Ver Versão Completa : Luz de Motor, e 4x4 piscando e luz de ABS
MATEUSTURCI
22/09/2011, 13:16
Olá pessoal, sou membro novo do site e é a primeira vez que tenho um carro a Diesel e 4x4, sou meio leigo no assunto.
Comprei uma L200 2007, e ja gastei um bom dinheiro em suspensão e correias, pegando o carro no mecânico achei que estava livre de gastos. Sendo assim peguei a estrada e após rodar +ou- 30km com o carro a 120Km/h o carro acendeu a luz de indicação do motor, vi aqui em outros postes que pode ser Intercooler sujo ou turbina carbonizada, será que é isso mesmo?
E outra coisa foi que peguei o carro e acionei o 4x4 a luz do 4x4 ficou piscando, me falaram que isso não é normal que ela deveria fica acesa e não piscando seria isso mesmo? E logo apos andar 20minutos com o 4x4 ligado acendeu a luz do ABS também. Desliguei o 4x4 e o carro, e as luzes se apagaram. Sera que alguém poderia me ajudar com esses problemas? Pois só para o orçamento na concessionaria me pediram R$300,00. Não estou podendo gastar isso agora não. Obrigado a todos!!
Carlos A. C. Azevedo
22/09/2011, 16:33
Olá pessoal, sou membro novo do site e é a primeira vez que tenho um carro a Diesel e 4x4, sou meio leigo no assunto.
Comprei uma L200 2007, e ja gastei um bom dinheiro em suspensão e correias, pegando o carro no mecânico achei que estava livre de gastos. Sendo assim peguei a estrada e após rodar +ou- 30km com o carro a 120Km/h o carro acendeu a luz de indicação do motor, vi aqui em outros postes que pode ser Intercooler sujo ou turbina carbonizada, será que é isso mesmo?
E outra coisa foi que peguei o carro e acionei o 4x4 a luz do 4x4 ficou piscando, me falaram que isso não é normal que ela deveria fica acesa e não piscando seria isso mesmo? E logo apos andar 20minutos com o 4x4 ligado acendeu a luz do ABS também. Desliguei o 4x4 e o carro, e as luzes se apagaram. Sera que alguém poderia me ajudar com esses problemas? Pois só para o orçamento na concessionaria me pediram R$300,00. Não estou podendo gastar isso agora não. Obrigado a todos!!
Pra luz do motor é só desligar e esperar uns 3 minutos e ligar novamente e ela vai apagar, ai se tu andar mais uns 10 minutos na mesma velocidade ela vai acender.. a sua fica assobiando muito em marcha lenta?
Pra isso, é só regular a haste da valvula que fica em cima da turbina.
Pra luz da tração e ABS é só trocar ou limpar os contatos da solenoide que aciona a tração dianteira..
MATEUSTURCI
22/09/2011, 19:34
Pra luz do motor é só desligar e esperar uns 3 minutos e ligar novamente e ela vai apagar, ai se tu andar mais uns 10 minutos na mesma velocidade ela vai acender.. a sua fica assobiando muito em marcha lenta?
Pra isso, é só regular a haste da valvula que fica em cima da turbina.
Pra luz da tração e ABS é só trocar ou limpar os contatos da solenoide que aciona a tração dianteira..
Primeiramente Obrigado Carlos pela ajuda!
Isso se eu parar e desligar o carro a luz do motor se apaga mesmo, e se eu voltar a rodar ela volta a acender depois de alguns minutos, o que faco para parar isso?Não seria sujeira no inter cooler ou na turbina? Ela assobia um pouco sim em marcha lenta mas me parece normal, nada de exagerado. Quanto a luz da tracao levarei em meu mecanico para que ele limpe os contatos da solenoide.
Obrigado!!
Carlos A. C. Azevedo
22/09/2011, 20:21
Primeiramente Obrigado Carlos pela ajuda!
Isso se eu parar e desligar o carro a luz do motor se apaga mesmo, e se eu voltar a rodar ela volta a acender depois de alguns minutos, o que faco para parar isso?Não seria sujeira no inter cooler ou na turbina? Ela assobia um pouco sim em marcha lenta mas me parece normal, nada de exagerado. Quanto a luz da tracao levarei em meu mecanico para que ele limpe os contatos da solenoide.
Obrigado!!
Pode ser sim essa sujeira, mas o mais facil de fazer é voltar um pouco mais essa regulagem da turbina, é só regular até não fazer mais nenhum assobio dela em marcha lenta, ai pode andar até 3000 que ela num acende mais, a minha estava assim mesmo, assobiando em baixa, peguei a estrada coloquei 110 e acendeu a luz :parede::parede::parede: cheguei em casa voltei a regulagem e ficou só filé pra andar até 3000 rpm..
Sobre a solenoide, não esquenta, ela pisca assim mesmo, mas ela engata tudo normal, sem problemas... mas como é chato, é só procurar na roda direita em baixo da turbina. se não resolver bem, é só trocando, mas parece que é 500 conto. só não sei se ainda é esse preço..
:concordo:
Pedro Henrique Neves
25/09/2011, 12:03
A solenoide do 4x4 eu troquei e pouco tempo depois vltou a acender. Isso porque eu coloquei original, foi ai que um amigo meu eletricista aqui em Recife falou pra eu compra uma solenoid de 3 nao sei oque que vai fazer o mesmo efeito. Gastei 50 reais comprando a tal solenoide e esta funcionando perfeitamente. Melhor do que os 700 das 2 solenoides da consessionaria, e que dao defeito com pouco tempo.
Recomendo vc fazer o mesmo porque nao adianta ta comprando essas peças original, pois dao defeito rapido. Troquei 2x ja. :cool:
Costalonga
25/09/2011, 12:10
Tenta saber ao certo o nome do solenoide e fala pra gente.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Pedro Henrique Neves
25/09/2011, 12:18
Com certeza! Se eu n me engano, e de gol! Vou tirar uma foto dela.
MATEUSTURCI
25/09/2011, 19:05
Eu não achei essa tal solenoide, como ela é? Essa do gol serve perfeitamente? Obrigado!
Carlos A. C. Azevedo
25/09/2011, 19:15
Porra solenoide do gol?? TEM GOL 4X4 POR AQUI?? HAAHUSUUAHSHUASHUASHUSAHAS ei Pedro tem certeza que é de gol, ou esse é o nome dela??
Pedro Henrique Neves
25/09/2011, 22:01
rapaz, eu n comprei como de gol não, mas meu amigo disse que ela é igual ao do gol kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
esta funcionando 100%, e até que a bixinha é bonitinha! vou procurar aqui a solenoide pra postar aqui...
eauheauiheuhe é até engraçado, mas que é bem melhor que as originais, é! principalmente pelo custo kkkk
Pedro Henrique Neves
25/09/2011, 22:05
achei a solenoide aqui... comprei como SOLENOIDE DE 3 VIAS, que inclusive achei um site que vende ela.
a minha é idêntica a essa daqui:
http://montanabauru.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/800x800/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/0/1/01002_1.jpg
que tem pra vender nesse site aqui:
Válvula Solenoide 3 Vias Flex (http://montanabauru.com.br/index.php/valvula-solenoide-3-vias-flex.html)
nunca comprei nesse site, só achei ele na internet. Pois bem, é essa bixinha ai que esta fazendo o trabalho da original(troquei somente 1), e até agora esta funcionando 100%, engata e desengata o 4x4 tranquilíssimo. Se quebrar denovo, com certeza comprarei outra dessa!!
espero que aproveitem minha dica. testada e aprovada.
abraços!!
Costalonga
25/09/2011, 22:40
Se for do Gol mesmo pode até comprar Original na VW que é praticamente o mesmo preço das outras.
Pelo menos peça pra carro pé de boi é barata na VW.
Vou anotar aqui essa valvula, no dia que der problema já sei onde recorrer.
Abraços e obrigado pela dica Pedro.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
26/09/2011, 11:17
Será que essa peça controla a passagem do tanque de gasolina pra ajudar na partida a frio no flex?? Muito bom isso ai, mas como foi que tu acertou as posições das mangueiras?
MATEUSTURCI
26/09/2011, 16:27
Pode ser sim essa sujeira, mas o mais facil de fazer é voltar um pouco mais essa regulagem da turbina, é só regular até não fazer mais nenhum assobio dela em marcha lenta, ai pode andar até 3000 que ela num acende mais, a minha estava assim mesmo, assobiando em baixa, peguei a estrada coloquei 110 e acendeu a luz :parede::parede::parede: cheguei em casa voltei a regulagem e ficou só filé pra andar até 3000 rpm..
Sobre a solenoide, não esquenta, ela pisca assim mesmo, mas ela engata tudo normal, sem problemas... mas como é chato, é só procurar na roda direita em baixo da turbina. se não resolver bem, é só trocando, mas parece que é 500 conto. só não sei se ainda é esse preço..
Carlos Obrigado pela dica, levei em meu mecânico e ele falou que era regulagem da turbina mesmo, espero que seja isso. Mas uma duvida voce falou que pode andar a 3000 giros sem problemas, mas sera que caso eu passe de 3000 giros essa luz do motor volta a acender? A minha camionete não passa de 120..130 seria normal? Ou sera que agora que mexeu na turbina isso melhora?
Quanto a solenoide ele falou que esta quebrada mesmo, acho que vou seguir a dica do Pedro Henrique e testar essa solenoide.
Obrigado a todos!
Carlos A. C. Azevedo
26/09/2011, 19:59
Carlos Obrigado pela dica, levei em meu mecânico e ele falou que era regulagem da turbina mesmo, espero que seja isso. Mas uma duvida voce falou que pode andar a 3000 giros sem problemas, mas sera que caso eu passe de 3000 giros essa luz do motor volta a acender? A minha camionete não passa de 120..130 seria normal? Ou sera que agora que mexeu na turbina isso melhora?
Quanto a solenoide ele falou que esta quebrada mesmo, acho que vou seguir a dica do Pedro Henrique e testar essa solenoide.
Obrigado a todos!
Olha ai, por que pelos testes que eu fiz:shock:, andei analisando:shock::shock::shock: e funciona mais ou menos assim:
1: turbina assobiando em marcha lenta, excelente de andar na cidade, onde a velocidade não passe de 100 km/h.
Depois disso, como a turbina já comprimiu tudo em baixa rotação até os 2500~~2750 rpm ela começa a atrapalhar o motor desenvolver, ai o que ela causa, o carro fica um lixo em alta rotação e a luz acende quando pisa bem...
2: turbina não assobia em marcha lenta, fica ruim de andar na cidade por que ela fica fraca até os 1500 rpm, de outro lado fica muito boa de andar na estrada por que a turbina já está acompanhando o giro mais alto do motor, ou seja, ao inves de ela dá ( :shock::shock::shock:) tudo até os 2500 rpm, ela passar a dar :shock::shock::shock: tudo a mais de 3000 rpm, com isso a luz pára de acender por que nessa situação a turbina ajuda o motor e não atrapalha. pode perceber que quando a luz acende, ela quase que perde o comando do acelerador, isso é pra não tentar moer os dois, principalmente a turbina por está fazendo força desnecessaria em alta rotação.
Ai, eu tava tentando achar um meio termo que ela não atrapalhe o motor até as 3000 rpm, e que não fique muito fraca em baixa, mas sempre puxa pra um dos lados, mas um dia eu chego lá:cool::cool::cool:
Espero que tenha entedido pelo menos alguma coisa dessa explicação tosca ai hehe
MATEUSTURCI
26/09/2011, 21:48
Olha ai, por que pelos testes que eu fiz:shock:, andei analisando:shock::shock::shock: e funciona mais ou menos assim:
1: turbina assobiando em marcha lenta, excelente de andar na cidade, onde a velocidade não passe de 100 km/h.
Depois disso, como a turbina já comprimiu tudo em baixa rotação até os 2500~~2750 rpm ela começa a atrapalhar o motor desenvolver, ai o que ela causa, o carro fica um lixo em alta rotação e a luz acende quando pisa bem...
2: turbina não assobia em marcha lenta, fica ruim de andar na cidade por que ela fica fraca até os 1500 rpm, de outro lado fica muito boa de andar na estrada por que a turbina já está acompanhando o giro mais alto do motor, ou seja, ao inves de ela dá ( :shock::shock::shock:) tudo até os 2500 rpm, ela passar a dar :shock::shock::shock: tudo a mais de 3000 rpm, com isso a luz pára de acender por que nessa situação a turbina ajuda o motor e não atrapalha. pode perceber que quando a luz acende, ela quase que perde o comando do acelerador, isso é pra não tentar moer os dois, principalmente a turbina por está fazendo força desnecessaria em alta rotação.
Ai, eu tava tentando achar um meio termo que ela não atrapalhe o motor até as 3000 rpm, e que não fique muito fraca em baixa, mas sempre puxa pra um dos lados, mas um dia eu chego lá:cool::cool::cool:
Espero que tenha entedido pelo menos alguma coisa dessa explicação tosca ai hehe
Hahahaha Show de bola, acredito que seja isso mesmo!!! Agora vou pegar uma estrada para testar! A sua chega a 120..130, tranquilo? Que a minha sofre um pouco viu, vamos ver se agora melhora! Valeu!!!:cool:
euclidesneto
27/09/2011, 16:46
120, 130 tranquilo? A minha chega em 140 fácil. A sua é hpe?
MATEUSTURCI
27/09/2011, 16:55
120, 130 tranquilo? A minha chega em 140 fácil. A sua é hpe?
Isso a minha é HPE sim, por isso que acho que tem algo estranho na minha mesmo, vou ver agora que mexeu na turbina dela como vai ficar, se passa de 130...Valeu!
Pedro Henrique Neves
28/09/2011, 09:51
se não tirou zero km, verifique se o HPE ta no lugar :P
algumas vezes o HPE da defeito e simplesmente o antigo dono tira ele, e vende o carro. a sua pelo visto esta com desempenho de GLS com 121cv.
MATEUSTURCI
28/09/2011, 10:21
se não tirou zero km, verifique se o HPE ta no lugar :P
algumas vezes o HPE da defeito e simplesmente o antigo dono tira ele, e vende o carro. a sua pelo visto esta com desempenho de GLS com 121cv.
Olá Pedro como faço para conferir se ela esta com o HPE?? Sera que apenas no mecanico mesmo? Ou eu mesmo consigo ver isso? Obrigado!
Pedro Henrique Neves
28/09/2011, 10:33
em casa você consegue ver. ele fica embaixo do porta-luvas, uma caixa preta com 1 conector. tem um acabamento preto preso por presilhas por baixo do porta-luvas, com uma lanterna, acho que você consegue ver ele afastando o acabamento.
é idêntico a esse aqui:
http://images.quebarato.com.br/T440x/modulo+hpe+mitsubishi+l200+mecanica+novo+rio+de+ja neiro+rj+brasil__1D31D5_1.jpg
MATEUSTURCI
28/09/2011, 11:27
Valeu Pedro vou procurar no carro, espero que esteja la, to torcendo!!hahaha Valeu abraços!
Pedro Henrique Neves
28/09/2011, 15:15
quando tiver a resposta, não esqueça de avisar :concordo:
MATEUSTURCI
28/09/2011, 16:58
Po dexa, so pegarei ela amanha! E quanto a alarme, voces sabem o qual serve perfeitamente? Sera que o positron serve? Valeu!
MATEUSTURCI
30/09/2011, 12:52
Fale pessoal, tudo bem? Olhei ontem em meu carro e graças a Deus essa peça(HPE) estava la, agora so não sei se esta funcionando, ou se é regulagem no motor mesmo...vou testar ela amanha na estrada para ver, como se sai..depois falo pra voces!! Bom Final de Semana a todos!
Pablo RR
30/09/2011, 18:28
Bom, tentando ajudar, Se o problema for no modulo HPE e o carro estiver com a mesma potencia da L200 sport GLS Seu carro deve passar dos 150km/h no painel sem muitas dificuldades.
Digo isso porque temos uma L200 Sport GLS 121cv 2006 com capota de fibra alta e a bixinha nunca negou passar dos 150km/h ao se cutucar o acelerador.
Rodei nesse carro dos 0km até os 80.000km, muito deles viajando. Sempre viajava a 130km/h pq ela consegue manter esse ritmo mesmo em subidas e vejo que fica num patamar de consumo aceitável (8,2 ~9km/l). Meu pai está rodando com ela até agora (150.000km) e ele usa principalmente pra viajar, ele faz médias de 10,5-11,5km/l nela (rodando entre 90~100km/h).
MATEUSTURCI
02/10/2011, 11:34
Pois é Pablo, mas estou achando que é problema na turbina mesmo, pois ontem fiz uma viagem curta de 50km apenas e a luz no painel voltou a acender, logo desliguei o carro e rapidamente ela voltou a acender...Infelizmente terei que leva-la na concessionária. Vamos ver o quanto vai sair a brincadeira agora... Bom Final de semana a todos!
Carlos A. C. Azevedo
02/10/2011, 11:53
Pois é Pablo, mas estou achando que é problema na turbina mesmo, pois ontem fiz uma viagem curta de 50km apenas e a luz no painel voltou a acender, logo desliguei o carro e rapidamente ela voltou a acender...Infelizmente terei que leva-la na concessionária. Vamos ver o quanto vai sair a brincadeira agora... Bom Final de semana a todos!
Calma, a luz acendeu com quantos rpm? vou tentar tirar uma foto aqui de como é que ficou a regulagem mais ou menos da valvula e tu ve se ela ta parecida com isso..
E teve também o paulo, que a luz também acendia e o problema era o sensor da turbina que fica preso no intercooler..
MATEUSTURCI
02/10/2011, 15:57
Calma, a luz acendeu com quantos rpm? vou tentar tirar uma foto aqui de como é que ficou a regulagem mais ou menos da valvula e tu ve se ela ta parecida com isso..
E teve também o paulo, que a luz também acendia e o problema era o sensor da turbina que fica preso no intercooler..
Então Carlos, estava na estrada andando com ela na média de 3000 RPM a 110...120Km, rodei apenas ums 30km e logo que entrei na cidade que acendeu a luz. Depois desliguei o carro, ela ficou parada um bom tempo, mas logo que comecei a andar com o carro ela voltou a acender mesmo na cidade..o que acho estranho que ela não está andando muito como havia comentado com voces..130Km ela chega sofrendo um pouco...E o consumo esta de 6,6..7,5 na cidade é normal? Ou esta bebendo bem?
Obrigado a todos pelas dicas, pois sou novato tanto no site como com o carro!!
Bom FInal de semana!
euclidesneto
02/10/2011, 17:45
O consumo, acho que está normal; mas em termos de final ela está muito fraca.
Como fazer a conexao eletrica? O solenoide Mitsubishi tem dois conectores eletricos e cada um deles tem dois contatos.
Este da foto so tem dois contatos.
Quanto aos Tubos, ta facil sao tres nas duas solenoides. Dificil sera descobrir qual tubo vai em qual conector.
Alguma dica?
nilson gomes
27/06/2012, 17:28
A solenoide do 4x4 eu troquei e pouco tempo depois vltou a acender. Isso porque eu coloquei original, foi ai que um amigo meu eletricista aqui em Recife falou pra eu compra uma solenoid de 3 nao sei oque que vai fazer o mesmo efeito. Gastei 50 reais comprando a tal solenoide e esta funcionando perfeitamente. Melhor do que os 700 das 2 solenoides da consessionaria, e que dao defeito com pouco tempo.
Recomendo vc fazer o mesmo porque nao adianta ta comprando essas peças original, pois dao defeito rapido. Troquei 2x ja. :cool:
Pedro, pode me dizer de onde posso encomendar essa válvula? Minha L200 começou a, vez por outra, perder potência durante a viagem e, tenho que parar um tempo e depois continuar até dar o defeito novamente. Isso tem me incomodado pois, até hoje ela nunca havia apresentado nada e não sei andar na baixa. O pessoal da MIT aqui disseram que não vende ela sem a turbina. Pode me ajudar? (L200 Sport 04/05 - AT)
Carlos A. C. Azevedo
28/06/2012, 18:18
Pedro, pode me dizer de onde posso encomendar essa válvula? Minha L200 começou a, vez por outra, perder potência durante a viagem e, tenho que parar um tempo e depois continuar até dar o defeito novamente. Isso tem me incomodado pois, até hoje ela nunca havia apresentado nada e não sei andar na baixa. O pessoal da MIT aqui disseram que não vende ela sem a turbina. Pode me ajudar? (L200 Sport 04/05 - AT)
Nilson, essa solenoide é pra engatar a roda livre dianteira, só tem a ver com a tração, pro motor perdendo potencia tem que ver outras coisas, turbina suja, desregulada, filtro de combustivel, ar.. Ela acende a luz da injeção?
PauloLimited
28/06/2012, 18:28
Vc já passou o scanner na L200 ? Pra ver o que está acusando.
Isso ai está com cara de ser turbina, pela forma que vc falo que acontece.
Moipessoa
28/06/2012, 19:45
estou com o mesmo problema do amigo, so que ja passei scanner em umas 3 oficinas e nada de encontrar de onde está vindo o sinal que está deixando a luz da injeção acesa. vou agora na mit pra eles passarem o scanner.
obs.: o carro está andando normal, sem perda de potência.
PauloLimited
29/06/2012, 01:18
estou com o mesmo problema do amigo, so que ja passei scanner em umas 3 oficinas e nada de encontrar de onde está vindo o sinal que está deixando a luz da injeção acesa. vou agora na mit pra eles passarem o scanner.
obs.: o carro está andando normal, sem perda de potência.
Já rodo uns 500km seguidos pra ver se tem ou não a perda de potência ?
Moipessoa
29/06/2012, 10:10
Já rodo uns 500km seguidos pra ver se tem ou não a perda de potência ?
sim.
está andando normal.
PauloLimited
29/06/2012, 10:21
sim.
está andando normal.
Mesmo se vc continuar andando com a Luz acessa num da perda de potência ?
Anderson07
29/06/2012, 11:35
Vamos lá amigos,vou tentar ajuda-los
Primeiramente vamos fazer o seguinte, vocês precisam conferir as mangueiras,conexões das válvulas e solenoides. conferido isso você vai parti para o testar da válvula egr, tu vai funcionar o carro e vai deixa ela aquecer ate o painel chegar no meio
ai você vai segurar a acelaração em 3000 rpm e da uma chapada de pé, e pedir para alguém conferir a válvula ver se ela esta acionando normalmente.
3 passo conferir a geometria variável da turbina, a caixa quente, com muito cuidado voce ira manda fazer a limpeza, pois ela pode esta muito carbonizada e assim as aletas podem travar.
Vamos lá, vou lhe dar uma explicação obvia para sua luz da injeção estar acendendo, salvo engano so codigos devem aparecer é o 12,49 que são relacionados a turbina.
o que acontece, nessas caminhonetes l200 a medição feita pela injeção não por kg e sim por porcentagem, esses nossos carros eles dão pico de 1,4k e estabiliza em 1,2 ou 1,3, não vou lhe dar total certeza disso pois a minha ela ta com uma turbina maior e com mais pressao, mas segundo um amigo meu mecânico a diesel ele me relatou essa pressão.
o que ocorre, na tampa do cabeçote temos uns solenoides uma que tem o conector marrom e outra conector preto, essas são responsaveis pela leitura da proporção da turbina, uma é pra ler na baixa e outra na alta. casso ocorra alguma variação muito brusca e ou não receba a informação que ele espera ele manda um sinal de alerta na eco (injeção) acende a luz.
fazendo todos esses testes, e não resolvendo, confira as mangueiras do sistema turbina, intercooler e admissão, e para saber se a turbina esta ok você vai segurar o carro a 3000rpm e cravar o pé, ou acelerar gradativamente e depois chapar o pé, ela vai ter que te resultar o seguinte, ate certo giro ela vai subir normal, depois terá que dar um solanco na rotação(tipo ela esta a 3,200rpm e você ira perceber que ele deverá subir rapidamente o giro ate o máximo, ou próximo do máximo), isso ocorre porque quando a turbina da carga total ela empurra o motor.
Abraços a todos
qualquer dúvida estarei a disposição
Moipessoa
29/06/2012, 11:46
Primeiramente vamos fazer o seguinte, vocês precisam conferir as mangueiras,conexões das válvulas e solenoides. conferido isso você vai parti para o testar da válvula egr, tu vai funcionar o carro e vai deixa ela aquecer ate o painel chegar no meio
ai você vai segurar a acelaração em 3000 rpm e da uma chapada de pé, e pedir para alguém conferir a válvula ver se ela esta acionando normalmente.
3 passo conferir a geometria variável da turbina, a caixa quente, com muito cuidado voce ira manda fazer a limpeza, pois ela pode esta muito carbonizada e assim as aletas podem travar.
Vamos lá, vou lhe dar uma explicação obvia para sua luz da injeção estar acendendo, salvo engano so codigos devem aparecer é o 12,49 que são relacionados a turbina.
o que acontece, nessas caminhonetes l200 a medição feita pela injeção não por kg e sim por porcentagem, esses nossos carros eles dão pico de 1,4k e estabiliza em 1,2 ou 1,3, não vou lhe dar total certeza disso pois a minha ela ta com uma turbina maior e com mais pressao, mas segundo um amigo meu mecânico a diesel ele me relatou essa pressão.
o que ocorre, na tampa do cabeçote temos uns solenoides uma que tem o conector marrom e outra conector preto, essas são responsaveis pela leitura da proporção da turbina, uma é pra ler na baixa e outra na alta. casso ocorra alguma variação muito brusca e ou não receba a informação que ele espera ele manda um sinal de alerta na eco (injeção) acende a luz.
fazendo todos esses testes, e não resolvendo, confira as mangueiras do sistema turbina, intercooler e admissão, e para saber se a turbina esta ok você vai segurar o carro a 3000rpm e cravar o pé, ou acelerar gradativamente e depois chapar o pé, ela vai ter que te resultar o seguinte, ate certo giro ela vai subir normal, depois terá que dar um solanco na rotação(tipo ela esta a 3,200rpm e você ira perceber que ele deverá subir rapidamente o giro ate o máximo, ou próximo do máximo), isso ocorre porque quando a turbina da carga total ela empurra o motor.
Abraços a todos
qualquer dúvida estarei a disposiçãov
vamos as respostas dos testes já feitos...
o carro passou por dois mecânicos, que testaram a turbina e segundo eles, a mesma está abrindo na rotação correta.
foi trocado a solenóide por uma original.
o carro anda normal normal, sem mudança nenhuma de comportamento na aceleração. percebo que quando apago a memória, ele fica muito pouco, coisa de uns 10/15% mais rápido na retomada do que quando está com a luz de anomalia acesa, como se fosse a turbina que não abriu 100%, ou atingiu a máxima pressão. só observo pq sou o dono do carro, se fosse outra pessoa, iria falar que o carro está normal no comportamento, como um dos mecânicos chegou a comentar e dois eletricistas que mexem com injeção eletrônica tb falaram.
mas sou teimoso e quero descobrir que porra de luz é essa que acende e não fica nada registrado na porcaria da memória.
tenho o propósito de vender o carro, mas só o farei depois que descobrir que merda é essa que está chegando e não aparece sintomas.
obrigado a quem está ajudando, vlw pelas informações.
PauloLimited
29/06/2012, 13:09
Abraços a todos
qualquer dúvida estarei a disposição
Já fiz tudo isso ai e mais ainda, contia a mesma merda merda.
A solução é vender.
A minha ta muito ruim, mas num gasto nem um real mais, pq já gastei milhões nessa porcaria e nada de resolver.
Anderson07
29/06/2012, 13:12
Já fiz tudo isso ai e mais ainda, contia a mesma merda merda.
A solução é vender.
A minha ta muito ruim, mas num gasto nem um real mais, pq já gastei milhões nessa porcaria e nada de resolver.
Amigo nao chame de porcaria algo que voce já possa ter comprado ruim, nao sou defensor mas sou do olhar tecnico, o porque nao presta???!!!!!!
alguma coisa tem, alguem fez algo, muitas vezes esses carros ficam um lixo e o problema era tao somente as mangueiras de vacuo ligadas erradas.
Moipessoa
29/06/2012, 13:15
Amigo nao chame de porcaria algo que voce já possa ter comprado ruim, nao sou defensor mas sou do olhar tecnico, o porque nao presta???!!!!!!
alguma coisa tem, alguem fez algo, muitas vezes esses carros ficam um lixo e o problema era tao somente as mangueiras de vacuo ligadas erradas.
esqueci de comentar que no meu caso, a solenoide foi montada correta pelo mecânico, então, mangueira ligada errada não é.
Anderson07
29/06/2012, 13:21
Ela acende a luz de injeção fica acessa? Testa com outra central, pede pro tecnico deixar em modo de segurança para voce poder ligar o carro, so falta isso, ou faz o seguinte pega teu carro de noite e desconcta a bateria e tira os polos e deixa os polos soltos da bateria e deixe eles conectados um no outro para poder descarregar os capacitores e veja se vai percistir
PauloLimited
29/06/2012, 13:32
Comprada Zero em agosto de 2005, manutenção perfect, tudo trocado antes da hora, correias do motor, oléos. Já tive problema no polia do virabrequim e na turbina.
Comprei ruim mesmo, já vei ruim de fábrica igual todas.
Moipessoa
29/06/2012, 14:23
Ela acende a luz de injeção fica acessa? Testa com outra central, pede pro tecnico deixar em modo de segurança para voce poder ligar o carro, so falta isso, ou faz o seguinte pega teu carro de noite e desconcta a bateria e tira os polos e deixa os polos soltos da bateria e deixe eles conectados um no outro para poder descarregar os capacitores e veja se vai percistir
sim, depois que acende so apaga se desligar a bateria.
qdo chegar de viagem, vou levar na mit pra eles passarem o scanner e ver que porra é essa.
mas vlw pelas informacoes
Anderson07
29/06/2012, 15:52
Assim realmente, nao sei o que te falar, porque pra falar a verdade adoro pegar carros mitos, que niguem gosta, minha proxima aquisição será um Marea turbo, tipo nao posso nem defender nem falar mal da l200, so de uma coisa, que realmente por ai tudo é caro, e tudo mas, porém eu corro atraz, consigo num preco bacana, tipo nao sou mecanico proficional, mas me viro nos 30 e so em ultimo caso eu mando alguem consertar mas já fico em cima de olho, para montarem cada parafuso no local correto.
cara tudo faz a diferença, cara existem N caso que as pessoas se dao bem, e N casos de pessoas que nao se deram muito bem com essas caminhonetes, tipo esse carro requer um cuidado especial, nao digo de levar na mit a cada ocilada saca, mas tipo deixa ela esquentar antes de sair a primeira vez no dia, colocar bons oleos, bons filtros, mecanico somente quem realmente entenda e que seja de confiança, saber andar, pois apesar de ser diesel turbo, andar de pe trolado no fim do tunel nao rola, aliaz carro nenhum aguenta muito tempo.
Espero que seja feliz na sua proxima aquisição
Moipessoa
29/06/2012, 18:30
Assim realmente, nao sei o que te falar, porque pra falar a verdade adoro pegar carros mitos, que niguem gosta, minha proxima aquisição será um Marea turbo, tipo nao posso nem defender nem falar mal da l200, so de uma coisa, que realmente por ai tudo é caro, e tudo mas, porém eu corro atraz, consigo num preco bacana, tipo nao sou mecanico proficional, mas me viro nos 30 e so em ultimo caso eu mando alguem consertar mas já fico em cima de olho, para montarem cada parafuso no local correto.
cara tudo faz a diferença, cara existem N caso que as pessoas se dao bem, e N casos de pessoas que nao se deram muito bem com essas caminhonetes, tipo esse carro requer um cuidado especial, nao digo de levar na mit a cada ocilada saca, mas tipo deixa ela esquentar antes de sair a primeira vez no dia, colocar bons oleos, bons filtros, mecanico somente quem realmente entenda e que seja de confiança, saber andar, pois apesar de ser diesel turbo, andar de pe trolado no fim do tunel nao rola, aliaz carro nenhum aguenta muito tempo.
Espero que seja feliz na sua proxima aquisição
foi meu primeiro 4x4, quando peguei, ja sabia da possibilidade de pegar um abacaxi, mas nao foi esse o caso.
tirando essa questao da luz de anomalia que acende e não fica nada memorizado, so isso que está me deixando puto da vida.
somos parecido no gosto, ja tive um golf 1.6 SR que todo mundo fala mal e o carro na minha mão era um avião, sempre fazendo a manutenção preventiva que costuma ser bem mais barato do que a corretiva.
mudando de tipo de carro, mudei tb a forma de conduzir, passei a andar bemmmm menos do que fazia com o golf, mas o tempo passa e o sujeito tem que buscar usar coisas melhores...
vou procurar outra L200, pois pra mim, mesmo tendo parado de fabricar, ainda saiu a 11/11 com bloqueio por botao, e isso me interessa. só vou para um carro mais novo, de menos idade, apesar de a minha ter 94.500 km rodados e feitas todas as trocas de consumíveis conforme manda o manual.
Carlos A. C. Azevedo
29/06/2012, 20:23
Paulo, nem perde teu tempo, quando é que a new ranger chega? ja encomendou? :mrgreen:
Moises, faz mais isso não, compra uma picape de verdade :mrgreen:
Engraçado, é que realmente depois que eu fechei a EGR a luz nunca mais acendeu :shock: hoje dei uma assada linda, botei a segunda, foi 3500 rpm e parece que a rotação tava travada, back pressure fudido HAHAHAHAHAHAHA
Moipessoa
29/06/2012, 20:58
Paulo, nem perde teu tempo, quando é que a new ranger chega? ja encomendou? :mrgreen:
Engraçado, é que realmente depois que eu fechei a EGR a luz nunca mais acendeu :shock: hoje dei uma assada linda, botei a segunda, foi 3500 rpm e parece que a rotação tava travada, back pressure fudido HAHAHAHAHAHAHA
rsrsrs, to de olho nuns poneis malditos...
kkkkkkkkkkkkkk
nilson gomes
30/06/2012, 00:16
Carlos A. C. Azevedo;1726488] - Nilson, essa solenoide é pra engatar a roda livre dianteira, só tem a ver com a tração, pro motor perdendo potencia tem que ver outras coisas, turbina suja, desregulada, filtro de combustivel, ar.. Ela acende a luz da injeção?
OK Carlos, a luz que acende é a do "motorzinho" e em seguida perco a potência, vem para 90km e não vai mais. Encosto, desligo o motor uns dois minutos e ao ligar tudo volta ao normal por mais uns 40Km ai de novo. A turbina não está assobiando e não barulho estranho no motor ou na turbina. Já troquei o conjunto de filtros com óleo e, inclusive limpei o cabeçote do filtro de combustível, não adiantou não. Mas diante das sugestões vou ver por aqui quem tem o scanner e o que pode acusar.
Anderson07
30/06/2012, 00:51
Olha a minha é 2005 sport hpe, e eu tenho varios quisitos que me fazer ficar com ela
1º eu nao pago IPVA dela,
2º a manutenção me sai barato
3º o custo beneficio
4º é um carro bom e economico, se lembra que a gasolina ta pelo ar da morte mais que 3 reais
5º me da mais alegria que dor de cabeça, pra que eu vou vender esse carro, e alem do mais o preço que paguei na joia nao tem igual
ela tem o bloqueio do diferencial acionado pelo botao, entao pra que mais que isso, pra mim 2005 ou 2011 vai ser a mesma coisa, prefiro ficar com essa, eu vou pegar uma triton ou uma frontier futuramente, estou em duvida, mas minha bixona vai ficar na garagem, deixa pro veio ir pescar.
Tenho vontade de pegar uma Toyota bandeirante cabinada, com carroceria, mas meu amigo, aquela esta pelo ar da morte, preço de carro novo, entao prefiro ficar com a l200 quem sabe aparece um bom negocio para adiquirir a bandeirante, ai da pra colocar o guincho, e todos os acessorios off road, e que venha serra da mesa.
PauloLimited
30/06/2012, 03:38
foi meu primeiro 4x4, quando peguei, ja sabia da possibilidade de pegar um abacaxi, mas nao foi esse o caso.
tirando essa questao da luz de anomalia que acende e não fica nada memorizado, so isso que está me deixando puto da vida.
somos parecido no gosto, ja tive um golf 1.6 SR que todo mundo fala mal e o carro na minha mão era um avião, sempre fazendo a manutenção preventiva que costuma ser bem mais barato do que a corretiva.
mudando de tipo de carro, mudei tb a forma de conduzir, passei a andar bemmmm menos do que fazia com o golf, mas o tempo passa e o sujeito tem que buscar usar coisas melhores...
vou procurar outra L200, pois pra mim, mesmo tendo parado de fabricar, ainda saiu a 11/11 com bloqueio por botao, e isso me interessa. só vou para um carro mais novo, de menos idade, apesar de a minha ter 94.500 km rodados e feitas todas as trocas de consumíveis conforme manda o manual.
Gosto da L200, eu tb gostei, mas já viu pelo fórum e principalmente pelo Brasil a fora, o motor num presta, da problema e tem hora que ninguem sabe o que fazer.
Compra uma Triton, procura uma ai pouco rodada, bem cuidada e pronto.
PauloLimited
30/06/2012, 03:52
ueueueuue, tomara que de certo, vi ela aqui na Expozebu, muito top viu. Mas os baiotalão da Ford num coloca ela logo no mercado.
Cara, a L aqui ta o seguinte, acelera até os 5000 rpm se deixar, pórem num passa de 110km/h, só com muita paciencia. Quando da uns 2500 rpm ela da uma travada, mas continua acelerando devagar até estorar o giro.
Carlos A. C. Azevedo
30/06/2012, 15:53
Vai nessa Moises, só não vai empolgar muito e pintar ela da cor do arco iris :mrgreen: AUHHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHUA
Nilson, eu não posso comparar a minha com a tua, mas mesmo depois de bem mexida na turbina, a minha antes de fechar a EGR, acendia a luz direto quando andava de 5ª e chegava perto de 3000 rpm, e era o mesmo caso, acendia a luz, o acelerador não funcionava mais, perdia potencia e não acelerava, tinha que encostar e desligar a chave esperar um tempo e ligar de novo, ficava tudo normal, mas era só acelerar muito que acendia de novo... Mas vê o que o scanner acusa. Boa sorte ae.
Ae Paulo, vai ser mesmo aquela wildtrek laranja? :mrgreen: aquela é show hein ? AUHHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAUHAHUAHUAHA
Moipessoa
30/06/2012, 19:11
Vai nessa Moises, só não vai empolgar muito e pintar ela da cor do arco iris http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_mrgreen.gif AUHHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHUA
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/smilies/icon_thumup.gif
ow, louco, to fora... assunto que num intendo... mió cá lá... kkkkkkkkkkkkk.
Paulo, eu tb gostei, até pq encarar os buracos que passo por essa BR-101, na região extremo S da Ba, nao é pra qq um. quando peguei esse carro, ja sabia da fama de motor ruim, mas nao queria mais fazer da estrada uma pista de corrida e isso foi um incentivo pra mim. passei a precisar de uma pick up que tivesse suspensão robusta e que estivesse ao meu alcance ($$$$$$). e nisso, a L200 me atendeu. mas o tempo passa e o sujeito precisa ir em busca de avanços... quem sabe um dia volto a pegar outra pra colocar pra areia / raly.
só faltavam duas coisas pra L200 ser top (pro perfil de consumidor da pick up de entrada), motor mais potente (e não jogar pra caixa de marcha essa responsabilidade) e os sensores do sistema de arrefecimento bem posicionados.
nilson gomes
30/06/2012, 23:37
"Nilson, eu não posso comparar a minha com a tua, mas mesmo depois de bem mexida na turbina, a minha antes de fechar a EGR, acendia a luz direto quando andava de 5ª e chegava perto de 3000 rpm, e era o mesmo caso, acendia a luz, o acelerador não funcionava mais, perdia potencia e não acelerava, tinha que encostar e desligar a chave esperar um tempo e ligar de novo, ficava tudo normal, mas era só acelerar muito que acendia de novo... Mas vê o que o scanner acusa. Boa sorte ae. "
OK, o detalhe é que a minha é AT. Mesmo passando o Scanner vou pedir para tirar a turbina e "dar um trato" nela. Tem que se resolver o trovão vermelho só me deu alegria até hoje.
evertonpoa
01/08/2012, 02:16
Olá amigos, estou com o seguinte problema na minha L200 HPE Outdoor AT,
A luz do botão R/D Lock fica piscando (as vezes apaga, mas sempre volta) e a luz do ABS fica acessa direto no painel, ja passei o Scanner apaguei a avaria mas voltou, já fiz reset manualmente girando a chave 5 vezes no primeiro estagio (ate ligar as luzes do painel) mas também apaga e volta.. meu mecânico disse que pode ser o botão R/D que esta com problema, mas ainda não teve tempo de mexer para mim na L200, confere a informação dele? alguém tem alguma dica a respeito do problema?
Não ouço barulho nenhum diferente e os freios ABS não estao funcionando ao meu ver.
Abraço!
Eduardo Gontijo
22/09/2012, 22:22
achei a solenoide aqui... comprei como SOLENOIDE DE 3 VIAS, que inclusive achei um site que vende ela.
[imagem removida]
Válvula Solenoide 3 Vias Flex (http://montanabauru.com.br/index.php/valvula-solenoide-3-vias-flex.html)
nunca comprei nesse site, só achei ele na internet. Pois bem, é essa bixinha ai que esta fazendo o trabalho da original(troquei somente 1), e até agora esta funcionando 100%, engata e desengata o 4x4 tranquilíssimo. Se quebrar denovo, com certeza comprarei outra dessa!!
abraços!!
Bom pessoal estou com o danado do problema da luz da tração dianteira (4wd) piscando quando passo de 4x2 para 4x4 na minha TR4 07/08.
Comprei uma válvula igual a que o amigo aí comprou e instalou e estava funcionando até o último relato que ele deu sobre a sua TR4.
Fotos:
Válvula de partida a frio VW (esse é o nome dado a essa válvula pelos catálogos.
371692
Conector para a válvula é o Chicote p/ reparo 2 vias - Bico injetor.
371693
Olha só o preço (nem dá para acreditar).
371694
Na minha TR4 atualmente estão assim as mangueiras de vácuo.
Estou preocupado com a segunda via (segundo tubo da direita para a esquerda) pois está sem nada nele nenhuma mangueira conectada ou tampa. é assim mesmo (seria um suspiro do sistema) ou está faltando algo ? se alguém pudesse me ajudar vendo na sua TR4 como está eu ficaria muito agradecido.
371695
Abaixo, foto das solenoides: outra dúvida, qual delas é responsável por engatar o sistema e qual a responsável pelo desengate do sistema de roda livre? (sendo que as duas trabalham em conjunto no sistema de roda livre uma fazendo o engate e a outra o desengate). mas qual faz o que?
371696
uma foto por outro ângulo das solenoides.
371697
Pessoal também tem outra coisa. qual é o polo positivo e negativo nos fios que vão para as solenóides ? pois há fios amarelos e pretos para as duas. (como se diz pela elétrica o preto seria o negativo e amarelo o positivo) mas, sei lá se na mecânica é a mesma coisa... :) mais vale perguntar do que fazer uma cag*#$%.
E se alguém tiver mais alguns detalhes e quiser acrescentar eu fico muito agradecido.
Desde já agradeço a todos.
Eduardo Gontijo.
Eduardo Gontijo
22/09/2012, 23:28
[imagem removida]
abraços!!
Bom pessoal estou com o danado do problema da luz da tração dianteira (4wd) piscando quando passo de 4x2 para 4x4 na minha TR4 07/08.
Comprei uma válvula igual a que o amigo aí comprou e instalou e estava funcionando até o último relato que ele deu sobre a sua TR4.
Fotos:
Válvula de partida a frio VW (esse é o nome dado a essa válvula pelos catálogos.
371692
371693
371694
Estou preocupado com a segunda via (segundo tubo da direita para a esquerda) pois está sem nada nele nenhuma mangueira conectada ou tampa. é assim mesmo? (seria um suspiro do sistema) ou está faltando algo ? se alguém pudesse me ajudar vendo na sua TR4 como está eu ficaria muito agradecido.
371695
Pelo diagrama de manutenção da Pajero Io existe uma tampa (ou filtro) neste referido tubo que na minha pajero está destampado.
371709
Abaixo, foto das solenoides: outra dúvida, qual delas é responsável por engatar o sistema e qual a responsável pelo desengate do sistema de roda livre? (sendo que as duas trabalham em conjunto no sistema de roda livre uma fazendo o engate e a outra o desengate). mas qual faz o que?
371696
371697
Pessoal também tem outra coisa. qual é o polo positivo e negativo nos fios que vão para as solenóides ? pois há fios amarelos e pretos para as duas. (como se diz pela elétrica o preto seria o negativo e amarelo o positivo) mas, sei lá se na mecânica é a mesma coisa... :) mais vale perguntar do que fazer uma cag*#$%.
E se alguém tiver mais alguns detalhes e quiser acrescentar eu fico muito agradecido.
Eduardo Gontijo.
Anderson07
08/10/2012, 14:45
Fotos:
371692
371693
371694
Estou preocupado com a segunda via (segundo tubo da direita para a esquerda) pois está sem nada nele nenhuma mangueira conectada ou tampa. é assim mesmo? (seria um suspiro do sistema) ou está faltando algo ? se alguém pudesse me ajudar vendo na sua TR4 como está eu ficaria muito agradecido.
371695
Pelo diagrama de manutenção da Pajero Io existe uma tampa (ou filtro) neste referido tubo que na minha pajero está destampado.
371709
371696
371697
Eduardo Gontijo.
De fato seria bom voce comprar uma ponta de deste, mas se voce pegar a solenoide ne vem descrito o lado positivo, salvo engano o padrao é lado direito.
Meu mecanico, fez o que eu pedi.
Meteu ar comprimido em cada uma das mangueiras que estao conectadas nos solenoides.
Meteu o ar comprimido em cada um dos conectores (nos solenoides).
Tirou e reconectou as mangueiras na caixa de redução, e....
Nada mudou.
Até que de repente, ele cometeu um erro, e trocou uma das mangueiras de posição na caixa de redução, invertendo a posição dela, e milagrosamente a luz de tração que piscava, PAROU DE PISCAR. Testei engatando o 4x4, e a luz ficou primeiro piscante e logo depois ficou acesa fixa. Tudo como manda o manual.... Pensei: PROBLEMA RESOLVIDO.
Sai da oficina feliz. Gastei ZERO latinhas (so paguei uma boa gorjeta). Rodei por uns tres meses, e o problema voltou.....
Não tive tempo, nem paciencia pra voltar lá e refazer os testes novamente, mas achei um texto na internet, que me deixou curioso, e vou reproduzi=lo aqui, pra que alguem comente....
"o que ocorre é que no interior da caixa de mudanças, logo abaixo da tampa sobre a alavanca, existe uma peça parecida com uma vareta que se move qdo a alavanca é acionada. Esta vareta trabalha na horizontal (so se vê abrindo esta tampa). Ela retorna a posição original qdo se retorna a alavanca da tração IMPULSIONADA POR UMA MOLA que com o passar do tempo perde suqa eficiência deixando esta vareta numa posição entre a 4x4 e a 4x2 o que provoca a INTERMITÊNCIA da LUZ 4x4. No meu carro a caixa é automática e porisso nem cebolinhas tem o que as exclui como causadoras do defeito. Esta tampa citada esta no interior do veículo, embaixo do console central, onde esta a alavanca da tração 4x4."
Alguma idéia? Algum comentário ? A grande "galera da luz 4x4 piscante" agradece.
Abraço a todos.
Atenção amigos,
Encontrei depois de muita procura a solução, e ela vale para qualquer MITSUBISHI 4x4. Serve para TR4, L200, Pajero Sport, Full, etc.
É uma mola chamada em ingles de Spring T/F 2wd & 4wd shift fork return, ou algo como mola de retorno do garfo da tração.
Custa na MIT aqui no Rio de Janeiro R$ 15,00 mas nao tem em estoque, leva uns 4/5 dias uteis pra chegar, e tem que pagar adiantado. Claro que uma simples mola da pra comprar em qualquer lugar.... o problema é saber a especificação da mola.
Achei diagramas nestes sites:
Auto Parts mitsubishi- parts directory (http://autopartmaster.com/en/?action=catalog_show&cat=mitsubishi&t_id=43394&id_pic=448358)
este é o mais detalhado (maior desenho) mais claro...
MD736869 - TRANSFER FLOOR SHIFT CONTROL (http://mitsubishi.epcdata.ru/pajero/v46v/hrsf7/transfer/transfer-floor-shift-control/142141/)
neste aqui aparece toda a alavanca da tração pra mostrar pro mec o que ele tem que procurar...
La fora, nos USA custa aproximadamente 1.50 dolares.....
Inicio da semana irei ao Mec pra ver o que da pra fazer.....
Abraços,
Anderson07
17/10/2012, 15:55
Atenção amigos,
Encontrei depois de muita procura a solução, e ela vale para qualquer MITSUBISHI 4x4. Serve para TR4, L200, Pajero Sport, Full, etc.
É uma mola chamada em ingles de Spring T/F 2wd & 4wd shift fork return, ou algo como mola de retorno do garfo da tração.
Custa na MIT aqui no Rio de Janeiro R$ 15,00 mas nao tem em estoque, leva uns 4/5 dias uteis pra chegar, e tem que pagar adiantado. Claro que uma simples mola da pra comprar em qualquer lugar.... o problema é saber a especificação da mola.
Achei diagramas nestes sites:
Auto Parts mitsubishi- parts directory (http://autopartmaster.com/en/?action=catalog_show&cat=mitsubishi&t_id=43394&id_pic=448358)
este é o mais detalhado (maior desenho) mais claro...
MD736869 - TRANSFER FLOOR SHIFT CONTROL (http://mitsubishi.epcdata.ru/pajero/v46v/hrsf7/transfer/transfer-floor-shift-control/142141/)
neste aqui aparece toda a alavanca da tração pra mostrar pro mec o que ele tem que procurar...
La fora, nos USA custa aproximadamente 1.50 dolares.....
Inicio da semana irei ao Mec pra ver o que da pra fazer.....
Abraços,
tu ja trocou a mola para sabermos como ficou o resultado final
abraços
Anderson07
17/10/2012, 16:19
tu ja trocou a mola para sabermos como ficou o resultado final
abraços
Ai galera consultei meu catalogo de peças e eis aqui o codigo da peça
Numero da Peça 30673 codigo da peça substituta MD736869
Modelo Aplicavel Mola Retorno do Garfo 2WD e 4WD Marcha Transferencia aplicado a todos os modelos
Anderson07
17/10/2012, 16:21
Ai galera consultei meu catalogo de peças e eis aqui o codigo da peça
Numero da Peça 30673 codigo da peça substituta MD736869
Modelo Aplicavel Mola Retorno do Garfo 2WD e 4WD Marcha Transferencia aplicado a todos os modelos
Liguei na Mit aqui de Brasilia e aqui custa uma bagatela de R$ 15,00
Anderson,
Vou ao meu mecanico na segunda feira proxima..... ate la nao tenho tempo. Neste momento estou trocando um reparo de bomba dáagua e a junta do cabeçote do meu jeep (link na minha assinatura). Como ele é um placa preta (ano 1942) todo original, o mecanico tem que ser um especialista. O mesmo cara que retificou o motor, que era 060 quando eu comprei, e que deixou o motor standart. Ele custa uma graninha.... entao so semana que vem a Pajero vai pra troca da mola, mas assim que fizer o serviço eu posto aqui.
anderson.picolino
09/04/2013, 13:08
http://montanabauru.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/800x800/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/0/1/01002_1.jpg
abraços!!
Amigo, estou com esse problema na minha l200 e gostaria de um favo, se possível
Tem que fazer que tipo de adaptação para instalação?
Teria fotos dela montada?
Pode me enviar um email.
Desde jé agradeço e espero que possa me ajudar.
Obrigado
anderson.picolino@ig.com.br
Nao era mola....
Estive na Toyomec, oficina especializada BOSH em Jacarepagua, do Marcos.... ele tinha uma Pajero igual a minha com o mesmo problema.
Mostrei a ele este tópico, e até ajudei-o a comprar a valvula solenoide num distribuidor.... ele trocou as duas solenoides, e inclusive mudou o lugar do suporte destes solenoides, ja que o local original, debaixo do filtro de ar, é muito proximo do turbo e aquece muito. Ele colocou num lugar mais refrigerado, e mais longe do turbo, e TUDO FUNCIONOU perfeitamente.
Agora estou esperando ele me ligar dizendo que recebeu mais solenoides pra ir ate la fazer a troca dos meus...
Toyomec - Estrada Dos Bandeirantes 4835 - Jacarepagua- Rio de Janeiro - 3150-0899
Raphasep
22/04/2013, 09:03
A minha Tr4 tava com esse problemas das luzes do indicador da tração piscando. :parede: Fui numa oficina aqui em Fortaleza, e a gente fez uma adaptação da solenoide da L200! Tudo funcionou perfeitamente. Colocamos uns pequenos filtros tbm nas mangueiras que saem da solenoide para evitar a passagem de ferrugem pro atuador. Ficou 100% :dance:
amigo, estou com esse problema na minha l200 e gostaria de um favo, se possível
tem que fazer que tipo de adaptação para instalação?
Teria fotos dela montada?
Pode me enviar um email.
Desde jé agradeço e espero que possa me ajudar.
Obrigado
anderson.picolino@ig.com.br
alguem tem a imagem desta valvula montada?
Cmo fica a ligação das mangueiras ,já q a original são 2 vias e a do gol são 3 vias, o q fazer com a via q esta sobrando? Agradeço.
lbscomercial@hotmail.com
Renato Queiroz Alvarenga
01/07/2013, 09:32
Como você adaptou este solenoide? As conexões elétricas e as mangueiras são as mesmas?
abraços!!
evertonpoa
02/07/2013, 11:25
Tentei fazer esta adaptação tambem, porem sem sucesso. :/
pedrocssantana
03/07/2013, 13:20
Tentei fazer esta adaptação também, porem sem sucesso. :/
Comprei uma solenoide no ML por R$ 100,00, peça paralela, claro. Vou por na minha TR4 e informo o resultado a vocês.
Na MIT é um tiro....
Moipessoa
03/07/2013, 20:13
Comprei uma solenoide no ML por R$ 100,00, peça paralela, claro. Vou por na minha TR4 e informo o resultado a vocês.
Na MIT é um tiro....
tiro? é o próprio assassinato do bolso alheio, kkkkkkkkkkkkkk
Depois de muito esperar o aviso que os solenoides tinham chegado,..... eu desisti.
A tal mola, não resolveu nada. O problema são os solenoides mesmo....
Hoje cedo fui ate uma lojinha ao lado da Casa do Oleo, aqui no Rio de Janeiro chamada BAC, e comprei 2 soleneides JSW (Valvulas (http://jswmedidores.com.br/valvulas/)). Sao identicos os solenoides Autron (Autron (http://www.autron.ind.br/))que o colega citou neste topico. Sao Identicos. Custaram R$21,00 cada.
Agora é so trocar, mas antes tenho que descobrir duas coisas, e preciso da ajuda de voces:
1- como fica a conexão eletrica ? o conector original vai conectar neste solenoide sem nenhuma adaptação ?
2- como identificar as mangueiras, ja que a posicao dos bicos no solenoide não é identca ao solenoide original da MIT ?
Alguem ja fez isso? é possivel postar umas fotos, ou alguim esqueminha pra facilitar a vida da gente?
Obrigado a todos....
PS. Cuidar do jeep 1942 é muito mais simples...... troquei os reparos do freio traseiro... gastei 30 mirreis num reparo ORIGINAL.... e fiz os reparos das DUAS rodas traseiras.... nenhuma ferramenta especial, nenhum conector elétrico....
Hoje eu fui trocar as pastilhas de freio da Pajero, ento olhei com calma os solenoides....
1- a conexao eletrica dos "compativeis" é totalmente diferente. os ompatives tem conexao assim: - - alinhados , e a solenoide original tem um conector assim: - | parecendo um T
2- o segundo problema é que as duas solenoides originais tem apenas 2 bicos , e as compativeis tem 3 bicos.....
SOCORRO.... como fazer as conexoes? Qual bico escolher?
Pra conexao elétrica, vou comprar os conectores pras compativeis, e o rabicho eletrico sera ligado ao rabicho original na Pajero... basta apenas identificar negativo e positivo..... imagino que deve ter um padrao.....
Silva_1982
27/08/2013, 20:58
Hoje eu fui trocar as pastilhas de freio da Pajero, ento olhei com calma os solenoides....
1- a conexao eletrica dos "compativeis" é totalmente diferente. os ompatives tem conexao assim: - - alinhados , e a solenoide original tem um conector assim: - | parecendo um T
2- o segundo problema é que as duas solenoides originais tem apenas 2 bicos , e as compativeis tem 3 bicos.....
SOCORRO.... como fazer as conexoes? Qual bico escolher?
Pra conexao elétrica, vou comprar os conectores pras compativeis, e o rabicho eletrico sera ligado ao rabicho original na Pajero... basta apenas identificar negativo e positivo..... imagino que deve ter um padrao.....
JairoM
1) Fio azul no | e fio preto no -.
2) Isola o bico de baixo com a tampa da original Mitsubishi.
Abraço,
JairoM
1) Fio azul no | e fio preto no -.
2) Isola o bico de baixo com a tampa da original Mitsubishi.
Abraço,
Silva_1982,
Obrigado pela sua resposta, mas eu nao entendi....
Voce descreve a nonexao no solenoide ORIGINAL MIT, e eu quero colocar o Compativel.... no compativel, tem tem 2 conectores alinhados, - - o rabicho tem um fio Vermelho e um Amarelo (vide fotos aqui neste topico, duas paginas antes desta).
Afinal, como ligar a solenoide compativel, em vez da original ?
Silva_1982
28/08/2013, 20:22
Silva_1982,
Obrigado pela sua resposta, mas eu nao entendi....
Voce descreve a nonexao no solenoide ORIGINAL MIT, e eu quero colocar o Compativel.... no compativel, tem tem 2 conectores alinhados, - - o rabicho tem um fio Vermelho e um Amarelo (vide fotos aqui neste topico, duas paginas antes desta).
Afinal, como ligar a solenoide compativel, em vez da original ?
Caro Jairo,
Então o solenoide original segundo um amigo meu eletricista não possui lado certo, basta apenas conectar positivo e negativo, creio que o paralelo deva ser o mesmo esquema, mas na dúvida olha dentro do conector macho se há um sinal (+) ou (-). A minha tinha um paralelo do gol eu tirei e coloquei o original tem um rapaz vendendo no mercado livre o original vindo do japão por menos de R$ 300,00. Para mim entendo que vale a pena, pois o solenoide do gol não aprovou, funcionou um tempo e deu mal contato.
Fica a dica.
Abraço
Acho que consegui uma explicacao bem simples, e direta.
Os dois solenoides ( o original e o compativel) são IDENTICOS.
Os que estao na Pajero, tem umas tampinhas, que devem ser reaproveitadas quando se fizer a troca pelo compatível.
As conexOes (tubos de borracha) devem ser replicadas... colocar exatamente onde estavam no solenoide original.
Quanto a conexão elétrica, o solenoide não é polarizado.... confirmando info do colega Silva_1982, pode-se ligar qualquer fio, sem se importar com a ordem....
A explicação que recebi foi esta:
a solenóide original tem 3 saídas também. Uma é comum e as outras duas comunicam uma ou outra com esta comum dependendo se a solenóide está alimentada ou não com 12V. O que acontece é que elas trabalham em par e uma saída não é utilizada em cada uma delas. Na solenóide amarela a de cima fica sem ligar e na zul a de baixo. Tem somente uma tampinha para não entrar sujeira. O conector não ó como o original, mas estes terminais chatos encaixam perfeitamente no original, porém sem a parte externa de plástico. Então depois de encaixar, você isola bem com fita isolante. A válvula solenóide não é polarizada, portanto pode ligar o positivo e negativo em qualquer lado que ela comuta. A ligação é da mesma forma que a original.
Quanto a solenoide que serve no Gol (a compativel) não funcionar, temosm outros relatos aqui no forum que dizem que ela funciona muito bem..... e as minhas custaram apenas 21,00 cada uma..... irei trocar as DUAS que estão próximas.....
Um mecanico amigo meu, disse (e tem razão), que a proximidade das solenoides com o motor, é que causa o problema (temperatura muito alta).... e que uma solução possivel, é coloca-las bem mais proximas da parece corta fogo do carro.
Basta conecta-las nos tubos de borracha, e com elas na mão, ir levando o maximo possivel para tras, na diorecão da parede corta fogo. Fixa-las então num dos parafusos existentes.... PRONTO, as solenoides estarão num local melhor ventilado, e não sofrerão tanto com a temperatura muito alta, pela proximidade do motor.
Isso no motor da Pajero DIESEL, é fundamental, porque até um defletor de metal tem ali pra minimizar o problema da temparatura....
Assim que eu fizer em minha Pajero, posto pra voces o resultado...
Silva_1982
29/08/2013, 20:40
Os que estao na Pajero, tem umas tampinhas, que devem ser reaproveitadas quando se fizer a troca pelo compatível.
As conexOes (tubos de borracha) devem ser replicadas... colocar exatamente onde estavam no solenoide original.
Quanto a conexão elétrica, o solenoide não é polarizado.... confirmando info do colega Silva_1982, pode-se ligar qualquer fio, sem se importar com a ordem....
a solenóide original tem 3 saídas também. Uma é comum e as outras duas comunicam uma ou outra com esta comum dependendo se a solenóide está alimentada ou não com 12V. O que acontece é que elas trabalham em par e uma saída não é utilizada em cada uma delas. Na solenóide amarela a de cima fica sem ligar e na zul a de baixo. Tem somente uma tampinha para não entrar sujeira. O conector não ó como o original, mas estes terminais chatos encaixam perfeitamente no original, porém sem a parte externa de plástico. Então depois de encaixar, você isola bem com fita isolante. A válvula solenóide não é polarizada, portanto pode ligar o positivo e negativo em qualquer lado que ela comuta. A ligação é da mesma forma que a original.
Quanto a solenoide que serve no Gol (a compativel) não funcionar, temosm outros relatos aqui no forum que dizem que ela funciona muito bem..... e as minhas custaram apenas 21,00 cada uma..... irei trocar as DUAS que estão próximas.....
Um mecanico amigo meu, disse (e tem razão), que a proximidade das solenoides com o motor, é que causa o problema (temperatura muito alta).... e que uma solução possivel, é coloca-las bem mais proximas da parece corta fogo do carro.
Basta conecta-las nos tubos de borracha, e com elas na mão, ir levando o maximo possivel para tras, na diorecão da parede corta fogo. Fixa-las então num dos parafusos existentes.... PRONTO, as solenoides estarão num local melhor ventilado, e não sofrerão tanto com a temperatura muito alta, pela proximidade do motor.
Isso no motor da Pajero DIESEL, é fundamental, porque até um defletor de metal tem ali pra minimizar o problema da temparatura....
Caro JairoM
Que bom que está dando certo a sua instalação, pois é, achei interessante essa questão de colocar mais para trás o solenoide por causa do calor. Mas pergunto, daí prende só com um parafuso ou vc furou para colocar o outro?
Abraço
Daniel Lider
09/12/2013, 12:25
A minha Tr4 tava com esse problemas das luzes do indicador da tração piscando. :parede: Fui numa oficina aqui em Fortaleza, e a gente fez uma adaptação da solenoide da L200! Tudo funcionou perfeitamente. Colocamos uns pequenos filtros tbm nas mangueiras que saem da solenoide para evitar a passagem de ferrugem pro atuador. Ficou 100% :dance:
ola Rapfael também sou de Fortaleza e tenho uma tr4 do mesmo ano da sua e estou com esse mesmo problema você poderia me informa o contato da oficina em que vc realizou este serviço e quanto vc gastou para solucionar o problema desde já te agradeço!!
Reavivando o tópico... Bastião tá mostrando as unhas, ehehehe...
Acho que ele não tá tracionando... e só consigo mexer na palanca com ele parado, senão ele "arranha".... saco essas coisas começando a aparecer. Limpei os contatos do solenóide mas continua. E a luz só ligou mesmo umas 2 vezes... normalmente só fica piscando.
Vcs que fuçaram no solenóide o sintoma era mais ou menos o mesmo do meu? Minha TR4 era muito boa nisso... só empurrava a palanca e clanc, a tração tava ok. Mas o Bastião é mais velho e cheio de manias, ehehehe.
Ilson da Silva
23/03/2014, 23:29
Parabéns, excelente dicas.
Então, pessoal...acompanho bastante o fórum mas não comento nada por aqui.
Mas me senti na obrigação de comentar pq por causa dessa famosa discução sobre as luzes da tração consegui resolver meu problema.
O problema ocorrido no meu carro (tr4, 2003) foi exatamente esse das luzes da tração piscando ao trocar da 2h p 4h. Sem saber o que fazer e qual mecanico procurar recorri a pesquisa aqui no fórum. Depois de ler muito e rodar 2 dias com o carro sempre em 4h decidi arriscar a solenóide do gol. Antes porém executei o procedimento de limpeza, mas sem resultado.
Antes de trocar a solenode pesquisei os valores.
Na autorizada: R$ 1600. O.O..... :shock: tem lógica?!!!!
Peça original nova na internet: na casa dos R$ 500.
Peça original usada: na casa de R$100
Solenóide do Gol: R$ 50 ( vi o pessoal falando q encontrou mais barato )
Fiz os testes com o multímetro e realmente uma solenóide estava pifada.
Decidi arriscar a do Gol. E deu certro.
Espero que não pare de funcionar. E se parar, dependendo do tempo q durar, vou enfiar outra solenoide do Gol!!! rsrsrs
Então senhores, sou grato a vc´s pela ajuda e pelos tutoriais. Quem estiver com o mesmo problema vá direto investigar a solenóide.
Abs
euclidesneto
27/05/2014, 09:22
:curtir:.......................................... ...
Ari Willys
03/11/2015, 23:44
amigo,
sera que essa e a mesma da tr4 2009? estou o mesmo problema, ela aciona e desaciona o 4x4 perfeito, so que a luz do painel fica piscando o tempo todo qnd esta 4x2, a luz do meu abs nunca acendeu .
lucas.issa.halah
14/11/2015, 11:14
Então, pessoal...acompanho bastante o fórum mas não comento nada por aqui.
Mas me senti na obrigação de comentar pq por causa dessa famosa discução sobre as luzes da tração consegui resolver meu problema.
O problema ocorrido no meu carro (tr4, 2003) foi exatamente esse das luzes da tração piscando ao trocar da 2h p 4h. Sem saber o que fazer e qual mecanico procurar recorri a pesquisa aqui no fórum. Depois de ler muito e rodar 2 dias com o carro sempre em 4h decidi arriscar a solenóide do gol. Antes porém executei o procedimento de limpeza, mas sem resultado.
Antes de trocar a solenode pesquisei os valores.
Na autorizada: R$ 1600. O.O..... :shock: tem lógica?!!!!
Peça original nova na internet: na casa dos R$ 500.
Peça original usada: na casa de R$100
Solenóide do Gol: R$ 50 ( vi o pessoal falando q encontrou mais barato )
Fiz os testes com o multímetro e realmente uma solenóide estava pifada.
Decidi arriscar a do Gol. E deu certro.
Espero que não pare de funcionar. E se parar, dependendo do tempo q durar, vou enfiar outra solenoide do Gol!!! rsrsrs
Então senhores, sou grato a vc´s pela ajuda e pelos tutoriais. Quem estiver com o mesmo problema vá direto investigar a solenóide.
Abs
Amigo, tenho uma pajero sport diesel 2004 e fiz a substituição por essas solenóides do gol, mas no meu caso não deu certo. A luz do 4x4 que antes ficava piscando agora nao acende e a solenoide engata a tração mas não desengata.
Você poderia me enviar uma foto para ver comp ficou a ligacao da sua valvula com essa do gol?
Muito obrigado!!
lucas.issa.halah
17/11/2015, 12:20
Amigo, tenho uma pajero sport diesel 2004 e fiz a substituição por essas solenóides do gol, mas no meu caso não deu certo. A luz do 4x4 que antes ficava piscando agora nao acende e a solenoide engata a tração mas não desengata.
Você poderia me enviar uma foto para ver comp ficou a ligacao da sua valvula com essa do gol?
Muito obrigado!!
Descobri o problema! Aquela tampinha original nao é uma mera tampa, ela nao veda um dos bicos da valvula totalmente, funciona como um respiro com um filtro dentro.
Eu tinha colocado uma tampa gambiarra que vedou tudo ai nao funcionou pq o vacuo nao era liberado quando desengatava o 4x4, mas foi so colocar a tampa original na valvula do gol (com uma adaptacao por conta da diferenca de calibre doa bicos) que deu tudo certo! Engata e desengata normalmente.
O cara da concessionaria mit ficou em choque quando deu certo, eles que instalaram pra mim.
LeoGuerra
07/03/2016, 22:45
Pessoal .. boa noite ...
passei por aqui pra agradecer aos colegas ... minha L200 Outdoor A/T 2008/2009 deu esse problema (pela segunda vez) da luz piscando quando em 4x2 ...
Acontecia assim ...
Andando em 4x2 (antes de começar a piscar), depois de um certo tempo andando, quando eu começava a desacelerar (semáforo, faixas de pedestres, etc.), eu percebia uma vibração abaixo do chassis e um ruído que ia aumentando a medida que o carro ficava mais lento ... e quando eu finalmente freava para parada total, eu escutava (e percebia a vibração) de um "tranco bem abaixo do meu assoalho .... PRONTO ... nesse momento começava a luz da tração a piscar infinitamente ... bastava engatar a tração que a luz ficava acesa (como deveria ficar) e depois, quando desengatava ... lá vinha ela de novo piscando ... fiquei assim um bom tempo e fui em várias oficinas pra arrumar ... percebi que aqui em BSB são poucos os lugares onde se pode levar um carro com esse problema ... até que li aqui no fórum que era um problema típico da solenóide da tração ... fui então fazer orçamentos e quase tive um troço com os valores que me cobraram ...
Voltei ao fórum e encontrei este tópico ... (esse aqui mesmo)
Depois de ler neste tópico que a solenóide do gol resolvia ... eu pensei ... "pô ... 50 reais eu arrisco pra ver se dá certo!!!"
Não é que dá mesmo !!!???? Rapaz ... fiz em casa mesmo ... sem mecânico nenhum (isso pra alguém como eu é motivo de prêmio nobel) ...
Abaixo seguem algumas fotos de como fiz ... vai que pode ajudar alguém como me ajudou !!!
Só quero lembrar que não sou mecânico e portanto, além de não entender muito disso, tbm não sou nenhum CHUCK NORRIS no quesito "acabamento" .. portanto, pode ser que não tenha ficado a coisa mais bela, porém .... FUNCIONOU!!!
Lembrando que após testar as 2 solenóides, descobri que apenas a AZUL estava travada .. portanto, troquei apenas 1
comprei uma válvula de 3 vias (como a indicada aqui - só que não era tão bonitinha como a indicada aqui) e alguns terminais como os da foto 1 ... que serviram para que eu montasse uma espécie de chicote para conectar o solenóide alternativo (- -) ao plugue (- |) original do carro ... (foto 2) .... comprei também um pedaço da mangueira que liga os solenóides (já prevendo que poderia me faltar alguns poucos centímetros) para eventuais substituições, já que fatalmente a solenóide alternativa não ficaria exatamente na posição em que estava antes ....
resultado ... a foto 3!! (nem sei se dá pra ver direito ... quem sabe no fds eu desmonte tudo ali pra mostrar uma imagem melhor)
Gastei ao todo R$ 50,00 (com a válvula, os conectores e a mangueira (1m)) ...
Só queria mesmo agradecer a todos!!! Se não fosse por este fórum e seus intrépidos foristas .... eu seria mais um a gastar uns 1.200 pila na css ... ou 800 fora dela ...
Abraços http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524304&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524305&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524306&stc=1
Leoguerra
vavarusso
08/03/2016, 13:18
Boa tarde, eu tambem usei os selenoídes do linha VW
vavarusso
08/03/2016, 13:21
Leo sugiro que vc isole esses terminais pra não darem curto.
LeoGuerra
09/03/2016, 10:33
Leo sugiro que vc isole esses terminais pra não darem curto.
Ok, vavarusso, farei isso sim ... Obrigado!!
sds
leoguerra
diasjmauricio
16/03/2016, 12:06
Pessoal, a minha L200 Sport automática 2004 aconteceu a mesma coisa.
Após ler bastante neste fórum e pesquisar bastante o preço, encontrei valores do conjunto de válvula da tração no paralelo até mais caro que a original.
Acabei comprando um conjunto de válvula original na MIT por R$ 550,00 no dia 15/03/2016 em Belo Horizonte.
Para que a MIT efetuasse a troca, eles também exigiram a troca do interruptor que fica em cima da caixa de marcha. Não sei o que é, mas tudo ficaria em R$ 1.700,00
Diante do fato, decidi eu mesmo efetuar a troca.
Após desparafusar o conjunto de válvulas, desconectar as mangueiras e conectá-las tomando o cuidado de tirar uma mangueira e conectá-la na mesma saída ou entrada no conjunto novo.
Bom liguei a chave e a luz da tração não acende e não pisca.
Ela somente acende se eu engatar a tração.
O que está acontecendo!?
Alguém pode me ajudar!
wagnerAlves
12/09/2019, 09:24
Pessoal, sei que tem muito tempo esse tópico, más segue vídeo ensinando a testar a solenoide:
https://www.youtube.com/watch?v=L8plv6GF3mA&t=6s
Hj vou gravar outro ensinando a montar a solenoide.