PDA

Ver Versão Completa : intercooler maior troller 3.0 ngd

Pedro Rocha
18/09/2011, 00:04
Pessoal,

Recentemente adquiri um intercooler maior para o troller (da SFI) afim de diminuir um pouco a temperatura do ar pro moto,r e prolongar a vida útil do brancão que é chipado, e também ganhar uns cavalos extras de tabela.

Pra tentar de alguma forma retribuir o tanto de informação que acesso no forum vou tentar fazer um tutorial com a sequência de desmontagem e montagem pra facilitar a vida de quem resolver encarar a empreitada.

1- desmontar as mangueiras do intercooler, filtro/turbina e radiador

2- desmontar a coifa do radiador

3- retirar a ventoinha (é necessário uma chave especial para travar a polia onde fica fixada a porca da ventoinha, a rosca segundo o manual e conforme constado na prática apertada nosentido horário)

4- afrouxa as fixações do radiador (calços na parte de baixo e de cima)

5- depois retira a parte debaixo da coifa e solta os quatro parafusos que prendem o radiador, intercooler e condensador do ar para poder retirar o intercooler e radiador apenas, não necessitando desmontar as mangueiras do arcondicionado

6-depois pra remontar é só seguir a ordem inversa, e fazer a devida purga do sistema de arrefecimento aproveitando pra fazer limpeza donsistema de troca do líquido (água destilada e algum aditivo com etilenoglicol na proporção estabelecida no manual (entre 30 e 50%) lembrando que o sistema tem 12,2 litros aproximandamente.

7- confira também o aperto da ventoinha

no meu caso tive que cortar um pouco os olhais de fixação do novo intercooler pois na medida em que estava ficava impressando a hélice do ventilador do ar na grade a ponto de impedir que a mesma girasse livre, fora isso tive que correr com os calços inferiores do radiador até o fim da regulagem e fazer pequenas alterações nos suportes dos calços da parte de cima do radiador, mas nada demais.

Também aproveitei e melhorei fluxo dando um jeito naquela curva da saída da turbina que mais parece uma cambiarra, o resultado pode ser visto na foto.

Rodei pouco com o carro depois do upgrade e não fiquei pisando, mas deu pra perceber um funcionamento mais liso na subida de giro e um pouco mais de torque em baixa. quando eu colocava a quarta antes de 60 km/ h e dependendo da situação ele ficava dando uns soquinhos, agora coloco antes de 50km/h e ele vai na boa, sem socos. lembrando que meu pneu é 33 o que alonga a relação do troller um pouco mais, pois já acho longa. Outro ganho interessante é com relação a temperatura, sempre entre 82 e 85 na maior parte do tempo chegando no máx a 90 no marcador. antes ficava praticamente em 90 graus celsius o tempo todo. mas ai provavelmente são as duas coisas juntas que foram feitas; troca e limpeza completa do sistema de arrefecimento por dentro e por fora, inclusive das aletas do radiador para tirar a terra e areia que fica no meio, e a troca do intercooler que reduz a temperatura de entrada do ar no motor. Em resumo, o investimento é meio alto, e pra colocar o intercooler no lugar por conta própria tem que ter alguma intimidade com mecânica, porém pelo pouco que pude usufruir e perceber até agora, o retorno foi até acima da expectativa.

Pedro Rocha
18/09/2011, 00:12
ps-também é preciso trocar os 04 parafusos que prendem o radiador, intercooler e condensador por outros maiores!!

rub
19/09/2011, 19:09
Amigo, parabéns pela iniciativa de postar o passo a passo bem como do upgrade feito no seu Troller.
Fico muito interessante a instalação que você fez.

Outro ponto que eu achei muito interessante foi a mangueira do Intercoller inclusive a curva de 90 graus.
Você poderia informar de que carro são estas mangueiras? Tanto a azul sanfonada quanto a curva de 90 lonada?
Qual foi o diametro do tubo usado para conectar ambas mangueiras?

Abraços,

Rubens

Marco Roma fun
19/09/2011, 20:01
Boa noite Pedro!
Pode informar a ref certinha do intercooler, ou de qual carro ele é? Obrigado.

Savago
19/09/2011, 21:31
Amigo

Muito bom o post, bem mao na massa! Esta de parabens.

Adenilson

nagata
20/09/2011, 00:36
Pedro parabéns pela aquisição do intercooler da SFI, aposto que o atendimento com a turma lá foi de excelente qualidade, só uma curiosidade, o chip tb foi feito pela SFI?

Marco Roma o intercooler é feito sob medida para o Troller, não é de outro carro, como o Pedro falou é tirar um e botar o outro, acredito que estes pequenos ajustes que ele tenha feito, seja mais erro do projeto do Troller, até porque Troller é Troller não preciso dizer mais nada ne? :mrgreen:

Caso queira saber mais basta acessa o site: Troller - Intercooler de Alta Performance e Chip de Potência (http://www.sfichips.com.br/website/troller-intercooler-alta-performance-chip-de-potencia.html)

Att;

Nagata

Kim
20/09/2011, 07:51
Caro Pedro!

Parabéns pelo tutorial, isso é bem importante!

Para fechar seu serviço com chave de ouro, trocaria as abraçadeiras.
As que tem, terá o problema de não segurar a pressão da turbina por muito tempo.
Na minha opinião, colocaria abraçadeiras de aço inox, com parafusos sextavado, como na foto.
https://lh5.googleusercontent.com/-ZCGm78_dc2A/TQKYaeI1-TI/AAAAAAAAHlU/MgRfFpMONIo/s800/SAM_1936.JPG

Ando com 1,3kg sem problema de se soltarem.

Abraços.

Kim.

Pedro Rocha
20/09/2011, 22:14
Pessoal, obrigado pelo apoio e sugestões, como eu disse antes... é só uma pequena iniciativa para tentar de alguma forma retribuir com o fórum, já que o mesmo me ajuda pra caramba na hora de fazer alguma manutenção ou upgrade no brancão!

RUBENS

vou ficar devendo a mangueira lonada de 90 graus pois achei a mesma em casa de conexões e nem o dono da loja deve saber de que carro é. já o tubo é de alumínio de 2,5, e a sanfonada é a original do troller (demorou pra criar coragem e passar o estilete nela...)

NAGATA

O Márcio foi extremamente ágil no processo e atencioso, o cara foi 10! Tive umas dúvidas na montagem e o pessoal me atendeu com a mesma agilidade de antes da venda, totalmente profissional! E sem falar que o intercooler é monstro, eficiência pura!!!

O chip foi do Maurício (REIKO) e combinação ficou muito boa, o carro tá mais liso, e nitidamente com mais torque em baixa. Tá trabalhando mais frio também, já fiz sei lá quantas purgas porque fiquei até meio desconfiado da temperatura baixa, fica sempre 80, só quando para no transito ou exijo um pouco mais vai pra 85, 88 no máximo, e com pista livre andando denoite(é bem verdade que até agora só andei denoite) pista limpa a 60-80km\h chegou a ficar em 75 !?!?!!!!!!

MARCO

Conforme o Nagata falou é da SFI, pra peça que é, o preço não é nenhum absurdo, além do mais pra quem tem chip é interessante o intercooler maior pra "TENTAR" preservar a vida útil do motor e ainda ganhar uns cavalos extras de tabela!!! hehehe

ADENILSON

brigado pela força!!!

KIM

Fala Mestre Kim!! blz!? realmente essas braçadeiras são o bicho, mas ainda não consegui encontrar por aqui, vi umas na SPA, mas a R$ 45,00 cada, nem cogitei. Senão me engano o meu tá com 1.7 e por enquanto ainda tão dando conta....

quando vejo o fuzileiro, e os engesas da rota, não tenho a menor vontade de vender o meu, apesar de não fazer sentido ficar com dois jipes e nem ter o cacife necessário pra investir nos dois do jeito que gostaria, mas vender o engesa depois de todo esse tempo é como vender um cachorro que você criou desde filhote, então enquanto der, ele vai ficando...rs grande abraço!