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Ver Versão Completa : Temperatura do Vitara



Bonovox
16/06/2005, 07:53
Meu Vitara estava com problema de baixar o nível de água e acabei de fazer alguns reparos neste sentido: troca da junta de cabeçote, mangueiras, etc. Depois disso fiquei encanado com a leitura da temperatura do motor, que é mostrada no painel.
Será que alguém pode me dizer:

1- Qual é a posição do ponteiro em regime normal?
2- Qual é a posição do ponteiro em regime pesado (subida de serra)?
3- Se o carro não baixa o nível de água, poderia ser um problema na cebolinha apenas?

Valeu!!

Maurício Vitara
16/06/2005, 08:27
Bonovox, o problema pode estar na cebolinha ou até mesmo no p´roprio sensor de temperatura

mir000
16/06/2005, 13:26
O problema pode estar ainda na válvula termostática. É comum ela emperrar aberta. O meu está sem ela e marca bem no início (normalmente) e antes do meio (em situações pesadas).
O normal seria marcar no meio a temperatura normal e antes do vermelho em regime pesado.

[s]

Andre Sousa
16/06/2005, 14:14
O meu marca um puquinho antes do meio no uso normal.
Em trilha (areal com giro alto em dia quente) já subiu pra um puquinho acima do meio. Nunca nem encostou no vermelho.

Já pensou em radeador furado, ou com entupimento em parte da serpentina?

Gasoso
16/06/2005, 22:25
Só pra lembrar.... :mrgreen:
Trocar juntas sem revisar o cabeçote quanto a empenos é furada naum adianta nada.... vc mandou verificar isso?
Outros lembretes...
Carro fora de ponto ( atrasado) pode esquentar até estourar tudo... se ainda naum fez, verifique o ponto do seu. :wink:
Valvulas desreguladas, comando desgastado, óleo reiêra, também contribuem pro aquecimento. :wink:
Mangotes mal apertados também são especialista em fazer a água baixar, principalmente nos pontos de difícil acesso pois alí é dificil apertar até pro mecânico.... :wink:
Ademais....nos três vitaras que já tive, todos a GNV, o ponteiro raramente saiu do meio e, quando o fez, foi por milímetros e por pequenos instantes nas dunas em dias muito quentes.... 8)
Pra mim funciona assim, se o ponteiro passou do meio é porque o bichano tá com sede.... :mrgreen:
[]'s

gustavo signori
17/06/2005, 01:50
olá a todos. no meu a temperatura fica em 1/4 do mostrador em condições normais. no uso extremo, chega a passar um pouco do 1/2.

mir000
17/06/2005, 11:22
olá a todos. no meu a temperatura fica em 1/4 do mostrador em condições normais. no uso extremo, chega a passar um pouco do 1/2.


Igual o meu. Ele fica assim desde que vc o comprou???
Pode estar com a válvula termostática emperrada ou sem ela (é o meu caso)... Qualquer coisa tem muitas paralelas...
D10 motor perkins 6cil (82º => a mesma temperatura da original)
Fiat 147, Uno/Prêmio 1.3, gol/escort CHT... (77º, pode usar sem medo)

[s] :lol:

Bonovox
20/06/2005, 10:39
Galera,

Muito obrigado pelas dicas. Juntei todas as informações e troquei a válvula termostática. Só pra esclarecer, quando o meu Vitara começou a baixar água, levei logo no mecânico e várias coisas foram feitas:

- Retífica do cabeçote e troca de junta;
- Retífica do coletor e troca de junta;
- Colocou-se aditivo no sistema de arrefecimento.

Mesmo assim o FDP ainda baixava a mesma quantidade de água sem se perceber vazamento, volta pra oficina. Reviramos o motor inteiro em busca de vazamento e percebemos, que com ele bem quente, existia uma trinca no bloco do motor, logo abaixo do coletor, um "ferimento" de + ou - 1 polegada. Tiramos o motor fizemos uma solda e recolocamos. Rodei uns 3 dias e percebi a temperatura meio estranha, conforme falei neste tópico. Como a cebolinha era novinha, mandei trocar a válvula termostática. Realmente estava no final de vida.

Agora estou rodando com o carro e a faixa de temperatura me parece adequada ao que estão relatando neste tópico: em regime bem leve fica em 1/4 antes do meio, em regime um pouco mais pesado chega no meio e volta um pouquinho pra trás quando dá uma folga, e em regime bem pesado, sobe o equivalente duas vezes à espessura do próprio ponteiro.

Acho que agora tá bom!!!

mir000
20/06/2005, 12:09
Juntei todas as informações e troquei a válvula termostática


Qual válvula vc colocou??? Original ou de outro carro???

[s]

Bonovox
20/06/2005, 13:30
Não sei se é original. O pessoal da oficina colocou e eu nem vi, mas custou R$ 60,00.

aryrj
23/03/2011, 18:14
Gente, tô com vontade de colocar um relogio de temperatura mecânico! Como se faz a instalaçao? Ele vem com um sensor pra ser colocado no bloco...mas onde??? Estou sem marcador de temperatura no vitara e isso me dá medo! o relógio do painel deu tilt, e a temp não sai do primeiro risco. Será problema de termostática? Já troquei o sensor que fica perto da valvula termostática, mas não teve jeito...continua no primeiro risco! Alguem ajuda?:putz:

mairo
24/03/2011, 07:45
Gente, tô com vontade de colocar um relogio de temperatura mecânico! Como se faz a instalaçao? Ele vem com um sensor pra ser colocado no bloco...mas onde??? Estou sem marcador de temperatura no vitara e isso me dá medo! o relógio do painel deu tilt, e a temp não sai do primeiro risco. Será problema de termostática? Já troquei o sensor que fica perto da valvula termostática, mas não teve jeito...continua no primeiro risco! Alguem ajuda?:putz:

amigo, eu tenho no meu vitara, estou devendo uma foto pra um amigo forista, minha namorada levou a câmera e fiquei devendo, hj a tarde sem falta postarei as fotos da instalação!!!

aryrj
24/03/2011, 09:34
Oi mairo! Pensei que tivesse esquecido de mim!!! Só tô esperando suas dicas e fotos pra partir pra instalação! :mrgreen:

P.S: Eu sou o tal amigo forista!!!

mairo
24/03/2011, 10:00
Oi mairo! Pensei que tivesse esquecido de mim!!! Só tô esperando suas dicas e fotos pra partir pra instalação! :mrgreen:

P.S: Eu sou o tal amigo forista!!!

hehehehe, vixi, tinha esquecido completamente o teu nome (nick), como falei, a muié me deixou "sem pai nem mãe"

aryrj
24/03/2011, 10:21
Tem problema não! MAS NÃO ESQUECE DE MIM MAIS NÃO!!! O "KaKinho" tá sem pai nem mãe! Não sei se está com febre ou não!!! hehehehehehe!!!:razz:

mairo
24/03/2011, 17:03
Ai estao as fotos prometidas, no meu vitara ja veio com os furos no bloco, se o seu não tem, precisa fazer o buraco no bloco e passar um "macho" para fazer rosca, mas compre a conecção primeiro para saber bitola da rosca, ela é obrigatória pois o sensor é comprido e não chegaria até o bloco!
OBS: muito cuidado com o cano que vai do sensor ao relógio, pois se quebrar ou furar ja era, não tem concerto!

aryrj
25/03/2011, 12:20
SHOW! SHOW! SHOW! Não nenhuma instalação eletrica?:pensativo:

aryrj
25/03/2011, 12:23
Acabei de receber uma dica de um eletricista que é mestre em consertos de paineis automotivos! Dizem que faz milagres:lol:! Tô levando agora, ele é perto daqui! Se fôr milagreiro mesmo, posto aqui! T+

mairo
25/03/2011, 13:25
SHOW! SHOW! SHOW! Não nenhuma instalação eletrica?:pensativo:

não tem elétrica, por isto é relógio mecânico! Olha, eu não confio mais em marcador de temperatura elétrico, depois de falhar, ja era, a vida do motor está em jogo! o relógio mecânico não falha e não mente a temperatura, só enroscar o sensor no bloco onde circula a agua e pronto!!!

aryrj
25/03/2011, 14:58
Concordo contigo, Mairo...mas acabei de vir do tal "milagreiro". A oficina do cara me impressionou bem! De fato, parece que o cara, um senhor de seus 50 e poucos, entende do que fala. Me fez uma proposta, vendo a minha desconfiança: ele na 2ª feira vai abrir meu painel e consertar tanto o termometro quanto o contagiros, q tb tá maluco. Vamos rodar com o carro e medir a temperatura por meios externos (termometro digital) para conferir com o term do painel. Se der errada a medição, ele, como ultima alternativa, vai instalar o term mecanico, igual ao seu, inclusive no painel no lugar do relógio original, como vc fez, que eu achei show, e vai me cobrar apenas o termometro, sem mão de obra. Achei bom o negócio!

PS: Peguei as fotos que vc mandou, imprimi, e mostrei pra ele. Tb gostou da sua idéia mas prefere tentar consertar o original, que ele diz ser sempre a 1ª alternativa. Concordo com ele. Vamos vê no que é que dá!:pensativo:

aryrj
25/03/2011, 15:00
Ah...outra coisa. Se não tem elétrica, ele não fica iluminado quando a lanterna é ligada?

mairo
25/03/2011, 20:08
no funcionamento do termometro nao tem eletrica, mas tinha esquecido, no relogio tem um lugar (tipo um pequeno duto) para colocar uma lampada, como coloquei perto do cinzeiro, liguei junto da lampada que fica dentro dele, só descasquei o positivo e negativo, blz, quando acende as luzes o relogio acende!

aryrj
26/03/2011, 11:53
Agora tá certo, então. Vamos ver o que o tal milagreiro me diz na 2ª. Posto aqui. T+.

aryrj
28/03/2011, 14:11
Acabei de receber o diagnóstico do milagreiro...Segundo ele, meu marcador de temp. está ok. Toda a instalação está perfeita...sugeriu então a substituição da valvula termostática, que eu até já comprei (UNO). Vou trocar pra ver. Quanto ao contagiros, tem que trocar a máquina, cobrou 450,00 por uma, que eu recusei de imediato. Não tenho interesses maiores no contagiros, meu medo maior é controlar a temp. Vamos à valvula, então.:-|

nanito
28/03/2011, 14:23
Acabei de receber o diagnóstico do milagreiro...Segundo ele, meu marcador de temp. está ok. Toda a instalação está perfeita...sugeriu então a substituição da valvula termostática, que eu até já comprei (UNO). Vou trocar pra ver. Quanto ao contagiros, tem que trocar a máquina, cobrou 450,00 por uma, que eu recusei de imediato. Não tenho interesses maiores no contagiros, meu medo maior é controlar a temp. Vamos à valvula, então.:-|
De qual ano é esta válvula do Uno? Ela vem com a junta? Ela abre em qual temperatura? Tem que desbastar pra caber direitinho?

Lembro que uma vez comprei a da D10 ou algo do tipo (que abre em 82º se não me engano), e precisei desbastar um pouco a chapinha que encaixa ali no suporte da válvula. E eu tinha lido aqui no fórum que era plug´n´play.

Depois me conta se deu certo com a válvula do Uno, pois adquiri uma nova viatura e pretendo revisar o sistema de arrefecimento, começando pela válvula termostática.

Abraços!

aryrj
28/03/2011, 18:28
Fala Nanito. Vou revisar o sistema todo amanhã, pela manhã. Peguei a informação da valvula do UNO MILLE, 1.3/1.5 no site do Cabrito. Acho que é PnP e já vem com junta, completa. Paguei 35,00. Amanhã posto o resultado.

aryrj
28/03/2011, 18:37
nanito, dá uma olhada aqui.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9366&highlight=valvula+termostatica

mairo
29/03/2011, 07:42
não sei se é pq meu vitara é carburado, mas precisei trocar a valvula e a do uno era grande de mais, idependente do desbaste ela não entrava no local, coloquei a do motor CHT, do escort e alguns gols, só faz um pequeno desbaste, abre em 77°, é certinho no relógio mecânico, o vitara fica trabalhando um pouco antes dos 80°, em situação mais adversa, vai para uns 90°.

aryrj
29/03/2011, 10:49
Não é pelo fato de ser carburado não. No meu, acabei de colocar uma válvula de gol cht à álcool, que abre aos 87º. Deu Pnp! Agora, meu mostrador de fato marcou, mas muito abaixo do normal...peguei um p... transito e ele só marcou um pouquinho acima do 1º traço! Resultado: perdi de vez a confiança no painel! Solução que já seria de se esperar: um relógio mecânico! E chega de "milagreiros"! 10x0 pro Mairo!:palmas:

mairo
29/03/2011, 11:03
hehehehehehe, nao me leva a mal e risada, mas é pq passei por tudo isso ai que tu falou, até no radiador e junta do cabeçote mexi, tentei te avisar, mas como tu ta nesta empreitada, faz uma ultima tentativa, compra o sensor da temperatura do painel do chevette, mas se comprar observar se na caixa diz para veículos com relógio, pois tem chevettes que não tem relógio, só uma lâmpada no painel que só acende quando ja esta fervendo!

nanito
29/03/2011, 11:18
não sei se é pq meu vitara é carburado, mas precisei trocar a valvula e a do uno era grande de mais, idependente do desbaste ela não entrava no local, coloquei a do motor CHT, do escort e alguns gols, só faz um pequeno desbaste, abre em 77°, é certinho no relógio mecânico, o vitara fica trabalhando um pouco antes dos 80°, em situação mais adversa, vai para uns 90°.
Pois é Mairo, já tentei colocar a do Uno e não deu certo pelo tamanho (o joelhinho do suporte da válvula era mto pequeno). Ou seja, o que o pessoal daqui do fórum diz não é lei, por isso às vezes temos tópicos repetidos, pois um lá disse que funciona, daí tu testa e não funciona, daí se abre um novo tópico.

No fim, no meu antigo Vitara (carburado), coloquei a da D10 mas igual tive que desbastar um pouco pq não era PNP como muitos daqui do fórum diziam, ou montaram errado, pois da forma original dá até pra aparafusar o da D10, mas evapora o líquido do radiador.

aryrj
29/03/2011, 14:21
hehehehehehe, nao me leva a mal e risada, mas é pq passei por tudo isso ai que tu falou, até no radiador e junta do cabeçote mexi, tentei te avisar, mas como tu ta nesta empreitada, faz uma ultima tentativa, compra o sensor da temperatura do painel do chevette, mas se comprar observar se na caixa diz para veículos com relógio, pois tem chevettes que não tem relógio, só uma lâmpada no painel que só acende quando ja esta fervendo!

Tô fora! Vou de mecânico mesmo! Se duvidar, tô pensando em fazer um painel novo...no lugar do original! Alguém já pensou nisso?

aryrj
29/03/2011, 15:10
Outra coisa Mairo...qual é a medida dessa conexão que fica entre o bloco e o sensor?

Valdão
29/03/2011, 21:34
Estamos de olho, no meu tenho o mesmo problema, ponteiro não passa nunca do meio.
Sabem dizer a marca deste marcador mecanico?

mairo
30/03/2011, 07:47
Outra coisa Mairo...qual é a medida dessa conexão que fica entre o bloco e o sensor?

é a mesma do sensor do relógio, na parte de traz ela enrosca no próprio sensor (rosca interna), na parte da frente, que enrosca no bloco é a mesma rosca do sensor, mas ai vc pode usar outra bitola de rosca, de sua preferência!

Wander Dias
17/06/2011, 02:08
Outra coisa Mairo...qual é a medida dessa conexão que fica entre o bloco e o sensor?
Olá amigo, acompanhei sua aventura em relação a temperatura, meu vit V6 97/98, depois que fiz um flush e troco óleo e filtros direitinho, não passa do meio, antes passava um pouquinho. agora coloquei gnv, tenho que colocar água 1 vez por mês. Antes fiquei 10 meses sem colocar água, não baixava!!!
Vou fazer retífica agora, trocar correntes etc, afinal ele tá com 261.000!!!! Ele tá começando a pedir, comendo um pouquinho de óleo etc Quero ver se nesse interim coloco marcador mecânico, que vc acha?
Agradeço desde já
Ab
Wander Dias

mairo
17/06/2011, 07:44
é a melhor coisa que vc vai fazer, pois este marcador não "mente", marca a temperatura exata da água, e sua probabilidade de falha é muito pequena, pois não seria usado em caminhões e maquinas, cuja retífica do motor custa o preço do vitara inteiro!

Wander Dias
17/06/2011, 13:05
Valeu Mairo, vou seguir seu conselho!
Obrigado
WD

aryrj
17/06/2011, 23:31
Sem dúvida! Segui o conselho do Mairo e coloquei um termometro mecânico e é só alegria! Há uns dias atrás ele me livrou de um prejuízo: a mangueira inferior furou e imediatamente o termometro acusou! Blz pura!

Wander Dias
18/06/2011, 05:25
Ok, vc pode me dizer qual vc comprou, vou comprar igual, meu Vitara é V6, 97/98, gasolina 5 portas.
valeu!!!
WD

aryrj
18/06/2011, 11:57
dá um pulo na r. Escobar em Sao Cristovao, lá pelo nº 60. Tem uma lojinha do lado direito da rua, mais pro fim. Lá tem o que vc precisa. A loja fica ao lado de uma mec. elet. q pode montar pra vc, embora seja meio careira. O meu eu mesmo montei.

Wander Dias
18/06/2011, 14:06
Valeu pela dica parceiro!!!
QQ coisa estou por aí.
Abçs
WD

Valdão
30/06/2011, 09:32
Olá Aryrj,

Quando seu carro está em funcionamento normal, quantos graus marca neste novo relógio? Instalei um no meu mas não passa de 60°...

andre097
30/06/2011, 10:00
se estiver com temperatura alta olha se é a tela do radiador suja.

mairo
30/06/2011, 10:25
Neste caso a temperatura está abaixo do normal!!!!
Uma dica, sempre é bom testar o relógio antes de instalar, colocar o sensor em uma panela com água e ferver, vc vai ver todo o processo da temperatura subindo, quando a água ferver tem que estar a 100º, se estiver tudo ok, a temperatura de trabalho depende da válvula termostática, no meu vitara ela abria a 77º, no relógio marcava certinho, pouco antes dos 80º, se for de 86º idem no relógio!!! leva a viatura num mecânico, eles sempre tem um relógio destes la na oficina pra testes, pede pra ele abrir a tampa do radiador e medir a temperatura e conferir com seu relógio, se não bater, tem problema no relógio ou na instalação!

diogomaq
30/06/2011, 22:39
Pessoal, não sei se é normal mas acho que não, minha viatura a cada 200km de estrada preciso recolocar água no radiador. Quando ligo dentro de poucos minutos o ponteiro vai logo no meio, não acho nenhum vazamento, receio que a água está escapando pela tampa apesar de ser nova e original. O que vocês acham?

mairo
01/07/2011, 07:54
Diogo, pode ser junta queimada, no meu vitara tinha um vazamento minusculo no radiador que era quase imperceptível! Quanto a temperatura subir rápido, acho que não é normal, pode ser problema na válvula termostática, ou outro problema que ta fazendo a viatura aquecer, talvez ai o problema da água sumindo! Ja deu uma olhada no óleo, se ta espumando? Ou se sai água no escapamento? São sinais de junta queimada! A tampa do radiador é fundamental para o sistema funcionar bem, as vezes vale a pena tentar outra tampa!

diogomaq
03/07/2011, 08:16
Diogo, pode ser junta queimada, no meu vitara tinha um vazamento minusculo no radiador que era quase imperceptível! Quanto a temperatura subir rápido, acho que não é normal, pode ser problema na válvula termostática, ou outro problema que ta fazendo a viatura aquecer, talvez ai o problema da água sumindo! Ja deu uma olhada no óleo, se ta espumando? Ou se sai água no escapamento? São sinais de junta queimada! A tampa do radiador é fundamental para o sistema funcionar bem, as vezes vale a pena tentar outra tampa!

Mairo vou te fazer um resumo sobre me motor, a alguns meses ele furou mangote, temperatura não subiu e esquentou. A temperatura subiu tanto que derreteu até cabo de vela, ai queimou bronze de biela e vira-brequim, em fim, refiz o motor, só que o mecanico que fez meu motor não plainou o cabeçote daí pra cá ele tá assim mesmo com tampa nova! (troquei de tampa).

mairo
04/07/2011, 07:48
alguns mecanicos me disseram se a tampa de valvula ficou empenada, a junta queima novamente de barbada, sugiro tirar de novo e mandar plainar, junta nova, e tampa do radiador nova, não pode baixar agua: sinal de algo errado!

diogomaq
05/07/2011, 22:22
Pois é Mairo, assim que tiver mais disponível (R$) vou fazer isso com certeza.

aryrj
07/07/2011, 08:24
Fala Valdão,

A válvula termostática original do vitara abre com 82º. Meu marcador sempre está entre 80º e 90º.

Verifica se tua válvula não travou aberta.


Olá Aryrj,

Quando seu carro está em funcionamento normal, quantos graus marca neste novo relógio? Instalei um no meu mas não passa de 60°...

Valdão
13/07/2011, 08:55
Não travou não, coloquei o sensor depois da válvula, na mangueira e é bem nítido quando ela abre, o ponteiro sobe rapidinho. Estou com uma válvula que abre a 77°, de fiat. Fiz uma trilha bem pesada esses dias e o ponteiro vai até 90 quando o bicho pega, depois volta pra 60.

mairo
13/07/2011, 09:45
Não travou não, coloquei o sensor depois da válvula, na mangueira e é bem nítido quando ela abre, o ponteiro sobe rapidinho. Estou com uma válvula que abre a 77°, de fiat. Fiz uma trilha bem pesada esses dias e o ponteiro vai até 90 quando o bicho pega, depois volta pra 60.

Então deve ser isso ai mesmo, apesar de ser estranho, como falei, no meu vitara era com válvula de 77º e o ponteiro ficava sempre próximo dos 80º (marcação correta) ja tentou comparar com outro relógio pra ver se não é o seu que tem problema? coloca o sensor de outro dentro da tampa do radiador, deixa os dois relógios funcionando pra comparar!

Lucas Jardim
10/05/2014, 02:31
Termômetro Água 40-120ºC Mecânico Cabo 4,0m Rosca 14x1,5 - ø52mm - Willtec Fundo Cinza/Aro Prata - Delbras® Instrumentos e Acessórios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_156005_3029_Termometro-Agua-40-120C-Mecanico-Cabo-4-0m-Rosca-14x1-5-52mm-Willtec-Fundo-Cinza-Aro-Prata)

Será q esse kit daria certo ? e qual seria o melhor local para coloca-lo ?

abraços !!

Elpidio Moura
10/05/2014, 09:55
Bom dia a todos.
Primeiro post. Peço desculpa por mudar de assunto, mas preciso de ajuda.
Moro em Santarém-Pará e finalmente comprei meu primeiro 4X4 (sempre sonhei com isso!).
É um vitara 95 canvas, que estou reformando (assim que possível postarei foto).
Estou com dificuldades para encontrar peça e acessório dele na minha região e preciso no momento de borrachas para a janelas, pois os vidros já estão muito aranhados e para o parabrisa.
Se alguém souber onde posso encontar, ou qual posso adaptar, desde já agradeço muito.
Elpidio Moura.

Lucas Jardim
10/05/2014, 10:37
Bom dia a todos.
Primeiro post. Peço desculpa por mudar de assunto, mas preciso de ajuda.
Moro em Santarém-Pará e finalmente comprei meu primeiro 4X4 (sempre sonhei com isso!).
É um vitara 95 canvas, que estou reformando (assim que possível postarei foto).
Estou com dificuldades para encontrar peça e acessório dele na minha região e preciso no momento de borrachas para a janelas, pois os vidros já estão muito aranhados e para o parabrisa.
Se alguém souber onde posso encontar, ou qual posso adaptar, desde já agradeço muito.
Elpidio Moura.

Vc pode encontrar na suzucar o alternativa4x4 as peças , também existe uma tabela de peças alternativas q vc pode encontrar facilmente dando uma pesquisada.