PDA

Ver Versão Completa : Frequencias utilizadas nas Trilha São Paulo e Região



LuizCarlos
15/06/2005, 19:09
Pessoal,

Voltei para Sampa depois de dois anos morando no estado do ES.
O galera do JCES usa VHF, agora estou morando em Sampa e gostaria
de saber as frequencias de SP e região.

Obrigado a todos,

Luiz

Petya
19/06/2005, 13:07
Luiz :

Comprei um VHF pois considero um equipamento de segurança para a trilha , afinal seu alcance é maior e numa hora de "zica brava" pode ser útil .
Mas , com a galera que fiz trilha aqui do fórum, só um tinha VHF e deixou em casa , justamente pq ninguém mais tinha :(
No PX a galera define na hora um canal , já ouvi que o pessoal usa o 16 (4x4 =16 :wink: ) ...
Espero ter sido útil , embora acho que não :roll:

LuizCarlos
22/06/2005, 15:51
Petya:

Isso mesmo, muito mais seguro, e só vc saber as frequencias de repetidora aonde vc esta localizado. Qualquer pepino e só modular. Mais vale lembra, a Habilitação da Anatel e muito importande, vc pode perder o CPF e o Radio se pegarem vc. Os Homi da Lei!! Só que aqui em Sampa o pessoal não aderio ainda o VHF, muita grana comparado ao PX.

Mais Valeu!!
Se eu souber das frequencia, posto aqui!

Wallace
22/06/2005, 20:10
veja no meu site:
http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/frequencias.html
Já tinha comprado meu VHF, mas devo pegar amanhã (espero).
Agora vou estudar e tirar a habilitação junto com a mulher que já tem um na Defender dela.
PX já tenho, assim como a habilitação.

marcelino
21/07/2005, 11:06
Pessoal

Para operação adequada e legalmente válida todo usuário AMADOR de rádio VHF deve obter sua licença na ANATEL como RÁDIOAMADOR classe C, pelo menos.

As frequencias autorizadas estão entre as frequencias de 144 a 148 Mhz e deve obedecer ás normas de espaçamento de canais conforme normas do serviço de radioamador. Os servços de operação de repetidoras possuem normas de acesso e devem ser obdecidas pelos radioamadores licenciado. NUNCA acesse a um serviço de repetidoras sem a devida autorização ou conhecimento.

Bem sabemos que muitos utilizam os seus rádios ABERTO ou seja, fora da faixa de 144 a 148 Mhz além de não possuirem o indicativo obtido apos aprovação do operador para os serviços de radioamador, para este casos utilizam-se frequencias quaisquer, muitas vezes provocando sérios danos às empresas devidamente licenciadas (até serviços de resgate, emergencia, socorro médico), portanto muito cuidado pois as sansões são pesadas sem falar nos danos que podem ser provocados.

Aconselho que se obedeçam as normas do serviço de radioamador ANTES de operar seu rádio VHF, corujar (escutar) as comunicações não implica em problemas, somente ganha-se experiencia na operação do rádio.

Boa sorte a todos, o SITE da ANATEL e da LABRE podem oferecer informações importantes...

Um abraço

j.sebastian
21/07/2005, 12:27
Marcelino,



Para operação adequada e legalmente válida todo usuário AMADOR de rádio VHF deve obter sua licença na ANATEL como RÁDIOAMADOR classe C, pelo menos.


...só uma pequena correção: atualmente existe a Classe D, que permite usar a faixa de 2 metros legalmente...

73!

Seba

marcelino
17/10/2005, 12:56
Ok, confere, aos que almejam a classe C tem que aprender o código Morse, o que não é facil.

Obrigado, pela ajuda,