PDA

Ver Versão Completa : S10 x entrada de ar



Nilson2911
07/09/2011, 17:29
Saudações pessoal!
Procurei em alguns tópicos aqui do fórum mais nao achei nada relacionado a s10 com esse problema.

Então vamos lá, prometo ser breve!

Minha S10, diesel 4x4, 2004, com BI mecanica, tem apresentado problemas, perdendo a força e apagando o motor. Passei dificuldade, e sempre conseguia chegar em casa graças a chave 17 que fica em baixo do banco pra sangrar os bicos. Após o procedimento ela pega e anda até que tem vontade.

Na primeira vez que levei ao meu mecanico de confiança (Bosh service), foi constatado diesel sujo, feito limpeza no tanque e testado BI e bicos e trocado o filtro por mwm ela voltou a funcionar perfeitamente...

3000 km depois, (bem quando agente mais precisa do carro) aconteceu o mesmo problema, começando com falhas a 3000 rpm, depois voltando a apagar o motor. Cheguei em casa sangrei o filtro e notei uma boa quantidade de agua. Corri para o mecanino novamente, que olhou o tanque (sendo que tinha troca do de posto), já que ele teve que abrir tudo, fez mais uma limpeza e trocou de novo o filtro.

Acontece que o problema não parou, e tenho certeza que nao é combustível, e partindo do principio que ele testou BI e bicos, o que será que pode estar acontecendo?

Espero que alguem possa me ajudar, já estou até com trauma de fazer viagens com ela.

Obrigado

Flavio Junges Pereira
07/09/2011, 18:07
Olá Nilson; diga-se de passagem que voce está com uma das tarefas mais ingratas pela frente. Um amigo meu sempre me diz: Se está entrando ar, certamente é por um FURO. Tenho uma relação de itens onde deves iniciar a busca:
1) Pescador do tanque (pode estar trincado, rachado, se tiver bomba eletrica no tanque verifique o funcionamento dela)
2) Mangueiras que conduzem o diesel do tanque ao filtro (troque-as)
3) Filtro do diesel (tenho um RACOR novo, com trinca no aluminio, e se tiver aquela bomba manual de diesel verifique se não da ar falso ali)
4) Mangueira do filtro à bomba (troque-a)
5) Retorno do diesel em cima da bomba (se a valvula de corte de diesel estiver ruim o ar volta do retorno para a bomba, troque a mangueira tambem)
6) Bomba de diesel (injetora; deixe esta por ultimo, pois aí vais gastar muitas lascas mesmo)
Para testar se a bomba está dando retorno, coloque um retorno de mangueira transparente, de preferencia a noite com meio metro levantado para cima da bomba Injetora, cheio de diesel, e veja se ele desce até a manhã seguinte; se sumir o diesel de dentro, é provavel que a bomba não esteja vedando.
Vá eliminando as etapas, boa sorte, ainda pode ser outra coisa.
Um abraço
Flavio

Nilson2911
07/09/2011, 18:23
Então mão a obra!
Mais os sinais e sintomas que descrevi acima é o que tudo indica entrada de ar, correto?

Mto obrigado Flávio, amanhã vou começar a testa tudo, por eliminação!

Carlos A. C. Azevedo
07/09/2011, 20:11
Pode ter a maior certeza, começa procurando mangueiras com braçadeiras frouxas, marcas de diesel escorrendo, principalmente em conexões que foram mexidas ...

Flavio Junges Pereira
07/09/2011, 20:43
É isso aí; mãos a obra, não esqueça de postar a solução, quando a encontrar, sempre vai ajudar outro com problemas semelhantes.

Um abraço e boa sorte.

Kim
07/09/2011, 21:03
Bem, esse problema é ingrato.

Já citou que tem BI, mais a bomba alimentadora é mecânica ou elétrica?

Sendo mecânica, está no bloco do motor, então, toda a linha de combustível trabalha com pressão negativa, ou seja sucçando.
Se tem alguma entrada de ar, não aparece, não vaza.
Eu tive problema em uma conexão, onde a mangueira encaixa https://lh4.googleusercontent.com/-p_uK_2LltrI/TO7zGLmpUDI/AAAAAAAAHbQ/G82VSFBj2xI/s800/SAM_1831.JPG

Apresentou o mesmo sintoma que relata.

No seu caso, deve ser algum furo muito pequeno, causado por contato, vibraçao.
Procure, com cautela, onde pode estar ocorrendo, em último caso, troque a tubulação.

Sendo bomba elétrica, no tanque de comb.
Verifique o pesacdor, pois se fosse em outro lugar, externo, vazaria comb., bastante!!!

Abraços.

Kim.

Nilson2911
08/09/2011, 10:45
Bem, esse problema é ingrato.

Já citou que tem BI, mais a bomba alimentadora é mecânica ou elétrica?

Sendo mecânica, está no bloco do motor, então, toda a linha de combustível trabalha com pressão negativa, ou seja sucçando.
Se tem alguma entrada de ar, não aparece, não vaza.
Eu tive problema em uma conexão, onde a mangueira encaixa https://lh4.googleusercontent.com/-p_uK_2LltrI/TO7zGLmpUDI/AAAAAAAAHbQ/G82VSFBj2xI/s800/SAM_1831.JPG

Apresentou o mesmo sintoma que relata.

No seu caso, deve ser algum furo muito pequeno, causado por contato, vibraçao.
Procure, com cautela, onde pode estar ocorrendo, em último caso, troque a tubulação.

Sendo bomba elétrica, no tanque de comb.
Verifique o pesacdor, pois se fosse em outro lugar, externo, vazaria comb., bastante!!!

Abraços.

Kim.


Kim,

é mecanica a bomba alimentadora, e como vc falou, não aparece e não vaza.
Vou verificar ela e continuar procurando pequenos furinhos! Ohh serviçinho ingrato emmm!
Mais obrigado pela ajuda, foi de grande valia.

Se eu encontrar a solução logo, já postarei pra vocês.

(Enquanto isso a viatura parada a 4 dias já... faz parte.)

Abraço pessoal.

Edintruder
08/09/2011, 20:00
Um detalhe, essa BI puxa e expele o ar sem maiores problemas, então se tiver entrada de ar é algo de grande volume, pois se fosse pequeno nem notarias no funcionamento normal do motor. Pra chegar ao ponto de apagar o motor, pode ser BI com desgaste ou com entupimentos. Tira o parafuso de retorno pro tanque, é o mesmo que recebe o retorno dos bicos injetores. Tira essa parafuso e bate ele em uma folha de papel pra ver se sai muita limalha de dentro dele. Esse é um dos problemas que fazem as L200 acelerarem até o limite de giro. Vira o arranque um pouco pra drenar diesel desse orifício e limpar a BI por dentro de limalhas que não passam pelo furo do parafuso.

É comum ter um pouco de limalha, não deveria, mas o nosso diesel é muito ruim como lubrificante, então tens que ver se sai uma quantidade que consideres preocupante. Difícil essa!

Olha como está o funcionamento do solenóide de corte da BI, pois se ele estiver ficando meio aberto, pode fazer o motor ratear bastante. Tira esse solenóide e vira arranque pra sair diesel e qualquer coisa que possa obstruir sua passagem.

SAPO-BOMBA
08/09/2011, 20:18
Já vi muita pickup parar por um reles problema: Ar entrando pela bombinha manual... Ou filtro mal-fixado/mal-apertado.

Flavio Junges Pereira
08/09/2011, 22:18
Olá pessoal, o EDINTRUDER falou quase tudo agora, se eliminares as possibilidades de entrada de ar nas mangueiras, filtros e pescador, é aí que a porca torce o rabo: BI.
Por isso disse para voce eliminar todas as possibilidades, antes de mexer na BI, uma que é mais fácil, e outra que é mais economico$$$$.
Quando falei para por o retorno com uma mangueira transparente e levantar ela cheia e deixar parado até o outro dia, era para ver estes detalhes da BI. Se o diesel sumir de dentro da mangueira, pode começar a sessão ao que o EDINTRUDER se referiu.
Já sofri muito por não consguir detectar por onde entrava ar, isto me dá até dor de barriga, quando começa. E sempre (nos meus casos, veja que tenho diversas estórias para contar), eles estavam muito bem camuflados. Uma vez foi na bomba manual de combustível, haste dava entrada de ar, outra foi no pescador trincado, bem junto em cima do tanque, mais uma foi no filtro de diesel Racor novo, trincou o suporte de aluminio, e a ultima um banjo estava com uma pequenissima falha na face, o que foi facil de resolver, dei uma lixada nela, e coloquei outra nova no lugar.
Boa sorte para voce, estamos torcendo pela cura da enferma.

Um abraço

Flavio

Nilson2911
11/09/2011, 00:01
Sabado de manhã problema resolvido e até agora funcionando...

Começei como disse o Flávio, pelo mais fácil economicamente, e deparei com uma mangueira de sai do tanque dobrada... Na hora já fiquei mais contente (talvez nem ia precisar gastar nada), mesmo assim ajeitei ela e continuei o serviço. Tirei o tanque novamente, pra ficar mais fácil de mecher e desengatei a mangueira até na frente, coloquei ar nela para ver se tava desobstruída, a principio o ar passou e trouxe um pouco de sujeira e diesel junto, porém notei que nao saiu ar, sujeira ou diesel por parte alguma da mangueira a nao ser pelas pontas, então montei tudo de volta e cuidei para mangueira nao continuar com dobras...
A partir dai tinha certeza que no tanque não seria, estava limpo, pescador e mangueira tbm não, estavam limpas e desobstrídas...

Dai partir pro que o Edin explicou ai em cima... Mesmo que o mecanico disse que tava boa, não custa seguir os ensinamentos de uma lenda aqui do fórum... Porém notei que estava tudo ok!

Resumindo resolvi o problema sem mexer mais no bolso, e agradeço ao pessoal que contribuiu ai em cima, pq foi graças a eles que tive sucesso no reparo.

Uma coisa que notei é que minha s10 não possui a bomba manual de combustível, alguem sabe aonde ela deveria ficar?

Pessoal, mais uma vez agradeço vocês, Flávio, Edintruder e todo pessoal que colaborou me dando dicas.

Valeu, obrigado.

vieira912
11/09/2011, 01:21
Sabe aquelas mangueirinhas fininhas que saem da parte de baixo dos bicos injetores e retornam para a bomba injetora, então tive o mesmo problema parecido com o seu por causa destas mangueiras, estavam ressecadas e parece Zica mais só dava problema quando você mais precisa do carro, Troquei todas as mangueiras do circuito de retorno dos Bicos e Até agora graças a Deus Tudo Tranquilo.

Até mais.

Nilson2911
11/09/2011, 20:10
Sabe aquelas mangueirinhas fininhas que saem da parte de baixo dos bicos injetores e retornam para a bomba injetora, então tive o mesmo problema parecido com o seu por causa destas mangueiras, estavam ressecadas e parece Zica mais só dava problema quando você mais precisa do carro, Troquei todas as mangueiras do circuito de retorno dos Bicos e Até agora graças a Deus Tudo Tranquilo.

Até mais.


Vou aproveitar e fazer a troca tbm, já que é uma coisa simples, que pode evitar problemas futuros.

Obrigado Vieira!

E alguem sabe se essa BI tem bomba manual?