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Ver Versão Completa : Pneu asfalto x pneu AT - Tem diferença?



sgrul1
12/09/2011, 18:13
Bom pessoal estou criando esse tópico para concentrar discussão a respeito de pneus. Sempre que ouço opinioes sobre at, dizem que no off road não apresentam mta diferença. Seria na terra, cascalho, barro leve? Inclusive alguns modelos como dunlop, pirelli scorpion tem um desenho bastante semelhante a pneus p asfalto.

Pedroso
12/09/2011, 22:55
minha opiniao pessoal, nao tenho conhecimento tecnico no assunto mas meu pitaco é o seguinte
os 70/30 (esses scorpion da vida que sao bem semelhantes a um pneu RT) não mudam nada, no máximo um pouco mais resistentes.
os 50/50 já tem gomos nos lados do pneu e desenho mais agressivo (variando de acordo com a fabricante) o que hipoteticamente aumenta a área de contato em terrenos moles ou seja ja deve dar uma grande diferença em lama e barro de um pneu liso. Soma-se a isso o fato de terem mais borracha o que os torna mais resistentes a torções e rasgos principalmente na lateral, muito comuns nos onroad onde num fora de estrada leve onde um cascalho ou pedrinha já pode malhar legal o pneu.

Imagino que seja mais ou menos isso, fico curioso para ler dos mais experientes.

Vinicius Hauagge
13/09/2011, 09:15
Bom dia pessoal... é simples, basta fazer uma simples analogia...
Para jogar futebol na grama, usa-se chuteira... Para corridas, usa-se tenis próprio... Andar na praia, chinelo...
É tudo calçado, mas cada um tem suas particularidades e especificações...
O fórum possui inúmeros tópicos falando sobre isso, basta dar uma pesquisada... Falo isso apenas para evitarmos tópicos repetidos, ok?
É simples, basta colocar no google da seguinte maneira: site:4x4brasil.com.br pneus mud at
Seguem algumas respostas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/3769-pneus-x-mud.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/19383-novo-pneu-pirelli-scorpion-atr.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/1831-pneu-ajuda-por-favor.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/92088-opiniao-sobre-pneus.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/56814-pneu-misto-no-asfalto.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/30311-pneus-off-road-e-afins.html - Esse é bem completo!
Atenciosamente,
Vinicius!

Carlos Monaco
13/09/2011, 09:24
Posso falar por esperiencia propria, no meu sitio tem uma porteira no alto de um morro, com minha S10 com pneus AT, consigo sair de boa, meu caseiro com um kadet, tem que parar no plano se parar na subida nao sai, e com a caminhonete nova que comprei que tem pneus 100% asfalto, ela sai mas canta pneu....

Ou seja em cascalho, poeira e barro leve, o pneu faz mta diferença....

sgrul1
13/09/2011, 14:09
Valeu pelas respostas. Vinicius, boas dicas de pesquisa, alguns deles eu ja vinha acompanhando, inclusive alguns que tu nao listou. Não foi meu objetivo repetir o tópico, mas topicos gerais ficam com muita inforrmação sobre varios assuntos. Esse especificamente nao encontrei mta informação por isso criei. Estou usando pneus p asfalto e o desempenho parece bom (p que eu preciso) e preciso decidir o que comprar. Como nao tem pneu bom p tudo, pensei ou num AT, ou num asfalto + um jogo recapado (100% off). Como tenho visto ats com desenho pouco agressivo, e muitos tem me dito que at e ht nao da mta diferença...creio que seja valido concentrar informações especificas sobre esse tema.

guilhermeabreu
13/09/2011, 19:31
Valeu pelas respostas. Vinicius, boas dicas de pesquisa, alguns deles eu ja vinha acompanhando, inclusive alguns que tu nao listou. Não foi meu objetivo repetir o tópico, mas topicos gerais ficam com muita inforrmação sobre varios assuntos. Esse especificamente nao encontrei mta informação por isso criei. Estou usando pneus p asfalto e o desempenho parece bom (p que eu preciso) e preciso decidir o que comprar. Como nao tem pneu bom p tudo, pensei ou num AT, ou num asfalto + um jogo recapado (100% off). Como tenho visto ats com desenho pouco agressivo, e muitos tem me dito que at e ht nao da mta diferença...creio que seja valido concentrar informações especificas sobre esse tema.


Não caia na de comprar dois jogos de pneus , já fiz ísto e nunca tenho tempo de trocar qdo preciso trocar , vai de A/T que ficará bem resolvido seus problemas , os pneus A/T duram menos km do que os 100% asfalto qdo vc usa mais em asfalto , ou seja se o seu uso for mais asfalto o A/T rodará menos km do que 100% asfalto , só pra lembrar .

Supercharger
14/09/2011, 09:10
Concordo com o Dr. Guilherme. Já fiz isso de ter dois jogos de rodas com dois jogos de pneus. Se eu tiver feito a troca duas vezes foi muito. Nunca tinha tido pneus AT antes e faz uns 3 meses que coloquei em minha SW4. Sobre durabilidade portanto não posso dizer nada, mas sobre o uso posso dizer o seguinte. No asfalto eles "zunem", bem menos que um MUD, mas o zunido está lá. Não me incomoda, mas há pessoas que não toleram o menor barulhinho, não sei se é o seu caso. Testei em estradas de terra com MUITA poeira solta e cascalho e fiquei impressionado, seguram muito nas curvas. Na lama não tenho dúvida alguma que serão ruins, mas está dentro do que eu me propus ao adquirí-los.

Saudações,
Gustavo.

Sem Loção
14/09/2011, 10:30
Como tenho visto ats com desenho pouco agressivo, e muitos tem me dito que at e ht nao da mta diferença...creio que seja valido concentrar informações especificas sobre esse tema.

Olá, sgrul1..

tenho na minha tr4 2006 um jogo TOYO Open Country AT e na minha 2011 um jogo do Pìrelli original (que se diz AT).... é MUITA diferença,no offroad leve que eu faço.... já fiz trilha com a 2011 e qualquer poeira solta, patina.... dá uma olhada na diferença dos TOYO, ambos Open Country, mas um AT e utro HT...

abs!

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQuvR4Mcfgw0LhFC1GIFS4NexynnJxvq AA67qCz04oVVx60UbtzyQ

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTEdfdYYdvw_leXKeMzkaGoLAvrcKy6V vljKWsNJ_VKHlLyC1gH

guilhermeabreu
14/09/2011, 11:45
Concordo com o Dr. Guilherme. Já fiz isso de ter dois jogos de rodas com dois jogos de pneus. Se eu tiver feito a troca duas vezes foi muito. Nunca tinha tido pneus AT antes e faz uns 3 meses que coloquei em minha SW4. Sobre durabilidade portanto não posso dizer nada, mas sobre o uso posso dizer o seguinte. No asfalto eles "zunem", bem menos que um MUD, mas o zunido está lá. Não me incomoda, mas há pessoas que não toleram o menor barulhinho, não sei se é o seu caso. Testei em estradas de terra com MUITA poeira solta e cascalho e fiquei impressionado, seguram muito nas curvas. Na lama não tenho dúvida alguma que serão ruins, mas está dentro do que eu me propus ao adquirí-los.

Saudações,
Gustavo.

GRANDE GUSTAVO

Como vc esta com os A/T agora não tem como saber da durabilidade , mas faz bastante tempo que troquei os MUD que comprei pela 1ª vez pelos A/T , no meu caso qdo tinha uma BAND com motor OM314 ( 608 ) na lama não fazia diferença entre o MUD e o A/T simlesmente pq a BAND com este motor não dava giro para limpar nem o MUD e nem o A/T todos os dois viravam SLIC pq enchiam de barro e patinavam bem . Sem falar que os BF MUD na minha BAND só durou em torno de 30.000 km , achei rodar muito pouca km , acho que é pela maneira que eu ando , pq os outros daqui rodaram mais de 50.000 km com os MUD .

Mas gostei muito dos A/T e uso eles hoje em meu ENGESA com motor MWM 2.8 e na minha BONEQUINHA SW4 93 , e recomendo resolve bem no asfalto e nas trilhas leves e médias , pq nas trilhas pesadas até os MUD não dão conta do recado , aí teria que partir para os 3K ou outros do genero ou seja 100% barro e feito por encomenda como os 3K , GENIUS, OST e similares .

Qto a durabilidade na minha SW4 qdo usei o MICHELLIN 100% asfalto rodei 85.000 km , os PIRELLI 75.000 km .

Agora usando os A/T na mesma SW4 estão rodando 70.000 km , logo como já disse , um pouco menos do que os pneus 100% asfalto , mas vale a pena pq vc faz tudo com eles sem passar muita vergonha .

Com meu ENGESA que foi feito pra socar , onde os outros vão com os MUD eu vou com os meus A/T e já teve oportunidades que os outros não passaram com os MUD e eu passei com os meus A/T aí pode ser por ser um ENGESA e/ou a pecinha atras do volante , hahahahahahahahaha . Mas os A/T atendem bem para uso mixto e foi para ísto que eles foram projetados .

Pedroso
20/09/2011, 14:33
segue um vídeo para ilustrar o potencial dos pneus A/T, esse é um vídeo do usuário Elver aqui do forum com pneus General Grabber AT2

Trilha de Castelhanos - Maio 2010 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-PPGNdeCxOI&feature=player_embedded)

guilhermeabreu
21/09/2011, 00:51
segue um vídeo para ilustrar o potencial dos pneus A/T, esse é um vídeo do usuário Elver aqui do forum com pneus General Grabber AT2

Trilha de Castelhanos - Maio 2010 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-PPGNdeCxOI&feature=player_embedded)

É como falei , Castelhanos tb ? Como vc mesmo falou , até com MUD não subiram .

REPETINDO MAIS UMA VEZ , QUE EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS : os MUD não diferem muito dos A/T , nestes casos só pneu específicos para trilhas mesmo é que resolve bem , e sendo bem repetitivo , para pessoas que usam o carro 80% em asfalto e fazem trilhas esporádicas e leves , VAI DE A/T que ficará bem servido , ter dois conjuntos de pneus é um saco e NUNCA A GENTE TEM TEMPO E SACO PRA TROCAR e ficam lá os pneus específicos para lama braba e trilhas pesadas como CASTELHANOS em dias bastante chuvosos encostado no canto até perderem a validade , ressecarem e perderem dinheiro com dois jogos de pneus .

sgrul1
22/09/2011, 00:12
Estou pensando em colocar o Kuhmo at, 285/70/17. O original da camionete é 265/65/17. O que acham? Esse pneu tem bom desempenho e boa durabilidade?

Sem Loção
22/09/2011, 09:01
Estou pensando em colocar o Kuhmo at, 285/70/17. O original da camionete é 265/65/17. O que acham? Esse pneu tem bom desempenho e boa durabilidade?

Parece um desenho bem interessante... qto à durabilidade não sei informar....

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS2V5bEB0RL1lqLHEJJ_3-jGqlArHeD_ZhY4EAhN-iclqy9YCxo&t=1

Já viu se vai caber já que tá passando de um 265/65 pra um 285/70?

Abs!

sgrul1
22/09/2011, 16:31
Não tenho certeza, encontrei um usado aki e vou pedir p borracheiro instalar p ver se cabe. Caber, cabe, so preciso ver se não vai ficar raspando.

sgrul1
22/09/2011, 17:20
OutrA coisa, entre o toyo e o kuhmo, qual dos 2 é melhor?

samukanvas
26/09/2011, 12:36
Eu prefiro usar pneus Street, pois seguram como at na maioria dos obstáculos que ando junto com algum equipamento tipo guincho ou bloqueio para situações mais pesadas pro pneu. Isso para meu carro de passeio que eventualmente pega um passeio na areia, terra batida com pouca lama etc... Prefiro suavidade no dia a dia.

Não sendo isso, parto logo pro Mud de carcaça diagonal... Ou 8 ou 80... No jipe de trilha é assim.

Abs

sgrul1
26/09/2011, 14:45
Eu prefiro usar pneus Street, pois seguram como at na maioria dos obstáculos que ando junto com algum equipamento tipo guincho ou bloqueio para situações mais pesadas pro pneu. Isso para meu carro de passeio que eventualmente pega um passeio na areia, terra batida com pouca lama etc... Prefiro suavidade no dia a dia.

Não sendo isso, parto logo pro Mud de carcaça diagonal... Ou 8 ou 80... No jipe de trilha é assim.

Abs
Pois é isso que me refiro. Eu passei na transamazonica ja com pneu HT. So que se pegasse um atoleiro dos grandes, meso o AT nao iria fazer diferença eu acho. Ja ouvi mtos dizerem que onde passa um passa o outro, so talves com um pouco mais de trabalho. O problema é atoleiro mais pesado: a situação onde atola com HT se tivesse de AT passaria? e dai se tiver at, ht vai ficar do mesmo jeito. E em situações de terra batida, cascalho o ht vai tb, mesmo que o at tenha melhor desempenho.

samukanvas
26/09/2011, 20:54
Existem diversas situações que vc pode precisar de um pneu. No meu caso, eu não necessito de um AT. As situações que eu passo, aturam HT.

Já outros usuários preferem AT, Mud etc... Depende como cada um se sente mais seguro.

Se para seu uso o AT não faz diferença, na minha opinião, eu ficaria com um pneu mais confortável como o HT. Mas essa é minha opinião ;)

Abs

FabioAndre
28/05/2020, 00:15
Buenas pessoal,

Vou responder esse tópico, mesmo sendo em 2020, pois os tópicos são antigos demais. Estive pesquisando sobre pneus atuais pra por na SW4 e as informações estão meio defasadas. Creio que, fazendo comentários eu consiga depois criar um novo tópico, mais atualizado.

Glaicon
28/05/2020, 08:53
Buenas pessoal,

Vou responder esse tópico, mesmo sendo em 2020, pois os tópicos são antigos demais. Estive pesquisando sobre pneus atuais pra por na SW4 e as informações estão meio defasadas. Creio que, fazendo comentários eu consiga depois criar um novo tópico, mais atualizado.
Bom, o pneu AT possui uma altura maior da banda de rodagem, diminuindo a chance de um furo.
Se há diferença na lama deve ser coisa pequena, como já disseram nas postagens antigas.
Eu troquei de pneus HT para AT na minha Full em 2018, pois tinha viagem para Ushuaia, numa só viatura.
Queria que os pneus não me dessem trabalho furando.
Não furaram nos 10.900 Km's percorridos.
Quanto ao consumo, piorou 8% em relação aos pneus HT.
Também fazem um pouco mais de barulho.
Mas, nada que atrapalhe a viagem.
Estou satisfeito.:concordo:

luizcarlosw
28/05/2020, 10:57
Vamos colocar em perspectiva.

Temos Brasil, Chile e Anchorage e você trabalha no Brasil mas 2 vezes por ano precisa ir para Anchorage e para o Chile.

Há 3 tipos de roupas que pode ter: HT Sport Fino Normal ( jeans, Polo, tênis ), AT Meia estação ( malha mais grossa, casaco fino, sapatênis ) ou MUD frio ( Casaco pesado, calças de Lan, Touca, bota com cravo ...).

Se você tem espaço, o melhor é ter as 3 roupas ( 3 jogos de pneus e roda ) e se veste ( monta no carro, ou até troca de carro ) conforme onde for.

Se você é um comissário de bordo e vive em hotel só andando com uma malinha ( ou mora em apertamento ), vai ter de e escolher, não vai conseguir andar com o guarda-roupas todo para todo lugar.

As roupas AT, meia estação, não lhe ajudarão em Anchorage ( lama pesada ), pode incomodar um pouco no Brasil mas te-las em mãos se precisar ir ao Chile quebra um bom galho, vai consumir um pouco de espaço de mala e fazer peso mas dá para levar de boa.

Roupas HT, esport fino, vai atender sua necessidade a maior parte do tempo, e se pegar um dia tranquilo no Chile vai passar um friozinho mas não vai morrer por isso e não tem o incomodo de ter de ficar levando roupas que não usa o tempo todo, se precisar pode pegar ajuda com um guincho ( locar roupas se precisar ).

Roupas MUD ( casaco, bota, etc ) é o que precisa em Anchorange ( lama pesada / transamazônica ) mas vai incomodar muito levar tudo isso para todo lugar e vai ocupar bastante espaço tanto na sua mala quanto guarda-roupas e com certeza absoluta se não tiver vai ter de correr atras locar com certeza, aliás, suas roupas HT que costuma levar serão inúteis, melhor nem levar mala e Locar tudo em Anchorage ( deixa seu carro com pneus HT em casa e loca um ou empresta de um amigo com MUD para brincar ).

O mesmo vai para os pneus, MUD não vai bem no asfalto e HT não vai bem na lama, o AT é maia boca nos dois rs... mas ao menos não precisa trocar o jogo de pneus se precisar para quem não tem espaço ou possibilidade de mais de um carro.

O meu caso por exemplo que moro em apartamento, rodo 95% no asfalto e não tenho um segundo carro, não tenho o luxo de poder ter um jogo de MUD guardado para trocar com os HT na hora de brincar, mas quero poder fazer algumas proezas quando me der na telha sem programação, assim meu pneus AT meia estação casaco do tio da Sukita à tira-colo é o que se encaixa melhor para meu caso, incomodo que não me atrapalha no dia a dia e alguma liberdade para o que der na telha a qualquer momento :-D.

Também dá para comparar com um canivete suíço, não corta como um facão ou uma serra, não parafusa como um jogo de ferramentas, não dá para comer como com talheres de verdade, enfim tudo meia boca, mas lhe dá mais liberdade para imprevistos ou aos momentos que algo lhe der na telha e ainda cabe no bolso rs...

pequijeep
28/05/2020, 13:42
hehehehe só vim responder aqui pois o tópico foi ressuscitado.... penso que esse seja um assunto que vale muito bom senso, pois essa alegoria do dress code que o luiscarlosw explica muito bem... vai das possibilidades e rotina de cada um.
Claro que tem estilo, né? No presente momento, tá fazendo 31oC na cidade mas eu estou usando jeans & yellow boot Timberland... (é que VAI QUE eu precise fugir em disparada e me refugiar no mato por causa desse pandemônio de coronga, né hahaha).
Enfim, estou viajando demais. Para ajudar mais com relato desse tipo de meter logo uns MUD na picape e curtir o estilo..... estamos aqui em casa com belos pneus MUD TRACK MAXTREK na Ranger desde dezembro passado, acho, e já desde fevereiro o marido já deu o choque dizendo que de jeito nenhum que ele viaja mais que os 50km pra fazenda com esses pneus zumbindo nazoreia dele....
enfim.... um belo par de botas estilosas também podem te cozinhar os tornozelos :-D

Glaicon
29/05/2020, 06:35
Vamos colocar em perspectiva.

Temos Brasil, Chile e Anchorage e você trabalha no Brasil mas 2 vezes por ano precisa ir para Anchorage e para o Chile.

Há 3 tipos de roupas que pode ter: HT Sport Fino Normal ( jeans, Polo, tênis ), AT Meia estação ( malha mais grossa, casaco fino, sapatênis ) ou MUD frio ( Casaco pesado, calças de Lan, Touca, bota com cravo ...).

Se você tem espaço, o melhor é ter as 3 roupas ( 3 jogos de pneus e roda ) e se veste ( monta no carro, ou até troca de carro ) conforme onde for.

Se você é um comissário de bordo e vive em hotel só andando com uma malinha ( ou mora em apertamento ), vai ter de e escolher, não vai conseguir andar com o guarda-roupas todo para todo lugar.

As roupas AT, meia estação, não lhe ajudarão em Anchorage ( lama pesada ), pode incomodar um pouco no Brasil mas te-las em mãos se precisar ir ao Chile quebra um bom galho, vai consumir um pouco de espaço de mala e fazer peso mas dá para levar de boa.

Roupas HT, esport fino, vai atender sua necessidade a maior parte do tempo, e se pegar um dia tranquilo no Chile vai passar um friozinho mas não vai morrer por isso e não tem o incomodo de ter de ficar levando roupas que não usa o tempo todo, se precisar pode pegar ajuda com um guincho ( locar roupas se precisar ).

Roupas MUD ( casaco, bota, etc ) é o que precisa em Anchorange ( lama pesada / transamazônica ) mas vai incomodar muito levar tudo isso para todo lugar e vai ocupar bastante espaço tanto na sua mala quanto guarda-roupas e com certeza absoluta se não tiver vai ter de correr atras locar com certeza, aliás, suas roupas HT que costuma levar serão inúteis, melhor nem levar mala e Locar tudo em Anchorage ( deixa seu carro com pneus HT em casa e loca um ou empresta de um amigo com MUD para brincar ).

O mesmo vai para os pneus, MUD não vai bem no asfalto e HT não vai bem na lama, o AT é maia boca nos dois rs... mas ao menos não precisa trocar o jogo de pneus se precisar para quem não tem espaço ou possibilidade de mais de um carro.

O meu caso por exemplo que moro em apartamento, rodo 95% no asfalto e não tenho um segundo carro, não tenho o luxo de poder ter um jogo de MUD guardado para trocar com os HT na hora de brincar, mas quero poder fazer algumas proezas quando me der na telha sem programação, assim meu pneus AT meia estação casaco do tio da Sukita à tira-colo é o que se encaixa melhor para meu caso, incomodo que não me atrapalha no dia a dia e alguma liberdade para o que der na telha a qualquer momento :-D.

Também dá para comparar com um canivete suíço, não corta como um facão ou uma serra, não parafusa como um jogo de ferramentas, não dá para comer como com talheres de verdade, enfim tudo meia boca, mas lhe dá mais liberdade para imprevistos ou aos momentos que algo lhe der na telha e ainda cabe no bolso rs...
Luiz, parabéns e obrigado pelo ótimo paradigma.
Disse tudo!:palmas::palmas::palmas:

VOVÔ DO TROLLER
29/05/2020, 16:59
A vantagem do Mud é que ele pode ser usado em qualquer situação. É o coringa dos pneus.Abs

paulorl
29/05/2020, 18:09
Ainda não tive pneu mud, mas tive HT e AT, e já fiquei na mão em trilha relativamente simples com o HT (apesar de um troller com mud também ter ficado no mesmo lugar...). Era um barro grudento e superficial, ou seja, grudou no pneu e virou um bolachão.... Como teve o troller com mud que acabou ficando na mesma subida, é complicado dizer que foi apenas o pneu que me prejudicou, mas até hoje, por onde eu passei, sempre coisa leve, o AT teve melhor desempenho, ele se livrou desse barro fino mais facilmente. Acho que vai bastante de situação pra situação, mas eu confio nos ATs, tenho vontade de ter um mud mas tenho receio de durabilidade, estabilidade e barulho. Os ATs não me incomodam nesse quesito. E hoje em dia tem uns ATs com desenho bem agressivo, bacana! Discussão boa essa, rsrs!

Glaicon
30/05/2020, 08:01
Ainda não tive pneu mud, mas tive HT e AT, e já fiquei na mão em trilha relativamente simples com o HT (apesar de um troller com mud também ter ficado no mesmo lugar...). Era um barro grudento e superficial, ou seja, grudou no pneu e virou um bolachão.... Como teve o troller com mud que acabou ficando na mesma subida, é complicado dizer que foi apenas o pneu que me prejudicou, mas até hoje, por onde eu passei, sempre coisa leve, o AT teve melhor desempenho, ele se livrou desse barro fino mais facilmente. Acho que vai bastante de situação pra situação, mas eu confio nos ATs, tenho vontade de ter um mud mas tenho receio de durabilidade, estabilidade e barulho. Os ATs não me incomodam nesse quesito. E hoje em dia tem uns ATs com desenho bem agressivo, bacana! Discussão boa essa, rsrs!
Eu tive pneus MUD na Cherokee Sport e na SW4.
Fiz viagens longas sem qualquer incômodo.
Os vidros fechados isolam satisfatoriamente o barulho.
Te dão uma segurança enorme em colocar a viatura em locais um pouco mais complicados.
Hoje, como me defino bem mais viajante do quê trilheiro, me satisfaço com AT.:concordo:

Paulo André BR
01/06/2020, 10:29
A vantagem do Mud é que ele pode ser usado em qualquer situação. É o coringa dos pneus.Abs


Exatamente!

Coloquei na Veraneio, que é péssima em qualquer grama cuspida, mudou completamente a tração. Sinto muito mais confiança em situações que antes não arriscaria e não atrapalha em nada, no meu caso.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/157114-pneu-firestone-destination-mt-3.html

T+