PDA

Ver Versão Completa : Lift para Samurai

Caveira
14/06/2005, 16:39
Sou um novato de Jeep, adquiri recentemente um Samurai Canvas 97/98, com menos de 40.000 km, a capota nunca tinha sido tirada, os pneus são originais, tem manual e todas as notas fiscais de serviço e da compra.
Pesquisei em uns sites e vi um kit de um lift de 1,5 polegadas para o Samurai, tem o esquema para tornear a bucha, medidas de parafusos, etc. Em um site de Belo Horizonte ele era até vendido, mas atualmente não mais.
Gostaria de saber se é bom esse kit, se melhora as batidas secas da suspensão do carro.

Obrigado

samukanvas
14/06/2005, 17:06
Sou um novato de Jeep, adquiri recentemente um Samurai Canvas 97/98, com menos de 40.000 km, a capota nunca tinha sido tirada, os pneus são originais, tem manual e todas as notas fiscais de serviço e da compra.
Pesquisei em uns sites e vi um kit de um lift de 1,5 polegadas para o Samurai, tem o esquema para tornear a bucha, medidas de parafusos, etc. Em um site de Belo Horizonte ele era até vendido, mas atualmente não mais.
Gostaria de saber se é bom esse kit, se melhora as batidas secas da suspensão do carro.

Obrigado

Fala Caveira,

O lift se for da carroceria (calços) não muda muita coisa não, na verdade não muda nada a batida seca na suspensão... :lol: Sobre a "ficha técnica" do seu carro, isso foi maldade.... :wink:

[]'s com dor de cotovelo.... :D

ricardo sabóia
14/06/2005, 23:17
Amigo, quando tive meu samurai m.top/97, também vi esses calços de 1,5" no site www.caminhodaspedras4x4.com.br de BH.Como não consegui comprar,arrumei o poliuretano dens.90 e mandei fazer exatamente como está lá no desenho.Vantagens: ele fica um pouco mais macio e diminue um pouco as batidas secas :) . Desvantagens:não melhora em nada o curso da suspensão,perde um pouco de estabilidade e depois que coloquei os calços, ele ficou com shimmy :( .Se você quer colocar pneus maiores, vale mais a pena colocar calços de carroceria.Caso contrário eu não mexeria, o samurai originalzinho calça pneus até 215/75 numa boa sem pegar em nada e você vai conseguir brincar bastante,desde que escolha um bom desenho de pneu :D .

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Fabil
15/06/2005, 08:16
em primeiro lugar.. vc quer lift p/ que??? p/ colocar pneus maiores ?

receita de bolo p/ Samurai helicoidal...

na frente :
Calco de PU ou calco de tubo de ferro no prato de mola de 1,5 Pol + espacador de mesmo tamanho no amortecedor p/ NAO dar fim de curso

atras :

molas TRASEIRAS de Verona/Apollo com Kit Gas ( ou traseiras de voyage) com amortecedor dianteiro de Kombi clipper.

pronto.. vc terá seu lif de 1,5pol sem problemas de fim de curso.

Caveira
15/06/2005, 15:54
Eu me interessei mesmo pelo lift para suspensão pela promessa do carro ficar mais macio...
Eu queria dar uma invocada no Samuca sem fazer muita coisa.
Vocês acham que um jumelo articulado e uns pneus mais largos ficaria legal ?
Se sim, que pneus vcs me indicariam ? De preferência com preços baixos (se isso é possível, he, he, he).

Agradeço os toques galera, estou gostando do fórum !

Maurício Vitara
15/06/2005, 16:25
pneus...se for pra comprar novos, coloca 3k... www.3kpneus.com.br ...coloca um modelo menos agressivo se vc usa o seu samurai na cidade tbm...

Jeanilson
15/06/2005, 17:23
Eu me interessei mesmo pelo lift para suspensão pela promessa do carro ficar mais macio...
Eu queria dar uma invocada no Samuca sem fazer muita coisa.
Vocês acham que um jumelo articulado e uns pneus mais largos ficaria legal ?
Se sim, que pneus vcs me indicariam ? De preferência com preços baixos (se isso é possível, he, he, he).

Agradeço os toques galera, estou gostando do fórum !

Fala, Caveira...

Primeiramente os jumelo (articulados ou não) são para jipes com suspensão por feixe de molas. A sua viatura não utiliza jumelos!

Agora para ficar mais macio verifica se os amortecedores não estão no fim da vida, pois eles podem começar a travar e fazer a viatura ficar mais "dura" (isso aconteceu com os meus).

Já pneu, vai depender principalmente do uso que você vai fazer da viatura...

[]'s

Fabil
15/06/2005, 17:35
samurai ficar mais macio??? esquece... vc pode até conseguie ( basta colocar molas macias) , mas vai ficar um PERIGO em curvas...

dar uma invocada no samurai??? sinceramente acho que vc investiu grana no veiculo errado..... JIPE x Tunning nao combinam...

jumelo articulado??? se vc conseguir instalar um jumelo no SEU samurai eu lhe dou o meu....

cara.. numa boa... fazer alteracoes em jipe sem nenhum criterio e objetivo pratico, apenas por estetica é besteira... vai estragar o que está bom....

T+

Fabil
15/06/2005, 17:35
samurai ficar mais macio??? esquece... vc pode até conseguie ( basta colocar molas macias) , mas vai ficar um PERIGO em curvas...

dar uma invocada no samurai??? sinceramente acho que vc investiu grana no veiculo errado..... JIPE x Tunning nao combinam...

jumelo articulado??? se vc conseguir instalar um jumelo no SEU samurai eu lhe dou o meu....

cara.. numa boa... fazer alteracoes em jipe sem nenhum criterio e objetivo pratico, apenas por estetica é besteira... vai estragar o que está bom....

T+

Juninho
16/06/2005, 00:44
Fala Fabil !!!

Invadindo o tópico do Caveira ...

Calçei meu samuka com 4 Frontiera 15 " 255X75 ... seria necessário calços de carroceria ... meu samuka é feixe .. e tem jumelo alongado ... não está raspando em nada que u tenha percebido .. fiz algumas trilhas não muito pesadas .. portanto o teste de fogo ainda não foi feito ..

SE a resposta for sim .. 1 pol e meia , 2 ou 2 e meia seria o ideal ???

A estabilidade vai ficar comprometida com o uso dos calços .. entendo .. teria alguma forma de correção ou diminuição da perda de estabilidade .. digamos .. troca de amortecedores ??? To com Rancho RS 5000 na dianteira e originais na traseira ??

Valeu a força e grande abraço a todos !!

mir000
16/06/2005, 13:17
Pra melhorar a estabilidade, ACHO que só com offset negativo ( rodas e pneus mais pra fora).
Quanto mais alto menos estável a viatura fica...

[s]

Fabil
16/06/2005, 13:22
Fala Juninho..

cara... 255/75-15 em samurai apenas com jumelos maiores e nao raspa em nada??? qual roda vc está usando??? pq se for a orginal raspa no feixe e na caixa de rodas sim.... ou melhor nem raspa, mas TRAVA tudo mesmo

T+

Juninho
16/06/2005, 19:11
Fala Fabil ...

To usando as rodas originais de ferro ... com rlação a pegar no feixe de molas .. realmente pegava no inicio .. mas tinha um ressalto que saia do chasssi como se fosse um trapézio que apoiava um cilindro que ficava gruidado no chassi ..( acho que não deu pra entender muito né .. ) mas era como se fosse um lugar pra passar um amortecedor por dentro .. ( talvez mais facil de entender agora) que realmente pegava no feixe .. retirei essa peçã .. não pegou mais .. a não ser qunaod há alguma torção forte ele tende a raspar um pouco .. agora na caixa de rodas .. relamente nunca pegou .. vo ver se posto umas fotos pra vc dar uma olhada e ver se está tudo ok ??

Abraço.

Ae Rafael .. realmente offset negaico seria o ideal .. to pensando na solução de inverter o miolo das rodas ... mas não sei se teria alguém aki gabaritado pra fazer o tal serviço .. mas de qq jeiot .. valeu a ajuda!

[ ]'s

mir000
17/06/2005, 11:08
Ae Rafael .. realmente offset negaico seria o ideal .. to pensando na solução de inverter o miolo das rodas ... mas não sei se teria alguém aki gabaritado pra fazer o tal serviço .. mas de qq jeiot .. valeu a ajuda!

Tenta vender suas rodas ou trocá-las nas mangels vc escolhe as medidas, e o offset... Acho que da f1000 tem ofset negativo (me corrijam se estiver errado :shock: )...

[s] :lol:

Jeanilson
17/06/2005, 12:07

Tenta vender suas rodas ou trocá-las nas mangels vc escolhe as medidas, e o offset... Acho que da f1000 tem ofset negativo (me corrijam se estiver errado :shock: )...

[s] :lol:

Rodas Mangels para F-1000:

15"x07" off-set -12 mm (-1/2")
15"x08" off-set -25 mm (-1")

[]'s

Juninho
17/06/2005, 13:29
Blz !!! Valeu rafael e Jeanilson ...

vamos ao escambo das rodas ...

[ ]'s ...

samukanvas
22/06/2005, 12:11
Faaala Caveira,

Não sei muito bem o que vc quer fazer no samuk, mas dá uma olhada no frota 4x4 em samukanvas... Se é pra levantar um pouco sem aporrinhação, te respondo o que precisar... :wink:

Caveira
24/06/2005, 11:16
Na realidade eu queria dar uma levantadinha no Samuka, sem prejudicar muito o desempenho diário dele, já que uso no dia-a-dia, além de levantar, pensei em colocar uns pneus mais largos.
No encontro do Ibirapuera, andei pesquisando uns pneus Maxxis largos. Gostaria de sugestões quanto à medidas e como levantar um pouco só para ficar com aparência mais "invocada". Eu não pretendo fazer trilhas pesadas, somente uns passeios mais leves de vez em quando.

AlemãoRS
24/06/2005, 14:16
Levantado ele 1,5" e colocando amortecedores de acordo tu não vai ter problemas no dia a dia e para passeios leves vai estar bem servido...

samukanvas
24/06/2005, 15:19
Na realidade eu queria dar uma levantadinha no Samuka, sem prejudicar muito o desempenho diário dele, já que uso no dia-a-dia, além de levantar, pensei em colocar uns pneus mais largos.
No encontro do Ibirapuera, andei pesquisando uns pneus Maxxis largos. Gostaria de sugestões quanto à medidas e como levantar um pouco só para ficar com aparência mais "invocada". Eu não pretendo fazer trilhas pesadas, somente uns passeios mais leves de vez em quando.

Fala Caveira,

Os maxxis são meio ruins pro dia a dia (mudzilla e creep). Quanto mais social o desenho melhor pro asfalto e mais confortável :wink:

Juninho
28/06/2005, 01:44
Ae Alemão !!

Com calços de 1,5 pol quais seriam os amortecedores ideais ??

Eu to (tava, caiu o esquerdo dianteiro no RAID domingo .. quebrou o suporte e tive que retirá-lo) com rancho RS 5000 na dianteira ... deveria substituir por qual ... no caso faria os calços de 2 pol ... queria saber tb sobre os calços do rodrigo Portugal ? quem usa aki .. muda algo em relaçao a outros tipos de calços ... se é que existem outros kits ???

[ ]'s ... manco na esquerda

Jeanilson
28/06/2005, 09:02
Ae Alemão !!

Com calços de 1,5 pol quais seriam os amortecedores ideais ??

Eu to (tava, caiu o esquerdo dianteiro no RAID domingo .. quebrou o suporte e tive que retirá-lo) com rancho RS 5000 na dianteira ... deveria substituir por qual ... no caso faria os calços de 2 pol ... queria saber tb sobre os calços do rodrigo Portugal ? quem usa aki .. muda algo em relaçao a outros tipos de calços ... se é que existem outros kits ???

[ ]'s ... manco na esquerda

Juninho,

:arrow: Esses calços de 1,5" são para a suspensão dos Samurais de 97 em diante (por molas helicoidais). A suspensão do seu (Samurai 87) é completamente diferente (por feixe de molas)...

Acredito que você esteja se refirindo kit de Body-Lift da RC, não?

[]'s explicativos.

Juninho
28/06/2005, 11:31
Opa !!

Correto Jeanilson ... confundi os tais calços .. com calços de carroceria ...

Este ki da RC é possível de utilizar no Samuka feixe ???

[ ]'s ... confundidos.

Jeanilson
28/06/2005, 12:08
...Este ki da RC é possível de utilizar no Samuka feixe ???...

o Kit de Body-Lift do RC dá para instalar em Samurai de qualque ano. E não precisa de mexer em nada na suspensão.

[]'s

Juninho
29/06/2005, 13:11
op a.. há interesse ...

sabe me dizer qtas L$$ ???

[]'s ,,,interessados

Pirilampo
15/12/2008, 00:35
Pessoal,

Tenho um Samuca 97 com body lift de 1,5'' e pneus 225/70 da Geninho. Estou querendo corrigir o problema da traseira dele que está arreada e aproveitar para levantar um pouco o danado. Como nao achei ninguem que tenha feito as duas coisas juntos ai vai!
Li no forum duas opçoes de lift:

1 - Na Traseira -> Mola tras. de Saveiro com kit GNV + Amortecedor tras. de Combi 79 + Na Dianteira: Calço 2'' (PU ou Ferro) + molas e amortecedores originais.

2 - Kit de 4 Calços de PU de 1,5'' + Traseira: amortecedor traseiro de Ipanema + molas de Verona. + Dianteira: Molas e Amortecedores originais.

Seriam essas opções mesmo? Qual a mais indicada para o meu caso?

OBS: Nao gostaria de ter que fazer mais alterações na suspensao em decorrencia deste lift.

marcelmarini
28/05/2009, 20:35
Pessoal,

Tenho um Samuca 97 com body lift de 1,5'' e pneus 225/70 da Geninho. Estou querendo corrigir o problema da traseira dele que está arreada e aproveitar para levantar um pouco o danado. Como nao achei ninguem que tenha feito as duas coisas juntos ai vai!
Li no forum duas opçoes de lift:

1 - Na Traseira -> Mola tras. de Saveiro com kit GNV + Amortecedor tras. de Combi 79 + Na Dianteira: Calço 2'' (PU ou Ferro) + molas e amortecedores originais.

2 - Kit de 4 Calços de PU de 1,5'' + Traseira: amortecedor traseiro de Ipanema + molas de Verona. + Dianteira: Molas e Amortecedores originais.

Seriam essas opções mesmo? Qual a mais indicada para o meu caso?

OBS: Nao gostaria de ter que fazer mais alterações na suspensao em decorrencia deste lift.

Olá amigos!!!

Gostaria de saber se precisa alguma adaptação para estas opções de lift?
E mais: fora o amortecedor original, qual se encaixa mais fácil sem muita complicação?
Pois vou precisar trocar os amortecedores e gostaria de aproveitar e erguer um pouco.
Obrigado

rogeriomasih
28/05/2009, 23:23
E mais: fora o amortecedor original, qual se encaixa mais fácil sem muita complicação?

Sem mudar a configuração do amortecedor por dentro da mola: pampa 4x4, mas tem que mudar o suporte (encaixe) inferior aproveitando o do original.

Um colega andou utilizando o da SW4 e gostou, mas não sei se está aguentando.

Para tirar o amortecedor de dentro da mola: fala com o Fabil :concordo:

rogeriomasih
28/05/2009, 23:29
Marcelmarini,

dá uma conferida nestes tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34282&highlight=amortecedor+dianteiro+samurai

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195

leo cabral
29/05/2009, 00:38
Sem mudar a configuração do amortecedor por dentro da mola: pampa 4x4, mas tem que mudar o suporte (encaixe) inferior aproveitando o do original.

Um colega andou utilizando o da SW4 e gostou, mas não sei se está aguentando.

Para tirar o amortecedor de dentro da mola: fala com o Fabil :concordo:

ola Rogerio

o tamanho do amortecedor da pampa 4x4 é maior que o do samurai, se não colocar uma mola maior , o amortecedor ira trabalhar no seu limite de funcionamento.

Se for usar os de pampa 4x4 você notará um pequeno lift , esse lift sem umas molas maiores poderão lhe trazer problemas de fim de curso e desgaste acelerado do amortecedor.

rogeriomasih
29/05/2009, 14:43
OK.

Obrigado pela dica. :concordo::concordo::concordo:

marcelmarini
29/05/2009, 18:52
Obrigado pelas dicas!!!!

Victor Hugo.
07/03/2012, 20:23
"molas TRASEIRAS de Verona/Apollo com Kit Gas ( ou traseiras de voyage) com amortecedor dianteiro de Kombi clipper."

se for botar a mola traseira do voyage tem q ser a gas tbm? ou a normal ja serve?
coloquei as do voyage a gas na dianteira ficou show de bola!! com os amortecedores originais (so tive q almentar aste do amortecedor) dianteira perfeita, a duvida é a traseira.. agora ta com molas traseira de gol e calços de 1,5.. to achando muito mole.. e quando bota 1 pessoa atras e o tanque cheio e q fica ruim msm.. a ideia era a traseira um pouco mais dura

Victor Hugo.
09/03/2012, 15:50
em primeiro lugar.. vc quer lift p/ que??? p/ colocar pneus maiores ?

receita de bolo p/ Samurai helicoidal...

na frente :
Calco de PU ou calco de tubo de ferro no prato de mola de 1,5 Pol + espacador de mesmo tamanho no amortecedor p/ NAO dar fim de curso

atras :

molas TRASEIRAS de Verona/Apollo com Kit Gas ( ou traseiras de voyage) com amortecedor dianteiro de Kombi clipper.

pronto.. vc terá seu lif de 1,5pol sem problemas de fim de curso.

se for botar a mola traseira do voyage tem q ser a gas tbm? ou a normal ja serve?
coloquei as do voyage a gas na dianteira ficou show de bola!! com os amortecedores originais (so tive q almentar aste do amortecedor) dianteira perfeita, a duvida é a traseira.. agora ta com molas traseira de gol e calços de 1,5.. to achando muito mole.. e quando bota 1 pessoa atras e o tanque cheio e q fica ruim msm.. a ideia era a traseira um pouco mais dura