PDA

Ver Versão Completa : Cherokee GNV Esquentando



javabr
13/06/2005, 13:25
Pessoal,

Tenho uma cherokee que chaga a +- 110 oC ... ate ai tudo bem.. qdo desligo, ferve a agua e transborda pelo reservatorio deixando o jeep completamente sem agua. Resultado: tenho que esperar esfriar e reabastecer a agua novamente para poder continuar. Detalhe: So ferve e transborda quando eu desligo o jeep.

Alguem ja passou por isto? Sabe como resolver? A ventoinha, e sensores parecem estar ok.

A qtos graus trabalha a Cherokee de vcs no transito de SP ? mais de 100 ?

Txsco
13/06/2005, 18:24
O que eu vou falar pode ser uma mega besteira, mais ai vai... a tampa do radiador está em ordem? Tá segurando a pressão numa boa? Isso acontecia com o Wrangler 93 que eu tinha, só que não chegava a esvaziar tudo.
[]' s :wink:

Petya
13/06/2005, 19:45
Começou depois do GNV ?? Ou nada a ver ...

javabr
14/06/2005, 08:35
O que eu vou falar pode ser uma mega besteira, mais ai vai... a tampa do radiador está em ordem? Tá segurando a pressão numa boa? Isso acontecia com o Wrangler 93 que eu tinha, só que não chegava a esvaziar tudo.
[]' s :wink:

Entao, parece que com a tampa esta tudo em ordem.

Eu gostaria de confirmar qual a pressão que a tampa tem que suportar: Tipo: na minha esta escrito 18 libras... será que esta é a pressao para a cherokee ?É que nao parece ser a tampa original. Comprei a cherokee a pouco tempo. Como saber se uma tampa nao esta em ordem ? A impressao que eu tenho (vou confirmar no final de semana) eh que ferve e sai agua pelo reservatorio, e nao pela tampa do radiador. Porem, se a tampa esta sem pressao, a agua ferve em 100 oC. A minha, no transito ta dando 110 oC direto.

javabr
14/06/2005, 08:38
Começou depois do GNV ?? Ou nada a ver ...

Isto nao da pra ter total certeza, pq comprei ela e levei no GNV no mesmo dia. Eu tenho que deixar ela ligada parada ou em muito transito para que ela ferva quando eu desligo. Eh, eh isto mesmo: So sai agua pelo reservatorio fervendo que nem tarada quando eu desligo o motor. Nao importa a temperatura. Deve ser pq a agua esta sendo succionada para dentro do motor.

O cara do GNV me falou que o carro a gas tende a esquentar um pouco mais sim, mas que isto não é motivo para preocupacao, nem mesmo para ferver. De qualquer maneira, vou colocar uns 20,00 de gasolina nela :) pra fazer um teste neste final de semana... he he he

Wallace
14/06/2005, 10:06
A tampa deve ser 18 lbs mesmo, já que a minha Cherokee Sport é de 16 lbs.
Precisa verificar se a tampa esta ok e se tem aditivio de radiador na proporção recomendada.
Isso para iniciar.
Trabalhar muito quente é normal.
Tem que ver também o óleo do cambio, pois deve ter um trocador de calor do cambio no radiador.
Pode estar esquentanto mais no transito se a marcha lenta do GNV estiver mais alta. Pode verificar isso colocando em Neutro toda vez que parar.

javabr
14/06/2005, 10:14
A tampa deve ser 18 lbs mesmo, já que a minha Cherokee Sport é de 16 lbs.
Precisa verificar se a tampa esta ok e se tem aditivio de radiador na proporção recomendada.
Isso para iniciar.
Trabalhar muito quente é normal.
Tem que ver também o óleo do cambio, pois deve ter um trocador de calor do cambio no radiador.
Pode estar esquentanto mais no transito se a marcha lenta do GNV estiver mais alta. Pode verificar isso colocando em Neutro toda vez que parar.

Nossa.. antes de mais nada... obrigado a todos pela ajuda.. nao imaginava que neste forum existissem tantas pessoas querendo ajudar.. grato mesmo!!!

Uma pergunta Imbecil:
1. Como eu sei se uma tampa de radiador está boa ?

Alguem de vcs poderia me indicar uma mecanica boa (mesmo) que conheça MUITO de cherokee ?

Wallace
14/06/2005, 10:32
Existe um teste, que uma boa firma especializada de radiador deve fazer.
Mas pode ser mais barato e seguro comprar outra tampa!

javabr
14/06/2005, 10:38
Existe um teste, que uma boa firma especializada de radiador deve fazer.
Mas pode ser mais barato e seguro comprar outra tampa!

hummm

vou fazer este teste entao... se o pessoa quiser me cobrar alguma coisa pelo teste, compro a tampa e faco o teste do meu jeito! (10 minutos ligada na garagem já o suficiente pra ela chegar no 110oC)

grato

LucasPW
14/06/2005, 22:58
Cara, a minha não chega a 110 quase nunca.
Uso GNV também todo dia e só vi subir uma vez a temperatura uma vez numa subida que eu acelerei mais.
Normalmente rodo com ela entre 98 e 100oC

Marcelo Carvalhal
15/06/2005, 00:49
Oi galera se for ajudar gaostaria de dar um pitaco

Não sei o ano de sua cherokee, mas todas vem com acoplamento viscoso no ventilador do radiador, que na verdade so tem ele mesmo, ele pode estar armando mais tarde que o normal, esse e o unico problema de aquecimento de cherokee 4.0 l, desde que tabm nao haja fuga pelo cabeçote que eu acho muito difícil acontecer neste motor, ele sempre vai ferver quando vc parar por que quando vc desliga o carro o ventilador para imediatamente mas o calor da agua que estava com sua temperatura no limite como não tem mais o auxilio da refrigeração da hélice por alguns segundos tende a subir e a pressão no reservatorio aumentar, peça para checar a bomba de agua de seu carro, se ele tiver mais de 80 mil km, e o antigo proprietario nao fez a troca do aditivo com 60 mil, ela pode estar deteriorada a helice, O ADITIVO QUE EXISTE TAMBEM E LUBRIFICANTE DO ROTOR da bomba evite ao máximo usar agua de torneira, ela é clorada e com sulfaço, que são usados no tratamento, use sempre os aditivos de radiadores com aditivo, logico que não o anti frozem!!!

Marcelo Carvalhal
15/06/2005, 00:59
Outra coisa o carro a gás tem de estar com o sistema um filtro de ar menos restritivo, ele aquece mais pois ha mais atrito porque o gas e combustivel seco e a gasolina mesmo a mais vagabunda tem um aditivos que ajudam na lubrificaçao,EVITE AO MAXIMO ANDAR NO GAS COM SEU CARRO AINDA FRIO, os materiais internos não atingiram a dilataçao correta isso vai deteriorar seu anéis de segmento e cilindros
PEÇA PARA VERIFICAR A VALVULA TERMOSTÁTICA ela é importante talvez ela esteja com fadiga e abrindo muito tarde, ou algum mecanico malandrão achou que ela nao servae para nada e TODOS DIZEM, mas é ela que mantem a temperatura de trabalho quente do motor, na verdade sua funçao é esquentar o motor, use oleo do motor semisintético ele foi desenvolvido para esse óleo, e troqueo a cada 5 mil, ou dez no máximo se vc anda só em transito, sempre sim, use um aditivo de oleo, e deixe tbm o nivel pelo memos 100ml a mais do que a vareta indica, se isso tudo não ajudar, NÃO DESISTA ME PASSA O QUE ESTA ACONTECENDO :wink: :wink:

javabr
15/06/2005, 08:41
Cara, obrigado pelas dicas!!! Mais umas duvidas:


Não sei o ano de sua cherokee, mas todas vem com acoplamento viscoso no ventilador do radiador, que na verdade so tem ele mesmo, ele pode estar armando mais tarde que o normal,
Como eu faco para verificar isto ? Conhece alguem lugar que faça este teste ?


desde que tabm nao haja fuga pelo cabeçote que eu acho muito difícil acontecer neste motor, ele sempre vai ferver quando vc parar por que quando vc desliga o carro o ventilador para imediatamente mas o calor da agua que estava com sua temperatura no limite como não tem mais o auxilio da refrigeração da hélice por alguns segundos tende a subir e a pressão no reservatorio aumentar,


Nao, nao parece ser isto. o motor esta impecavel! segundo o mecanico.


peça para checar a bomba de agua de seu carro, se ele tiver mais de 80 mil km, e o antigo proprietario nao fez a troca do aditivo com 60 mil, ela pode estar deteriorada a helice, O ADITIVO QUE EXISTE TAMBEM E LUBRIFICANTE DO ROTOR da bomba evite ao máximo usar agua de torneira, ela é clorada e com sulfaço, que são usados no tratamento, use sempre os aditivos de radiadores com aditivo, logico que não o anti frozem!!!

Já fiz isto.. a bomba estava vazando um pouco de água....

Qual a temperatura que marca na tua cherokee no transito de sp num dia quente ?

javabr
15/06/2005, 08:44
Pessoal, Obrigado pelas dicas...



Outra coisa o carro a gás tem de estar com o sistema um filtro de ar menos restritivo

Que modelo de filtro de ar vc usa ? Poderias me passar as especificações ?

Me falaram em algum lugar que há cominicação entre a temperatura do cambio e do motor. Logo, se o cambio esquenta, pode sobreaquecer o motor...

tal fato faz sentido ? ja ouviu falar disto ?

Wallace
15/06/2005, 14:37
Sim o oleo do cambio passa por um trocador de calor no radiador.

Marcelo Carvalhal
16/06/2005, 20:03
O acoplamento viscoso :wink: Vc mesmo verf. e so ficar esperando a helice trabalhar com mais força quando o carro tiver quente, agora pra saber se arma(100 E 110°) com a temperatura ideal tem estar com com DRBII conctado, algumas oficinas ja tem o programa com e como testar isso
TALVEZ O SEU MEXANICO SAIBA,
BOMBA D'AGUA, por onde vaza, se vaza troca porque so tirando ela se poderá saber o que acontece, ela não e cara acho que o wallace consegue p/vc,
FILTRO DE AR, meu carro e caso a parte e muito adaptado, hoje em dia estou usando uma caixa de ar de motor V8, com um filtro linear de menos restrição, no seu caso pode procurar por aqules filtros cônicos os chamdos filtros esportivos, vc tera de eliminar a cx de ar normal, não tem problema,Nao esquece que as velas tem de estar boas tambem
EU MORO NO RIO, sou fraco em oficina em SP, vou ligar PROS MANO pra saber quem ta mexendo bem em CHEROKEE

Marcelo Carvalhal
16/06/2005, 20:18
Cara olha valvula termostica, ela tab pode estar danificada, NA verdade troca pois no plano de manutenção da JEEP tem a troca prevista com 80 mil km, ou 3 anos
Quanto ao oleo do cambio, ela tem seu proprio mini radiador que passa na pare de baixo do radiador do ar condicionado e radiador de agua do carro sua temperatura de trabalho fica em torno de 60°, acho difícil ele esquentar a ponto de influenciar pois ele representa apenas 5% do tamanho do radiador de agua do carro e do ar condicionado, eixar o carro em neutro quando parado por muito tempo economiza combustivel e não força o conversor, naturalmente diminui o aquecimento, sugiro dar uma Valetada do radiador e uma limpesa boa, ele pode estar com as colmeias obstruidas e internamente com residuos/ferrugem etc.
CARA TEM GASTAR DINHEIRO SIM, CHEROKEE E UM OTIMO AUTOMOVEL, MAS AS MANUTENÇOES PREVENTIVAS SÃO NECESSARIAS, ELAS QUE EVITAM ISSO QUE VC ESTA PASSANDO AGORA, meu carro tem 165 MIL MILHAS!!!! e ano 1993, ja viajou duas vezes pelos lençois do maranhao e jeriquaquara, fora os RAIDS que sempre faço onde o carro fica no minimo 6 horas ligado e fazendo força, se vc tiver o manual original do carro lei principalmente o de manutenção. tem fotos da viatura no topico
FROTA 4X4 BRASIL - GRAND CHEROKEE LAREDO NA TRILHA ( VOVO)

Gasoso
16/06/2005, 22:59
Javabr...
Naum entendo muito da mecânica de Cherokee pois nunca tive uma.... mas de GNV eu entendo...
Algumas coisas...
Para sua viatura fazer o que está fazendo o GNV naum é o culpado... pode estar agravando, mas sozinho ele naum faria isso...
A galera já falou sobre o bomba dágua... mas vou dar umas dicas... em muitas bombas o material do rotor é diferente do material da hélice... quando a água aquece o rotor costuma dilatar mais que o eixo. Resultado, o rotor fica escorregando no eixo, mas só com o carro quente... quando se retira a bomba do carro o rotor já esfriou ( ninguem aguentaria mexer com tudo quente) e aí já segurou no eixo de novo... Já vi isso até com bomba zerinho, original, tirada da caixa... a viatura fez o que a tua fez ainda dentro da oficina.....
Outro coisa é o ponto do motor do bichano... em viaturas com GNV é comum os mexânicos fuçarem no ponto pra compensar a falta do variador de avanço... só que o variador de avano adianta o ponto.... mas tem mexânico desentendido que atraza o ponto.... aí naum tem jeito a viatura fica sem força e esquenta mais que sogra em sábado à noite....
Outro ponto é sua transmissão... isso pode naum ter nada a ver com o motor.... Pelo que o Wallace falou entendí que as Cherokees ( ou a sua naum sei) tem transmissão por discos como os sistemas Hidramáticos que refrigeram o óleo no radiador de água. Neste caso, se teus discos estiverem desgastados, bomba hidráulica sem pressão, conversor de torque baleado ou outros problemas destes tipo de transmissão teu carro vai ferver sempre pios a água vai ser aquecida pelo óleo da transmissão... um teste mais ou menos é ver se o carango esquenta assim parado, mas o correto é verificar o pressão do óleo da transmissão e a temperatura deste óleo por instrumentos fora os do painel.... um bom mecânico resolve....
Quanto a válvula termostática, nunca rode sem, ela ajuda o motor aquecer mais rápido, reduzindo o desgaste e também ajuda a resfriar o carango dando tempo pro radiador esfriar um pouco a água que está nele antes dela voltar pro motor....
Espero ter ajudado em algo :mrgreen:
[]'s Gasosos

Gasoso
16/06/2005, 23:04
Fora o aquecimento....uns conselhinhos... :wink:
Nunca instale GNV numa viatura que vc desconhece... (ooops este vc já fez) :oops:
Se vc naum quiser ter muitos problemas com sua viatura no futuro... Saia de casa e chegue em casa todos os dias na Gasolina, mantenha sempre pelo menos meio tanque de gasolina e nunca deixe este meio tanque durar mais de Quinze dias...
Se vc naum fizer isso a viatura vai pro saco...
se tiveres interesse te explico os pqs depois....
Mas lembre-se... se conselho fosse boa coisa a gente vendia.... :mrgreen:
[]s

Wallace
17/06/2005, 13:34
A Cherokee Sport vendidas aqui tem todas o oleo de transmissão passando pelo radiado de agua.
E ainda tem seu proprio radiador de oleo.
O trocar de calor no radiador serve tanto para esquentar o óleo quando o veiculo acaba de ser ligado como para ajudar a refrigeração.

Marcelo Carvalhal
17/06/2005, 15:31
DICAS COM SOLUÇÃO --R$ 500,00
DICAS SIMPLES ---- R$ 250,00
Solução ---- R$ 1.500,00

Nao estão encluidos (mão de obra e peças ) :wink:

EU RESOLVO :twisted:

Marcelo Carvalhal
17/06/2005, 22:34
E ISSO mesmo :wink: :wink:


A Cherokee Sport vendidas aqui tem todas o oleo de transmissão passando pelo radiado de agua.
E ainda tem seu proprio radiador de oleo.
O trocar de calor no radiador serve tanto para esquentar o óleo quando o veiculo acaba de ser ligado como para ajudar a refrigeração.

Gasoso
17/06/2005, 23:42
DICAS COM SOLUÇÃO --R$ 500,00
DICAS SIMPLES ---- R$ 250,00
Solução ---- R$ 1.500,00

Nao estão encluidos (mão de obra e peças )


hahahaha :lol: :lol: :lol:

só um acréscimo....

UMA BOA RISADA ------ NÃO TEM PREÇO!!!!
:mrgreen:

Marcelo Carvalhal
21/06/2005, 22:59
E ai!!! :D
GASOSO, :!: Tem noticias do carro do colega, será que achou o problema :?: :!: :?: :?: :?:

javabr
05/07/2005, 16:09
Entao pessoal,

Muito legal a ajuda que todos tem me dado.

Troquei a tampa do radiador na ultima semana.

Comprei uma original (R$ 76,00!!!) .

Ontem, qdo voltava para casa estava um PUUUUTA transito. Liguei o AR condicionado e vim com ela ate em casa. Qdo estacionei ela estava com o ponteiro entre 100 e 125 graus (bem no meio). Acho que eh 112 oC.

Nao deu outra. Comecou a ferver no reservatorio outra vez. Com um agravante: Comecou a vazar na tampa do radiador tbm e a assobiar, como se a tampa nao estivesse aguentando.

Notei que do lado da tampa há um cano que vai direto para o reservatorio. Provavelmente a mola da tampa nao aguenta a pressao, deixando com aque a agua vaze por este cano, fazendo com que o reservatorio ferva tbm.

Mas a minha pergunta. Se toda a cherokee trabalha nesta temperatura (112), pq so a minha tampa nao aguenta a pressao? Sera que comprei uma tampa com defeito ?

Sera que o meu radiador não é original e este caninho nao deveria existir ?

Grato mais uma vez.

Wallace
05/07/2005, 17:55
Tem aditivo na $ correta na água.
A tampa é a correta?
Na Sport o caninho existe, justamente para permitir que o maior volume de agua vá para o reservatorio quando quente e que volte quando fria.

javabr
05/07/2005, 18:03
Tem aditivo na $ correta na água.
Bom. Nao coloquei aditivo na água pq da 1a vez que puz (ainda com a tampa antiga, na 1a fervida foi tudo fora. É fundamental o aditivo para que a agua nao ferva ? Estava esperando resolver o problema das fervuras antes de por aditivo again... se nao me parece dinheiro jogado fora.. concorda ?



A tampa é a correta?
Bom. Comprei na concessionaria(Caltabiano). É uma tampa de 18 Libras, identica em libras a que estava la antes. Notei que a nova possui duas abinhas a mais(da que veio com ela), que facilitam o rosqueamento da mesma. Creio que sim, é original mesmo!

Wallace
05/07/2005, 18:41
Sem o aditivo vai ferver sempre.
Sem contar que vai correr mais.
Sem contar que pode congelar.
Acho até o o aditivo term lubrificante para a bomba de agua.

javabr
05/07/2005, 21:55
Sem o aditivo vai ferver sempre.
Sem contar que vai correr mais.
Sem contar que pode congelar.
Acho até o o aditivo term lubrificante para a bomba de agua.

wallace, desculpa a minha ignorancia, mas,

1) que impacto tem o refrigerante da agua na potencia do motor ? Vai correr mais ?

2) Congelar a agua? Aqui no Brasil ? SP ?

Wallace
06/07/2005, 09:19
desculpa escrevi errado.
Devia ser corrOer mais.

Se voce for para Campos do Jordão, Monte Verde, SC, RS, etc, que deveriam ser lugar de visitação normal para quem tem um 4x4 no inverno pode pegar zero graus ou menos...

javabr
06/07/2005, 10:51
desculpa escrevi errado.
Devia ser corrOer mais.

Se voce for para Campos do Jordão, Monte Verde, SC, RS, etc, que deveriam ser lugar de visitação normal para quem tem um 4x4 no inverno pode pegar zero graus ou menos...

:D

Vou colocar o tal na agua este final de semana e fazer um teste.. depois te falo... valeu a forca ai!!! muito obrigado

javabr
17/08/2005, 15:44
Wallace and people.

Cara, descobri que minha cheroka esta SEM o mardito protetor da ventoinha. Sabe, aquela peça de plástico que parece proteger os incautos de por a mao na hélice que refrigera o radiador?!?!

Meu irmao, que entende um pouco de mecanica, me disse que aquela peça tambem tem a função de fazer com que mais ar seja tranportado por dentro do radiador, fazendo assim o radiador refrigerar mais. Sem ela o ar tbm é sugado pelas laterais do radiador. A peça parece envolver todo o radiador, pela parte traseiara. Vou tentar comprá-la este final de semana.

PS: Coloquei o tar cooler na agua e nao resolveu. Ferveu do mesmo jeito.

Wallace
18/08/2005, 16:40
A peça plastica é importante sim.

Barroso
07/02/2006, 20:34
Pessoal, boa noite,

Sou novato no forum e ainda nao possuo uma cherokee.
Estou bastante interessado em adquirir uma, entre 97 e 98, mas que tenha cambio automatico e ABS.
Meu uso será misto, porem muito maior em estrada. Moro em Santos e Trabalho em Sao Paulo, o que daria aprox. uns 150kms rodados por dia.
Desta forma, preciso ficar muito atento à economia de combustivel.
Alguem poderia me passar informacoes sobre o comportamento da Cherokee Sport com GNV?
Tamanho do cilindro? custo de instalacao? Dá para por em baixo, para nao ocupar o porta-malas? Qual o consumo com o GNV? Qual a mudanca de comportamento do carro ( Velocidade, retomada, etc)?
Por fim, alguem conhece alguma realmente original e muito bem conservada que esteja a venda?

Grato a todos de antemao.

Barroso...

Marcelo Carvalhal
08/02/2006, 00:43
Entao pessoal,

Muito legal a ajuda que todos tem me dado.

Troquei a tampa do radiador na ultima semana.

Comprei uma original (R$ 76,00!!!) .

Ontem, qdo voltava para casa estava um PUUUUTA transito. Liguei o AR condicionado e vim com ela ate em casa. Qdo estacionei ela estava com o ponteiro entre 100 e 125 graus (bem no meio). Acho que eh 112 oC.

Nao deu outra. Comecou a ferver no reservatorio outra vez. Com um agravante: Comecou a vazar na tampa do radiador tbm e a assobiar, como se a tampa nao estivesse aguentando.

Notei que do lado da tampa há um cano que vai direto para o reservatorio. Provavelmente a mola da tampa nao aguenta a pressao, deixando com aque a agua vaze por este cano, fazendo com que o reservatorio ferva tbm.

Mas a minha pergunta. Se toda a cherokee trabalha nesta temperatura (112), pq so a minha tampa nao aguenta a pressao? Sera que comprei uma tampa com defeito ?

Sera que o meu radiador não é original e este caninho nao deveria existir ?

Grato mais uma vez.


:pensativo: :pensativo:
Isso que aconteceu é normal...quando se usa o carro por longo período, masi ou menios umas 01 ou 2 horas direto, sem refrigeração na frente do carro o liquido refrigerante fica em seu limite de ebulição principalmente o que no instante em que vc desliga o carro fica na saida no motor, parte de cima do radiador, como vc desligou imediatamente de uma vez a hélice do motor pára, e o que tava pra ferver na hora atinge a temperartura e o resto do sistema interio tbm, por isso muita CHEROKEE ferve logo depois que é desligada, a vávula termostática com fadiga tbm atrapalha essa troca de calor, bem como um radiador com sujeira, vele a pena em carros que sempre rodarão no transito e estão com a mais de 60 mil qulômetro trocar o liquido refrigerante e fazer uma limpesa do sistema, e verificar o timing da valvula termostática.

Procure depois de um longo período de uso severo só desligar seu carro após 1 minuto, assim dá um tempo da hélice "resfriar" um pouco mais o sistema

Outro problema é o próprio acoplamento viscoso da HÉLICE principal que acinona o segundo estágio de rotação do motor, ele pode já estar prejudicado por desgaste, o teste é simples,procure um mecânica de carro a DIESEL que ele saberá como fazer o teste do acoplamento da hélice

javabr
08/02/2006, 11:11
Pessoal, boa noite,

Sou novato no forum e ainda nao possuo uma cherokee.
Estou bastante interessado em adquirir uma, entre 97 e 98, mas que tenha cambio automatico e ABS.
Meu uso será misto, porem muito maior em estrada. Moro em Santos e Trabalho em Sao Paulo, o que daria aprox. uns 150kms rodados por dia.
Desta forma, preciso ficar muito atento à economia de combustivel.
Alguem poderia me passar informacoes sobre o comportamento da Cherokee Sport com GNV?
Tamanho do cilindro? custo de instalacao? Dá para por em baixo, para nao ocupar o porta-malas? Qual o consumo com o GNV? Qual a mudanca de comportamento do carro ( Velocidade, retomada, etc)?
Por fim, alguem conhece alguma realmente original e muito bem conservada que esteja a venda?

Grato a todos de antemao.

Barroso...

Caro Barroso,

Uso bastante GNV na minha cherokaa v8, 5.2 97 a 8 meses.
Ela esta equipada com um tanque de 21 m2, mas nao se iluda o maximo que os postos conseguem colocar sao 18 m3. não ha pressao suficiente para preencher todos os 21 m3... isto eh normal.

18 m3 na minha cherokee são suficientes para andar 160 km a 120 KM/h com ar ligado. O custo medio para encher o GNV aqui da minha cherokaa gira em torno de 21 reais (GNV a R$ 1.29 o m3).

ela eh um veiculo pesado e por isto gasta muito freio. se vc vai decer a serra todo o dia, fique atento para isto. na minha, com percurso misto cidade estrada (mas sem serra) estou tendo que trocar as pastilhas a cada 15 mil km. parece muito mas nao eh... em um carro pequeno costuma durar 40 mil km. (veja, estou falando de pastilhas e discos de segunda linha... os de 1a são 100% mais caros e duram so 50% mais...)

leia ai embaixo minha resposta sobre o aquecimento dela. acho q vale a pena vc ficar ciente disto tbm...

valeus..

qq coisa, e só perguntar...

javabr
08/02/2006, 11:25
Entao pessoal,

Muito legal a ajuda que todos tem me dado.

Troquei a tampa do radiador na ultima semana.

Comprei uma original (R$ 76,00!!!) .

Ontem, qdo voltava para casa estava um PUUUUTA transito. Liguei o AR condicionado e vim com ela ate em casa. Qdo estacionei ela estava com o ponteiro entre 100 e 125 graus (bem no meio). Acho que eh 112 oC.

Nao deu outra. Comecou a ferver no reservatorio outra vez. Com um agravante: Comecou a vazar na tampa do radiador tbm e a assobiar, como se a tampa nao estivesse aguentando.

Notei que do lado da tampa há um cano que vai direto para o reservatorio. Provavelmente a mola da tampa nao aguenta a pressao, deixando com aque a agua vaze por este cano, fazendo com que o reservatorio ferva tbm.

Mas a minha pergunta. Se toda a cherokee trabalha nesta temperatura (112), pq so a minha tampa nao aguenta a pressao? Sera que comprei uma tampa com defeito ?

Sera que o meu radiador não é original e este caninho nao deveria existir ?

Grato mais uma vez.


:pensativo: :pensativo:
Isso que aconteceu é normal...quando se usa o carro por longo período, masi ou menios umas 01 ou 2 horas direto, sem refrigeração na frente do carro o liquido refrigerante fica em seu limite de ebulição principalmente o que no instante em que vc desliga o carro fica na saida no motor, parte de cima do radiador, como vc desligou imediatamente de uma vez a hélice do motor pára, e o que tava pra ferver na hora atinge a temperartura e o resto do sistema interio tbm, por isso muita CHEROKEE ferve logo depois que é desligada, a vávula termostática com fadiga tbm atrapalha essa troca de calor, bem como um radiador com sujeira, vele a pena em carros que sempre rodarão no transito e estão com a mais de 60 mil qulômetro trocar o liquido refrigerante e fazer uma limpesa do sistema, e verificar o timing da valvula termostática.

Procure depois de um longo período de uso severo só desligar seu carro após 1 minuto, assim dá um tempo da hélice "resfriar" um pouco mais o sistema

Outro problema é o próprio acoplamento viscoso da HÉLICE principal que acinona o segundo estágio de rotação do motor, ele pode já estar prejudicado por desgaste, o teste é simples,procure um mecânica de carro a DIESEL que ele saberá como fazer o teste do acoplamento da hélice

Marcelo,

Obrigado pela explicacao,

No meu caso o que estava faltando mesmo era uma proteção que vai sobre o radiador da cobre a helice. esta protecao facilita a sucção de ar pela helice, forcando que todo o ar que helice puxe passe por dentro do radiador. sem esta protecao, parte do ar era sugado pelas lateraiso do radiador.

mas isto nao impediu que ela esquentasse. o carro tem um motor gigante. realmente esquenta muito. com frequencia no transito percebo que a temperatura passa do 100 e vai ateh 110 graus. se eu parar o carro e desliga-lo a 110 oC sempre vou ter ebulicao. e o pior, isto esta escrito no manual dela. O manual manda vc parar ela e sempre que a temperatura estiver acima de 100 deixar ela ligada por alguns minutos.

acho isto bem ridiculo, mas fazer o que neh... ateh jah acostumei. Paro, olho a temperatura e so desligo o carro imediatamente se ela esta no 100oC. (ridiculo pq tem uma duzia de solucoes para este problema, uma delas, inclusive fartamente encontrada nos carros nacionais que possuem um motor eletrico para impulsionar a helice ... este motor é acionado mesmo com o carro desligado. alias, esta solucao esta presente na versao 5.9 da cherokee).

Outra coisa que acontece é que se o carro vai a 110 oC o ar condicionado para de gelar.. acho q os canos e radiadores do ar são afetados pela temperatura... entao tenho q desligar o ar... esta é pior parte, pq o carro fica muito quente mesmo. jah revisei todo o sistema de refrigeracao e me disseram que isto eh normal tbm. a performance do ar cai muito com o carro superaquecido e parado no transito. no caso da minha cherokee ele praticamente nao funciona nestas condicoes.


bom.. ´´e isto...

valeu pelas dicas.

faleirovg
08/02/2006, 12:28
Oi pessoal,

sou novato de Cherokee, novato no site e não entendo "bulufas" de mecânica, mas gostaria de comentar algumas coisas. Comprei minha Cherokee Sport 98 automática faz uns 4 meses e tenho andado bastante nela tanto em estrada como em cidade. Trilhas, somente leves.
Já´percebi que ela trabalha com temperaturas altas, mas a minha dificilmente passa dos 100 graus. Qdo passa, chega a 110 graus no máximo. Moro em Goiânia e aqui faz muito calor nessa época.
O meu ar-condicionado é bem forte. Acho que resfria muito bem o carro. Minha esposa até reclama. Normalmente uso na posição 1 (mínimo) e no penúltimo marcador azul da temperatura. Isso é suficiente para gelar o interior do carro.
O site tem me ajudado a esclarecer bastantes dúvidas e com certeza me deixou bem mais seguro em relação a compra da Cherokee. Conheci o site depois da compra da viatura.
To com problema na luz de ré. Alguém sabe onde fica localizado o sensor da luz de ré?

Valeu

Marcelo Carvalhal
08/02/2006, 23:28
acho isto bem ridiculo, mas fazer o que neh... ateh jah acostumei. Paro, olho a temperatura e so desligo o carro imediatamente se ela esta no 100oC. (ridiculo pq tem uma duzia de solucoes para este problema, uma delas, inclusive fartamente encontrada nos carros nacionais que possuem um motor eletrico para impulsionar a helice ... este motor é acionado mesmo com o carro desligado. alias, esta solucao esta presente na versao 5.9 da cherokee).

Vou te contar uma história sobre as CHEROKEES a diesel...
Era uma vez um acoplamento viscoso muito preguiçoso, ela era folgado e só acionava quando queria, um belo dia um mecâcnico treinado pela JEEP ....AN....perturbado com isso chamou outro colega AR, e o CI e fiacarão obeservando as temperaturaas de trabalho do motor [, o safado do acoplamento não entrava aos 107 C..somente o eletroventilador trabalhava, mas ai o carro já superaqucia.....então mexendo na cx de fuse o AN tirou o relê do eletro ventildor, o carro estava funcionando, ai o safado do viscoso, começou a funcionar sem parar a todo o vapor...........
Clonclusão de´pois de uns 50 testes...o eletroventildador entrava á 97 C, e o acoplamento só atingia temperatura de trabalho perto dos 100 a 102 C, o que acontecia é que o eletroventilador canalizava de alguma forma o ar para o eixo do acoplamento viscoso, isso resfriava o eixo e não deixava o acoplamento atingir a temperatura para trabalho....era só mudar a temperatura e a posição do eletro que tudo funcionava direito, lembrando que com o carro em movimento isso não acontecia
Depiois do relatório enviado a CHRYSLER, após 4 meses de inicio da venda das CHEROKEES a diesel, a JEEP mudou as canaletas de ar do radiador e deslocou para a direita o eletroventilador....

Isso aconteceu em ABRIL DE 1999, NA SAN DIEGO NO RIO DE JANEIRO ( antigo concesssionário JEEP)

Bom porque contei isso...se vc colocar um ventilador extra no seu carro tem de ser de uma somente de uma maneira, posicionado a esquerda vista de frente, perto da região do radiador onde a água sai em direção ao motor, e não em frente a hélice, senão este fenõmeno acima relatado pode acontecer com vc

Quanto ao AR CONDICIONADO, quando vc está parado o vácuo diminui, e o ar fica sem força, se vc mudar para a posição de aberto pode melhorar uma pouco por incrível que pareça, e só vc entrar em movimento de novo que normalisa


O que vc falou da 5.9 LX, é apenas para resfriar o radiador do AR CONDICIONADO que foi deslocado para frente do carro para evitar a coloria do motor, lembre que as 5.9 tinham o capô com arestas para melhorar a troca de calor :shock: :palmas:

Haroldo Fiuza Junior
01/03/2006, 17:03
Pessoal,

Tenho uma cherokee que chaga a +- 110 oC ... ate ai tudo bem.. qdo desligo, ferve a agua e transborda pelo reservatorio deixando o jeep completamente sem agua. Resultado: tenho que esperar esfriar e reabastecer a agua novamente para poder continuar. Detalhe: So ferve e transborda quando eu desligo o jeep.

Alguem ja passou por isto? Sabe como resolver? A ventoinha, e sensores parecem estar ok.

A qtos graus trabalha a Cherokee de vcs no transito de SP ? mais de 100 ?

Amigo,

não tive tempo de ler todos os posts, então me perdoe se eu escrever algo que ja tenha sido dito.
Bem, no meu caso, isso acontecia com a minha Grand Cherokee V8. O detalhe é que ela não tinha GNV! Depois de pisar fundo por algum tempo, o motor chegava a aquecer (dentro dos niveis normais de funcionamento), até que o ventilador ficava "roncando" junto com o motor, afim de voltar a temperatura para os 95 ou 100 graus. Quando eu apagava o motor ainda quente, acontecia exatamente isso que vc informou. Ela expulsava uma quantidade consideravel de agua pelo reservatorio (de plástico) . Tanta agua que o computador de bordo indicava o "low coolant fluid level".
No meu caso, isso so acontecia quando o uso do V-Oitão era severo. Ou seja, baixa velocidade com alta rotação. (areias pesadas, dunas, etc.)
A solução era, esperar o bicho "descansar" antes de desliga-lo. Deixe o motor em "idle" até que o ponteiro da TEMP chegue ao nivel normal, que no caso do V8 é 1 pontinho abaixo do 100.
Como o seu carro tem GNV, e no caso da Cherokee que não gosta muito do estreitamento na tomada de ar, causada pelo mesclador, a tendencia é o motor trabalhar um pouco mais aquecido. Então, o procedimento de "descansar" talvez tenha que ser mais praticado por você no dia a dia, que por mim, que acontecia apenas quando era exigido "algo mais" do V-Oitão..

Espero ter ajudado ..

Grande abraço.. :concordo:

HFJ

alexandreodecam
28/12/2009, 23:19
Nossa.. antes de mais nada... obrigado a todos pela ajuda.. nao imaginava que neste forum existissem tantas pessoas querendo ajudar.. grato mesmo!!!

Uma pergunta Imbecil:
1. Como eu sei se uma tampa de radiador está boa ?

Alguem de vcs poderia me indicar uma mecanica boa (mesmo) que conheça MUITO de cherokee ?

sou novo aqui e estou sempre lendo sobre meu jeep xj, e tb estou impressionado com a uniao, e bonito... :palmas:

RonanAcacio
30/08/2013, 17:56
[QUOTE=javabr;130317]Pessoal,

Tenho uma cherokee que chaga a +- 110 oC ... ate ai tudo bem.. qdo desligo, ferve a agua e transborda pelo reservatorio deixando o jeep completamente sem agua. Resultado: tenho que esperar esfriar e reabastecer a agua novamente para poder continuar. Detalhe: So ferve e transborda quando eu desligo o jeep.

Alguem ja passou por isto? Sabe como resolver? A ventoinha, e sensores parecem estar ok.

A qtos graus trabalha a Cherokee de vcs no transito de SP ? mais de 1-------------Amigo tenho uma cherokee sport 4.0 6cc ano 98 e esta com o mesmo problema . meu mecanico nao deu uma noticia muito boa nao , ele disse q é a junta do cabeçote q esta queimada , pq cheguei nesta conclusao , meu carro tenha a vintuinha nomal dela e tb estava funcionando junto a do ar condicionado fizeram uma ligaçao com uma cebolinha de temperatura q altomaticamente aciona ela tb ae sim ela nao esqueta nao passa de 95 graus , so q ae desligamos esta gambiarra ae ele começou a apresentar este mesmo defeito q esta acontecendo com vc , entao voltamos a gabiarra e nao apresentou mais o problema de aquecimento !