Ver Versão Completa : Duvida f-1000 x f-250
Francescolli
22/09/2011, 22:47
Bom primeiramente sou fã total de f-1000 tanto q tenho 2 uma modelo 1992/1992 com motor de d-229 de 90 cv segundo manual e outra q tirei 0km ano 1994/1994 TD-229 (turbo de fabrica) de 138 cv no documento. tenho algumas pergunta sobre a 94. Qual seria a pressão do turbo pois ela é toda original e veio sem marcador de pressão de turbo? Por esse modelo de f-1000 veio sem o marcador de pressão? qual seria a cilindrada exata desse motor (Creio q seje 3.9) E a princilpa q titula o topico. PQP ESSA MINHA CAMIONETE TEM UMA MONSTRA TURBINA COMPARADA COM A 250 OU SILVERADO ?(obs: a turbina da minha f-1000 é .60 por .42).
intaum está ae queria saber tmb se tem como aumentar a potencia.
att. francescolli !
marciomeurer
23/09/2011, 08:40
abri a bomba e meche na pressão da turbina... vai faze 5 com litro mais vai deixar muito boy de golf no chinelo... motor da milona do meu pai é esse ai mesmo... a minha ranger anda muito mais.... isso pq o plato e disco dele é zerado! (mais uma coisa plato e disco velhos que patinam tiram a potencia dela).
Francescolli
23/09/2011, 12:09
Bom saberai me dizer qual a pressão original dela ?? e até quanto posso aumentar .. eu tneho mecanica mas só mexo com turbo em carros a gasolina e nunca tive o intereçe de mexer em meus minhas camionetes .. ashuhuasauhsauhs sempre gostei dela original . mas agora mes passado comprei um brinquedinho Omega 3.6 v6 de 278 cv comecei a refletir de pqp naum mexer na camionetes ja q o omega é mais pra minha esposa .. mas vlw a dica !!
marciomeurer
23/09/2011, 12:15
a dele não marca a pressão da turbina... mais alguém do fórum pode dizer qual é a original... porem pelo ano acredito que não esteja original então terás de levar em alguém que meche com bomba injetora... 90% tem um aparelho que mede ou você pode colocar o relógio nela para marcar (acho muito chique o ponteiro subindo no 1113 da empresa tem e eu só troco de marcha quando chega no final do amarelo hahahahaha)
Tio Eddie
23/09/2011, 16:37
Vamos lá.....
Antes de mais nada, que tal umas fotos do cofre do motor? Dai fica fácil fácil de matar a charada se é turbo de fábrica ou turbinada por fora.
Outra coisa, o que diz no documento do veículo? A femil é 4x2 ?
Sendo turbo de fábrica a pressão de trabalho é em geral 0,8 bar indo até 1,2 bar.
Dá pra abir a BI (aumentar o débito) de 1/2 a 2 voltas, porém fumaceia mais e em geral gasta mais.
Antes de sair mexendo é bom se ter em mente que tipo de resultado se espera.
My 2 cents.
[]s
Francescolli
23/09/2011, 18:57
bom vou postar as imagens do cofre do motor. e do painel. Bom só pra esclarecer eu tirei essa f-1000 zero km zerinha zerinha . e ela era turbo e naum tinha marcador. e outra gostaria de saber se alguem me explicasse o aonde fica o parafuso para abrir a bomba pois naum vou levar em bombista. só levei a bomba e os bicos nas 2 vezes q abri o motor dela. kkkkk a premeira eu fiz troca de kits com 1milhão e pokos km e a segunda de retifca pra 0,25 com mais 900 mil na bagagem oje o motor dela ta com uns 350 mil rodados . gostaria de saer quanto posso abrir e em qual parafuso eu mexo e quantos cvs a mais eu tiro com cada volta q abrir. e a pergunta q ainda ngm me respondeu PQP A 250 A SILVERADA TEM UMA TURBININHA COMPRADA A DA F-1000 ? 313003313004http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.pnghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.pnghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png
robson010203
23/09/2011, 19:33
com relaçao as turbinas, é o seguinte: a da f250 é valvulada, ou seja tem uma valvula (wast gate) que controla a pressao, esta valvula se mantem fechada ate atingir a pressao de trabalho, uma vez atingida a pressao de trabalho ela se abre e libera os gases de escapamento por fora do rotor controlando assim a pressao. A da f1000 tem o caracol quente maior que o frio possibilitando assim controlar a pressao devido ao volume de gases de escape ser maior que o volume de ar que o lado frio e capaz de fornecer.
eu substitui a turbina da minha por uma Garret K16 (a mesma do mwn x10) ela nao da a mesma pressao que da no x10 mas melhora bastante o comportamento do 229 em baixas rotacoes.Este é o proposito das turbinas pequenas: fornecer pressao em baixas rotacoes sem restringir os gases de escape em altas rotaçoes por causa da valvula de alivio
Francescolli
23/09/2011, 19:36
vlw tirou minah duvida !! mas agora quero saber sobre abria a bomba !! como fazer e quanto fazer !!
Tio Eddie
23/09/2011, 22:36
Turbo de fábrica sem duvida alguma.
Agora, quanto a relação entre quanto abre e quantos cvs a mais dá não tenho a menor idéia.
Dá pra abrir de 1/2 a 2 voltas, mas eu iria de 1/2 em 1/2.
Se tua BI é original, olha ela que deve ter um parafuso com um lacre. Este é o parafuso do débito.
atenção: APERTA abre a BI (aumenta o débito)
AFROUXA fecha a BI (diminui o débito)
[]s
igominati
23/09/2011, 22:53
A respeito das cilindradas:
mwm 229 - 3.9
x10 - 4.1
sprint 6 cilindro 4.2
Imperador!
23/09/2011, 22:59
A respeito das cilindradas:
mwm 229 - 3.9
x10 - 4.1
sprint 6 cilindro 4.2
Correção X10 4.3
XAVIER S4T
24/09/2011, 09:33
abra um pouco o bico da bomba injetora...
Francescolli
24/09/2011, 12:29
vlw !! e pra aumentar a pressão do turbo só ein lugar q mexe com turbinas né ? ja comprei o manometro só falta tempo pra intala !! to atolado de serviço na minha oficina !! e alguem ai naum tein ideia de pqp ela veio sem o medirodr de pressao ?
Edintruder
24/09/2011, 13:38
Ao abrir mais o débito na BI, a pressão de trabalho naturalmente sobe. Como a tua turbina não tem válvula Waste Gate, não tem como mudar a pressão dela sem trocar a turbina. Só com o débito mesmo que vai aumentar mais.
A turbina menor f250 também justifica por ser um motor HSD, que precisa torque em baixa e manter um fluxo até rpms maios altas. Se colocar a turbina da tua F1000 numa F250, só terá força em alta, talvez até mais força que a turbina original da f250, mas a faixa de torque será drasticamente alterada para uma faixa de rpm mais alta. Como o 229 é LSD, ele naturalmente tem faixa de torque mais baixa, então a turbina dá um "plus" na potência máxima do motor.
Costalonga
24/09/2011, 14:04
Põe "plus" nisso.
A F-1000 1994 3.9 que agente tinha quando tuchava o pé só via o ponteiro da Turbina fazer bunito e o que tivesse na frente ela ia empurrando.
O unico ruim é que ela era 4x2, ai agente ficava em um cado de lugar!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
dalmolin
24/09/2011, 18:26
Se colocar a turbina da tua F1000 numa F250, só terá força em alta, talvez até mais força que a turbina original da f250, mas a faixa de torque será drasticamente alterada para uma faixa de rpm mais alta.ele nao vai fazer isso neh , mas se fosse eu acho que nao ia funcionar. Apesar de ser umas carcaças grandes do turbo da F1000 , os rotores dentro que eh o que interessa nao sao dos maiores. Pra montar o turbo da F250 , eu usei uma carcaça .63 da D20 S4t , porem pra entrar o caracol quente de 64mm nela foi necessario um verdadeiro rombo feito no torno.
Com certeza o volume de injeçao de diesel da F1000 com esse turbo eh inferior a da F250 , entao vc colocando esse turbo na 250 , e ela injetando mais diesel e mais RPM , eh bem provavel que vc va quebrar ele com excesso de pressao.
Perambulante
24/09/2011, 18:51
Edintruder, posso abusar do seu conhecimento e perguntar se dá para levantar a suspensão da f250 4x2, e se sim, como? obrigado.
Ao abrir mais o débito na BI, a pressão de trabalho naturalmente sobe. Como a tua turbina não tem válvula Waste Gate, não tem como mudar a pressão dela sem trocar a turbina. Só com o débito mesmo que vai aumentar mais.
A turbina menor f250 também justifica por ser um motor HSD, que precisa torque em baixa e manter um fluxo até rpms maios altas. Se colocar a turbina da tua F1000 numa F250, só terá força em alta, talvez até mais força que a turbina original da f250, mas a faixa de torque será drasticamente alterada para uma faixa de rpm mais alta. Como o 229 é LSD, ele naturalmente tem faixa de torque mais baixa, então a turbina dá um "plus" na potência máxima do motor.
Francescolli
24/09/2011, 19:32
intaum consequentemente se eu abrir a bomba a pressão sobe ?? e até quanto cvs eu tiro mais do original ?? alguem tein um modelo de manometro pra min coloca pqp to comprando pela net ai alguem me passa um modelo e o local pra por !!
Francescolli
24/09/2011, 19:35
ahh a minha é 4x2 naum sei se meu velocimetro marca certo mas ta batendo os 180 la brincando !! com uns 3000 e poucos giro !!
4x2 eu me atraco ein cada buraco com ela e saio !! direrencial auto blocante. patino uma ela passa a força pra outra sei la como funfa . mas quando vejo q naum passo acorento os pneus trazeiros e vai imbora !! e a informação no documento de 138 cv procede ??
dalmolin
24/09/2011, 20:19
naum sei se meu velocimetro marca certo mas ta batendo os 180 la brincando !! com uns 3000 e poucos giro !!
F1000 + 138cv + 180 brincando = :karate: ahahaa velocimetro neh jovem!
Ps : abreviaçao de porque , usa só pq . PQP eh abreviaçao de puta que pariu :pipoca:
Francescolli
24/09/2011, 20:26
F1000 + 138cv + 180 brincando = :karate: ahahaa velocimetro neh jovem!
Ps : abreviaçao de porque , usa só pq . PQP eh abreviaçao de puta que pariu :pipoca:
Descida mlk !! mas confere o giro com a velocidade ??
dalmolin
24/09/2011, 20:46
Descida mlk !! mas confere o giro com a velocidade ??poe ae a medida dos pneus , a relaçao do diferencial , e a 5ª dela deve ser 1:1.
tem uma formula num site pra saber certo quanto da.
Francescolli
24/09/2011, 20:58
i mlk to dentro di casa agora e nem lembro mas axu q é 335/70 R16 diferencial 17/49 i a quinta lol nunca abri a caixa dela só troquei o oleo!
alguem sabe aonde ue encontro diferencial forjado ?? e i valor mais ou menos ?
dalmolin
24/09/2011, 21:16
i mlk to dentro di casa agora e nem lembro mas axu q é 335/70 R16 diferencial 17/49 i a quinta lol nunca abri a caixa dela só troquei o oleo!
f1000 eh roda 15 , entao eh 235/70 15 , diferencial 2.88 , 5ª 1:1.
a 3.013 rpm da 140kmh , 3.443 = 160 , 3.874= 180 , 4.304 = 200 :shock:
Francescolli
24/09/2011, 21:29
roda 15 lol tenho 2 e as duas sairao com rodas 16 !! lol e essa sua conta ta errada !!
dalmolin
24/09/2011, 22:32
roda 15 lol tenho 2 e as duas sairao com rodas 16 !! lol e essa sua conta ta errada !!poe um intercooler nela entao, um toquinho de leve na bomba que com os 335/70 16 , vai dar 180 morro acima com folga.
flo
Edintruder
24/09/2011, 23:53
Edintruder, posso abusar do seu conhecimento e perguntar se dá para levantar a suspensão da f250 4x2, e se sim, como? obrigado.
Para a 4x2 é mais fácil colocar um Body lift do que mexer na suspensão, pois com balanças tem que fazer suportes novos e alongadores para os pivôs superiores. Ou compra um kit gringo ou faz body lift.
Para a 4x4 é mais fácil mexer nos jumelos e suportes de molas.
Francescolli
25/09/2011, 08:48
okz tava pesando nusso quando tava lendo um otro topico !!
Perambulante
25/09/2011, 12:04
onde achar este kit gringo?
Para a 4x2 é mais fácil colocar um Body lift do que mexer na suspensão, pois com balanças tem que fazer suportes novos e alongadores para os pivôs superiores. Ou compra um kit gringo ou faz body lift.
Para a 4x4 é mais fácil mexer nos jumelos e suportes de molas.
PauloLimited
26/09/2011, 00:24
poe um intercooler nela entao, um toquinho de leve na bomba que com os 335/70 16 , vai dar 180 morro acima com folga.
flo
eueueueueue:cool::cool::torcendo::torcendo:
Francescolli
26/09/2011, 12:09
alguem sabe pqp minha f-1000 veio sem o marcador de turbo original akele no painel ?? ela é turbo de frabica !!
opala66joao@hotmail.com
29/09/2011, 16:50
Amigo,já que tu é fã de f-1000,seja bem vindo,mais um ao clube de pickups ford! FORD DE VERDADE :concordo:
O meu motor é igual ao teu,porem como foi adaptado o turbo a turbina é atras e não na frente,eu fiz umas mudanças que ficaram foda demais,acabei arrumando até confusão por aí(aqui na região daonde eu moro),subiu a cavalaria e despencou a andar e gastar tbm,ai ninguem acreditava...
O que fiz é assim,intercooler da f-250 6 cilindros(é proporcional a 200hp),turbina com wast-gate,garrett ou master-power modelo igual dos X-10,bomba injetora reguladas com os novos bicos de maior vazão (caro pra caraio) e o kit do kiko lda,uma nova regulagem de valvulas e o diferencial das f-1000 turbo original,lembrando que meu cambio é o primeira pra frente onde a quinta-marcha é DRIVE... Não recomendo pois quebra fácil.
É uma receita simples ao ponto de vista de algum,o valor de tudo isso depende daonde vai fazer o serviço e de como quer as peças,ex: nova ou usada! Mas é uma preparação que me agradou,agora to morando em cidade com transito pesado,então mandei baixar a regulagem de bomba e pressão da turbina original,está dando 1,2bar no maximo e velocidade de viagens 140km/h consumo 6a7 na cidade de 11 na estrada(claro que não aos 140 por hora) ...
Quando mexida a pressão tava com 1,9bar,em baixa subia depressa a valvula(wastgate) tava no limite de trabalho,mais perdia até a serventia,dava gosto de ver a pressão subindo... A respeito do bico,já li que a pressão dele original de vazão é algo de 265... vc pode regular até 285 295 é uma opção para não cair nesses bicos importados que são muito,mas muito mais caro.. Lembrando que essa releitura da vazão ainda pelo que saiba não foi feita,e os bicos importados apesar de serem caros,tem bastante gente usando!...
O marcador tá tua,se for pegar um painel que já vem de fabrica,tem até por 270,300 conto... ou pode por um marcador externo, 80 conto. :concordo:
Francescolli
29/09/2011, 20:49
kkkkkk outro q tirou a milona zero km !! kkkkk mas vlw !! to satisfeito com as respostas !! só axo estranho !! minha milona naum faz fumaça nenhuma depois de quente !! com fotor frio faz fumaça branca e quente naum faz 1 pingo de fumaça ! mas nas descidas da os 180 brincando !! tanto q estreguei o velocimetro algumas vezes segundo o reparador por causa de andar d + !! imagina a cara do meu pai !! ele adora camionetes e teim uma milona tmb !! só q a dele é toda original !! rodas , motor ,tudo tudo !! da um barulinho estranho ele ta la procurando !! e a dele faz um poko de fumaça !! e minha naum faz pora de fumaça nenhuma !! e a dele é mesmo modeo da minha só é 95 turbo de fabrica !! regulagem de bomba original q nem a minha ! estranho !
mas vlw !
opala66joao@hotmail.com
29/09/2011, 21:02
Hehehe... F-1000 é lenda viva. :dance:
Ontem passei o dia atras de "mils" pra meu amigo comprar,ajudei a puxar um motor HSD novo para um cofre de XL 1997... e a noite juntamos tres f-1000 pra um passeio noturno!... topppp :violao:
Francescolli
29/09/2011, 21:31
kkkk ai é filé !! pena q meus amigos só curtem camionete pra bota um som e faze fara !! eu tenho 2 18 ein cima mas poko uso !! e curto o off road !! e eles so saverinho raspando no chao !! e a respeito da fumaça me falem se isso é normal !!
Walter L. L. Casitta
30/09/2011, 08:03
:putz::putz::putz::putz:
Walter L. L. Casitta
30/09/2011, 08:04
:putz::putz::putz::putz: Isso aqui ta que nem Orkut...
Francescolli
30/09/2011, 12:20
ahsuhusahuashuasashuhasuhas
opala66joao@hotmail.com
30/09/2011, 15:15
A fumaça pode ser diversos fatores... Já vi f-1000 sem o LDA fumaceando demais,outras normal... Bomba injetora desrregulada,fumaceando,pingando diesel. Meu pai tem um parente que tem uma 86 turbo adaptado,não solta uma fumaça só ao dar partida ou na primeira acelerada o resto nao solta um pingo... vai entender. A minha coma bomba aberta como tá agora,fumaceia na saida só,depois pode soltar o pé q nao sai fumaça... Lá no manual já vi algo sobre a fumaça,inclusive a coloração oq significa e que problema pode ser. :concordo:
Perambulante
30/09/2011, 17:31
Vi num tópico uma fórmula para lavar a picape por baixo. Alguém sabe que tópico é este, pois não me lembro mais?
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