PDA

Ver Versão Completa : Snorkel de fibra p/ Band c/turbo



Paizão
13/06/2005, 15:53
Como sou novato na coisa, tenho umas dúvidas básicas sobre o uso de snorkel c/ motor turbinado:
1) aqueles snorkel de fibra(tipo troller) são melhores ou piores que os originais feios prá KCT da Band? Alguém tem e são confiáveis?

2) o dono anterior turbinou o motor 14B e sugeriu que eu pusesse um filtro de kombi se fosse colocar o snorkel. O que acham disso?

Grato pelas dicas :D

ThE_DoG
13/06/2005, 20:36
Paizão

Snorkel é uma coisa útil prá quem atravessa rio com água de mais de 1m de altura, prá uso diário só serve prá roubar potência do motor.
Num motor turbinado a potência a menos quase não é sentida pq o turbo "chupa" o ar muito mais que no aspirado mas prá que arriscar, prá "bunito" ?
Tem a história do ar mais frio do snorkel mas qto mais frio ele vai ficar passando as mangueiras por cima do motor atá chegar na turbina ?
Filtro de Kombi é um excelente filtro pro veículo para o qual ele foi desenhado, ou seja, prá própria kombi.
Guarde teu dindin e invista em algo que traga algum retorno prático como maior segurança ou maior conforto !

Abração

Marco Antonio
Band 85 -com o snorkel "desligado"
Curitiba

Nando
13/06/2005, 22:08
Eu estou guardando grana pra um Safari.....

Paizão
14/06/2005, 13:38
Safari é bom :mrgreen:
Na verdade 1m de água parada entra no filtro, mas se tiver correnteza entra com bem menos... e como de vez em quando vou longe da "civilização", nunca se sabe. Claro que pro uso diário só se for prá paulistano em dia de chuva. Se bem que por aqui quando chove muito não fica muito diferente das marginais de Sampa :D
Vamuvê ...

Nando
14/06/2005, 13:44
Tb acho Snorkel uma coisa boa de se ter. Nunca ouvi ninguem falar mal dos esnorkels de fibra. Eu pessoalmente acho ele muito feios pra Band, querendo serem modernosos em um carro mais rústico. Se for pra gastar menos que os safari iria em um destes de ferro ou aço, tipo da Todo Terreno ou a Tração Offroad, com o chapéu parecendo uma chaminé. Custam uns R$450,00.

joaquim
14/06/2005, 14:36
Caramba Abmala, como esses caras metem a mão!!!
450 Reais por um teco de cano?

SJKCaio
14/06/2005, 14:41
Paizão,

Filtro da Kombi fica subdimensionado, andei procurando filtro uns tempos atrás e o do Mercedes 608 tem um preço e tamanho bom.

Dá uma lhada no site www.puriar.com.br

joaquim
14/06/2005, 16:23
O filtro do 608 é a óleo, o certo é o filtro do 709 (motor 364).
Paizão, a sua já não tem o filtro seco?

Paizão
15/06/2005, 11:44
O filtro do 608 é a óleo, o certo é o filtro do 709 (motor 364).
Paizão, a sua já não tem o filtro seco?

O dono anterior trocou por outro quando isntalou o turbo, na verdade nem sei que filtro é... como conversamos pouco e ele sugeriu o da kombi prá usar com snorkel fiquei meio boiando. Nas férias vou prá minha terra e consulto um amigo que é engenheiro mecânico, daqueles que já nasceu com a mamadeira de diesel na mão :lol:
de qualquer forma é sempre bom saber 2ªs e 3ªs opiniões...

Paizão
15/06/2005, 12:13
Paizão,

Filtro da Kombi fica subdimensionado, andei procurando filtro uns tempos atrás e o do Mercedes 608 tem um preço e tamanho bom.

Dá uma lhada no site www.puriar.com.br

Como perguntou o colega Joaquim, vc pôs o 608 ou 709 ?

joaquim
15/06/2005, 14:16
Paizão,

Se sua Band é turbinada, não é possível usar filtro em banho de óleo, pois a turbina puxa todo o óleo do filtro para o motor.
A Band usa como filtro seco, inclusive para o motor 14B, o filtro do motor OM-364 (709).
Caso tenha dificuldade em encontrar, pode-se usar filtros equivalentes em tamanho, como por exemplo os dos motores da D20 (Maxxion e Perkins) ou da F1000 (MWM, Maxxion), lembrando que o filtro seco tem dois elementos, um de papel (que permanece) e outro de feltro, que deve ser retirado para não restringir a passagem do ar para a turbina.

toyotafoz
15/06/2005, 20:35
Paizão,

Se sua Band é turbinada, não é possível usar filtro em banho de óleo, pois a turbina puxa todo o óleo do filtro para o motor.
A Band usa como filtro seco, inclusive para o motor 14B, o filtro do motor OM-364 (709).
Caso tenha dificuldade em encontrar, pode-se usar filtros equivalentes em tamanho, como por exemplo os dos motores da D20 (Maxxion e Perkins) ou da F1000 (MWM, Maxxion), lembrando que o filtro seco tem dois elementos, um de papel (que permanece) e outro de feltro, que deve ser retirado para não restringir a passagem do ar para a turbina.


Boa noite, tenho uma Band com motor 608 e filtro ar com oleo, há alguma vantagem em utilizar o filtro de ar seco?

joaquim
15/06/2005, 20:46
Na realidade não.
O filtro de ar a óleo é até mais eficiente que o filtro seco e tem um custo muito inferior, pois custa apenas um litro de óleo a cada troca, já o filtro seco custa em média R$ 40,00.
O único inconveniente é trocar o óleo e limpar a sujeira.

toyotafoz
15/06/2005, 20:48
Há algum ganho no desempenho?

joaquim
15/06/2005, 21:18
Não que eu saiba.
A diferença dos filtros secos para motores aspirados, como te disse, é so a praticidade em trocar o elemento filtrante.

Paizão
16/06/2005, 09:42
Beleza, tô assimilando :-)
na verdade estou na dúvida se mantenho esse turbo ou troco por uns bancos... tenho que comparar o desempenho antes do susto :)


Paizão,

Se sua Band é turbinada, não é possível usar filtro em banho de óleo, pois a turbina puxa todo o óleo do filtro para o motor.
A Band usa como filtro seco, inclusive para o motor 14B, o filtro do motor OM-364 (709).
Caso tenha dificuldade em encontrar, pode-se usar filtros equivalentes em tamanho, como por exemplo os dos motores da D20 (Maxxion e Perkins) ou da F1000 (MWM, Maxxion), lembrando que o filtro seco tem dois elementos, um de papel (que permanece) e outro de feltro, que deve ser retirado para não restringir a passagem do ar para a turbina.

Nando
16/06/2005, 11:06
Eu li em algum lugar que os filtros a oleo demanadam uma manutenção muito mais frequente, especialmente quando se usa a vitura muito em lugares empoeirados.

joaquim
16/06/2005, 11:45
Pode até ter manutenção mais constante, mas são mais eficientes, tanto que máquinas pesadas o utilizam.
Se for usar a viatura constantemente na poeira certamente sai bem mais barato:
-Um litro de óleo: R$ 4,00
-Um elemento filtrante: R$ 40,00

joaquim
16/06/2005, 11:47
na verdade estou na dúvida se mantenho esse turbo ou troco por uns bancos... tenho que comparar o desempenho antes do susto :)

Se você já usa a Band turbinada, dificilmente se acostumará com ele sem a turbina.

Diego Durigon
16/06/2005, 12:18
Tb acho Snorkel uma coisa boa de se ter. Nunca ouvi ninguem falar mal dos esnorkels de fibra.

Só que é bem mais fácil quebrar um snorkel de fibra na trilha... e pelo preço ainda :?

Ah, a OGZ vende snorkel de fibra para a band...


Eu pessoalmente acho ele muito feios pra Band, querendo serem modernosos em um carro mais rústico.

Concordo plenamente.

[]'s

mauricera
19/06/2005, 14:06
Desculpe quem condena o Snorkel mas no meu caso fez sim diferença na potência do motor e ajudou.
Agora, 450 reais é paulada, né?
Paguei cento e poucos no meu mas é de metal, fácil de instalar, vêm com as abraçadeiras e conexões. É da nação 4x4.

No meu caso foi pra boca do filtro de ar direto , mas o meu é com óleo.
Mão acho apenas questão estética. Quem faz travessia sabe.

Diego Durigon
19/06/2005, 16:38
E ainda evita a entrada de lama.

joaquim
19/06/2005, 16:49
Mais ou menos.
Não sei se foi desculpa do mecânico, mas um colega nosso teve que fazer o motor da Band pois o pneu mandou um monte de barro pro snorkel, aí o motor chupou o ar junto com o barro e esmerilhou o pistão/camisa.
Esse colega confirmou que o filtro, a óleo, estava cheio de terra.

Diego Durigon
19/06/2005, 17:05
Joaquim, como era o chapéu do snorkel?

Por que desse tipo é quase impossível entrar lama:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/e5cb7cdc858cf315f6d29194a71d55c9.jpg

joaquim
19/06/2005, 22:46
Show de bola essa sua Band! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O chapeu não era assim, era mais bicudo, mais depois que ele me falou, comecei a pensar na possibilidade...
Sinceramente não sou contra snorkel, mas não colocaria na minha, o filtro de ar da Band fica a quase um metro de altura, e certamente se a água chegar até ele eu já molhei a bunda e desisti!

Eduardo Bezerra
31/07/2008, 11:35
É preciso fazer alguma adaptação para colocar o snorkel ??. Meu irmão possue 1 toyota band 86, e eu uma ano 80 ambas com filtro de ar do lado direito (passageiro) banhado à óleo, e se por acaso eu turbinar teria que trocar esse fitro por um com elemento (seco) ??

Eduardo Bezerra
31/07/2008, 11:37
É preciso fazer alguma adaptação para colocar o snorkel ??. Meu irmão possue 1 toyota band 86, e eu uma ano 80 ambas com filtro de ar do lado direito (passageiro) banhado à óleo, e se por acaso eu turbinar teria que trocar esse fitro por um com elemento (seco) ??

marmita22@uol.com.br
01/08/2008, 07:03
Ola A Todos A Metalurgica Cla Lançou Um Snorkel Plastico Injetado Igual A Da Landrover Para Toyota Bandeirantes Motor Om 314 Filtro De Ar Do Lado Direito 260,00

gbalero_URU
01/08/2008, 07:28
Hola este esnorkel es hecho en casa es de lata, la instalacion es simple y el filtro esta con elemento seco de hilux es facil, solo hay que eliminar el interior del filtro en baño de oleo invertir las entradas y listo, para eso se corta la parte superior del filtro y no es necesario modificar los soportes.
En realida la mia no es turbo y con el cambio de filtro de noto un importante cambio en la disposición de torque a bajas vueltas y en la agilidad del motor.
Espero haber aportado algo un saludo
Gerardo

Guiga Tostes
01/08/2008, 11:25
Amigos,

como o colega Gerardo optei por um snorkel "hand made", somente o chapeu q veio pronto e é parecido com o das Land.

Como a Band é turbo intercooler, precisava de um snorkel q não oferecesse restrição a entrada de ar e assim prejudicasse o desempenho, forçando mais a turbina para admitir ar suficiente.

O snorkel: Tubo 3"pol e Mangotes(caminhão Volvo)

Filtro de Ar: Seco do 709(mercedes OM 364).

Porém quando estou na cidade ou estradas pavimentadas deixo o filtro de ar sem a tampa traseira...faz uma grande diferença no desempenho on-road e a turbina enche bem mais rápido, ou seja, somente "ligo" o snorkel em trilhas que devido a baixa velocidade representa uma perda mto pequena no desempenho qdo com o filtro fechado = snorkel ligado.

Eu(suspeito) gostei mto do trabalho e projeto feito pelo meu Meca. O tubo de 3" mais parrudo, acredito q ficou mais harmonioso com o porte tb parrudo da Band com os bf 33"...espero q gostem.

Segue algumas fotos:

estyvybeykr
01/08/2008, 13:35
Na minha band vou colocar esse do anuncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76217594-snorkel-para-toyota-bandeirantes-_JM consegui um bom desconto com o vendedor, o material e o acabamento são de excelente qualidade, só falta a band voltar a andar pra instalar na criatura.

Guiga Tostes
01/08/2008, 15:59
Este modelo é bacana tb Estevão, era o que eu pretendia colocar na minha Band não tivesse feito aquele customizado.

Ps.: Não te acho no msn, te mandei umas pvt vc recebeu?

Abrs

marmita22@uol.com.br
01/08/2008, 16:15
OLA PESSOAL SEGUE EA FOTOS DO LANÇAMENTO DA METALURGICA CLA DO SNORKEL:mrgreen:

marmita22@uol.com.br
01/08/2008, 16:19
A SEGUNDA FOTO UM ABRAÇO ATODOS :mrgreen:

Guiga Tostes
01/08/2008, 16:24
Bem bonito, parece com o Safari.

Vem com os mangotes tb?

estyvybeykr
02/08/2008, 12:54
Este modelo é bacana tb Estevão, era o que eu pretendia colocar na minha Band não tivesse feito aquele customizado.

Ps.: Não te acho no msn, te mandei umas pvt vc recebeu?

Abrs

Guiga tenho andado meio enrolado só consigo entrar no msn já de noite, mas fica tranquilo que não é nada de urgente, forte abraço.

Estevão

Junior Toyota
02/08/2008, 13:26
Guiga,Tudo bom!!!
Onde voce comprou o "chapeu' do seu snorkel´?

Abração
Junior

Guiga Tostes
02/08/2008, 14:58
Jr,

comprei do João da Sollo 4WD.

Abr

Junior Toyota
02/08/2008, 20:10
Valeu Guiga,

Abração
Junior