Só acrescento que se puder investir em um câmbio de 5 marchas, compensa mais do que a troca do motor.

DeMelo
10/01/2014, 13:24
Há exatos 2 meses atrás tive que tomar essa decisão: trocar o véio 314 ou retificar o coroa!
rsrsrs..

Parece uma decisão fácil mas não é!
Hoje em dia um motor OM-364LA COMPLETO (com turbina, intercooler, radiador, alternador, etc) usado encontra-se por uns 15 mil... com garantia SoyJo!

Diziam que dava pra comprar o motor parcial com cabeçote por 6.500 pratas....... o tal do RENOV
liguei na revenda mercedes de Brasília e esse tal renov ta saindo por 42 mil reais... isso mesmo! bem longe dos 6.500 reais que me contaram..

Talvez em Sampa consiga encontrar algum OM364 (sem ser LA) por uns 12 mil completinho e usado.

E o custo de mão de obra para adaptação não será baixo!
SEM CONTAR QUE TEM QUE ENCONTRAR ALGUÉM BOM que faça essa substituição e dê garantia.
Não sei se tem que trocar o suporte do motor, mas talvez tenha.... aí não é qualquer um que faz.

Adaptação não é coisa simples, por mais que pareça ser...
É o que venho concluindo nos últimos upgrades que venho fazendo na minha Band.

..

Bom, considerando tudo isso, parti pra retífica do meu véio 314 PORÉM atualizando ele internamente, conforme descrevi no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/130224-upgrade-no-motor-om-314-por-dentro.html


O custo final ficou 40% mais barato do que se eu tivesse trocado o motor inteiro...
E o resultado ficou muito bom!!!!!!
Coloquei uma turbina nervosa pro uso estradeiro, alonguei relação (coroa & pinhão), fiz todo o motor (cima e embaixo) e coloquei bicos de maior vazão. Isso tudo saiu mais barato do que trocar por outro motor..
Poderia ter ficado melhor se eu tivesse trocado o virabrequim e colocado os pistões do 364, mas aí o virabrequim custava caro e os pistões teria que mexer no bloco (alargar as camisas).. e eu achei melhor não fazer isso! até por que meu mecanico não garantiria o serviço..

E com o dinheiro que sobrou, fiz outros upgrades e revisões que eram necessárias!

Mas concluo o raciocínio dizendo que se o Tempo, a Paciência e o Dinheiro não forem fatores limitantes, MANDA BRASA!!
Vai ficar um CANHÃO!!!
rsrsrs..

Mas só uma perguntinha intrometida: qual o uso que vocês farão do carro? Vai ser tipo carro de sitio? Ou pretendem fazer algumas expedições com a Carrancuda???
:D

Por que é bom analisar se o investimento compensa!
Uma band com motor original, com câmbio 4m sincronizado já é uma ótima pedida para um carro de sítio que vai ser usado pro trabalho e pra ir na cidade..

Agora, se o uso for estradeiro e pra longas distâncias, aí compensa o investimento!
;)

PS: essa é só a minha opinião, ok!?

..

pra finalizar, eu gostaria de dar as boas vindas ao mundo TOYOTEIRO!
:D


É um vício grande! rsrsrs..
Abre um tópico da Carrancuda e coloca umas fotos para apreciarmos...
rsrs


Forte abraço!

Acrescento ainda que a troca de motor demanda alteração de documento e consequentemente ir ao DETRAN, que é a verdadeira sucursal do inferno!!!:twisted:

Carlo Pecca
10/01/2014, 13:38
Titanium
A grande verdade é vc pegar a melhor substituição pelo menor preço. Afinal o motor om 314 ou om 364 os custos são menores do o 14B.
Afinal o calo doí no pé de cada um!!!!!
Grd Abraço a todos!

Denise Ávila
10/01/2014, 15:50
Olá colegas!
Muito obrigada pela acolhida e conselhos. Vou tentar responder por partes à cada um.

Junior e DeMelo
Parece que em Carrancas não é assim tão complicado. Perguntei ao meu despachante e ele me disse que basta levar a nota fiscal e fazer uma pequena vistoria que será feita a alteração no documento.

Titanium
Sua pergunta não é nem um pouco intrometida. A CARRANCUDA será para o dia a dia de trabalho num sítio, pequenas distâncias em asfalto (para maiores distâncias temos uma Ranger 4x4) e passeios e expedições off-road nada muito radical. Temos um relevo bem acidentado em Carrancas e um período de meio ano de chuvas (tempo das águas) que castiga um bocado as estradas de terra. Além disso para chegar ao sítio tenho que cruzar um ribeirão que costuma encher nas chuvas fortes.
Vou tentar mostrar um quadro geral da Carrancuda:
motor OM 314S que tem injeção direta (não é original)
câmbio sincronizado 4 marchas com reduzida
snorkel
bancos dianteiros Procar
acho que o eixo traseiro é flutuante
direção hidráulica ZF original
ar condicionado
freio dianteiro a disco
forração interna
vidros filmados
tem faróis redondos mas a cabine não é original, é versão mais nova com as maçanetas quadradinhas de plástico.
Acho que não esqueci de nada... Do mais é original

Já fizemos a "manutenção de compra" e de maior foi preciso arrumar o freio traseiro (burrinhos), um vazamento na roda livre e outras "cositas", mais pelo fato do antigo dono raramente usar a tração 4x4.
Você mencionou um OM 364 LA COMPLETO (com turbina, intercooler, radiador, alternador, etc). Aí vai algumas dúvidas: Pensei que pudesse comprar apenas o motor (o 364 LA já vem com turbina e intercooler). Será preciso trocar radiador e alternador? Quais as alterações e adaptações necessárias?
Nem pensei num 14 B. Prefiro os mais robustos e descomplicados.

Hercílio
Você tem o mesmo pensamento que o nosso. Eu e meu marido não somos adeptos de modismos e descartáveis. Gostamos das coisas antigas, simples, feitas para durar... A ideia do turbo + intercooler não é tanto pela melhor performance afinal, "A gente nasce para o que é" (e as Bands também), e sim mais para baixar o giro, não aquecer tanto, poupar um pouco mais o motor (aquelas coisas...) O motor está cansado mas sei que ainda roda muito, porém será inevitável o dia de arrumá-lo (ou trocá-lo). O fato é que me parece (ainda estou pesquisando valores) que recondicionar, turbinar e intercoolar custa o tanto (ou quase) que um OM 364 LA.
Por isso estou buscando aconselhamento com os mais experientes para tomar a melhor decisão possível.
Recondicionando ou trocando ainda acha necessário 5 marchas? O que traria de melhora? Essa melhoria seria tão significativa que justifica a troca do câmbio?

Amanhã ela estará indo para Friburgo fazer manutenção de lataria e assim que voltar postarei algumas fotos para vocês verem
Do mais agradeço muito o pronto atendimento e a generosidade de todos em compartilhar informações e experiências

DeMelo
10/01/2014, 18:15
Olá colegas!
Muito obrigada pela acolhida e conselhos. Vou tentar responder por partes à cada um.

Junior e DeMelo
Parece que em Carrancas não é assim tão complicado. Perguntei ao meu despachante e ele me disse que basta levar a nota fiscal e fazer uma pequena vistoria que será feita a alteração no documento.

Titanium
Sua pergunta não é nem um pouco intrometida. A CARRANCUDA será para o dia a dia de trabalho num sítio, pequenas distâncias em asfalto (para maiores distâncias temos uma Ranger 4x4) e passeios e expedições off-road nada muito radical. Temos um relevo bem acidentado em Carrancas e um período de meio ano de chuvas (tempo das águas) que castiga um bocado as estradas de terra. Além disso para chegar ao sítio tenho que cruzar um ribeirão que costuma encher nas chuvas fortes.
Vou tentar mostrar um quadro geral da Carrancuda:
motor OM 314S que tem injeção direta (não é original)
câmbio sincronizado 4 marchas com reduzida
snorkel
bancos dianteiros Procar
acho que o eixo traseiro é flutuante
direção hidráulica ZF original
ar condicionado
freio dianteiro a disco
forração interna
vidros filmados
tem faróis redondos mas a cabine não é original, é versão mais nova com as maçanetas quadradinhas de plástico.
Acho que não esqueci de nada... Do mais é original

Já fizemos a "manutenção de compra" e de maior foi preciso arrumar o freio traseiro (burrinhos), um vazamento na roda livre e outras "cositas", mais pelo fato do antigo dono raramente usar a tração 4x4.
Você mencionou um OM 364 LA COMPLETO (com turbina, intercooler, radiador, alternador, etc). Aí vai algumas dúvidas: Pensei que pudesse comprar apenas o motor (o 364 LA já vem com turbina e intercooler). Será preciso trocar radiador e alternador? Quais as alterações e adaptações necessárias?
Nem pensei num 14 B. Prefiro os mais robustos e descomplicados.

Hercílio
Você tem o mesmo pensamento que o nosso. Eu e meu marido não somos adeptos de modismos e descartáveis. Gostamos das coisas antigas, simples, feitas para durar... A ideia do turbo + intercooler não é tanto pela melhor performance afinal, "A gente nasce para o que é" (e as Bands também), e sim mais para baixar o giro, não aquecer tanto, poupar um pouco mais o motor (aquelas coisas...) O motor está cansado mas sei que ainda roda muito, porém será inevitável o dia de arrumá-lo (ou trocá-lo). O fato é que me parece (ainda estou pesquisando valores) que recondicionar, turbinar e intercoolar custa o tanto (ou quase) que um OM 364 LA.
Por isso estou buscando aconselhamento com os mais experientes para tomar a melhor decisão possível.
Recondicionando ou trocando ainda acha necessário 5 marchas? O que traria de melhora? Essa melhoria seria tão significativa que justifica a troca do câmbio?

Amanhã ela estará indo para Friburgo fazer manutenção de lataria e assim que voltar postarei algumas fotos para vocês verem
Do mais agradeço muito o pronto atendimento e a generosidade de todos em compartilhar informações e experiências

Bom...
Minha opinião: se aí na região o DETRAN não pega tanto (aqui em goiânia é terrível) e os custos forem condizentes, compra o 364LA (novo, pois usado é sempre um risco). Caso contrário refaça o motor por dentro, transformando-o em um 364. Todos os que fizeram e que conheci disseram que vale a pena a modificação.
Agora vc precisa verificar a coroa e pinhão que está na band para saber se vai ter que trocá-la também, pois a original é bem reduzida, feita para trabalho no campo, não para viagens.
Pelo que vc descreveu, sua band já tem as modificações necessárias para melhorar o conforto. Se o seu motor roda mais alguns milhares de KM, pesquise com calma e dê tempo para que vc conheça o carro e sua real necessidade, caso contrário gastará dinheiro em modificações que não te atenderão ou ficarão subutilizadas.
No mais é isso: band oferece inúmeras possibilidades de configuração, a depender do bolso e gosto de cada um!!
boa sorte na sua nova vida de bandoleira.

Carlo Pecca
10/01/2014, 20:57
DENISE
Vc pode informar o end da oficina em Nova Friburgo que mexe com lataria de Band?

hercilio.neto
10/01/2014, 21:36
Hercílio
Você tem o mesmo pensamento que o nosso. Eu e meu marido não somos adeptos de modismos e descartáveis. Gostamos das coisas antigas, simples, feitas para durar... A ideia do turbo + intercooler não é tanto pela melhor performance afinal, "A gente nasce para o que é" (e as Bands também), e sim mais para baixar o giro, não aquecer tanto, poupar um pouco mais o motor (aquelas coisas...) O motor está cansado mas sei que ainda roda muito, porém será inevitável o dia de arrumá-lo (ou trocá-lo). O fato é que me parece (ainda estou pesquisando valores) que recondicionar, turbinar e intercoolar custa o tanto (ou quase) que um OM 364 LA.
Por isso estou buscando aconselhamento com os mais experientes para tomar a melhor decisão possível.
Recondicionando ou trocando ainda acha necessário 5 marchas? O que traria de melhora? Essa melhoria seria tão significativa que justifica a troca do câmbio?


Denise,
à medida que você for rodando com a Band notará que as marchas são curtas e limita muito a velocidade final. Coisa pra se rodar a 80 ou 90 km/h no máximo.
É possível aumentar a velocidade final alongando as relações dos diferenciais e/ou aumentando o diâmetro dos pneus, porém todas as marchas são alongadas deixando o jipe mais fraco nas trilhas quando se precisa de torque (aí haja embreagem).
Além disso, o escalonamento fica muito espaçado entre uma marcha e outra, sem turbina eu não recomendo.
Mesmo assim, devido aos valores, eu acho que a troca do cambio só se justifica se o cambio estiver ruim e precisando de reparo ou então se a questão financeira não for tão restritiva.
O problema é que é difícil de achar o cambio de 5 m também.
Olha, com o veículo em boas condições, se fosse pra eu gastar um dinheiro pra trocar o motor ou o câmbio, eu trocaria o câmbio.
Outra coisa. Um motor OM364 novo, se achar, é o preço do jipe.

Sobre turbinar o motor: O motor tem que estar em boas condições. Se tiver meia boca, acaba abrindo o bico.

Denise Ávila
10/01/2014, 22:18
DENISE
Vc pode informar o end da oficina em Nova Friburgo que mexe com lataria de Band?

Olá Carlos!
O lanterneiro se chama Célio e me foi indicado pelo Cauê da Tração Mania onde costumo comprar quase tudo que preciso para a Carrancuda. Pelo que pude apurar é um cara muito minucioso e detalhista (desmonta tudo) que só pega no máximo 2 carros por vez. Ainda não o conheço pessoalmente, somente conversei por telefone, mas senti muita firmeza. Amanhã é que irei sentir a real energia do cara e ver de perto a qualidade do serviço. Dependendo do que sentir a CARRANCUDA fica ou volta.
Vai a ficha do lugar:
Oficina São Roque (Sr. Célio)
Rua Cardinot, 150, Prado, Nova Friburgo.
Tel: (22) 2527 2670

Seguir a Rodovia Pres. João Goulart (RJ 116) atravessando Friburgo em direção à Conselheiro Paulino. Na altura do

nº 3710 vai ver um grande galpão da WERMAR (materiais de construção). Dobrar à direita na esquina da WERMAR. Já é a rua Cardinot. No final da rua à direita fica a oficina.
Quando voltar de Friburgo postarei minhas impressões.


Rua

Denise Ávila
10/01/2014, 22:37
Denise,
à medida que você for rodando com a Band notará que as marchas são curtas e limita muito a velocidade final. Coisa pra se rodar a 80 ou 90 km/h no máximo.
É possível aumentar a velocidade final alongando as relações dos diferenciais e/ou aumentando o diâmetro dos pneus, porém todas as marchas são alongadas deixando o jipe mais fraco nas trilhas quando se precisa de torque (aí haja embreagem).
Além disso, o escalonamento fica muito espaçado entre uma marcha e outra, sem turbina eu não recomendo.
Mesmo assim, devido aos valores, eu acho que a troca do cambio só se justifica se o cambio estiver ruim e precisando de reparo ou então se a questão financeira não for tão restritiva.
O problema é que é difícil de achar o cambio de 5 m também.
Olha, com o veículo em boas condições, se fosse pra eu gastar um dinheiro pra trocar o motor ou o câmbio, eu trocaria o câmbio.
Outra coisa. Um motor OM364 novo, se achar, é o preço do jipe.

Sobre turbinar o motor: O motor tem que estar em boas condições. Se tiver meia boca, acaba abrindo o bico.

Olá Hercílio
Na verdade não me incomoda muito o fato dela ser curta. Com o uso que farei dela preciso mais de força do que velocidade. Tenho a Ranger para maiores distâncias. Também não penso em trocar nada que esteja em boas condições. Quando o câmbio der pau pode ser uma boa a sua ideia (ficará anotada). O mesmo acontece com o motor. A ideia veio porque ele já está cansado e mais dias menos dias terá que ser mexido. A questão financeira sempre foi um fator bem pensado e controlado, por isso preferimos fazer bem feito pra fazer apenas uma vez (o barato sai caro). Há também o fato do sitio ficar numa área bem isolada, sem falar das trilhas e recantos que quero conhecer com a CARRANCUDA e não seria nada bom ficar na mão com a Band quebrada.
Obrigada pelos conselhos

Denise Ávila
10/01/2014, 22:56
Bom...
Minha opinião: se aí na região o DETRAN não pega tanto (aqui em goiânia é terrível) e os custos forem condizentes, compra o 364LA (novo, pois usado é sempre um risco). Caso contrário refaça o motor por dentro, transformando-o em um 364. Todos os que fizeram e que conheci disseram que vale a pena a modificação.
Agora vc precisa verificar a coroa e pinhão que está na band para saber se vai ter que trocá-la também, pois a original é bem reduzida, feita para trabalho no campo, não para viagens.
Pelo que vc descreveu, sua band já tem as modificações necessárias para melhorar o conforto. Se o seu motor roda mais alguns milhares de KM, pesquise com calma e dê tempo para que vc conheça o carro e sua real necessidade, caso contrário gastará dinheiro em modificações que não te atenderão ou ficarão subutilizadas.
No mais é isso: band oferece inúmeras possibilidades de configuração, a depender do bolso e gosto de cada um!!
boa sorte na sua nova vida de bandoleira.

Olá DeMelo
Minha preferência é mesmo pelo motor novo. Estou pesquisando valores. A princípio não pretendo mexer na relação pois a Carrancuda será usada no sítio (mais força que velocidade). Não farei nada com pressa mas o motor já está cansado e não escapa de um trato. Só preciso analisar bem as seguintes questões:
1. Retifico o 314, deixando-o como 314 mesmo?
2. Retifico também "por dentro" transformando-o em 364?
3. Instalo turbo e intercooler?
4. Troco o motor por um OM 364 LA novo?

A questão é exatamente o que você falou, são inúmeras possibilidades e tenho dúvidas sobre quais me atenderão. Também não sei quais as alterações e adaptações que envolvem a troca de motor.
Vou pesquisando, lendo, estudando e espero contar com os conselhos dos colegas.
Grata

DeMelo
12/01/2014, 09:36
Olá DeMelo
Minha preferência é mesmo pelo motor novo. Estou pesquisando valores. A princípio não pretendo mexer na relação pois a Carrancuda será usada no sítio (mais força que velocidade). Não farei nada com pressa mas o motor já está cansado e não escapa de um trato. Só preciso analisar bem as seguintes questões:
1. Retifico o 314, deixando-o como 314 mesmo?
2. Retifico também "por dentro" transformando-o em 364?
3. Instalo turbo e intercooler?
4. Troco o motor por um OM 364 LA novo?

A questão é exatamente o que você falou, são inúmeras possibilidades e tenho dúvidas sobre quais me atenderão. Também não sei quais as alterações e adaptações que envolvem a troca de motor.
Vou pesquisando, lendo, estudando e espero contar com os conselhos dos colegas.
Grata

Denise,
Vc disse que o uso será, eminentemente, em baixa velocidade (uso em sítio). Logo, entendo que vc não precisa transformar o seu 314. Apenas retifique, pois sua necessidade será de torque, o que o 314 tem de sobra.
Agora, se vc também quer ganho de velocidade final, consideraria com bastante atenção a receita que o Titanium postou linhas acima: transformar o seu 314 em um 364. É a mais em conta (não demanda tantas adaptações) e dá um bom resultado. Melhor até que comprar um 364 usado, visto que, nesse caso, vc não sabe o que está comprando realmente. Já na retifica, vc terá certeza que o motor ficará novo e com as melhores peças.
Essa é a decisão que já tomei para o meu caso (transformar em 364), pois uso minha band em longas viagens. Se o meu uso fosse semelhante ao seu, não mudaria nada, visto que a band foi projetada justamente para isso (baixas velocidades e muito torque). É aí que ela faz a diferença.

Carlo Pecca
12/01/2014, 12:00
DENISE
muito obrigado pelo end. da oficina. Em breve vou ter que mexer em lataria e: pra lá que eu vou!
O pessoal da Tracão Mania é conhecido meu e gente muito fina, todos.
Grd Abraço.

Dimasi
12/01/2014, 14:33
O Celinho eu recomendo. Conheço gente que já fez serviço com ele. Competente e honesto.

Denise Ávila
12/01/2014, 17:08
Denise,
Vc disse que o uso será, eminentemente, em baixa velocidade (uso em sítio). Logo, entendo que vc não precisa transformar o seu 314. Apenas retifique, pois sua necessidade será de torque, o que o 314 tem de sobra.
Agora, se vc também quer ganho de velocidade final, consideraria com bastante atenção a receita que o Titanium postou linhas acima: transformar o seu 314 em um 364. É a mais em conta (não demanda tantas adaptações) e dá um bom resultado. Melhor até que comprar um 364 usado, visto que, nesse caso, vc não sabe o que está comprando realmente. Já na retifica, vc terá certeza que o motor ficará novo e com as melhores peças.
Essa é a decisão que já tomei para o meu caso (transformar em 364), pois uso minha band em longas viagens. Se o meu uso fosse semelhante ao seu, não mudaria nada, visto que a band foi projetada justamente para isso (baixas velocidades e muito torque). É aí que ela faz a diferença.

Olá DeMelo
Vejamos se entendi a coisa direito. Trocar por ou transformar em 364 só valeria para velocidade final. O 364 me dará mais velocidade, porém igual ou menor torque do que o 314, é isso?
Não pretendia comprar um usado e sim um novo

Denise Ávila
12/01/2014, 18:12
DENISE
muito obrigado pelo end. da oficina. Em breve vou ter que mexer em lataria e: pra lá que eu vou!
O pessoal da Tracão Mania é conhecido meu e gente muito fina, todos.
Grd Abraço.



Dimasi e Carlos Pecca
Deixei a CARRANCUDA lá com o Celinho (Dimasi, é assim mesmo que ele é conhecido) e gostei muito do cara. O serviço de pintura feito anteriormente pelo antigo dono foi meio lambão (o carro foi pintado montado) mas, por agora será feito o mais necessário mais a troca dos calços e a levaremos para a roça. Quando o bolso aliviar novamente farei uma pintura geral nela.
Ontem foi a primeira viagem que fizemos com ela e a bichinha se comportou espetacularmente. Na estrada manteve tranquilamente velocidades de 90 a 98 (isso sem botar o pé no porão). Sua temperatura não chegou aos 80ºC, o motor não negou fogo, não soltou fumaça preta (salvo em algumas retomadas de velocidade nas trocas de marchas), nem fumaça azulada que fosse visível, apenas sentíamos o cheiro (meu marido foi atrás com a Ranger) e subiu a serra de Friburgo muito bem em velocidade constante entre 50 e 60 km/h (também sem forçar), cheguei a ultrapassar vários veículos (lógico que fui ultrapassada por outros tantos, rs rs rs rs). Apesar do motor cansadinho foi nota 10. Dá pra perceber que tenho motor pra muito tempo ainda e então, esta coisa de motor pode ser pensada e analisada com bastante calma.
Obrigada a todos

junior888
12/01/2014, 19:23
Olá DeMelo
Vejamos se entendi a coisa direito. Trocar por ou transformar em 364 só valeria para velocidade final. O 364 me dará mais velocidade, porém igual ou menor torque do que o 314, é isso?
Não pretendia comprar um usado e sim um novo
O 364 tem ainda mais torque que o 314, acho que o que o amigo quis dizer, é que se o uso for apenas para o sitio é que não vale a pena toda a burocracia para trocar o motor, afinal, o 314 tem torque mais que o suficiente para o uso que fará da viatura.

hercilio.neto
12/01/2014, 21:32
O 364 tem ainda mais torque que o 314, acho que o que o amigo quis dizer, é que se o uso for apenas para o sitio é que não vale a pena toda a burocracia para trocar o motor, afinal, o 314 tem torque mais que o suficiente para o uso que fará da viatura.
É isso mesmo, o OM314 tem capacidade cúbica de 3.8 litros e o OM364 tem 4.0 litros. Isso confere um pouquinho mais de potência e torque ao OM364.
O 14B tem 3.7 litros e é ainda mais potente mas os Mercedes tem mais torque.

titanium
12/01/2014, 21:41
O 364 tem ainda mais torque que o 314, acho que o que o amigo quis dizer, é que se o uso for apenas para o sitio é que não vale a pena toda a burocracia para trocar o motor, afinal, o 314 tem torque mais que o suficiente para o uso que fará da viatura.

E tem mesmo original e cansado!
Se não turbinar o motor do jeito que está hoje, ainda rodará MUITOOOOO!!!!!!!!!!!

:)

Denise, o que todos estamos querendo dizer é: Você pode trocar o motor se quiser!
Não há nada de errado nisso!
Estão tentando mostrar a você que existe alguma burocracia e um custo elevados quando da troca de motor...

E que você analise bem se há realmente a necessidade de troca, considerando o USO QUE VOCÊS darão à viatura!

Mas trocar, por trocar é claro!

O que disse em meu primeiro Post é que o custo entre retificar o 314 original por um 364-LA, por si só, não compensa!!!!!
Como falei, sai pelo menos 30 a 40% mais barato retificar o 314...
E se quiser retificar e modernizar (como EU FIz), sai uns 25% mais barato! Sem contar que não tem a "burocracia" do Detran.
Para um despachante é fácil fazer isso..... mas há custos envolvidos nisso e, mesmo assim, algum bom trabalho para vocês que terão que fazer alguns passos por conta própria.

Mas volto a dizer, querendo e podendo ($$) o céu é o limite!
E como vocês estão se programando com antecedência, é completamente viável.

Mas volto a dizer: analise a necessidade.
Quando se começa a fazer upgrades na viatura, o vírus "Jaquê" surge com força total e junto com o motor vêm uma turbina melhor, um intercooler, uma válvula LDA pra Bomba Injetora, uma revisão na Bomba Injetora, uma revisão do Radiador, uma trocar de hélice do motor por uma que puxe mais volume de ar, um ArCondicionado, um Isolamento Térmico Acústico no cofre do motor........

Band com motor 314 ou 364 tem (praticamente) a mesma velocidade final pois a rotação do motor é basicamente a mesma.
O 364 tem sim mais torque, muito por conta da turbina.
Um 314 bem revisado e turbinado fica excelente!

Um motor 364-LA novo é CARO DEMAIS. Basta ver o preço que coloquei no primeiro tópico que respondi..

Por fim, recomendo uma boa revisão de câmbio, eixos (rolamentos e Coroa & Pinhão) e freios.
Se tudo isso tiver Ok, é partir pro motor.

Em termos de C&P, recomendo a original mesmo já que é carro pra trabalho.


bom, é isso..

Abraço

DeMelo
12/01/2014, 21:44
O 364 tem ainda mais torque que o 314, acho que o que o amigo quis dizer, é que se o uso for apenas para o sitio é que não vale a pena toda a burocracia para trocar o motor, afinal, o 314 tem torque mais que o suficiente para o uso que fará da viatura.


É isso aí que os colegas Junior e o Hercilio disseram. O 364 tem mais torque, mas para uso em sítio não vale o investimento. Não estou dizendo que não é bom, mas a alteração custa um bom dinheiro e poderá ficar subutilizada no seu caso.

Denise Ávila
13/01/2014, 16:36
Olá Colegas!
Acho que já entendi a questão. Tô querendo matar uma barata com um canhão (e olha que a Band com 314 já é um canhãozinho). As revisões que chamo "manutenção de compra" já foram feitas na Toyonew. Agora tá no Celinho em Nova Friburgo pra fazer o que tiver de mais urgente na lata e trocar os calços. Vou levá-la pra roça e deixá-la mais mineirinha e quando o bicho pegar no motor faço a retífica.
Obrigada a todos pelos conselhos e dicas que foram muuuuuuuuito importante.

Carlo Pecca
13/01/2014, 18:55
Ho DENISE,
quando a "carrancuda" ficar pronto, pode nos chamar para comer uns torresminho e tomar umas pingas na beira do fogão a lenha, OK?
Nois gusta muiiiiitu!

Denise Ávila
13/01/2014, 20:59
Eita, trem bão!
Lá em Carrancas tem tudo isso e mais trilhas, serras, cantos e recantos com as mais belas vistas acompanhadas de córregos, ribeirões, poços e cachoeiras às dezenas.

GERALDOMS
14/01/2014, 07:26
Concordo com o DeMelo.
Já que é pra uso no sítio, o melhor mesmo é só retificar o 314. Porque o custo é bem menor que trocá-lo por um 364.
No Barrão troquei recentemente o velho 314 que já precisava de retífica por um 364 LA, porque uso pra viagens e diariamente.

Sérgio Bambirra
15/01/2014, 18:29
Salve Denise!

Parabéns pela aquisição e seja bem vinda à corriola Toyoteira!

Moro em Lavras e vez por outra dou uns bordejos pelas belezas de Carrancas. Quem sabe não trombamos (no bom sentido, claro! rsrsrs) por aí qq hora dessas?

Gostaria de saber quem é o mecânico que mexe na band para vcs aí, pois às vezes é bom ter uma segunda ou terceira opinião.

Precisando de qq coisa em Lavras é só gritar, pois, se eu puder ajudar, será um prazer!

Abs.

Denise Ávila
15/01/2014, 20:23
Olá Sergio
Obrigada pela rcepção. Realmente Carrancas é uma BELEZA.
Eu ainda estou mais pelo Rio (sou nascida e criada aqui). Conhecemos Carrancas há 3 anos numa viagem de férias, nos apaixonamos pelo lugar e pelas pessoas e compramos uma terrinha por lá. O sítio em Carrancas está sendo implantado (comprei a terra nua) e será nossa moradia definitiva, mas somente quando o maridão também se aposentar (eu já estou alforriada). Enquanto isso vamos lá esporadicamente para vistoriar alguma obra, cuidar e nos abastecer das plantações (horta, pomar e roçado) e, principalmente... DESACELERAR, RECONECTAR, ENERGIZAR. É lá que a CARRANCUDA vai morar.
Mas posso te adiantar que em Carrancas não tem meca especializado em Bands, mas tem sim em São João Del Rei que é quem cuida das bands de uma amigo nosso que mora lá, é topógrafo e também trabalha com turismo.
Entrarei em contato com ele para pegar estas informações que, aliás, são importantes também para mim.
Assim que conseguir posto-as aqui.
Abraços

Sérgio Bambirra
16/01/2014, 10:01
Ok Denise, desde já agradeço. Se quiser me enviar em pvt, meu e-mail é sbambirra@gmail.com.

Abs.

Sergio c
22/01/2014, 16:22
Se for só para o sítio, é melhor retificar o motor em uma boa retífica que terás motor para o resto da vida, sem se incomodar com trocas e papelada......

Denise Ávila
24/01/2014, 10:05
Salve Denise!

Parabéns pela aquisição e seja bem vinda à corriola Toyoteira!

Moro em Lavras e vez por outra dou uns bordejos pelas belezas de Carrancas. Quem sabe não trombamos (no bom sentido, claro! rsrsrs) por aí qq hora dessas?

Gostaria de saber quem é o mecânico que mexe na band para vcs aí, pois às vezes é bom ter uma segunda ou terceira opinião.

Precisando de qq coisa em Lavras é só gritar, pois, se eu puder ajudar, será um prazer!

Abs.

Olá Sérgio
Entrei em contato com o amigo de S. João Del Rei de que lhe falei e a resposta segue:

"Olá meu amigo, não tenho contato via tel, aquí na roça nóis vai lá nu lugá sem marcá mesmo e espera até ficar pronto..... Te levo neles a qualquer dia e qualquer hora.

att"

Vou ver se ele me autoriza te repassar o telefone dele e aí vocês combinam algum esquema. Já enviei e-mail e estou aguardando resposta. Assim que tiver te envio.
Denise

Sérgio Bambirra
24/01/2014, 20:34
Blz, Denise, tá valendo.

Abs.

Denise Ávila
30/01/2014, 13:08
Olá Sergio!
Acabei de te enviar por e-mail o contato do amigo lá de S. João Del Rei para o meca.
Abraços

Sérgio Bambirra
30/01/2014, 14:57
Valeu, Denise!

Mais uma vez, obrigado.

Abs.

Giovanni Cadorin
31/03/2017, 19:21
Loba, vc sabe a diferença entre o OM 364 e o OM 364S? Obrigado

Denise Ávila
01/04/2017, 00:19
Loba, vc sabe a diferença entre o OM 364 e o OM 364S? Obrigado

Colega, até onde sei o "S" significa que o motor é aspirado (sem turbina), mas acho que essa letra não vem atrelada à designação desse motor. Ele é descrito no manual apenas como OM 364 e acredito que é o mesmo no documento (nunca vi um do 364). Se há alguma diferença acredito ser apenas visual, nada que influencie na performance.
O OM-364 veio originalmente do MB-709, além desse há o OM 364-A (MB-912) e o OM 364-LA (MB-710 e MB-914).
Mas é só uma teoria, não tenho certeza

Minamoto
29/07/2017, 17:45
Boa tarde amigos, estou pensando em turbinar minha band longa OM364 origunal, qual turbina vocês me recomendaria? Teria necessidade de trocar alguma peça do motor para turbinar?? Obrigado

Dimasi
02/08/2017, 13:03
Para uma preparação básica, uma APL 240 ou K 16. Vc vai precisar de um coletor especifico para a turbina, refazer o escapamento para 2,5". Tubagem e mangotes para entrada e saida da turbina, fazer a entrada e retorno de óleo da turbina. Se o seu motor estiver bom, só abrir a BI e ser feliz

Helismarques
24/10/2018, 16:04
Galera quero saber aqui quem já conseguiu melhorar o OM 314 e como ficou? Dizem q tem uns com 140hp com cabeçote do 364 turbina e intercooler. Gostaria de uma dica se fica bom, quanto fica e aonde foi feito a preparação. Desde já aguardo resposta