Conectar

Ver Versão Completa : Picapes 2012 vão usar Arla 32, conforme Proconve 7?

Perambulante
11/09/2011, 15:46
Pessoal, as picapes 2012 terão de usar o Arla 32 com diesel S50? a pergunta se deve as exigências do P7. Para caminhões vi até Scania e Cummins falando no seu uso em 2012. Fiquei em dúvida sobre camionetes. Alguém poderia esclarecer se também será usado nas picapes?
Cummins Filtration vai fornecer Arla 32 para o mercado brasileiro - Portal Transporta Brasil (http://www.transportabrasil.com.br/2011/07/cummins-filtration-vai-fornecer-arla-32-para-o-mercado-brasileiro/)
http://www.anfavea.com.br/documentos/SeminarioItem1.pdf
Blog Scania » Entenda as mudanças com o Proconve P7 (Euro 5) (http://www.blog.scania.com.br/blog/?p=1444)

Perambulante
11/09/2011, 15:59
Neste sentido, a nova Ranger 2012 também terá que usar o Arla32?
Nova Ranger à vista « Blog do Caminhoneiro (http://blogdocaminhoneiro.com/2011/06/28/nova-ranger-a-vista/)

Pessoal, as picapes 2012 terão de usar o Arla 32 com diesel S50? a pergunta se deve as exigências do P7. Para caminhões vi até Scania e Cummins falando no seu uso em 2012. Fiquei em dúvida sobre camionetes. Alguém poderia esclarecer se também será usado nas picapes?
Cummins Filtration vai fornecer Arla 32 para o mercado brasileiro - Portal Transporta Brasil (http://www.transportabrasil.com.br/2011/07/cummins-filtration-vai-fornecer-arla-32-para-o-mercado-brasileiro/)
http://www.anfavea.com.br/documentos/SeminarioItem1.pdf
Blog Scania » Entenda as mudanças com o Proconve P7 (Euro 5) (http://www.blog.scania.com.br/blog/?p=1444)

Imperador!
11/09/2011, 19:14
Se eu não me engano, o Euro 5 só será exigível no Brasil a partir de 2014.
Estou errado?

RcSala
11/09/2011, 19:21
Segundo o que tenho apurado o P7 vem ano que vem mesmo!
Até agora nada de adiarem. Estou antecipando a compra de um caminhão para a loja pra esse ano. Segundo as concessionárias teremos, em média, um acréssimo de 15% no preço dos caminhões.

A o que eu sei é que dos médios pra cima deveremos ter o sistema SCR com o uso do ARLA32. Dos Leves pra baixo devemos ter o uso do sistema com EGR. Portanto as picapes não devem usar o ARLA 32.

Perambulante
11/09/2011, 19:32
No meu caso, uma F250, é considerada pesada porque o PMT é maior de 3.500 kg. A Ford ao que parece não vai continuar com a linha F justamente por conta do P-7. É um bom negócio trocá-la por uma 2011, já que no horizonte, em 2013, as leves vão ter de se adequar ao P-7? O que acham?

Segundo o que tenho apurado o P7 vem ano que vem mesmo!
Até agora nada de adiarem. Estou antecipando a compra de um caminhão para a loja pra esse ano. Segundo as concessionárias teremos, em média, um acréssimo de 15% no preço dos caminhões.

A o que eu sei é que dos médios pra cima deveremos ter o sistema SCR com o uso do ARLA32. Dos Leves pra baixo devemos ter o uso do sistema com EGR. Portanto as picapes não devem usar o ARLA 32.

Walter L. L. Casitta
11/09/2011, 19:49
A picapes que têm catalizador já estão preparadas para o P7. Aqui em BH e em várias outras cidade o diesel S50 já estão nos postos. Portanto não vai mudar pra quem tem motor eletrônico.

Mas até agora ninguém garantiu que as bombas injetoras mecânicas vão resistir ao diesel sem enxofre que era o responsável pela lubrificação delas...

Perambulante
11/09/2011, 20:05
Sobre o diesel, fiquei sabendo que existem dois tipos atualmente no Brasil: o S-1800 (ou interior) e o S-500 (ou metropolitano). O S-50 somente será distribuído a partir de janeiro/2012. Mas a convivência com o S-1800 e o S-500 vai até 2016.
Por isso, acho que não será problema o abastecimento para motores não eletrônicos, o que resolverá a lubrificação.
O problema que vejo é que os veículos leves fabricados até 2012 não estão obrigados ao P-7, apenas a partir de 2013. O que implica dizer que novos motores ou catalisadores deverão ser adotados por ocasião de 2013. Estou correto?
E finalmente, os não eletrônicos deverão adaptar-se ao P-7 em 2016?

A picapes que têm catalizador já estão preparadas para o P7. Aqui em BH e em várias outras cidade o diesel S50 já estão nos postos. Portanto não vai mudar pra quem tem motor eletrônico.

Mas até agora ninguém garantiu que as bombas injetoras mecânicas vão resistir ao diesel sem enxofre que era o responsável pela lubrificação delas...

Imperador!
11/09/2011, 20:06

Nesse caso o proprietário vai ter que colocar aditivos no tanque pra evitar desgaste prematuro...
Estão fazendo de tudo pros diesel mecânicos saírem do mercado.

vieira912
11/09/2011, 21:50
Rapaz terá que ter um segundo tanque para comportar o Arla 32

pois pelo menos nos caminhões Mercedes Benz eles utilizam na Tecnologia deles a Bluetech-5 arla 32 desde 2005 e o Agente Arla 32 é Introduzido no inicio meio e fim do Catalizador por 3 injetores controlado pelo modulo de Injeção, ou seja serão 2 tanques um de combustível e um de Arla 32 uma coisa complicada, por isto acho que será difícil de vir esta tecnologia para cá por enquanto. a Mercedes já está garantindo o seu e já implantou em 2 veículos seus um o Axor 2831 e o outro o Chassi_Pré-série para Ônibus Urbanos.

Até mais.

vieira912
11/09/2011, 21:57
Ou Seja Acharam mais uma Forma de Tirar nosso Dinheiro.

entendo que para a preservação do nosso Ecossistemas precisamos nos acostumar com novas tecnologias, mais tomara que isto não tenha um impacto tão forte em nossos bolsos, pois pagar R$2,29 no Diesel já está caro imagina quanto vai custar esse Arla 32.

até mais.

Perambulante
12/09/2011, 21:51
Este o problema. Numa rápida pesquisa que fiz, todas as montadoras de veículos pesados usarão o Arla-32, num sistema semelhante ao que você descreveu.

Ou Seja Acharam mais uma Forma de Tirar nosso Dinheiro.

entendo que para a preservação do nosso Ecossistemas precisamos nos acostumar com novas tecnologias, mais tomara que isto não tenha um impacto tão forte em nossos bolsos, pois pagar R$2,29 no Diesel já está caro imagina quanto vai custar esse Arla 32.

até mais.

Perambulante
18/09/2011, 20:53
Pessoa, a coisa é mais dolorida. Em 2012 entram os motores que usaram a uréia. Em 2013 é a vez das mid-sizes. Quem viver verá..

Arrivabene
20/09/2011, 18:46
A Sssangyong Korando vem com uma nova tecnologia para atender as normas Euro V. Pude presenciar na agencia aqui em Campinas e ao mesmo tempo conversar com um engenheiro da Magneti Marelli. O sistema do motor mistura Uréia para "lavar" o motor e no escapamento sai vapor de agua.

Perambulante
20/09/2011, 19:41
Exatamente. Os gazes do escape serão lavados em um catalizador antes de serem lançados fora.
Pelo menos nos modelos que vi: Scania e Volvo.

A Sssangyong Korando vem com uma nova tecnologia para atender as normas Euro V. Pude presenciar na agencia aqui em Campinas e ao mesmo tempo conversar com um engenheiro da Magneti Marelli. O sistema do motor mistura Uréia para "lavar" o motor e no escapamento sai vapor de agua.

gigio 10
20/09/2011, 19:51
Quer dizer que se abastecer regularmente com diesel podium que é S50 , se essa picape tiver bomba injetora isto vai prejudicar a bomba pela baixa concentração de enxofre???
É isso???
Abraços

Nesse caso o proprietário vai ter que colocar aditivos no tanque pra evitar desgaste prematuro...
Estão fazendo de tudo pros diesel mecânicos saírem do mercado.

Perambulante
20/09/2011, 20:19
Companheiro, pelo que fui informado pela revenda da Ford que visitei, não se corre esse risco com o diesel s-500, s-50 ou s-10. O motor mecânico utiliza qualquer um. Apenas a lubrificação da bomba injetora é que se torna necessária. Certamente algum aditivo resolve esse problema.

Quer dizer que se abastecer regularmente com diesel podium que é S50 , se essa picape tiver bomba injetora isto vai prejudicar a bomba pela baixa concentração de enxofre???
É isso???
Abraços

Imperador!
20/09/2011, 22:08
É isso???
Abraços

Sim. A lubrificação da bomba injetora é feita pelo enxofre que tem no combustível. Os diesel mais "limpos" não tem esse enxofre, por isso que precisa de aditivação do combustível.

BRAVOECONOVEMBER
20/09/2011, 22:17
... penso aqui comigo... qual substância poderia servir de aditivação neste caso? Porque adicionar algum óleo ao diesel poderia entupir bicos, apesar de alguma gordura servir de lubrificante até de extrema pressão para usinagem, senão "reciclar" óleo de cozinha ou banha de porco derretida resolvia... algum eng. químico de plantão pra sugerir alguma substância baratinha que queima bem e não acumula em bicos pra comprar e botar em casa? Um "bardhal" para óleo, ou outro bissulfeto de molibdênio da vida, creio que dariam o mesmo problema, além de serem também caros.
Isso porque tenho certeza de que vai aparecer um monte de aditivo caro que não funciona direito, tipo "agüinha colorida"... que nem tem pros outros combustíveis... Bem que podiam mexer na aditivação na distribuidora e já vir compatível com todos os motores né? Aposto que ia melhorar a vida para os bicos injetores eletrônicos também.

Imperador!
21/09/2011, 08:37
O enxofre é prejudicial aos bicos eletrônicos porque provoca acumulação de resíduos nos bicos, aumenta a poluição e não tem efeito de lubrificação nos motores eletrônicos. Por isso que não dá pra fazer um diesel plug n'play universal.

Walter L. L. Casitta
21/09/2011, 09:12
Eu li em algum lugar que o diesel terá um aditivo para corrigir capacidade de lubrificação perdida com a saída do enxofre e que poderá ser usado em todos os motores...

marciomeurer
21/09/2011, 10:42
estou vendo vocês discutirem isso e resolvi comentar... vocês não estão se esquecendo do BIODIESEL neh? aqui no MS já se acha para comprar.. um pouco mais caro porem com investimentos que o governo fez em pouco tempo estará acessível a todos... o que vocês dizem dele?

Perambulante
21/09/2011, 15:41
A parte bio pode melhorar a lubrificação, mas ainda assim será misturado ao diesel. Este será dentre aqueles que atendem ao Proconve 7.

estou vendo vocês discutirem isso e resolvi comentar... vocês não estão se esquecendo do BIODIESEL neh? aqui no MS já se acha para comprar.. um pouco mais caro porem com investimentos que o governo fez em pouco tempo estará acessível a todos... o que vocês dizem dele?

BRAVOECONOVEMBER
21/09/2011, 20:06
A parte bio pode melhorar a lubrificação, mas ainda assim será misturado ao diesel. Este será dentre aqueles que atendem ao Proconve 7.

Isso significa que óleo desparafinado, por exemplo, teria capacidade de lubrificação suficiente para as bombas mecânicas? Bem, sei de muita gente que roda a frota "em casa" fazendo diesel de resíduos industriais/agrícolas, mas... será que o uso destes SEM o enxofre do diesel misturado é suficiente? Engs. químicos, pls...

Maurício Fernandes
21/09/2011, 20:31
Gente, a poluição do ar gerada por veiculos automotores custa R$14,00 por segundo para SUS tratar doentes, foro os mortos.
Na verdade, HOJE estão roubando nosso dinheiro.

marciomeurer
22/09/2011, 08:23
como tem que ser esse enxofre? alguma mistura extra ou puro? enxofre eu encontro PURO em lojas agrícolas por uma merreca! enxofre é muito utilizado em alguns fungicidas para atrair insetos para depois aplicar inseticida... o Kumuls é um exemplo...

Perambulante
23/09/2011, 21:17
Por isso é que o diesel vem com menos enxofre. O que se vai usar para melhorar a emissão de gases é uréia.

como tem que ser esse enxofre? alguma mistura extra ou puro? enxofre eu encontro PURO em lojas agrícolas por uma merreca! enxofre é muito utilizado em alguns fungicidas para atrair insetos para depois aplicar inseticida... o Kumuls é um exemplo...

Walter L. L. Casitta
24/09/2011, 05:04

Os motores diesel só aceitam biodiesel misturado ao diesel numa proporção de no máximo 25% assim como nos motores a gasolina 25% de álcool.