Ver Versão Completa : Trocar câmbio automático por manual Ford Explorer.
Boa noite alguém já fez essa adaptação com cambio da ranger:
lista de peças:
- caixa de marcha ( Ranger V6 )
- volante do motor
- pedaleira
- alavanca
- Atuador de Embreagem completo com reservatório
- embreagem.
A maior duvida é a seguinte no cambio automático tem um chicote ligado o mesmo bloqueia o veiculo só deixando ligar em P ou D como alterar esta ligação para o cambio manual
Andei lendo a respeito e parece que tem uma trava na alavanca ( palanca ) que faz este bloqueio mas tambem teria um esquema eletrico no pedal da embreagem mas não encontrei nenhum gabarito para seguir continuo a procurar :parede: :parede: :parede: :parede:
Quanto ao bloqueio caso resolvido vamos aos teste neste final de semana
Obrigado aos amigos Orleans , Willal ( off road & aventura ) , Edintruder pela ajuda
:dance::dance::dance::dance::cool:
sandersondf
16/09/2011, 20:33
Excelente!
Quanto custou a brincadeira?
Excelente!
Quanto custou a brincadeira?
A brincadeira ja anda em 4000,00
Fora a trabalheira mais agora é outro carro
:parede::parede::semideia:semideia:cool::cool:
Pessoal da uma olhada neste site : 8967.mpj (http://arrc.epnet.com/autoapp/8967/8967.htm#8967R06_WIRING_DIAGRAMS.htm)
tem muita coisa boa la sobre manutenção OK
um abraço
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::bye:
03HUDSON
24/01/2013, 23:54
Boa noite! Comprei uma Explorer XLT 94 recentemente (minha 1ª camioneta), como já disse num tópico anterior; pois bem, o dono anterior quebrou a cabeça c/ o câmbio automático anterior, até adaptar um cambio manual da ranger, parece q a adaptação foi bem tranquila e fácil, pois a viatura parece q já vem preparada p/ receber o câmbio manual. Agora a dúvida, o diferencial continuou o mesmo, me parece q a relação ficou bem "alongada", será q é melhor assim? ainda estou c/ um pouco de dúvida na troca das marchas, ela anda na 4ª até 100 km/h a 2.800 rpm daí q eu mando a 5ª, acho q tá bom, né???
PaulinhoAlmeida
25/01/2013, 20:53
Boa noite! Comprei uma Explorer XLT 94 recentemente (minha 1ª camioneta), como já disse num tópico anterior; pois bem, o dono anterior quebrou a cabeça c/ o câmbio automático anterior, até adaptar um cambio manual da ranger, parece q a adaptação foi bem tranquila e fácil, pois a viatura parece q já vem preparada p/ receber o câmbio manual. Agora a dúvida, o diferencial continuou o mesmo, me parece q a relação ficou bem "alongada", será q é melhor assim? ainda estou c/ um pouco de dúvida na troca das marchas, ela anda na 4ª até 100 km/h a 2.800 rpm daí q eu mando a 5ª, acho q tá bom, né???
Rapaz, geralmente a relação do diferencial para câmbios automáticos dos anos 80 e 90 é bem longa, pois geralmente os mesmos têm poucas marchas, então acaba sendo interessante deixa-las mais elásticas.
Mas se vc tá dizendo que ela na quarta dá 100Km/h a 2800rpm, ela está meio longa mesmo pra um carro a gasolina. Mas, no fim isso também fará dela mais econômica. Acredito que se ela for V8, e as primeiras marchas forem curtas (e certamente são, pois são de uma ranger a diesel), não haverá necessidade de trocar a relação, já que o v8 triton já oferece boa potência e bom torque mesmo em rotações baixas como 1800˜2000 rpm.
Qual o teu motor? A quantos rpm ela fica em quinta na velocidade que vc costuma viajar? Ela tem pedido quarta marcha na BR? E na rua, tem pedido marcha?
03HUDSON
26/01/2013, 13:57
Boa tarde Paulinho! Primeiramente, agradeço a sua atenção. Bom, minha explorer é V.6, o câmbio q foi colocado nela era de uma ranger v6 tbem (gasolina). Recentemente viajei 2.000 km c/ ela, fui na faixa dos 125 km/h (qdo dava), ligava o piloto automático e ela ia na faixa dos 2850 rpm. Qdo pegava uma subida muito longa ela começava abaixar a velocidade p/ uns 110 km/h e chegando aos 100 km/h, se o topo da subida estava um pouco longe eu reduzia p/ 4ª o giro subia p/ quase 3000 rpm depois eu jogava a 5ª e ela continuava, na verdade a minha duvida é pq ñ dá pra sentir o motor muito bem, ela tá c/ o escapamento original (bem silencioso) e não sei se tá começando a forçar o motor, mas vai normal. Na cidade, em uma avenida, dá pra rodar a 60 km/h a 1500 giros numa 4ª. Faz 7 km/l no GNV e 6 km/l na gasolina (na cidade).:cavalo:
PaulinhoAlmeida
26/01/2013, 15:13
Haha! 6km/l tá bom de mais rapaz! Cavalo que anda é cavalo que bebe!
Quanto à relação do diferencial, eu acredito que pra mim estaria perfeita. 2850rpm a 125km/h é até muito! A minha s10 roda a 120km/h a 2300rpm, se não me engano.
Mas como vc falou que quer sentir mais o motor, e se vc não estiver muito preocupado com o consumo na BR, encurta essa relação aê rapaz! Depois vc nos conta como ficou.
A propósito, muito legal sua explorer! Curto muito esses carros! Tive a oportunidade de dirigir uma vez uma Ford Expedition 5.4! Uma montaria inesquecível.
Tiagobel
26/01/2013, 23:39
Para um motor a gasolina a relação ficou um pouco longa, mas nada grave. Aparentemente ficou como um 4+E...
03HUDSON
27/01/2013, 01:08
Valeu!! Obrigado Tiago e Paulinho :curtir:
Eu correndo atrás de um câmbio AT e você querendo um MT. Putz.
Abs.
03HUDSON
28/01/2013, 22:12
Eu correndo atrás de um câmbio AT e você querendo um MT. Putz.
Abs.
Ô Raposo!
Não é q eu queira um manual, é q eu já peguei a camioneta assim; agora, q essas Explo dão muito problema no câmbio parece q sim! Pois tem muitas Explo a venda c/ o câmbio(automático) pifado.
Alessandro,
28/01/2013, 22:33
Hudson, câmbios auto costumam durar mais que o próprio motor.
A maioria das Explorer no Brasil tem mais de 14 anos de uso, muitas com quilometragem perto dos 200 mil.
Verifique quantas dessas com defeito de desgaste, tem o problema com câmbio ou motor.
Hudson, câmbios auto costumam durar mais que o próprio motor.
A maioria das Explorer no Brasil tem mais de 14 anos de uso, muitas com quilometragem perto dos 200 mil.
Verifique quantas dessas com defeito de desgaste, tem o problema com câmbio ou motor.
Será que o câmbio AT do Explorer cabe numa Ranger TD?
Alessandro,
30/01/2013, 13:05
O motor diesel, quando tem câmbio automático, tem relações mais longas e são mais torcudos, exigindo um reforço extra na caixa, em comparação a gasolina. E não se resolve mudando a relação pelo diferencial.
O motor diesel, quando tem câmbio automático, tem relações mais longas e são mais torcudos, exigindo um reforço extra na caixa, em comparação a gasolina. E não se resolve mudando a relação pelo diferencial.
Grato. Vou esperar mai$$$$ um pouco e comprar uma L200 AT.
Abs
Pessoal, como ficou resolvido esse lance do chicote que bloqueia o carro a ligar o veículo em P ou D ??
Pessoal fiquei um tempo sem acompanhar o forum, e possa ser que esse tópico esteja sendo redundante, de qualquer forma eu preciso de ajuda para trocar o cambio da minha explorer, ele deu problema uma vez gastei r$ 3.500,00 ficou bom por um mês e voltou a da problema, não o mesmo, mais voltou... Tentei vender o carro e não conseguir e então resolvi ficar com ele, gostaria de saber do que preciso para fazer essa troca, e uma dúvida que tenho, é necessário trocar o módulo?
Desde já agradeço a ajuda de todos!!!
zanottao
11/01/2015, 19:24
Não precisa trocar o modulo não eu troquei todo o cambio da minha coloquei manual .......e so comprar tudoda ranger com motor v6 e o conjunto de pedaleira
Obrigado man, vou providenciar essa troca...
marco intheshadow
09/03/2015, 11:07
Bom dia hsnake. Como vai a adaptação da caixa manual? Recentemente comprei uma Ford explorer igual a sua, éo cambio tbm esta me dando dor de cabeça, já gastei 3200 e não ficou bom. O mecânico falou que tem que recondiciona o conversor de torque e troca o kit banner da caixa , que são os discos e cintas. Como VC e vários outros aqui do forum fizeram essa troca e anda por um tempo e estraga, tbm estou com medo de gastar e não ficar boa. Tbm estou querendo por cambio manual e acabar com essa dor de cabeça, pois comprei ela faz um mês e meio e nem pude aproveitar, fica patinando fazendo trocas erradas.vse eu for arrumar esse cambio vou gastar muito. Quanto VC pagou na caixa manual? Tem que compra volante plato e disco , e pedaleiras? Ou vai mais alguma peça? Desde já agradeço ai abraço
MARCO, compre as peças na ROCKAUTO.COM, direto nos EUA. Nada de recondicionar. Use novo a preço acessível. Mas se decidir por trocar, a melhor opção é a informada pelo colega, ou seja, mecânica da Ranger. Abraço
marco intheshadow
09/03/2015, 15:40
Obrigado pela dica , vou ver se consigo comprar por la. VC acha que se botar novo fica bom? Abraço
Tudo depende do mecânico que irá montar. Leve em uma empresa especializada em câmbio automático, mas compre você mesmo as peças (chama MASTER REBUILD KIT nos Estados Unidos) o kit de peças que necessitará comprar para deixar o câmbio zerado!
zanottao
09/03/2015, 23:44
Bom dia hsnake. Como vai a adaptação da caixa manual? Recentemente comprei uma Ford explorer igual a sua, éo cambio tbm esta me dando dor de cabeça, já gastei 3200 e não ficou bom. O mecânico falou que tem que recondiciona o conversor de torque e troca o kit banner da caixa , que são os discos e cintas. Como VC e vários outros aqui do forum fizeram essa troca e anda por um tempo e estraga, tbm estou com medo de gastar e não ficar boa. Tbm estou querendo por cambio manual e acabar com essa dor de cabeça, pois comprei ela faz um mês e meio e nem pude aproveitar, fica patinando fazendo trocas erradas.vse eu for arrumar esse cambio vou gastar muito. Quanto VC pagou na caixa manual? Tem que compra volante plato e disco , e pedaleiras? Ou vai mais alguma peça? Desde já agradeço ai abraço
Marco, tudo bem ? parabens pela compra da explo, e bem vindo ao clube dos cambios automaticos, muito sem, solução kkkkkkk, a minha roudou bem por 1 e pouco, ate q resolveu patinar e tudo mais, bom arrumei a primeira vez e não ficou bom, importei da rockauto o master kit, e comprei o conversor na argentina novo, por fim o problema todo esta no corpo de valvulas que muitos empenam ou alguma montagem errada das esferas que abrem e fecham, para as solenoides de cada marcha funcionarem, geralmente no brasil, não se encontra e qdo encontra e usada e cara, procurei por todo o lado, ai me irritei, fui num desmancha de um amigo meu que so trabalha com ford.
Comprei tudo da ranger q tava la, pedaleira, volante o cambio todo e plug n play, a embreagem compra tudo novo, o cilindro do pedal e o da caixa, e a empreagem tb, me arrependo de não ter comprado novo na epoca, duraria bem mais , masss fazer oq, ficou muito boa a t case tb encaixa certinho e a tração e o controltrack funciona perfeito,ficou mais economica e suas vantagens da caixa manual no sentido de gasto bem menos, mais cambio auto e auto porra kkkkkkkk. bom e isso ai, qualquer duvida te ajudo se puder
marco intheshadow
23/03/2015, 10:52
To até.pensando em fazer um curso de cambio auto pra arruma eu mesmo ela...kkkkk
marco intheshadow
30/03/2015, 16:02
Pessoal desisto da automática. Abri a CT e vou fazer embuxamento, ta com folga e quando reduz da um barulho tipo grrrriiiiiiiiii alguma marcha arranhando parece, já vou adaptar um engate manual nela. E já como vou fazer o engate 4x4 manual, já vou partir para cambio manual tbm. Alguem sabe onde arrumo uma caixa manual de ranger 4x4? Tem que ser que ano a ranger pra dar certo? Tbm estou vendendo minha caixa auto, se alguem tiver interesse, não sei se ela patina ou e' o conversor, dou o conjunto todo. Se alguem puder dar uma ajuda desde já agradeço. Abraço galera
zanottao
30/03/2015, 16:20
Pessoal desisto da automática. Abri a CT e vou fazer embuxamento, ta com folga e quando reduz da um barulho tipo grrrriiiiiiiiii alguma marcha arranhando parece, já vou adaptar um engate manual nela. E já como vou fazer o engate 4x4 manual, já vou partir para cambio manual tbm. Alguem sabe onde arrumo uma caixa manual de ranger 4x4? Tem que ser que ano a ranger pra dar certo? Tbm estou vendendo minha caixa auto, se alguem tiver interesse, não sei se ela patina ou e' o conversor, dou o conjunto todo. Se alguem puder dar uma ajuda desde já agradeço. Abraço galera
Cambio de v6 serve. ate 98 da e plug and play, compra pedaleira volante, e pronto so colocar
marco intheshadow
30/03/2015, 16:32
Puts zanottao então só ate 98...aqui na região achei uma 2006 barato
Será que essa não da?
zanottao
31/03/2015, 12:09
Puts zanottao então só ate 98...aqui na região achei uma 2006 barato
Será que essa não da?
Sinceramente , não sei te dizer eu andei olhando uns cambios e parece ser igual.agora as relaçoes de marcha podem ser diferentes
marco intheshadow
01/04/2015, 08:47
Infelizmente fui buscar o cambio mas era de uma 4x2... Vou deixar o auto por enquanto e procurar com calma. Mas bom saber que da certo, quanto a relação acredito que diesel e' mais curta a relação. Se for isso pra mim sem problemas pois quero força não me importo com a final, a não ser que prejudique os diferenciais
zanottao
01/04/2015, 10:24
Marcos, não importa se e 4x2 vc usa a junção do seu cambio, no acoplamento do novo, os 4 parafusos do fim vc solta e troca o acoplamento do 4x2 pelo 4x4, a minha eu fiz isso
marco intheshadow
01/04/2015, 15:45
Obrigado por exclarecer minhas duvidas zanottao. Só me indiguino do dono do ferro velho não saber disso, só perdi a viagem, mas agora vou comprar em outro ferro velho só de raiva. Vou colocar cambio manual de certeza chega de se incomoda. Agora junta os trocados e compra o manual. Logo vou postar fotos dis serviços que venho fazendo. Abraçao ai galera
marco intheshadow
01/04/2015, 17:16
A propósito ouvi falar que o cambio Eaton da ranger da certo...alguem sabe se isso e' correto?
O Eaton não sei, o Mazda eu sei que serve.
marco intheshadow
13/10/2015, 21:45
Boa noite pessoal. Comprei a caixa da ranger v6 agora preciso comprar o volante. Alguem sabe se ele e' 6 furos ou 8 ? Preciso saber antes de desmontar pois vou fazer a troca no fim de semana. E sera que posso usar minha gremalheira? A minha explorer e' uma 97...e tbm queria saber se na minha e' preciso afastar o arranque também. Vlw
marco intheshadow
30/10/2015, 18:12
Muito obrigado zanotão por me fazer comprar o cambio errado...galera que estiver fazendo essa adaptação de cambio auto pra manual não vai na onda de que cambio pra 4x2 e igual o do 4x4 ...primeiro ele me falou que o acoplamento da auto dava em um cambio manual , não deu tive que comprar u. De cambio manual. Segundo o eixo e' bem mais comprido uns 15 cm. Terceiro tem mais entalhes tbm sendo assim mais grosso. Se vcs observarem mais acima o zanotão me falou que dava tudo certo inclusive ele fez na dele. Da onde não da nada certo. O cara me fez comprar essa caixa paguei 2000 e agora me to no prejuízo. Meu carro desmontado paguei um monte de mao de obra pra nada. Pessoal eu acho que pessoas assim deveriam ser excluídas do grupo. Abraço a todos que levam isso aqui a sério.
Arthur Gubert
01/11/2015, 16:39
Marco, eu troquei o cambio de minha explorer por mecanico recentemente.
Resumidamente em forma de te ajudar, pelo tanto que fui atrás e pesquisei.
O cambio 4x2 da Ranger NÃO dá certo, a furação é diferente, além do desenho da carcona ser um pouco diferente.
Se não bastasse, o eixo entalhado é diferente, vai virar só em adaptação.
Busque comprar uma caixa da Ranger 4x4 V6 no Paraguai ou Argentina, foi lá que eu consegui uma 0km, na caixa.
Valor R$2.300,00.
Vais gastar com kit embreagem completo, cilindro mestre e pedais. Mas é tudo plug and play.
Espero ter ajudado.
Buenas pessoal,
Estou de olho em uma Explo 94 que teve problema no cambio auto, o dono desmontou em casa com um amigo e nao soube montar novamente... Está a 6 meses parada sem a CA e provavelmente deve ter perdido alguma peça....
Minha pergunta é.
O unico cambio plug and play é o da Ranger v6 até 98 4x4?
Fora o cambio, preciso comprar as pedaleiras, embreagem, cilindro mestre e o que mais?
é uma adaptaçao mto dificil?
abraço pessoal.
Sim, o cambio é este. Não tem adaptação. Tem montagem de peças, pois é praticamente o mesmo veículo. É tranquilo.
marco intheshadow
08/11/2015, 10:30
Bom dia. Isso mesmo leopoa. Compra a caixa da ranger v6 4x4 que não tem erro. Eu fui na onda de outro membro e estou com duas caixas uma 4x2 e uma 4x4 com o casco quebrado e das duas vou fazer uma. Volante achei um no mercado livre por 350 procura la que vai acha. No anuncio do cara tem a foto d uma explo desmanchada. Tem que observar se seu volante e' 6 furos. As pedaleiras quase da certo o problema e' que o suporte do cabo da caixa auto empurra a embreagem pra baixo. E' só serrar com uma serra de mao. Eu estou nos final mentes da adaptação.se precisar mais dicas só da um salve aqui. Abraço
Opa, valeu pela ajuda.
Vou tentar negociar a caminhonete....
O que estou achando dificil é encontrar o cambio 4x4.... 4x2 tem de monte... já o 4x4 nao acho....
nao tem mesmo jeito de aproveitar o 4x2??
Abraço
marco intheshadow
14/11/2015, 21:36
Olha leo estou com a caixa 4x2 toda desmontada. Amanha vou abrir a 4x4 pra comparar se são iguais as engrenagens ai VC teria que trocar o eixo entalhado e a flange traseira. Amanhã provavelmente posto aqui se rola fazer essa conversão. Abraço
marco intheshadow
24/11/2015, 12:39
Ai leo Poa. Desmonteis as duas e fiz uma. As engrenagens são iguais sim. Ate achei que como coloquei todas as engrenagens da caixa de uma explorer4x4 ela não ia fica longa, mas fico. Só usei o eixo piloto e a carcaça da caixa da ranger deu tudo certo, mas.fica com as marchas bem longas por causa dos diferenciais, os do automático são mais longos. Mas nomais só questão de se acostumar.qualquer duvida fala ai que te ajudo. Abraço
Pessoal, troquei o cambio automatico pelo manual. Agora nao consigo dar partida na explorer. Parece que tem um jumper que precisa de ser feito para "enganar" a trava de seguranca do modulo do carro, que só deixa dar partida no P ou N. Alguem sabe sobre isso?
Antonio Fernandes Serpa M
14/02/2019, 09:59
Amigos, bom dia.
Sou de Fortaleza surgiu aqui uma Explorer 1999 com conjunto mecânico da Ranger, inclusive com cambio manual. Gostaria de pedir a quem pudesse me fornecer, uma lista de peças de outros veículos que possam ser adaptadas na Explorer 1999.
Antecipadamente agradeço
maverickriani
27/05/2019, 09:44
Bom dia, mais alguem fez esta adaptacao ?
maverickriani
27/05/2019, 09:46
Bom dia Senhores, mais algum adaptando cambio MANUAL na Explorer pra compartilhar informacoes ?
maverickriani
27/05/2019, 09:48
Bom Dia, Novidades sobre o lance do chicote que bloqueia o carro a ligar o veículo em P ou D ?? Obrigado
maverickriani
06/06/2019, 17:23
Ajuda.... Ajuda dos veteranos.
maverickriani
06/06/2019, 17:30
HELPPP Senhores ! Help Aos Veteranos.
maverickriani
11/06/2019, 14:06
Cade os professores pardal !?
Fontoura
15/06/2019, 00:06
Eu estou neste processo.
Como eu quero a minha só para trilha, estou colocando um Clark 3m das antigas C-10, com a reduzida divorciada original da Explorer.
Fontoura
15/06/2019, 00:27
Opa!
O que vc precisa?
maverickriani
17/06/2019, 13:59
Opa!
O que vc precisa?
u
Oi Fontoura, obrigado pelo retorno. COmprei: PEdaleiras, console cambio manual, cambio da Ranger 4x4 (Mazda).... A caixa de transferencia original da Explorer encaixa neste cambio ? O que mais irei precisar adaptar ? Gostaria de me adiantar o maximo antes dos problemas sugirem. Obrigado.
maverickriani
17/06/2019, 14:01
Eu estou neste processo.
Como eu quero a minha só para trilha, estou colocando um Clark 3m das antigas C-10, com a reduzida divorciada original da Explorer.
A minha na Verdade é uma Limited 5.0 V8, estou pegando a mecanica para o meu Maverick, e peguei o 4.0 v6 de uma capotada para passar pra ela, quero montar ela manual 100%, com o 4x4, e deixar para o meu pai.
Fontoura
17/06/2019, 20:12
Ouvi dizer que é plug-and-play.
As minhas dúvidas são em relação a eletrônica que ainda não sei como fazer.
maverickriani
18/06/2019, 08:54
POr tudo o que li parece mesmo, mas ninguem que ja fez aparece por aqui. Tambem queria saber sobre a solução para partida com relação ao "P" e "N" do automatico.
Fontoura
18/06/2019, 09:25
Antes de tirar o câmbio, coloca a alavanca no "N".
Giliard Francisco
17/01/2021, 16:18
Boa tarde Amigo!! E quanto aos plugs que tem no câmbio automático? Estou convertendo a minha Explorer e não entendi o que fazer. Pode me ajudar? Vi que tem 3 plugs.
lincolnjb
27/09/2023, 15:57
Boa tarde Galera.....
Quem é vivo sempre aparece.
Seguinte...... to com problemas no cambio automático da minha explorer e ninguem resolve. Tive a ideia de mudar o cambio para MANUAL. Preciso de algum mecanico bom em BH (e região) que faça o serviço.... Alguem???
Bom dia caros colegas!
Ha um ano comprei uma Explorer ano 96 com bastante histórico de manutenção, inclusive do câmbio automático.
Ocorre que há dois meses o câmbio começou a dar sinais de avarias, levei em algumas oficinas e ouvi muitos absurdos como orçamentos de até 16 mil e várias recusas de mexer TB.
Diante disso ,comecei a pesquisar e vi que é possível a colocação de um câmbio manual!
Alguém que já tenha feito isso pode me ajudar?
Sou do Rio de janeiro
Desde já agradeço!