PDA

Ver Versão Completa : Pneu maior ajuda no consumo de diesel?

marciomeurer
08/09/2011, 12:37
vamos ser franco... motores diesel tem bastante torque então aguenta bem pneus maiores... quanto maior o pneu menos rotação para mesma velocidade POREM força mais o motor...
oq vocês tem a dizer?

Walter L. L. Casitta
08/09/2011, 13:16
Se for um pouco maior até uns 5% não interfere no consumo...

marciomeurer
08/09/2011, 14:06
na ranger eu uso 235/75 15 sera que um 255/75 15 daria na mesma?

Walter L. L. Casitta
08/09/2011, 14:15
255 é quase a mesma coisa que o 31", piora o consumo muito pouco dependo do uso, e quando for fazer a conta de consumo tem que dar um desconto de no hodômetro que passa a marcar 7% a menos.

fcampelog
08/09/2011, 15:26
Walter,
Voce diz que 255 e quase a mesma coisa de 31". O 285 esta para qual 33 ou 35"? Como se faz essa relaçao?
fcampelog

Tio Eddie
08/09/2011, 15:35
Walter,
Voce diz que 255 e quase a mesma coisa de 31". O 285 esta para qual 33 ou 35"? Como se faz essa relaçao?
fcampelog

Tente neste site com este programa da cálculo de dimensões de pneus.

Tire Size Calculator - tire & wheel plus sizing (http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp)

Abraços

Garcia Guaruja
08/09/2011, 18:09
Aproveitando o tópico:
Nunca me atentei na questão de pneu, mesmo porque quase nunca meus carros chegam a gastar totalmente os pneus, sempre troco de carro antes. Mas agora acompanhando o forum e vendo as picapes com pneus maiores fiqueí tentado, rsrsr. Sou totalmente leigo no assunto.
Por exemplo: em um pneu 265/75R16, 265 seria a altura e 75 a largura? Em qual unidade de medida? Essa medida ficaria boa na ranger, não pega em nada? Mudaria alguma coisa na velocidade, estabilidade? Vou ter algum problema com a garantia? Uso a picape praticamente só no asfalto e ando quanse sempre a 120 km/h com algumas esticadinhas, dificilmente vou até os 150 e muiiiito raramente a 180.

RGamaJr_4x4
08/09/2011, 18:34
Aproveitando o tópico:
Nunca me atentei na questão de pneu, mesmo porque quase nunca meus carros chegam a gastar totalmente os pneus, sempre troco de carro antes. Mas agora acompanhando o forum e vendo as picapes com pneus maiores fiqueí tentado, rsrsr. Sou totalmente leigo no assunto.
Por exemplo: em um pneu 265/75R16, 265 seria a altura e 75 a largura? Em qual unidade de medida? Essa medida ficaria boa na ranger, não pega em nada? Mudaria alguma coisa na velocidade, estabilidade? Vou ter algum problema com a garantia? Uso a picape praticamente só no asfalto e ando quanse sempre a 120 km/h com algumas esticadinhas, dificilmente vou até os 150 e muiiiito raramente a 180.

Essa medida é em milímetros. Significa que o pneu tem 265mm de largura e 75 é a relação entre largura/altura, ou seja, a altura da banda do pneu é 75% da largura. Daí multiplique a altura da banda por 2 e soma-se o raio da roda para obter a altura total do pneu.
Essa medida é perfeita para as Rangers. Não pega em nada. A o velocímetro marcará velocidade inferior que com pneu menor, o que não significa que marcará errado, já que de fábrica ele vem marcando mais que a velocidade real.

Willian Almeida
08/09/2011, 18:36
265 é a largura, em milímetros. 75 significa que a altura da parede, corresponde a 75% de 265 milímetros. O pneu 265/75 R16 tem quase 32" de diâmetro, uns 7% maior que o original.

Opss... o Rogério foi mais rápido que eu. :oops:

Edintruder
08/09/2011, 20:02
A relação consumo x diâmetro influi de acordo com o torque do motor e a relação de marchas.
Por exemplo, se o motor for bem forte um pneu maior ajuda a reduzir um pouco o consumo, mas se for fraco o consumo piora bastante.

Se a relação de transmissão for curta, ocorre o mesmo.

dalmolin
08/09/2011, 20:11
A f250 mwm , eu ja troquei a relaçao 4,10 pela 3,73 , e ainda vou por os pneus 285/75 16 , pra ela ficar boa de usar 1ª 2ª 3ª marchas .
Com tudo original , a 3ª dela embala quase como se fosse a 1ª de um carro a gasolina , eh muito reduzido.

Fábio.F
09/09/2011, 07:35
Na minha Ranger, modelo 2005 com motor 2.8, coloquei 31x10,5x15. Não notei aumento de consumo, muito insignificante para se sentir $$$$$$$.

E o a velocidade no velocímetro não mudou tanto. Tinha lido aqui, uma vez, que a velocidade no velocímetro iria ficar real, isto é, 50km/h seria 50km/h. Mas não foi assim, apesar de ter aproximado um pouco da velocidade real, ainda tem uma margem de segurança muita boa. Se não me engano, uns 10km/h.

Fábio.F
09/09/2011, 07:36
Tente neste site com este programa da cálculo de dimensões de pneus.

Tire Size Calculator - tire & wheel plus sizing (http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp)

Abraços

Olhei a tabela e o 265 que é a mesma coisa do 31".

marciomeurer
09/09/2011, 14:10
Essa medida é em milímetros. Significa que o pneu tem 265mm de largura e 75 é a relação entre largura/altura, ou seja, a altura da banda do pneu é 75% da largura. Daí multiplique a altura da banda por 2 e soma-se o raio da roda para obter a altura total do pneu.
Essa medida é perfeita para as Rangers. Não pega em nada. A o velocímetro marcará velocidade inferior que com pneu menor, o que não significa que marcará errado, já que de fábrica ele vem marcando mais que a velocidade real.

Rogério meu pai tem uma milona com pneus 31 e eu dei uma comparada parece que n vai caber na minha ranger ela ta na altura original... terei que levantar ela ou to com a impressão errada?

RGamaJr_4x4
09/09/2011, 14:23
Rogério meu pai tem uma milona com pneus 31 e eu dei uma comparada parece que n vai caber na minha ranger ela ta na altura original... terei que levantar ela ou to com a impressão errada?

Pneus 31" cabem perfeitamente na Ranger com altura original. Dizem que 32" também.
Já o 33" alguns relatam que raspa um pouco ao esterçar totalmente e, na minha opinião, só ficam bem esteticamente com lift.

BRAVOECONOVEMBER
09/09/2011, 21:04
31 X 10,5 é A medida para a ranger. Vai fundo, sem medo!
... ou faz lift e coloca 33", ou 35" que fica animalzão, vai da loucura do proprietário.

marciomeurer
10/09/2011, 08:57
eu medi com uma régua ontem a distancia entre o final do "raio da roda" ao paralama da f1000 e da ranger... na f1000 é 27,5 cm (a dele) na minha ranger é 26,0 cm então cabe muito bem um 31...

XAVIER S4T
10/09/2011, 19:35
Acredito que não adianta muito medir o consumo pela largura dos pneus (pneus grandes gastam um pouco a mais mesmo).
O problema fica ali no pézinho direito do motorista, que geralmente senta o sarrafo na pick up pra andar que nem carro pequeno 1.8:cool:

marciomeurer
13/09/2011, 10:56
fiz a media essa semana com a ranger só para deixar postado aqui e quando eu trocar os pneus por maiores fazemos a comparação... meus pneus são LT 235/75 R15 Wrangler... andando a média de 2000 a 2500 rmp (chutado) fez 7,5 km/l de diesel e andando a média de 1500 a 2000 rpm (maciota) fez a media de 9 km/l uma diferença de 17% no consumo... na rodovia fui pra Campo Grande (ida e volta 450 km) semana retrasada com media de 130 a 150 km/h fez 8 km/l (em função do pneu pequeno sempre acima de 3000 rmp)... mais devagar não testei pois n tenho paciência

jsagae
13/09/2011, 13:40
Coloquei na minha ranger 2.3 gasolina pneus 32" e couberam perfeitamente. Só dei uma ajustada na barra de torção e nem precisou apertar até o talo... É notável a diferença no consumo com os pneus maiores, principalmente na cidade. Está fazendo uma média de 6 andando andando bem de boa.
Fiz agora no feriado uma viagem para Caxias do Sul (+-540km), na ida fui na média de 100km/h e cheguei a fazer quase 10km/l. Na volta peguei mais transito e caminhoes, ou seja, média caiu para 9km/l se não menos.

jsagae
13/09/2011, 13:46
Pneus 31" cabem perfeitamente na Ranger com altura original. Dizem que 32" também.
Já o 33" alguns relatam que raspa um pouco ao esterçar totalmente e, na minha opinião, só ficam bem esteticamente com lift.

aproveitando a deixa... tinha colocado os 33" Kumho MT antes pq ia fazer o BL, mas não gostei pois trepidavam muito na estrada, então troquei pelos 32" Hankook MT... não sei se era o desenho do pneu 33", mas com os 32" nao tenho esse problema.
Sem o BL os 33" couberam, mas realmente raspavam quando esterçava com a altura original. Mas só apertando a barra de torção resolveu o problema.

Walter L. L. Casitta
13/09/2011, 13:46
Coloquei na minha ranger 2.3 gasolina pneus 32" e couberam perfeitamente. Só dei uma ajustada na barra de torção e nem precisou apertar até o talo... É notável a diferença no consumo com os pneus maiores, principalmente na cidade. Está fazendo uma média de 6 andando andando bem de boa.
Fiz agora no feriado uma viagem para Caxias do Sul (+-540km), na ida fui na média de 100km/h e cheguei a fazer quase 10km/l. Na volta peguei mais transito e caminhoes, ou seja, média caiu para 9km/l se não menos.

E você lembrou de considerar no calculo do consumo a diferença no hodômetro pela diferença no diâmetro das pneus?

jsagae
13/09/2011, 13:58
E você lembrou de considerar no calculo do consumo a diferença no hodômetro pela diferença no diâmetro das pneus?

Na verdade não... mas realmente da uma diferença devido ao diametro do 245 original para o 32"... o que seria aproximadamente 10% a mais rodados?

Walter L. L. Casitta
13/09/2011, 14:14
Na verdade não... mas realmente da uma diferença devido ao diametro do 245 original para o 32"... o que seria aproximadamente 10% a mais rodados?

O seu está medindo 10% a menos com o pneu 32"

jsagae
13/09/2011, 14:32
Obrigado pela dica Walter!

marciomeurer
13/09/2011, 14:52
O seu está medindo 10% a menos com o pneu 32"

e com os 235 R15? para saber o exato!

CDaniel88
13/09/2011, 21:51
No Troller estou usando 33x12,5R15, não consigo fazer mais que 9 km/l. Em uma oportunidade em que usei os originais 255/75R15 por um tempo, foram duas médias de estrada em que fiz 12,5 e 13,2 km/l. Fazendo as devidas correções foi uma diferença cavalar. Ah, o carro ficou bem mais manco com os 33".

Walter L. L. Casitta
13/09/2011, 23:58
e com os 235 R15? para saber o exato!

Dá uma diferença de 10,5%.

Walter L. L. Casitta
14/09/2011, 00:02
No Troller estou usando 33x12,5R15, não consigo fazer mais que 9 km/l. Em uma oportunidade em que usei os originais 255/75R15 por um tempo, foram duas médias de estrada em que fiz 12,5 e 13,2 km/l. Fazendo as devidas correções foi uma diferença cavalar. Ah, o carro ficou bem mais manco com os 33".

33 pro 255 também dá uma diferença de 10% no hodômetro e velocímetro. Perde também 10% do torque. Você poderia chipar o motor pra compensar a perda de torque.

jsagae
14/09/2011, 08:10
Você poderia chipar o motor pra compensar a perda de torque.

No caso de chipar para ganho de torque, ajudaria também no consumo? Pois teoricamente, tendo mais torque não será preciso forçar mais o motor e queimar mais combustivel... e nem embreagem...rs

Walter L. L. Casitta
14/09/2011, 08:31
No caso de chipar para ganho de torque, ajudaria também no consumo? Pois teoricamente, tendo mais torque não será preciso forçar mais o motor e queimar mais combustivel... e nem embreagem...rs

Não tem almoço grátis não...

LuizBHZ
14/09/2011, 17:13
Algumas impressoes:
Quando troquei os originais 245/75 16 da minha por 265/75 16, a pickup "sentiu" muito, principalmente em 5 marcha. A combinacao da 5 muito longa da ranger com diametro maior dos pneus nao deu certo. O que foi para minha surpresa, afinal achava que o 3.0 torcudo nao iria nem sentir. Mas parece que falta torque(!!). Nas primeiras marchas nào faz muita diferenca, mas em alta e retomadas sim. Antes de 110km/h, por 5 so na reta e sem pressa. Agora, com a reprogramacao (chip), situacao mais que resolvida. Potencia e torque a vontade, rpm mais baixo. A 120 km/h de 5, esta a 2100 rpm, com boa dose de torque debaixo do pe direito.Ai essa combinacao de diametro maior, com chip e rotacao baixa, mas com potencia é bem agradavel e prazeirosa de dirigir. Ja para velocide final, acima de 160km/h fica fraca novamente, mesmo com chip.Ai volta o peso do pneu e cambi longo. Fico com a impressao de que se voltar a medida original dos pneus com o chip, força muito o sistema de transmissao, mas tb deve decolar voo. E o 265 pega (raspa de leve) na caixa dos paralamas dianteiros ao passar por ondulacoes em veloc. mais altas (quando exige curso total da sups.). Consumo, quando sem chip, nao percebi diferenca relevante.Ja com chip... Mesmo com alguns contras, o pneu maior vale a pena.

Garcia Guaruja
14/09/2011, 22:26
Algumas impressoes:
Quando troquei os originais 245/75 16 da minha por 265/75 16, a pickup "sentiu" muito, principalmente em 5 marcha. A combinacao da 5 muito longa da ranger com diametro maior dos pneus nao deu certo. O que foi para minha surpresa, afinal achava que o 3.0 torcudo nao iria nem sentir. Mas parece que falta torque(!!). Nas primeiras marchas nào faz muita diferenca, mas em alta e retomadas sim. Antes de 110km/h, por 5 so na reta e sem pressa. Agora, com a reprogramacao (chip), situacao mais que resolvida. Potencia e torque a vontade, rpm mais baixo. A 120 km/h de 5, esta a 2100 rpm, com boa dose de torque debaixo do pe direito.Ai essa combinacao de diametro maior, com chip e rotacao baixa, mas com potencia é bem agradavel e prazeirosa de dirigir. Ja para velocide final, acima de 160km/h fica fraca novamente, mesmo com chip.Ai volta o peso do pneu e cambi longo. Fico com a impressao de que se voltar a medida original dos pneus com o chip, força muito o sistema de transmissao, mas tb deve decolar voo. E o 265 pega (raspa de leve) na caixa dos paralamas dianteiros ao passar por ondulacoes em veloc. mais altas (quando exige curso total da sups.). Consumo, quando sem chip, nao percebi diferenca relevante.Ja com chip... Mesmo com alguns contras, o pneu maior vale a pena.

Cara, você me dasanimou em trocar os pneus da minha, apesar de ser chipada.
Você citou que mesmo com alguns contras, o pneu maior vale a pena. Além da estética no que mais vale a pena?
A minha uso praticamente só no asfalto.
Abraço.

LuizBHZ
15/09/2011, 10:36
Bom, gosto é gosto e cada um tem um. Mas o visual fica outro. Deixa de ser pickup de shopping pra um 4x4. Preenche melhor a caixa de roda e confere um ar de maior robustez(265/75 16).
As vantagens que vejo, no caso do BF Goodrich AT(desconheco outras marcas, se é bom ou não) sao:
Durabilidade; dependendo da tocada do motorista pode chegar ate 70 mil km ou mais (o dobro dos pirelli);
Aderencia; na terra (q nao eh seu caso) muito solta ou lama, passa muitas vezes sem 4x4. "Agarra"mesmo.
no asfalto, mesmo sendo all terrain, tem muito boa aderencia tb;
Mais dificil de furar, aguenta melhor as buraquerias e irregularidades de nossas estradas;
Preco melhor que os pirelli (aqui em bh);
Agora o que o pirelli ganha é na maciez. Talvez isso seja relevante pra vc, pois roda mais em asflato. Mas é pouca diferenca.
Se sua ranger ta chipada, pode por 265/75 sem medo!Fica show de bola. Qualquer coisa, se tiver receoso, coloca o bf 245/75. Ja eh melhor do que os pirelli originais. Eu gosto tanto que qlq pickup ou jipe que venha a comprar, ja sai da ccs de bf.

Abs

marciomeurer
15/09/2011, 11:26
dependendo da tocada do motorista pode chegar ate 70 mil km ou mais (o dobro dos pirelli);

Abs

Luiz os Pirelli Scorpion tambem são para 70 mil km... os bf são melhores para terra mais os scorpion te GARANTO que são melhores para asfalto... digo pq sei aqui na empresa usamos Scorpion nas pick-ups... só na minha que uso Wrangler (goodyear) pois comprei ela com esses a pouco tempo

Garcia Guaruja
15/09/2011, 17:13
Valeu pessoal!
Grato.
Abraço.

LuizBHZ
16/09/2011, 16:48
Luiz os Pirelli Scorpion tambem são para 70 mil km... os bf são melhores para terra mais os scorpion te GARANTO que são melhores para asfalto... digo pq sei aqui na empresa usamos Scorpion nas pick-ups... só na minha que uso Wrangler (goodyear) pois comprei ela com esses a pouco tempo

Nao tenho duvidas que os pirelli sao melhores no asfalto. Mesmo sendo AT,conforto e aderencia sao melhores. A borracha é mais macia.Mas se olhar direito, o desenho deles é mais voltado ao asfalto. Acredito que algo em torno 70% asfalto 30% off road. Ja os BF são 50% pra cada lado, e alem de ter um composto mais duro.
Agora é a primeira vez que vejo scorpions durar 70mil km.Aqui no forum tem vários relatos de prirelli "derretendo" com 35-40 mil km. O próprio cara que comprou os meus originais, tava c os da ranger dele bem degastados com 45milkm. Mas, enfim, tem várias variáveis que influi, como onde roda, velocidade, calibragem, peso de carga etc...

abs

Walter L. L. Casitta
16/09/2011, 17:01
Os meus Pirelli com 34.000Km têm só mais 1mm pra chegar no TWI. A Ranger vendi com BF AT ainda bons com uns 80.000Km rodados

marciomeurer
16/09/2011, 17:51
os BF tem aquela questão de ser 50/50 e durar os seus 70 mil kms em media... os pirelli são 70/30 mesmo... pirellis SOMENTE são bons para asfalto... se meter eles em estrada de chão com aqueles cascalhos que tem pedras um pouco grande e muitas vezes fincada no chão com uma leve ponta pra cima... não dura nada... você nem gasta eles pois começam a soltar a borracha... (experiencia própria)

EDIT> Porem os meus Wrangler 50/50 custam 340 reais no PY, os Scorpion 70/30 custam 280 reais e os BF 50/50 custam 420 reais... comparando entre os dois é o dobro mais com certeza compensa comprar BF ainda

Edintruder
16/09/2011, 18:45
O estranho é que no ano passado postaram uma página de um site americano com o comparativo dos pneus quanto ao desempenho em diversos tipos de terreno, e o Scorpion AT pelo teste norte americano ficou em 1° lugar e os BF em 8° lugar.

Pelo que eu lembro o comparativo foi em lama, cascalho, neve, areia e asfalto.

BRAVOECONOVEMBER
16/09/2011, 18:58
Acho que um teste comparativo americano terá mais chance de favorecer um pneu mais amigável a estradas boas. Mesmo estradas de terra, cascalho, e etc lá são muito melhor conservadas. Pode ser essa a razão do resultado. Ou também a Pirelli pode caprichar mais nos pneus vendidos lá. Nunca subestime o poder de estragar produtos na "localização" dos mesmos (alterações do projeto e de elementos da fabricação para atender a características do mercado local e usar fornecedores locais, com custos reduzidos).
Pelo que o pessoal fala, e pela experiência de um amigo próximo com esses pneus, Scorpion aqui só pra estrada mesmo. Um conhecido comentou que até uns pneus mexicanos que ele comprou no Uruguay eram melhores no geral.

marciomeurer
17/09/2011, 08:44
O estranho é que no ano passado postaram uma página de um site americano com o comparativo dos pneus quanto ao desempenho em diversos tipos de terreno, e o Scorpion AT pelo teste norte americano ficou em 1° lugar e os BF em 8° lugar.

Pelo que eu lembro o comparativo foi em lama, cascalho, neve, areia e asfalto.

Edin.. eu estava me referindo a durabilidade... agora desempenho eu não faço minima ideia de qual é melhor... é a minha primeira 4x4 e eu ainda não consegui ir para o barro pois a chuva não chega aqui pra mim =) talvez daqui uns bons anos eu saiba dizer sobre o desempenho

fusca95
27/10/2012, 21:45
Aos 82.000km e 4,3 anos de uso, substitui os quatro scorpion ATR originais da minha viatura.
Todos os pneus, com exceção do Dianteiro Esquerdo, desgataram uniformimente.
O DE, devido a predominancia de curvas rapidas à esquerda ak em Brasilia, desgataram-se muito na banda interna.
Observo que algumas deformações e varias trincas e apareceram em todas as peças, o que contribuiu para minha decisão.
Substitui pelos scorpion STR, de mesma medida 24/70R16, 100% asfalto. Só uso para levar as crianças na escola e ir ao Shopping com a patroa no sabado a tarde. ;)
Após o 1o tanque de combustivel, aproximadamente 650km, faço algumas observações:
1 - Aumento no conforto, nivel de ruido e grip (comparando com os atr zero km)
2 - Redução no consumo, ATR 9,2km/l, STR 9,8Km/l (não esperava)
3 - Tive que alterar a calibragem, ATR dianteiros = 31libras, traseiros = 28libras ; STR dianteiros = 34 libras, traseiro = 31 libras, perfeitamente assentados na pista e confortaveis no uso.
4 - Mudança na capacidade de carregamento individual de cada pneu, de 1050kg para 975kg, fiz as contas e tudo bem.
5 - Os ATR velhos erão mais pesados do que os STR novos, não sei quanto, mais eram.

Vou acompanhar o desgaste e vou relatando a todos, mas como ando pouco mais de 20mkm / ano, vai demorar....
abraços.

Imperador!
28/10/2012, 09:28
Nesse seu caso, como a medida do pneu é a mesma, é possível que a diferença no consumo seja por causa da maior calibragem de pneus (além do fator "motorista")

fusca95
30/10/2012, 19:06
Novo reabastecimento, agora rodei 450km com 46,5litros, cidade, transito moderado a intenso, pouca carga 120 a 150kg durante metade do percurso, ar ligado direto..... Esses pneus deixaram a sujinha mais economica mm.