Ver Versão Completa : Bomba eletrica onde foi parar?
Edsontroller
25/09/2011, 18:04
boa tarde a todos!!
É a primeira vez que abro um post, então se tiver algo errado me avise.
Adquiri um Troller 2002/2003 e resolvi realizar algumas revisões em casa mesmo.
Ao realizar a retirada de ar do filtro de combustível, ligando a chave de ignição, deveria o filtro encher, porem o mesmo continuava seco.
Verifiquei que a bomba elétrica não estava funcionando, chequei todos os fusíveis e parte elétrica e nada dela funcionar.
Não desisti e achei que a bomba estivesse queimada. Então desmontei todo o tanque de combustível aqui mesmo na garagem de casa, retirei o conjunto de suporte de bóia e bomba para verificação.
Acontece que NÃO TINHA bomba nenhuma dentro do tanque!!
O chicote que chega só tem dois fios para ligar na bóia e nada mais!!
Fiquei então com dúvida!!!
Os Troller 2002 não saíram com a bomba elétrica dentro do tanque,???
Ou o antigo dono eliminou a bomba , e se foi isso, como faço para escorvar o ar da linha??
Alguém poderia me dar uma LUZ!!!
grato
homerohermida
25/09/2011, 18:46
O seu Troller não possui bomba elétrica. Pode ficar tranqüilo. Deve ter uma bomba manual no cofre do motor para tirar o ar, mas não sei onde fica. Aguarde que algum colega aqui do fórum saberá informar.
Edsontroller
25/09/2011, 19:07
Homerohermida
grato pela atenção!
Mas visualisando o motor não consigo ver a bomba manual, a linha de Troller 2002/2003 realmente não tinha bomba eletrica??
Edson
Christian
25/09/2011, 19:14
bomba eletrica só no eletronico , apartir de 2006
mas se não deu pane seca, vc só trocou os filtros de diesel... a bomba mecanica faz o a sangria automaticamente , é só fazer o motor pegar na lenta .... que ele automaticamente retira o ar do sistema
Christian
Edsontroller
25/09/2011, 20:03
Christian Obrigado
Então acho que vou ter um pouco de dor de cabeça, pois eu desmontei todo o sistema, ou seja, tanque/boia/bocal do tanque.
Veja abaixo as peças desmontadas.....
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313240
313241
313242
Christian
25/09/2011, 20:38
no eletronico eh barbada , mas nesse teu caso realmente não sei o que fazer
ps : conseguiu tirar facil aquela porca do pescador? aquilo normalmente é bem dificil de soltar
Horacio Teles
25/09/2011, 22:45
Christian Obrigado
Então acho que vou ter um pouco de dor de cabeça, pois eu desmontei todo o sistema, ou seja, tanque/boia/bocal do tanque.
Veja abaixo as peças desmontadas.....
313239
313240
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Pelas fotos está tudo certinho. Vê se não tem algum rompimento nas conexões, limpa tudo. Se não me engano esse sistema de bóia e succão é semelhante ao do Santana. O meu é um 2002 e teve um problema de ar no sistema por conta de rachaduras nas mangueiras até o filtro de combustível. Na época, troquei as mangueiras e o problema foi resolvido.
Quando eu troco o filtro de diesel, coloco o diesel no filtro antes de conectar as mangueiras de entrada e saída. Assim não entra ar e pega na primeira.
O troller 2.8 não tem bomba manual para tirar o ar do sistema.
No seu caso acredito que irá ter que soltar as porcas dos bicos e dar partida até voce verificar que "vazou" diesel nos 4 bicos. Aí é só apertar as porcas novamente e dar partida.
Horacio Teles
26/09/2011, 10:02
Chave 17 nos bicos.
Quando eu troco o filtro de diesel, coloco o diesel no filtro antes de conectar as mangueiras de entrada e saída. Assim não entra ar e pega na primeira.
O troller 2.8 não tem bomba manual para tirar o ar do sistema.
No seu caso acredito que irá ter que soltar as porcas dos bicos e dar partida até voce verificar que "vazou" diesel nos 4 bicos. Aí é só apertar as porcas novamente e dar partida.
Edsontroller
26/09/2011, 16:23
Obrigado pessoal
Vou começar a montagem hoje a noite e ver se dá tudo certo!!
Edson
Edsontroller
28/09/2011, 21:31
Boa noite
Após todo o processo de limpeza das peças, comecei montando o pré-filtro na carcaça da bóia,
Posteriormente passei boa camada de graxa nas roscas do tanque e da tampa , para garantir que no futuro seja fácil a sua retirada , já que este modelo de tampa é bem fácil ficar travada e de difícil desmontagem,
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Edsontroller
28/09/2011, 21:36
Montei as mangueiras fixando com abraçadeiras, tendo o cuidado para não montar o retorno com a de envio de combustível. Antes de fechar havia enchido com seringa a mangueira que leva o combustível até o motor.
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Dei a partida e através dos 4 bicos injetores (chave 17), foi feita a sangria do ar do sistema. Sugiro utilizar óculos nesta operação, pois os esguichos de diesel em alta pressão podem vir na direção do rosto.
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Agora é só rodar. Agradeço aos que me ajudaram...
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