Ver Versão Completa : Dica:como consertar cagada dos eixos da Enfer no willys.
valdir rainer
14/09/2011, 16:36
Pessoal coloquei eixo flutuante da ENFER no jeep de um cliente,pois bem os parafusos do eixo se soltaram 2 vezes,ao analisar o eixo vi que os parafusos ficavam folgado nos furos,liguei na loja aonde o cliente comprou o kit de flutuante e eles entraram em contato com a Enfer, me disseram que os furos eram padrão e que era pra mim montar com trava rosca no parafuso.
Só que eu não concordo ,porque eu apenas vou cobrir um erro e não resolver o problema,para vcs terem uma ideia a Enfer nem me ligou para dar satisfação,tudo foi feito pela loja que me deu a maior atenção tentando resolver o problema.
No meu jeep e de outros clientes eu tenho flutuante com os eixos comprado com Marcelo,e nunca precisei montar com trava rosca ,porque os parafusos entram justinho no furo.
No primeiro vídeo vcs verão a folga que tem o eixo,que faz com que quando se da tração para frente e para traz, o eixo vai se movimentando no cubo, fazendo com que se solte.
Sem contar a tinta que usaram,quando fui passar um pano com tíner para limpar a graxa,a tinta saio toda,é mole ,acho que pintaram com spray,rs,rs...
O que eu fiz foi mandar no torneiro e pedi para ele rebaixar 3 mm com o diametro da cabeça do parafuso,conforme o video e as fotos,fazendo assim eliminou toda a folga.
Vamos ver se depois dessa o engenheiro da Enfer se toca e arruma esses furos.
Meu Filme - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Wc-Bb9Gmn08)
Alguns colegas engeseiros que compram esse kit tiveram que fazer o mesmo serviço...
Pessoal!
Existem no mercado, prisioneiros com bitolas diferente no mesmo material, exp., de um lado 8mm, do outro 10mm.
Na caixa de cambio que uso, um parafuso espanou, na verdade a carcaça que é FF, espanou.
Comprei um prisioneiro, que de um lado é 14mm, e do outro 12mm, reabri um pouco a carcaça da CT e jóia!!!
A grande vantagem, é que um lado é rosca "grossa", e do outro rosca "fina".
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
14/09/2011, 18:57
Pessoal coloquei eixo flutuante da ENFER no jeep de um cliente,pois bem os parafusos do eixo se soltaram 2 vezes,ao analisar o eixo vi que os parafusos ficavam folgado nos furos,liguei na loja aonde o cliente comprou o kit de flutuante e eles entraram em contato com a Enfer, me disseram que os furos eram padrão e que era pra mim montar com trava rosca no parafuso.
Só que eu não concordo ,porque eu apenas vou cobrir um erro e não resolver o problema,para vcs terem uma ideia a Enfer nem me ligou para dar satisfação,tudo foi feito pela loja que me deu a maior atenção tentando resolver o problema.
No meu jeep e de outros clientes eu tenho flutuante com os eixos comprado com Marcelo,e nunca precisei montar com trava rosca ,porque os parafusos entram justinho no furo.
No primeiro vídeo vcs verão a folga que tem o eixo,que faz com que quando se da tração para frente e para traz, o eixo vai se movimentando no cubo, fazendo com que se solte.
Sem contar a tinta que usaram,quando fui passar um pano com tíner para limpar a graxa,a tinta saio toda,é mole ,acho que pintaram com spray,rs,rs...
O que eu fiz foi mandar no torneiro e pedi para ele rebaixar 3 mm com o diametro da cabeça do parafuso,conforme o video e as fotos,fazendo assim eliminou toda a folga.
VALDIR RAINER
Comigo aconteceu algo parecido mas não igual , tenho um ENGESA e comprei o KIT flutuante da ENFER , só que meu motor é o MWM 2.8 e usei cubos dianteiros da BAND , o que ocorreu comigo foi que os estojos originais da BAND de 8mm folgaram e degolaram por cizalhamento todos juntos de uma só vez junto tb com os 2 pinos guias .
Qual a solução que fiz ? Que serve pra vc tb :
Os furos do cubo da BAND que era para o estojo de 8mm foram abertos para parafusos de 10mm e os dois pinos guias que eram de 8mm tb foram abertos para 10mm e acrescentamos mais 2 furos de 10mm para mais dois pinos guias , resultado:
FICARAM COM PARAFUSOS DE 10MM QUE ENTRARAM JUSTO E 4 PINOS GUIAS DE 10MM , NUNCA MAIS FOLGOU E NEM QUEBROU .
Talvez quem sabe esta furação que veio na tampa deste KIT FLUTUANTE que vc comprou já não seria para pafrafusos ou estojos de 10mm ??????
Esta foi a minha solução e sugiro a todos fazerem a mesma coisa , como o meu foi o 1º a ser feito o ROGERIO usou parafusos de cabeça sextavada , mas no 2º ele já usou parafusos alen como vc usou aí . Com ísto qdo tenho que tirar a roda , tenho que tirar estes parafusos da tampa extriada do flutuante , mas assim que puder vou trocar por parafusos alen e resolver este detalhe .
Na minha opinião esta sua solução melhorou alguma ciosa mas o parafuso vai ficar com o meio folgado do mesmo jeito e ficará de certa forma forçando para girar na folga interna , sugiro a vc trocar os parafusos por outros de 10mm e abrir o furo do cubo para ísto e este rebaixo na tampa poderá ficar como esta sem problema algum , ficará mais garantido o parafuso ficando justo no furo .
Qto ao KIT ENFER compraria ele mesmo , mesmo sabendo deste detalhe a ser feito pq ele é bem mais barato do que os outros e depois de feito este ajuste não tive mais problema algum
Minha opinião .
ABRAÇO
fabiano carraro
14/09/2011, 23:38
ISTO AI ESTA MUITO ESTRANHO.....ou eles erraram feio e ai nao da pra dar nenhum ponto a favor da ENFER em seus produtos,pois se nao conseguem acertar um simples furo padrao (ou o grau de rampa de um bloqueio "copiado"),é por que no minímo sao desleixados com metrologia e isto é muito perigoso.
Eu faria o seguinte diante de tal situaçao....e sugiriria o seguinte:
FREZAR O "QUEIXO DURO"(FLANGE) NA PARTE DE ENCOSTO COM O CUBO COM O DESENHO DO CUBO EM UNS 5MM,e usar buchas conicas em conjunto com prisioneiros aço e porcas 1045 em vez de parafusos allen 12.9,pois após algumas manutençoes o cubo willis afrouxa tudo de tanto por e tirar ,ainda mais considerando que ele nao foi projetado pra receber o torque do eixo trazeiro.
pra mim instalar flutuantes na trazeira da forma que estao montando por ai estes kitzinhos ........é só pra carrinho com "poneis malditos".....usou cavalos selvagens gospe tudo fora ,entao nao sei se é melhor confiar nos eixos com flanges originais ou arriscar com flutuantes duvidosos pacas.
no meu carro estou usinando queixos duros "estriados por fora" em conjunto com os "cubos antigos" da willis que sao mais resistentes, e travando o conjunto com um pequeno "anel estriado" correndo por fora,mais ou menos como o sistema da f 1000 ,só que externo em vez de interno.
M-Beltrame
30/06/2012, 18:22
Pessoal, boa tarde.
Em uma conversa no tópico do troller do zeca-cj( http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/80161-troller-2000-taxi-37-a-54.html ), eu foi orientado a colocar as arruela cônicas para resolver o problema do flutuante se soltar. Pois bem, comprei logo três jogos iguais a esse da foto, porem não foi o da TG,mas os originais da toy band.(originais msm).
356415
As minhas minhas duvidas são:
Esses prisioneiros q na foto aparecem perto do dedo, eles vão no logar do para fuso allen ?
Aparentemente é serviço fácil e eu tenho alguma habilidade com essa coisas, da pra fazer em casa mesmo?
T+
SD GUERREIRO
30/06/2012, 18:33
olha bom saber pelo jeito o kit é ENFERno dos jeeps.. tenho ensimec nunca deu problema. quando fui comprareu ia pegar esse tal de enfer que alias era feito perto onde eu morava mas depois de conversar com RAFAEL WEBER da mecanica webber de sapiranga-rs (exelente profissional) me falou que essesquits costumavam cisalhar os parafusos deixando a ponta de eixo solta.então fica aos colegas cuidado depois da trilha pegar o asfalto ... abraços
Renato Fraga
30/06/2012, 23:10
Pessoal, boa tarde.
Em uma conversa no tópico do troller do zeca-cj( http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/80161-troller-2000-taxi-37-a-54.html ), eu foi orientado a colocar as arruela cônicas para resolver o problema do flutuante se soltar. Pois bem, comprei logo três jogos iguais a esse da foto, porem não foi o da TG,mas os originais da toy band.(originais msm).
356415
As minhas minhas duvidas são:
Esses prisioneiros q na foto aparecem perto do dedo, eles vão no logar do para fuso allen ?
Aparentemente é serviço fácil e eu tenho alguma habilidade com essa coisas, da pra fazer em casa mesmo?
T+
Amigão, uma extremidade desse parafuso tem rosca grossa e a outra, rosca fina, se eu não estou enganado.
Vai colocar os prisioneiros no lugar dos parafusos originais, e é aconselhável montá-los com trava química.
NA outra extremidade, vai a porca para prender a tulipa do semi eixo.
O diferencial desses parafusos é a famosa arruela cônica. Sem ela, vai soltar novamente. Pode ser necessário ajustar os furos da tulipa para receber as arruelas cônicas. Não deixe de usá-las.
Abraços
Onde compraram esse kit Trail gear?
Claudio Maggioni
01/07/2012, 00:00
Ola Valdir!!! Vc pode passar o contato desse Marcelo??? Estava querendo um kit enfer, mas vendo esses relatos fico meio com pé atras... Abracos
Onde compraram esse kit Trail gear?
Importei dos Estados Unidos Caveso.
Sao de 8mm, ou seja nao precisa abrir o diametro do cubo. alem disso eles tem garantia vitalicia pela TG.
M-Beltrame
01/07/2012, 09:45
Amigão, uma extremidade desse parafuso tem rosca grossa e a outra, rosca fina, se eu não estou enganado.
Vai colocar os prisioneiros no lugar dos parafusos originais, e é aconselhável montá-los com trava química.
NA outra extremidade, vai a porca para prender a tulipa do semi eixo.
O diferencial desses parafusos é a famosa arruela cônica. Sem ela, vai soltar novamente. Pode ser necessário ajustar os furos da tulipa para receber as arruelas cônicas. Não deixe de usá-las.
Abraços
Bom dia Renato.
Ontem msm fui tentar colocar os prisioneiros, mas não consegui pois os allens originais do kit tem um diâmetro maior do que os prisioneiros da band, então não da pra colocar:semideia
Se quiser eu tiro uma fotos...
O allen q esta lá é de 8mm e a porca dos prisioneiros é de chave 13...
Eu vou montar com trava rosca sim.
T+ (sem entender nada)
O franz reabriu com broca cônica o semi e colocou prisioneiros...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329991&d=1327712524
Leco1974
01/07/2012, 11:31
Comigo aconteceu que os parafusos que fixavam a roda-livre da Enfer eram curtos demais, apenas duas voltas de rosca pra fixá-la. Uma volta na quadra e as rodas-livre se soltavam.....E olha que é tudo Enfer (flutuante e roda-livre) e assim repassei ao comprar os produtos..troquei os parafusos e deu certo. Outra zica deu nos flutuantes do eixo traseiro, não casavam e foi pra Enfer acertar duas vezes. Olhei "na mão" os kits da Enfer e o da Ensimec (depois de ter comprado o Enfer...PKP) e pude comprovar que o Ensimec é mais bem acabado, desbastado etc. Meu meca montou na mesma semana 4 kits (2 de cada marca), pensem quais os dois únicos kits que deram problema/dificuldade? Não digo que Enfer não seja bom, mas tem que ter cuidado com o que vem no kit e com a perfeita fixação de todos os componentes, já o Ensimec parece que é plug and play.
M-Beltrame
02/07/2012, 15:46
O prisioneiro e a porca cônica da toy band NÃO serve no eixo d44 (descobri tomando um fuminho de 50 conto , ainda bem que foi pouco mas poderia ser evitado...).
1º não existe nenhum jogo de prisioneiro com porca cônica de linha que sirva no d44.(pelo menos da linha pesada)
2º o furo da manga de eixo do d44 é na medida 3/8 e o da toy band é 8mm oque obviamente impossibilita a montagem...
3º para montar as porcas cônicas nos semi-eixos seria preciso tornear o semi para deixa-los com furos cônicos.
4º Os semi-eixos só soltam os parafusos quando as mangas estão condenadas (quando existe uma folga entre o prisioneiro e a manga).
Espero que ninguém mais perca tempo e dinheiro correndo atrás dessa informação FURADA.
T+
M-Beltrame
02/07/2012, 15:49
Caveso, quais prisioneiros o "franz" usou?
Que eixo é esse se for d44, porque essa manga é diferente?
T+
Renato Fraga
02/07/2012, 17:01
O prisioneiro e a porca cônica da toy band NÃO serve no eixo d44 (descobri tomando um fuminho de 50 conto , ainda bem que foi pouco mas poderia ser evitado...).
1º não existe nenhum jogo de prisioneiro com porca cônica de linha que sirva no d44.(pelo menos da linha pesada)
2º o furo da manga de eixo do d44 é na medida 3/8 e o da toy band é 8mm oque obviamente impossibilita a montagem...
3º para montar as porcas cônicas nos semi-eixos seria preciso tornear o semi para deixa-los com furos cônicos.
4º Os semi-eixos só soltam os parafusos quando as mangas estão condenadas (quando existe uma folga entre o prisioneiro e a manga).
Espero que ninguém mais perca tempo e dinheiro correndo atrás dessa informação FURADA.
T+
Manga de eixo é presa ao munhão por 6 parafusos. Ela tem um rebaixo que centra e apoia a peça ao munhão. Ela não trabalha girando. è nela que se prende o cubo da roda.
O que discute-se e foi sugerido é a fixação da tulipa do semi eixo ao cubo, e o mesmo se vale da roda livre ao cubo, pois em alguns casos, esses parafusos insistem em soltar, ocasionando sua fratura.
Se o parafuso da toyota não serve, use apenas a arruela cônica. Se o prisioneiro é maior que o furo, sem problemas, aumente o furo e faça rosca
Abrir um furo cônico nessas peças não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Portanto de duas, uma:
Ou você interpretou errado as informações, ou está usando os termos errados para descrever as peças.
Ao que me lembro, as maiores quixas são de quem tem Troller e os parafusos do semi eixo insistem em soltar. Foi daí que surgiu o lance dos prisioneiros da Toyota, lembrando que os cubos do Troller são compatíveis com os da Toyota.
O Renato já respondeu, mas eu acho que os prisioneiros e arruelas que ele usou são de BAnd mesmo...
O eixo é dana 44 com bola centralizada e a manga (assim como cubo) é de band...
valdir rainer
03/07/2012, 18:40
Pessoal eu fiz a burrada de tirar o video do youtube,e nem o original eu tenho mais,então vou colocar umas fotos do mesmo jeep que filmei,esse jeep ja fez muitas trilhas e nunca mais soltou,é simples de fazer,é só aprofundar 3 mm de maneira que a cabeça do parafuso fique dentro ,aí é só alegria.
357179357178
valdir rainer
03/07/2012, 18:42
Ola Valdir!!! Vc pode passar o contato desse Marcelo??? Estava querendo um kit enfer, mas vendo esses relatos fico meio com pé atras... Abracos
Olá Claudio,estou passando pela MP.
abs...
Renato Fraga
03/07/2012, 21:21
Pessoal eu fiz a burrada de tirar o video do youtube,e nem o original eu tenho mais,então vou colocar umas fotos do mesmo jeep que filmei,esse jeep ja fez muitas trilhas e nunca mais soltou,é simples de fazer,é só aprofundar 3 mm de maneira que a cabeça do parafuso fique dentro ,aí é só alegria.
357179357178
A grosso modo, de uma forma bem rudimentar, o que você fez funciona semelhante ao cônico, mas de uma forma bem menos eficiente!!!!
valdir rainer
04/07/2012, 00:11
A grosso modo, de uma forma bem rudimentar, o que você fez funciona semelhante ao cônico, mas de uma forma bem menos eficiente!!!!
Renato Fraga meu cliente leu isso aqui que vc escreveu e esta me questionando o porque é menos eficiente,seria possível explicar para mim e os amigos do forum em detalhes em que fica menos eficiente,se possível alguma foto de que não tenha dado certo,se vc afirma com essa certeza é porque vc tem como explicar.
Não sei como pode ficar menos eficiente se a cabeça do parafuso alem de estar apertado ate o fim ,ainda tem as paredes em sua volta não deixando o parafuso se mexer.
Com certeza funciona do mesmo jeito que os cônicos que para mim não tem diferença nenhuma.
A tem sim,ja peguei esse tipo de eixo que quando enferruja os cônicos nos prisioneiros só Cristo para tirar porque na hora do aperto ele prensa o prisioneiro.
Claudio Maggioni
04/07/2012, 00:36
Olá Claudio,estou passando pela MP.
abs...
Obrigado Valdir!!!
M-Beltrame
04/07/2012, 09:13
Renato, eu escrevi errado, estava falando do cubo...
Valdir do jeito q vc fez não da pra colocar porva travante né? Vc usou trava rosca?
Pessoal depois de tudo dar errado eu liguei pro meu meca e ele me falou q os parafusos se soltam quando alguma coisa no eixos esta desalinhada ou algo assim, não entendi direito e nem perguntei mais pq a conversa foi por tel, mas quando eu levar o jeep lá eu informo vcs direito...
Ele disse q já fez so jeito dele e funcionou, acredito pq o cara é bom...
T+
Renato Fraga
04/07/2012, 13:06
Renato Fraga meu cliente leu isso aqui que vc escreveu e esta me questionando o porque é menos eficiente,seria possível explicar para mim e os amigos do forum em detalhes em que fica menos eficiente,se possível alguma foto de que não tenha dado certo,se vc afirma com essa certeza é porque vc tem como explicar.
Não sei como pode ficar menos eficiente se a cabeça do parafuso alem de estar apertado ate o fim ,ainda tem as paredes em sua volta não deixando o parafuso se mexer.
Com certeza funciona do mesmo jeito que os cônicos que para mim não tem diferença nenhuma.
A tem sim,ja peguei esse tipo de eixo que quando enferruja os cônicos nos prisioneiros só Cristo para tirar porque na hora do aperto ele prensa o prisioneiro.
Valdir, a questão é a seguinte:
Parafusos têm resistência contra forças de tração, ou seja, no seu longo eixo. Ao montar um parafuso para prender uma tulipa de semi eixo, ele acaba recebendo força transversal. Isso com o tempo permite folgar a carga aplicada no aperto do parafuso, afrouxando o mesmo, resultando na sua fratura.
Quando se instala uma arruela cônica, consegue-se direcionar as forças transversais, para o longo eixo do parafuso, tracionando o mesmo. Dessa forma, o parafuso não perde o aperto e consequentemente não fratura.
Se ao invés da arruela cônica, utilizarmos um parafuso com o assentamento da cabeça cônico, consegue-se o mesmo efeito, com a vantagem de que o cônico entre o parafuso e a peça, criam uma interferência maior devido ao aumento da superfície de contato, diminuindo ainda mais o risco de afrouxamento do parafuso.
Porcas e parafusos de rodas, geralmente têm esse arranjo. Terminais de direção, não deixam de seguir o mesmo exemplo. Imagina um terminal de direção, que só recebe forças transversais ao eixo do seu pino(parafuso), se ele não posse cônico, estaria frequentemente solto.
Portanto, o ideal é haver um acento cônico nos parafusos da tulipa, ou ao menos as arruelas cônicas.
Quando você mostrou a solução paliativa de enterrar a cabeça do parafuso allen na peça, e eu disse que funciona bem , mas não tão bem quanto ao cônico, é que basicamente você criou uma interferência maior na cabeça do parafuso, dificultado a sua rotação. Mas sem o efeito do cônico, toda a força gerada pelo conjunto é aplicada transversalmente ainda ao parafuso.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Terei o maior prazer em explicar o que for necessário.
Abraços
valdir rainer
04/07/2012, 13:56
[QUOTE=Renato Fraga;1
Se ao invés da arruela cônica, utilizarmos um parafuso com o assentamento da cabeça cônico, consegue-se o mesmo efeito, com a vantagem de que o cônico entre o parafuso e a peça, criam uma interferência maior devido ao aumento da superfície de contato, diminuindo ainda mais o risco de afrouxamento do parafuso.
Então se for como vc disse o que eu fiz esta fazendo o mesmo efeito,da maneira que fis,a cabeça do parafuso esta apoiado sua cabeça nas laterias,o que acontece é que os eixos da enfer são feito com os furos maiores do que o diametro dos parafusos,aí é que faz com se soltem,como disse depois que fiz esse serviço não deu mais problema.
Quanto ao terminal de direção ser cônico,é justamente por ele trabalhar fazendo força empurrando na horizontal,se não foce cônico ele se soltaria.
Mas ta valendo,acho que cada um tem que acreditar naquilo que faz,nem sempre a teoria acompanha a pratica.
abs.
Renato Fraga
04/07/2012, 14:55
Pois é, se você entende o princípio de funcionamento do terminal de direção, entenderá o princípio da arruela cônica, ou do parafuso de cabeça cônica.
O fato do furo da tulipa fabricada pela ENFER ser maior, facilita a instalação desse dispositivo.
A cabeça simplesmente enterrada na peça, pode ajudar, mais ainda não está funcionando de acordo com a teoria.
E pode ter certeza que essa história de que a teoria não acompanha a prática, não é verdade. Estamos discutindo uma ciência exata, e a teoria está sempre em acordo com a prática.
Abraços
Funcionaria melhor se a cabeça do parafuso fosse cônica....
Renato Fraga
04/07/2012, 18:47
X 10000000