Ver Versão Completa : Suspensão Feixe de Molas X KIt Fess de novo
Meus amigos do barro
Gostaria de saber a opinião de quem tem ou ja teve o kit FESS, qual as molas que usa ja ouvi falar que são do Corsa, do Kadett até do Opala.
E tambem se alguem tem o preço ou aonde eu consigo os preços dos feixes de molas originais. vi no site da fabrini até o código da peça mas não consigo achar pra vender.
Ronaldo B.
14/06/2005, 16:58
E tambem se alguem tem o preço ou aonde eu consigo os preços dos feixes de molas originais. vi no site da fabrini até o código da peça mas não consigo achar pra vender.
Mikim,
Quanto ao kit Fess, deve ter só uns 8.537 tópico sobre esse assunto qui no fórum, claro que você já pesquisou, leu todos e não chegou a nenhuma conclusão, por isso abriu mais um tópico, né ??? Num esquenta, eu também já li um monte de coisas sobre o kit fess aqui no fórum e também num cheguei a conclusão nenhuma !!! :lol: :lol: Se presta ou não.... acho que depende muito do que cada um espera, milagre ele num faz !!!
Comprei os feixes traseiros no mês passado e o melhor preço que eu achei das molas Fabrini foi na Molas FF, paguei á vista R$ 219,00 cada, sem a colocação:
Rua Curuça, 82 - Vila Maria
02120-000 - São Paulo -SP
Tel. (0xx11) 6955-4685
http://www.molasff.com.br/
[]´s
p.peleje
14/06/2005, 19:01
Kit fess....mais um tópico....eu tb chego a mesma conclusão do ROnaldo, ou seja nenhuma, já pensei em por, porém qdo paro pra analisar direitinho ñ acho razões pra tal compra.
Onde vc quer chegar com o Kit Fess? Qual é o seu obejtivo em relação ao Kit fess? Vc deseja simplesmente levantar o jeep uns cm? Seus feixes estão arriados e vc ñ quer gastar com um feixe original?
Acho que se for pra melhorar a performance da suspensão, aumentar curso, pesquise direito, mas pesquise mesmo
Se for para ñ gastar com feixe original pesquise mais um pouco.
Se for pra levantar uns cm aprimore sua pesquisa.
Pense direito.
[]s
Peleje
FrommarS
14/06/2005, 19:22
Acho que se for pra melhorar a performance da suspensão, aumentar curso, pesquise direito, mas pesquise mesmo
Se for para ñ gastar com feixe original pesquise mais um pouco.
Se for pra levantar uns cm aprimore sua pesquisa.
Como vcs sao legais... depois dessa brilhante esplanacao ... o cara ja sabe o que fazer.... pesquisar e ficar como os dois sem conclusao alguma...
Eu acho que se vc esta sem grana e quer dar um paleativo .. ate a situacao melhorar ... vale a pena...
para levantar tb... se for bem pouco... mas ha outras solucoes melhores...
ou melhor :twisted: leva no mecanico do Ronaldo B. que sairas de lah com o Jipe pronto para colocar gas, com bugao em pe ...debaixo do jipe... nada que um calcinho aqui outro acola nao resolva :twisted: :twisted:
O Escoria usou este kit (acho que soh uma vez) ve o que ele achou...
hasta luego
Ronaldo B.
14/06/2005, 21:05
ou melhor :twisted: leva no mecanico do Ronaldo B. que sairas de lah com o Jipe pronto para colocar gas, com bugao em pe ...debaixo do jipe... nada que um calcinho aqui outro acola nao resolva :twisted: :twisted:
Acho que você deveria ter a sua própria experiência ou procurar conhecer melhor o serviço de um profissional antes de fazer uma declaração como essa e não ser apenas mais um papagaio de pirata e ficar repetindo o que os outros dizem se ter conhecimento. :roll: :roll:
Se pelo menos você tivesse um jeep, eu até poderia levar em consideração a sua opinião, mas não é o caso, né !!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Não sei porque, mas lembrei da frase que o Pagani usa na assinatura dele.... :roll: :roll: :roll:
"Melhor ficar calado e ACHAREM que vc é TONTO que falar demais e terem certeza."
[]´s :lol: :lol: :lol: :lol:
kct.....o Ronaldo tá macho igual uma galinha hoje!!!!!!!! :twisted: :twisted:
Ronaldo B.
14/06/2005, 21:38
kct.....o Ronaldo tá macho igual uma galinha hoje!!!!!!!! :twisted: :twisted:
VSF.... pronto tá feliz ????? :lol: :lol: :lol:
Aproveita e coloca aqui depois o resultado da instalação do kit fess no seu jeep. Também tô curioso prá saber como ficou.
[]´s
Instalei o kit hoje....amanha vou ver como ficou e posto aqui
Ronaldo B.
14/06/2005, 22:00
tio,
Deixa prá postar depois da trilha de sábado, aí vai dar prá ter uma melhor avaliação do resultado.
[]´s
Pessoal, aproveitando a ousada iniciativa do colega Mikim:
Qual a melhor configuração de suspenssão para cj5? (PelaMorDeJesuíno não me apedregem - sei que já existem tópicos à respeito, mas não cheguei à nenhuma conclusão! Sou jeepeiro há pouco tempo)
Meu Cj está desmontado e seria uma boa hora de fazer modificações, faço bastante trilha, mas me desloco bastante no asfalto, o Trovão está recebendo um AP 2.0 com kit DeepTeck no 4 marchas original. Quero uma boa viatura no asfalto e ótima nas trilhas!
Me ajudem por favor!!!
Tentei colocar fotos do Trovão na cirurgia, mas não consegui :?
Meus Camaradas do Barro e da Lama
Obrigado pelas respostas, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão, o problema dos meus feixes de molas é na dianteira eu possou um Jeep Ford 78 com motor 4 cil. original OHC, e acabei de construir um parachoque de impulsão com um toolbar, mas minhas molas dianteiras ja estão muitom cansadas ja mandei arquiar umas 10 vezes e fica bom so uns dias, ta parecendo carro de arrancada com a frente socada, não sei se colocar os feixes de mola novo vai resolver meu problema, agora quanto ao kit fess, descobri aqui na minha cidade que um amigo fez um so que ainda não consegui falar com ele pra saber se ficou bom, vou vber se encontro ele no final de semana pra ver se ele me deixa testar o sistema.
Ronaldo B.
15/06/2005, 08:54
BANDIT,
Sua pergunta não é fácil de responder, depende muito do uso, de quanto tá afim de gastar, etc..etc... mas num esquenta a cabeça, pode perguntar a vontade e se descobrir a resposta, coloca aqui prá gente... todos nós também queremos saber !!!
[]´s
Ronaldo B.
15/06/2005, 09:10
Meus Camaradas do Barro e da Lama
Obrigado pelas respostas, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão, o problema dos meus feixes de molas é na dianteira eu possou um Jeep Ford 78 com motor 4 cil. original OHC, e acabei de construir um parachoque de impulsão com um toolbar, mas minhas molas dianteiras ja estão muitom cansadas ja mandei arquiar umas 10 vezes e fica bom so uns dias, ta parecendo carro de arrancada com a frente socada, não sei se colocar os feixes de mola novo vai resolver meu problema, agora quanto ao kit fess, descobri aqui na minha cidade que um amigo fez um so que ainda não consegui falar com ele pra saber se ficou bom, vou vber se encontro ele no final de semana pra ver se ele me deixa testar o sistema.
MIKIM,
Se as molas estiverem muito cansadas não adianta arquear que em pouco tempo volta ao que era antes, é perder tempo e gastar dinheiro. Nesse caso acredito que o uso do kit fess possa ser uma boa opção, pelo menso vai aumentar a altura, só não sei por quanto tempo.
O problema é que normalmente acaba sendo gerada a expectativa que o kit vai melhorar muito curso da suspensão, que a estabilidade vai melhorar e na realidade pode não ser bem assim, vai aumentar a altura do jeep, dependendo do estado das molas pode ficar muito duro, etc.. Se é bom ou não, depende da sua expectativa, mas pelo preço que custa, em torno de R$ 285,00, não dá prá esperar que faça milagres.
[]´s
Ronaldo
Quanto a aumentar o curso da suspensão eu sei que possivelmente não aumente, minha vontade era mesmo resolver o meu problema de altura, so que não queria perder a estabilidade nem a dirigibilidade da viatura, não sou de fazer trilha muita pesada mas de vez enquando eu ponha ela pra moer principalmente em provas de raid, ja li tudo o que se possa saber sobre o kit fess e não da chegar numa conclusão, não consigo uma resposta de quem tem, ai fico na duvida, li a respeito das mola de toyota que vende aqui no site por 1000 latinhas so que ai tem fazer um monte de soldas e adptação e não queria mudar muito a estrutura do meu jeep
tira suporte original etc, ja vi falat das molas da fiorino da fiat, mas tambem tem que mexer nos suporte, sem contar que vc leva a viatura pra fazer esses serviços ai o pessoal fala ele tem um jeep ele tem dinheiro pode enfiar a faca.
Mas ta valendo pela ajuda se eu descobrir alguma coisa eu coloco aqui no site e se vc descobrir alguma coisa a respeito não deixe de comunicar, so do tipo que gosta de fazer as coisas.
cristiano
15/06/2005, 09:47
BANDIT, Bota lá na seção Frota 4x4 Brasil.
Não utilize a resposta rápida, vá no botão http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/lang_portuguese_brazil/reply.gif e clique em Adicionar anexo. Lembrando que a imagem deve ter no máximo 640x480.
Na seção downloads tem um programa que diminui o tamanho de imagens.
Ronaldo B.
15/06/2005, 09:56
Mikim,
O tio colocou o kit fess no jeep dele esta semana, e no sabado o pessoal vai fazer uma trilha, com certeza na segunda feira já vamos saber o resultado na prática.
Como disse anteriormente, troquei fazem duas semanas as molas traseiras do meu jeep, mas como não estava afim de gastar muito coloquei as originais mesmo, de cara o que puder observar é que a altura aumentou bem só não sei por quanto tempo vai ficar com essa altura, o meu jeep estava o contrário do seu, ou seja, a traseira muito mais baixa que a dianteira e olha que estou como o motor do opala que é bem mais leve que o original.
O que vai acontecer com certeza se você colocar o kit será o aumento da altura do jeep, provavelmente ficará mais nivelado, mas pode ficar mais duro, o que melhora a estabilidade na estrada mas pode piorar nas trilhas, porque pode acabar limitando um pouco o curso da suspensão, mas a maioria das alterações acaba tendo os prós e contras.
Se a suspensão ficar muito dura, sempre tem o recurso de tirar algumas lâminas do feixe até achar o "ajuste" ideal, o problema é o trabalho que dá desmontar tudo prá tirar as lâminas, monta tudo, testa e se não ficar bom, desmonta tudo de novo.
Vamos esperar a resposta do tio e ver o que ele achou. O Escória também colocou o kit no jeep dele e participou do Trial em SP em abril, ele também tem experiência prá opinar.
[]´s
p.peleje
15/06/2005, 10:10
Caro Sr Frommars,
Justificando a minha resposta, eu ñ vejo muitas razões pra instalação a ñ ser no caso de molas no fim de sua vida útil.
Ficar mais macio pode ser que sim poder ser que ñ.
Conheço gente que instalou e qdo pega qquer morrinho a supensão ñ dá todo o curso que daria sem o kit. Ele acaba limitando o curso com a "mola comprimida". Nao permite a total retração da mola.
Conheço 3 pessoas que instalaram e tiraram.
Agora se ele quiser instalar e por o depoimento!!!
[]s
Peleje
davidson_iahnn
15/06/2005, 11:22
iai blz !
tbm tenho esta duvida em relaçao ao kit !!!!
FrommarS
15/06/2005, 12:26
FrommarS Tranca Trilha Empadinha escreveu:
ou melhor leva no mecanico do Ronaldo B. que sairas de lah com o Jipe pronto para colocar gas, com bugao em pe ...debaixo do jipe... nada que um calcinho aqui outro acola nao resolva
Calma amigo... todos nós já estamos careca de saber :twisted: o quão competente é o seu mecanico... só quis relembrar a engraçada história dos pneus 44' :wink:
Que o Vander manja... basta ver em detalhe o seu JEEP... ou mesmo o tópico dele....
Relaxa D'angola....
Conheço gente que instalou e qdo pega qquer morrinho a supensão ñ dá todo o curso que daria sem o kit. Ele acaba limitando o curso com a "mola comprimida". Nao permite a total retração da mola.
Sim meu caro... não defendo a utilizaçãpo do kit... na verdade tenho a mesma conclusão que vcs ... com base em depoimentos tem gente que gosta e outros que dizem não fazer diferença alguma.,.... qto a suspenção dar fim de curso mais rápido isto é evidente pois os "berços" do kit ´são maiores que os batentes...
Acredito que num caso os as molas estejam realmente cansadas... valha a pena ... como ação emergêncial ... certamente ficaria mais confortável...
Tem um forista que usa spoa com kit-fess..... :roll:
......
Tio,
Porque vc colocou kit -fess??? O que vc espera dele????
Hasta luego
FrommarS
15/06/2005, 12:41
ja mandei arquiar umas 10 vezes
Na minha opnião... dê Adeus a suas molas... coloque novas ... originais.. e sane o seu problema...
Seu jipe tem 27 anos... acredito que as molas idem... se vc trocar ... vamos supor que vc tenha 1/3 da vida utíl do feixe original... 9 anos... acho que vale o investimento....
Se vc quiser dar uma melhorada... pq não procura aquele cara do fórum (de ctba) que faz kit de molas para cj's com a largura das molas da Band... me parece que as alterações são menores que se colocar o feixe da Band (os beneficios tb).
Bom... é só mais uma opnião...
[]'s :mrgreen:
Ronaldo B.
15/06/2005, 13:33
ou melhor leva no mecanico do Ronaldo B. que sairas de lah com o Jipe pronto para colocar gas, com bugao em pe ...debaixo do jipe... nada que um calcinho aqui outro acola nao resolva
Calma amigo... todos nós já estamos careca de saber :twisted: o quão competente é o seu mecanico... só quis relembrar a engraçada história dos pneus 44' :wink:
Que o Vander manja... basta ver em detalhe o seu JEEP... ou mesmo o tópico dele....
Relaxa D'angola....
Fala aí tranqueira..... :lol: :lol: :lol:
Na próxima, vou acabar de arrancar o que sobrou dessa coisa que você chama de cabelo com pinça... :twisted: :lol: :twisted: :lol: :twisted: :lol:
ja mandei arquiar umas 10 vezes
Na minha opnião... dê Adeus a suas molas... coloque novas ... originais.. e sane o seu problema...
Seu jipe tem 27 anos... acredito que as molas idem... se vc trocar ... vamos supor que vc tenha 1/3 da vida utíl do feixe original... 9 anos... acho que vale o investimento....
Agora estamos falando a mesma lingua.... :wink:
Também acho que essa seja a melhor alternativa, mas os feixes de molas, assim como muitas outras peças, subiu de preço prá kct ultimamente, se for trocar os 4 feixes, mais os jumelos e as buchas, vai gastar por volta de R$ 1.100,00 ou bem mais, dependendo de onde for comprar, isso sem mão de obra.
Comprei os feixes trazeiros na Molas FF e paguei R$ 219,00 cada um, no Ibira chegaram a me pedir R$ 380,00 cada sem instalação :shock: :shock: , já os feixes dianteiros estavam um pouco mais caros, mas não lembro exatamente quanto.
Então se o objetivo é só aumentar a altura prá dar uma nivelada entre a traseira e a dianteira e/ou ao usar um pneu maior evitar que pegue na lataria, acho que vale a pena, mas só isso, mas é claro que terá os inconvenientes já citados.
[]´s Juntando verba prá trocar os feixes dianteiros !! :cry:
Meus amigos
Estive pesquisando e achei as mola na agromotor a R$ 264 so o feixe de molas, acho que sem as buchas mais o frete, vou dar mais uma pesquisada e ver o que resolvo.
p.peleje
15/06/2005, 16:48
Relaxa D'angola....
Sim meu caro... não defendo a utilizaçãpo do kit... na verdade tenho a mesma conclusão que vcs ... com base em depoimentos tem gente que gosta e outros que dizem não fazer diferença alguma.,.... qto a suspenção dar fim de curso mais rápido isto é evidente pois os "berços" do kit ´são maiores que os batentes...
Acredito que num caso os as molas estejam realmente cansadas... valha a pena ... como ação emergêncial ... certamente ficaria mais confortável...
Tem um forista que usa spoa com kit-fess..... :roll:
......
Tio,
Porque vc colocou kit -fess??? O que vc espera dele????
Hasta luego
Ainda bem que o Marciano Cabeludo entendeu o meu ponto de vista.
Agora se for pra gastar R$1.100 num jogo de feixes originais eu preferiria investir num kit da band com jumelos articulados.
[]s
Peleje
FrommarS
15/06/2005, 17:06
Agora se for pra gastar R$1.100 num jogo de feixes originais eu preferiria investir num kit da band com jumelos articulados
A TT4 freequentando o sonho dos garotos....
[]´s Juntando verba prá trocar os feixes dianteiros !!
Tenho tantas outras prioridades que ainda nem estou pensando nisso...
[]'s com a mola guia dianteira quebrada e dando batente nos outros 3 feixes :mrgreen:
FrommarS
15/06/2005, 17:11
Marciano Cabeludo
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Que Saudades!!!
:cry: :cry: :cry: :mrgreen:
Fala aí pessoal...coloquei o kit para experimentar e , como medida emergencial , já que temos trilha no sábado.
Os Pneus estavam pegando demais na lateral , nas inclinaçoes e ia acabar estragando os 3k , que são semi novos.
Andei com o jipe hoje ,no asfalto e, continua a mesma merda , mas não vou mexer com molas agora , pq depois que instalar mais algumas coisas ,pretendo fazer SPOA.
[]s
FrommarS
15/06/2005, 18:50
SPOA.
qdo todos satisfazeem tais desejos...
o chatium já fez...
vamos ser uma galera com jipões para encarar Camel... imaginem...
pena que falta muito... mas o bom é que dá tempo pro Beto :twisted: tb participar com a galera....
[]'s fazendo juntando moedas para o up-grade
Sergio Rocha
15/06/2005, 18:53
Eu tive o Kit.Testei todas as configurações possíveis e imaginarias com o Kit e a quantidade de laminas no feixe, inclusive com barras de tração..Nunca consegui ficar satisfeito.Tirei e não pretendo usar nunca mais. :wink:
[]'
Mauro B.
15/06/2005, 19:08
Eu usei, e tirei pq fiz SPOA ... usaria de novo se o objetivo fosse dar uma levantadinha em um jipe com molas cansadas.
Sergio, jah que o teu tah sem uso, vende pra quem tiver interessado no kit :wink:
[]'s
Qual a melhor configuração de suspenssão para cj5? (PelaMorDeJesuíno não me apedregem - sei que já existem tópicos à respeito, mas não cheguei à nenhuma conclusão! Sou jeepeiro há pouco tempo)
Meu Cj está desmontado e seria uma boa hora de fazer modificações, faço bastante trilha, mas me desloco bastante no asfalto, o Trovão está recebendo um AP 2.0 com kit DeepTeck no 4 marchas original. Quero uma boa viatura no asfalto e ótima nas trilhas!
:lol: E quem não quer???? :lol:
:D BANDIT, "ótima nas trilhas" é o oposto de "boa no asfalto". Na minha humilde opinião, o mais perto que vc pode chegar, é meter SPOA com molas de Band, e umas barras estabilizadoras, para desconectar na trilha. Fica "boa" na trilha e razoável no asfalto... Uma opção ainda seriam os jumelos articulados, com trava da TT4. Aí fica melhor ainda nas trilhas, e tem a vantagem da trava, para rodar no asfalto. Eles oferecem a trava para o jumelo dianteiro, mas eu colocaria nos 4... Só que com esses jumelos vc teria que montar o feixe dianteiro com o jumelo perto do pára-choque. Aí vc não perde o cardã na trilha. Mas a suspensão fica mais dura, pois nessa posição se compromete a absorção de impactos pelo feixe... É sempre assim, ganha-se dum lado e perde-se do outro...
:o Com motor AP o Jeep fica bem leve. Mas se pretende fazer trilhas pesadas, considere isso como uma vantagem para a suspensão dianteira, que vai agüentar melhor as porradas. Não tire lâminas do feixe original só pq ele ficou mais leve. Use relação 8/43 no diferencial e pneus de no máximo 31". Com isso o jeep fica bem esperto nas trilhas. E vai ser um foguetinho no asfalto. :wink:
:D Agora, Mikim, se é pra gastar 1.000 e tantas nas molas originais, ponha logo aquele kit com molas da Band!!!! Nem que seja por partes... Compre 1º para o eixo dianteiro. Mais tarde compre as outras...
De todas as suspensões no estilo "Kit Fess" que vi por aqui, nenhuma funcionou como se queria... Muitos testes fora feitos, inclusive deixando apenas 2 lâminas no feixe e usando links... Várias molas, monza, kadet, gol, opala e até cuíca de freio do MB. Até em Toyota colocaram... E todos tiraram! Simplesmente não é o que parece! Mas gosto é gosto...
[]'s
Mauro B.
16/06/2005, 01:58
:D Agora, Mikim, se é pra gastar 1.000 e tantas nas molas originais, ponha logo aquele kit com molas da Band!!!! Nem que seja por partes... Compre 1º para o eixo dianteiro. Mais tarde compre as outras...
De todas as suspensões no estilo "Kit Fess" que vi por aqui, nenhuma funcionou como se queria... Muitos testes fora feitos, inclusive deixando apenas 2 lâminas no feixe e usando links... Várias molas, monza, kadet, gol, opala e até cuíca de freio do MB. Até em Toyota colocaram... E todos tiraram! Simplesmente não é o que parece! Mas gosto é gosto...
Por ser diferenças de preço MUITO grandes, em se colocar o kit fess (com 50% de desconto :D) ou trocar toda a suspensão, continuo achando que o kit fess ainda eh uma opção valida, apesar de achar a troca do cjto a coisa mais "correta" a se fazer .... mas o "correto" eh bem relativo quando o assunto eh $ disponível.
[]'s
Ronaldo B.
16/06/2005, 10:11
Giovani,
Concordo com você que o kit com molas de Band pode ficar melhor e por um preço bem próximo, minha dúvida é quanto vai ficar ($$$) a mão de obra para instalar esse kit, que não é tão simples quanto apenas trocar as molas originais, a adaptação que que conheço, envolve a troca de suportes, o que implica na solda de novos suportes no chassi e em uma posição diferente da original do CJ, então prá não correr o risco de fazer alguma coisa errada, como por exemplo fixar os suportes tortos, e como nem todos tem uma máquina de solda em casa, é inevitável que acabe caindo na mão de um mecânico e aí o custo de kit instalado dependendo de quem faça o trabalho, no final, o preço total, incluindo peças e mão de obra, pode chegar a ser o dobro do preço só das molas.
Prá trocar os feixes do CJ por outros originais, custo é em média de R$ 1.100,00 incluindo aí os 4 feixes, os jumellos e as buchas, prá trocar dá prá fazer em casa mesmo sem necessitar de muitas ferramentas.
Claro que dependendo do uso, vale mesmo mais a pena gastar mais e colocar um kit de molas da Band, mas cada caso é um caso, é analise de custo x benefício.
Esse kit que você citou é o kit da TT4 ou da Molas FF ??? Sabe o preço ???
[]´s
Cristiano, valeu pelo toque, tá quase bom! :wink:
Giovani,
A foto acima mostra o chassi quase pronto, abusando um pouco de sua boa vontade e baseado no que vc está vendo (sei que a qualidade da foto está péssima - vou melhorar);Como posso melhorar a suspensão sem gastar muitas L$?? Fui Claro?
[]s esperançosos
Pessoal, (pedindo ajuda :lol: ) notem que o chassi está liso, pronto para receber os novos apoios para o AP, na última mensagem postada para o atencioso Giovani me referi à uma boa alternativa (lê-se pouco cara) para esta suspensão de uso misto, queria aproveitar que o bichão está desmontado e fazer as devidas adaptações. ACEITO SUGESTÕES E/OU PEDRADAS!!
[]s
Concordo com você que o kit com molas de Band pode ficar melhor e por um preço bem próximo, minha dúvida é quanto vai ficar ($$$) a mão de obra para instalar esse kit, que não é tão simples quanto apenas trocar as molas originais, a adaptação que que conheço, envolve a troca de suportes, o que implica na solda de novos suportes no chassi e em uma posição diferente da original do CJ...
:D Fala Ronaldo!!!
:D É que tenho mania de achar isso fácil... :lol: Depois do T-Rex, tudo é fáciuuu.... :lol: :lol: Realmente, vai se gastar um pouco mais na adaptação, mas os suportes vão no mesmo lugar dos originais. Pensei naquele kit de molas da Band, mas no comprimento das originais do CJ. :wink:
Não é uma coisa tão difícil assim, se o cara tiver paciência, nem que leve uma semana, ele consegue deixar tudo alinhado... :wink: E tem coisa que fica até melhor... Já achei diferenças de 2 cm no alinhamento dos eixos. E original!
Claro que dependendo do uso, vale mesmo mais a pena gastar mais e colocar um kit de molas da Band, mas cada caso é um caso, é analise de custo x benefício.
:o É a história do barato custa caro... Se uns 10 anos atrás existisse o fórum, eu não teria gasto tanto no meu jeep... Tudo que fiz nele, refiz umas 3 vezes... E ainda falta coisa! Hoje penso que é melhor esperar um pouco, juntar uma grana e fazer o que é melhor, uma só vez!
Esse kit que você citou é o kit da TT4 ou da Molas FF ??? Sabe o preço ???
:o É aquele do tópico "FABRICO MOLAS DE TOYOTA P/ CJ"... Não sei o preço...
[]'s
Pessoal, (pedindo ajuda :lol: ) notem que o chassi está liso, pronto para receber os novos apoios para o AP, na última mensagem postada para o atencioso Giovani me referi à uma boa alternativa (lê-se pouco cara) para esta suspensão de uso misto, queria aproveitar que o bichão está desmontado e fazer as devidas adaptações. ACEITO SUGESTÕES E/OU PEDRADAS!!
:D Fala Bandit!!!!
:o Vareia... Pouco cara? Põe esse kit de molas da Band, no comprimento das originais do Jeep. Mais tarde, faça SPOA (antes que perguntem, molas sobre o eixo) e ponha as barras estabilizadoras. Amortecedores baratos e macios, traseiros da Ranger 4x2 antiga. A hora que tiver grana, vai de Rancho RS 9000. Amortecedores duros é pra quem corre rally!
Mais barato ainda, nas molas originais, o que posso dizer é que mantenha sempre bem engraxadas. É uma nojeira, mas é o jeito... Já num feixe de band, com 3 lâminas apenas, vc pode pôr chapas de radiografia entre as lâminas ou calços entre as lâminas, deixando-as afastadas, uns 3mm uma da outra. Isso se faz com um espaçador no centro (pode ser pedaços de molas) e com bolachas de nylon nas pontas das lâminas. Fazer isso no feixe original não vale o esforço. Tem gente aí que fez essa das radiografias no feixe original, ficou melhor... Eu não teria esse trabalho! :lol:
Jumelos, mantenha do tamanho dos originais, jumelão é fria! O articulado é pro futuro, se achar que precisa. Mas deixe isso pra depois que vc fizer muitas trilhas, aí vai saber exatamente o que vc quer...
No meu jeep, hoje, eu só colocaria as molas da Band... :wink:
[]'s
Mauro B.
17/06/2005, 00:18
Fazer isso no feixe original não vale o esforço. Tem gente aí que fez essa das radiografias no feixe original, ficou melhor... Eu não teria esse trabalho!
Bah eu fiz ... dá resultado ... mas dá trabalho! 8)
Quanto a colocar feixes originais novos ou um kit com molas de Band, eu vou com o Giovani: kit Band nele!!! :lol:
[]'s
Ronaldo B.
17/06/2005, 10:38
:D Fala Ronaldo!!!
:D É que tenho mania de achar isso fácil... :lol: Depois do T-Rex, tudo é fáciuuu.... :lol: :lol: Realmente, vai se gastar um pouco mais na adaptação, mas os suportes vão no mesmo lugar dos originais. Pensei naquele kit de molas da Band, mas no comprimento das originais do CJ. :wink:
Não é uma coisa tão difícil assim, se o cara tiver paciência, nem que leve uma semana, ele consegue deixar tudo alinhado... :wink: E tem coisa que fica até melhor... Já achei diferenças de 2 cm no alinhamento dos eixos. E original!
Fala Mestre....
Para os pobres mortais, as vezes, mesmo as coisas simples muitas vezes acabam complicando, mas nada que depois de montar e desmontar uma dez vezes não dê certo.. :lol: :lol: :lol:
:o É a história do barato custa caro... Se uns 10 anos atrás existisse o fórum, eu não teria gasto tanto no meu jeep... Tudo que fiz nele, refiz umas 3 vezes... E ainda falta coisa! Hoje penso que é melhor esperar um pouco, juntar uma grana e fazer o que é melhor, uma só vez!
Putzzz... pensei que isso só acontecesse comigo !!! :lol: :lol: :lol:
:o É aquele do tópico "FABRICO MOLAS DE TOYOTA P/ CJ"... Não sei o preço...
[]'s
Como estava precisando trocar os feixes de molas do meu CJ, venho acompanhado esse tópico desde o início e sem querer ofender ninguém ou levantar falso testemunho, mas esse kit tá parecendo cabeça de bacalhau. Até agora não vi nenhuma foto, mesmo depois de várias solicitações do pessoal interessado, não lí nenhum depoimento de quem comprou ou instalou, o preço dos feixes originais do CJ que foi postado tá muito caro, comprei os 2 traseiros da Fabrini por 438,00 o cara tá pedindo R$ 540,00 e depois da observação que o cara fez que.... " Molas nem os Fabricantes como Fabrini e NHK dao garantia sobre as molas.. o que eu tenho garantia é sobre buchas e pinos que gastarao ou quebrarao indevidamente..."... num sei não. Você foi na Fenajeep e viu esse kit lá ???
[]´s Ainda com a suspensão original.... e pelo jeito vai ficar assim. :cry: :cry:
FrommarS
17/06/2005, 18:54
[]´s Ainda com a suspensão original.... e pelo jeito vai ficar assim.
Ronaldo ... atente-se para a formula mágica:
* SPOA+KIT TT4 COM JUMELOS ARTTICULADOS *
Resolvido todos os seus problemas .. jipe estável ... com aumento considerável na perfomance off-road....
Qdo sobrar uma graninha ... eixos de F-75
Pronto com um 4.1 injetado e cmabio automático ... vc terá o Jeep dos sonhos de qq um....
Hasta Luego!
Como estava precisando trocar os feixes de molas do meu CJ, venho acompanhado esse tópico desde o início e sem querer ofender ninguém ou levantar falso testemunho, mas esse kit tá parecendo cabeça de bacalhau.
:D Fala Ronaldo!!!!
:o Também não precisa ser "aquele"... Mas tipo aquele... Tem mais gente fazendo esse kit. Outra vez não vejo muita dificuldade em se montar o próprio kit. Tem tudo pra comprar... A única coisa "difícil" é as molas no tamanho das molas do CJ. Mas aí, pode-se até pedir para um moleiro fazer... Aqui tem um que faz isso. Sei-lá, correndo atrás se consegue tudo. Só acho os kits mais práticos... Tem uns CJs aqui andando com molas traseiras da F-1000, dobradas no tamanho das originais. :wink:
[]'s
Ronaldo B.
18/06/2005, 01:12
* SPOA+KIT TT4 COM JUMELOS ARTTICULADOS *
:D :D :D
Qdo sobrar uma graninha ... eixos de F-75
:D :D :D :D :D :D
Pronto com um 4.1 injetado e cmabio automático ... vc terá o Jeep dos sonhos de qq um....
:D :D :D :D :D :D :D :D :D
Aí olho o saldo da minha conta no banco..... : :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
O jeito é continuar sonhando, pelo menos enquanto é de graça !!!! :roll: :roll:
[]´s Juntando $$$ prá comprar os feixes dianteiros originais mesmo... :cry:
Ronaldo B.
18/06/2005, 01:18
:D Fala Ronaldo!!!!
:o Também não precisa ser "aquele"... Mas tipo aquele... Tem mais gente fazendo esse kit. Outra vez não vejo muita dificuldade em se montar o próprio kit. Tem tudo pra comprar... A única coisa "difícil" é as molas no tamanho das molas do CJ. Mas aí, pode-se até pedir para um moleiro fazer... Aqui tem um que faz isso. Sei-lá, correndo atrás se consegue tudo. Só acho os kits mais práticos... Tem uns CJs aqui andando com molas traseiras da F-1000, dobradas no tamanho das originais. :wink:
[]'s
Fala Giovani,
Tem razão que não precisa ser especificamente aquele kit, mas sim seguir a mesma receita, é que suspensão é um negócio que eu num tenho muita afinidade (prá não falar que não entendo por#@ nenhuma), então fico meio na dúvida, sei lá. Eu não uso o jeep em trilha pesada, uso mais em passeio, uma trilha leve prá média bem de vez em quando, um pouco de estrada, então prá esse uso não sei se o custo x benefício compensa, mas que claro que eu gostaria de ter uma suspensão bem melhor eu gostaria, mas aí vem outras prioridades prá mexer na viatura.
[]´s
Fala aí pessoal
Kit testado no asfalto e na trilha ontem.....
no asfalto , ficou uma mrd....pula pra kct e ficou duro (embora eu ainda não tenha tirado laminas do feixe ,como é recomendado.
Na trilha , a única mudança que senti ,foi para de raspar o pneu no para lama....fora isso , não tm mais nenhuma vantagem....assim que possível ,vou tirar e fazer SPOA (assim que descobrir o que é isso....alguem sabe? :D )
[]s
MarcãoRS
18/07/2005, 00:31
Pessoal !!
Não recomendo ao meu pior inimigo este kit fess!! Tenho no meu CJ faz 1 ano.
Vantagens: Ganho de +- 7 cm de altura.
Nivelamento do jeep.
Estabilidade em curvas.
Desvantagens: Originalmente todo jeep já "pula". Com a daptação piorou 10X mais. Em asfalto irregular, calçamento, estrada de chão esburacada acaba com os discos da coluna. Insuportável.
Em erosões se o feixe abrir demais as molas helicoidais podem cair. ( Já perdi uma )
Estes dias passei um quebra mola direto e as rodas traseiras sairam +- 30 cm do chão, segundo colegas que vinham atrás.
NÃO RECOMENDO !!!!
ABRAÇOS
Marcão
Sergio Rocha
18/07/2005, 12:27
Marcão
Quando se coloca Kit fess, deve-se retirar pelo menos 2 laminas de cada feixe. :concordo:
[]'
Mauro B.
18/07/2005, 14:08
Quando se instala o kit Fess tem que retirar algumas lâminas do feixe!!!!! :shock:
Colocar mais molas (helicoidal) sem retirar molas (lâminas do feixe) é pedir para ficar ruim!!!!! :putz:
[]'s
Colocar mais molas (helicoidal) sem retirar molas (lâminas do feixe) é pedir para ficar ruim!!!!! :putz:
Fica ruim de qualquer forma! :mrgreen:
Tirando lâminas aumenta a torção do eixo nas arrancadas.
Isso só serve pra carroça de papeleiro! :lol:
[]'s
PS: Essa é só a MHO... :mrgreen:
Ronaldo B.
18/07/2005, 21:44
[]'s
PS: Essa é só a MHO... :mrgreen:
Fala Mestre....
Essa aplicação pro Kit Fes eu nunca tinha pensado... Pois é...vivendo e aprendendo ...... :concordo: :concordo: :lol: :lol: :lol:
[]´s
Mauro B.
19/07/2005, 00:43
Tirando lâminas aumenta a torção do eixo nas arrancadas.
Concordo, porém para isso tem solução. :concordo:
Hahahaha!!! :palmas: E o MarcãoRS e o tio realmente transformaram seus jipes em carroças! :lol:
[]'s
Hahahaha!!! :palmas: E o MarcãoRS e o tio realmente transformaram seus jipes em carroças! :lol:
[]'s
Realmente não tá faltando muito pra virar uma carroça de papelão :lol: :lol:
Mas , como eu já havia dito antes , fiz por ser provisório ,antes que cortasse os pneus traseiros no paralama , pois depois da trilha deste final de semana , vou encostar a viatura pra fazer tudo o que deve ser feito.
Pessoal,
IMHO esses Feixes de Molas de Toyota no tamanho do Jeep é bobagem. :pensativo: :pensativo:
Na instalação deles você terá também que sacar os suportes e jumelos originais para colocar os da Toyota, certo? Por que não aproveita e já reposiciona para caber os feixes no tamanho original da Toyota? :roll: :roll: Serão quantas horas de trabalho a mais? Já que mexeu, faz direito. :concordo:
Você aproveita melhor o benefício de ter um feixe ligeiramente mais longo e não terá qualquer trabalho na substituição do feixe, é só checar na loja de molas e pedir, :wink: não precisa ficar cortando e adaptando. :roll: :pensativo:
Mas essa é IMHO. :wink: :wink:
[s] humildemente opinados,
IMHO esses Feixes de Molas de Toyota no tamanho do Jeep é bobagem. :pensativo: :pensativo:
Na instalação deles você terá também que sacar os suportes e jumelos originais para colocar os da Toyota, certo? Por que não aproveita e já reposiciona para caber os feixes no tamanho original da Toyota? :roll: :roll:
Só que aí vc precisa aumentar o chassi. Com uma mola mais longa, para manter a posição do eixo, o suporte tem que ir mais para a frente. Com isso vc perde ângulo de entrada, e saída também, se não colocar o dianterio da Band na traseira do jeep...
Pra quem só pensa em conforto, beleza. Mas pra quem usa na trilha... :P
Concordo, porém para isso tem solução.
Então devia vir no kit... :lol: Isso gera um ga$to extra. Ou seja, vc monta, precisa colocar o braço e a suspensão ainda fica uma bost@...
Faz logo SPOA!!! :concordo:
[]'s
[]'s
Só que aí vc precisa aumentar o chassi. Com uma mola mais longa, para manter a posição do eixo, o suporte tem que ir mais para a frente. Com isso vc perde ângulo de entrada, e saída também, se não colocar o dianterio da Band na traseira do jeep...
Grande Giovani,
Não é necessário alongar em nada o chassis, e o suporte da mola dianteiro permanece no mesmo lugar, só é trocado o suporte. :wink: A bucha no chassis onde é afixado o jumelo dianteiro deverá ser reposicionada alguns centímetros para trás, não lembro exatamente quanto, mas é pouca coisa. E na traseira, é só colocar os mesmos feixes da dianteira, também não sendo necessário alongar o chassis. :concordo: :concordo:
[s]
Não é necessário alongar em nada o chassis, e o suporte da mola dianteiro permanece no mesmo lugar, só é trocado o suporte. :wink: A bucha no chassis onde é afixado o jumelo dianteiro deverá ser reposicionada alguns centímetros para trás, não lembro exatamente quanto, mas é pouca coisa.
:D Fala Marcelo!!!
Tem boi na linha... Vc sabe a diferença em cm entre as duas molas? Se fizer como vc diz, o eixo pode ficar para trás da posição original. À menos que essa diferença seja de uns 4 a 6 cm, ficando 2 ou 3 cm o suporte mais para a frente, não precisaria aumentar o chassi...
[]'s
Grande Giovani,
A diferença exata não tenho, mas sei que não é muita. Com o suporte na mesma posição original é só colocar a bucha no chassis um pouco mais pra trás. Não dá pra aproveitar a mesma furação/bucha, tem que fazer outra mesmo. Vai ficar uns 6 cm da posição original, com isso o eixo quase nem sai da posição original. :wink: :wink:
A sacada não é mexer nas pontas, e sim no meio. Tanto na frente, quanto atrás. :concordo:
[s]
A sacada não é mexer nas pontas, e sim no meio. Tanto na frente, quanto atrás. :concordo:
Hummmm... Então vcs fazem outro furo para o pino de centro? Só assim, deslocando a posição do furo...
[]'s
Giovani,
No meu fiz assim (uma foto vale por mil palavras)...
Com isso não foi preciso mexer no comprimento do chassis. :wink:
[s] foto-ilustrativos,
No meu fiz assim (uma foto vale por mil palavras)...
Com isso não foi preciso mexer no comprimento do chassis. :wink:
:o Isso que eu imaginei. Os suportes deslocados para a frente. Nesse seu caso, belo serviço! :palmas:
Na foto não dá pra ver, mas a curva da mola ficou rente ao pára-choque? Ou ainda ficou para trás?
No suporte para o jumelo, creio que ele deveria ficar um pouco mais para a frente, deixando o jumelo assim / .
[]'s
P.S.: Tô pensando na troca das molas, de novo... :roll: :lol:
Giovani,
A curva ficou rente ao pára-choque mesmo. :concordo:
O jumelo já não está na mesma posição, ele já está um pouco mais inclinado mesmo. É que nessa foto, foi logo depois de montado, dai as molas deram uma assentada e o jumelo ficou na posição ideal ( / ). :wink: :wink:
Era isso que estava me refereindo quando falei que eu prefiro optar pelos feixes de Toy no tamanho original do que os kits com molas encurtadas. :wink: :wink:
[s]
Era isso que estava me refereindo quando falei que eu prefiro optar pelos feixes de Toy no tamanho original do que os kits com molas encurtadas. :wink: :wink:
:o De fato, isso tem uma grande vantagem: peças de reposição em qualquer rincão, até lá no fim do mundo... :concordo:
[]'s
Augusto S.
04/02/2008, 16:02
Gostaria de saber se aquele kit de molas elicoidais que estão a venda sevem para diminuir a trepidação do jeep nas trilhas, se serve, qual kit poderia me indicar e onde comprar e o valor.
Alexboni
17/08/2008, 15:48
Gostaria de saber se aquele kit de molas elicoidais que estão a venda sevem para diminuir a trepidação do jeep nas trilhas, se serve, qual kit poderia me indicar e onde comprar e o valor.
Bom, depois de ler o tópico todo e finalmente chegar na conclusão de que não vale o investimento no kit Fess, pois este não resolveria o meu "problema" de dureza do jeep no asfalto, e a elevação de 7cm também é pequena pelo custo dele, mas como o amigo perguntou onde encontrar, segue o link da Donatti com o produto.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40749
[]s com a suspensão original mesmo :roll: :roll: