Ver Versão Completa : Componentes eletrônicos do Ar Condicionado Defender
Amigos,
Estou com um problema enorme com meu ar condicionado e gostaria da ajuda de vocês.
Em uma viagem que fiz este ano tive que atravessar um rio bem fundo com minha 90tinha, mas como a coluna dágua era muito alta (no meio do parabrisa), muita esta entrou por todo o painel compremetendo alguns componentes não isolados, dentre eles o módulo de ar condicionado que se inundou de água e barro. :)
Levei o módulo até um técnico especializado em recuperar centrais de ar condicionado e que está trocando todos os componentes, recupedando a peça, pois uma nova custa cerca de 1K incluindo mão de obra segundo cotações realizadas.
O meu problema é que não conseguimos achar a especificação dos 2 únicos diodos zener que existem na placa, e quando fomos consultar as concessionárias me pediram cerca de 500 pilas só pra alugar a peça pra identificar os diodos, ou não ajudaram mesmo tendo a informação pois queriam me entubar um modulo novo. :(
Caso alguém já tenha passado por isto ou esteja com o modulo em conserto, seria de grande ajuda se pudessem verificar qual a especificação dos 2 diodos... agora só de birra não vou comprar um modulo novo !!! rs
Pra complementar a informação, minha land é uma Defender 90 TDI CSW 2.5 2000-2001, e o código do módulo no catálogo é o JFC101990. Pra ilustrar é a peça 7 do catálogo ( ou da folha em anexo )
Obrigado
Fernando
alexx.files
26/09/2011, 12:29
Fernando vc consegue postar uma foto dos diodos?
[]´s
Alex
rafaelfernandez
26/09/2011, 12:50
Fale Fernando,
Me manda uma mp com teu email que eu te mando os esquemas eletricos da LR que tenho aqui anexados.
Não sei se tem a informação que procuras, mas acredito que sim.
Eu ia enviar pelo forum, mas são grandes demais.
[]´s
Rafael
Rafael,
Te enviei uma MP. Obrigado pela atenção e pela força.
Abraços
shuribes
26/09/2011, 21:45
Fale Fernando,
Me manda uma mp com teu email que eu te mando os esquemas eletricos da LR que tenho aqui anexados.
[]´s
Rafael
Olá Rafael,
Gostaria de receber os esquemas elétricos também.
Obrigado.
Junior.
junior2066@gmail.com
Fale Fernando,
[]´s
Rafael
Rafael,
Passei as informações para o Engenheiro Eletronico que esta consertando o modulo, que me disse que precisa mesmo da especificação do diodo... :(
Será que você tem esta informação ou sabe como eu posso conseguí-la?
De qualquer forma, os esquemas são excelentes e vão me ajudar bastante com algumas alterações que eu estou planejando em minha viatura...rs
Obrigado
Fernando
Fernando vc consegue postar uma foto dos diodos?
[]´s
Alex
Alex,
Este é o problema. Por conta da idade e de corrosão, a especificação do diodo foi corroida, e esta de impossivel leitura, por isso preciso da especificação ou do esquema eletrônico, este segundo que acho quase impossivel conseguir... São os 2 unicos que existem na placa. Vou tentar pedir uma foto pro técnico e posto aqui!
Obrigado
rafaelfernandez
27/09/2011, 15:53
Rafael,
Passei as informações para o Engenheiro Eletronico que esta consertando o modulo, que me disse que precisa mesmo da especificação do diodo... :(
Será que você tem esta informação ou sabe como eu posso conseguí-la?
De qualquer forma, os esquemas são excelentes e vão me ajudar bastante com algumas alterações que eu estou planejando em minha viatura...rs
Obrigado
Fernando
Fernando,
Uma pena que os manuais não tenham sido capazes de redimir sua duvida. Eu infelizmente também não tenho essa informação.
Será que através do numero de serie da placa onde os diodos estão você não consegue descobrir o modelo/fabricante da mesma e a partir daí quem sabe não localiza o manual?
[]´s
Rafael
Nelson Defender 110
28/09/2011, 09:11
Fernando,
a minha dica é: na dúvida, superdimensionar o Diodo Zener.
Pelo tamanho do diodo dá para ter uma ideia da capacidade.
Leve em uma boa loja de componentes eletronicos a peça velha e converse com o balconista.
Boa sorte e abraços,
Nelson
elemarmb
29/09/2011, 08:23
Superdimensionar ? Não faz sentido !
Um zenner é usado como referência de tensão, por exemplo no estabilizador de tensão na fonte de alimentação.
Também é usado como proteção para cortar picos de tensão, evitando que eles sobrecarreguem os circuitos.
Um outro uso é como referência de tensão para algum circuito, neste caso que detecte a temperatura.
Estes seriam os usos mais comuns que poderiam fazer parte deste circuito citado.
Sem identificação do zenner é necessário desenhar e estudar os circuitos para identificar a finalidade destes diodos zenner. Então aplicar os conhecimentos de engenharia, quase certamente fazer alguns calculos, então definir o valor da tensão do zenner. Ou seja tarefa para um bom técnico em eletrônica ou um engenheiro eletricista com formação em eletrõnica. Não é tarefa para trocador de placa de circuito !
Voltando ao início do assunto, a origem do problema com o circuto, como os usuários de Defender desta idade usam para proteger estes circuitos contra imersão em água ? O que é mais recomendado fazer ?
Superdimensionar ? Não faz sentido !
Um zenner é usado como referência de tensão, por exemplo no estabilizador de tensão na fonte de alimentação.
Também é usado como proteção para cortar picos de tensão, evitando que eles sobrecarreguem os circuitos.
Um outro uso é como referência de tensão para algum circuito, neste caso que detecte a temperatura.
Estes seriam os usos mais comuns que poderiam fazer parte deste circuito citado.
Sem identificação do zenner é necessário desenhar e estudar os circuitos para identificar a finalidade destes diodos zenner. Então aplicar os conhecimentos de engenharia, quase certamente fazer alguns calculos, então definir o valor da tensão do zenner. Ou seja tarefa para um bom técnico em eletrônica ou um engenheiro eletricista com formação em eletrõnica. Não é tarefa para trocador de placa de circuito !
Voltando ao início do assunto, a origem do problema com o circuto, como os usuários de Defender desta idade usam para proteger estes circuitos contra imersão em água ? O que é mais recomendado fazer ?
Gente,
Obrigado pelas dicas, mas pelo jeito terei que gastar as 800 pratas, ate porque vou pra chapada dos veadeiros agora no feriado, e lá sem ar é loucura... :(
De qualquer forma, vou isolar esse módulo com um saco plástico e vedar a boca com silicone, pois creio que seja a forma mais eficiente pra não ocorrer isso novamente...
Grato
alexx.files
01/10/2011, 13:26
Não conheço este módulo mas é possível ver os diodos facilmente ou tem que abrí-lo? Você pode tentar pegar a especificação dos diodos olhando o módulo novo que está querendo comprar.
Pelo part number que vc passou e preço lá na brit-car acho que vale muito a penas vc mandar entregar via Fedex que não está em greve mesmo pagando imposto e frete. Talvez não dê tempo de chegar até o feriado mas vc certamente vai pagar por volta da metade do preço que encontrou aqui no Bra$il.
[]´s
Alex
elemarmb
03/10/2011, 09:34
Nao eh apenas agua que nao combina com eletronica. Observe se o circuito esta em uma caixa ventilada ou com dissipador de calor, porque a outra coisa que nao combina e calor !
Se isolar da agua com plastico tambem isola o calor, podendo ocorrer sobreaquecimento !
Se colocar o modulo em uma caixa de aluminio estanque ainda ocorre troca de calor pela parede da caixa. Isto se for necessario tirar calor do circuito .
Como vai comprar um modulo agora da pra saber qual e o diodo ! so abre ele depois da garantia . . .
Nao eh apenas agua que nao combina com eletronica. Observe se o circuito esta em uma caixa ventilada ou com dissipador de calor, porque a outra coisa que nao combina e calor !
Se isolar da agua com plastico tambem isola o calor, podendo ocorrer sobreaquecimento !
Se colocar o modulo em uma caixa de aluminio estanque ainda ocorre troca de calor pela parede da caixa. Isto se for necessario tirar calor do circuito .
Como vai comprar um modulo agora da pra saber qual e o diodo ! so abre ele depois da garantia . . .
Opa, legal pela dica... eu ja ia ensacar tudo pra evitar a água, porem agora não mais...
Onde compro estas caixas estanques? De qualquer forma elas não são lacradas? Não seguram o calor da mesma forma?
Abraços
elemarmb
03/10/2011, 13:17
Supondo que precise uma leve refrigeracao, a troca de calor ocorre pela parede metalica da caixa.
Qualquer caixa metalica em que caiba o circuito deve bastar, de preferencia em aluminio. Da pra fazer dobrando uma folha de metal.
O isolamento pode ser na base de borracha e um pouco de silicone.
De preferencia monte apenas a placa, sem a caixa oiginal, para garantir uma melhor troca de calor. Neste caso tem de usar isoladores de borracha para evitar curtos na placa !
Supondo que precise de um pouco mais de refrigeracao, pode obter ela fixando na caixa dissipador de calor de aluminio para computador. Pode arrancar daquele PC velho que ainda nao foi para o lixo kkkk
Eu nao sei quanto esquenta esta placa e nao vou abrir o painel da furiosa para descobrir . . .
Alias defender ficar dentro dagua ate o parabrisa nao eh incomum, entao um circuito nao ser a prova dagua eh brabesa !
Voce poderia cobrir toda a placa em uma camada de silicone... existe uma pasta de silicone, inclusive, termica... mas acho que nem é necessario tanto.... o silicone resiste a temperatura, e os dissipadores vao continuar a trocar calor normalmente.
abs
ka2
Supondo que precise uma leve refrigeracao, a troca de calor ocorre pela parede metalica da caixa.
Qualquer caixa metalica em que caiba o circuito deve bastar, de preferencia em aluminio. Da pra fazer dobrando uma folha de metal.
O isolamento pode ser na base de borracha e um pouco de silicone.
De preferencia monte apenas a placa, sem a caixa oiginal, para garantir uma melhor troca de calor. Neste caso tem de usar isoladores de borracha para evitar curtos na placa !
Supondo que precise de um pouco mais de refrigeracao, pode obter ela fixando na caixa dissipador de calor de aluminio para computador. Pode arrancar daquele PC velho que ainda nao foi para o lixo kkkk
Eu nao sei quanto esquenta esta placa e nao vou abrir o painel da furiosa para descobrir . . .
Alias defender ficar dentro dagua ate o parabrisa nao eh incomum, entao um circuito nao ser a prova dagua eh brabesa !
Silicone é a resposta. Isolar os módulos e relés com ele vai te poupar danos em travessias. Existem vários tipos e os mais fortes quanto à água, são os de parabrisas. Os de motor aguentam temperaturas altas também, mas são mecanicamente mais frágeis. Escolha adequadamente e boas trilhas.
Alexandre
Voce poderia cobrir toda a placa em uma camada de silicone... existe uma pasta de silicone, inclusive, termica... mas acho que nem é necessario tanto.... o silicone resiste a temperatura, e os dissipadores vao continuar a trocar calor normalmente.
abs
ka2