Ver Versão Completa : Como resolvo problema de Death Wobble 'treme treme"
Gustavo Ferrari
21/09/2011, 09:10
Ola amigos...
Como resolvo problema de Death Wobble, treme a dianteira da minha cherokee qd chega aos 70kms.
Este problema é especifico a alguma peça ou precisa verificar varias coisas na suspensão???
Obrigado..
AlexPalma
21/09/2011, 16:32
Veja se esses tópicos dão uma luz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/88803-death-wobble.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-gran-cherokee-cherokee-sport-wrangler/94256-suspensao-dianteira-treme-quando-chega-85km-h.html
Abraço. :concordo:
Gustavo,
não tem uma receita especifica, mas tente ver todos os embuchamentos da suspensão dianteira e direção, folgas e inclusive a caixa de direção. Pode começar por aí...
Abração,
Grélo.
moraespedro
22/09/2011, 21:47
Gustavo,
como ja foi dito, tem que checar todos os angulos das barras... ainda mais se tiver lift...
outra coisa, depois que arrumar o problema, desmonte sua panhard (track bar) e veja se as buchas estao ok e se onde ela se prende no diferencial e no chassis esta com o furo redondo... eles dizem que mesmo depois de somente um evendo de death wooble se pode deixar esses furos (dos suportes) ovais piorando o efeito e perpetuando.
No site project-jk.com tem algumas coisas para o JK. Procure em foruns da jeep lá fora, que vc vai encontrar os melhores angulos das coisas para a sua cheroca.
Abraco
Na minha mesmo trocando buchas, bieletas e terminais da barra de direção só resolveu com a troca dos pivôs.
espero ter ajudado.
Badia
Gustavo Ferrari
23/09/2011, 09:22
olá amigos,,, muito obrigado pelas dicas,,,mas onde moro tem uma falta de mecanicos que entendam disso...
Vou trocando as buchas aos poucos, e testando.
Ontem entrei embaixo da minha cherokee e vi que o amortecedor de direção foi pro pau...
Ja encomendei outro... Vou trocas as bieletas tbem.
Mas mais uma vez obrigado pelas dicas.
Um forte abraço.
treme-treme? Isso nao pode ser balanceamento ou um caster? Eu levaria numa oficina antes de sair trocando peças...
Gustavo Ferrari
23/09/2011, 09:35
Pode até ser mesmo.. mas não é qualquer tremidinha... parece que a frente vai se desmanchar toda, é coisa feia mesmo.
Vou verificar todas as buchas, pivos etc, ai sim vou fazer o balanceamento e geometria.
MARCELOLUCHESI
23/09/2011, 09:47
É o famoso "Shimyn" do jeep. Tem horas que você tem que parar o carro e arrancar novamente. 98% que seje esse amortecedor de direção. Troca ele antes então. Que vai resolver seu problema. Sem tem folga em pivôs, buchas e etc. Você Não nota esse shimyn por incrivel que pareça ele some "se esconde" nas folgas. É amortecedor de direção pode ir certo nele!
moraespedro
23/09/2011, 10:03
Marcelo, pelo que li sobre o death wooble, quando a frente treme toda, e direção vira loucamente de um lado para o outro, forçando à redução de velocidade ou mesmo parada do veículo para controle, o amortecedor não resolver o problema. O difícil de solucionar é que isso é ocasionado por geometria de suspensão ou alguma folga. Quando se faz um lift, pode-se trocar algusn angulos conseguindo este efeito. Se o carro for original, deve ser alguma folga ou aperto excessivo. pelo que vi, eles (americanos) usam muito o torquímetro.
Nos fóruns de wrangler tem receitas para procurar a causa e os devidos ângulos.
Quando fiz o lift do meu, comecei a enfrentar este problema. Foi solucionado trocando as bieletas da barra estabilizadora por mais longas, quando aproveitei para colocar uma quick disconnect. Essa barra (estabilizadora) deve ficar entre -5 e +5 graus de inclinacao em relacao ao solo, no wrangler JK... a minha estava apontando mais para baixo...
Abraços...
PS isso estourou meu amortecedor de direção também... cuidado se trocar o amortecedor, sem resolver o problema, que pode se perder outro...
MARCELOLUCHESI
23/09/2011, 10:37
OI Pedro, claro quando altera a suspenção erguer o jeep, principalmente nos Willys. Ocorre esse problema. Nós colocavamos uma especie de cunha embaixo dos feiches de mola afim de acertar a geometria. Mas mesmo assim não resolvia definitivamente o problema. Só mesmo colocando um amortecedor de direção. Nos jeeps mais antigo é famoso essa vibração. Pode ser sim folgas em pivôs ou até mesmo rolamento de Roda. Não custa examinar. Mas geralmente é amortecedor. Eu tive um jeep que o suporte do setor(caixa de direção hidraulica estava frouxo) e tinha um pivo das barras estourado. e eu andava assim direto não sabia que estava com esse problema. Quando descobri eu fixei novamente o setor, troquei o pivô e sai da oficina andei 1 quadra e começou a aparecer o shimyn violento. ME deu vontade de voltar e afrouxar todo sistema de direção novamente. E eu só consegui resolver esse defeito adaptando um amortecedor de direção.
MARCELOLUCHESI
23/09/2011, 10:39
A Pergunta para o Gustavo correta seria. GUSTAVO vocÊ alterou a suspenção da sua Cherokee? ou é original?
Jean Batistelli
23/09/2011, 11:30
Já passei por esse mal também, eu ainda nem tinha feito o lift, é uma experiência horrivel, parece que vai desmontar tudo alem de não ter o controle da direção, fazendo um revisão na minha garagem percebi que o amortercedor de direção tinha ido para o saco, troquei e voltou ao normal, logo após o episódio fiz o lift de "3" onde foi trocado buchas, biletas, pivôs e etc.. Mais como vc disse que seu amortecedor de direção foi embora é bem provavel que ele seja um dos vilões. Desde já um forte abraço e boa sorte.
Gustavo Ferrari
23/09/2011, 11:34
A suspensão é original ainda... mas vou alterar logo logo... Vou colocar pneus off road...
Tive um problema assim na minha ZJ, era o amortecedor da direçao que vazou. Troquei o amortecedor e resolveu 100%
Boa sorte!
Gustavo Ferrari
27/09/2011, 09:58
Ja encomendei o amortecedor de direção.. Mas não chegou ainda... Mas quase certeza qué é ele o problema..
Quando eu arumar e ver o que deu, posto aki o resultado.
Gustavo,
Tive algo parecido e era o amortecedor da direção. Tinha vazado o oleo e estava sem ação. Trocado essa peça, resolveu 100% o problema.
Gustavo Ferrari
22/10/2011, 09:26
Problema resolvido....
Troquei um pivo e o amortecedor de direção.
100% resolvido.
Obrigado a todos pelas dicas.
Boa tarde pessoal!
O problema de Death Wobble na minha cheroka estava relacionado a folga na trackbar, ainda troquei o amortecedor de direção e as buchas dos braços para uma maior segurança.
Sou novo aqui e logo ponho como condicionar a trackbar, já que as vendidas são muito caras, além de não ser necessário comprar uma nova em função de uma bucha detonada.
Como verificar o problema, vire o volante de um lado para outro e note olhando por baixo onde apresenta folgas é visível o jogo que apresenta ao virar.
Abs
Renan da Costa
Joinville - SC
mail.rcosta@gmail.com
moraespedro
24/10/2011, 23:26
Gustavo,
Pelo que tenho lido em forum americano, eles deixam muito claro que o amortecedor de direcao nunca é o conserto do problema, ele somente dá uma disfarçada... seu problema foi arrumado com o pivo...
Inclusive tem gente que fala em testar o DW sem o amortecedor de direçao para se ter certeza que esta tudo OK...
Nao estou querendo causar polemica... mas faz sentido, na minha opiniao...
Eu tive DW e foi por causa da barra estabilizadora fora de angulo apos o lift e pneu 35... ja corrigido com os quick disconnect...
Cláudio Brasília
03/11/2011, 14:41
Prezados Amigos,
No link a seguir tem um artigo sobre o assunto; Death Wobble - Causas e Curas:
Dodge Death Wobble (http://www.dieselpowernetwork.net/tech/dodge-death-wobble.html)
Está escrito originalmente em Inglês e, também, está relacionado a veículos Dodge, mas estes são da mesma família dos nossos Jeep...
Historicamente isto é um problema crônico dos veículos Dodge, com o fábricante Chrysler, junto ao mercado norte-americano, apresentando recentemente "recall" para os veículos fabricados de 2003 a 2009, para componentes de direção e eventualmente o suporte do amortecedor de direção; e, recall para veículos fabricados de 2003 a 2011, para terminais de direção. Particularmente, por exemplo próprio, já identifiquei isto em um veículo Willys CJ3A (originalmente apresenta mais componentes para obter folgas e tem mais idade), foi em percurso retilíneo, sem tráfego para complicar e digo que não é nada agradável, principalmente, se estiver em velocidade considerada elevada e o condutor não estiver com atenção e reagir com prestimosidade, aplicando os freios em tempo ou não conseguir, rapidamente, parar o veículo em acostamento ou local seguro. Naquele artigo, muito apropriadamente, o autor aponta três causas principais:
- Track Bar desgastada;
- Deflexão/desvio da caixa de direção; e,
- Terminais de direção com folga.
Se o carro estiver original, a reparação deverá ser focada basicamente nestes itens; verificando o embuchamento ou substituindo a Track Bar que apresentar folgas; reaperto/verificação da fixação da caixa de direção, braço pitman, etc. e substituindo os terminais de direção com folga ou eventualmente aparentando estar gastos em inspeção visual. Verificar o sistema de direção, em base regular, substituindo qualquer componente que através de inspeção visual apresentar folga ou desgaste, balancear os pneus dinamicamente; isto é impescindível para evitar/prevenir este grave problema e acidentes catastróficos. Grande abraço a todos e saudações.
Gustavo,
Pelo que tenho lido em forum americano, eles deixam muito claro que o amortecedor de direcao nunca é o conserto do problema, ele somente dá uma disfarçada... seu problema foi arrumado com o pivo...
Inclusive tem gente que fala em testar o DW sem o amortecedor de direçao para se ter certeza que esta tudo OK...
Nao estou querendo causar polemica... mas faz sentido, na minha opiniao...
Eu tive DW e foi por causa da barra estabilizadora fora de angulo apos o lift e pneu 35... ja corrigido com os quick disconnect...
Poxa... O pessoal ainda insiste em dizer que amortecedor de direção causa DW. O que o Moraespedro disse é verdade. Ele apenas camufla o problema. Um carro com eixo dianteiro deve rodar sem DW mesmo sem amortecedor de direção.
A minha XJ com lift de 3" tinha isso. Resolvi alterando o ângulo do pinhão com braços superiores ajustáveis. Na dúvida, botei um amortecedor estourado e mesmo assim não ocorreu DW.
T+:violao:
Teste...
Pedir para alguém esterçar a direção de um lado para outro repetindo, enquanto isso, o baitaca vai lá na frente e fica olhando as folgas das barras, buchas, pivô, "diafragma, rotor de avanço gradual, termistor toroidal..." só falei isso pro cara procurar qualquer folga no sistema.
aí abaixo um caso de teste.
http://www.youtube.com/watch?v=MJIKEVP0jxY&feature=related
macgyver30
04/08/2013, 12:15
Tira o cardam da tração dianteira que para o treme treme
Amigo, isso é solução? De MacGyver você não tem nada... T+
Ola amigos...
Como resolvo problema de Death Wobble, treme a dianteira da minha cherokee qd chega aos 70kms.
Este problema é especifico a alguma peça ou precisa verificar varias coisas na suspensão???
Obrigado..
Então colega, na minha tive o mesmo problema quando dei uma pequena levantada, passava dos 70km e era uma tremedeira só, mandei alinhar e balancear, acabou o shimy!
É cada uma que se ouve,he he he he !!!!!!!!!!!!
GabrielCarapeba
28/08/2013, 19:29
Eu tive o mesmo problema, no youtube tem alguns videos interessantes, tem um inclusive que mostra a ordem (em ocorrencia) de onde pode estar o problema, mas grande maioria é só um reaperto de ou a troca de um parafuso gasto.