PDA

Ver Versão Completa : Alarme de falta de água

ary nunes
14/09/2011, 22:55
Boa noite a todos do forum,

Depois de pesquisar no forum e analisar tudo o que foi dito e apresentado sobre o problema de detecção de falta de água no sistema de de refrigeração,resolvi abrir este novo tópico com a apresentação de um esquema e os respectivos componentes de um alarme de falta de água.
No esquema do alarme foram usados uma tampa do vaso de expansão (do Range Rover) com sensor de nível,um relé sensor de nível e uma sirene de alarme ou luz de aviso.
Funcionamento:
Quando o motor é ligado,o alarme é ativado por aproximadamente dois segundos para atestar o funcionamento da unidade e após entra em compasso de espera até ser acionado quando a água desce ao nível mínimo.
Custo dos componentes:
Tampa com sensor(PRC7925)+transporte----£57.11----------------------R$ 150,77
Relé de nível de água DNI0865 -----------------------------------------R$ 20,00
Sirene de alarme-------------------------------------------------------R$ 70,00
Fios,conectores,solda,etc.----------------------------------------------R$ 15,00
Total------------------------------------------------------------------R$ 255,77
Segue abaixo o esquema e foto dos componentes.
Espero ter contribuido para a solução do problema do alarme de falta de água.

Ary Nunes
Defender 110311729311730311733

ary nunes
14/09/2011, 23:10
Oops faltaram as fotos.Seguem abaixo.311734311735

vwinit
15/09/2011, 10:53
Bom dia Ary!

No esquema, o sistema testa em cada partida o próprio funcionamento, certo?
A sirene também? Ou o alerta de 2seg pode ser um led piscando, etc??

A tampa com o sensor tem que ser importada ou outro modelo interfere no funcionamento??

Legal sua iniciativa...

Abraço!

ary nunes
15/09/2011, 14:41
Boa tarde vwinit,
Dependendo do sistema de aviso que for utilizado,sirene,LED ou ambos elês serão acionados, para teste, por aproximadamrnte dois segundos a cada partida do motor.O unico inconveniente do uso da sirene é que teremos que aguenta-la por dois segundos a cada partida do motor.
Quanto a tampa com sensor não fiz experiencia com outro modêlo mas imagino que elas funcionarão pois o relé DNI0865 é indicado para outros veiculos nacionais.A vantagem de utilizar a tampa,com sensor,original Land Rover é de que o alarme de falta de água será acionado quando a água atingir o nivel mínimo marcado no reservatório e não em qualquer outro pois o nivel de acionamento depende do comprimento da da haste.

Ary
Defender 110

vwinit
15/09/2011, 14:58
Pode usar ao invés de uma sirene, um componente de aviso sonoro como os de "farol aceso"...
=)

Nelson Defender 110
15/09/2011, 17:50
Ary,
vc instalou este circuito no seu carro ? Está funcionando corretamente ?

eu postei em outro tópico relacionado a este assunto algumas infomações e também um diagrama.

Instalei no meu carro o circuito com a tampa citada PRC7925 (comprei na Brit part - UK).

Depois de algumas dificuldades consegui fazer o sistema funcionar.

Na verdade a tampa PRC7925, não pode ser ligada diretamente no relé auxiliar, pois o seu contato tem uma pequena impedancia (resistencia).

Parece que a tampa nacional do Vectra ou Omega não tem esse problema, mas a original tem.

Então precisei sofisticar um pouco o circuito para não perder a tampa que já tinha importado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/31921-sensor-de-nivel-dagua-para-defender-7.html

Dá uma olhada. Cheguei a ligar até para a VDO no Brasil ( o fabricante da tampa) para tirar a dúvida.

Abração,
Nelson

ary nunes
15/09/2011, 18:38
Boaa tarde Nelson,

Instalei o equipamento,de maneira provisória, (amarrado com barbante) faz um mês e esta funcionando corretamente.Antes de instalar elê foi testado durante muito tempo na bancado simulando a falta de água.
Realmente na pesquisa que fiz pelo Forum encontrei o teu tópico sobre o assunto.
A tampa PRC7925 apresenta uma resistencia de aproximadamente 680 ohms com o contato fechado ou seja nivel até o mínimo do reservatório dai para baixo ela se apresenta como um circuito aberto.
Com o relé DNI0865 a tampa,como pode ser visto no esquema,vai ligada diretamente ao mesmo.

Abraço

Ary
Defender 110

ary nunes
15/09/2011, 18:47
Oi vwinit,

Não conheço o sistema de aviso de farol aceso e portanto não sei dizer se pode ou não ser ligado ao circuito de alarme.Se este aviso de farol acesso for sómente um transdutor piezo-eletrico de 12v acredito que poderá ser ligado ao circuito.

Abraço

Ary
Defende110

CGAUER
16/09/2011, 01:02
Ary que maravilha! Post ULTRA MEGA BOM! Preciso urgentemente colocar no meu 110. Tive em todos os outros, mas com um circuito que fiz em casa.. Onde encontrou o relê, é de algum carro conhecido?

Curti!

Abraços

Clemente

ary nunes
16/09/2011, 10:25
Bom dia Clemante,

Orelé DNI 0865 é um genérico mas senão me falha a memória o catalogo da DNI indica aplicação em carros VW e Ford.
O relé eu encontrei em uma loja de eletro peças automotivas,eles não tinham e não conheciam mas solicitaram ao distribuidor e em duas horas estava com ele na mão.

Abraço

Ary
Defender110

vwinit
16/09/2011, 13:10
Oi vwinit,

Não conheço o sistema de aviso de farol aceso e portanto não sei dizer se pode ou não ser ligado ao circuito de alarme.Se este aviso de farol acesso for sómente um transdutor piezo-eletrico de 12v acredito que poderá ser ligado ao circuito.

Abraço

Ary
Defende110

Ary, seria utilizar um sistema de aviso sonoro parecido com o de "farol aceso" ao invés de uma sirene... e não ligar no próprio já existente.

Procurei algo a respeito e achei isto. Dá uma olhada e vê se tem como utilizar:
UETA - Produtos - Produtos (http://www.uetaind.com.br/index.php?acao=pasta&valor=72&pg=0&pesquisa=Cigarras)

Acho que o produto mais específico seria este:
UETA - Produtos - Produtos (http://www.uetaind.com.br/index.php?acao=pasta&valor=72&pg=0&produto=136)

Não achei o valor ... mas não deve ser caro. (espero).

*Tenho a intenção de montar o circuito no meu Defender...

Abraço!

Nelson Defender 110
16/09/2011, 17:55
Ary,
vc matou a charada.
Entrei no site da DNI e vi o rele DNI 0865.
Ele é especifico para ligar a sensores de falta de água.
Não é um relé auxiliar comum.
Liguei para a DNI e eles me informaram que é um relé eletronico com de alta impedancia.
Quando eu montei o meu circuito não sabia que existia este tipo de relé.
Tive que adaptar.
Portanto colegas do forum: quem quiser montar o circuito com a tampa original PRC7925, atenção para utilizar somente o relé DNI 0865 e não um relé auxiliar comum.
Parabens Ary pela pesquisa e pelo trabalho.
Essa é uma das melhorias mais importantes para o Defender no quesito sobre-aquecimento, alem da troca dos bujoes de plastico !
Para facilitar ainda mais a instalação, sugiro utilizar o alarme sonoro SONOALARME 12 V que é bem compacto e custa R$ 15,00 e a caixinha plastica - R$ 6,00, ambos encontrados em lojas de eletronica. Dentro da caixinha vão o relé DNI e por fora fazendo um furo encaixa o SONOALARME. Fica bem compacto e protegido.
Abração a todos.

311941311942

file:///D:/DOCUME%7E1/bsig/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-1.jpgfile:///D:/DOCUME%7E1/bsig/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-2.jpg

ary nunes
18/09/2011, 19:13
Boa noite pessoal,

vwinit,
Olhei o dispositivo da UETA mas não consegui decifrar como é ligado e como funciona pois ele possui quaro contatos e imagino que dois sejam para alimentação,os dois externos, e que os outros sejam para algum tipo de interruptor o que imagino não se adaptaria a tampa PRC7925 pois além de ela apresentar uma resistencia interna ainda ficaria.creio eu,com o dispositivo acionado desde o nível normal até o minímo.
O mais barato e prático seria utillizar o SONALARME 12V sugerido pelo amigo Nelson.

Nelson.
Ótima a idéia de utilizar o SONALARME pois não lembrava mais deste tipo de dispositivo que eu conhecia antigamente como SONALERT.No meu alarme substitui a sirene por um transdutor intermitente e com regulagem de volume,utilizado em quadros de comando,mas que em contrapartida tem um preço dez vezes superior ao do SONALARME.
Tua sugestão foi muito boa pois veio baratear o projeto sem diminuir a qualidade do mesmo.

Ary
Defender 110

Leonardi
11/10/2011, 00:08
Pessoal, e se for feita a troca do vaso de expansão por um pronto do omega, vectra ou qualquer outro.
Não seria muito mais facil, sem problema com a tampa?

JAP
11/10/2011, 10:47
Use a tampa do reservatório do omega ou vectra alemão e faça um circuito simples comum rele de caminhão peóprio para tal. Fica fácil, barato e eficientíssimo.

Abraço

Alexandre

Boa noite pessoal,

vwinit,
Olhei o dispositivo da UETA mas não consegui decifrar como é ligado e como funciona pois ele possui quaro contatos e imagino que dois sejam para alimentação,os dois externos, e que os outros sejam para algum tipo de interruptor o que imagino não se adaptaria a tampa PRC7925 pois além de ela apresentar uma resistencia interna ainda ficaria.creio eu,com o dispositivo acionado desde o nível normal até o minímo.
O mais barato e prático seria utillizar o SONALARME 12V sugerido pelo amigo Nelson.

Nelson.
Ótima a idéia de utilizar o SONALARME pois não lembrava mais deste tipo de dispositivo que eu conhecia antigamente como SONALERT.No meu alarme substitui a sirene por um transdutor intermitente e com regulagem de volume,utilizado em quadros de comando,mas que em contrapartida tem um preço dez vezes superior ao do SONALARME.
Tua sugestão foi muito boa pois veio baratear o projeto sem diminuir a qualidade do mesmo.

Ary
Defender 110

Felipe_Rio
28/10/2011, 11:21
Ary;

Muito

claytonaguiar
29/10/2011, 22:33
Prezados,

Eu utilizo o Watchdog e estou bem sastifeito.

Leiam este post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/31921-sensor-de-nivel-dagua-para-defender-6.html

Um abraço,

Clayton

maurorcbraga
15/04/2013, 10:17
Bom dia Ary, parabéns pelo tópico.
eu comprei as peças e fiz a instalação no final de semana e no meu teste, ao baixar o nível de água o sistema esta avisando perfeitamente, instalei o sonoalerta + led no painel.

Minha dúvida é, vc pegou o positivo pós chave para ligar o sistema?
Eu peguei o positivo do alternador e como esta energizado direto, o sistema dá o alerta a cada partida do motor.

um abraço

Mauro

Djalma Inoue
15/04/2013, 11:08
eu comprei as peças e fiz a instalação no final de semana e no meu teste, ao baixar o nível de água o sistema esta avisando perfeitamente, instalei o sonoalerta + led no painel.

Eu peguei o positivo do alternador e como esta energizado direto, o sistema dá o alerta a cada partida do motor.

um abraço

Mauro

Uma dúvida minha eu liguei o positivo na fiação do rádio e funciona bem toda vez que ligo a chave ele alarma o teste mas tenho uma dúvida notei que se ligo o farol por exemplo o alarme desliga, se piso no freio acontece a mesma coisa será que fiz algo errado na instalação ou é assim mesmo lembrando; isto acontece quando o alarme esta testando assim que ligo a chave.

Nelson Defender 110
15/04/2013, 15:52

um abraço

Mauro

Mauro,

a pergunta foi para o Ary, mas eu vou dar o meu pitaco, rsrsrsr

É para pegar no positivo depois da chave sim.

É bom pois previne qq chance de fuga e descarga da bateria.

Acho que utilizei um positivo utilizado pelo circuito dos farois, o ideal é ver o diagrama elétrico.

O consumo do circuito é muito pequeno, nao dá problema nenhum. 406048406048

Anexei o diagrama da 2002 em diante, mas tem o mais antigo (1997, 98,99, etc )

Realmente o meu alarme tb dá um sinal de vida quando ligo.

É porque ele trabalha com relé com um contato NF (normalmente fechado), então imediatamente quando liga ele aciona a buzina e a luz, logo depois o sensor de nivel faz ele desligar (havendo água naturalmente ...)

Waldmartins
15/04/2013, 19:59
Meu watchdog ou está "doido" ou estragado! :-?

Agora a noite disparou o sensor de temperatura e olhei pro painel e a temperatura estava ok. Agora imagina a insegurança de andar com o sensor de temp piscando mesmo que o do painel mostre ok?

A minha sorte é que o sensor de bateria tb ficou piscando e isso me fez suspeitar que o watchdog "pirou".

Alguém aí sabe dizer o que pode ser? Pode ser a regulagem, mas não consigo regular o ponteiro para ficar entre o crítico e o meio. Depois que giro o parafuso de ajuste e passa um pouco do meio, o ponteiro já vai automaticamente para o vermelho...sem parar!!!

Se ninguém teve esse problema na hora do ajuste, vou entrar em contato com o Sukys para tentar trocar o aparelho.

Abs

maurorcbraga
15/04/2013, 20:26
Nelson, muito obrigado pelos esclarecimentos, irei alterar para um positivo pós chave.

um abraço

Mauro

MFREITAG
15/04/2013, 21:41

Agora a noite disparou o sensor de temperatura e olhei pro painel e a temperatura estava ok. Agora imagina a insegurança de andar com o sensor de temp piscando mesmo que o do painel mostre ok?

A minha sorte é que o sensor de bateria tb ficou piscando e isso me fez suspeitar que o watchdog "pirou".

Alguém aí sabe dizer o que pode ser? Pode ser a regulagem, mas não consigo regular o ponteiro para ficar entre o crítico e o meio. Depois que giro o parafuso de ajuste e passa um pouco do meio, o ponteiro já vai automaticamente para o vermelho...sem parar!!!

Se ninguém teve esse problema na hora do ajuste, vou entrar em contato com o Sukys para tentar trocar o aparelho.

Abs

Isso esta com cara de mau contato. Você viu se o cara estanhou a ligação dos fios? O botão de ajuste é super sensível, tem que girar bem devagar e bem pouquinho.

ary nunes
15/04/2013, 21:45
Boa noite Mauro , Djalma e Nelson,

A alimentação do alarme deve ser tomada após a chave de ignição em um circuito que não desligue durante o arranque.Quando o sistema é instalado no cofre do motor,para mim,o melhor ponto de alimentação é na conexão do solenoide da bomba injetora.
O acionamento do alarme,sempre que se dà partida ao motor,é normal e serve para testar o aviso sonoro e ou luminoso.
O ponto junto a alimentação do rádio,conforme citado pelo Djalma,é um que desliga quando o arranque é acionado.

Abraço

Ary
Defender 110 2004

scadufax
15/04/2013, 21:51

Abs

Huuuumm :news-coffee:

desconheço problema no Watchdog ... o problema de alarme de voltagem é até normal (o meu está disparando direto, tenho que investigar melhor), agora sensor de temperatura não ouvi falar.
A regulagem tem que ser com muita calma, eu gastei uns 10 min para deixar um pouco acima do normal.

t+

Waldmartins
15/04/2013, 21:55
Isso esta com cara de mau contato. Você viu se o cara estanhou a ligação dos fios? O botão de ajuste é super sensível, tem que girar bem devagar e bem pouquinho.

Markus,

estou suspeitando de mau contato tb! Mesmo porque a luz verde do watchdog (a da bateria) do nada dispara!!! Eu já medi a carga da minha bateria e está com 14,05...ou seja, está boa e o alternador com a mesma carga.

Estanhar vc diz, soldar? Acho que o cara só "amarrou" os fios mesmo...

Sobre o botão de ajuste, eu vou tentar fazer aqui em casa, mas eu vi o cara tentando e parece que ou ficava no meio (proximo a temperatura de trabalho do motor) ou do nada ia direto (sem parar) para o vermelho...

Amanhã eu vou tentar fazer pela manhã...

Abs

lucar
15/04/2013, 22:05
Quanto ao sensor de bateria piscar, tem que certificar que foi puxado um fio direto do pós ignição (tem 2. um quando se liga a chave de partida cai a 0 e volta 12V outro se mantem 12V constantes) tem que ser o que não varia (no caso dos 2 variar pega o que não volta ao 0 e depois 12V) ou se pegou o fio da luz de bateria do painel também deve ver se esta devidamente aterrado. tem que ver os contatos. Estanha tudo ou mete conector e pronto. Todo acessório 12v que requer um pós ignição deve ser instalado neste que não apresenta variação depois que a chave dá contato no arranque. Isso se aplica a todos 12v pós ignição. Logo mais irei colocar mais 2 caixas de fusíveis embaixo do cubybox uma para 12v direto e outra para 12v Pós Ignição. Só acabar os testes que estou fazendo aqui para ver até onde aguenta o alternador original.

O meu dispara algumas vezes quando ligo tudo (farol + farol alto + pisca alerta + luz interna + milhas (2 lamp. 50w) + neblina (2 lamp. 100w) + auxiliar de ré (1 milha de 50w) para ver se esta carregando(pois difícil usar tudo ao mesmo tempo), porém nenhuma das vezes que disparou a voltagem abaixou de 13V. Chegou no máximo com som e px ligado a 12.7V. O alternador sai exatos 14.2V quando esta em lenta... chega na bateria 14V mas conforme vai ligando as coisas tende a ir baixando.

Alguem sabe qual voltagem o Watchdog do Sukys dispara o sensor do alternador??? Se não me engano ele dispara quando fica por mais de alguns segundos com carga baixa. QUem sabe qual o minimo antes dele alertar????

O sensor de temperatura é realmente meio chato de regular. As 2 primeiras reguladas que fiz também disparavam... Ai tentava achar um meio termo entre o normal e antes do vermelho e não foi fácil não. O parafuso é muito sensível e precisa de uma chave bem pequena (tipo aquelas de relógio) para não prender na carcaça de plastico ... Recomendo andar até ficar bem quente normal... Ai para na sua garagem e faz o procedimento ... tenta marcar onde fica o quente normal com uma caneta hidrocor e depois regula um 1/2 CM a mais ... acaba o problema de disparar. Tenha calma nessa hora e se não ficar bom na hora, vai bebe um suco e faz tudo de novo depois. Eu me irritei bastante nessa regulagem até achar uma chavinha que consegui sentir a sensibilidade na mão.

MFREITAG
15/04/2013, 22:19
Markus,

estou suspeitando de mau contato tb! Mesmo porque a luz verde do watchdog (a da bateria) do nada dispara!!! Eu já medi a carga da minha bateria e está com 14,05...ou seja, está boa e o alternador com a mesma carga.

Sobre o botão de ajuste, eu vou tentar fazer aqui em casa, mas eu vi o cara tentando e parece que ou ficava no meio (proximo a temperatura de trabalho do motor) ou do nada ia direto (sem parar) para o vermelho...

Abs

Sim, tem que soldar com estanho, se não fizer isso mais cedo ou mais tarde vai dar problema. Já tenho boa experiência com parte elétrica de veículos e só me livrei dos "problemas estranhos" com as soldas. O carro vibra e chacoalha (principalmente a Defender) e o fio cria uma folga com o tempo, por mais bem "amarrado" que esteja....
Eu levei uns 10 minutos para acertar o limite do meu ponteiro...é jogo de paciência!

Waldmartins
15/04/2013, 22:28
Alguem sabe qual voltagem o Watchdog do Sukys dispara o sensor do alternador??? Se não me engano ele dispara quando fica por mais de alguns segundos com carga baixa. QUem sabe qual o minimo antes dele alertar????

Lucar,

segundo o manual o sensor dispara quando está inferior a 12,3V.

Sobre o sensor de temperatura, vou tentar isso amanhã. Eu sei onde o carro fica marcando (de tanto neura e depois dos sustos...acostumei a verificar sempre e decorei a marca!!! rsrs), então nem preciso dar a voltinha sugerida.

Vamos ver se consigo!!!

Abs

Airton R
15/04/2013, 22:40
Waldmartins,
Instalei o watchdog a aproximadamente 1 mês. Tb tive dificuldade para ajustar o ponteiro da temperatura, mas com muita paciencia e possivel. Embora tenha conseguido ajusta-lo depois de umas 2 a 3 horas de funcionamento do motor o led de temperatura dispara. Ainda nao fiz contato com o Sukys para saber como resolvo este problema.
abs, Airton

Abs

Airton R
15/04/2013, 22:52
Waldmartins,
Agora fiquei confuso! Acho que a luz verde da bateria deve ficar acesa direto indicando que o equipamento esta ligado, acredito que ela não tenha a função de "disparar". A minha só fica piscando quando ligo a chave sem girar o motor. Depois que o motor e ligado ela fica acesa direto. Será que estou errado e o meu é que esta com problema? Falo isto pois são deduções minhas não li no manual nada a respeito desta luz verde!?
Vamos tentar esclarecer estes pontos!
Abs, airton

Markus,

Abs

Waldmartins
15/04/2013, 23:13
Waldmartins,
Agora fiquei confuso! Acho que a luz verde da bateria deve ficar acesa direto indicando que o equipamento esta ligado, acredito que ela não tenha a função de "disparar". A minha só fica piscando quando ligo a chave sem girar o motor. Depois que o motor e ligado ela fica acesa direto. Será que estou errado e o meu é que esta com problema? Falo isto pois são deduções minhas não li no manual nada a respeito desta luz verde!?
Vamos tentar esclarecer estes pontos!
Abs, airton

Pelo que me lembre a luz verde além dessa função, tb indica a bateria com menos que 12,3V...tenho que ler no manual...mas tenho quase certeza que é isso.

A minha tá disparando as vezes com sinal sonoro tb.

Abs

Airton R
15/04/2013, 23:30
Waldmartins, vc tem razão. Dei uma lida no manual e realmente a luz verde tb dispara!

abs

Pelo que me lembre a luz verde além dessa função, tb indica a bateria com menos que 12,3V...tenho que ler no manual...mas tenho quase certeza que é isso.

A minha tá disparando as vezes com sinal sonoro tb.

Abs

lucar
16/04/2013, 00:22
Isso ela depois de ligado o motor fica acesa direto e só apita/pisca quando cai a tensão que carrega a bateria. No caso 12.3v como disse o amigo acima. Ou qualquer outro problema com o alternador.

O seu esta OK. Ela pisca no inicio, juntamente com os outros led´s pois é um pré teste para voce conferir se estão todos funcionando. Logo depois apagam se todos só restando o verde da bateria!

maurorcbraga
16/04/2013, 10:49
Ary, muito obrigado pela ajuda.

um abraço

Djalma Inoue
16/04/2013, 23:40
Ary obrigado pela informação mas, me tira uma dúvida que ficou se piso no freio ou ligo qualquer luz no carro como farol, luz interna etc o alarme para de tocar mesmo após a partida quando o esta funcionando, será que fiz algo errado na instalação ou é assim mesmo lembrando; isto acontece quando o alarme esta testando assim que ligo a chave.

Boa noite Mauro , Djalma e Nelson,

A alimentação do alarme deve ser tomada após a chave de ignição em um circuito que não desligue durante o arranque.Quando o sistema é instalado no cofre do motor,para mim,o melhor ponto de alimentação é na conexão do solenoide da bomba injetora.
O acionamento do alarme,sempre que se dà partida ao motor,é normal e serve para testar o aviso sonoro e ou luminoso.
O ponto junto a alimentação do rádio,conforme citado pelo Djalma,é um que desliga quando o arranque é acionado.

Abraço

Ary
Defender 110 2004

Waldmartins
17/04/2013, 11:21
Que bom que conseguiram ajustar o sensor...o meu, mesmo depois de meia hora não consegui!!! Vc mantém o carro LIGADO enquanto tentam o ajuste? O meu foi uma luta e nada!!!:fight:

Eu fiz com uma chave de fenda bem fininha (que entra ali sem encostar no plástico) e girando beeeeemmmmmm lentamente...parando...observando...e sempre a mesma coisa. Ele vai se movendo bem até o meio...depois, em um determinado ponto, ele simplesmente vai direto para o vermelho. Eu giro de volta lentamente e ele volta para o meio... :parede:

Com vcs acontecia isso também!?!?!?

Tô começando a suspeitar de defeito...não é possível!!!

scadufax
17/04/2013, 13:54
Wald,

pelo que me lembro você deve retirar o plug do sensor de temperatura (lá no motor) para fazer o ajusto no watchdog - veja o manual.
O ajuste é chato, tem que mover o parafuso 0,0001 mm :karate: senão ele já fica muito no vermelho.

lucar
17/04/2013, 14:16
"Com vcs acontecia isso também!?!?!?"

...kkkkkkkkk.....:concordo:

Comigo foi um parto para ajustar.... mas é o que eu disse. Se não conseguir, vai fazer outra coisa e depois volta. Eu quase fiquei louco, mas agora ta beleza!

Eduardo Tescarollo
17/04/2013, 15:14
No meu WATCHDOG tenho dois problemas: 1- A luz verde da bateria de vez e sempre pisca e apita, como tenho outro medidor de carga na bateria tenho como avaliar que é problema é dele. 2 - O alarme da temperatura tive que desativar, quando conectado mesmo com o motor frio o ponteiro "começa" a marcar com uns 1/4 a mais, portanto desregula o relógio.
O Suckys trocou o aparelho e não resolveu e se prontificou a devolver o dinheiro, como o resto e principalmente o sensor de nível de água funciona perfeitamente deixei assim.

Abs.

vwinit
17/04/2013, 17:43
Eduardo,
Não liga a medição do Watchdog no W do alternador.
O eletricista ligou direto para mim e parou o alarme de baterias... Foi um calvário meu caso. Isso resolveu.
O cara puxou um fio no painel perto da chave e pronto. Só alarma se cair a geração do alternador. Posso ligar farol, som e o capeta que só alarma se diminuir de 12V.

Temperatura minha vive disparando por volta de 90º. Tenho que ajustar ainda ... Meio chato, então vai ficando ... rsrsrsrs

Abraço!

Eduardo Tescarollo
17/04/2013, 17:51
Eduardo,
O eletricista ligou direto para mim e parou o alarme de baterias... Foi um calvário meu caso. Isso resolveu.
O cara puxou um fio no painel perto da chave e pronto. Só alarma se cair a geração do alternador. Posso ligar farol, som e o capeta que só alarma se diminuir de 12V.

Temperatura minha vive disparando por volta de 90º. Tenho que ajustar ainda ... Meio chato, então vai ficando ... rsrsrsrs

Abraço!

Hailton, eu não entendi, você diz o positivo no W? Porque meu positivo esta no pós chave.

Abs!

Waldmartins
17/04/2013, 17:52
Putz...hoje mais tarde eu tento de novo...

Mas tem que ser com o motor ligado!?!?! Isso que não entendi...não acho que seja bom ficar meia hora com o carro ligado em marcha lenta...

Airton R
17/04/2013, 22:26
Waldmartins,

Finalmente consegui ajustar o sensor de temp do watchdog. Comigo tb estava acontecendo este movimento repentino do ponteiro de temp do meio para o vermelho. Quando isto ocorrer deixe no vermelho e passe para etapa seguinte, o ajuste do parafusinho abaixo (do alarme), depois volte para o ajuste do parafuso da temperatura.Tudo isto com o motor ligado. Fazendo desta forma consegui o ajuste.
segui tb a dica de outro forista, regulei com o carro quente. Não mantive o carro em marcha lenta durante a regularem, fiquei alternando entre 2000 e 2500 rpm.

se quiser trocar uma idéia passe um email que te envio meus contatos, sou do RJ.

Airton aapreboucas@gmail.com

Djalma Inoue
17/04/2013, 23:12
Pessoal estava pensando em comprar um cão de guarda para mim , mas pelo jeito isso não é uma cão de guarda e sim um "cachorro louco"acho que quem vai ficar louco sou eu para destrar este animal, mas tem uma coisa de bom, da para rir a vontade e contar muita história no forum kkkkkk

lucar
19/04/2013, 08:42
O watchdog começou a disparar a o sensor de bateria. Com multimetro esta normal sai do alternador 14.2v e chega 14v na carga da bateria, já o sukys e o voltimetro analogico estão variando e dispara o alarme e luz.... com tudo ligado de de acessorios, farol, milha e tudo não chega a cair de 12.3v porém o mesmo alarma.

Vou abrir o painel de novo e investigar!

lucar
19/04/2013, 13:39
Eita coisa... li ai em um post que o alarme de um amigo só disparava quando ele pisava no freio.... e num é que aqui esta acontecendo o mesmo. e não estava ate então.... brincadeira essa viaturas! O voltimetro não desce de 13v e esta disparando......

Waldmartins
19/04/2013, 18:28
Waldmartins,

Finalmente consegui ajustar o sensor de temp do watchdog. Comigo tb estava acontecendo este movimento repentino do ponteiro de temp do meio para o vermelho. Quando isto ocorrer deixe no vermelho e passe para etapa seguinte, o ajuste do parafusinho abaixo (do alarme), depois volte para o ajuste do parafuso da temperatura.Tudo isto com o motor ligado. Fazendo desta forma consegui o ajuste.
segui tb a dica de outro forista, regulei com o carro quente. Não mantive o carro em marcha lenta durante a regularem, fiquei alternando entre 2000 e 2500 rpm.

se quiser trocar uma idéia passe um email que te envio meus contatos, sou do RJ.

Airton aapreboucas@gmail.com

Airton

segui o seu passo a passo ontem e perdi o dia inteiro tentando e nada! Uma hora o ponteiro chegou a "reduzir a velocidade" e QUASE parou naquele tracinho antes do vermelho, mas continuou e nao consegui ajustar!!!

Fui muito paciente e tentei tres vezes, gastando meia hoora em cada e nada!!! No final ajustei no "cabelimetro" mais proximo antes de disparar para o vermelho e deixei.

Hoje fiz o teste e rodei 300km e nada de disparo de alarme de temperatura. Amanha vou subir uma serra aqui (tem que usar a reduzida) pra forcar mais o motor e ver se chegou o maximo de temperatura registrada e ele nao dispara... Vamos ver...

Abs

Waldmartins
19/04/2013, 18:30
Eita coisa... li ai em um post que o alarme de um amigo só disparava quando ele pisava no freio.... e num é que aqui esta acontecendo o mesmo. e não estava ate então.... brincadeira essa viaturas! O voltimetro não desce de 13v e esta disparando......

Lucar,

o meu ta disparando esse da bateria tb. Vc "estanhou" seu fios? O meu esta apenas ligado e PARECE que o disparo acontece quando eu reduzo o carro...mas nao eh sempre...pode ser um alarme falso mesmo.

Ontem medi a carga da minha bateria e esta tudo ok...

vai saber n'e?

Abs

SergioMedeiros
19/04/2013, 23:39
Pessoal, para regular a temperatura de alarme, façam com o carro quente, e desligado. Não precisa ficar ligado não, somente no estágio pré-partida mesmo.

lucar
21/04/2013, 10:11
Esta tudo soldado e com conectores. Engraçado que o meu esta disparando quando reduzo o veiculo também.... e no voltimetro indica que não cai de 13v .... e mesmo assim esta disparando!

Waldmartins
21/04/2013, 11:46
Esta tudo soldado e com conectores. Engraçado que o meu esta disparando quando reduzo o veiculo também.... e no voltimetro indica que não cai de 13v .... e mesmo assim esta disparando!

Percebi ontem que o meu dispara quando freio...mas aí vem a dúvida...eu freio e reduzo...será por conta do freio ou da redução. Mas olha a "lógica" que pensei...

Na hora que freio, "gasta" mais bateria por acender a luz de freio. Mas se fosse assim, se eu acendesse o farol alto seria beeeem pior. :pensativo:

Na hora que reduzo, a carga que sai do alternador pra bateria, reduztb porque reduz o giro por um tempinho...Mas se fosse assim, seria em TODAS as reduções e acenderia o disparo do alternador tb...:pensativo:

Se está tudo soldado no seu caso e no meu não, então a solda não é o problema...

Talvez seja o local onde foi conectado/soldado. O Hailton falou disso em algum lugar (que o dele estava com o mesmo problema nosso) que agora não me lembro...talvez até nesse tópico!!! Me lembro vagamente que ele falou que teve que soldar perto da ignição ou algo assim...vou procurar aqui e se achar coloco aqui.

Abs

Wald

Waldmartins
21/04/2013, 11:50
ACHEI!!!

" Eduardo,
O cara puxou um fio no painel perto da chave e pronto. Só alarma se cair a geração do alternador. Posso ligar farol, som e o capeta que só alarma se diminuir de 12V."

Lucar,

vc ligou assim?:pensativo:

SergioMedeiros
21/04/2013, 22:17
Wald, tenho a impressão de defeito no teu sensor. Já falou com o Sukys? Liga pra ele e relata o problema.
Temos dois casos distintos no Watchdog, um quando a bateria abaixa de 12V. Nesse caso o led verde (BAT) vai ficar vermelho e piscar se não me engano. Outro caso é o alternador. Se ele parar de gerar energia, vai parar de enviar sinal pelo conector W para o Watchdog, que em 10 segundos sem sinal nesse fio dispara o LED ALT/BELT.
Ou seja, o fio de alimentação deve ficar no pós chave sim, e o do alternador no W mesmo. Ligar o do alternador em qualquer circuito 12V do carro faz ele receber sinal sempre, mesmo que fraco, não disparando nunca.
O meu ta ligado assim e nunca disparou em falso...
Abs

Eduardo Tescarollo
22/04/2013, 10:35
ACHEI!!!

" Eduardo,
O cara puxou um fio no painel perto da chave e pronto. Só alarma se cair a geração do alternador. Posso ligar farol, som e o capeta que só alarma se diminuir de 12V."

Lucar,

vc ligou assim?:pensativo:

Conferi o meu, não esta ligado no W.

Abs.

Waldmartins
22/04/2013, 11:18
Conferi o meu, não esta ligado no W.

Abs.

Eduardo,

o seu apresenta alguma falha? Alarme falso?

Abs

Wald

lucar
22/04/2013, 11:31
Achei o manual aqui de quando comprei. Só para conferir a instalação que fiz aqui...

Ele manda ligar o fio azul no D+ do alternador (e não no W... o W serve para o conta giros!) ou o mesmo azul no fio que chega no painel e acusa a luz da bateria (olhei o diagrama e o referido é marrom/amarelo).

Minha ligação estava assim conforme manda. Liguei direto no Marrom/Amarelo que alimenta a luz espiã do painel. E o terra é o mesmo dos outros alarmes então nem mexi. O conector estava com o fio parcialmente cortado (deve ter sido a hora que prensei ele, com tempo e vibração foi partindo!) e quando retirei a isolante ele praticamente saiu do conector a parte estanhada ficou presa ao conector. Eu acredito que seria este o motivo do surto repentino do alarme, pois até então funcionava uma beleza!

Refiz o conector, e montei tudo... não tive tempo de testar ainda. A tarde vou sair com o jeep e vejo. Caso ele esteja alarmando ainda eu vou puxar um fio do 12V pos ignição para ver se ele para. Até de noite eu posto o resultado!

Waldmartins
22/04/2013, 11:55
Achei o manual aqui de quando comprei. Só para conferir a instalação que fiz aqui...

Ele manda ligar o fio azul no D+ do alternador (e não no W... o W serve para o conta giros!) ou o mesmo azul no fio que chega no painel e acusa a luz da bateria (olhei o diagrama e o referido é marrom/amarelo).

Minha ligação estava assim conforme manda. Liguei direto no Marrom/Amarelo que alimenta a luz espiã do painel. E o terra é o mesmo dos outros alarmes então nem mexi. O conector estava com o fio parcialmente cortado (deve ter sido a hora que prensei ele, com tempo e vibração foi partindo!) e quando retirei a isolante ele praticamente saiu do conector a parte estanhada ficou presa ao conector. Eu acredito que seria este o motivo do surto repentino do alarme, pois até então funcionava uma beleza!

Refiz o conector, e montei tudo... não tive tempo de testar ainda. A tarde vou sair com o jeep e vejo. Caso ele esteja alarmando ainda eu vou puxar um fio do 12V pos ignição para ver se ele para. Até de noite eu posto o resultado!

Blz Lucar,

vou abrir meu painel aqui e ver como o eletricista montou. Aguardo novidades...

Abs

Wald

lucar
22/04/2013, 16:34
Hoje abasteci e fui dar uma voltinha pela região....

O alarme disparou 3 vezes na ida... sem motivo aparente. O Voltimetro não desceu de 13v. fui como costumo viajar a noite, farol, som, etc....Na volta depois de parar em um posto na saída da cidade para tomar um café sai e tudo normal... andei a rodovia normal... sem alarme... já estava ficando contente quando o dito cujo disparou na hora que reduzi para entrar na cidade. Isso que reduzi bastante e peguei trafego na estrada, estão recapando, então andava e parava, muito caminhão seis imaginam.... nada de alarme. Foi ficar contente e o danado dispara quando reduzo e freio na entrada da minha cidade.... piada... o voltimetro deveria estar uns 13.2v no mínimo. Ou seja ... não entendo o dispositivo.

Vou tentar no 12v pós ignição e ver no que dá.... se parar boa...se não instalo o voltimetro digital com precisão de 0.01v e acabo com isso!

Vou colocar umas fotos no topico de fotos... para não desvirtuar esse aqui!

lucar
22/04/2013, 19:58
Vou dizer oque... tanto no 12v pós chave direto, quanto no D+ do alternador (ou fio marrom/amarelo que acusa a bateria) o alarme tende a disparar. Já diminuiu bastante os disparos, mais ainda esta alarmando. Não desce de 13v a alimentação aferida no voltimetro (a não ser quando fiz o teste ligando tudo que tenho 12v no veiculo deu 12.6v / 12.8v mesmo assim não seria para alertar, né???).

Pior que ele tende a alarmar quando se freia o veiculo... deve ter algo errado. Não acredito ser o Monitor, pois estava OK antes... não iria descalibrar, né???

Vou revisar outros contatos e ver se acho algo estranho.... porque não me agrada esse alarme falso!

Waldmartins
23/04/2013, 00:01
Vou dizer oque... tanto no 12v pós chave direto, quanto no D+ do alternador (ou fio marrom/amarelo que acusa a bateria) o alarme tende a disparar. Já diminuiu bastante os disparos, mais ainda esta alarmando. Não desce de 13v a alimentação aferida no voltimetro (a não ser quando fiz o teste ligando tudo que tenho 12v no veiculo deu 12.6v / 12.8v mesmo assim não seria para alertar, né???).

Pior que ele tende a alarmar quando se freia o veiculo... deve ter algo errado. Não acredito ser o Monitor, pois estava OK antes... não iria descalibrar, né???

Vou revisar outros contatos e ver se acho algo estranho.... porque não me agrada esse alarme falso!

Vou entrar em contato com o Sukys porque hoje foi foda!!!

Alarme toda hora e até o de temperatura (que testei subindo a serra no sábado e não disparou) chegou a disparar! Um saco isso!!! :freaking:

Comprei até um multímetro pra medir a carga da bateriae ela está com 12,8v com o carro desligado e 14,04 com ele ligado.

lucar
23/04/2013, 07:31
Hoje vou puxar um fio direto do D+ no alternador... vamos ver se para o alarme da bateria...

Depois conta o que o Sukys disse a respeito e se ele deu alguma alternativa para sanar o alarme da bateria!

Só isso esta me incomodando na defender, ainda mais para sair na estrada com esposa e filha pequena..... Mesmo sabendo, atravé do multimetro que esta carregando fica aquela purga atrás da orelha.... imagina ilhar na pista com as 2 buzinando a orelha!

lucar
23/04/2013, 09:24
Pois bem. Religuei o sensor da bateria no D+ do alternador (fio marron/amarelo) o mesmo que aciona a luz do painel em caso de falta de carga, seja correia, seja outro defeito. É onde manda o manual e que eu achei que menos disparou o alarme!

Aproveitei o 12v pós que puxei para ligar de teste o sensor e coloquei um voltimetro digital que eu já tinha aqui devidamente aterrado....resultado:

Liguei o veiculo e boa... 13.8v / 13.9v perfeitos no voltimetro digital e o analógico mostrando a mesma carga (sem a devida precisão) no verde "on charge". Liguei tudo que pode imaginar de 12v ... milha, neblina, farol alto, pisca alerta, som radio, PX, só o milha traseiro auxiliar que queimou a lampada que não liguei.... enfim tudo que pode consumir carga coloquei modo "ON". O Voltimetro digital indicou que a carga estabilizou, em marcha lenta, em 12.8v / 12.9v ... conforme o pisca alerta ia atuando. O minimo que marcou foi 12.7v na hora que liguei tudo de uma vez, depois voltou aos 12.8/12.9v se deligava o pisca parava em 12.9v.
O alternador esta mandando 14.2v na saída dele, o que é normal (13.8v a 14.2v). Chega 13.9v na bateria e o 12v pós ignição também, ou seja esta carregando normalmente. A queda de corrente quando tudo esta ligado é normal e tolerável....pois ainda manda 12.8v que é a tensão que a bateria deve ter na hora da partida a frio.
Dessa maneira o alarme não disparou (coisa que antes estava disparando mesmo parado), resta agora eu sair e testar quando for reduzir e frear o veiculo. Pois ontem no teste, a ida alarmou 3 vezes, e na volta só veio a alarmar depois de uns 40km de estrada quando fui entrar na cidade reduzindo/freando (a pista estava em obras... então andava e parava constantemente... e trafego lento... não disparou NADA!) no trajeto todo ele veio normal....só disparando uma vez!

Mais tarde vou poder sair de casa e testar tudo em movimento... porque parado não alarmou.

Waldmartins
23/04/2013, 10:19
Lucar,

mandei um email pro Sukys relatando meu/nosso problema da luz da bateria e falando do meu da temperatura (que ontem voltou a disparar). Assim que ele responder, eu posto aqui.

Abs e "vamo que vamo"...

Wald

Djalma Inoue
23/04/2013, 12:00
Que luta em, estou torcendo por vcs acredito que amanhã vcs estarão cantando o hino da vitória rsrsrs.

lucar
23/04/2013, 12:49
Resultado do teste em movimento:

Veiculo carrega 13.8v normal no voltimetro. Com todas as luzes originais do veiculo acesas cai para 13.4v a 13.3v (acredito que normal!)
Com todos acessórios 12v ligados (milhas + neblina + som + px) ele cai para 12.8v (até ai normal, né???) o problema ocorre: quando aciono o freio cai mais 0.3v da corrente o que faz o alarme disparar pois o mesmo dispara com 12.6v (pelo menos aqui esta assim!)
Quando engato ré (luz de ré) + Freio cai aproximadamente 0.5v a 0.6v. Quando junto aos farois, som, etc dispara o alarme.

Essa queda de corrente da luz de freio que eu acho que esta fora no normal...juntando com a luz de ré esta caindo muito.. As lampadas são 12v 21/5W na lanterna/luz de freio.... será que pode ser algum curto ou esta normal cair esse tanto 0.6v (0.3v (freio) + 0.3v (luz ré)?

Bem fui pelo lógico e percebi que estou consumindo mais Watts do que o alternador Lucas A127 de 65A pode dar conta, por isso quando ligo tudo o alarme dispara e a corrente cai para 12.5v / 12.6v.

Mais ou menos assim: Se fizer as contas o alternador de 65A em 12V gera por volta de 780 Watts...para consumo do veiculo.
Peguei a tabela do manual das lampadas originais e fui subtraindo o valor em Watts (consumo), ainda dá uma margem muito boa de sobra... porém ao ir subtraindo os demais acessórios e seus respectivos consumos em Watts (por exemplo 2 neblina com 100W cada, milhas de 55W cada, enfim tudo + som e autofalantes (sim estes consomem alguns Watts)... etc acabei por ter um resultado negativo de menos 27Watts... portanto eu acredito que com a soma de tudo(originais + tudo 12v instalado) menos luz de freio gera um valor positivo (não alarmando o Watchdog) porém dependendo do que esta ligado, se juntar os Watts da luz de freio, cai o valor para ( menos 27Watts) ou seja a corrente cai para menos de 12.6V que é o valor que dispara o alarme.... Isso tudo em teoria, pois existem outras variaveis como a bitola dos fios etc e tal

Acho que esta na hora de ir atrás de um alternador mais potente, pois logo mais vai ter o ar condicionado, guincho eletrico etc... por hora vou monitorar no Voltimetro digital o uso de tudo para manter sempre em carga e desencanar do Alarme pois já descobri a possível causa....

lucar
23/04/2013, 13:29
Wald

Esta com alternador original??

O que vc tem instalado de farol, som, etc acessórios 12v que não são originais....???

carlosth
23/04/2013, 16:18
Vou entrar em contato com o Sukys porque hoje foi foda!!!

Alarme toda hora e até o de temperatura (que testei subindo a serra no sábado e não disparou) chegou a disparar! Um saco isso!!! :freaking:

Comprei até um multímetro pra medir a carga da bateriae ela está com 12,8v com o carro desligado e 14,04 com ele ligado.

Fala Wald e Lucar,

Estou meio atarefado esses dias e não estou tendo muito tempo de ler os post aqui do forum com calma...
mas esse problema de alarme de energia da viatura pode ser falta mesmo... dá uma olhada nesse video do youtube onde mostra os valores que devemos ter de voltagem com motor desligado e em funcionamento.

How to test your alternator output is correct....Land Rover - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GO5304SuA0w&list=SP9088D10FC3463A37)

Abrasss...

lucar
23/04/2013, 18:58
Carlos Bh

É bem isso mesmo... sai 14.4v / 14.2v do alternador e chega 14.2v na bateria... no comutador pós ignição esta marcando menos pois tenho um dispositivo que fica ligado direto nele com tomadas 12v e usb... que toma exatos 5v da carga do usb... vou colocar uma chavinha nele e pronto.

Bem que comecei a desconfiar do alternador em relação a oscilação da corrente em relação aos Watts que eu exigia dela... pois bem fui olhar o regulador de voltagem... o mesmo estava gasto irregular e com o fio parcialmente partido (devia estar dando mal contato)... hora que fui ver a tensão das molinha dos carvões um estourou na mão.... de tão oxidado que estava...

Troquei por um regulador novo que eu tinha aqui guardado e até então não disparou mais o alarme do Watchdog ... Não pude testar 100% ainda, mas pelo que percebi a corrente esta mais estabilizada e variando menos....

Se for isso mesmo o watchdog se mostrou muito funcional pois detectou um defeito em um componente do alternador...antes mesmo deste parar de vez de funcionar... pois se o outro carvão perde contato ia ficar na mão...

Segue foto do regulador quebrado...

407378407379

Waldmartins
23/04/2013, 20:12
Bom, já entendo pouco de LR, de parte elétrica então, menos ainda...

segue a resposta do Sukys em relação à minha dúvida:

"Olá Waldney,

Em resposta aos seu relato:

- O alarme de bateria dispara quando a tensão na fiação de alimentação do Watchdog é inferior a 12,3 volts, e o disparo ocorre mesmo que a queda seja por curto período de tempo.
É relativamente comum a existência de queda de tensão na fiação, e isto é ocasionado por eventual mal contato ou pelo acionamento de algum dispositivo elétrico que faça uso da mesma fiação que serve para alimentar o Watchdog.
Normalmente, da bateria até a chave de ignição se faz uso de fio com bitola bem avantajada, e da chave em diante (ou após os fusíveis) ocorrem ramificações com fio de menor calibre, e quanto mais extenso for o fio (ou maior o consumo elétrico) maior será a queda de tensão. Este tipo de problema é simples de checar, basta monitorar a tensão presente nos fios verde (negativo) e vermelho (positivo) junto ao conector do chicote do Watchdog, que em nenhum momento deve ser inferior a 12,3 volts mesmo com o acionamento de cargas, como luz de freio, pisca, vidro elétrico, ou seja, o que estiver sendo alimentado pela mesma fiação. Caso seja esta a origem do disparo do alarme basta alterar o ponto utilizado para alimentar o Watchdog, que dever ser feito, preferencialmente, o mais próximo possível da chave de ignição.
A Defender, em particular, costuma apresentar problema de mal contato no aterramento entre o conjunto motriz e a carroceria, o que não só ocasiona queda de tensão, com diminuição na capacidade de carga da bateria e até danos ao alternador em casos mais extremos, como também mal funcionamento do termômetro. O aterramento é feito por uma malha localizada na parte inferior direita da capa seca do câmbio, e basta limpar os dois olhais e efetuar o devido aperto dos parafusos de fixação para eliminar esta possibilidade.

- O Watchdog é muito utilizado em Land Rover, e tomei o cuidado de adquirir um termômetro utilizado por esta marca justamente para efetuar a checagem de funcionamento do ajuste do alarme de temperatura em bancada, o que sempre é feito antes do envio, e segue em anexo um pequeno vídeo para melhor ilustrar a facilidade com que se faz a simulação de temperatura (deslocamento do ponteiro do termômetro) em toda a extensão da escala.

- Em relação a dificuldade de ajuste, no Brasil existem algumas Defender com o painel da versão que faz uso do motor TD5, e que possui um circuito que serve para adaptar o sensor do motor 300tdi para o termômetro do TD5. Nestes casos, o alarme de temperatura tem que ser conectado antes deste circuito, e como é um tanto quanto complicado seguir a fiação e também identificar o tipo de painel para localizar este circuito (que fica dentro da caixa do velocímetro) o mais prático é fazer a conexão do lado do motor, ou seja, o melhor é efetuar a conexão do fio amarelo (alarme de temperatura) no fio do sensor de temperatura do lado do motor e não do lado do painel. Os demais alarmes podem ser conectados em qualquer ponto da respectiva fiação, inclusive nas proximidades do painel, caso isto seja mais prático.
Tive a oportunidade de acompanhar três casos com relato semelhante de dificuldade do ajuste do alarme de temperatura, e destes, em dois casos bastou alterar o ponto de conexão do fio amarelo para solucionar a dificuldade no ajuste. No outro caso existia algum problema no circuito que fica dentro do velocímetro, que inclusive impedia o deslocamento do ponteiro para além da temperatura normal de funcionamento, tanto que neste caso - e antes de instalar o Watchdog - ouve danos ao cabeçote por excesso de temperatura, sem que houvesse o devida sinalização pelo termômetro.

Convém salientar que todos os modelos de Land Rover possuem sérios problemas em relação ao termômetro, o que é fácil de constatar em busca pelo Google, bastando para isto utilizar as palavras chaves "land rover temperature sender", por exemplo.

Os relatos que fiz são de conhecimento do Rogério de Belo Horizonte ( www.rogeriomotors.com.br (http://www.rogeriomotors.com.br/) ) que há vários anos faz uso do Watchdog e que é especialista em Land Rover.

No mais, caso persista a dúvida sobre o funcionamento do Watchdog efetuarei a troca sem problema algum, mas antes disso entendo como mais oportuno levar em consideração as observações acima citadas.

Qualquer dúvida, continuo à disposição.

Sds,
Sukys"

Bom, é isso. Semana que vem vou a BH e vou ver se vou nesse Rogério (nem sabia que existia essa figura) e ver se ele arruma pra mim. Pelo menos o alarme de água está funcionando bem...isso é o que importa no momento...

Abs

Wald

Waldmartins
23/04/2013, 20:34
Wald

Esta com alternador original??

O que vc tem instalado de farol, som, etc acessórios 12v que não são originais....???

Lucar,

não sei se meu alternador é original. Comprei o carro tem dois meses e já estava com 185k km. Mas alternador ainda não mexi. Sobre os acessórios, tem muita coisa instalada:

Farois de longo alcance, faróis auxiliares (no bagageiro - 04), guincho, vidro elétrico, som (pioneer fajuto com caixas no fundo), radio px (no momento desinstalado...mas o fio tá lá ligada à bateria...vai que pode ser ele o problema...:pensativo:
) e "só"...

Mas eu vi seu teste e me pergunto. O seu alarme disparou com tudo isso ligado!?!?! O meu às vezes dispara durante o dia, se nem o rádio estar ligado...

Vai saber...

Abs

Wald

lucar
23/04/2013, 21:13
Muito boa a explicação do Sukys.

Hoje não disparo mais depois da troca do regulador de voltagem... estabilizou bem a corrente, porém ainda varia um pouco.

Vou continuar a monitorar com o voltimetro digital.... tenho um outro digital que irei colocar no conector do chicote do Watchdog caso venha a disparar de novo.. ai monitoro de onde o Sukys sugeriu. E mudo o ponto de onde estou monitorando.... o miolo de contato tem 2 saidas 12v ... Vou aguardar para ver.

Wald o ideal é monitorar com voltimetro ou multimetro e ver o porque esta variando.... e se esta caindo para menos de 12.3v como ele disse. Aqui dispara com 12.6v não com 12.3v. Vai saber!

Airton R
23/04/2013, 22:19
Waldney,

posta este vídeo por favor, meu sensor de temperatura voltou a disparar!

obrigado, Airton

"- O Watchdog é muito utilizado em Land Rover, e tomei o cuidado de adquirir um termômetro utilizado por esta marca justamente para efetuar a checagem de funcionamento do ajuste do alarme de temperatura em bancada, o que sempre é feito antes do envio, e segue em anexo um pequeno vídeo para melhor ilustrar a facilidade com que se faz a simulação de temperatura (deslocamento do ponteiro do termômetro) em toda a extensão da escala."

Waldmartins
24/04/2013, 00:06
Muito boa a explicação do Sukys.

Hoje não disparo mais depois da troca do regulador de voltagem... estabilizou bem a corrente, porém ainda varia um pouco.

Vou continuar a monitorar com o voltimetro digital.... tenho um outro digital que irei colocar no conector do chicote do Watchdog caso venha a disparar de novo.. ai monitoro de onde o Sukys sugeriu. E mudo o ponto de onde estou monitorando.... o miolo de contato tem 2 saidas 12v ... Vou aguardar para ver.

Wald o ideal é monitorar com voltimetro ou multimetro e ver o porque esta variando.... e se esta caindo para menos de 12.3v como ele disse. Aqui dispara com 12.6v não com 12.3v. Vai saber!

E a luta continua...:fight:

Acabei de voltar da garagem...

Medi tudo com o multimetro:

1) Bateria com o carro desligado: 12,71V

2) Bateria com a chave de ignição ligada (sem partida): 12,32V

3) Bateria com carro ligado: 13,81V

4) Bateria após a primeira acelerada (luz do painel indicando a bateria apaga): 14,04 subindo até 14,25V

5) Bateria após acender farois, farol alto com o de longo alcance, 04 faróis auxiliares, luzes internas, ar condicionado, pisar no freio, engatar a ré e até buzinar (imagina a dificuldade que foi fazer tudo isso com o banco FORA!!! Tive que ser ninja :karate:): 13, 37V

Ou seja, nem usando todos equipamentos que usam a bateria, com o carro ligado nem se aproximou dos 12,3V que o alarme deveria disparar...

Outra coisa. O alarme dispara, eu desligo (aperto o MUTE) e ele fica normal. A luz verde não fica piscando como se a carga realmente estivesse direto abaixo dos 12,3V. Ou seja, ou é defeito no Watchdog ou é apenas um pico (pra baixo) de energia que acontece não sei porque... :-?

paulo.serejo
28/01/2014, 16:08

Depois de pesquisar no forum e analisar tudo o que foi dito e apresentado sobre o problema de detecção de falta de água no sistema de de refrigeração,resolvi abrir este novo tópico com a apresentação de um esquema e os respectivos componentes de um alarme de falta de água.
No esquema do alarme foram usados uma tampa do vaso de expansão (do Range Rover) com sensor de nível,um relé sensor de nível e uma sirene de alarme ou luz de aviso.
Funcionamento:
Quando o motor é ligado,o alarme é ativado por aproximadamente dois segundos para atestar o funcionamento da unidade e após entra em compasso de espera até ser acionado quando a água desce ao nível mínimo.
Custo dos componentes:
Fios,conectores,solda,etc.----------------------------------------------R$ 15,00
Total------------------------------------------------------------------R$ 255,77

Ary Nunes

Ary,
Não entendo nada de elétrica, mas seu esquema está muito claro. Obrigado. Mas fiquei com uma dúvida em relação ao que outros colegas comentaram. Afinal de contas, seu esquema apresentou alguma falha em razão da impedância da tampa da Range Rover utilizada? Ou o relé que você indica resolve esse problema?
Abraços,
Paulo

Djalma Inoue
28/01/2014, 20:22
Eu uso exatamente este sistema do Ary e funciona muito bem só tenho um probleminha que pretendo resolver quando chegar em casa. O alarme toca a luz indicadora acende cerca de 15 segundos mas se eu pisar no freio, engatar ré, acender o farol ela reseta o alarme, fiz teste tirando a tampa simulando o esvaziamento do reservatório para ver se ele alarma novamente e funcionou, me falaram para puxar o positivo da BI vou tentar fazer isso para ver se muda algo.

Ary,
Não entendo nada de elétrica, mas seu esquema está muito claro. Obrigado. Mas fiquei com uma dúvida em relação ao que outros colegas comentaram. Afinal de contas, seu esquema apresentou alguma falha em razão da impedância da tampa da Range Rover utilizada? Ou o relé que você indica resolve esse problema?
Abraços,
Paulo

ary nunes
28/01/2014, 21:52
Boa noite Paulo,

O relé DNI0865 já leva em consideração a resistência interna da tampa PRC7925 e não apresenta nenhuma falha devido a isto.

Abraço

Ary
Defender 110 2004

paulo.serejo
29/01/2014, 09:17
Obrigado, Ary e Djalma,
pelo que li aqui no forum, há dois sistemas de controle do nível da água: o seu, Ary, e o do Sukys, isto é, um que usa uma nova tampa e outro que fura o reservatório na lateral. Os outros sistemas (madman e o do Marcus Kroeger) seguem um desses dois modelos. Até onde vi, os dois funcionam bem. Há relatos de experiências felizes nos dois casos. Não quero alarme sonoro. Basta o sinal de luz. Agora preciso me decidir: é a pior parte.
abs
Paulo

ClaudioMartins
29/01/2014, 10:09
Paulo,
Eu estava com a mesma dúvida. Resolvi optar pelo do Kroeger para não furar a tanque. Depois entendi que o do Sukis também pode ser usado com a tampa do Vectra ou do Range Rover. Mas existe alguma dificuldade de regulagem, conforme posts anteriores. A bateria eu controlo com um voltímetro, separar as coisas às vezes é melhor...
Estou instalando agora. Depois dou notícias.

Obrigado, Ary e Djalma,
pelo que li aqui no forum, há dois sistemas de controle do nível da água: o seu, Ary, e o do Sukys, isto é, um que usa uma nova tampa e outro que fura o reservatório na lateral. Os outros sistemas (madman e o do Marcus Kroeger) seguem um desses dois modelos. Até onde vi, os dois funcionam bem. Há relatos de experiências felizes nos dois casos. Não quero alarme sonoro. Basta o sinal de luz. Agora preciso me decidir: é a pior parte.
abs
Paulo

paulo.serejo
01/02/2014, 15:31
Paulo,
Eu estava com a mesma dúvida. Resolvi optar pelo do Kroeger para não furar a tanque. Depois entendi que o do Sukis também pode ser usado com a tampa do Vectra ou do Range Rover. Mas existe alguma dificuldade de regulagem, conforme posts anteriores. A bateria eu controlo com um voltímetro, separar as coisas às vezes é melhor...
Estou instalando agora. Depois dou notícias.

Valeu, Cláudio.
Acho que você tem razão em separar as coisas. Pretendo colocar relógios separados para cada coisa. Quanto ao sensor do nível de água, vou colocar o mais fácil de achar, considerando que os dois aparentemente funcionam bem. E seja o que Deus quiser!
abraços,
Paulo

ClaudioMartins
02/02/2014, 15:50
Em tempo, para que precisar:
Marcus Krögermarcus@o3tec.com.br
11 99126-1542

Antonio Nunes
06/02/2014, 08:43
Paulo, o meu sensor do nível d'água quem colocou foi o Patrick, e ficou muito bom. Troca uma idéia com ele.
Abraço!

paulo.serejo
07/02/2014, 14:27
Valeu, Antônio! Vou falar com ele!
abs.

Antonio Nunes
29/06/2014, 19:08
Hoje, pela primeira vez, fui salvo pelo sensor, na estrada. Agora só falta descobrir por onde a água tá escapando.....
Já valeu o investimento.

Antonio Nunes
01/07/2014, 09:57
O vazamento é no próprio reservatório de água. Por acaso alguém já adaptou o reservatório de outro carro no lugar do original? Obrigado.

Wilson Haddad
01/07/2014, 10:22
Eu adaptei o gol ficou ótimo fica no mesmo lugar vc só precisa mudar a furação do suporte original do gol

rafafelice1
15/11/2015, 15:47
Salve pessoal!

Estou planejando instalar o sistema de sensor de nível com o reservatório extra da VW. Já comprei o reservatório e o sensor porém estou com dificuldade de encontrar a mangueira em Y.

Alguem pode alguma dica?

Saudações e agradeço a quem se pronunciar.

Lucianoferreira
15/11/2015, 22:20
Cara instalei a pouco tempo o kit, porém original da LR comprado do grupo Amigoslandrover no Facebook.... O kit vem pronto pra instalar .... E não foi necessário muitas adaptações não ...

abs,

Luciano

rafafelice1
15/11/2015, 23:12
Valeu Luciano.

Vou lá ver no Face.

Obrigado pela dica.

Abs.

tadeuelieser
21/11/2015, 14:11
Rafa, eu usei um "T" de cobre para conectar as mangueiras.

gapler
14/02/2020, 08:35

Funcionamento:
Custo dos componentes:

Ary Nunes

boa pessoal... Pleno 2020 e aproveitando esse post para implementar esse recurso na viatura. Foi super rápido de realizar, e funciona 100%! Valeu!