PDA

Ver Versão Completa : Chave reserva Ranger



Imperador!
13/09/2011, 09:10
Pessoal é o seguinte:
A chave reserva da minha Ranger desapareceu daqui de casa. Provavelmente perdemos fazendo uma limpeza ou coisa do tipo e agora só estou com a chave de iginição dela.

Liguei para um chaveiro e ele me cobrou R$ 300 para fazer a cópia da chave da Ranger. Caríssimo!

Pensei então em tirar uma cópia da chave somente para abrir as portas por medida de segurança (já fiz isso) e estudar um meio para tirar uma cópia da chave da ignição que não seja tão caro.

Perguntas:
a) O que pode acontecer se eu tentar ligar o carro com esse chave? Frita tudo?
b) A chave original da Ranger tem um dispositivo (PATS) de segurança, como ele funciona?
c) Estava pensando em comprar uma daquelas chaves canivete no Mercado Livre e mandar fazer a chave nela... como fica o PATS nesse caso?

Walter L. L. Casitta
13/09/2011, 10:02
Vai ter que fazer a cópia da chave com o transponder. De outra forma a o PATS mantem funcionamento do motor bloqueado...

marciomeurer
13/09/2011, 10:33
uma vez tive que tirar uma copia da uma strada que eu tinha... porem eu não perdi ela simplesmente quebrou de tanto abrir a porta (depois botei trava e alarme nela) levei num chaveiro ele pediu a reserva (aquela laranjada) e a chave quebrada... ele arrancou o chip de codificação que fica no miolo e fez uma copia a partir da reserva e pronto... me cobrou R$ 50,00 conto pelo serviço... verifica se dá para fazer o mesmo com a sua...

edit: aquela chave laranja me disseram que não pode ficar dando partida com ela pois desliga um negocio la da codificação ou algo assim e se ficasse usando ela iria danificar num sei oq la e bla bla bla... não sei se é verdade

Imperador!
13/09/2011, 11:13
Vai ter que fazer a cópia da chave com o transponder. De outra forma a o PATS mantem funcionamento do motor bloqueado...

Se eu tentar funcionar o motor com a chave sem o transponder, pode ferrar com alguma coisa?
O chaveiro e a ccs me botaram muito medo disso...

Imperador!
13/09/2011, 11:15
uma vez tive que tirar uma copia da uma strada que eu tinha... porem eu não perdi ela simplesmente quebrou de tanto abrir a porta (depois botei trava e alarme nela) levei num chaveiro ele pediu a reserva (aquela laranjada) e a chave quebrada... ele arrancou o chip de codificação que fica no miolo e fez uma copia a partir da reserva e pronto... me cobrou R$ 50,00 conto pelo serviço... verifica se dá para fazer o mesmo com a sua...

edit: aquela chave laranja me disseram que não pode ficar dando partida com ela pois desliga um negocio la da codificação ou algo assim e se ficasse usando ela iria danificar num sei oq la e bla bla bla... não sei se é verdade

O problema é que cobraram R$300 pra fazer o serviço aqui (mais barato).
Além disso, fora a ccs, só dois chaveiros de toda a cidade tem o equipamento para copiar a chave?

Quer dizer então que não dá pra comprar uma chave daquelas tipo canivete e adaptar a chave da Ranger?

Walter L. L. Casitta
13/09/2011, 12:06
Se eu tentar funcionar o motor com a chave sem o transponder, pode ferrar com alguma coisa?
O chaveiro e a ccs me botaram muito medo disso...

Boqueia apenas e só a original desbloqueia...

marciomeurer
13/09/2011, 15:01
O problema é que cobraram R$300 pra fazer o serviço aqui (mais barato).
Além disso, fora a ccs, só dois chaveiros de toda a cidade tem o equipamento para copiar a chave?

Quer dizer então que não dá pra comprar uma chave daquelas tipo canivete e adaptar a chave da Ranger?

acredito que deia sim... o chip de codificação dela com certeza vai estar no miolo da chave... é so colocar no tipo canivete e ta 0!

pzaidan
19/09/2011, 18:18
Amigão,

Depois que o alarme trancou a minha com a chave dentro de motor ligado, comprei 4 chaves reserva com transponder no site EBAY.
Chegaram rapidíssimo (1 semana), custaram 20 reais cada uma. Vêm lisas então você gasta mais 4 reais para cortar.
Se você tiver duas codificadas você mesmo as codifica.
Com isso por pouco menos de 100 reais fiz 4 chaves que hoje ficam com muié, mãe, etc no caso de eu fazer outra burrada.

No chaveiro é isso mesmo, de 300 pratas pra cima.

abraço

Imperador!
20/09/2011, 12:43
Amigão,

Depois que o alarme trancou a minha com a chave dentro de motor ligado, comprei 4 chaves reserva com transponder no site EBAY.
Chegaram rapidíssimo (1 semana), custaram 20 reais cada uma. Vêm lisas então você gasta mais 4 reais para cortar.
Se você tiver duas codificadas você mesmo as codifica.
Com isso por pouco menos de 100 reais fiz 4 chaves que hoje ficam com muié, mãe, etc no caso de eu fazer outra burrada.

No chaveiro é isso mesmo, de 300 pratas pra cima.

abraço
Você tem como passar o link pra mim?

Pedro Eduardo Patussi
07/09/2012, 22:36
tbm tem o tal de pads na ranger 2.8 diesel??ou seja...tbm precisa de chave com transponder??
comprei uma ranger ...e o antigo dono perdeu a chave reserva...

Imperador!
08/09/2012, 08:46
tbm tem o tal de pads na ranger 2.8 diesel??ou seja...tbm precisa de chave com transponder??
comprei uma ranger ...e o antigo dono perdeu a chave reserva...

Eu acho que tem sim, Pedro. Quando tu botar a chave na ignição, salvo engano, aparece um avisozinho vermelho no painel...
Só pra dar um up no tópico, deixei a empreitada pra trás (chave canivete), iria dar muito trabalho...

Pedro Eduardo Patussi
08/09/2012, 13:30
Eu acho que tem sim, Pedro. Quando tu botar a chave na ignição, salvo engano, aparece um avisozinho vermelho no painel...
Só pra dar um up no tópico, deixei a empreitada pra trás (chave canivete), iria dar muito trabalho...

na minha ranger v6...parecia esse aviso... theft....no painel...
na ranger diesel não ta parecendo nada no painel de theft nem de alarme não...e ainda é alarme original igual da v6...
porem a chave é diferente...
da v6 era uma chave grossa escrito ford...
da 2.8 é uma chave simples sem nada escrito...(acho até q foi mandada fazer..)
preciso fazer uma chave reserva..e controle reserva pra ela....

Imperador!
08/09/2012, 15:16
Tem um jeito fácil de descobrir então... manda fazer uma cópia simples (R$ 3) e testa pra ver se funciona! Abraço!

eduardo1968
09/09/2012, 12:18
tbm tem o tal de pads na ranger 2.8 diesel??ou seja...tbm precisa de chave com transponder??
comprei uma ranger ...e o antigo dono perdeu a chave reserva...


Pedro

A tua ranger não tem esse sistema eletrônico. Pague 10,00 e mande fazer uma cópia simples que ela vai funcionar sem problema.

Pedro Eduardo Patussi
11/09/2012, 19:25
Mandei fazer a copia da chave comum...R$20,00 ¬¬...mas deu certo blz...abre as portas e pega na partida blz...

avenger
20/10/2012, 04:32
Eu também me informei sobre isso... A princípio a impressão de que a concessionária me passou é que simplesmente a outra chave não liga o carro. Mas a minha chave principal não é chipada. Segundo o atendente da concessionária, essas chaves têm um compartimento azul na parte oposta de onde fica a haste com o segredo (a parte que fica dentro da ignição) que é justamente o compartimento do chip.

Segundo ainda esse atendente, o que faz para o carro aceitar essa chave, é um "código secreto" de ligar/desligar o carro, não pareceu coisa de outro mundo, mas como cadastrar um novo controle remoto em alarme convencional.... mas não é que o cara é de concessionária que ele vai saber tudo também né.

Bom, quando eu descobri minha chave reserva perdida dentro do proprio carro, eu fui correndo ver se o controle do alarme funcionava (consertei) e se o carro ligava. Foi tudo sem problemas. A chave é fina como Pedro Eduardo falou, tem um lugar do emblema da ford com um orifício de fixação, mas nada de emblema ford. A chave reserva aparenta nunca ter sido usada e ambas têm uma marcação 'S' na junção da haste com o plástico. Isso indica que ou as duas são originais, ou as duas são terceirizadas. A ignição no carro tem sinais de que pode já ter sido aberta, então tudo pode ter acontecido ali.

Vou pesquisar um pouco sobre essa chave. Já sei que o sistema não tem proteção por chip, mas quero saber se as chaves são originais ainda. A "em uso" tem bastante sinais de desgaste por uso, e a "reserva" está ilesa, embora o controle esteja com marcas de uso (e tinha defeito). Presumi que o dono anterior trocou o controle quando deu problema, preservando a chave em uso.

Eu achei bastante chaves buscando por "ranger transponder ignition key" no eBay. :) (chaves 'virgens')

avenger
20/10/2012, 04:50
minha chave é igualzinha a essa:
Ford Vehicles Transponder Pats Key K02FS TFW | eBay (http://www.ebay.com/itm/221141605193?item=221141605193&viewitem=&vxp=mtr)


agora me deu a pulga atrás da orelha, se ela é chipada ou não.....


Mais uma coisa que tou lendo, importante, sobre essas chaves. Dependendo do anúncio eles mandam instruções pra você poder fazer você mesmo a réplica do código, desde que você tenha já duas chaves válidas. Se não tiver duas chaves, aí é no chaveiro ou concessionária, que deve furar o olho. Qualquer chave vem "virgem" pra ser trilhada da mesma forma que a chave original é. Já estou considerando fortemente fazer uma terceira chave mesmo!..

A do link acima você mesmo copia se tiver duas reserva. No eBay, pelo que vi, geralmente as que vêm com o logo da ford vêm de China/HongKong e não vêm com instruções de como copiar -- o vendedor instrui a copiar no chaveiro. Nessas sem o logo, geralmente estão nos EUA e o vendedor sempre fala que encaminha instruções simples de duplicar a chave caso se tenha as duas funcionais.

Pedro Eduardo Patussi
20/10/2012, 08:40
minha chave é igualzinha a essa:
Ford Vehicles Transponder Pats Key K02FS TFW | eBay (http://www.ebay.com/itm/221141605193?item=221141605193&viewitem=&vxp=mtr)


agora me deu a pulga atrás da orelha, se ela é chipada ou não.....


Mais uma coisa que tou lendo, importante, sobre essas chaves. Dependendo do anúncio eles mandam instruções pra você poder fazer você mesmo a réplica do código, desde que você tenha já duas chaves válidas. Se não tiver duas chaves, aí é no chaveiro ou concessionária, que deve furar o olho. Qualquer chave vem "virgem" pra ser trilhada da mesma forma que a chave original é. Já estou considerando fortemente fazer uma terceira chave mesmo!..

A do link acima você mesmo copia se tiver duas reserva. No eBay, pelo que vi, geralmente as que vêm com o logo da ford vêm de China/HongKong e não vêm com instruções de como copiar -- o vendedor instrui a copiar no chaveiro. Nessas sem o logo, geralmente estão nos EUA e o vendedor sempre fala que encaminha instruções simples de duplicar a chave caso se tenha as duas funcionais.


a minha chave tbm é igual essa....

ja a chave da minha ranger v6...era diferente...era mais bonita...com aspecto mais moderno...e mais grossa tbm(provavelmente pq tinha o chip dentro...)

avenger
20/10/2012, 16:51
Pior é que tudo indica que esse diacho de chave é chipado sim. Não só achei dela no eBay pra comprar "dizendo que é chipada" como no manual eu vi as instruções de como cadastrar novas chaves (desde que se tenha duas cadastradas).
Eu vou de todo modo importar uma chavinha dessas (ou se tiver num preço bom no ML), fazer só o molde correto dela no chaveiro, e testar (sem antes tentar cadastrar). Segundo o manual, o carro simplesmente não vai dar a partida, é como tentar ligar ele sem apertar a embreagem.

Desnickadu
21/10/2012, 13:08
Só um exclarecimento pro pessoal:

A chave que tem a marquinha laranja/vermelha é a "master key", essa é a primeira chave cadastrada na central e a que não pode ser perdida. Se essa chave for perdida só as concessionarias tem o programa da central pra cadastrar outras.
A que se usa geralmente é uma chave totalmente preta que é a segunda cadastrada. Essa se for perdida não tem problema pois ainda da pra cadastrar mais chaves na central.

O procedimento esta no manual, se não tiver o manual na internet se encontra facil.


Cada chave tem um codigo diferente no transponder, esse codigo precisa ser gravado na central eletronica do carro. Se não me engano até 5 chaves podem ser cadastradas e se vc tiver menos de duas chaves cadastradas fica gravado um erro na central.

avenger
21/10/2012, 13:46
Só um exclarecimento pro pessoal:

A chave que tem a marquinha laranja/vermelha é a "master key", essa é a primeira chave cadastrada na central e a que não pode ser perdida. Se essa chave for perdida só as concessionarias tem o programa da central pra cadastrar outras.
A que se usa geralmente é uma chave totalmente preta que é a segunda cadastrada. Essa se for perdida não tem problema pois ainda da pra cadastrar mais chaves na central.

O procedimento esta no manual, se não tiver o manual na internet se encontra facil.


Cada chave tem um codigo diferente no transponder, esse codigo precisa ser gravado na central eletronica do carro. Se não me engano até 5 chaves podem ser cadastradas e se vc tiver menos de duas chaves cadastradas fica gravado um erro na central.

No manual eu li (em resumo) que você coloca a chave principal, a segunda chave, e só então a chave a cadastrar. Para cadastrar uma quarta chave, coloca de novo a principal, a segunda, então a nova chave, até 8 chaves. Acima de 8 chaves (kkk) só na concessionária. Não houve menção a chave principal nem secundária. Mas minha viaturinhona não acende luz THEFT, mas eu não hesito em pensar que ela tá simplesmente queimada (claro que também pode ser que não funcione). Acho que vou comprar uma chave dessas dos EUA (já ofertei no leilão de uma que acho que fecha a 8 dólares+frete). Quando eu copiar ela, vou tentar virar o carro sem fazer o ritual de acasalamento... digo, de cadastramento de chaves.

Pedro Eduardo Patussi
21/10/2012, 14:37
avenger vai comprar a chave com chip pra q??
sua ranger num é 2.8??
a minha 2.8 a chave é igual essa do link do ebay...e não tem chip nenhum...inclusive a chave reserva q mandei fazer comum..tbm é parecida...e funciona a caminhonete normal....

avenger
22/10/2012, 20:49
Eu já tinha dado o 'bid' (lance) lá no eBay, mais pra ver qual era mesmo. Não fica muito cara a chave (uns 50 reais no máximo), e de um jeito ou de outro, iria funcionar! hehe
Eu sinto que ela "sente" a chave quando coloco ela na ignição, pode ser um sistema mecânico, mas ela pára um pouco o beep na hora que encaixo a chave, e volta a beepar (quando tá com a porta aberta)... A sua também tem essa "sensibilidade" com a chave?

Imperador!
23/10/2012, 23:45
Só as 3.0 que tem chip na chave. O chip da chave é lido em conjunto com um leitor que existe no compartimento da chave... por isso que quem transplanta o motor de Ranger tem que adaptar o mesmo sistema de ignição reconhecido pela ECU, senão o carro não pega.

Pedro Eduardo Patussi
24/10/2012, 08:47
Só as 3.0 que tem chip na chave. O chip da chave é lido em conjunto com um leitor que existe no compartimento da chave... por isso que quem transplanta o motor de Ranger tem que adaptar o mesmo sistema de ignição reconhecido pela ECU, senão o carro não pega.

acho q não hein imperador...pq desde o manual da ranger 99 v6 ja tinha o tal PADS no manual...de chave com chip...programação de controle etc... o manual da ranger v6 serve tbm para a 2.5 gasolina...e 2.5 diesel...

Imperador!
24/10/2012, 09:28
Mais tarde quando tiver em casa, posto o diagrama elétrico da ignição da 3.0, aí vocês vão ver :concordo:

Pedro Eduardo Patussi
24/10/2012, 09:55
Mais tarde quando tiver em casa, posto o diagrama elétrico da ignição da 3.0, aí vocês vão ver :concordo:

não não...acho que vc não entendeu oq eu quis dizer....
eu acho q alem da ranger 3.0...ainda tem mais algum modelo q usa o msm sistema de segurança...(principalmente as a gasolina q são tds eletronicas)

Imperador!
24/10/2012, 10:34
não não...acho que vc não entendeu oq eu quis dizer....
eu acho q alem da ranger 3.0...ainda tem mais algum modelo q usa o msm sistema de segurança...(principalmente as a gasolina q são tds eletronicas)

Entendi, só tô dizendo que as 2.8 e 2.5 não tem chip...
Sobre as Ranger a gasolina, já não posso falar ...

Imperador!
24/10/2012, 13:36
377075
Explicando +- como funciona a ignição da Ranger 3.0:

Existe um chip na chave do carro e um dispositivo de leitura do chip da chave que fica abaixo do local onde se introduz a chave que o diagrama da Ford deu o nome FDP de "transceptor anti-furto passivo". Esse dispositivo ao fazer a leitura do chip da chave, se comunica com a ECU que tem o chip da chave compatível com ela registrada em sua memória. Se a chave for a certa, o carro liga; se não for, a ignição não ocorre.

Por isso que eu disse que quando se transplanta um NGD 3.0 também é preciso trazer junto as chaves originais do carro.

hugocsl
24/10/2012, 16:48
Tive uma Ranger V6 98 e uma Explorer V6 98, nenhuma delas tinha chave codificada ou com Chip.

Hj tenho um troller 07 com motor 3.0 igual das ranger e a chave tb não tem chip, qq chaveiro copia.

[]´s

miguelcps
24/10/2012, 16:56
Tive uma Ranger V6 98 e uma Explorer V6 98, nenhuma delas tinha chave codificada ou com Chip.

Hj tenho um troller 07 com motor 3.0 igual das ranger e a chave tb não tem chip, qq chaveiro copia.

[]´s

Posso até estar falando besteira, mas pelo que me lembro a Explorer que tive 97/98 tinha chip na chave e a F-250 99 V6 tbem.

Imperador!
24/10/2012, 17:16
Tive uma Ranger V6 98 e uma Explorer V6 98, nenhuma delas tinha chave codificada ou com Chip.

Hj tenho um troller 07 com motor 3.0 igual das ranger e a chave tb não tem chip, qq chaveiro copia.

[]´s

Troller é outro esquema, não usa chave codificada...

Vinicius Hauagge
24/10/2012, 17:43
Na minha explorer, que foi colocado o motor da ranger 3.0 foi necessário colocar além da chave, painel da ranger doadora para funcionar direitinho... Se bem que já estava preparado para isso....

Imperador!
24/10/2012, 20:28
Não é bem o painel que precisa, é só aquele tal de "transceptor anti-furto passivo". Mas no teu caso foi bom, porque os paineis eram praticamente plug n' play.

Desnickadu
25/10/2012, 12:26
Só as 3.0 que tem chip na chave. O chip da chave é lido em conjunto com um leitor que existe no compartimento da chave... por isso que quem transplanta o motor de Ranger tem que adaptar o mesmo sistema de ignição reconhecido pela ECU, senão o carro não pega.

Da pra isolar o sistema PATS direto na central.

hugocsl
25/10/2012, 18:01
Posso até estar falando besteira, mas pelo que me lembro a Explorer que tive 97/98 tinha chip na chave e a F-250 99 V6 tbem.

Miguel ta vendo na assinatura e na foto do meu usuário... Essa era a minha antiga Explorer 98, pelo menos nela a chave não tinha chip. E a chave era original Ford.
Além disso fiz 2 chaves reservas em um chaveiro de esquina, inclusive uma delas eu fixei escondida de baixo do carro e esqueci de tirar quando vendi o carro.... hehehe....

avenger
25/10/2012, 19:31
hhmmmm vocês venceram! Lá vou eu no chaveiro simplão fazer uma cópia de minha chave pra tirar a teima! :P

Miguels
30/10/2012, 21:02
Mes passado fiz uma cópia no chaveiro da rua por R$ 15,00 (ainda com o logo da Ford). A chave abre a porta e liga o motor. Deu certo.

Vinicius Hauagge
30/10/2012, 21:28
Só da certo se a ranger tiver bomba injetora, que deve ser seu caso, em razão da sua assinatura...

jardels
09/11/2015, 18:42
Caros amigos,

Desculpem ressuscitar este antigo tópico, mas preciso de ajuda especificamente sobre este assunto com a minha Ranger 99 v6. Fiquei PASMO quando percebi que ele vira o motor sem as chaves. Como isso pode ser possível?

Gostaria de ajuda para reparar a chave de ignição. Alguém tem alguma dica?

Grande abraço,

Jardel