Ver Versão Completa : (MANUTENÇÃO) DIFERENCIAL TRASEIRO DO VITARA... Considerações, Dicas, e sugestões.
JOÃO VITARA
10/09/2011, 10:43
Olá caros amigos....
Sumí, mais agora estou de volta.
Desde que comprei meu vitara, gandei de brinde um diferencial que ronca muuuuuuuuuinto.
Agora que terminei a reforma, resolví desmontar o diferencial e tentar resolver o problema.
Aquí falarei da saga do deferencial, comentarei soluções, coisas que aprendí, e como não aprendí tudo, aceito e pesso que todos contribuam com seu conhecimento e experiência para este tema tão intrigante e misterioso.kkkkkkk
JOÃO VITARA
10/09/2011, 11:04
Ok, pessoal...
Bem, uma dica importante que posso passar a todos é sobre a adaptação dos rolamentos de roda TRASEIRO.
Quando removido o semieixo, verão que existe um rolamento preso por uma trava metálica que esnta sob pressão. E tal rolamento quando danificado precisa ser substituido.
O rolamento KOYO custa em média de 90 a 180,00, porém existe uma adaptação tão eficiente quanto e bem mais batara, que ´coocar o rolamento 6307 com dupla vedação 2rs se for SKF ou DDU se for NSK, com uma arroela metálica de 5mm feta por um trorneiro tomando como base o rolamento antigo.
A trava eu preferí comprar da SUZUCAR pois esta é feita de um material específico com folgas exatas para comprimir o eixo travando o rolamento.
Fica assim: No semieixo, coloque a Flange de fixação, depois, a arroela de 5mm de espessura, o rolamento, e por ultimo, a trava.
Obs: N ahora de remover a trava antiga, use uma ixadeira/ Esmerilhadeira, para desgastar um dos lados da trava até ficar bem findo, depois, com o auxilio de uma talhadeira, quebre a trava que então sairá facilmente. No meu caso, foi necessário fazer o mesmo com o rolamento. Cortar, quebrar, e extrair.
Boa sorte A todos....
JOÃO VITARA
10/09/2011, 11:10
Agora op diferencial...
Após ler muito a respeito do assunto, desmontei o danado do focinho do diferencial, e procurei ajustar a folga entre a coroa e pinhão ajustando o disco rosqueado, conforme um artigo da internet com a folga de 0,10 a 0,15mm usando um relojo comparador. O resultado foi pécimo. Apesar de aparentemente, o desgaste da coroa e pinhão ser mínimo, após a regulagem, o bixo roncou mais ainda que antes.
Ligue para um amigo e o mesmo me disse o seguinte: - Uma vez que o diferencial roca, vai roncar sempre, a menos que se troque a Coroa e Pinhão. O mesno me orientou a voltar a folga anterior, e aumenyá-la mais um pouquinho e colocar um óleo mais viscoso, o que ainda não fiz.
O que vocês acham?
Abraço a todos...
João
GustavoR
06/06/2014, 15:40
Olá, João,
Adquiri um Vitara 97 que também ronca muito na roda traseira esquerda. Existem momentos que ronca e que não, mas sei que o rolamento da roda está com algum problema, pois mesmo desengrenado na caixa de reduzida, ela eventualmente faz barulho ao rodar.
O antigo dono me disse que estava fazendo barulho há aproximadamente dois anos. (O que eu achei absurdo! Como o cara não arrumou!). De resto o jipe está ótimo, já fiz viagens bem longas com ele e foi perfeito.
Queria saber se este "ronco" da roda prejudica em algo, ou se somente é incômodo? Se for o rolamento, ele tende a quebrar, ou danificar o diferencial ou semi-eixo da roda?
Desde já agradeço!
Tente grafite em pó junto do oleo normal.
GustavoR
16/07/2014, 00:07
No óleo do motor? O óleo do Motor no Vitara circula nos diferenciais e rolamentos?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.