PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre luz de porta aberta - Hilux SW4 97

joaodopet
26/09/2011, 01:44
Opa pessoal, me bateu essa dúvida e vim aqui perguntar pro pessoal. É o seguinte, na nossa SW4 97, quando abrimos qualquer uma das portas da frente, acende uma luz no painel indicando porta aberta, mas ao abrir o porta malas, não acende nada no painel, somente a luz do porta malas mesmo(se estiver no modo "Door"). É normal não acender nada no painel, ou deveria acender pra indicar que tem uma porta(no caso o porta malas)aberta?
Tem como conferirem na de vocês?
Obrigado desde já!
Igor

ZZ Top
27/09/2011, 03:10
Na minha 99 se o porta malas fica aberto , acende a luz no painel.

joaodopet
27/09/2011, 10:43
Na minha não acontece isso, porém a luz do porta malas acende normalmente ao abrir o porta malas. E a luz do painel acende normalmente ao se abrir outras portas.
Onde posso começar para resolver isso?

ZZ Top
27/09/2011, 12:06
Vou dar uma olhada na minha para verificar onde fica o sensor(botãozinho) que é acionado pela porta, e se raparo mais alguma coisa que possa ajudar, logo já dou um retorno.

joaodopet
27/09/2011, 12:08
O sensor é na própria tranca do porta malas, a nossa tinha dado defeito e consertamos(abrimos a tranca e era um fio quebrado), com isso a luz do porta malas voltou a funcionar quando abre e fecha ele, mas a do painel não acende quando abre o porta malas, somente as portas.
Talvez seja algum fio quebrado, não?
Muito obrigado pela ajuda até agora!

feitosac
27/09/2011, 12:44
Joao,
A minha 2001 tambem acende no painel.
Abs.

joaodopet
27/09/2011, 14:02
Obrigado pelas respostas!
Então é algum fio quebrado, pois com a lâmpada acendendo quando a tampa abre, sabe-se que a tranca está funcionando certo.
Vou caçar o problema e depois posto aqui!
Parece frescura mas gosto de ter tudo funcionando certinho, e isso é o único probleminha do carro =(

joaodopet
27/09/2011, 18:32
Muito obrigado pela ajuda pessoal! O problema é o fio que vai pro painel que está quebrado dentro do chicote, mas já sabemos onde é e vamos consertar! Outra coisa, com o porta malas aberto o vidro desce e sobe normalmente ou o carro bloqueia quando a tampa está aberta? Porque na nossa 93 o carro "não deixava" subir o vidro com a tampa aberta. Na 97 o vidro sobe e desce normalmente mesmo com a tampa aberta, é normal?

ZZ Top
27/09/2011, 20:35
Com a tampa aberta o virdro não meche, nem abre, nem fecha, alias se não me engano a tampa só abre com o vidro fechado.

Ronaldo SW4
27/09/2011, 21:29
João,
Ainda não consegui ver na minha....Toda hora ela tá num canto se equipando....rs

Mas eu tinha o problema de qdo a tampa abre a luz no compartimento não acendia....
Como só descobri que o sensor é dentro da trava, optei por colocar um sensor de mercurio, resolveu e ficou 10!
Troquei as lampadas também por leds, ficou muito melhor.

O vidro na minha abre ou fecha com a porta aberta ou fechada!

ZZ Top
27/09/2011, 23:02
Talvez tenha me enganado e os vidros podem ser que abrem com a tampa aberta, vou verificar... rs rs...

joaodopet
28/09/2011, 00:01
huahuahuahuuha
Dá uma conferida pra mim por favor, pois aqui mesmo após a luz no painel acender, continua abrindo e fechando o vidro com a tampa aberta.
Obrigado desde já pela ajuda!

Ezahn
28/09/2011, 12:12
Minha colaboração:
Quanto à luz do painel, ninguém aqui que tenha um SW 97, ate este post, disse que acende. Estes são pequenos detalhes que mudam de ano para ano. Por exemplo, tive uma palio w 2006 que só acendia o painel com as 4 portas e hoje tenho uma 2010 que no porta malas tb aciona a luz do painel.
Outra coisa, tenho uma SW 93 japa. Esta sim bloqueia o vidro quando abra a porta e a porta não abre quando o vidro ta levantado, mas isto é porque o vidro sai da tampa (que abra para baixo) e encaixa no carro, impossivel ser de outra forma. Já as 96 para frente o vidro só toca na tampa, logo não tem porque bloquear seu movimento em relação a isto. O que ocorre na 93, e deve ocorrer nas outes, é que o vidro não abre se o limpador traseiro estiver ligado.

joaodopet
28/09/2011, 12:40
Isso ocorre na nossa também, o limpador, esguicho e desembaçador não ligam se o vidro estiver aberto.
Mas o certo é a luz acender mesmo, já consertamos o problema graças a Deus!
Era um fio do chicote que vem do porta malas quebrado, por incrível que era tudo novinho, nunca tinha sido mexido e o fio quebrou entre o lugar onde fica o cinto de segurança e a porta traseira(o chicote passa pelo chão). Parece ter sido defeito de fabricação, algo assim, porque olhando o fio, ele estava intacto, só soubemos onde estava quebrado porque puxamos e ele se partiu.
Obrigado pela ajuda pessoal!
Ah Ezahn, na 93 que tivemos, acende uma luz no painel também quando o porta malas está destravado ou aberto.

Ezahn
29/09/2011, 23:07
Obrigado pela ajuda pessoal!
Ah Ezahn, na 93 que tivemos, acende uma luz no painel também quando o porta malas está destravado ou aberto.

Minha SW4 93 não acende luz nenhuma no painel quando abrem-se as portas. A única luz que acende é uma do alarme. Será que era para acender? Não me lembro de ter visto isto no manual!

joaodopet
30/09/2011, 13:07
Quando abre as portas da frente(as 4) não acende nada mesmo não, mas quando abre-se o porta malas acende uma luz no painel "back door", e só apaga quando fecha a tampa ou quando trava, não lembro ao certo. Se quiser, posso conferir na SW4 do meu tio(que é 95 mas o esquema é o mesmo) e falar aqui.
Abraços

Ezahn
04/10/2011, 23:41
HAAAAAAAAA!!!! Sim. Esta luz acende na minha. Mas só do porta malas e quando está destravado.

joaodopet
04/10/2011, 23:54
Então está certo, é só isso mesmo!
O mais legal é o bip que emite quando tenta fechar o vidro com a tampa mal fechada ou destravada auhuhauha

tilapia
18/10/2017, 09:17
Reativando o tópico:

Estou com problema na luz indicadora de porta aberta. Porém o problema esta no porta mala. A luz fica acesa mesmo com ele fechado. Já troquei a fechadura e nada de resolver. Quando o porta mala esta aberto e fecho a trava com a mão, as luzes se apagam. Porém quando fecho a porta, volta a acender. Já estou ficando louco, fui em várias autoelétricas e todos falaram que era a fechadura com defeito. Porem mesmo trocando, o problema persiste.

Se alguém já passou por isso, ou tem uma solução.

fnandosp
18/10/2017, 11:43
@tilapia provavelmente o problema é "mal-contato" no interruptor da porta (peça 90119-06390) na imagem abaixo:
TOYOTA 4RUNNERRZN185L-GKMSK - ELECTRICAL - WIRING CLAMP | Japan Parts EU (http://japan-parts.eu/toyota/gr/1997/4runner/rzn185l-gkmsk/5_671360_002_/electrical/8202_wiring-clamp/4)

ZZ Top
18/10/2017, 15:20
Pode colar alguma borrachinha na porta no local onde encosta no interruptor ou colar algo que aumente o contato com o interruptor, fazendo ele "afundar" um pouco mais.

Glaicon
19/10/2017, 06:39
Pode colar alguma borrachinha na porta no local onde encosta no interruptor ou colar algo que aumente o contato com o interruptor, fazendo ele "afundar" um pouco mais.
Não tem um interruptor aparente no porta-malas.
Deve funcionar internamente conforme a posição do trinco.
E se trocou o mesmo, e não funcionou, aí pode ser mal contato elétrico.:concordo:

ZZ Top
19/10/2017, 15:48
Não tem um interruptor aparente no porta-malas.
Deve funcionar internamente conforme a posição do trinco.
E se trocou o mesmo, e não funcionou, aí pode ser mal contato elétrico.:concordo:

Realmente, fui dar uma olhada e não tem mesmo, achei que era igual as portas dianteiras !
Deve ser interno mesmo, dentro da tampa com acionamento pela fechadura mesmo, sendo necessário abrir pra verificar.