PDA

Ver Versão Completa : Hilux 2002 - cabeçote trincado



cbridi
13/06/2005, 14:09
Hilux 2002 - cabeçote do motor 3.0 turbodiesel rachado.
Alguém já ouviu falar desse problema?

Meu tio tem uma Hilux 3.0 SRV 2002/2002 comprada 0Km que, semana passada, com 180.000Km bem rodados, trincou o cabeçote. A garantia de 3 anos vence em setembro/2005, mas como obviamente não fez todas as revisões em concessionária a Toyota não quer saber de pagar. Ele está tentando entrar em acordo com a Toyota, por enquanto a conta está em: 3 semanas esperando um cabeçote novo, 7.000 latas pelo cabeçote e mais umas 3.000 de M.O., juntas e etc.

Alguém já tinha visto trincar cabeçote de Hilux??

Everton Júnior
13/06/2005, 15:08
Ja tinha escutado falar desse problema numa Sw4, que é o mesmo motor da hilux do seu tio. O negocio é partir pra justiça. Imagina ai se seu tio fosse fazer a revisoes ate acabar a garantia, ia ser muito dinheiro.

J. G. Junior
13/06/2005, 17:09
Olá Bridi,

Será que não houve um descuido na manutenção???
Para fugirmos dos altos preços das manutenções acabamos(eu inclusive) não fazendo as revisões nas concessionárias.
Tenho um mecânico de confiança que faz todas as revisões por um preço bem mais em conta, mas depois de receber o carro vou conferir, por cima e por baixo, se tudo foi lubrificado e nada está fora do lugar.
Depois que tive um problemão com uma concessionária, não deixo de em todas a revisões abrir o capô, porta-malas, etc e peço até para colocar o carro em um elevador, dependendo do tipo de serviço que foi executado. Já aconteceu de ver parafusos da suspensão, com as cabeças danificas(provavelmente uso de chaves erradas) e exigir a troca. :shock: :shock: :shock: Os caras ficam P....., mas estou no meu direito. :twisted: :twisted: :twisted:

Quanto ao seu tio, se ele for realmente ficar com o carro após o conserto seria muito bom investigar o que realmente ocorreu. Um laudo de um mecânico experiente ou mesmo da própria TOYOTA, sobre o que ocorreu: falha da peça ou falta de manutenção.
Seria até interessante que vc nos comunicasse o que teria ocasionado esta quebra.
abraços,
JG. Junior

Luca
14/06/2005, 00:18
Ok, Bridi.
Dê uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6986&start=0 . Este assunto já foi bastante discutido aqui no fórum. Sugiro que você continue a discussão por lá, mesmo. Assim enriqueceria mais ainda o tópico, se for o caso.
Pelo que vimos, especificamente este motor da Toyota requer manutenção correta. Nada demais. Somente usar e trocar o fluido de arrefecimento de acordo com o manual. Não parar o motor de repente, após uso forçado (ouvi isto na Patagônia. Lá tem montes de 3,0 turbo). Também num tô dizendo que seu tio fez algo errado. Mas são boas pistas.
[]´s

_portela
14/06/2005, 10:24
Bridi,

Infelizmente o cabeçote do seu tio não foi o primeiro do 1KZ-T...Siga o caminho indicado pelo Luca que você vai ver...

Abraço e boa sorte!

P.S.: Insista com a Toyota. brigue!!!!

cbridi
14/06/2005, 14:44
Valeu pelos comentários!

Portela, Luca, J.G., conferi o tópico que indicaram e consegui enquadrar meu tio em duas categorias que causam trincas no cabeçote :twisted:
1 - muquirana
2 - pé de chumbo

Provavelmente foi falta de manutenção, mas mesmo assim, trincar o cabeçote é fogo. Segundo meu tio, ela superaqueceu apenas uma vez, ou seja, quando superaqueceu o cabeçote já tinha ido pro espaço. Ela nunca tinha dado esses sinais de superaquecimento antes.

Teoricamente a garantia vence em setembro próximo, vou aguardar o desenrolar dos acontecimentos e ver se consigo mais informações depois posto aqui o que realmente aconteceu e como foi resolvido. De qualquer forma fica o registro: mais uma Hilux 3.0 com cabeçote trincado!

[]'s sem acreditar que a garantia vá cobrir o preju...

cbridi
27/06/2005, 14:39
Galera,

Desfecho da história:

Após peregrinar por 3 concessionárias, meu tio, mesmo sem ter feito todas as revisões, conseguiu fazer valer a garantia de 3 anos e conseguiu que trocassem o cabeçote. Precisou arcar com a mão de obra de R$800,00, mas o cabeçote e a junta que custariam quase 8 mil latas a Toyota bancou.

Segundo as concessionárias de Porto Alegre e Caxias do Sul não haveria a menor chance de conseguir um cabeçote novo na garantia visto que as revisões não tinham sido efetuadas conforme o manual do proprietário. Meu tio então, apelou para a concessionária onde havia comprado a Hilux, em Lageado-RS, e eles conseguiram junto a Toyota um cabeçote novo sem custo.

Detalhes: a garantia de 3 anos termina em setembro/05, por sorte trincou antes do final da garantia. Se fosse depois, não teria a menor chance de levar um cabeçote novo sem brigar na justiça. Outro: nenhuma das concessionárias deu maiores informações sobre ser um problema crônico com os cabeçotes... sempre quiseram alegar falta de manutenção... O líquido de arrefecimento tinha sido substituído aos 100.000 Km num mecânico de confiança...

Bom, é isso... nunca desistam na primeira negativa... insistam!

[]'s

_portela
27/06/2005, 14:48
UFA :!: :D

Que bom que tudo acabou bem 8)

Boa sorte ao seu tio daqui para frente e vida longa ao novo cabeçote...

Abraço

Luiz Antonio
27/06/2005, 23:23
MUITO BOM....
Só não esquece de falar pra ele não discuidar no nivel do liquido de arrefecimento.

[]'s
com o nivel no lugar certo !!!! :D

cbridi
28/06/2005, 00:13
Acho q depois do susto ele até vai aliviar o pé do acelerador... :wink:

[]'s

cbridi
04/06/2007, 23:14
Já que eu iniciei esta thread, resolvi ressucitá-la por um simples motivo: novidades sobre o motor Toyota 1KZTE, a bagaça ferveu mais uma vez e o cabeçote foi pro espaço!
Pois é, titio não tem jeito e não aliviou o pé nestes dois anos. Resultado o cabeçote que havia sido trocado em garantia tbem acabou trincando. A Hilux tá com 300,000 Km e com dois cabeçotes trincados nas costas. Na segunda vez não teve jeito, foram-se quase 10 mil pratas para colocar a Hilux para rodar...
No fórum tem relatos sobre outros casos de trincas no mesmo motor..

[]'s do além... :-)

Rogerrm
23/04/2009, 18:35
Eita covero dos bão!!!

Aproveitando, Cbridi teu tio ainda tem a Hilux? não trincou mais nenhum cabeçote?

dudu_
23/04/2009, 18:56
olha cara eu sou um leigo no assunto mas na antiga sr 2003 3.0 do meu pai aconteceu a mesma coisa (eu acho) e o cabeçote novo saiu por 1300,00 mas tivemos de dar o quebrado para o mecanico

cbridi
23/04/2009, 21:19
Eita covero dos bão!!!

Aproveitando, Cbridi teu tio ainda tem a Hilux? não trincou mais nenhum cabeçote?

Já era, depois de trocar o cabeçote pela segunda vez, rodou mais uns 6 meses e trocou por outra Hilux SRV 0Km.

[]'s

T.T. Rex - Tio Balú
23/04/2009, 21:49
Para não ter depois que dar um jeitinho brasileiro, é melhor fazer as revisões de contrato, a manutenção preventiva, e como você mesmo confidenciou, deixar de ser:
1 - muquirana
2 - pé de chumbo
Senão, haja cabeçote.