Ver Versão Completa : Cardan quebrando
Marcelo Gorza
25/09/2011, 12:18
Pessoal, bom dia.
Pela segunda vez, em seis meses, meu cardan traseiro estourou. Da primeira vez troquei quase o conjunto todo e mesmo assim, sem ter feito trilhas, estourou de novo. Sempre os copinhos das cruzetas. Ainda bem que havia instalado uma alça como cabo de segurança e não fui arremessado como num salto com varas e nem tive meu assoalho rasgado. Estava a 50 ou 60km/h.
Motor OHC e caixa 4 marchas original. Só ando tranqüilo. A instalação do cardan quem fez da segunda vez fui eu. Pergunta: o conjunto tem que ficar um pouco frouxo, não os grampos das cruzetas, mas o conjunto no geral? Não sei a marca das cruzetas, pode ser que não eram de boa qualidade? Além da Spicer tem outra tão boa quanto? As lubrificações dos copinhos devem ser feitos de quanto em quanto tempo?
Conto com a ajuda.
Abs,
se possível posta uma foto dele montado no jeep pra ver se tem algo errado
chinelao4x4
25/09/2011, 12:55
provavelmente tem coisa desalinhada, ou seu conjunto não esta certo, luvas, cruzetas e grampos tem que ser sem folga alguma !
e se a luva do cambio estiver muiiiito folgada pode ocorrer isto, estranho é vc não ter escutado um barulho antes da quebra
Marcelo Gorza
25/09/2011, 14:52
Plnx assim que possivel vou postar algumas fotos
Chinelão4x4 escutem sim o barulho. Tremeu tudo e parei na hora.
Obrigado,
Coloca umas fotos
Verifica uma coisa, vira a flanche do pinhao do diferencial e ve como esta a folga. Se tiver muita folga (no meu tem menos de 1/4 de volta) quando voce acelera pode estar dando um tranco que leva a quebra do ponto mais fraco no caso a cruzeta.
A posiçao de montagem tambem e crucial as duas cruzetas do cardam tem que estar montadas alinhadas na mesma posicao de montagem.
repare na posiçao de montagem das duas cruzetas
Denis Takashi
25/09/2011, 20:42
Marcelo,
Verifique se nas flanges ( do diferencial e/ou da t case) ainda estão aquelas "travas" que impedem dos copinhos serem lançados quando o cardã estiver em velocidade. Apenas os grampos não são suficientes para segurar a cruzeta quando o cardã está girando.
()´s
chinelao4x4
26/09/2011, 08:01
outra coisa.... eu pelo memos, fiz meu cardã de "fusivel" , deixei ele mais fraco um pouco, pois motor forte + aderencia = quebra ,
antes quebrar o cardã do que uma ponta, uma t-case etc...,
georgevalle
26/09/2011, 08:59
Chinelão é o seguinte na minha rural quando coloquei motor da silverado quebrei uma porção de cruzetas e até a flange foi quando parei de "xingar" as cruzetas e fui me dedicar a montagem, quanto ao alinhamento das cruzetas ja ouvi varias historias que devem ser montadas sempre alinhadas ja constatei que não precisa basta ver em carros originais neles ja vi algumas vezes que não vem alinhadas, mas duvida sempre alinho, no meu caso era o eixo inteiro que girava (axle wrap acho que é assim que se escreve) e estrangulava a cruzeta pois na rural tenho pneus biscoitão e motorzão alguma coisa vai ceder (no caso tambem teve a quebra de 4 t-cases até aprender a não "socar" o pé, sabe como é estas viaturas são como namoro novo tem que ser com carinho nada de ser bruto), então no meu caso a solução era a de fazer uma barra de suspenção junto com as molas igual as do troller que fixa em cima e em baixo do eixo.
Rafaminc
26/09/2011, 11:34
No meu caso, comprei a cruzeta da Nakata e quando colocava os anéis elásticos ela enforcava no lado da caixa, então tirei algo de 0,1mm em cada anel elástico para ela não trabalhar travada.
Tem que cuidar que existem umas duas ou três medidas de cruzetas onde a variação é mínima (coisa de 0,1 a 0,3mm), e na hora de monta-las as ponteiras internas acabam ficando encostadas na tampa. Isso pode começar a gerar limalha ou aquecimento pela fricção e detonar as agulhas.
Marcelo Gorza
26/09/2011, 16:20
Essas são as fotos da primeira quebra.
Denis Takashi, as "travas" a qual você se refere são essas da figura dois?
Marcelo Gorza
26/09/2011, 16:30
313324
313323
E essas são as fotos da segunda quebra. A marca da cruzeta é Stahl, é boa?
Prieto, o cardan foi montado conforme figura dois, com as cruzetas alinhadas.
Rafaminc
26/09/2011, 16:41
Não, me refiro aos aneís que ficam nas outras extremidades. Quando montei, notei que existia uma pequena diferença na largura entre um sentido e outro, então o anel só entrava na base da porrada, deixando o movimento muito duro.
Acho que isso é problema de fabricação, e olha que a Nakata não deveria ser das piores.
Rafaminc
26/09/2011, 16:46
Quanto você pagou cada cruzeta?
Aqui na região, a de 2ª linha custam 20,00, as Nakata 30,00 e a albarus se não me enganho uns 40,00.
Marcelo Gorza
26/09/2011, 17:01
Paguei 33,00 na Nakata e a Spicer tá 55,00.
Vou reparar melhor nesses anéis.
Rafaminc
26/09/2011, 17:15
Paguei 33,00 na Nakata e a Spicer tá 55,00.
Vou reparar melhor nesses anéis.
É, tenta dar uma olhada. Outra coisa também é ver se o curso do estriado não está batendo no fundo, quando a suspensão vai até o batente.
É, tenta dar uma olhada. Outra coisa também é ver se o curso do estriado não está batendo no fundo, quando a suspensão vai até o batente.
por isso que pedi a foto...
com o cardã montado não dá nem pra ver o estriado... :semideia: :pensativo:
A primeira vez que montei uma cruzeta, na hora de montar um dos roletes saiu da posiçao e caiu no fundo da tampa, quando fui colocar o anel elastico senti uma certa dificudade e a cruzeta ficou meio dura. Fiquei cismado resolvi desmontar de novo e achei o rolete la no fundo
Coloquei o rolete no lugar, montei de novo, o anel elastico entrou facil e a cruzeta ficou bem mole.
Robertux
26/09/2011, 22:02
Eu uso aquelas genéricas, se não me engano da marca Platinun, que vem numa caixinha de listras vermelhas imitando a embalagem da linha Motorcraft antiga e custam R$ 20,00. Funcionam maravilhosamente bem, nunca quebraram. Derrepente não custa tentar uma genericazinha.
Denis Takashi
27/09/2011, 00:04
São estas mesmas, aparentemente elas estão boas.
Outro macete para ter cruzetas mais resistentes é usar as cruzetas da C10/F100, é do mesmo tamanho do Jeep, mas possui os roletes mais finos, e consequentemente o corpo maior.
As crutezas da Sthal são boas, não são uma Spicer, mas chegam perto. Uma vez usei uma CHB ou coisa assim que durou incríveis 120 Km...
Ainda acho que seu problema possa não ser nas cruzetas, e sim em algo como comprimento de cardã e etc...
()´s
Marcelo Gorza
27/09/2011, 18:24
Levei meu cardan em uma especializada e troquei as duas cruzetas por Spicer. O teste de rotação eletrônica não detectou nada empenado nem vibrando. Ainda bem!
Eu mesmo vou instalá-lo levando em considerações as observações de vocês, mas acho prudente depois levar o Jeep para a aferição da instalação.
Abs a todos!
vavarusso
27/09/2011, 23:21
Pessoal qual seria a folga desejável para os cardans? Levantei uma roda traseira, e com motor engrenado percebi que a roda gira em torno de 60 a 80° (folga no cardan) É normal????
Rafaminc
28/09/2011, 11:36
Pessoal qual seria a folga desejável para os cardans? Levantei uma roda traseira, e com motor engrenado percebi que a roda gira em torno de 60 a 80° (folga no cardan) É normal????
Nossa, as minhas giram em torno de 5 a 10º e já acho muito... Verifique se a folga maior é no diferencial, cardâ ou dentro da caixa... Com toda essa folga eu não arrancaria mais de soco, rsss...
Nunca abri meu diferencial, mas quando tinha minha D20, precisei colocar mais uma arruela para tirar um pouco da folga entre os pinhões e a planetária.
vavarusso
28/09/2011, 19:41
RAFAMINC, acho que exagerei. Mas, uns 30º na roda certamente dá, aí vem as somas: dif+fresas+caixa e outras coizitas mais.
chinelao4x4
29/09/2011, 13:04
é normal mais ou menos 1/4 de volta, mais que isso tem coisa gasta, quase certeza de coroa e pinhao , caso ele eteja "casado" não afeta em quebras, porem , se estiver "vibrando" ai pode sim quebrar cruzetas, ....
Pela foto inicial observei que o carda está sem folga longitudinal é preciso diminuir o seu tamanho em 3cm para compensar o movimento da suspensão. Quando falo em diminuir você deve desconectar ele da luva e dai medir o tamanho e reduzir 3 cm desse tamanho.
Boa tarde caso as estrias da reduzida e pinhão forem fina existe uma flange pronta para adaptar cardan mais reforçado
como o da band eu vou usar uma cv da RAM com original pq meu pinhão e estria grossa mas quando trocar vou com a luva tambem
546426546427546428546429