Ver Versão Completa : Motor BF 161 fumando quando liga.
Felipe Zanette
15/09/2011, 11:45
Galera é o seguinte, meu motor quando ligo ele cedinho, dá umas fumadinhas, tem hora que fumaceia tem hora que nem fumaça tem.
Já me disseram que tanto pode ser anel, como retentor de válvula, ou aperto de cabeçote.
O estranho, é que coloquei tuchos de válvula no pistao 4 e 6 (os quais as velas ficavam meladas de óleo) e piorou demais a fumaça, ficou absurdamente feio o negócio, quando tirei os tuchos voltou ao normal.
Logo, acredito que o problema seja retentor de válvulas (depois de algumas fuçadas).
Para trocar o tal retentor eu preciso tirar o cabeçote ou somente a tampa de válvulas ?
(só irei mecher quanto tiver certeza de como fazer)
Desde já obrigadão.
Marco-Maga
15/09/2011, 16:38
Galera é o seguinte, meu motor quando ligo ele cedinho, dá umas fumadinhas, tem hora que fumaceia tem hora que nem fumaça tem.
Já me disseram que tanto pode ser anel, como retentor de válvula, ou aperto de cabeçote.
O estranho, é que coloquei tuchos de válvula no pistao 4 e 6 (os quais as velas ficavam meladas de óleo) e piorou demais a fumaça, ficou absurdamente feio o negócio, quando tirei os tuchos voltou ao normal.
Logo, acredito que o problema seja retentor de válvulas (depois de algumas fuçadas).
Para trocar o tal retentor eu preciso tirar o cabeçote ou somente a tampa de válvulas ?
(só irei mecher quanto tiver certeza de como fazer)
Desde já obrigadão.
Felipe,
Eu sinceramente não mexia.. deixaria como esta..
Pq é uma caixinha de surpresas, quanto mais mexe mais coisa aparece.
Abs!!
Felipe Zanette
15/09/2011, 21:12
tô pegando um nojo desse motor...
já consegui me desfazer de 1 ahushauhs
vanderlei L.
15/09/2011, 21:34
Boa noite Felipe, a minha fumaceava toda hora, colocava gasolina aditivada da Petrobrás, passei a usar a comum reduziu pra caramba a fumaça. Antes de uma medida mais radical, tente trocar o combustivel.
Marco-Maga
15/09/2011, 21:49
Boa noite Felipe, a minha fumaceava toda hora, colocava gasolina aditivada da Petrobrás, passei a usar a comum reduziu pra caramba a fumaça. Antes de uma medida mais radical,
tente trocar o combustivel.
Ou o motor...kkkkk
Abs!!
Mauro-F75
16/09/2011, 16:30
Felipe,
Seu motor tem todos os sintomas de problemas no retentor de válvulas. Quando fica parado, por exemplo a noite toda, e na 1ª ligada dá uma fumaçada e pára de fumaçar é pq o oleo do comando passou pelos retentores e depositou na pistão. Isso acontesse por uso ou ressecamento dos retentores. Pra trocar precisa abrir, tirar o cabeçote, mas se for só isso vale a pena retentor é baratoe o motor fica zerado, porém se já for um motor com idade, não sei se vale a pena.
Um abraço
Mauro
Felipe Zanette
16/09/2011, 19:37
cara, eu ouvi várias vezes que esse era o problema do carro, eu não creio ser anel, pq só fuma qdo liga e tals, você pode acelerar até o fundo e n dá fumaça, e outra, eu abri esse motor por baixo para conferir bronzinas e tal, o negócio tá chique, acredito que deram uma retificada nele a alguns poucos anos atrás pois eu peguei ele no começo desse ano...
agora, eu n estou encontrando o tal do retentor de válvulas desse motor...
antonio umino
16/09/2011, 20:50
Este retentor fica nas valvulas do cabeçote, junto com a mola e uma chapeleta. Quanto se compra o jogo de juntas do motor vem uns aneis de borracha que são os retentores de valvulas. Para trocar é preciso remover o cabeçote. Removendo tem que desmontar valvula por valvula e trocar o tal retentor. e aproveita para esmerilhar as valvulas para assentar melhor na sede de valvula.
OK. abç.
Felipe Zanette
17/09/2011, 12:00
Pronto, obrigado.
Com essas informações já posso começar a desmontar
Abraços
Eu como proprietário de um BF-161 (grande coisa) tô cada vez mais convencido que este motor é chave de cadeia!!!