Pedro Rocha
18/09/2011, 00:04
Pessoal,
Recentemente adquiri um intercooler maior para o troller (da SFI) afim de diminuir um pouco a temperatura do ar pro moto,r e prolongar a vida útil do brancão que é chipado, e também ganhar uns cavalos extras de tabela.
Pra tentar de alguma forma retribuir o tanto de informação que acesso no forum vou tentar fazer um tutorial com a sequência de desmontagem e montagem pra facilitar a vida de quem resolver encarar a empreitada.
1- desmontar as mangueiras do intercooler, filtro/turbina e radiador
2- desmontar a coifa do radiador
3- retirar a ventoinha (é necessário uma chave especial para travar a polia onde fica fixada a porca da ventoinha, a rosca segundo o manual e conforme constado na prática apertada nosentido horário)
4- afrouxa as fixações do radiador (calços na parte de baixo e de cima)
5- depois retira a parte debaixo da coifa e solta os quatro parafusos que prendem o radiador, intercooler e condensador do ar para poder retirar o intercooler e radiador apenas, não necessitando desmontar as mangueiras do arcondicionado
6-depois pra remontar é só seguir a ordem inversa, e fazer a devida purga do sistema de arrefecimento aproveitando pra fazer limpeza donsistema de troca do líquido (água destilada e algum aditivo com etilenoglicol na proporção estabelecida no manual (entre 30 e 50%) lembrando que o sistema tem 12,2 litros aproximandamente.
7- confira também o aperto da ventoinha
no meu caso tive que cortar um pouco os olhais de fixação do novo intercooler pois na medida em que estava ficava impressando a hélice do ventilador do ar na grade a ponto de impedir que a mesma girasse livre, fora isso tive que correr com os calços inferiores do radiador até o fim da regulagem e fazer pequenas alterações nos suportes dos calços da parte de cima do radiador, mas nada demais.
Também aproveitei e melhorei fluxo dando um jeito naquela curva da saída da turbina que mais parece uma cambiarra, o resultado pode ser visto na foto.
Rodei pouco com o carro depois do upgrade e não fiquei pisando, mas deu pra perceber um funcionamento mais liso na subida de giro e um pouco mais de torque em baixa. quando eu colocava a quarta antes de 60 km/ h e dependendo da situação ele ficava dando uns soquinhos, agora coloco antes de 50km/h e ele vai na boa, sem socos. lembrando que meu pneu é 33 o que alonga a relação do troller um pouco mais, pois já acho longa. Outro ganho interessante é com relação a temperatura, sempre entre 82 e 85 na maior parte do tempo chegando no máx a 90 no marcador. antes ficava praticamente em 90 graus celsius o tempo todo. mas ai provavelmente são as duas coisas juntas que foram feitas; troca e limpeza completa do sistema de arrefecimento por dentro e por fora, inclusive das aletas do radiador para tirar a terra e areia que fica no meio, e a troca do intercooler que reduz a temperatura de entrada do ar no motor. Em resumo, o investimento é meio alto, e pra colocar o intercooler no lugar por conta própria tem que ter alguma intimidade com mecânica, porém pelo pouco que pude usufruir e perceber até agora, o retorno foi até acima da expectativa.
Recentemente adquiri um intercooler maior para o troller (da SFI) afim de diminuir um pouco a temperatura do ar pro moto,r e prolongar a vida útil do brancão que é chipado, e também ganhar uns cavalos extras de tabela.
Pra tentar de alguma forma retribuir o tanto de informação que acesso no forum vou tentar fazer um tutorial com a sequência de desmontagem e montagem pra facilitar a vida de quem resolver encarar a empreitada.
1- desmontar as mangueiras do intercooler, filtro/turbina e radiador
2- desmontar a coifa do radiador
3- retirar a ventoinha (é necessário uma chave especial para travar a polia onde fica fixada a porca da ventoinha, a rosca segundo o manual e conforme constado na prática apertada nosentido horário)
4- afrouxa as fixações do radiador (calços na parte de baixo e de cima)
5- depois retira a parte debaixo da coifa e solta os quatro parafusos que prendem o radiador, intercooler e condensador do ar para poder retirar o intercooler e radiador apenas, não necessitando desmontar as mangueiras do arcondicionado
6-depois pra remontar é só seguir a ordem inversa, e fazer a devida purga do sistema de arrefecimento aproveitando pra fazer limpeza donsistema de troca do líquido (água destilada e algum aditivo com etilenoglicol na proporção estabelecida no manual (entre 30 e 50%) lembrando que o sistema tem 12,2 litros aproximandamente.
7- confira também o aperto da ventoinha
no meu caso tive que cortar um pouco os olhais de fixação do novo intercooler pois na medida em que estava ficava impressando a hélice do ventilador do ar na grade a ponto de impedir que a mesma girasse livre, fora isso tive que correr com os calços inferiores do radiador até o fim da regulagem e fazer pequenas alterações nos suportes dos calços da parte de cima do radiador, mas nada demais.
Também aproveitei e melhorei fluxo dando um jeito naquela curva da saída da turbina que mais parece uma cambiarra, o resultado pode ser visto na foto.
Rodei pouco com o carro depois do upgrade e não fiquei pisando, mas deu pra perceber um funcionamento mais liso na subida de giro e um pouco mais de torque em baixa. quando eu colocava a quarta antes de 60 km/ h e dependendo da situação ele ficava dando uns soquinhos, agora coloco antes de 50km/h e ele vai na boa, sem socos. lembrando que meu pneu é 33 o que alonga a relação do troller um pouco mais, pois já acho longa. Outro ganho interessante é com relação a temperatura, sempre entre 82 e 85 na maior parte do tempo chegando no máx a 90 no marcador. antes ficava praticamente em 90 graus celsius o tempo todo. mas ai provavelmente são as duas coisas juntas que foram feitas; troca e limpeza completa do sistema de arrefecimento por dentro e por fora, inclusive das aletas do radiador para tirar a terra e areia que fica no meio, e a troca do intercooler que reduz a temperatura de entrada do ar no motor. Em resumo, o investimento é meio alto, e pra colocar o intercooler no lugar por conta própria tem que ter alguma intimidade com mecânica, porém pelo pouco que pude usufruir e perceber até agora, o retorno foi até acima da expectativa.