Ver Versão Completa : Bomba eletrica onde foi parar?
Edsontroller
25/09/2011, 18:04
boa tarde a todos!!
É a primeira vez que abro um post, então se tiver algo errado me avise.
Adquiri um Troller 2002/2003 e resolvi realizar algumas revisões em casa mesmo.
Ao realizar a retirada de ar do filtro de combustível, ligando a chave de ignição, deveria o filtro encher, porem o mesmo continuava seco.
Verifiquei que a bomba elétrica não estava funcionando, chequei todos os fusíveis e parte elétrica e nada dela funcionar.
Não desisti e achei que a bomba estivesse queimada. Então desmontei todo o tanque de combustível aqui mesmo na garagem de casa, retirei o conjunto de suporte de bóia e bomba para verificação.
Acontece que NÃO TINHA bomba nenhuma dentro do tanque!!
O chicote que chega só tem dois fios para ligar na bóia e nada mais!!
Fiquei então com dúvida!!!
Os Troller 2002 não saíram com a bomba elétrica dentro do tanque,???
Ou o antigo dono eliminou a bomba , e se foi isso, como faço para escorvar o ar da linha??
Alguém poderia me dar uma LUZ!!!
grato
homerohermida
25/09/2011, 18:46
O seu Troller não possui bomba elétrica. Pode ficar tranqüilo. Deve ter uma bomba manual no cofre do motor para tirar o ar, mas não sei onde fica. Aguarde que algum colega aqui do fórum saberá informar.
Edsontroller
25/09/2011, 19:07
Homerohermida
grato pela atenção!
Mas visualisando o motor não consigo ver a bomba manual, a linha de Troller 2002/2003 realmente não tinha bomba eletrica??
Edson
Christian
25/09/2011, 19:14
bomba eletrica só no eletronico , apartir de 2006
mas se não deu pane seca, vc só trocou os filtros de diesel... a bomba mecanica faz o a sangria automaticamente , é só fazer o motor pegar na lenta .... que ele automaticamente retira o ar do sistema
Christian
Edsontroller
25/09/2011, 20:03
Christian Obrigado
Então acho que vou ter um pouco de dor de cabeça, pois eu desmontei todo o sistema, ou seja, tanque/boia/bocal do tanque.
Veja abaixo as peças desmontadas.....
313239
313240
313241
313242
Christian
25/09/2011, 20:38
no eletronico eh barbada , mas nesse teu caso realmente não sei o que fazer
ps : conseguiu tirar facil aquela porca do pescador? aquilo normalmente é bem dificil de soltar
Horacio Teles
25/09/2011, 22:45
Christian Obrigado
Então acho que vou ter um pouco de dor de cabeça, pois eu desmontei todo o sistema, ou seja, tanque/boia/bocal do tanque.
Veja abaixo as peças desmontadas.....
313239
313240
313241
313242
Pelas fotos está tudo certinho. Vê se não tem algum rompimento nas conexões, limpa tudo. Se não me engano esse sistema de bóia e succão é semelhante ao do Santana. O meu é um 2002 e teve um problema de ar no sistema por conta de rachaduras nas mangueiras até o filtro de combustível. Na época, troquei as mangueiras e o problema foi resolvido.
Quando eu troco o filtro de diesel, coloco o diesel no filtro antes de conectar as mangueiras de entrada e saída. Assim não entra ar e pega na primeira.
O troller 2.8 não tem bomba manual para tirar o ar do sistema.
No seu caso acredito que irá ter que soltar as porcas dos bicos e dar partida até voce verificar que "vazou" diesel nos 4 bicos. Aí é só apertar as porcas novamente e dar partida.
Horacio Teles
26/09/2011, 10:02
Chave 17 nos bicos.
Quando eu troco o filtro de diesel, coloco o diesel no filtro antes de conectar as mangueiras de entrada e saída. Assim não entra ar e pega na primeira.
O troller 2.8 não tem bomba manual para tirar o ar do sistema.
No seu caso acredito que irá ter que soltar as porcas dos bicos e dar partida até voce verificar que "vazou" diesel nos 4 bicos. Aí é só apertar as porcas novamente e dar partida.
Edsontroller
26/09/2011, 16:23
Obrigado pessoal
Vou começar a montagem hoje a noite e ver se dá tudo certo!!
Edson
Edsontroller
28/09/2011, 21:31
Boa noite
Após todo o processo de limpeza das peças, comecei montando o pré-filtro na carcaça da bóia,
Posteriormente passei boa camada de graxa nas roscas do tanque e da tampa , para garantir que no futuro seja fácil a sua retirada , já que este modelo de tampa é bem fácil ficar travada e de difícil desmontagem,
313640
313641
313642
313643
Edsontroller
28/09/2011, 21:36
Montei as mangueiras fixando com abraçadeiras, tendo o cuidado para não montar o retorno com a de envio de combustível. Antes de fechar havia enchido com seringa a mangueira que leva o combustível até o motor.
313644313645
Dei a partida e através dos 4 bicos injetores (chave 17), foi feita a sangria do ar do sistema. Sugiro utilizar óculos nesta operação, pois os esguichos de diesel em alta pressão podem vir na direção do rosto.
313646313647
Agora é só rodar. Agradeço aos que me ajudaram...