Ver Versão Completa : F75 1976 para reformar
Olá pessoal!
Recentemente comprei uma F75 1976, motor original 6cc e câmbio 4 marchas (não sei se é original). Depois com mais tempo quero postar umas fotos e a história da compra dela (foi bem inusitada).
Minha família tem um sítio e as vezes preciso levar algo pra lá e o acesso é meio ruim, por isto acabamos comprando esta belezinha. Atualmente ela está com tração 4x2 com reduzida, mas já tem rodas livres na frente. Me parece que tinha tração 4x4 e foi retirada. Aparentemente só falta o diferencial.
Estamos reformando e recuperando (meu pai e eu) em casa e estamos com alguns problemas:
1. No asfalto, em aclives "leves" perde muita potência.
2. Apanha para desenvolver, chega a 70 / 80 km/h (o que está mais do que bom pra gente poder levar o que precisamos de casa até no sítio e vice-versa) mas com muito esforço. Sem dizer que se treme toda, não sei se tem haver com a direção ou o que. :???:
3. Está estercendo muito pouco, 2.5 voltas (do volante) para cada lado só que na roda vira muito pouco.
4. O motor parece bom, mas algo não está 100% na queima de combustível, está soltando aqueles famosos "peidos" no escapamento (já troquei velas, cabos de velas, limpeza do carburador).
Configuração:
Motor original 6cc
Tração 4x2 com reduzida
Transmissão 4 marchas (no chão, não sei correto o fabricante/modelo e se é original)
Pneu lameiro na traseira e liso (com roda livre) na dianteira.
Gostaria de saber se alguém sabe o que posso fazer para poder rodar com ela no asfalto mantendo uma média entre 60 e 80 km/h sem danificar a parte de transmissão e tração.
E sobre estes outros probleminhas.
Ps.: Já achei alguns tópicos sobre o problema de estercer pouco, estou verificando e se conseguir resolver posto aqui.
Abraços
Marco-Maga
13/09/2011, 20:13
Olá pessoal!
Recentemente comprei uma F75 1976, motor original 6cc e câmbio 4 marchas (não sei se é original). Depois com mais tempo quero postar umas fotos e a história da compra dela (foi bem inusitada).
Minha família tem um sítio e as vezes preciso levar algo pra lá e o acesso é meio ruim, por isto acabamos comprando esta belezinha. Atualmente ela está com tração 4x2 com reduzida, mas já tem rodas livres na frente. Me parece que tinha tração 4x4 e foi retirada. Aparentemente só falta o diferencial.
Estamos reformando e recuperando (meu pai e eu) em casa e estamos com alguns problemas:
1. No asfalto, em aclives "leves" perde muita potência.
2. Apanha para desenvolver, chega a 70 / 80 km/h (o que está mais do que bom pra gente poder levar o que precisamos de casa até no sítio e vice-versa) mas com muito esforço. Sem dizer que se treme toda, não sei se tem haver com a direção ou o que. :???:
3. Está estercendo muito pouco, 2.5 voltas (do volante) para cada lado só que na roda vira muito pouco.
4. O motor parece bom, mas algo não está 100% na queima de combustível, está soltando aqueles famosos "peidos" no escapamento (já troquei velas, cabos de velas, limpeza do carburador).
Configuração:
Motor original 6cc
Tração 4x2 com reduzida
Transmissão 4 marchas (no chão, não sei correto o fabricante/modelo e se é original)
Pneu lameiro na traseira e liso (com roda livre) na dianteira.
Gostaria de saber se alguém sabe o que posso fazer para poder rodar com ela no asfalto mantendo uma média entre 60 e 80 km/h sem danificar a parte de transmissão e tração.
E sobre estes outros probleminhas.
Ps.: Já achei alguns tópicos sobre o problema de estercer pouco, estou verificando e se conseguir resolver posto aqui.
Abraços
Samerus,
Primeiro parabens pela compra..
Vc ja chegou devendo fotos da sua F..kkk
Quanto a andar o motor original BF 161 para pista é fraco mesmo... ele é um motor de força..
Outra coisa vc precisa ver que relação coroa e pinhão ela esta usando.
Quanto ao cambio 4 marchas é original sim, só que ra na coluna e o antigo dono deve ter colocado no assoalho, mas isso sem problemas.
No mais manda foto e vamos esperar os amigos falarem...:concordo:
Samerus,
Primeiro parabens pela compra..
Vc ja chegou devendo fotos da sua F..kkk
Quanto a andar o motor original BF 161 para pista é fraco mesmo... ele é um motor de força..
Outra coisa vc precisa ver que relação coroa e pinhão ela esta usando.
Quanto ao cambio 4 marchas é original sim, só que ra na coluna e o antigo dono deve ter colocado no assoalho, mas isso sem problemas.
No mais manda foto e vamos esperar os amigos falarem...:concordo:
Marco, boa noite.
Obrigado pela resposta.
Poisé, eu sei que se melhorar velocidade vou perder um pouco de força mas preciso poder rodar pelo menos a uns 70/80 sem forçar muito. E para o que eu preciso vai sobrar força ainda.
Fui lá fora agora, peguei uma lâmpada e me joguei embaixo dela hehehe.
A plaqueta no diferencial diz ser: 4,89:1
Alguém pode me indicar se este está "bom" ou se há um diferencial mais adequado para o que eu preciso?
Abaixo algumas fotos da "Erica" já mostrando serviço no terreno... (depois da parte difícil, andando no gramado macio hehehe)
311558311560311561
Abraço a todos...
Vlw
Marco-Maga
13/09/2011, 22:39
Marco, boa noite.
Obrigado pela resposta.
Poisé, eu sei que se melhorar velocidade vou perder um pouco de força mas preciso poder rodar pelo menos a uns 70/80 sem forçar muito. E para o que eu preciso vai sobrar força ainda.
Fui lá fora agora, peguei uma lâmpada e me joguei embaixo dela hehehe.
A plaqueta no diferencial diz ser: 4,89:1
Alguém pode me indicar se este está "bom" ou se há um diferencial mais adequado para o que eu preciso?
Abaixo algumas fotos da "Erica" já mostrando serviço no terreno... (depois da parte difícil, andando no gramado macio hehehe)
311558311560311561
Abraço a todos...
Vlw
Samerus,
Bela viatura..
Acho que deve ser 9x44..
O problema de andar a 80 é o motor..
A minha é OHC 4cc eu consigo andar nos 80 pq ó motor da minha como dizem é de pista e o BF 161 é mais para trabalho, mais reduzido.
E olha que estou com pneus pesados 33" e com corroceria de madeira que pesa mais que a sua de lata.
Vamos trocando ideias e ver o que os amigos falam...
Samerus,
Bela viatura..
Acho que deve ser 9x44..
O problema de andar a 80 é o motor..
A minha é OHC 4cc eu consigo andar nos 80 pq ó motor da minha como dizem é de pista e o BF 161 é mais para trabalho, mais reduzido.
E olha que estou com pneus pesados 33" e com corroceria de madeira que pesa mais que a sua de lata.
Vamos trocando ideias e ver o que os amigos falam...
Marco, obrigado.
Pretendo deixar esta viatura mais bonita ainda, depois de ajeitar a parte mecânica primeiro, quero ver a tampa da carroceria que está adaptada e feia (quero ver se consigo uma mais próxima da original). E depois dar uma lustrada pra deixar brilhando. Hehehe
Pesquisei um pouco sobre diferencial (pois não conheço quase nada de mecânica) e achei dois links interessantes pra quem quer saber um pouco mais sobre o funcionamento do diferencial:
Descritivo (pra quem gosta de ler): Oficina e Cia - Biblia do Carro (http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=97)
Vídeo (antigo da GM mas muito bem explicado e pra quem gosta de ver a bodega funcionando): Como funciona o Diferencial (legendado) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0)
Enfim, o que eu não consegui entender direito é qual a diferença entre os diferenciais, por exemplo, entre o 4,89:1 e o 5,38:1.
Eu entendi que, para o 4,89:1, quer dizer que o eixo de transmissão completa 4,89 rotações por cada rotação das rodas. Mas o que não entendi foi: qual a diferença entre dar 4 ou 5 rotações para cada rotação da roda, quanto mais rotações mais leve ou quanto menos rotações mais leve? Acho que quanto mais rotações mais leve e menos força, ou seja, um 5,38:1 anda mais rápido e tem menos força é isto ou entendi errado?
E 9x44 não é o mesmo que 4,89:1 ?
Além disso, apesar de ser um motor de "força" como se diz, não consigo (mudando a transmissão e diferencial) transformar esta força em um pouco mais de velocidade?
Obrigado pela ajuda.
Vamos trocando informações.
Abraço
Ps.: Vi em outros tópicos a sua viatura ("Trovão azul" é isto?), também é uma bela viatura... Vlw
Marco-Maga
14/09/2011, 13:30
Marco, obrigado.
Pretendo deixar esta viatura mais bonita ainda, depois de ajeitar a parte mecânica primeiro, quero ver a tampa da carroceria que está adaptada e feia (quero ver se consigo uma mais próxima da original). E depois dar uma lustrada pra deixar brilhando. Hehehe
Pesquisei um pouco sobre diferencial (pois não conheço quase nada de mecânica) e achei dois links interessantes pra quem quer saber um pouco mais sobre o funcionamento do diferencial:
Descritivo (pra quem gosta de ler): Oficina e Cia - Biblia do Carro (http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=97)
Vídeo (antigo da GM mas muito bem explicado e pra quem gosta de ver a bodega funcionando): Como funciona o Diferencial (legendado) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0)
Enfim, o que eu não consegui entender direito é qual a diferença entre os diferenciais, por exemplo, entre o 4,89:1 e o 5,38:1.
Eu entendi que, para o 4,89:1, quer dizer que o eixo de transmissão completa 4,89 rotações por cada rotação das rodas. Mas o que não entendi foi: qual a diferença entre dar 4 ou 5 rotações para cada rotação da roda, quanto mais rotações mais leve ou quanto menos rotações mais leve? Acho que quanto mais rotações mais leve e menos força, ou seja, um 5,38:1 anda mais rápido e tem menos força é isto ou entendi errado?
E 9x44 não é o mesmo que 4,89:1 ?
Além disso, apesar de ser um motor de "força" como se diz, não consigo (mudando a transmissão e diferencial) transformar esta força em um pouco mais de velocidade?
Obrigado pela ajuda.
Vamos trocando informações.
Abraço
Ps.: Vi em outros tópicos a sua viatura ("Trovão azul" é isto?), também é uma bela viatura... Vlw
Amigo,
Mesmo vc trocando a relação duvido que com esse motor vc consiga uma velocidade maior.
A minha como disse é motor OHC 4cc original, ele tem mais torque que o BF 161 que é o seu.. Consigo andar a 80,90 e as 100.. e olha que troquei a relação que estava nela, tirei uma 9X44 e coloquei uma 8X43, como pode ver no meu tópico;;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/78488-mais-uma-f-75-a.html
Ja tive uma como a sua e não passava de 60 e 70, quando queria andar mais ela tremia toda..kkk
Mas na força tinha muita...
Tb não entendo muito de mecanica, mas tenho um amigo aqui perto do sitio que é fera nisso, ele que mexe na minha...
Bem veja meu tópico e vamos nos falando..
Amigo,
Mesmo vc trocando a relação duvido que com esse motor vc consiga uma velocidade maior.
A minha como disse é motor OHC 4cc original, ele tem mais torque que o BF 161 que é o seu.. Consigo andar a 80,90 e as 100.. e olha que troquei a relação que estava nela, tirei uma 9X44 e coloquei uma 8X43, como pode ver no meu tópico;;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/78488-mais-uma-f-75-a.html
Ja tive uma como a sua e não passava de 60 e 70, quando queria andar mais ela tremia toda..kkk
Mas na força tinha muita...
Tb não entendo muito de mecanica, mas tenho um amigo aqui perto do sitio que é fera nisso, ele que mexe na minha...
Bem veja meu tópico e vamos nos falando..
Já dei uma geral nos tópicos...
Alguém tem algo mais a adicionar sobre este "problema" ?
Abraço a todos
Já dei uma geral nos tópicos...
Alguém tem algo mais a adicionar sobre este "problema" ?
Abraço a todos
Além disso estou pensando em trocar o motor por um de opala 4cc, não preciso de muita força, preciso de um pouco mais de velocidade e só um pouco de força para passar na entrada do sítio...
Além disso estou pensando em trocar o motor por um de opala 4cc, não preciso de muita força, preciso de um pouco mais de velocidade e só um pouco de força para passar na entrada do sítio...
Nada a mais para acrescentar?
Alguma sugestão ? :???:
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.