Conectar

Ver Versão Completa : Quebrou o parafuso do arranque dentro da peça

Renan Folly
12/09/2011, 20:18
Seguinte galera, o motor de arranque começou a fazer um barulho meio estranho e vi que estava faltando um parafuso que o fixa mas, o DESGRAÇADO quebrou dentro da peça no bloco do motor:cry: agora a minha dúvida é: o que eu faço? Não sobrou nem uma pontinha. O motor é de opala 4 cilindros.

Espero ajuda.

Edemar
12/09/2011, 20:28
Muita calma nessa hora !...... Conversse com um torneiro.... mecânico... efim, um profissional.

Dic3
12/09/2011, 21:02
Bom eu nao vejo outra solucao... troca o bloco!

brincadeira! hahaha

Uma pergunta, quebrou aquele longo, o curto de baixo ou aquele lateral?

Voce precisa comprar um macho de rosca inversa ligeiramente menor que a rosca do parafuso (deve ser algo proximo de um M8, M10 ali), vai ser meio ruim de achar mas acha!
Faz um furo no que sobrou do parafuso, passa o macho e conforme for abrindo a rosca o parafuso vai soltar.

Outra ideia é com uma microretifica fazer um fenda no que sobrou do parafuso e solta-lo com uma chave de fenda.

Tá aí meus 0,2%

Kim
12/09/2011, 21:10
Vê se te ajuda!
Passe massa de calafetar numa arroela, somente para ela parar no bloco, assim se errar o eletrodo, pega na arroela!!!!

Siga as fotos, é de um bloco de opala, suporte do alternador!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/91139-olhem-cagada-que-fiz-quebrei-um-parafuso-no-cabecote-ajuda-por-favor.html#post1447605

anderson_wzorek
12/09/2011, 23:22
Se não estiver enferrujado:
Pegue um punção de diametro menor que o parafuso ou algo com ponta e material mais duro que que o parafuso e com auxilio de martelo começe a bater no pedaço do parafuso no sentindo para soltar ele.
Voçê vai notar que ao bater com material mais duro vai marcar o parafuso,ai eó só repetir varias vezes a operação.
Assim que um pedaço do parafuso apontar para fora do bloco tente soltar com um alicade de pressão
Tente usar um spray desingripante para ajudar.
Comigo sempre funcionou,e olha que sempre rodei com motor de opala

abração

jackalbr
12/09/2011, 23:38
Não sei se vai ajudar, amis já passei por isso 2 veses, mais com motos (porem, parafusos nos blocos).

Fiz o sequinte, com uma furadeira e uma broca mais fina que o parafuso (sugeriram usar um macho, pode ser tambem) fui furando na paciencia o parafuso bem no meio dele. Fui adevagar até o final. Como a parede do parafuso ficou muito fina, com uma chave de precisão eu consegui ir quebrando as paredes e removendo-as.

PS: levei 3 dias para resolver oq ue fazer depois que um torneiro pediu 200 latinhas para resolver o problema com muita solda e estragos no bloco. Hoje é impossivél perceber o que foi feito, pois não teve nenhum impacto no bloco.

espero ter ajudado.

Abraço

ARINALDO ELOI
13/09/2011, 09:12
As duas sugestões viaveis foram apresentadas e se não quiser tirar o motor fora para resolver essa questão, voce tera que seguir uma das duas. 1a - faça uma ponta em um parafuso da mesma dimensão do que ficou preso no bloco (como se fosse uma ponta de lapis no esmeril). Esse material que foi retirado no esmeril será prenchido com solda na ponta do que ficou preso. Não esqueça de colocar uma arruela presa com massa de calafetar ou superbonder no bloco. Isso impedirá que a solda pegue fora do parafuso. Depois é só desenroscar normalmente. Calculo que um soldador te cobrará 10 pratas para dar essa solda. 2a - Compre um extrator. É um parafuso de aço especial com ponta conica que ao ser enroscado no furo que foce fará no dito parafuso, irá ao mesmo tempo puxando-o para fora. Felizmente existem essas duas soluções e certamente com uma das duas voce se safará. Um extrator destes, aproximadamente de 8mm deve estar em torno de 20 Pratas. Boa sorte.

Renan Folly
13/09/2011, 10:16
como o parafuso quebrado começa um centimetro pra dentro do bloco, acho que soldar não vai dar, gostei dessa ideia do extrator vou procurar por aqui e tentar tirá-lo

valew

Edemar
13/09/2011, 13:41
Todo mundo que já sofreu com motos (pricipalmente antigas),passou por parafusos,prisioneiros quebrados, roscas de vela espanadas etc e tal. Todas as vezes que passei por isto o resultado foi "encher" o bloco furar e fazer rosca de novo.

Rafaminc
13/09/2011, 15:44
como o parafuso quebrado começa um centimetro pra dentro do bloco, acho que soldar não vai dar, gostei dessa ideia do extrator vou procurar por aqui e tentar tirá-lo

valew

Se sobrou alguns fios de rosca intactos, pode tentar comprar um parafuso alen sem cabeça 8.8 com a ponta serrilhada e tentar empurrar para frente o toco quebrado. Só tem que ver se consegue acesso por baixo da cremalheira para retirar o pedaço que cair, senão vai precisar puxar para fora a ponta com um saca parafuso... Veja exemplos: Saca parafuso em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo. (http://lista.mercadolivre.com.br/saca-parafuso-)

Renan Folly
13/09/2011, 20:04
vou comprar o saca parafuso e tentar tira-lo no fim de semana

valeu a todos!

Renan Folly
16/09/2011, 19:07
Pessoal, hoje a tarde consegui tirar o parafuso quebrado, furei ele com uma broca de 5mm e com o saca parafuso tirei ele facilmente, comprei um novo parafuso e já está funcionando normalmente.

Valeu pela ajuda!