PDA

Ver Versão Completa : Orientações a amigos Engeseiros...



Vítor Martins
13/06/2005, 20:12
Caros colegas,
depois de longos 15 anos, tendo possuído toda a linha Willys, de 1942 a 1983 (13 Jipes ao total), resolvi realizar um sonho antigo, comprando um Engesa F II, diesel, de leilão, todo desmontado. (coitado de mim...) Gostaria de orientações dos amigos veteranos, neste belo carro que pretendo restaurar e colocar em pleno funcionamento. Para tanto, gostaria de informações, tais como:
1. Aquisição de manual de peças (aquele explodido c/ referências), onde comprar, tipos de manuais, etc;
2. Melhor motor a diesel a ser adaptado, bem como caixa, e caixa de redução;
3. Caixa de direção (qual a que melhor se adapta, e detalhes);
4. Melhor loja de ofertas e preços em SP.
Antecipadamente, manifesto meus sinceros agradecimentos a quem puder me ajudar.
Vítor Martins - BHte

CARLOS MOREIRA
14/06/2005, 09:26
Bom dia Vítor, bem vindo a essa paixão :D :D
Alguma coisa posso ajudar...
1. Aqui nesse fórum tem um fixo de peças ENGESA, é só fuçar :shock:
2. Também vai achar um tópico "manuais"
3. Qto a motor, tem vários debates com opções variadas, dependendo prá quê efetivamente vc vai querer sua viatura... :?: :?: ... :?: Só trilha, cidade /barro, só cidade...muitas opções. Eu tenho no meu o antigo, porém muito bom Q20B turbinado. Estou muito satisfeito. Vai bem no dia a dia, pois uso para trabalho e tb nas trilhas. Muito forte e econômico. Só não tenho redução (é original).
Espero ter ajudado.
:wink:
[]´s

hugo.morais
14/06/2005, 14:27
Vítor,

Antes de começar a te sugerir qual mecânica vc pode colocar, seria bom vc dizer o que é que veio no lote do seu engesa, as minhas perguntas para te ajudar melhor seriam:

1. No lote vieram os eixos? Como eles estão?
2. Veio caixa de marchas e caixa de transferência?
3. Quais pneus vc pretende utilizar no seu engesa?
4. Qual será o uso que vc pretende dar ao seu engesa?
5. Vc prefere um engesa original ou um modificado e com uma mecânica moderna?

Com estas respostas fica mais fácil tentar te orientar e com isso vc economizar uns $$$ :D

[ ]s,

Vítor Martins
14/06/2005, 17:44
Amigos, antecipadamente, agradeço pelas informações. Qto à utilização que pretendo para o veículo, este será destinado a passeios/viagens, cidade/campo. Qto a trilhas, cansei de destruir Jeeps para fazer gracinha pros outros, e ao final, morrer em muita grana para soerguer o veículo. Haja manutenção. Quero fazer o Engesa de modo que possa viajar com ele longas distâncias, com economia, potência, conforto e segurança. Não pretendo colocá-lo em trilha. Somente estradão terra/asfalto. Qto ao que veio no lote, mecânicamente o veículo estão incompleto, ou seja, falta motor, caixa, radiador, coluna de direção, e SÓ... ou seja, quase tudo. Mas, em matéria de acabamento, está completo. O diferencial é o Dana 44.; Não tenho noção se ele é longo ou curto. Terei de saber mais a respeito. Mais uma vez, valeu pelas informações. Fico aguardando mais. Um grande abraço. Assim que possível, mando fotos.

hugo.morais
14/06/2005, 18:10
Vítor,

Compartilho do seu ponto do visto na questão de utilização da sua viatura, minha camper mesmo hj é só para passeios, viagens e meu transporte do dia-a-dia ;)

Com relação aos acabamentos, existem N opções interessantes, mas não vou comentá-las agora. Então vamos falar da mecânica do bruto :D

Para o seu próposito, mesmo vc ainda não dizendo que pneus pretende usar, os eixos originais dão conta do recado (até 33''), com a vantagem que vc não vai ter de adaptar novos eixos no lugar. Agora se os eixos estiverem incompletos (sem os semi-eixos, coroa e pinhão) vale a pena um estudo se não é mais vantagem partir para eixos novos e mais modernos. Ah, ops eixos originais vão requerer um bom investimento na melhoria dos freios, sugiro o Kit da SBD com pinças da S-10 e discos ventilados, pois são PNP, caso vc tenha um bom mecânico adaptador te dou outras opções :)

Vc não tem o trem de força, então lhe aconselho um conjunto motor e caixa casado, pois a a caixa já foi projetada para a curva de torque do motor, como opções vc tem:

1. Conjunto da Toyota bandeirantes 14B (é o que eu uso)
2. Conjunto da Toyota Hilux SRV 3.0 (cardans com saídas iguais ao do engesa)
3. Conjunto do Troller, Frontier, S-10, Esses vc vai ter de inverter o eixo dianteiro, pois o cardan pois o cardan saí do lado do motorista.
4..... :)

Nada te impede de vc utilizar por exemplo o Motor MWM 2.8 com câmbio 240V e transferência original do fase II, mas nestas opções acima vc terá um motor compacto, 5ª marcha overdrive e redução... Então esta escolha vai depender do seu gosto.

A relação de diferencial terá de ser escolhida de acordo com a configuração do trem de força. O resto é fácil de vc arrumar/achar, tipo a coluna de direção vc pode utilizar uma escamoteável do Opala ou S10, Hidrovácuo e cilindro mestre de Freio eu recomendo usar a da S10 (Membrana dupla) e por ai vai... se esqueci de alguma coisa é só ir falando, blza?

[ ]s,

Vítor Martins
24/06/2005, 15:56
Vítor,

Compartilho do seu ponto do visto na questão de utilização da sua viatura, minha camper mesmo hj é só para passeios, viagens e meu transporte do dia-a-dia ;)

Com relação aos acabamentos, existem N opções interessantes, mas não vou comentá-las agora. Então vamos falar da mecânica do bruto :D

Para o seu próposito, mesmo vc ainda não dizendo que pneus pretende usar, os eixos originais dão conta do recado (até 33''), com a vantagem que vc não vai ter de adaptar novos eixos no lugar. Agora se os eixos estiverem incompletos (sem os semi-eixos, coroa e pinhão) vale a pena um estudo se não é mais vantagem partir para eixos novos e mais modernos. Ah, ops eixos originais vão requerer um bom investimento na melhoria dos freios, sugiro o Kit da SBD com pinças da S-10 e discos ventilados, pois são PNP, caso vc tenha um bom mecânico adaptador te dou outras opções :)

Vc não tem o trem de força, então lhe aconselho um conjunto motor e caixa casado, pois a a caixa já foi projetada para a curva de torque do motor, como opções vc tem:

1. Conjunto da Toyota bandeirantes 14B (é o que eu uso)
2. Conjunto da Toyota Hilux SRV 3.0 (cardans com saídas iguais ao do engesa)
3. Conjunto do Troller, Frontier, S-10, Esses vc vai ter de inverter o eixo dianteiro, pois o cardan pois o cardan saí do lado do motorista.
4..... :)

Nada te impede de vc utilizar por exemplo o Motor MWM 2.8 com câmbio 240V e transferência original do fase II, mas nestas opções acima vc terá um motor compacto, 5ª marcha overdrive e redução... Então esta escolha vai depender do seu gosto.

A relação de diferencial terá de ser escolhida de acordo com a configuração do trem de força. O resto é fácil de vc arrumar/achar, tipo a coluna de direção vc pode utilizar uma escamoteável do Opala ou S10, Hidrovácuo e cilindro mestre de Freio eu recomendo usar a da S10 (Membrana dupla) e por ai vai... se esqueci de alguma coisa é só ir falando, blza?

[ ]s,

Wallace
24/06/2005, 22:37
Engesa bom é 4 cc motor de Opala...
Pode melhorar mundando ele para 3.0 ou quase isso.
Qualquer outro motor como o 6 cilindros Opala ou qualquer Diesel deixa o Engesa ruim de trilha, pois fica com a frente afundando em tudo que é lugar.

caducouto
27/06/2005, 12:03
Olá Vitor, bem vindo ao clube.
Sou de BH tbm e gostaria de saber quem vai mexer no seu carro.
Tenho um engesa F1 que está em fase final de montagem lá no Adriano (almeidas 4x4).
Ele é muito experiente com adaptações e talvez te oriente. No meu, coloquei um V6 de F250 Gasolina (se vc quer economia, acho que não serve). Ligue pra ele, comprei motor lá mais barato que no mercado.
TEL. 33950466
Espero que ajude.

Marcelo Lopes
27/06/2005, 14:47
Vitor,

Eu tive um Engesa Fase I, com motor 6cc e Clark 4m que nunca me deram problema. Mesmo em trilhas, com pneus argentinos, era o bicho. Muita Land, jipes e JPX não passavam onde o bruto conseguia. O principal fator do sucesso do Engesa é a sua suspensão, não o motor. Prefira um com força e baixo custo de manutenção. Lembre-se eue em viagens, sempre podemos precisar de uma peça ou outra.

haundrich
27/06/2005, 16:48
Vc não tem o trem de força, então lhe aconselho um conjunto motor e caixa casado, pois a a caixa já foi projetada para a curva de torque do motor, como opções vc tem:

1. Conjunto da Toyota bandeirantes 14B (é o que eu uso)
2. Conjunto da Toyota Hilux SRV 3.0 (cardans com saídas iguais ao do engesa)
3. Conjunto do Troller, Frontier, S-10, Esses vc vai ter de inverter o eixo dianteiro, pois o cardan pois o cardan saí do lado do motorista.
4..... :)

Nada te impede de vc utilizar por exemplo o Motor MWM 2.8 com câmbio 240V e transferência original do fase II, mas nestas opções acima vc terá um motor compacto, 5ª marcha overdrive e redução... Então esta escolha vai depender do seu gosto.


[ ]s,

Isso que o Hugo escreveu é muito importante, sobre o casamento do motor e câmbio. O MWM 2.8 do meu com o câmbio 240V deixa um buraco entre a 4 e 5 marcha. Então se vc pretende viajar muito, essa característica vai incomodar. Principalmente quando se usa pneus 33.

Eu tenho que rever a relação que está no meu diferencial (os dois são de C-20, senão me engano), pois isso aumenta mais ainda o "buraco" da 4 para 5 marcha.

Tipo vc está atrás de um ônibus, subindo, a 100 km/h , e quer ultrapassar. Sou obrigado a reduzir para a quarta marcha. Aeh vc não ultrapassa, pois seu motor entrou no giro máximo com esse câmbio 240V. Faltavam só umas 600 a 1000 rpms a menos, ou seja, uma quarta marcha pouco mais alongada.

A grande vantagem do MWM 2.8 diesel, pelo que li aqui no fórum, não lembro mais onde, é que ele é mais leve que o GM 6 canecos gas/alc.
Não posso comprovar o peso unitário, mais comprovei na balança rodoviária a distribuição do peso (com capota) . Ficou 1100 kgs na frente e 1000 kgs no eixo traseiro, ou seja , 52% dianteiro / 48% traseiro.

A economia do meu conjunto diesel fica em torno de 9-8 km/l a 100- 110 km/h.

Falouws

Flávio Schurt

Vítor Martins
03/07/2005, 22:42
Amigos Engeseiros! Finalmente meu Engesa já está no cavalete, pronto para começar a ser montado! Falta motor e transmissão, e optei pelo MWM 2.8, sprinter.(mesma mecânica do Marruá). Acredito que ficará bom. Os diferenciais são originais. Verei como se comportarão. Quanto ao restante, está tudo OK!, tendo em vista que era do EB e a lata, bem como acabamento e equipamentos estão em perfeito estado. Vou manter o seu aspecto e características de viatura militar. Assim que possível, mandarei fotos da reforma. Em tempo: duas perguntas: Alguém sabe se aquele acabamento do paralama, de plástico que vai nas laterais das rodas, é o mesmo para as versões Fase I e Fase II???? As rodas originais de seis furos, são as mesmas da Toyota??? Qual o melhor lugar em SP para se adquirir as buchas de suspensão, bem como os calços da carroceria? Mais uma vez, muito obrigado, e um grande abraço. Vítor.

Eduardo Chaves
04/07/2005, 11:38
Alguém sabe se aquele acabamento do paralama, de plástico que vai nas laterais das rodas, é o mesmo para as versões Fase I e Fase II???? As rodas originais de seis furos, são as mesmas da Toyota??? Qual o melhor lugar em SP para se adquirir as buchas de suspensão, bem como os calços da carroceria? Mais uma vez, muito obrigado, e um grande abraço. Vítor.

Vítor,

Parabéns pela "Máquina", posta umas fotos aí pra gente...

- Não sei se o acabamento é o mesmo... :oops:
- A furação das rodas é a mesma da Toyota sim...
- Buchas em PU Suspensão = Marcelo Buchli (11) 5851-9056/5533-9691
- Calços de Carroceria = Made in Home ou original coxim traseiro cabine D10 ou Coxim motor F4000 com 2,5"

Grande []...

Vítor Martins
04/07/2005, 20:39
Valeu migão !!!!

wilson ghetti
05/07/2005, 08:31
Vitor, bom dia, esses acabamentos são chamados alargadores, e com certeza são diferentes o do faseI , II e III, principalmente nas rodas de trás, os angulos são diferentes. No seu caso que é fase II, tenho um amigo aki em SP. que trocou os deles por um mais largo(ele colocou pneu 35), e tem os 4 novos(originais) .Se interessar me mande uma mp que eu passo o tel dele ou o seu tel pra contato.
Até mais.....

Vítor Martins
05/07/2005, 11:49
Caro amigo, pode mandar o telefone, que dependendo do preço farei negócio. Muito obrigado. Vítor

wilson ghetti
05/07/2005, 19:53
Boa noite Vitor, ja te respondi por MP. valeu...