PDA

Ver Versão Completa : Setor de direção vazando oleo ,alguem ja fez este reparo ?

candango 4x4
14/09/2011, 23:01
o setor do meu jota começou a vazar oleo na junta do corpo do setor,e gostaria de saber se e possivel fazer o reparo e como e realizado ou caso contrario qual setor pode substitui ,e caso possivel onde acho os retentores ,ja tentei pesquizar e não achei nada a respeito,alguem pode me dar uma luz? :parede:

Léo_Babiski
15/09/2011, 08:52
Jóia Cláudio? Esse setor do nosso J é da marca zf e muito fácil de encontrar peças. Certa vez conversei com um mecanico de DH e ele disse que o kit de reparo é o mesmo do omega, e o sem-fim é o da toyota bandeirantes. Pela numeração que vai na placa você compra o kit reparo correto, salvo engano custa cerca de R$100,00 mais mão-de-obra. Se você for em uma loja especializada em DH não terá maiores dificuldades. Abs.

candango 4x4
15/09/2011, 13:37
Leo ,obrigado pela dica,na realidade o setor esta funcionando perfeitamente ,somente baba oleo na junção das duas partes da carcaça,como não tinha referencia nenhuma ,fiquei com medo de mexer,vou tentar abrir e trocar os reparos se der tudo certo colocarei o passo a passo ,pois acho que no futuro proximo muita gente vai passar por isto ,uma vez que o setor e unico e apesar de resistente não e eterno, mais uma vez grato pela dica ,se alguem ja desmontou algum e puder dar o pulo do gato sera muito bom.

candango 4x4
20/09/2011, 13:22
ops!! pessoal ainda bem que arrumei um setor extra pra desmontar ,pois e meio complicado ,como nunca tinha envolvido com o setor nestes bons 5 anos que tenho meu jota e gosto eu mesmo de fazer os reparos quando possivel ,desmontei e retirei o sem fim e vi os aneis orings que teriam que ser substituidos para sanar o vazamento do corpo do setor ,mas apareceu um monte de esferas de algum rolamento que fica na ponta do sem fim e não consigo desmanchar o restante para a remontagem, vou me aproximar !!!!!!! de algum mecanico de direção hidraulica pra ver a sequencia e depois volto a dar alguma noticia,se alguem puder contribuir sera bom,se não acho que vou ter apenas algumas peças de reposição e a certeza que da proxima vou direto pra mão do profissional o que tento sempre evitar pelos varios desentendimentos e desilusoes por que ja passei,motivo pelo qual tento sempre fazer primeiro. a unica certeza e que quando estou no volante do jota numa trilha a jente esquece todo o perrengue, e acha que tudo vale apena, senão!!!!!!

candango 4x4
21/09/2011, 15:00
ops!! pessoal ainda bem que arrumei um setor extra pra desmontar ,pois e meio complicado ,como nunca tinha envolvido com o setor nestes bons 5 anos que tenho meu jota e gosto eu mesmo de fazer os reparos quando possivel ,desmontei e retirei o sem fim e vi os aneis orings que teriam que ser substituidos para sanar o vazamento do corpo do setor ,mas apareceu um monte de esferas de algum rolamento que fica na ponta do sem fim e não consigo desmanchar o restante para a remontagem, vou me aproximar !!!!!!! de algum mecanico de direção hidraulica pra ver a sequencia e depois volto a dar alguma noticia,se alguem puder contribuir sera bom,se não acho que vou ter apenas algumas peças de reposição e a certeza que da proxima vou direto pra mão do profissional o que tento sempre evitar pelos varios desentendimentos e desilusoes por que ja passei,motivo pelo qual tento sempre fazer primeiro. a unica certeza e que quando estou no volante do jota numa trilha a jente esquece todo o perrengue, e acha que tudo vale apena, senão!!!!!! amigos joteiros , resolvi desmanchar o setor e não foi muito dificil com imaginava postei as fotos
https://picasaweb.google.com/117891081164263425158/21DeSetembroDe2011 agora vou tentar remontar e postarei as fotos da montagem, o kit de reparo fui informado que e o mesmo do opala 85 em diante, vou correr atras.

Léo_Babiski
21/09/2011, 16:31
Cláudio, conversei com um colega que repara setor e ele disse que o do Jpx é o mesmo kit da bandeirantes... como disse anteriormente, confere pela placa do setor. Ele cobra 100,00 para trocar um reparo. Abs.

edgar_lopes
21/09/2011, 22:43
Segundo o vendedor esse kit é utilizado no JPX:
Reparo Caixa Direção Hidráulica Toyota Bandeirantes Jpx - R$ 49,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199430710-reparo-caixa-direco-hidraulica-toyota-bandeirantes-jpx-_JM)
Já que você deu início ao trabalho, posta aí como fez porque também preciso fazer no meu.
Boa sorte!

candango 4x4
22/09/2011, 08:19
Cláudio, conversei com um colega que repara setor e ele disse que o do Jpx é o mesmo kit da bandeirantes... como disse anteriormente, confere pela placa do setor. Ele cobra 100,00 para trocar um reparo. Abs.
beleza Leo,vou na BHZ tenho um amigo que trabalha la e vou conferir o conjunto de reparos, o da bandeirantes tambem,e optar pelo mais barato claro!!! mas se agarrar na montagem te peço ajuda grande abraço.

candango 4x4
22/09/2011, 08:23
Segundo o vendedor esse kit é utilizado no JPX:
Reparo Caixa Direção Hidráulica Toyota Bandeirantes Jpx - R$ 49,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-199430710-reparo-caixa-direco-hidraulica-toyota-bandeirantes-jpx-_JM)
Já que você deu início ao trabalho, posta aí como fez porque também preciso fazer no meu.
Boa sorte!
Edgar, vou verificar os kits e comprar ao vivo e a cores ,ja comprei muita bomba pela internet,vou tentar montar e postarei fotos e tentarei explicar detalhadamente .

candango 4x4
22/09/2011, 08:39
amigos joteiros , resolvi desmanchar o setor e não foi muito dificil com imaginava postei as fotos
https://picasaweb.google.com/117891081164263425158/21DeSetembroDe2011 agora vou tentar remontar e postarei as fotos da montagem, o kit de reparo fui informado que e o mesmo do opala 85 em diante, vou correr atras. o link ta dando pagina não encontrada e so clicar em minhas fotos que aparecera o "desmanche"

candango 4x4
22/09/2011, 08:48
https://picasaweb.google.com/117891081164263425158/DesmanchandoSetorDeJpx# O link é esse pessoal!

candango 4x4
08/10/2011, 19:51
314859314860314858pessoal ,consequi fazer a montagem: e so reverter o processo de desmontagem,que esta no link anterior, as dicas são : o reparo e o mesmo da toyota bandeirantes ,1º-retire os reparos so na hora que for substitui-los para não ficar com duvidas,2º-os roletes da pista dentro da carcaça (a mão não alcança) utilize uma chave de fenda com um pouco de graxa na ponta e va montando dois em dois roletes na ponta da chave e colocando no lugar (não beba no dia anterior) 3º -as esferas vc enfia o sem fim no lugar e gira observando o ponto exato para colocar as esferas nesta cavidade na lateral da gremalheira,va colocando as esferas e enpurrando com algum objeto que caiba no orificio e ao mesmo tempo balance levemente o sem fim com movimentos leves e as esferas irão entrando no canal do sem fim(meio chato) mas tente, tente que vai,por fim as ultimas 5 esferas vc devera colocar nestas duas meias canaletas curvas ,vistas na foto,unir as duas e com um alicate precionar ate encaixar no local apropiado a dica e passar um pouco de graxa nas canaletas para segurar as esferas ,(não sei se esta pequena pelicula de graxa pode contaminar o oleo da direção,mas não consequi montar sem este recurso)e por fim fechar com esta peça preta que fiquei sabendo chama-se "sabonete" que e para manter as canaletas prensadas no lugar , ia me esquecendo na hora de colocar a gremalheira no lugar observar a posição do primeiro dente da gremalheira casando com primeiro dente do eixo ,neste estagio ainda com a tampa aberta,gire o eixo ate ter simetria dos dentes do eixo (2 para cada lado) ,nesta posiçao coloque o pitman ( apontando para a frente),coloque a tampa aperte e gire o eixo para os dois lados e observe o desenvolvimento do pitman que devera ser igual para a direita e esquerda . (não sei se consequi explicar,mas tentei).
não foi facil por ser a primeira vez,mas foi otimo ver funcionando,abraços a todos.