PDA

Ver Versão Completa : Motor 1700 a ar



Edner Zirbes
12/09/2011, 08:36
Olha só pessoal, ofereceram um motor 1700 a ar pra minha gaiola, nunca tinha ouvido falar :shock:
Pelo que disseram, este motor seria original do SP2 eu acho :?
Alguém sabe me dizer algo mais a respeito disso!

Valeu!

mali9ski
12/09/2011, 11:22
Olha só pessoal, ofereceram um motor 1700 a ar pra minha gaiola, nunca tinha ouvido falar :shock:
Pelo que disseram, este motor seria original do SP2 eu acho :?
Alguém sabe me dizer algo mais a respeito disso!

Valeu!

bom amigo se for do sp2 é uma reliquia, tem que cuidar dele com carinho que é mais de 1000 mangos um kit para ele, mas sua gaiola vai rodar bem com ele se estiver bom:torcendo:

amigo se for negociar tome cuidado, aconselho tirar um cabeçote e medir o cilindro tem que dar 88mm para ser 1700, que tem gente que diz que o motor da kombi torque e 1700 e não é:putz:
valew........

Edner Zirbes
12/09/2011, 14:20
bom amigo se for do sp2 é uma reliquia, tem que cuidar dele com carinho que é mais de 1000 mangos um kit para ele, mas sua gaiola vai rodar bem com ele se estiver bom:torcendo:

amigo se for negociar tome cuidado, aconselho tirar um cabeçote e medir o cilindro tem que dar 88mm para ser 1700, que tem gente que diz que o motor da kombi torque e 1700 e não é:putz:
valew........


Cara, R$ 1.000,00 o kit, tô achando que não vale a pena hein...será que é dificil de achar este kit que custa tanto assim???
E será que é perceptível a diferença para um 1600???

Um quebra costela!

Alexandre Magri
12/09/2011, 16:13
eu ainda gosto mais do ap... mas deve ser um motor muito bom esse 1700. abraços

lucasfellini
12/09/2011, 18:55
Caro amigo, como dito antes o motor do SP2 é uma relíquia e não merece por numa gaiola, outra que a diferença para um 1600 não é tão perceptível (pois o puma vinha com dupla carburação (se não me engano) e a diferença de de potência não é grande sendo que são apenas 100cc) se for somente o bloco do 1700 não vale a pena, se for completo também creio que não pelo motivo de ser de difícil equalização os 2 carburadores, eu sem sombra de dúvidas (optando por um motor Boxer (ar) e não um Ap) prefiro um motor 1600, apenas taxado, com 1 carburador (pode fazer como eu por o solex 40 do opala 4cc) e já da mais q o 1700 e você não gasta tanto, vlw ae

gaiolarodan
12/09/2011, 19:05
Olha só pessoal, ofereceram um motor 1700 a ar pra minha gaiola, nunca tinha ouvido falar :shock:
Pelo que disseram, este motor seria original do SP2 eu acho :?
Alguém sabe me dizer algo mais a respeito disso!

Valeu!

Edner, ja tive uma brasilia com motor 1700, a brasa era forte na pegada, o motorzinho empurrava legal, fazia o velocimetro ficar com o ponteiro retinho para baixo ! mas isso em uma descida boa que tem na rodovia aqui perto ! mas tinha um serio problema de espanar no bloco o prisioneiro de cabeçote ! para ficar bom tinha que colocar porca por dentro da carcaça dava um trampo danado ! Foi ai que comecei a ficar desiludido com o 1700....
O kit 1700 é raro de encontrar uma vez precisei mexer e tive que montar com as peças usada dele mesmo, não encontrei anel e pistão.
O radiador de óleo e outra coisa que sempre trocava porque o 1700 tem muita pressão e o que tinha era do 1600 então ele estufava, para ficar bom tem que ser tudo do 1700.
Para indentificar o 1700 ele tem duas bombinhas de lubricação uma no lugar onde conhecemos e outra coisa paracida ficava na outra extremidade, mas nao tenho mais certeza disso , isso foi a uns 18 anos atras.

É que os colegas comentam não sei se vale a pena colocar este motor, acho melhor deixar com um 1600 ou AP .

Acho que para ficar bom mesmo tem que ser um motor bem filézinho, para valer o investimento

Boa semana !

Rogério

Edner Zirbes
12/09/2011, 20:00
Pô pessoal valeu mesmo, era exatamente esses relatos que eu precisava. Realmente eu não tava levando fé nesse 1700 por nunca ter ouvido falar nele. Se fosse uma coisa tão boa assim, já teria outros comentários aqui no fórum mesmo.

Lucas, obrigado pelas dicas, principalmente pela parte que diz que a diferença não é tão perceptível, quanto será que eu gasto com este cabrurador Solex 40 de Opala?

Gaiolarodan, valeu pelo relato da experiência, vai ficar o bom e velho 1600 mesmo, só vou tentar deixar ele mais redondinho...

Alguém me sugere alguma coisa pra deixar o 1600 mais esperto (Não mais forte pra valer, pois seria pedir demais), só deixar ele funcionando mais redondo mesmo...

Um quebra costela pra todos!

Kuhlmann
12/09/2011, 20:50
Investe numa carburação e comando de válvulas tipo um w110 que tem uma boa relação torquexsubida de giro e
com certeza você não vai se arrepender , um radiador de óleo externo ajuda bastante também .
Ate breve

lucasfellini
12/09/2011, 21:08
Quanto ao carburador solex 40 eu gastei 250 + 50 da flange feita no torno para encaixar e "esquivar" do alternador, o carburador não te da mais potência somente por ser maior, mas por ser mais novo também, com mais tecnologia, fazendo uma mistura de maior qualidade, trocando o comando você melhora bastante também a potência final, o meu comando é um 286, dando 6200 RPM e te garanto que fica muito bom, essa preparação leve é muito boa para trilha, você também pode dar uma taxada no cabeçote, também já deixa bem esperto o motor... mas nunca vai ter o torque de um AP não é... mas te garanto que com o diferencial do 1300 (outra vantagem é que a caixa do fusca aguenta) pneu bom e o motor com essa mexidinha, é outro departamento... mas se quiser partir para preparação pesada, pode por um kit 2200Cc Turbo e bota ai uns 200hp D: .... Td depende de seu dinheiro kk vlw um abraço

Edner Zirbes
13/09/2011, 08:21
Investe numa carburação e comando de válvulas tipo um w110 que tem uma boa relação torquexsubida de giro e
com certeza você não vai se arrepender , um radiador de óleo externo ajuda bastante também .
Ate breve

Buenas Kuhlmann!

Tu já usa esse comando w110? Faz diferença mesmo?
Quanto será que eu invisto nisso?
Essa do radiador externo também já me falaram...

Um quebra costela!

Edner Zirbes
13/09/2011, 08:26
Quanto ao carburador solex 40 eu gastei 250 + 50 da flange feita no torno para encaixar e "esquivar" do alternador, o carburador não te da mais potência somente por ser maior, mas por ser mais novo também, com mais tecnologia, fazendo uma mistura de maior qualidade, trocando o comando você melhora bastante também a potência final, o meu comando é um 286, dando 6200 RPM e te garanto que fica muito bom, essa preparação leve é muito boa para trilha, você também pode dar uma taxada no cabeçote, também já deixa bem esperto o motor... mas nunca vai ter o torque de um AP não é... mas te garanto que com o diferencial do 1300 (outra vantagem é que a caixa do fusca aguenta) pneu bom e o motor com essa mexidinha, é outro departamento... mas se quiser partir para preparação pesada, pode por um kit 2200Cc Turbo e bota ai uns 200hp D: .... Td depende de seu dinheiro kk vlw um abraço

Buenas Lucas!

Se a questão do carburador não é tão relevante então não vai valer a pena pra mim, pois o que tenhona gaiola é relativamente novo e moderno...
A minha idéia não é ter o torque do AP, mas queria deixar ele um pouco mais esperto mesmo, acho que vou na idéia do comando mesmo. Como não entendo nada, pois nunca mexi nesta parte do motor, não sei o q é melhor agora, este w110 ou o 286 que tu indicou. Quais as diferenças? (desculpem a total ignorância, mas como disse, nunca mexi nesta parte de motor)

Um quebra costela!

Kuhlmann
13/09/2011, 09:52
Esses dois comandos citados tem praticamente o mesmo levante apenas algumas diferenças se não estou enganado .
E sobre o valor tem réplicas da sam cams que custam 200 a 260 reais por aí .
O carburador vale a pena sim Edner eu diria que é essencial , com um solex desse você teria algo proximo (senão igual) à dupla carburação só que sempre vai estar redondo e regulado .
Ate

mali9ski
13/09/2011, 10:40
Buenas Kuhlmann!

Tu já usa esse comando w110? Faz diferença mesmo?
Quanto será que eu invisto nisso?
Essa do radiador externo também já me falaram...

Um quebra costela!

amigo quanto ao custo pode variar

um comando eagle deve tá uns 500 pila, as copias devem ser mais baratas, mas tem que desmontar o motor todo o bom é refaze-lo bem feito, e acertar a carburação, ai vai depender da mão de obra......

Edner Zirbes
13/09/2011, 11:17
Valeu Mali9ski e Kuhlmann, vou ter que analisar a melhor situação com os mecânicos daqui.

Mas e esse motor moderno 1600 que eu ouço bastante falar por aqui???? Qual é a grande diferença dele pros outros?

Um quebra costela pra todos pela atenção!

lucasfellini
13/09/2011, 12:52
Qual motor moderno? os últimos que saíram no fusca e nas kombis antes de ser implantado o motor de GOL ?, não vou lhe dizer que são iguais, mas no meu humilde conhecimento, sei que mudou apenas os prisioneiros, e na capela o radiador de óleo deslocado para refrigerar melhor o Pistão número 3, esses motores mais novos vinham com dupla (aqui todos tiram a dupla e põem simples, um pouco menos potência mas menos mão de obra e estresse) com certeza é um pouco melhor que os mais antigos, por terem rodado menos e etc... mas um motor 1600 somente com o comando mudado, e uma carburação boa, é outro departamento gerando em torno de 85Hp o meu com a taxada no cabeçote está em torno de 95 Hp com mais outras coisinhas... Abraços

Kuhlmann
13/09/2011, 13:07
Lucas posta um vídeo pra gente ver como esta o motor vosso .
Valeu

Edner Zirbes
13/09/2011, 13:11
Qual motor moderno? os últimos que saíram no fusca e nas kombis antes de ser implantado o motor de GOL ?, não vou lhe dizer que são iguais, mas no meu humilde conhecimento, sei que mudou apenas os prisioneiros, e na capela o radiador de óleo deslocado para refrigerar melhor o Pistão número 3, esses motores mais novos vinham com dupla (aqui todos tiram a dupla e põem simples, um pouco menos potência mas menos mão de obra e estresse) com certeza é um pouco melhor que os mais antigos, por terem rodado menos e etc... mas um motor 1600 somente com o comando mudado, e uma carburação boa, é outro departamento gerando em torno de 85Hp o meu com a taxada no cabeçote está em torno de 95 Hp com mais outras coisinhas... Abraços

Buenas Lucas!

Acho que é esse mesmo aí, com prisioneiro mais fino. Não sei exatamente qual motivo, mas todo mundo que tem gaiola 1600 que anda bem por aqui tem esse motor, mas alterado pra um carburador só, como eu quero.
Agora que eu reparei na tua assinatura que tu tem um "motorzinho" um pouco melhor aí hein,rs,rs,rs,
Acho que vou nesse mesmo caminho do teu...

Um quebra costela!

lucasfellini
13/09/2011, 14:23
Galera final de semana eu posto um vídeo com o ronco e com o conta giro.... vão ver as adaptações que fiz nele... posto só no final de semana por estar arrumando outra parte indispensável que eu tinha tirado, o aquecedor de coletor, que tinham me dito que não servia para nada a princípio acreditei, agora sei que difere e muito sim... estou pondo uma bateria nova e 2 amortecedores traseiros de um iveco daily dianteiros, com maior curso... final de semana eu mando um abraço

Pedrão B.
13/09/2011, 21:48
Daê Moçada!

Criei este tópico em um passado remoto...mas acabou morrendo, pois tinham muitos defendendo o AP na época...muitos já viraram a casaca novamente...mas enfim:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola/74766-so-motor-ar-vw-air-cooled-only.html

Eu vou usar um motor 1600, prisioneiro fino, comando W100 feito pela Sobe, DFV228, ignição eletrônica, alternador, sistema de refrigeração de óleo doghouse, com radiador da variant, bomba de circulação e filtro.

Acho que vai ficar bom...

Vamos trocando idéias sobre essas pequenas jóias alemãs!

[]'s

bajeiro do sul
27/09/2011, 11:13
Fala ai Edner, td bem?

Faz o seguinte, espere um pouco e quando puder investir pegue um ap. é facil de achar , e qualquer um mexe, até em casa vc faz ele, e a diferença na trilha é imcomparavel

um abraço



Olha só pessoal, ofereceram um motor 1700 a ar pra minha gaiola, nunca tinha ouvido falar :shock:



Pelo que disseram, este motor seria original do SP2 eu acho :?
Alguém sabe me dizer algo mais a respeito disso!

Valeu!

Spawn*
12/10/2011, 12:01
Bom,a ntes de mais nada, desculpas por estar ressuscitando o tópico. Mas gostaria de exclarecer algumas dúvidas que vi durante as respostas do tópico...

- Sim, o motor Boxer 1700cc é exclusivo do antigo SP2, que é muito difícil de ser encontrado hoje e quando encontrado custa caro, quem dirá o seu motor ou caixa originais (que posseui a 4º marcha consideravelmente alongada de fábrica).

- É um motor com uma série de melhorias, por se tratar de um motor esportivo pra época. Como ctado anteriormente, conta com diversas peças exclusivas, como radiador de óleo, segunda boma de óleo, etc. E aconselha-se usar todas as peças originais para evitar dores de cabeça.

- O kit de camisas, pistões, etc hoje em dia, só há chances de conseguir com fornecedores especializados em motores e que tenham um bom estoque ou fornecedores que trabalhem muito com peças de motor Boxer, e os preços são bem salgados. Mas tomando como referência a cidade de Curitiba na qual moro perto, com dinheiro na mão você consegue encontrar facilmente em lojas de preparação até kits para 1800cc e 2000cc, o mais raro de todos é o 1900cc que hoje em dia é quase impossível. Porém a instalação desses kits superiores ao 1600cc já dá dor de cabeça, tanto que a VW já aperfeiçoou bastante o 1700cc para lançá-lo. O principal problema é com relação ao tamanho do buraco e camisa no bloco que deve ser feito para a instalação de um kit maior desses com os prisioneiros do bloco. Acaba que a furação para o prisioneiro fica muito fágil devido à força junto da combustão junto com o pequeno espaçamento que fica entre a bucha e a camisa. A isntalação de um kit desses é um serviço delicado.

- Meu pai é mecânico velho já, 37 anos de oficina e eu trabalho com ele. Ele conta que lá por 1975 que ele trabalhava de empregado, em uma oficina aqui, montaram um kit Boxer 2000, com varetas de aço inox, peças todas forjadas, volante e bielas aliviadas em Curitiba (para ter uma aceleração ainda mais rápida), embreagem diferente (não sei bem ao certo), uma "super bomba" de óleo para enviar óleo até um radiador tipo um intercooler que ficava lá na frente, próximo ao pneu. Diz que nas retas, o fuscão fazia o velocímetro dar uma volta e ia novamente até os 20km/h, e atingia de 0km/h a 60km/h em um piscar de olhos. O conta giros atingia a casa dos 8000RPM.

FUKETEIRO
12/10/2011, 13:14
Daê Moçada!

Criei este tópico em um passado remoto...mas acabou morrendo, pois tinham muitos defendendo o AP na época...muitos já viraram a casaca novamente...mas enfim:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola/74766-so-motor-ar-vw-air-cooled-only.html

Eu vou usar um motor 1600, prisioneiro fino, comando W100 feito pela Sobe, DFV228, ignição eletrônica, alternador, sistema de refrigeração de óleo doghouse, com radiador da variant, bomba de circulação e filtro.

Acho que vai ficar bom...

Vamos trocando idéias sobre essas pequenas jóias alemãs!

[]'s
Olá, tenho certeza que vai ficar bom seu motor, pra não ter dor de cabeça é só montar com cuidado usando um torquímetro, aproveita e da um talento nas latas do motor, eu tenho na minha Gaiola com dois carburadores (sou Mecânico...rsrs), nunca deu zica, vou colocar um mais forte agora que fiz com si315492stema de lubrificação Full flow, filtro de óleo externo do AP, comandinho, injeção da Kombi...etc, assim que eu instalar faço um vídeo...hehe, abraço.
315491

Edner Zirbes
12/10/2011, 15:16
Buenas pessoal!

Que bom que o Spawn* ressuscitou o tópico....

Galera seguinte; depois destes vários depoimentos descartei a idéia do 1700, me custava o mesmo que um 1600 nas mesmas condições e todos relatavam da dificuldade e do custo para peças.

O que aconteceu neste meio tempo foi que o meu mecânico deu uma caprichada no meu motor, mas caprichada mesmo, regulagem de válvulas, bem reguladinho, ponto acertado, limpeza e regulagem de carburador, enfim uma geral bem feita mesmo. Nunca o motor esteve tão bom como está agora. Descartada a idéia de troca de motor, talvez aconteça a compra de uma motor "reserva" (Tâmo se profisionalizando,he,he,he), de preferência injetado, mas é uma previsão...

Eu na verdade queria contar uma história de um companheiro nosso aqui de trilha. Ele tem uma brasília com motor AP2.0, e sempre estava me provocando pra botar um Ap também. Pois no tempo que este tópico está no ar ele já queboru 2 vezes na trilha e eu nenhuma. Sabem o que aconteceu? Até o fim de semana ele já vai estar de motor 1600 a ar na gaiola dele,rs,rs,rs

Um quebra costela pra todos!

lucasfellini
14/10/2011, 19:52
é como eu sempre digo, se tu que uma gaiola pra se divertir e pra não quebra, motorzinho a Ar 1600... no máx um pouquinho mexido e já era... ta certo que motor AP é mais forte e mais robusto... mas como já disseram quebra muito mais mecânica do que um BOXER.... vlw

gaiolarodan
14/10/2011, 20:38
Bom,a ntes de mais nada, desculpas por estar ressuscitando o tópico. Mas gostaria de exclarecer algumas dúvidas que vi durante as respostas do tópico...

- Sim, o motor Boxer 1700cc é exclusivo do antigo SP2, que é muito difícil de ser encontrado hoje e quando encontrado custa caro, quem dirá o seu motor ou caixa originais (que posseui a 4º marcha consideravelmente alongada de fábrica).

- É um motor com uma série de melhorias, por se tratar de um motor esportivo pra época. Como ctado anteriormente, conta com diversas peças exclusivas, como radiador de óleo, segunda boma de óleo, etc. E aconselha-se usar todas as peças originais para evitar dores de cabeça.

- O kit de camisas, pistões, etc hoje em dia, só há chances de conseguir com fornecedores especializados em motores e que tenham um bom estoque ou fornecedores que trabalhem muito com peças de motor Boxer, e os preços são bem salgados. Mas tomando como referência a cidade de Curitiba na qual moro perto, com dinheiro na mão você consegue encontrar facilmente em lojas de preparação até kits para 1800cc e 2000cc, o mais raro de todos é o 1900cc que hoje em dia é quase impossível. Porém a instalação desses kits superiores ao 1600cc já dá dor de cabeça, tanto que a VW já aperfeiçoou bastante o 1700cc para lançá-lo. O principal problema é com relação ao tamanho do buraco e camisa no bloco que deve ser feito para a instalação de um kit maior desses com os prisioneiros do bloco. Acaba que a furação para o prisioneiro fica muito fágil devido à força junto da combustão junto com o pequeno espaçamento que fica entre a bucha e a camisa. A isntalação de um kit desses é um serviço delicado.

- Meu pai é mecânico velho já, 37 anos de oficina e eu trabalho com ele. Ele conta que lá por 1975 que ele trabalhava de empregado, em uma oficina aqui, montaram um kit Boxer 2000, com varetas de aço inox, peças todas forjadas, volante e bielas aliviadas em Curitiba (para ter uma aceleração ainda mais rápida), embreagem diferente (não sei bem ao certo), uma "super bomba" de óleo para enviar óleo até um radiador tipo um intercooler que ficava lá na frente, próximo ao pneu. Diz que nas retas, o fuscão fazia o velocímetro dar uma volta e ia novamente até os 20km/h, e atingia de 0km/h a 60km/h em um piscar de olhos. O conta giros atingia a casa dos 8000RPM.

Cara ja tive uma brasilia com este motor 1700, a danada voava baixo na rodovia, fazia o ponteiro ficar reto entre as luzes da bateria e oleo, mas quando o motor precisava de oficina eu chorava de raiva, não fazia para arrumar prisioneiro, uma vez tive que montar com os mesmos aneis porque em sao jose do rio preto ninguem tinha tal peça ! radiador de óleo troquei varios porque era motor 1700 com latarias do 1600 o radiador de óleo inchava que não refrigerava nada ! Motor nervoso pra caramba ! Naquela época de adolescente não tinha medo de velocidade dava o que tinha na brasa kkkkk hoje em dia acelero só de boa !

Lembro que quando era adolescente meu amigo ( ja falecido acidente de moto ) trabalhava em uma retifica de motores e tinha um fucionário que tinha um sp2 esse sp2 na pista andava junto com escort xr3 e o sp2 dava trabalho para o xr3 se mão me engano na epoca era 1.8.

Boa semana !

Rogério