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Ver Versão Completa : Dicas de pintura automotiva - Como fazer



Edintruder
21/09/2011, 21:38
Amigos, como curioso e adepto de artes manuais, um belo dia resolvi aprender a pintar para não gastar com chapeador. O esforço compensou, pois em vez de pagar a MO eu comprei um compressor que é muito útil por anos a fio.

Como acho bacana dividir conhecimentos com os amigos ou interessados em aprender, vou passar algumas dicas úteis no serviço de chapeamento e pintura.

:arrow: Só espero que nenhum chapeador passe por aqui pra me esculhambar por reduzir seus possíveis clientes... rsrsrs

sgrul1
21/09/2011, 21:43
Edi, estamos aguardando as dicas. A proposito devo ir p sul nas ferias, de repente passo ai p dar um trato na monstrenga.

Edintruder
21/09/2011, 21:49
Como qualquer superfície que precisa ser pintada, convém ser preparada adequadamente para obter um bom resultado final.
Vale lembrar que a pintura automotiva é um serviço trabalhoso que requer um bom nível de paciência e não pode ter de forma alguma pressa, pois o material tem tempo de secagem e esse tem que ser obedecido.

Lixas:
Quanto maior o número mais fino é o grão, sendo usado 120 para lixar massa plástica, 300 para finalizar a massa, 600 para lixar o fundo nivelador e 1200 para lixar o verniz antes do polimento.

Antes da pintura convém proteger as áreas que não serão trabalhadas cobrindo com jornal e fitas. Eu uso vários pedaços de não tecido "TNT" (sobras do aniversário de 1 ano do meu filho).

Para cobrir riscos é importante lixar bem a superfície e aplicar fundo nivelador e lixar até ficar com uma superfície perfeitamente lisa.

Esse processo pode ser repetido diversas vezes até obter um perfeito resultado. Como o fundo nivelador é um produto relativamente macio e fácil de ser lixado, pode ser feito esse processo de pintura e lixamento várias vezes.

O verniz antes de ser pintado também precisa ser lixado, eu uso 300 antes do fundo e após aplicar o fundo eu lixo novamente com 600.

Edintruder
21/09/2011, 22:02
Após o preparo com o fundo nivelador, passe um jato de ar e um pano seco e limpo na superfície a ser pintada.
Aplique a tinta em camadas bem finas. Nesse momento começam a aparecer as imperfeições do serviço de acabamento feito anteriormente, se o camarada tiver pressa na preparação o serviço começa a se mostrar porco.
Se aplicar muita tinta ela poderá escorrer, mas não se apavore pois se esperar secar bem ela nivelará conforme a evaporação do solvente. Até aí tem solução.
para uma perfeita pintura, são necessárias cerca de 3 a 4 demãos de tinta. O bom é que a secagem da tinta é rápida, então em intervalos de cerca de 5 minutos são aplicadas as demãos até ter uma perfeita cobertura da peça a ser pintada.

Tinta:
:arrow: Esmalte PU: Precisa ser diluída com solvente e utiliza catalizador para acelerar a secagem. O uso de verniz é opcional. Precisa ser polido após aplicação.

:arrow: Esmalte Duco: Atualmente é pouco usado, pois está sendo substituído pelo esmalte PU, e o uso do verniz também é opcional. Precisa ser polido após aplicação e tem que ser diluído com solvente.

:arrow: Esmalte Poliéster: É o tipo de tinta mais comum, sendo base para tons metálicos e perolizados, e necessitam obrigatoriamente do verniz. Já vem pronto para aplicação. Para ter uma idéia de rendimento, um parachoque dianteiro de Corsa leva cerca de 150ml de esmalte poliéster para chegar a uma boa cobertura. A porta traseira do Mille das fotos recebeu cerca de 100 ml de esmalte para as 3 demãos bem generosas.

Edintruder
21/09/2011, 22:30
Finalmente chega a hora da verdade.
O serviço ficará à contento ou ficará uma merd@? É agora que tudo aparece e finaliza.
O verniz é a proteção química e mecânica da tinta. É um material relativamente duro, trabalhoso de ser lixado e deve ser aplicado com cuidado pois escorre muito fácil.

Após ser aplicado dará aparência de um espelho. Eu pessoalmente aplico o verniz olhando pelo reflexo que ele forma, pois se não dar reflexo é sinal que faltou verniz, e se ficar liso demais irá escorrer caso insista em colocar mais material.
Sugiro que experimente aplicar verniz primeiramente em algum material até "acertar a mão". O verniz tem que ser aplicado a uma distância maior da peça, mais de 30cm de distância. Se escorrer não tente corrigir, espere secar e mete lixa que tem solução.

Obs1: Quando for aplicar verniz, cubra todo o veículo e faça isso afastado de outros veículos, pois ele pega em tudo. Como o verniz leva cerca de 15 minutos para secar no ponto de toque, o que ficar no ar irá pegar em tudo ao redor. para limpar depois será um verdadeiro inferno, então cubra tudo ao redor.

Obs2: Cuidado com poeira no ambiente, até secar, tido que estiver em suspensão no ar será atraído para o verniz, assim como todas as moscas e insetos voadores irão experimentar um pouso fatal no verniz recém aplicado. Feche os olhos para não ver e se irritar com a situação.

Obs3: Sempre que carregar a pistola, pulverize um pouco fora da peça pois o verniz colocado primeiro na pistola vai entrar até a agulha e não se misturará no catalisador, salvo se a mistura for feita fora da pistola. Se aplicar o verniz sem o catalizador esse ficará manchado e vai levar horas até secar, resumindo, ficará uma bosta.

Vernizes:
:arrow: Cristal: É o tipo de verniz mais barato e simples do mercado, vem pronto para ser aplicado e demora um pouco mais para secar. Dura menos que o verniz bi-componente.

:arrow: Bi-componente: Precisa ser misturado a um catalisador para apurar sua secagem. Aguentam mais e custam pouca coisa mais caro. Só uso esse.

Edintruder
21/09/2011, 22:42
Em fim chegou a etapa final do serviço. Em carros claros, se o ambiente não tiver poeiras, o polimento poderá ser até dispensados, mas em cores mais escuras ou se tiver pegado poeira, o polimento será inevitável.

Me esqueci de escrever, o verniz pode ser dado em apenas 1 demão na quantidade correta ou em 2 demãos mais finas. Eu prefiro dar apenas 1 demão pois o resultado final é melhor. A partir da 3a demão, o verniz começa a criar uma textura tipo casca de laranja, e dá muito trabalho para polir.

O polimento só pode ser feito após 24hs de secagem da peça. Se polir antes de 24hs é assinar atestado de burrice ou brincar com a sorte...

O polimento é um evento trabalhoso, mas necessário. Em cores escuras, o polimento dará uma escurecida no tom e ficará bem próximo ou igual ao original.
Use lixa 1200 para quebrar todo o brilho e nivelar o verniz até sumir qualquer pontinho brilhoso. Quanto melhor for o lixamento, mais nivelado ficará o polimento. Cuide para não lixar as quinas ou cantos vivos, pois irá "furar" o verniz e estragar todo o serviço.

O polimento pode ser feito com massa de polir nro 2, usando estopa ou politriz. Eu uso politriz apenas para o polimento inicial e termino tudo com a mão pois conseguimos um acabamento muito melhor na mão.

Edintruder
21/09/2011, 22:46
Para hobby, eu prefiro pistolas de baixa e média pressão com caneca em cima. Para uso profissional é indicado pistolas de média e alta pressão com caneca embaixo.
Pistolas de baixa pressão servem em qualquer compressor pequeno e dosam facilmente a quantidade de tinta. Pistolas de alta pressão necessitam de compressores maiores e botam muito mais tinta, o que rende muito mais serviço.

Atualmente uso uma pistola de baixa pressão pequena. Demoro mais mas consigo acertar bem o ponto de vazão com um compressor pequeno.

Edintruder
21/09/2011, 22:49
O ponto da tinta é outro fator fácil de ser desmistificado. Eu misturo a tinta direto na pistola, se precisar eu adiciona mais solvente e com uma chave de fenda eu mexo e verifico o ponto da tinta. Quando puxa a chave para fora da tinta, a tinta deve gotejar da chave, e não formar nenhum "fio". É bem líquida mesmo.

Edintruder
21/09/2011, 22:57
Edi, estamos aguardando as dicas. A proposito devo ir p sul nas ferias, de repente passo ai p dar um trato na monstrenga.

Ahaha! pode aparecer por aqui sim!

hercilio.neto
22/09/2011, 00:35
Ainda vou ter um local pra fazer tudo isso.
Valeu pelas dicas. Muito boas.

Cotrim
22/09/2011, 12:52
O ponto da tinta é outro fator fácil de ser desmistificado. Eu misturo a tinta direto na pistola, se precisar eu adiciona mais solvente e com uma chave de fenda eu mexo e verifico o ponto da tinta. Quando puxa a chave para fora da tinta, a tinta deve gotejar da chave, e não formar nenhum "fio". É bem líquida mesmo.

Ed, Valeu pelas dicas, vou testar com a minha bike, que pretendo reformar até o final do ano.

Anthoniusnikos
03/11/2011, 18:57
Abração Edin.

Logo que tiver tempo vou fazer o serviço na porta da Tratoretta, porém antes tenho que bater um amassado geral provocado por um motoque que quase me pôs fora da estrada.
Creio que os amassados podem ser rebatidos com martelo e "bigorna". Já vi funileiro fazer isso, mas ainda não tentei. Será que é fácil ? Não quero usar muita massa.
Tem alguma dica ?

É fácil encontrar o azul da Ranger ?

Anthon

hercilio.neto
03/11/2011, 23:56
Edintruder,
Voce falou ali acima sobre escorrimento de tinta.
No caso da pintura já estar escorrida, qual a solução? Dá pra acertar na lixa? Se sim, qual usar?
Agradeço a ajuda.

Anthoniusnikos
04/11/2011, 19:06
Edin, além das questões que formulei no post anterior, e pelo fato de você não ter mencionado, gostaria de saber se ainda é necessário fazer determinado lixamento juntamente com água.

Abração

vavarusso
04/11/2011, 19:11
Pedindo ajuda
Pessoal gostaria que quem soubesse me tirasse umas dúvidas:
*depois do removedor tenho que aplicar imediatamente o Wash prime?
*Depois do Wash prime tenho que imediatamente aplicar o primer??
*Depois do prime tenho que aplicar imediatamente a pintura? Ou posso aguardar meses pra pintura, sem tomar chuva??
Ou seja, depois um processo posso demorar alguns dias para começar o outro? Ou tem que ser direto como cantiga de grilo?
*Tenho que realmente deixar na lata?
Segue uma foto das camadas da pintara do meu jeep. Será que precisa mesmo removedor ou a lixa resolve....????
Miniaturas de Anexos

vavarusso
04/11/2011, 19:21
Segue uma foto das camadas de tinta de meu jeep

Desnickadu
06/11/2011, 09:30
Abração Edin.

Logo que tiver tempo vou fazer o serviço na porta da Tratoretta, porém antes tenho que bater um amassado geral provocado por um motoque que quase me pôs fora da estrada.
Creio que os amassados podem ser rebatidos com martelo e "bigorna". Já vi funileiro fazer isso, mas ainda não tentei. Será que é fácil ? Não quero usar muita massa.
Tem alguma dica ?

É fácil encontrar o azul da Ranger ?

Anthon


Edin, além das questões que formulei no post anterior, e pelo fato de você não ter mencionado, gostaria de saber se ainda é necessário fazer determinado lixamento juntamente com água.

É facil rebater sim, é bom vc ter algo pesado do lado de fora pra "apoiar" a batida, pra ela não "passar da conta". Caso contrário vc pode acabar batendo de dentro pra fora e de fora pra dentro sem achar a posição ideal da chapa.
Usando uma madeira ou uma marreta e um trapo enrolado vc não machuca a tinta, dependendo do estado nem precisa pintar após as marteladas :)
Dependendo do amassado vc consegue somente empurrar a lata de volta à sua forma original, tente fazer isso antes das marteladas.
Quanto à cor, tem o codigo na plaqueta do carro, provavelmente tenha no manual e no forum de ranger com certeza tem. Com o codigo da cor vc vai na casa de tinta e compra facil.

Caso precise pintar e vc tenha certeza de que a lata esta 100% é só acertar tudo bem com massa e lixa, e pintar por cima.


Edintruder,
Voce falou ali acima sobre escorrimento de tinta.
No caso da pintura já estar escorrida, qual a solução? Dá pra acertar na lixa? Se sim, qual usar?
Agradeço a ajuda.

Depende da superfície. Via de regra vc usa um taco pra lixar [foto em anexo], pra matner a superfície o mais reta possível. Procure sempre lixar na mesma direção e no angulo que seja mais reto em relação às curvas da lataria.
use uma lixa d'água fina, no mínimo 800, ideal 1200.319084


Pedindo ajuda
Pessoal gostaria que quem soubesse me tirasse umas dúvidas:
*depois do removedor tenho que aplicar imediatamente o Wash prime?
*Depois do Wash prime tenho que imediatamente aplicar o primer??
*Depois do prime tenho que aplicar imediatamente a pintura? Ou posso aguardar meses pra pintura, sem tomar chuva??
Ou seja, depois um processo posso demorar alguns dias para começar o outro? Ou tem que ser direto como cantiga de grilo?
*Tenho que realmente deixar na lata?
Segue uma foto das camadas da pintara do meu jeep. Será que precisa mesmo removedor ou a lixa resolve....????
Miniaturas de Anexos

Se vc não sabe o estado da lata e se a pintura foi bem feita é melhor remover tudo.
Se já comesou o processo, remova toda a tinta da peça toda.
O ideal é NUNCA deixar a lata exposta. em algumas horas a ferrugem já começa a se formar.

Então se vc usou removedor, use a lixa d'agua para tirar todos os resquicios de tinta da lata, lave com água corrente, seque [com pano ou ao sol], use um pano com tinner para limpar qualquer gordura/graxa/óleo que tenha ficado na peça, espere secar e aplique o fundo ou uma camada de tinta em seguida. Pode ser uma camada fina, mas que cubra completamente a peça para protege-la do ar. Depois disso vc pode guarda-la o quanto precisar.

Se vc suar bastante pelas mãos [eu tenho esse problema], é importante não tocar na peça depois de limpa-la com tinner. O suor é suficiente para que a tinta não 'cole' na lata e crie uma bolha depois de algum tempo.

hercilio.neto
06/11/2011, 13:58
Desnickadu,
Obrigado pelas dicas

Anthoniusnikos
06/11/2011, 19:26
Desni, mas pode-se lixar a seco, ou tem que ser embaixo da água ?

Desnickadu
06/11/2011, 19:56
usando a lixa d'água ou de massa, que são as indicadas pra esse serviço, vc vai perder a lixa muito rápido, porque o pó da tinta gruda entre os grãos abrasivos deixando a folha lisinha.
Usando água isso acontece de forma mais lenta. Não precisa ser água corrente, pode usar um balde e ir molhando a lixa - mergulhando ela no balde mesmo - sempre que ela quiser secar. Vc vai notar que as particulas lixadas se prenderão no caminho da lixa, aí já é hora de molhar novamente.
A lixa é bem barata e o unico problema que vc terá se não usar água é esse. O melhor jeito é pegar a lixa mesmo e ver como é qeu acontece. Na tentativa e erro vc acerta, não precisa ter medo porque não vai estragar a peça não, só vai deixar de lixar.

vavarusso
06/11/2011, 21:36
Muito obrigado. Mais ficou uma dúvida: Se nao deixar na lata, deixar por exemplo no cor verde ceu( ver foto) preciso dá primer ou wash primer?

Rodrigo Baratti
06/11/2011, 22:23
Edintruder,

Excelente iniciativa do tópico.
Estou justamente na fase de pintura do jeep, ontem lixei o capo, passei massa e lixei novamente.
Não é um serviço complicado, mas sim trabalhoso. Exige muita paciencia e braço.

Complementando suas informações tem uma série de videos no Youtube para pintura em PU:

Tonella - principios da pintura automotiva (http://www.youtube.com/watch?v=Tfog_0ZwsCY)

[]'s

Rodrigo Baratti
06/11/2011, 22:27
Muito obrigado. Mais ficou uma dúvida: Se nao deixar na lata, deixar por exemplo no cor verde ceu( ver foto) preciso dá primer ou wash primer?

Até onde entendi as explicações que consegui na net o Wash prime e o preto vinilico são aplicados diretamente sob o metal, se já tem tinta vc pode usar somente o primer.

[]'s

Rodrigo Baratti
06/11/2011, 22:32
Desni, mas pode-se lixar a seco, ou tem que ser embaixo da água ?

Eu comprei lixa a seco especifica para pintura automotiva (são importadas), assim evita a agua e a oxidação do metal.
Porém após aplicar o fundo nas lixadas subsequentes que não tem mais metal exposto vou usar a lixa d'agua, faz menos sujeira.

[]'s

Anthoniusnikos
07/11/2011, 09:52
Beleza.

Será que devo tirar a porta ?, porque sou destro e a porta amassada é do lado do passageiro, então vou encontrar dificuldade em bater a lata de dentro para a fora, porém com a porta no lugar vai ser moleza bater de fora para dentro. :semideia

Anthon

Leonardo Raffi
22/11/2011, 20:44
Fala Eduardo... ontem ganhei do cara que me vendeu a F100 um compressor made in casa... mas testei hoje funciona... tem cilindro, tem valvula de emergencia q espero q funcione na emergencia(é um cano amassado e enrolado) tem desligue automatico(não testei) tem um troço q pareçe um cabeçote de motopequena que eu acho q é sóp entrar o ar..tem reloginho de pressão...
então falta mangas, pistola, e um registro talvez...
pergunto que pistola tu me recomenda...(tem na Taqui ou quero quero...he...he...he) vou começar pintando o chassi do 54...que esta saindo do jato de areia com fundo... e depois é só escolher uma viatura.... creio q o serviço de chapiamento este não é mol...
Ha o compressor é de caminhão ...
mas mete ar tio..............

Desnickadu
23/11/2011, 14:01
Toma cuidado com esse compressor, Leonardo.
Compre uma valvula de segurança[também conhecida como valvula de alívio] e instale-a. Não custa mais de R$ 20,00 e pode te salvar de um grande susto, ou de uma trajedia...
Explosão de Compresor de Ar - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=7kMwW_YVHmk)

sobre a pistola, depende do serviço que vc vai fazer.
Eu tenho uma Arprex mod. 2. É uma pistola grande que desperdiça muita tinta quando se pinta peças pequenas. Estou querendo comprar uma menor pra poder ter mais controle na tinta.

O melhor é tu visitar uma grande casa de tintas e pedir auxilio na escolha por lá, mesmo que não compre na ocasião. Basta chegar e falar logo que só veio ver o preço, mas não sabe qual comprar. Depois de umas 2 ou 3 visitas em lojas diferentes vc vai ter uma ideia do que adquirir.


@Anthoniusnikos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/anthoniusnikos.html)
depende das suas habilidades só :D

Leonardo Raffi
23/11/2011, 23:10
Desnickadu ... valeu vou comprar a valvula sim... a minha parece lingua de sogra só q de cobre he,,,he,,,he,,, no video tinha a valvula mas mesmo assim...
abraços
Ps: eu sismei de aprender a pintar depois de ver uma revista que aparecia uma F100 azul pintada pelo dono...F100AZUL.COM.BR (http://www.f100azul.com.br)

mas pintar eu acho q tenho futuro mas chapair soldar desamassar tirar poderes... ai acho mais dificil... deixa eu começar entao....

Desnickadu
24/11/2011, 12:53
chapear [desamassar], tirar podres e pintar usa muito mais paciencia que técnica. São só uma ou outra dica qeu vc vai pegando por aí e depois coloca tudo na ponta dos dedos.

já a solda precisa de um pouco mais de tecnica sim, é mais chatinha de fazer bem feito. essa é uma coisa que quero aprender bem em breve :)


sobre o compressor, eu trabalho com manutenção deles [dos pequenos, até 20 pés].
A valvula de segurança abre em uma pressão maior que a de trabalho normal do compressor.
Num compressor de 120libras [pressão mais comum e usada na esmagadora maioria de compressores pequenos] a valvula aciona com 175libras, mas com o passar do tempo [e falta de manutenção] ela emperra. Além disso, o bujão tem prazo de validade, o teste de pressão dele também. É uma serie de fatores que levam um bujão a explodir, nunca um isolado.

vavarusso
30/11/2011, 11:11
É facil rebater sim, é bom vc ter algo pesado do lado de fora pra "apoiar" a batida, pra ela não "passar da conta". Caso contrário vc pode acabar batendo de dentro pra fora e de fora pra dentro sem achar a posição ideal da chapa.
Usando uma madeira ou uma marreta e um trapo enrolado vc não machuca a tinta, dependendo do estado nem precisa pintar após as marteladas :)
Dependendo do amassado vc consegue somente empurrar a lata de volta à sua forma original, tente fazer isso antes das marteladas.
Quanto à cor, tem o codigo na plaqueta do carro, provavelmente tenha no manual e no forum de ranger com certeza tem. Com o codigo da cor vc vai na casa de tinta e compra facil.

Caso precise pintar e vc tenha certeza de que a lata esta 100% é só acertar tudo bem com massa e lixa, e pintar por cima.



Depende da superfície. Via de regra vc usa um taco pra lixar [foto em anexo], pra matner a superfície o mais reta possível. Procure sempre lixar na mesma direção e no angulo que seja mais reto em relação às curvas da lataria.
use uma lixa d'água fina, no mínimo 800, ideal 1200.319084



Se vc não sabe o estado da lata e se a pintura foi bem feita é melhor remover tudo.
Se já comesou o processo, remova toda a tinta da peça toda.
O ideal é NUNCA deixar a lata exposta. em algumas horas a ferrugem já começa a se formar.

Então se vc usou removedor, use a lixa d'agua para tirar todos os resquicios de tinta da lata, lave com água corrente, seque [com pano ou ao sol], use um pano com tinner para limpar qualquer gordura/graxa/óleo que tenha ficado na peça, espere secar e aplique o fundo ou uma camada de tinta em seguida. Pode ser uma camada fina, mas que cubra completamente a peça para protege-la do ar. Depois disso vc pode guarda-la o quanto precisar.

Se vc suar bastante pelas mãos [eu tenho esse problema], é importante não tocar na peça depois de limpa-la com tinner. O suor é suficiente para que a tinta não 'cole' na lata e crie uma bolha depois de algum tempo.
Meu caro muito obrigado pelas dicas... Mais estou tentando tirá a tinta na lixa, primeiro na 120 e como quero tirar pelo menos duas camadas das 3 que ele tem, e nao saia do lugar resolvir usar a lixa 80 e ainda penso em aumentar para a lixa 60, pois é muito trabalhoso mesmo na 80, e horas penso em usar o temido removedor pois em um domindo eu deixava ele pelado... O que vc acha, recomenda.... Obrigado.

Desnickadu
02/12/2011, 20:05
se for lata, pode usar removedor. se for fibra, é mais complicado - eu não etendo de fibra, mas provavelmente o removedor pastoso vai causar algum dano na fibra.

Sobre o removedor, eu gosto de usar o pastoso. é só espalhar ele com um pincel e esperar a tinta subir.
Dependendo da qualidade da pintura será preciso usar mais de uma vez o removedor na mesma região, porque esse removedor levanta a tinta o que acaba por não fazer efeito na camada de baixo. Isso é claro, dependendo da qualidade da tinta.
Se foi bem pintado [não ficou muito grossa] ela pode sair todas as camadas de uma única vez.

Tirei umas fotos quando fiz o paracas do meu carrinho, veja como o removedor levanta a tinta
http://i122.photobucket.com/albums/o273/desnickadu/DSC00822.jpg

depois é só raspar com uma espatula, jogar água pra tirar o resto do removedor, lixar pra tirar o resto da tinta e ta pronto pro fundo :euforico:

Leonardo Raffi
16/12/2011, 22:46
Cade o Edin???
se for ensinar soldas de uma olhada nisto...
lembrei de ti...
http://www.picapesgm.com.br/arquivos/camper.pdf

Lopes
16/12/2011, 23:44
Muito obrigado. Mais ficou uma dúvida: Se nao deixar na lata, deixar por exemplo no cor verde ceu( ver foto) preciso dá primer ou wash primer?
Amigo, acerta todas as imperfeições com massa poliester, use controle de lixamento, manda primer PU, lixar novamente com a sequencia de lixas, 150,220,320,600 se quizer 800 eu finalizo na 600, manda tres demão de tinta se for PU, fim, se for poliester verniz, polir com 1200, ou 1500 ou até 2000, no sentido horizontal ou vertical pode até inclinar um pouco, mas nunca em circulos e fim.
Vai um video ai que ajuda bastante, lixa a seco da 3m é uma maravilha, aliaz produto da 3m é outra coisa, massas de polir da lincoln é show de bola, e o dona da empresa é um cara sensacional(Nelson), espero ter ajudado no meu topico tem um trampinho que fiz,abraço.
Lixamento Massa Processo Manual 3m - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=s0jD1UVKRC4)

cristiano
19/12/2011, 11:18
Pessoal

Este tópico é muito pertinente, eu atualmente estou comprando todos os itens para fazer a lanternagem e pintura em algumas coisas na minha Toyota Bandeirante.

De lanternagem só precisa refazer o batente das portas, pois irão entrar as portas da moderna. Bem provável que tampe alguns furos e faça em outros lugares, nada grave.

O que já tenho de material:

- Compressor de ar (20litros)
- Máscara de solda
- Solda elétrica
- Esmerilhadeira elétrica 4" 1/2 (Eu tenho da grande mas não é muito prática pelo peso)
- Serra de disco pneumática 3"
- Taco grande e pequeno para lixa
- Espátula para aplicar massa
- Pistola HVLP

A meu ver ainda falta comprar a luva para usar a solda elétrica, régua para medir a mistura tinta e solvente, lixas (100, 300, 600 e 1200),
lixador pneumático (para áreas maiores é prático), politriz elétrica de 7" (também gostaria de comprar a pequena).

Além da tinta, verniz, massa plástica (dicas quanto a massa?)...

Estou esquecendo de algo?

Eu estou desmontando partes do motor para colocar o termotape no coletor e escapamento e gostaria de pintar algumas, alguma dica?

Eu comprei solupan para limpar e retirar a graxa das peças antes de pintar.

Desnickadu
19/12/2011, 20:00
Hoje em di aexistem uns 3 modelos[comercializados por varias marcas] de comperssores de 20 litros, todos chineses. Sempre que for trabalhar com ele fique de ouvido bem aberto, quando ele aquece muda o barulho, aí é hora de parar. Se muito exigido ele consome óleo, que deve ser o parafinado AW150.
Quanto às outras maquinas que usam escova de carvão, NUNCA deixe a rotação cair, trabalhe sempre com rotação normal da maquina. Elas costumam queimar por falta de refrigeração, causada pela diminuição da rotação. Dependendo da marca que compraste não compensará o concerto.

Pra pintar o motor, o que normalmente vejo é a utilização de tintas comuns, pois dificilmente a temperatura externa do bloco passará dos cento e poucos graus... Pra tirar a duvida pergunte na loja de tintas.


Quanto a massa, NUNCA misture o catalisador na lata. pegue um pote de margarina da patroa e misture lá pequenas quantidades. Ela endurece rápido e quando não temos pratica acabamos por perder a massa. Na primeira vez que mexi com isso perdi metade da lata :D

cristiano
20/12/2011, 15:28
O lugar onde utilizo o compressor é bem ventilado, acho que ajuda. O único problema que tive foi com o suporte do filtro de ar que é muito vagabundo, já quebrou e colei com superbomber, agora quebrou novamente e vou ver se consigo colar novamente. Eu acho que valeu a pena para começar a brincar, assim dá tempo de eu comprar outras ferramentas enquanto eu junto uma grana para comprar um compressor melhor.

Você indica um compressor BBB? Depois que terminar a pintura das portas não devo utilizar tanto, mas a parte das ferramentas pneumáticas sim, essa eu gostei.

Eu não entendi a parte de não deixar cair a rotação, como acontece isso? Eu só faço verificar o nível do óleo, ligar o compressor, ajustar a pressão desejada e pronto.

Eu sou "rato" de oficina, então sempre vejo misturarem o catalisador fora da lata num tipo de prancheta e aplicar em seguida.

Desnickadu
20/12/2011, 16:54
Ventilação ajuda sim. O filtro de ar vc pode levar em alguma casa de ferragens, ou alguma autorizada, e também nessas casas qeu fazem mangueiras hidraulicas, normalmente eles tem um filtro com corpo de ferro. É bom levar o velho pra não errar na medida. Vc não paga mais de 15 num que usa filtro de papel e 10 no que usa filtro de espuma.

Um compressor BBB pra brincar em casa um de 5.2 pés é muito bom. Agora pra brincar com as ferramentas pneumáticas o ideal seria um de 10 pés, esse pe compressor pra tu ter problema só daqui a 10 anos! Desses pequenos, marcas boas são a Chiaperini, Schulz. Se vc quiser um com um preço melhor tem a pressure, a qualidade não é tão alta como nos outros, mas pra uso não proficional ele aguenta bem.


A rotação cair é somente nas maquinas que utilizam motor. As pneumaticas não tem problema não. O compressor tb não vai cair a rotação se vc manter o óleo no nível.


As politrizes, esmerilhadeiras, furadeiras e afins tem sua ventilação feita pela rotação do motor. Se a rotação cai, o aquecimento por conta do campo elétrico não será refrigerado adequadamento levando ao super-aquecimento e conseuqente queima.

cristiano
20/12/2011, 18:21
Essa dica de utilizar o copo com corpo de ferro é bacana, você tem alguma foto? Eu conheço uma loja dessas aqui que faz mangueiras hidráulicas, vou dar uma passada por lá. O filtro do meu compressor é de papel, redondo... vagabundo que só!

Leonardo Raffi
21/12/2011, 10:55
MASCARA DE SOLDA ÉLETRICA quando eu comprar vai ser eletronica(tu encherga tudo e quando sai a primeira faisca éla aciona e escurece)...ótima paraprincipiantes... não cega....recomendo

cristiano
21/12/2011, 11:04
Leonardo, a minha é dessa! É bem bacana!!

Desnickadu
21/12/2011, 19:57
O que eu utilizo aqui é desse
http://images03.olx.com.br/ui/11/45/35/1297074382_164584035_5-Ar-Compressores-Pecas-para-compressores-refrigeracao-e-lavadoras-Parana.jpg

dentro vai um filtro desse tipo
http://www.arnortecompressores.com.br/wp-content/uploads/2011/08/DSC_0017.jpg

cristiano
22/12/2011, 11:17
http://images03.olx.com.br/ui/11/45/35/1297074382_164584035_5-Ar-Compressores-Pecas-para-compressores-refrigeracao-e-lavadoras-Parana.jpg


Tentei de tudo encontrar pela internet esse tipo de filtro que postou e não encontro... será que encontro a venda pela internet?

Será que tem a mesma rosca? Qual o seu compressor?

Desnickadu
22/12/2011, 12:41
eu trabalho com manutenção dessas coisinhas :D
Se quiser, mede aí a rosca dele, vejo se tenho aqui e combinamos o pagamento e envio ;)

cristiano
22/12/2011, 14:28
Meu herói! :) Vou medir... Obrigado!

jorge.duarte
12/01/2012, 21:16
Para cobrir riscos é importante lixar bem a superfície e aplicar fundo nivelador e lixar até ficar com uma superfície perfeitamente lisa.


Fundo nivelador é o primmer?



O verniz antes de ser pintado também precisa ser lixado, eu uso 300 antes do fundo e após aplicar o fundo eu lixo novamente com 600.

Lixa a pintura antes de passar o verniz? essa parte ficou confusa!

jorge.duarte
12/01/2012, 21:24
Como qualquer superfície que precisa ser pintada, convém ser preparada adequadamente para obter um bom resultado final.
Vale lembrar que a pintura automotiva é um serviço trabalhoso que requer um bom nível de paciência e não pode ter de forma alguma pressa, pois o material tem tempo de secagem e esse tem que ser obedecido.

Lixas:
Quanto maior o número mais fino é o grão, sendo usado 120 para lixar massa plástica, 300 para finalizar a massa, 600 para lixar o fundo nivelador e 1200 para lixar o verniz antes do polimento.

Antes da pintura convém proteger as áreas que não serão trabalhadas cobrindo com jornal e fitas. Eu uso vários pedaços de não tecido "TNT" (sobras do aniversário de 1 ano do meu filho).

Para cobrir riscos é importante lixar bem a superfície e aplicar fundo nivelador e lixar até ficar com uma superfície perfeitamente lisa.

Esse processo pode ser repetido diversas vezes até obter um perfeito resultado. Como o fundo nivelador é um produto relativamente macio e fácil de ser lixado, pode ser feito esse processo de pintura e lixamento várias vezes.

O verniz antes de ser pintado também precisa ser lixado, eu uso 300 antes do fundo e após aplicar o fundo eu lixo novamente com 600.

Que tipo de massa voce usa para preencher imperfeições maiores, o famoso "plastic" ou outra coisa....to gostando desse tópico

hercilio.neto
13/01/2012, 00:49
Tópico da hora.
Quem tem experiência, por favor, coloque dicas.

hercilio.neto
15/01/2012, 12:03
Comprei uma politriz pela internet, vai chegar em 8 dias. No próximo final de semana vou tentar polir com massa n.2.
A pintura tem várias partes escorridas. Algumas já corrigi com o taco e lixa d'água, mas ficou fosco.
Não tenho experiência nenhuma, mas vou tentar. Espero não fazer nenhuma cagada!
Aceito dicas (qualquer uma).

hercilio.neto
15/01/2012, 19:58
Achei esse vídeo aqui.
Por enquanto é o meu guia.


Maxi Rubber Brasil - Polimento Base Água - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=MMA4GjgMuuc&feature=related)

dudu83
16/01/2012, 00:08
decidi eu mesmo fazer o processo de pintura da Band, so tenho uma duvida quanto as partes podres, tenho pontos criticos nas caixas de ar e no painel traseiro, to querendo fazer com solda mig alguem tem alguma dica? e so cortar os pontos podres e soldar uma chapa nova?

Desnickadu
16/01/2012, 16:21
exatamente. só cortar e soldar.
Vc só precisa prestar bastante atenção pra não deixar um ponto de ferrugem perto da solda, se for muito dificil ou se for só aqueles furinhos vc pode tampar com a solda e depois fazer o resto do procedimento padrão [lixa, massa, lixa, tinta, lixa...].
Toma cuidado também com as quinas, aquelas partes onde acumula sujeira e água, são dificeis de soldar, de limpar, de lixar, de passar massa, de pintar... dão trabalho até pra tirar a ferrugem. então faça com paciencia pra que fique tudo bem feito :)

ah, cuidado pra não fogo na viatura também!! rsrsrsrs

jaimepaulo
03/02/2012, 10:18
Amigos, como curioso e adepto de artes manuais, um belo dia resolvi aprender a pintar para não gastar com chapeador. O esforço compensou, pois em vez de pagar a MO eu comprei um compressor que é muito útil por anos a fio.

Como acho bacana dividir conhecimentos com os amigos ou interessados em aprender, vou passar algumas dicas úteis no serviço de chapeamento e pintura.

:arrow: Só espero que nenhum chapeador passe por aqui pra me esculhambar por reduzir seus possíveis clientes... rsrsrs

Adorei as suas dicas,
O que você me diz do compressor desse site: Compressor Ar Direto Black Decker Kit Pintura E Acessórios! - R$ 349,89 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222296656-compressor-ar-direto-black-decker-kit-pintura-e-acessorios-_JM)
Grande abraço amigo.

Desnickadu
03/02/2012, 15:31
@Jaime
nesse preço é mais confiavel um desses
Motocompressor Ar 8224 Litros Bivolt - R$ 341.23 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/17320/11/159/motocompressor-ar-8224-litros-bivolt)

Mas te aviso, nenhum desses vai te dar um resultado satisfatorio na pintura.

Compressores do tipo ar-direto [sem reservatório] são para serviços pequenos, coisa hobby mesmo. Esse compressor da B&D não é pra uso profissional. Mesmo esse que te passei o link acima aguenta a pintura de um para-lamas completo sem precisar esperar que ele encha o reservatório.
Pra uma boa pintura o ideal é pressão constante pra vc poder variar a quantidade de tinta que joga na peça, caso contrario vai ficar manchado, escorrer... da muito trabalho pra arrumar tudo depois.
Se a ideia é utilizar o compressor pra pintura, gaste um pouquinho mias e compre um com um reservatório maior,de pelo menos 50litros.

Quanto a pressão, os compressores com reservatorio geralmente tem 120libras, 140 e 150. A pistola funciona bem com 80libras se vc diluir corretamente a tinta, então qualquer um desses vai ter um bom rendimento desde que a área a ser pintada seja adequada ao tamanho do reservatório. As paradas no meio da pintura na mesma peça deixam tons lijeiramente diferentes.

jorge.duarte
03/02/2012, 16:06
@Jaime
nesse preço é mais confiavel um desses
Motocompressor Ar 8224 Litros Bivolt - R$ 341.23 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/17320/11/159/motocompressor-ar-8224-litros-bivolt)

Mas te aviso, nenhum desses vai te dar um resultado satisfatorio na pintura.

Compressores do tipo ar-direto [sem reservatório] são para serviços pequenos, coisa hobby mesmo. Esse compressor da B&D não é pra uso profissional. Mesmo esse que te passei o link acima aguenta a pintura de um para-lamas completo sem precisar esperar que ele encha o reservatório.
Pra uma boa pintura o ideal é pressão constante pra vc poder variar a quantidade de tinta que joga na peça, caso contrario vai ficar manchado, escorrer... da muito trabalho pra arrumar tudo depois.
Se a ideia é utilizar o compressor pra pintura, gaste um pouquinho mias e compre um com um reservatório maior,de pelo menos 50litros.

Quanto a pressão, os compressores com reservatorio geralmente tem 120libras, 140 e 150. A pistola funciona bem com 80libras se vc diluir corretamente a tinta, então qualquer um desses vai ter um bom rendimento desde que a área a ser pintada seja adequada ao tamanho do reservatório. As paradas no meio da pintura na mesma peça deixam tons lijeiramente diferentes.

Eu tenho um desses da marca SHULTZ, ótimo para trabalhos "faça voce mesmo". Com esse compressor voce pode pintar tranquilamente um carro, mas preste atenção na pistola, que deve ser HVLP de preferencia pressão de trabalho entre 15 e 35 lbs. Recentemente comprei uma na nesse link.

Pistola de Pintura HVLP 1.4 e 2.0 mm com Manmetro Lee Tools - Ferramix Mquinas e Ferramentas (http://loja.ferramix.com.br/ecommerce_site/produto_10762_5283_Pistola-de-Pintura-HVLP-14-e-20-mm-com-Manometro-Lee-Tools).

Para quem tem carro que precisa de engraxamento na transmissão, pode usar esse kit, que é show.

Engraxadeira Pneumatica e Manual 450 ml - R$ 100.70 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19610/11/156/engraxadeira-pneumatica-e-manual-450-ml)

Abs

Abs

Desnickadu
03/02/2012, 17:44
Putz! é verdade!
Esqueço das pistolas de baixa pressão.... :S
Estou pra comprar uma dessas a um bom tempo e sempre esqueço T_T

Tenho uma de alta pressão e meu compressorzinho de 50litros mal da conta dela, por isso recomendo este como o mínimo ;)

jorge.duarte
03/02/2012, 18:07
Putz! é verdade!
Esqueço das pistolas de baixa pressão.... :S
Estou pra comprar uma dessas a um bom tempo e sempre esqueço T_T

Tenho uma de alta pressão e meu compressorzinho de 50litros mal da conta dela, por isso recomendo este como o mínimo ;)

Baixei uns videos legais no youtube. São 26 videos pequenos, achei legal a explicação do cara, bem tecnico, mas dentro do "faça voce mesmo", se tiver duvida ele responde na boa. Segue 1, depois se achar legal pega os outros:

Tonella - principios da pintura automotiva PU 01 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Tfog_0ZwsCY)

Abs

Marcos
03/02/2012, 18:53
Comprei esse da Heilhell, num pacote junto com uma máquina de solda,

Compressor de Ar Einhell Euro 210-24 220V - 24 Litros - Compressores de Ar e Geradores no Extra.com.br (http://www.extra.com.br/Ferramentas/FerramentasEletricas/CompressordeArGerador/Compressor-de-Ar-Einhell-Euro-210-24-220V-24-Litros-200227.html?cm_re=pagea-_-main-_-vitrine6)

comprei também a caneca de baixa pressão num conjunto de acessórios da mesma marca. Espero que funcione bem, pois a fabricação é chingue lingue!

Desnickadu
05/02/2012, 15:09
Baixei uns videos legais no youtube. São 26 videos pequenos, achei legal a explicação do cara, bem tecnico, mas dentro do "faça voce mesmo", se tiver duvida ele responde na boa. Segue 1, depois se achar legal pega os outros:
[/URL]

Abs

passei a tarde ontem assistindo os videos do TOnella, até levar um xingo da namorada xD
Gostei bastante, só não gostei da parte em que ele usou massa rapida... apesar dele dizer que foi somente pra ilustrar no video...

Não me lembro agora se ele falou, mas o problema da massa rapida é que ela seca por evaporação [não por reação quimica] então ela fica porosa e se o espaço preenchido for profundo ela vai 'descer' quando secar.

São otimos videos e me fez aprender como mexer com a pistolinha de baixa pressão \o/

vlw pelo link (y)


Comprei esse da Heilhell, num pacote junto com uma máquina de solda,

[url=http://www.extra.com.br/Ferramentas/FerramentasEletricas/CompressordeArGerador/Compressor-de-Ar-Einhell-Euro-210-24-220V-24-Litros-200227.html?cm_re=pagea-_-main-_-vitrine6]Compressor de Ar Einhell Euro 210-24 220V - 24 Litros - Compressores de Ar e Geradores no Extra.com.br (http://www.youtube.com/watch?v=Tfog_0ZwsCY)

comprei também a caneca de baixa pressão num conjunto de acessórios da mesma marca. Espero que funcione bem, pois a fabricação é chingue lingue!

Esses compressorzinhos são guerreiros...

Certa vez o compressor de um dentista cliente meu quebrou, mas ele não podia remarcar as cirurgias que tinha nesse dia. Eu liguei um compressorzinho desses aí [mas da marca Ferrari] novo pra ver se ajduava....
Ele conseguiu fazer as cirurgias do dia, mas o compressor 'foi pra vala'.
Ele ainda funciona, mas desgastou MUITO os aneis do pistão e rolamentos do motor. O bichinho ligava por 10 minutos e ficava desligado por 5 minutos. Quando o dentista usava a broca e o sugador juntos o compressor não dava conta de manter a pressão...

Basta usar ele com moderação, nunca esquecendo de verificar o nivel de óleo [esses pequenos consomem bastante!], completando sempre que preciso com o óleo correto [provavelmente o AW150 parafinado] que ele vai longe :smile:

Leonardo Raffi
20/06/2012, 19:00
Edin t6u ja falou mas nao lembro...para os eixos sujos de graxa...o que eu faço para pintar...gasolina ou indica um produto (qual) para depois de limpo lixar e pintar....

Leonardo Raffi
20/06/2012, 19:03
alguem ja usou isto
Pistola Para Jateamento De Areia Sb 01a Furio - R$ 129,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240276567-pistola-para-jateamento-de-areia-sb-01a-furio-_JM)

cristiano
21/06/2012, 09:58
alguem ja usou isto
Pistola Para Jateamento De Areia Sb 01a Furio - R$ 129,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240276567-pistola-para-jateamento-de-areia-sb-01a-furio-_JM)

Que bacana essa pistola!

Ainda mais que ela usa areia de construção, que é super barato!

Mas ela só deve funcionar bem em compressores maiores, esses hobby que vendem por aí (meu caso).

jkdaniels
21/06/2012, 11:26
Cara, essa pistola parece boa, mas é preciso saber se alguem ja testou pra ver se funciona. Alguém se prontifica?

rfdex
21/06/2012, 12:06
Cara, essa pistola parece boa, mas é preciso saber se alguem ja testou pra ver se funciona. Alguém se prontifica?

Tenho uma pistola dessa. Não funcionou direito. Meu compressor é um Shulz de 27 litros. Talvez seja a areia (testei dois tipos diferentes), mas ainda assim não ficou legal. Tive que secar a areia (estava úmida em virtude do período de chuvas). Qdo ele conseguia cospir a areia, funcionou legal, mas é bem lento. Tipo, para você lixar uma roda, por exemplo, vai uns 20-30 minutos. Abraços

Raphael
Brasilia-DF

Desnickadu
21/06/2012, 12:17
Edin t6u ja falou mas nao lembro...para os eixos sujos de graxa...o que eu faço para pintar...gasolina ou indica um produto (qual) para depois de limpo lixar e pintar....


vc pode limpar muito bem com gasolina, depois secar com um pano, passar desengraxante e em seguida o fundo da pintura.
Se não precisar ficar uma pintura de primeira qualidade, vc pode lavar com bastante gasolina [coisa que a gasolina depois de passar pelo eixo saia clara ainda], secar e já aplicar o fundo.

tuna
21/06/2012, 15:27
Tenho uma pistola dessa. Não funcionou direito. Meu compressor é um Shulz de 27 litros. Talvez seja a areia (testei dois tipos diferentes), mas ainda assim não ficou legal. Tive que secar a areia (estava úmida em virtude do período de chuvas). Qdo ele conseguia cospir a areia, funcionou legal, mas é bem lento. Tipo, para você lixar uma roda, por exemplo, vai uns 20-30 minutos. Abraços

Raphael
Brasilia-DF

Tenta com óxido de alumínio.. eu tenho uma pistola menos elaborada que essa aí e funcionou legal,
Pistola para Jateamento de Areia Suco - 166B - Puma - Pistolas para pintura - Pintura (http://www.royalmaquinas.com.br/loja/website/460/14334//pistola-para-jateamento-de-areia-succao-166b-puma.html)

o problema é que o serviço não rende e faz uma porquera danada...vejam:

Outra coisa que fiquei curioso foi sobre jateamento com casca de nozes:
Tipos - Granalhas - Abrasivas (http://jateamento-visores.com.br/dicas/tipos-de-granalhas.htm)

Desnickadu
21/06/2012, 16:49
Tenta com óxido de alumínio.. eu tenho uma pistola menos elaborada que essa aí e funcionou legal,
Pistola para Jateamento de Areia Suco - 166B - Puma - Pistolas para pintura - Pintura (http://www.royalmaquinas.com.br/loja/website/460/14334//pistola-para-jateamento-de-areia-succao-166b-puma.html)

o problema é que o serviço não rende e faz uma porquera danada...vejam:

Outra coisa que fiquei curioso foi sobre jateamento com casca de nozes:
Tipos - Granalhas - Abrasivas (http://jateamento-visores.com.br/dicas/tipos-de-granalhas.htm)


essa pistola da Puma parece um bico pulverizador comum com uma mangueira maior, ao meu ver... :pensativo:

só pra ilustrar: Pulverizador com acionamento por gatilho - R$ 14.93 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4149/43/415/pulverizador-com-acionamento-por-gatilho) :semideia:semideia

pensando aqui, provavelmente nessas pistolas comuns o jateamento ficaria razoavel utilizando um compressor comum de 150 libras, ou um compressor parafuso de 175 libras.

Tirem-me a duvida: Quando o compressor desarma o motor -chegando às 120 libras- e vc começa a trabalhar, ela vai bem... mas enquanto a pressão cai a eficiencia cai junto ????

Mourão GP
21/06/2012, 19:08
essa pistola da Puma parece um bico pulverizador comum com uma mangueira maior, ao meu ver... :pensativo:

só pra ilustrar: Pulverizador com acionamento por gatilho - R$ 14.93 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4149/43/415/pulverizador-com-acionamento-por-gatilho) :semideia:semideia

pensando aqui, provavelmente nessas pistolas comuns o jateamento ficaria razoavel utilizando um compressor comum de 150 libras, ou um compressor parafuso de 175 libras.

Tirem-me a duvida: Quando o compressor desarma o motor -chegando às 120 libras- e vc começa a trabalhar, ela vai bem... mas enquanto a pressão cai a eficiencia cai junto ????

Normalmente os compressores são ajustados para religar o motor sem deixar cair muito a pressão; por exemplo se o trabalho q vc precisa deve ser na média de 80 libras, o motor deve ligar qdo já estiver no mínimo em 90 e deve ter a capacidade de gerar libras suficiente para o trabalho e para chegar aos 120 novamente e por fim desligar.Se não estiver dando conta e cair a eficiência, pode precisar de um compressor que produza mais libras, se não quiser que ele ligue toda hora um reservatório maior ajuda.
Espero ter ajudado.
Abç.

Edintruder
21/06/2012, 21:18
Poxa, mas o assunto andou mesmo! Faz muito tempo que tinha esquecido desse tópico!
Como após as primeiras postagens o tópico ficou às moscas, acabei deixando de lado. Nem imaginava o movimento.
Peço desculpas para o pessoal que eu não respondi. O Leonardo é que foi me puxar as orelhas agora à pouco! ahahah!
Pelo menos o pessoal está bem assessorado. Sobre essa pistola de jato de areia, tenho um primo que comprou uma, mas ainda não estreou ela. Só cuidem para não respirar a poeira da areia que gera danos irreparáveis aos pulmões que aparecem depois de alguns anos. Usem sempre proteção respiratória eficiente. No caso eu recomendo usar máscaras semi-faciais de silicone com filtros PFF descartáveis. Essas máscaras descartáveis tipo sutien não servem para esse tipo de serviço.

Edintruder
21/06/2012, 21:41
Bem, Hercilio, desculpa a demora de meses para responder... rsrsrs
O polimento é simples de ser feito, mas precisa cuidado apenas com a boina. Se ela ficar muito impregnada de massa vai acabar gerando muito atrito e começa a marcar e estragar a pintura. Então é bom sempre ter 2 ou 3 para esse tipo de serviço. Vai sempre com calma que fica reluzente.

Sobre compressores portáteis, eu continuo usando um Shulz de 27 litros linha hobby, porém preciso trocar o pistão ou trocar o compressor todo por um bem maior. Mas quanto menor o compressor, menor tem que ser a pistola e maior a paciência. O resultado é sempre diretamente proporcional à paciência do pintor. Como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. rsrsrs

Edintruder
21/06/2012, 22:07
Raffi, eu já tinha baixado esse arquivo outra vez. Eu tenho que ver como é que está o processo de emplacamento de trailer feito em casa, pois acho que será a melhor opção. Um trailer todo em estrutura de madeira como fazem nos EUA. O valor da chapa de metal está fora da realidade, então uma estrutura toda em madeira revestida com vinil fica bem mais barato de fazer.

Edintruder
21/06/2012, 22:11
Voltando ao assunto, esse vídeo mata a charada sobre a regulagem da pistola.

Manual de Repintura Automotiva P04 Pintura 4.mpg - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EFDZ0DDBq5U&feature=related)

jkdaniels
22/06/2012, 18:44
Muito bom o video;

Aproveitando o embalo, alguem ai ja pintou com aquelas tintas que imitam cromado? É real ou é balela? Eu queria usar nos parachoques da minha rural, pois não posso cromar pq onde tinham podres o dono anterior colocou fibra e massa. Afora isso tem alguma técnica de pintura que deixe mais parecido com cromado?

Edintruder
23/06/2012, 00:19
JK, tem uma tinta especial que vi há algum tempo no tal de lata-velha, mas acho que é aquelas tintas de nanopigmentos que não riscam.
Esses cromados em spry não ficam nada de cromado, apenas imitam um alumínio muito mal polido. O pior é que basta tocar e a tinta mancha. Se botar verniz fica cinza... Enfim, não compensa nem perder tempo e dinheiro tentando pois já passei por isso em uma moto.

Desnickadu
23/06/2012, 12:13
Normalmente os compressores são ajustados para religar o motor sem deixar cair muito a pressão; por exemplo se o trabalho q vc precisa deve ser na média de 80 libras, o motor deve ligar qdo já estiver no mínimo em 90 e deve ter a capacidade de gerar libras suficiente para o trabalho e para chegar aos 120 novamente e por fim desligar.Se não estiver dando conta e cair a eficiência, pode precisar de um compressor que produza mais libras, se não quiser que ele ligue toda hora um reservatório maior ajuda.
Espero ter ajudado.
Abç.

Então fio, o que to querendo perguntar pro colega ali em cima que tem a pistola de jateamento é se a eficiencia da pistola cai muito quando a pressão do compressor cai, aja visto qeu ele reclama justamente deste ponto da pistola.
Assim fica mais facil de saber se o problema é do equipamento em si ou do compressor que é pequeno, ou os dois :)

Tenho aqui na minha oficina um compressor de 2.6cfm e ele É pequeno pra esse serviço, sem duvidas, mas se ainda assim a pistola for um bom negocio, eu vou fazer uns testes com ela :smile:


Muito bom o video;

Aproveitando o embalo, alguem ai ja pintou com aquelas tintas que imitam cromado? É real ou é balela? Eu queria usar nos parachoques da minha rural, pois não posso cromar pq onde tinham podres o dono anterior colocou fibra e massa. Afora isso tem alguma técnica de pintura que deixe mais parecido com cromado?


Cara, existe uns sprays cromados que funcionam bem quandoa peça não ficara exposta ao tempo. Nesses, os melhores são Colorgin e Renner.
Existe também uma tinta [que se aplica de pistola] cromada, mas nunca mexi com ela. O problema dela é que tem muita confusão a respeito da aplicação. Umas marcas dizem pra vc passar um fundo preto, outras branco.... outras dizem pra tu passar selante depois do cromo e então o verniz, outras dizem pra passar só o verniz. Ao menos todas são unanimes em dizer pra aplicar camadas finas e rapidas, quanto mais camadas mais claro o cromo e maisbrilhante, mas com menos "efeito cromo" e mais "cinza aluminio".

Edintruder
23/06/2012, 19:35
Desnickadu, sabes a marca e nome dessa tinta cromada? Quando eu vi na TV era sobre fundo preto.

Desnickadu
23/06/2012, 19:45
no YT eu encontrei esse aqui Edin:

Tintas e Pigmentos (http://www.efcolor.com/tintas-e-pigmentos)





Segunda se for fazer algum trabalho na rua ru passo em algumas casas de tinta e pergunto a respeito e trago pra gente as respostas. (y)

Edintruder
23/06/2012, 19:57
Aqui, quando estava reformando a minha moto há alguns poucos anos atrás ninguém sabia de nada sobre o assunto.
Só existia o sistema de cromagem de não-metais que era à base de uma tinta especial caríssima e processo com pistola especial. É o mesmo material de cromagem de plásticos como tem em brinquedos.
Mas se aparecer coisa mais em conta hoje em dia a coisa melhora muito!

jkdaniels
25/06/2012, 09:34
Então, essa tinta do amigo Desnickadu é a qual eu me refiro, pra pintar com compressor mesmo. Spray nem perco mais meu tempo. Foi exatamente essa do link que ele enviou que eu tive olhando tb. Se eu conseguisse um efeito daquele nos meus parachoques eu já tava feliz, mas como é muito cara, preciso da opinião de quem já utilizou.

Desnickadu
25/06/2012, 19:50
sem novidades por enquanto ...


Edin, essa tinta que vc se refere é aquela que chamavam de 'niquelamento' ?

Edintruder
26/06/2012, 11:15
Não sei o nome do sistema. Mas acho que é bem parecida com essa daí, pois é tão cara quanto. A pistola especial custava pouco mais de 2000,00.

Desnickadu
26/06/2012, 12:17
Acabei de voltar da loja de tintas :)

Segundo o vendedor, a lata de 1/4 sai porvolta de R$250,00 da Colorgim, o primer é melhor que seja PU e o verniz é proprio para esse tipo de tinta [especial pra tinta cromada] e sai por volta de R$ 90,00 o quarto.
Fora os valores, é uma tinta comum, com processos de aplicação comuns.

Ainda tem mais 3 lojas dessas que pretendo visitar e pegar os informes. Em breve mais episodios :3

Desnickadu
26/06/2012, 17:54
ah... não posso mais editar.... então vai um doble mesmo...

Passei nas outras lojas, nenhuma delas tem as tintas em lata, só spray entre 15 e 20 reais.

Falei novamente com o sujeito da primeira loja, ele vai pegar infos mais detalhadas da tinta pra mim com o vendedor na semana que vem. Então no começo do mes eu passo lá e pego elas pra distribuir aqui. :curtir:

jkdaniels
26/06/2012, 18:05
Há, a coisa tá andando, senti firmeza Desnickadu. Vamo ve se agora consigo trazer dos mortos aqueles parachoques.

Ferreiraporto
29/06/2012, 15:47
Oi pessoal do Brasil. Eu sou o Ferreira do Porto - Portugal.

Acho este forum muito bacana e este tópico sobre pintura automotiva está mesmo muito bom.

Como comecei há pouco a pintar o meu automovel, uma Renault 4L de 1980, tenho uma pergunta para os meus caros amigos:

Quando aplico o vernil, depois de seco, fica sempre com uns pontinhos tipo areia.......não sei o que poderá ser.......o problema é que fica sempre em todas as aplicações por mais limpa que esteja a garagem onde estou pintado o carro.

O que vocês acham que poderá ser?............será do compressor?...ele têm na saida um filtro para filtrar água, mas se tiver alguma ferrugem no tanque será que ela passa?

Ou o problema será por aplicar o verniz com a pistola muito perto do carro. Aplico com a pistola a 15/20cms, e uso uma pistola de baixa pressão com um bico de 1,0mm. O compressor é de 50L.

Eu estou perguntando isso, porque pensei que poderia simplesmente aplicar o verniz sem polir, como muitas vezes se faz...mas assim não vai poder ser........

O que acham que pode ser?

Obrigado

Desnickadu
29/06/2012, 18:05
Ola colega portugues!

Esses pontinhos podem ser sujeira na pintura onde vc esta aplicando o verniz, pode ser sujeira no verniz ou sujeira no ar.

Então, vamos por partes...

- O chão precisa estar limpo, é lá que a mangueira vai ficar enquanto vc esta trabalhando, então se o chão está sujo a poeira vai subir. Uma dica é molhar o chão enquanto pinta, assim não tem poeira subindo com a movimentação do pintor e da mangueira.

- Você expurga o compressor regularmente? abre aquele pininho embaixo do tambor pra que a água saia? Se sim e se vc tem o filtro na linha, não precisa se preocupar com sujeira no ar. Mas se a mangueira for velha e transparente, aí pode ser que tenha alguma sujeira.

- Sempre limpa a pistola antes e depois do uso? Se a sujeira aparece somente no inicio da pintura pode ser uma evidencia de pistola suja.

- Peneirou [ou coou] a tinta/verniz antes do uso? Ele pode estar sujo. Verifique na lata. Nunca deixe a lata aberta por muito tempo, só o suficiente pra tirar lá de dentro o que vc vai usar.

- Esta usando o diluente proprio pro tipo de verniz que esta aplicando? Diluente errados podem causar bolhas depois da aplicação.

- Correntes de ar [vento] depois da aplicação podem trazer poeira que gruda na pintura fresca. A garagem é fechada?

- Depois do verniz sempre vem o polimento. Verniz sem polimento, ao menos aqui no Brasil, são bem carinhos.

- O tamanho do reservatório do compressor só vai influir no tamanho da peça a ser pintada, não na qualidade diretamente.

Manda umas fotos do reanultzinho pra mim por MP plz :D

HenriqueRS
29/06/2012, 19:08
Se fosse pra apostar em alguma coisa, eu diria pra ti que é sujeira na tinta.
Esses dias eu fui pintar o motor do meu Jeep, que é preto semibrilho, com tinta PU. Comprei tudo da Sherwin Williams, específicos pra pintura PU, tinta, endurecedor, thinner e a cera fosqueante. A primeira vez que pintei ficou tudo cheio de pontinhos, exatamente como tu descreveu, mesmo limpando as peças antes e com a oficina limpa, e sem vento também. Tive que lixar e repintar.
Foi ai que percebi que o problema vinha da tinta, passei a mistura pra um outro pote e depois cobri a caneca da pistola de pintura com um pano limpo (isso é extremamente importante) e de malha bem fina, ai eu filtrei a tinta, não tens idéia da quantidade de grãozinhos que ficaram no pano. Depois disso consegui fazer a pintura, e ficou perfeito. Detalhe: tudo produto novo.

Abraço, posta as fotos do Renault aqui no topico mesmo, também gostaria de ver :concordo:

avs
01/07/2012, 10:19
Pessoal,

Sobre filtrar a tinta antes de iniciar a Pintura, procurem sobre Pintura nos videos do Tonella. Lá ele mostra como filtrar a tinta, além de mostrar todo o processo de preparação da lataria até o polimento final.
Tonella - YouTube (http://www.youtube.com/user/marcelotonella/videos)

Afonso.

Ferreiraporto
02/07/2012, 11:47
Ola colega portugues!

Esses pontinhos podem ser sujeira na pintura onde vc esta aplicando o verniz, pode ser sujeira no verniz ou sujeira no ar.

Então, vamos por partes...

- O chão precisa estar limpo, é lá que a mangueira vai ficar enquanto vc esta trabalhando, então se o chão está sujo a poeira vai subir. Uma dica é molhar o chão enquanto pinta, assim não tem poeira subindo com a movimentação do pintor e da mangueira.

Ok, na proxima vez vou fazer isso, parece-me uma otima dica!

- Você expurga o compressor regularmente? abre aquele pininho embaixo do tambor pra que a água saia? Se sim e se vc tem o filtro na linha, não precisa se preocupar com sujeira no ar. Mas se a mangueira for velha e transparente, aí pode ser que tenha alguma sujeira.

Sim expurgo sempre e a mangueira é quase nova.


- Sempre limpa a pistola antes e depois do uso? Se a sujeira aparece somente no inicio da pintura pode ser uma evidencia de pistola suja.

limpo sempre.


- Peneirou [ou coou] a tinta/verniz antes do uso? Ele pode estar sujo. Verifique na lata. Nunca deixe a lata aberta por muito tempo, só o suficiente pra tirar lá de dentro o que vc vai usar.

isso é que eu não fiz. Será dai o problema? acho que vou peneirar o verniz antes de usar......


- Esta usando o diluente proprio pro tipo de verniz que esta aplicando? Diluente errados podem causar bolhas depois da aplicação.

sim é o indicado


- Correntes de ar [vento] depois da aplicação podem trazer poeira que gruda na pintura fresca. A garagem é fechada?

Também pensei que seria disso, e da ultima vez fechei tudo....mas o resultado foi igual...



- Depois do verniz sempre vem o polimento. Verniz sem polimento, ao menos aqui no Brasil, são bem carinhos.

Aqui em Portugal o preço é igual...mas é sempre caro!! para vocês verem, uma lata de 1L + endurecedor de 0,5L custa +- 50eur (aproximadamente 125 reais, acho eu...)


- O tamanho do reservatório do compressor só vai influir no tamanho da peça a ser pintada, não na qualidade diretamente.

ok

Manda umas fotos do reanultzinho pra mim por MP plz :D


Sim vou fazer isso mal consiga dar verniz nele e colocar fora da garagem para fotografar com sol.

Vou seguir as suas dicas e tou achando que o problema é eu não ter coado o verniz antes de aplicar...

Já agora aproveito para dizer que tou adorando ser eu a pintar o carro, é viciante.

Obrigado pela simpatia!!!

Ferreiraporto
02/07/2012, 11:55
Se fosse pra apostar em alguma coisa, eu diria pra ti que é sujeira na tinta.
Esses dias eu fui pintar o motor do meu Jeep, que é preto semibrilho, com tinta PU. Comprei tudo da Sherwin Williams, específicos pra pintura PU, tinta, endurecedor, thinner e a cera fosqueante. A primeira vez que pintei ficou tudo cheio de pontinhos, exatamente como tu descreveu, mesmo limpando as peças antes e com a oficina limpa, e sem vento também. Tive que lixar e repintar.
Foi ai que percebi que o problema vinha da tinta, passei a mistura pra um outro pote e depois cobri a caneca da pistola de pintura com um pano limpo (isso é extremamente importante) e de malha bem fina, ai eu filtrei a tinta, não tens idéia da quantidade de grãozinhos que ficaram no pano. Depois disso consegui fazer a pintura, e ficou perfeito. Detalhe: tudo produto novo.

Abraço, posta as fotos do Renault aqui no topico mesmo, também gostaria de ver :concordo:


Eu tou mesmo pensando que o problema é esse!! primeiro pensei que fosse sujeira na garagem mas depois limpei tudo impecavelmente e ficou igual. Vou experimentar usar uns filtros de papel em cone, que se vendem nas lojas de tinta e coar o verniz. Depois digo se resultou.

Mal tenha terminado coloco aqui umas fotos da 4L, para vocês verem como ficou.

Mais uma vez obrigado!

Edintruder
02/07/2012, 21:45
Tem coadores para tinta para vender nas casas de tinta. São muito bons e eficientes. O problema é que compramos muito tintas antigas no estoque como sendo novas...

Edintruder
02/07/2012, 21:51
Quando aplico o vernil, depois de seco, fica sempre com uns pontinhos tipo areia.......não sei o que poderá ser.......o problema é que fica sempre em todas as aplicações por mais limpa que esteja a garagem onde estou pintado o carro.

> Comum de aparecer em dias com vento, mangueira velha, pistola com resíduos de tinta seca, piso sujo, etc.

O que vocês acham que poderá ser?............será do compressor?...ele têm na saida um filtro para filtrar água, mas se tiver alguma ferrugem no tanque será que ela passa?

> Pode passar sim, mas se tem filtro não deveria sair do filtro.

Ou o problema será por aplicar o verniz com a pistola muito perto do carro. Aplico com a pistola a 15/20cms, e uso uma pistola de baixa pressão com um bico de 1,0mm. O compressor é de 50L.

> Com pistola de baixa pressão é isso aí mesmo. O teu compressor é maior que o meu e faz o mesmo serviço.

Eu estou perguntando isso, porque pensei que poderia simplesmente aplicar o verniz sem polir, como muitas vezes se faz...mas assim não vai poder ser........

> Fala sério, dá uma raiva danada em terminar o serviço e descobrir que vai ter que lixar e polir o verniz após a aplicação. Quanto mais demãos de verniz, pior será de alisar na lixa. Eu tenho dado apenas 1 demão bem caprichada e eliminado o lixamento de grande parte das peças.

Ferreiraporto
03/07/2012, 15:50
pois é, pelo que vocês estão dizendo só pode mesmo ser de não coar o verniz....este fim de semana vou coar e experimentar.

Mais uma vez obrigado.

luizneiva
05/07/2012, 20:51
Muito bom o video;

Aproveitando o embalo, alguem ai ja pintou com aquelas tintas que imitam cromado? É real ou é balela? Eu queria usar nos parachoques da minha rural, pois não posso cromar pq onde tinham podres o dono anterior colocou fibra e massa. Afora isso tem alguma técnica de pintura que deixe mais parecido com cromado?


achei isso o mercado livre:
Tinta Efeito Cromado Chromenox 140ml - R$ 49,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426357618-tinta-efeito-cromado-chromenox-140ml-_JM)

Edintruder
07/07/2012, 01:33
Foda é pagar R$350,00 em um litro de tinta...

hercilio.neto
07/07/2012, 10:48
Foda é pagar R$350,00 em um litro de tinta...

Minha humilde opinião:
Quando eu precisei recuperar algumas peças cromadas eu levei para cromar e nao ficou caro.Tratava-se de peças pequenas (emblemas do Toyota Bandeirante antigo).
Acho que essa tinta só vale a pena para peças plasticas pequenas. Peças grandes (ex: parachoque) e peças que já eram comadas, compensa cromar.

Edintruder
07/07/2012, 16:21
Se eu comprasse seria para "cromar" a grade, aros e PC dianteiro da F1000. Mas ainda assim não sei se ficaria tão bom quanto comprado novo. A cromagem do PC dianteiro sai quase 500,00 aqui perto, sem dizer o PC dianteiro da Femil já sofreu alguns reparos, o que impossibilita a cromagem.

jkdaniels
09/07/2012, 09:26
No meu caso, os parachoques ja sofreram "intervenção" à base de fibra de vidro onde estava corroído. Daí minhas opções ficam limitadas à achar um jogo de PC novos e com preço viável (atualmente está impossível) ou apelar para essa tinta mesmo.

hercilio.neto
09/07/2012, 18:26
Qual a quantidade de tinta necessária para pintar os 2 parachoques da Rural?

Edintruder
10/07/2012, 20:36
Acho que um tubinha de 140ml seria suficiente, porém tem que usar pistola de baixa pressão para não desperdiçar.

hercilio.neto
12/07/2012, 21:14
Acho que um tubinha de 140ml seria suficiente, porém tem que usar pistola de baixa pressão para não desperdiçar.

Então acho que compensa.
Quem usar o produto, por favor poste suas impressões.
Principalmente sobre o acabamento e a durabilidade.

Rodrigo_Donivel
16/07/2012, 01:08
To por aqui Edin... Bacana iniciativa....
Muitos relatos/duvidas/soluçoes e sem nada de frescura na maneira de dizer....

Meu pitaco sobre a tinta cromo?

Alem da tinta ainda vai a base preta 2k, depois o verniz estou certo?

Cromagem em chapa, filé ou não, tudo muito relativo. Ja fiz um parachoque dianteiro de chevrolet usando uma feta de tipo 1/4 de um cano de 200mm de aço carbono "ferro comum", fizemos cortes nas pontas para dar efeito de calancrado, soldamos e mandamos pro cromo... pensa num cano que custou caro pro cliente... no entanto ele ficou feliz por ter o parachoque identico ao original por 1/3 do preço de um americano na época...
A... ainda mais no parachoques... Sequal qual foro verniz, tinta afins ainda nao suportarao uma encostadinnha, risco ao pisar sobre etc etc....

Jkdaniels, nao me entenda mau cara, nao quero jogar poeira no ser verniz fresco rs... só te atentando ao custo beneficio...
O que seria um preço viavel pra vc nos parachoques? qual o modelo que vc precisa?

Rodrigo_Donivel
16/07/2012, 01:13
Por conta desse carro o Edin me chamou pra esse topico... tem mais fotos no TRABALHO DE ARTE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/26686-trabalho-de-arte-25.html)



http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=358123&d=1341873834htt p://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=358110&d=1341873775

Edintruder
16/07/2012, 21:06
O efeito dessa pintura fica de babar!

Rodrigo_Donivel
16/07/2012, 21:25
Estou ansioso por ver ele na luz do sol... bem ansioso por isso...

jkdaniels
17/07/2012, 16:08
To por aqui Edin... Bacana iniciativa....
Muitos relatos/duvidas/soluçoes e sem nada de frescura na maneira de dizer....

Meu pitaco sobre a tinta cromo?

Alem da tinta ainda vai a base preta 2k, depois o verniz estou certo?

Cromagem em chapa, filé ou não, tudo muito relativo. Ja fiz um parachoque dianteiro de chevrolet usando uma feta de tipo 1/4 de um cano de 200mm de aço carbono "ferro comum", fizemos cortes nas pontas para dar efeito de calancrado, soldamos e mandamos pro cromo... pensa num cano que custou caro pro cliente... no entanto ele ficou feliz por ter o parachoque identico ao original por 1/3 do preço de um americano na época...
A... ainda mais no parachoques... Sequal qual foro verniz, tinta afins ainda nao suportarao uma encostadinnha, risco ao pisar sobre etc etc....

Jkdaniels, nao me entenda mau cara, nao quero jogar poeira no ser verniz fresco rs... só te atentando ao custo beneficio...
O que seria um preço viavel pra vc nos parachoques? qual o modelo que vc precisa?

Capaz veio, no prob.

Eu procuro os parachoques da rural 1972, porém os que achei em bom estado custam na base de 700 paus pra fora. Para a minha realidade acho um absurdo, tudo bem se alguém quiser pagar isso não é da minha conta. Como já disse, um dos donos anteriores de minha viatura enjambrou os furos de ferrugem dos parachoques com fibra, isso acabou com a possibilidade de cromar (bem q era minha ideia inicial). Como todo o projeto está andando a passos lentos no momento, não tenho pressa para resolver esse problema agora, mas sei q no futuro terei mais isso para resolver.

Abraço.

Edintruder
20/07/2012, 21:49
JK, no teu caso deixaria o pc branco mesmo que está legal.

Rodrigo_Donivel
21/07/2012, 01:53
Capaz veio, no prob.

Eu procuro os parachoques da rural 1972, porém os que achei em bom estado custam na base de 700 paus pra fora. Para a minha realidade acho um absurdo, tudo bem se alguém quiser pagar isso não é da minha conta. Como já disse, um dos donos anteriores de minha viatura enjambrou os furos de ferrugem dos parachoques com fibra, isso acabou com a possibilidade de cromar (bem q era minha ideia inicial). Como todo o projeto está andando a passos lentos no momento, não tenho pressa para resolver esse problema agora, mas sei q no futuro terei mais isso para resolver.

Abraço.

É Froids meu caro... aqui consigo apenas um por700 (faltando cromar ainda)...
Foi mau em nao ajudar mt.
Abraços

jkdaniels
23/07/2012, 15:02
Rodrigo, eu agradeço muito a ajuda sim. Infelizmente é a minha realidade financeira que não condiz com o preço. Tem um lado bom, pois acabo procurando por soluções alternativas. Mas certamente se não fossem esses empecilho$ eu faria tudo de primeira, e para quem o faz, sabe que pode investir sua grana num produto de qualidade certo de sua perfeita satisfação final.

Mas um dia eu chego lá, quem sabe futuramente não viremos a fazer negócio.

Obrigado pela atenção e parabéns pelo seu projeto, eu acompanho ele faz tempo.

jkdaniels
23/07/2012, 15:07
Edintruder, essa imagem é véia já. Atualmente ela está assim:
360403

Rodrigo_Donivel
23/07/2012, 17:14
Rodrigo, eu agradeço muito a ajuda sim. Infelizmente é a minha realidade financeira que não condiz com o preço. Tem um lado bom, pois acabo procurando por soluções alternativas. Mas certamente se não fossem esses empecilho$ eu faria tudo de primeira, e para quem o faz, sabe que pode investir sua grana num produto de qualidade certo de sua perfeita satisfação final.

Mas um dia eu chego lá, quem sabe futuramente não viremos a fazer negócio.

Obrigado pela atenção e parabéns pelo seu projeto, eu acompanho ele faz tempo.

É isso ai meu parceiro... Assim mesmo que funciona, vamos nos acertando onde nossos passos alcançam....
Isso ai, quem sabe um dia não fumega uns briques ?? kkk

Quanto ao meu projeto... obrigado pelos parabéns... acho que nos tópicos que lançamos deveria ter a ferramenta para sabermos quem acompanha kkkk Passando por lá deixa sua marca...
A Rural esta bonita pela foto... parabéns.

Edintruder
23/07/2012, 18:22
Jk!, a tua Rural tá muito linda! Melhor do que com as rodas vermelhas! rsrsrs

hercilio.neto
23/07/2012, 18:59
Tá bonita mesmo, Daniel.
Voce mesmo fez a funilaria?

HenriqueRS
23/07/2012, 21:08
Jk!, a tua Rural tá muito linda! Melhor do que com as rodas vermelhas! rsrsrs

Concordo plenamente

jkdaniels
24/07/2012, 09:21
Tb achei melhor assim. Outra coisa boa numa reforma prolongada é que a visão de projeto da gente vai evoluindo. Qdo comprei a rural, queria 4x2 mesmo pq minha intenção era fazer um hot rod (daí as rodas vermelhas). Porém à medida que fui me envolvendo e aprendendo sobre ela, fui constatando como era belo o design original e hoje, estou lutando para deixar ela todinha original mesmo. O 4x4 veio da necessidade, pois embora não faça trilhas, viajo muito no interior de minha cidade e essa é uma ferramenta indispensável. Por enquanto tudo que foi feito nela fui eu que meti a mão, mas a lata tava muito boa, daí ela estar tão bonita. A tinta tá meio desbotada e espero que no fim do ano eu consiga mandar ela pro pintor fazer o resto.

Edintruder
24/07/2012, 21:47
Daniel, agora que eu vi que moras em Pelotas! Estamos perto.

hercilio.neto
25/07/2012, 19:15
Talvez pintar o parachoque não dê, mas sempre tem uns detalhezinhos o interior do carro que fica bacana cromado.

Desnickadu
27/07/2012, 10:28
Só pra linkar os dois topicos....

MOLOKO+ encontrou o omi que croma pRastico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/107817-cromar-pecas-de-fibra-2.html#post1745437

Desnickadu
03/08/2012, 13:51
Falei novamente com o sujeito da primeira loja, ele vai pegar infos mais detalhadas da tinta pra mim com o vendedor na semana que vem. Então no começo do mes eu passo lá e pego elas pra distribuir aqui. :curtir:


Finalmente ....

O homenzinho da loja de tintas consegue de uma marca que nunca ouvi falar e já me esqueci até qual é!
Vem a 50 reais o quarto... o problema é que só vendem em caixas de 4 quartos, então ele teria que vender os 4 quartos "de uma vez" pra poder fazer o pedido, se não for dessa forma não compensa pra ele.
Conversei um pouquinho mais com ele e convenci-o a falar com o vendedor pra conseguir uma amostra dessa tinta, mesmo que precise pagar alguma coisa.

Então Daniels, te interessa?
Daqui uns 15 dias ele consegue a resposta do vendedor.
Se não te interessar pagar por uma amostra eu vou ficar com ela.... porque acho que a caixa não interessa né? Só se mais pessoas se animassem a comprar um quarto, agente faz um grupo e eu encomendo pra ele. Precisa pagar a caixa inteira [R$200] pra fazer o pedido.

jkdaniels
03/08/2012, 13:59
Cara, eu topo! Só pra entender: viriam 4 latas de 250ml em cada caixa ok? Eu poderia ficar com uma ou duas, minha dúvida é sobre o verniz, não teríamos que comprar isso tb?

Desnickadu
03/08/2012, 14:26
Não, Não. É um quarto de galão, dá 950ml.

o Verniz pode ser PU ou acrilico. Assim como o fundo [primer].

o PU é mais "forte", digamos assim. Tem uma qualidade melhor;

jkdaniels
03/08/2012, 15:06
Bah! Então são 4 embalagens de 950ml, seria isso? Realmente nesse caso uma já seria o suficiente para mim.

Desnickadu
04/08/2012, 10:21
Isso mesmo! 4 de 950ml.

O problema é: Vai ficar bom? :confused::confused::confused::confused:

Edintruder
12/08/2012, 17:06
Alguma novidade?

Desnickadu
13/08/2012, 08:51
Por aqui, nada ainda Edin...

canzilao
14/08/2012, 14:19
Edin tu se lembra da pintura de cromo que lhe falei??
Dá uma olhada nesse video ai.
MEKKI Chrome- chrome plating, chrome painting, color chrome, mew chrome system, silver, silvering, gold (http://www.mekki-chrome.com/demo.html)
Abração.

Edintruder
18/08/2012, 18:14
Foda que só tem coisa gringa....

canzilao
18/08/2012, 21:01
Edi tem coisas assim aqui no Brasil, estou pesquisando muito sobre esse tipo de trabalho, e te coloco a par assim que tiver novidades.

alissonlino
12/09/2012, 16:22
Alguém sabe dizer quais os melhores materiais pra se usar no caso de pintura perolizada?
O PU é muito bom, mas só tem cor sólida, então daria pra aplicar o PU + verniz perolizado + verniz comum??? ou isso não existe? qual seria o procedimento.
Agradeço desde já.
Alisson!

Desnickadu
12/09/2012, 18:51
Alisson, o procedimento depende do que vc quer :semideia

Se vc quer uma cor sólida, pinta com PU comum e usa verniz PU.
Se vc quer uma cor metalica, pode adicionar pigmento metalico na tinta PU e usar verniz PU também.
Se vc quer uma cor perolizada vc precisa usar a tinta perolizada [por causa do pó de mica, que faz brilhar], depois pode usar verniz PU sem problemas, mas o ideal pra dar ainda mais brilho é o verniz perolizado.

Lembre-se de que a pintura perolizada não pode ser polida como é polido a tinta metalica e a solida, pois ela tem a camada de verniz mais fina que as demais [pra ter mais brilho é usado menos verniz]. Então pense bem onde vai por essa tinta, porque se for num carro que vai pro mato, eu não acho boa ideia.


Lembrando que isso é o que eu sei, não quer dizer que esta certo. Se alguem tiver uma informação mais detalhada não fique com receio de me corrigir. :bye:

alissonlino
12/09/2012, 23:23
Alisson, o procedimento depende do que vc quer :semideia

Se vc quer uma cor sólida, pinta com PU comum e usa verniz PU.
Se vc quer uma cor metalica, pode adicionar pigmento metalico na tinta PU e usar verniz PU também.
Se vc quer uma cor perolizada vc precisa usar a tinta perolizada [por causa do pó de mica, que faz brilhar], depois pode usar verniz PU sem problemas, mas o ideal pra dar ainda mais brilho é o verniz perolizado.

Lembre-se de que a pintura perolizada não pode ser polida como é polido a tinta metalica e a solida, pois ela tem a camada de verniz mais fina que as demais [pra ter mais brilho é usado menos verniz]. Então pense bem onde vai por essa tinta, porque se for num carro que vai pro mato, eu não acho boa ideia.


Lembrando que isso é o que eu sei, não quer dizer que esta certo. Se alguem tiver uma informação mais detalhada não fique com receio de me corrigir. :bye:

Desnickadu, era exatamente oq eu queria saber. sabia que não tinha PU perolizado, mas achei que tivesse como deixar perolizado só com um verniz perolizado por cima do PU.
Levando em conta oq vc disse, vai ser melhor usar PU com pigmento metálico. Complicado isso ou já vem qdo pede na preparação?
Obrigado pelas informações.
Abs.

Desnickadu
13/09/2012, 10:43
Na loja de tintas vc pede pra montar o PU basico com o pigmento metalico. Não são todas as lojinhas que fazem isso.

Vc pode pintar com a perolizada e usar verniz PU em cima, mas não vai ficar 100% brilhosa....

alissonlino
13/09/2012, 11:41
Na loja de tintas vc pede pra montar o PU basico com o pigmento metalico. Não são todas as lojinhas que fazem isso.

Vc pode pintar com a perolizada e usar verniz PU em cima, mas não vai ficar 100% brilhosa....

Entendi. se conseguir fazer esse PU basico com pigmento vai ser melhor pq o PU é bem mais facil de mexer do que o poliester. dizem que o verniz no PU é mais pra proteger e não pra brilhar mais. isso é verdade?
Abs.

Desnickadu
13/09/2012, 12:26
Sim. O verniz é só proteção, mas ele também precisa brilhar além de ser totalmente transparente, caso contrario ele 'seguraria' os rais de luz que a tinta deveria refletir.

alissonlino
13/09/2012, 13:45
Sim. O verniz é só proteção, mas ele também precisa brilhar além de ser totalmente transparente, caso contrario ele 'seguraria' os rais de luz que a tinta deveria refletir.

Muito obrigado Desnickadu. tirou todas as dúvidas. ainda vai demorar pra eu chegar na fase de pintura, mas já quero comprar alguns tons e testar numa lata, daí qdo chegar a hora já sei oq comprar.
Quero verde escuro, metalico ou perolizado.
to na dúvida dessas cores:
370248
a última foto é a mesma da de cima dela, só muda a posição e claridade, e é a que tinha escolhido de início, mas gostei muito dessa do civic que é mais escura, ví um na rua e ela parece quase preto. vou pedir pra prepararem uma de cada e ver como fica.
Abs.

Desnickadu
13/09/2012, 14:41
Num verde desses o perolizado ficaria melhor com um clearcoat em vez de verniz... mas isso faria com que seu carro ficasse bem ruim depois de algumas trilhas, a menos que vc compre um clearcoat de uma marca top que é resistente a riscos [esse é o padrão da pintura automotiva atual].

alissonlino
20/09/2012, 10:40
Num verde desses o perolizado ficaria melhor com um clearcoat em vez de verniz... mas isso faria com que seu carro ficasse bem ruim depois de algumas trilhas, a menos que vc compre um clearcoat de uma marca top que é resistente a riscos [esse é o padrão da pintura automotiva atual].
Não planejo utilizar o jeep pra trilha, talvez alguma brincadeira mas não em mato meio fechado, mesmo assim vou ver se uso o PU com metálico pra evitar riscar atoa. Posteriormente pretendo montar um pra trilha no modelo do 42, aí faço PU fosco.

Abs. e mais uma vez muito obrigado por todas as informações.

Desnickadu
29/10/2012, 14:27
Alguma novidade?

Miou a tinta :cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry:




--EDIT--

Tonella com nova serie de videos sobre pintura :)

Epi 01: http://www.youtube.com/watch?v=zZHp7b9hfqw

Edintruder
03/11/2012, 13:13
Muito bom o vídeo do cara!

DieselPower
04/02/2013, 22:32
Edin e galera,
Preciso da ajuda de vocês.
Os estribos tubulares da Xterra estão feios, riscados devido a pedras lançadas pelos pneus...
Sendo assim, resolvi pintá-los, porém eles parecem já ter sido pintados pelo proprietário anterior, e pelo jeito não durou muito.
Qual a tintal ideal e mais resistente para pintar as partes metálicas e plásticas, lembrando que há o atrito constante da sola dos sapatos?
Aqui na cidade tem um cara que faz pintura eletrostática, será que vale a pena? Mas e o plástico, o que fazer?
Abraço a todos!

jorge.duarte
04/02/2013, 22:35
Edin e galera,
Preciso da ajuda de vocês.
Os estribos tubulares da Xterra estão feios, riscados devido a pedras lançadas pelos pneus...
Sendo assim, resolvi pintá-los, porém eles parecem já ter sido pintados pelo proprietário anterior, e pelo jeito não durou muito.
Qual a tintal ideal e mais resistente para pintar as partes metálicas e plásticas, lembrando que há o atrito constante da sola dos sapatos?
Aqui na cidade tem um cara que faz pintura eletrostática, será que vale a pena? Mas e o plástico, o que fazer?
Abraço a todos!
Cara,
Para cromado ou tubos que ficam expostos, eu sugiro pintar com preto vinilico, pois não descasca e adere melhor que qualquer outra tinta.
Abs

Desnickadu
05/02/2013, 13:55
Edin e galera,
Preciso da ajuda de vocês.
Os estribos tubulares da Xterra estão feios, riscados devido a pedras lançadas pelos pneus...
Sendo assim, resolvi pintá-los, porém eles parecem já ter sido pintados pelo proprietário anterior, e pelo jeito não durou muito.
Qual a tintal ideal e mais resistente para pintar as partes metálicas e plásticas, lembrando que há o atrito constante da sola dos sapatos?
Aqui na cidade tem um cara que faz pintura eletrostática, será que vale a pena? Mas e o plástico, o que fazer?
Abraço a todos!

Independente da tinta ou do sistema utilizado na pintura vc vai ter problemas por conta do atrito.
Podendo fazer a pintura eletrostatica é melhor que o PU convencional; vc consegue fazer uma camada mais grossa de tinta sem escorrer nem descascar [desde que a base seja boa].
No plastico, é a mesma coisa. selante e depois tinta.
Finalize com umas boas camadas de verniz que deve durar bastante tempo.

Edintruder
05/02/2013, 23:29
Se for preto uso até tinta spray mesmo pois é fácil de retocar em futuro próximo, se for cromado tem que passar um primer fosfatizante primeiro para promover aderência.

Edintruder
08/02/2013, 23:07
Hoje finalizei 5 horas de lixamento de um capô e 2 paralamas que estão tomados de pontos de ferrugem. Ainda tem muito o que fazer nessas peças, mas iniciei com um lixamento até expôr todo o metal. Agora farei um tratamento químico com um convertedor de ferrugem, após mais lixamento, aplicação de massa niveladora e pintura.

Rodrigo Baratti
09/02/2013, 17:00
Monza e maresia não combinam.

Vai ficar bom o trampo.

Devo começar a pintura do Mula em breve....se tudo der certo!!

[]'s

Edintruder
09/02/2013, 17:42
Rodrigo, esse carro é muito inteiro de lata. O problema é que nos 2 primeiros anos ele foi usado para viagens entre Porto Alegre e Montevidéo, e a pintura ficou toda lascada. De 2009 a 2011 esse carro ficou parado numa garagem que pegava maresia, e acabou enferrujando todos os pontos em que a lata ficou exposta. Fora o capô e frente dos para lamas, ele não tem nenhum ponto de ferrugem, fora os seus arranhões que ganhou em 20 anos, porém pretendo dar um banho de tinta geral aos poucos. Dessa vez vai a dianteira, para choques, retrovisores e troca das lentes dos faróis. Depois parto para teto e portas e por fim a traseira com troca das lanternas traseiras. Pretendo transformar em Classic SE com o tempo, pois ficará para relíquia. Esse carro está na família há 18 anos, e nesse tempo rodou apenas 60.000km.

Desnickadu
12/02/2013, 19:27
Eu já sou do tipo pregiuçoso e tiraria essa tinta e ferrugem com um removedor pastoso, coisa de meia de trabalho e esta tudo na lata brilhando :D

Não se esqueçe de postar o passo a passo pra gente curtir hein ?! :euforico:

kryzard
07/04/2013, 13:05
Comprei uma politriz pela internet, vai chegar em 8 dias. No próximo final de semana vou tentar polir com massa n.2. A pintura tem várias partes escorridas. Algumas já corrigi com o taco e lixa d'água, mas ficou fosco. Não tenho experiência nenhuma, mas vou tentar. Espero não fazer nenhuma cagada! Aceito dicas (qualquer uma). Uma dica para tirar o escorrido do verniz sem danificar a pintura é usando um tubo de acrilico automotivo, vc passa ele onde esta escorrido so que pegando um pouco fora tambem para ter o controle de lixamento, quando secar passe uma lixa 1200 com agua usando um taco na horizontal aos poucos o escorrido vai saindo e a massa tambem depois so dar uma polida e pronto. espero ter ajudado.

aguinel martins
07/04/2013, 14:02
Miou a tinta :cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry:




--EDIT--

Tonella com nova serie de videos sobre pintura :)

Epi 01: Tonella - pintura metalica poliester 01 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zZHp7b9hfqw)


Só atualizando as informações e passando um pouco da minha experiencia
A respeito das tintas lizas entre duco, sintético e o acrílico, eu prefiro o sintético na década de noventa acredito que 1991 foi lançado um catalizador ou endurecedor como preferirem que passou a dar uma secagem rápida, excelente dureza e brilho ao sintético que suporta lixamento e polimento quem olha pensa que é um acrílico ou ate mesmo um poliuretano, mas em condições normais e na maneira do possível eu não troco PU por nada.

A respeito das tintas com efeito no geral os metálicos são aquelas tintas q tem tipo de um alumínio no meio dela, as perolizadas na sua maioria são com efeitos na cor amarelada mas também temos perola verde, branca, azul e hoje em dia temos ate os camaleão que nada mais é que uma perola encarapuçada por outra cor e depois quebrada que aplicando sobre uma base preta da o efeito de 2 cores diferente dependendo do angulo que vc olha

sms.martins
09/04/2013, 22:20
Parabéns pessoal, li todas postagens e estou aprendendo muito com o tópico...

Leonardo Raffi
14/07/2014, 21:52
e ai Edin alimenta o topico ai p nois kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Edintruder
15/07/2014, 16:55
Pior é que eu ando sem tempo para mexer. To doido para dar um banho de tinta na Femil, mas para isso preciso terminar outros projetos em andamento. Terminar uma obra em casa e o meu trailer.