Ver Versão Completa : Sensor de pressão de óleo Ranger 3.0 2008 - cebolinha - luz acesa
MarcioBahia
24/09/2011, 01:33
Amigos do fórum,
Três semanas atrás, a luz do óleo acendeu fracamente e logo depois ficou acesa, apagando e repetindo a situação após rodar com ela durante horas na cidade. Na primeira, parei o carro imediatamente, verifiquei o nível do óleo, vazamentos, verifiquei água e temperatura - tudo normal - e no dia seguinte fiz o mesmo processo, aproveitando o motor frio. A julgar pelo comportamento intermitente da luz, suspeitei do sensor. Levei-o no mecânico e medimos a pressão do óleo, onde apresentou pouco mais que 2 bar em baixa, motor quente, e pouco mais que 6 bar em 2000 rpm. Bomba de óleo boa, trocamos o sensor. Ao trocar o mesmo, comprado na autorizada International daqui de SSA, agora a luz estava acendendo direto, minutos depois do motor alcançar a temperatura, mesmo com o sensor desconectado (teste feito na oficina). Removido o sensor, fizemos uma limpeza e recolocamos apertando mais o mesmo e reconectando o fio. Rodei 3 horas na cidade em testes, parei e deixei-a parada funcionando por mais de 40 minutos e nada da luz acender. Dado o problema como resolvido, peguei a estrada. Após umas 3h de estrada, a luz acendeu de novo e assim ficou por umas 3 horas acesa, depois apagou e ficou apagada sem ser feito nada, apenas rodando na estrada em velocidades de 110-140 Km/h. Nas duas paradas, o comportamento foi o mesmo: apagada 3 horas, acendia por umas 3 horas e apagava de novo. Na última, no segundo dia de viagem, desliguei-a e liguei-a e a luz continuou acesa.
Gostaria de saber de vocês se já aconteceu algo com estes sensores ou com a parte de fiação / módulos eletrônicos, haja visto que a bomba de óleo está normal e rodei 1000 Km durante estas situações, após os testes na oficina (que rodei umas 3 horas em teste). E também traçar otras linhas de investigação.
Obrigado mais uma vez!
Imperador!
24/09/2011, 10:48
Troca esse sensor por outro.
Pode acontecer de ele estar com um defeito de fábrica.
BRAVOECONOVEMBER
24/09/2011, 20:25
Concordo. Pode ser. E eu tentaria também para pesquisa de pane fazer uma ponte no conector do sensor pra ver se reage, na internet aí deve ter o valor re resistência que deve ter ou se é direto mesmo. Se der variação de indicação com a ponte, daí tá confirmado que não é sensor, e pode ser cablagem.
Marcelo-HPE
26/09/2011, 05:43
È bom que se faça tb uma inspeção no chicote e no conector que acoplam no sensor , veja se este não está muito dobrado , ou com algum fio danificado , ou até raspando em alguma parte da picape.
abs
A minha ta acontecendo o mesmo problema. Ja faz uns 10 mil km. Checo o oleo, etc.. e ta tudo normal. Geralmente a luz acende quando passa em terrenos desnivelados, subidas e descidas e tb em aceleracoes mais fortes (mas nao fica mais que uns 20 segundos acesa).Quando apareceu logo em seguida fui na ccs e conferiram o sensor, e aparentemente resolveram. Continuei conferindo oleo umas 2x dia, e tudo normal. Mas uns 2 mil km depois voltou a acender. Ai foi pra revisao e pedi pra fazer uma varredura no sistema. Mais uma vez voltou ok, "mal contato do sensor" segundo eles. So que minha alegria durou pouco, nem 1000 km. Luz acesa de novo. Como não foi verificado nehuma alteracao mecanica, consumo de oleo, temperatura, etc.. nao to esquentando muito cabeca nao.Nao tenho paciencia de ficar visitando ccs ou oficina td hora. E a luz do freio de mao tb comecou a piscar do nada. Entao, estou convecido que é sensor, cabo, sei la..mas nada que seja serio. Semana que vem volta pra revisao de novo. Ai vou ficar em cima pra achar o problema de vez.
Marcelo-HPE
26/09/2011, 13:03
Quanto a luz do freio de mão da uma olhada no nível do reservatório de óleo do freio .
Ta no nivel Marcelo! Dai que eu to concluindo que ta ocorrendo algum "bug" nos sensores ou fiacao ate o painel.
MarcioBahia
26/09/2011, 22:59
Obrigado pelos comentários, realmente estou mais convencido de que é o sensor ou a fiação sofrendo alguma interferência. Ontem de manhã soltei o cabo do sensor do óleo e afastei a fiação um pouco do bloco do motor e verifiquei uma presilha solta. Esta pode estar fazendo o cabo encostar em alguma parte da carroceria ou do motor com o funcionamento do mesmo. Depois de recolocá-lo, a luz acendeu depois de uns 15 minutos de funcionamento, ficou uns 40 min acesa e depois apagou. Hoje, não acendeu depois do funcionamento e rodei uns 550 Km do RN (Touros) até AL (Maragogi) e nada da luz acender. Quando chegar em SSA vou soltar esta fiação e verificr possíveis interferências dela com a carroceria ou com o motor, onde ela estiver passando.
Grande abraço!
Marcio, quando chegar em Salvador se quiser verificar em uma oficina va na Qualicar e procure Carlinhos Ex Ford indiana, talvez ele te ajude o Fone é o 71-34317826
MarcioBahia
12/10/2011, 02:15
Obrigado papa pelo contato do Carlinhos. Tô esperando ela acender de novo para levar para ele ver. Por enquanto, depois que eu mexi na fiação, não acendeu mais e a pressão continua boa. Me passe seu e-mail para mantermos contato. Abraço!
BRAVOECONOVEMBER
12/10/2011, 09:25
Acontece. A minha tá com algum problema de osmar ( "osmarcontato" ) no sensor de fechamento da porta do carona. Quando ando mais que uns 45 min nela, principalmente quando chove, vez que outra dá aviso de porta aberta, e dá uma piscada na luz interna. Quando a chuva é muita, notei que vez que outra acende a luz de check gage. Como ela não é mais nenhuma guriazinha (é 1999...) e dadas as condições de umidade, vou olhando e resolvo quando achar o problema. Com essa idade ela tá até no direito de aparecer alguma coisa assim.
Marcio meu e-mail é o sampapa@ig.com.br, espero que seu problema tenha se resolvido.
MarcioBahia
01/11/2011, 23:32
Pois é, pessoal... nada de acender mais. É o tal do problema de "osmar" que a css queria trocar minha bomba de óleo.
Papa, te mandarei um e-mail para fazermos contato.
MarcioBahia
08/01/2012, 01:24
Senhores,
Depois de mais um tempo do ocorrido, resolvi trocar mais uma vez a tal da cebolinha - comprada na MWM International original - por uma comprada na autorizada, pois notei uma diferença estética entre as duas peças. O mecânico e o balconista da MWM me afirmaram que o modelo da cebolinha que estava no meu carro não se faz mais, e que a nova trabalha com os mesmos padrões. Mas, tentei na investida de ser este o problema.
Após a troca, tudo como antes - a luz continuava acendendo. Então, deixei o carro na autorizada Indiana, daqui de Salvador, e expliquei o problema, minhas constatações e as ações tomadas por mim antes daquele momento. O técnico me explicou que iria então começar as verificações pelas conexões dos sensores na rede CAN e desta para o painel de instrumentos.
Deixei o carro o dia todo na Css e, à tarde, o carro estava pronto. Era um mau contato entre o chicote que trazia entre seus cabos o fio do sensor de óleo e o conector da rede CAN. Então, ele aproveitou, fez uma limpeza nos contatos diversos, reconectou-os de volta e fez os testes com o carro funcionando durante o dia.
Estou acompanhando, mas ao que parece foi isto mesmo, pois o funcionamento está correto como antes: liga o quadro, acende a luz (check do sistema); funciona o motor, acende por um ou dois segundos e apaga - como antes.
Gostei do atendimento e da sinceridade do profissional, pois estava esperando ser até algo mais grave no orçamento. Mas também é importante conversar com o técnico o que vc já fez antes e o que vc constatou do problema. Ajuda o entendimento do fato tanto por ele quanto por você.
PAULO CARECA
08/01/2012, 18:08
O que tambem causa este problema é o "rele inversor de sinal função presão de oleo para o painel de instrumentos"; No manual do proprietario lhe dirá qual é a posição que se encontra este rele.
Fabio Jon
15/06/2019, 22:00
Marcos boa noite, a minha tbm está assim, vou colocar uma manômetro para monitorar a pressão da bomba.
Três semanas atrás, a luz do óleo acendeu fracamente e logo depois ficou acesa, apagando e repetindo a situação após rodar com ela durante horas na cidade. Na primeira, parei o carro imediatamente, verifiquei o nível do óleo, vazamentos, verifiquei água e temperatura - tudo normal - e no dia seguinte fiz o mesmo processo, aproveitando o motor frio. A julgar pelo comportamento intermitente da luz, suspeitei do sensor. Levei-o no mecânico e medimos a pressão do óleo, onde apresentou pouco mais que 2 bar em baixa, motor quente, e pouco mais que 6 bar em 2000 rpm. Bomba de óleo boa, trocamos o sensor. Ao trocar o mesmo, comprado na autorizada International daqui de SSA, agora a luz estava acendendo direto, minutos depois do motor alcançar a temperatura, mesmo com o sensor desconectado (teste feito na oficina). Removido o sensor, fizemos uma limpeza e recolocamos apertando mais o mesmo e reconectando o fio. Rodei 3 horas na cidade em testes, parei e deixei-a parada funcionando por mais de 40 minutos e nada da luz acender. Dado o problema como resolvido, peguei a estrada. Após umas 3h de estrada, a luz acendeu de novo e assim ficou por umas 3 horas acesa, depois apagou e ficou apagada sem ser feito nada, apenas rodando na estrada em velocidades de 110-140 Km/h. Nas duas paradas, o comportamento foi o mesmo: apagada 3 horas, acendia por umas 3 horas e apagava de novo. Na última, no segundo dia de viagem, desliguei-a e liguei-a e a luz continuou acesa.
Gostaria de saber de vocês se já aconteceu algo com estes sensores ou com a parte de fiação / módulos eletrônicos, haja visto que a bomba de óleo está normal e rodei 1000 Km durante estas situações, após os testes na oficina (que rodei umas 3 horas em teste). E também traçar otras linhas de investigação.
Obrigado mais uma vez![/QUOTE]
gustavoantonouza
12/07/2019, 14:25
Minha ranger 4.0 v6 gasolina está marcando com o motor quente na lenta 1.5 a 2bar e 3.5bar a 2.000 rpm isso está correto?
Meneguitti
14/01/2020, 14:29
Acontece. A minha tá com algum problema de osmar ( "osmarcontato" ) no sensor de fechamento da porta do carona. Quando ando mais que uns 45 min nela, principalmente quando chove, vez que outra dá aviso de porta aberta, e dá uma piscada na luz interna. Quando a chuva é muita, notei que vez que outra acende a luz de check gage. Como ela não é mais nenhuma guriazinha (é 1999...) e dadas as condições de umidade, vou olhando e resolvo quando achar o problema. Com essa idade ela tá até no direito de aparecer alguma coisa assim.
Boa tarde. A minha também acende quando está chovendo, mas não fica acesa direto. Acende e apaga
Pessoal, a minha 2010 3.0, esta igual a todos os relatos que fizeram, ja tem alguma novidade?
Pessoal, a minha 2010 3.0, esta igual a todos os relatos que fizeram, ja tem alguma novidade?
Tive esse problema em outra ranger que tive, 2008, e era apenas mal contato na fiação que liga na cebolinha.
rreffatti
02/03/2022, 14:19
O que tambem causa este problema é o "rele inversor de sinal função presão de oleo para o painel de instrumentos"; No manual do proprietario lhe dirá qual é a posição que se encontra este rele.
esse relé existe mesmo? não achei informação nenhuma sobre ele.
A minha ranger também está com esse problema da luz do oleo, parece ser bem comum na Ranger. Todas até o modelo 2011 usam interruptor de óleo com circuito normal aberto e parece que da defeito, mesmo sendo gasolina ou diesel.
Ja mexi no painel da minha, ficou 2 semanas sem acender mas ja voltou a acender e piscar.
Alguem tem informação desse rele que o amigo citou?
Pedro Sylvestre
06/03/2022, 21:54
esse relé existe mesmo? não achei informação nenhuma sobre ele.
A minha ranger também está com esse problema da luz do oleo, parece ser bem comum na Ranger. Todas até o modelo 2011 usam interruptor de óleo com circuito normal aberto e parece que da defeito, mesmo sendo gasolina ou diesel.
Ja mexi no painel da minha, ficou 2 semanas sem acender mas ja voltou a acender e piscar.
Alguem tem informação desse rele que o amigo citou?
Amigo, tive um problema parecido no meu Troller 2007 (usa exatamente o mesmo motor das Ranger 3.0). O primeiro passo foi medir a pressão de óleo com um manômetro analógico pra ver se a luz estava piscando realmente por conta da perda de pressão. Ao ver que a pressão estava normal e constante, troquei a cebolinha por outra original MWM, não resolveu.
No final das contas, o problema era o conector da cebolinha (prece uma "botinha" preta). Ele estava meio frouxo e acabei trocando por um conector modelo olhal, aí ele vai parafusado no eixo da cebolinha e não encaixado como o conector original.
Seguem as fotos de como ficou:
578539
578540
rreffatti
08/03/2022, 10:23
Amigo, tive um problema parecido no meu Troller 2007 (usa exatamente o mesmo motor das Ranger 3.0). O primeiro passo foi medir a pressão de óleo com um manômetro analógico pra ver se a luz estava piscando realmente por conta da perda de pressão. Ao ver que a pressão estava normal e constante, troquei a cebolinha por outra original MWM, não resolveu.
No final das contas, o problema era o conector da cebolinha (prece uma "botinha" preta). Ele estava meio frouxo e acabei trocando por um conector modelo olhal, aí ele vai parafusado no eixo da cebolinha e não encaixado como o conector original.
Seguem as fotos de como ficou:
578539
578540
Opa, obrigado pelo retorno.
A minha é a gasolina, é um conector de plastico, estou pensando em substituir ele também, mas fico meio na duvida pois acredito mesmo que é no painel. Já que ficou um tmepo sem acender depois que mexi no painel.
Ja fiz todos os testes com manometro, até mesmo com uma lampada de teste ligada por fora do painel e não acusa perda de pressão.
Vou ver se faço a substituição do conector também.
obrigado pelo retorno