Conectar

Ver Versão Completa : Velas Iridium na Ford Explorer

jeb
07/09/2011, 13:36
Após instalar as velas Iridium NGK (made in Japan) e rodar 1 mês (+- 2000 km) com elas na Explorer V6, automática, 4x4, ano 98, vou postar aqui minhas impressões:

1. No GNV o carro ficou mais econômico, cerca de 15%.
2. Na gasolina a economia é de cerca de 10%.
3. Melhoria substancial na estabilidade da marcha lenta (800RPM), tanto no GNV quanto gasolina.
4. Não sei se tem relação, mas o óleo do motor não baixa mais (digo isso, pois baixava um pouco, e depois que troquei as velas, vi que não baixa).

Achei que melhorou bastante nas respostas de aceleração e partida.

A durabilidade, vamos ver. Daqui algum tempo posto os resultados, pois utilizo constantemente o GNV.

Ressalto que a vela anterior estava boa, mas preferi trocá-las.

Particularmente, recomendo, pois não achei tão mais cara assim Jogo 6 Vela Ignição Ngk Iridium Tr55ix Gm S10 Blaser 4.3 V6 - R$ 189,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187926089-jogo-6-vela-ignico-ngk-iridium-tr55ix-gm-s10-blaser-43-v6-_JM)

310751310752310753310754

Eu aprovo.
J.

Alessandro,
08/09/2011, 09:01
Valeu compartilhar sua experiência.

Trocou apenas as velas?
Os cabos são originais? São novos?

jeb
08/09/2011, 09:12
Valeu compartilhar sua experiência.

Trocou apenas as velas?
Os cabos são originais? São novos?

Isso Alessandro. Os cabos não foram trocados. São NGK (se não me engano é o SC-F33 e vela TR55IX) e foram testados e estão todos ok. Só a abertura da vela que foi diminuída um pouco por causa do GNV.

J.

n3n3
08/09/2011, 12:34
Tambem queria colocar de iridium, acabei comprando a TR55GP(iguais as que estão). Quanto custou cada? A viatura esta no hospital, com o cambio fú. Quase dois dias e ainda pra ajudar tem parafuso travado, os 8 ultimos do cambio não ta facil de tirar. Voce resetou a injeção? Faz isso que vai ficar melhor. Deixa os cabos da bateria desligados a noite, de manhã coloca de volta, liga e deixa uns quinze minutos funcionando, eu costumo depois que ligo na gasolina já mudar pro gnv, e deixar os 15 min no gnv. Obs. importante: quando se vai desligar a bateria, primeiro desconecta o cabo negativo da bateria, depois o positivo, hora de montar faz o caminho de volta, liga primeiro o positivo depois o negativo.

jeb
08/09/2011, 14:32
Tambem queria colocar de iridium, acabei comprando a TR55GP(iguais as que estão). Quanto custou cada? A viatura esta no hospital, com o cambio fú. Quase dois dias e ainda pra ajudar tem parafuso travado, os 8 ultimos do cambio não ta facil de tirar. Voce resetou a injeção? Faz isso que vai ficar melhor. Deixa os cabos da bateria desligados a noite, de manhã coloca de volta, liga e deixa uns quinze minutos funcionando, eu costumo depois que ligo na gasolina já mudar pro gnv, e deixar os 15 min no gnv. Obs. importante: quando se vai desligar a bateria, primeiro desconecta o cabo negativo da bateria, depois o positivo, hora de montar faz o caminho de volta, liga primeiro o positivo depois o negativo.

n3n3, com o frete paguei R$35,00 cada pelo ML. Que pena esse problema do câmbio, mas vai ficar bom.

O reset foi feito sim, mas não precisa ser de um dia para o outro. Na verdade, se juntar os cabos (desconectados da bateria) - e + , o reset é bem mais rápido, em 5 mim. Isso é porquê todos os capacitores são descarregados, eliminando qualquer indício de carga (isso é medido no multímetro), e assim voltando às configurações "default" do carro todo.

[]s
J.

n3n3
08/09/2011, 15:20
Legal Jeb, é que deixando a noite o motor ta frio de manha e esses minutos tem o aquecimento gradual do motor. Percebeu diferença significativa com a troca? Que cidade voce mora aqui no interior? Estou em Tietê.

aluisio.alb
09/09/2011, 16:12
Eu achei essas velas no ebay com um custo bem atrativo.
QTY 6 NGK 7164 TR55IX IRIDIUM IX POWER SPARK PLUGS KIT | eBay (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/QTY-6-NGK-7164-TR55IX-IRIDIUM-IX-POWER-SPARK-PLUGS-KIT-/260405161387?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3ca15b6dab)
Com frete de $24.95
Abs

ferraz
10/09/2011, 12:02
Trocou filtro de ar por outro modelo, mais esportivo, os cabos de vela são modelos originais ou são os supresivos?

jeb
10/09/2011, 16:28
Trocou filtro de ar por outro modelo, mais esportivo, os cabos de vela são modelos originais ou são os supresivos?

Ferraz, filtro de ar FRAM e cabos de vela originais NGK supressivos (não trocados).

J.

jeb
10/09/2011, 16:29
Legal Jeb, é que deixando a noite o motor ta frio de manha e esses minutos tem o aquecimento gradual do motor. Percebeu diferença significativa com a troca? Que cidade voce mora aqui no interior? Estou em Tietê.

n3n3, percebi sim e postei as impressões no primeiro post. Estou na região de Ribeirão Preto.

J.

fbmiguel4x4
10/09/2011, 20:36
Que legal saber disso, acho que estou marcando bobeira, comprei as velas de Iridium já tem uns 6 meses e não troquei ainda pois acho que o carro ta andando bem na gasolina e no gas. Mas vou trocar pelo relato do óleo e marcha lenta, pois no meu caso a marcha lenta no gas as vezes ocila um pouco e o óleo baixa em média 0,5L por 1.000 km rodados.

Abraço
Fernando

1. No GNV o carro ficou mais econômico, cerca de 15%.
2. Na gasolina a economia é de cerca de 10%.
3. Melhoria substancial na estabilidade da marcha lenta (800RPM), tanto no GNV quanto gasolina.
4. Não sei se tem relação, mas o óleo do motor não baixa mais (digo isso, pois baixava um pouco, e depois que troquei as velas, vi que não baixa).

jeb
11/09/2011, 09:18
Que legal saber disso, acho que estou marcando bobeira, comprei as velas de Iridium já tem uns 6 meses e não troquei ainda pois acho que o carro ta andando bem na gasolina e no gas. Mas vou trocar pelo relato do óleo e marcha lenta, pois no meu caso a marcha lenta no gas as vezes ocila um pouco e o óleo baixa em média 0,5L por 1.000 km rodados.

Abraço
Fernando

fbmiguel, pelo menos foi o que percebi depois da troca das velas. Agora quando a baixar óleo, realmente percebi essa diferença, mas não sei se é coincidência ou acaso. Mas uma coisa é certa, velas novas são sempre novas, e essa iridium de fato tem alguma diferença, e inclusive a marcha lenta é uma das promessas da NGK. Os cabos uso os originais, pois na verdade a promessa da vela é trabalhar em uma voltagem/amperagem menor com máxima eficiência da queima (está no documento da NKG). Eu comprei-a pensando mais na durabilidade para troca, por causa do GNV.

[]s
J.

fbmiguel4x4
11/09/2011, 12:20
Jeb, compre da NGK também e cabos de vela DENSO. Vou trocar assim que tiver um tempinho. Pelo que li e conversei com o Seba 0,5L de óleo a cada 1.000km tá dentro da média. A minha tá fazendo 10km/M3 na estrada e 8 na cidade(e olha que ela tá com pneu 31" AT), por isso não tenho tanta pressa em trocar. Com gasolina faz tempo que não marco. Depois volto aqui para dizer se ficou melhor ainda do que já tá eh eh. Você comentou que alterou a abertura da vela por rodar com GAS, é bom fazer isso? Não é melhor deixar como o fabricante recomenda? Com que medida de abertura ficou?

Abraço
Fernando

fbmiguel, pelo menos foi o que percebi depois da troca das velas. Agora quando a baixar óleo, realmente percebi essa diferença, mas não sei se é coincidência ou acaso. Mas uma coisa é certa, velas novas são sempre novas, e essa iridium de fato tem alguma diferença, e inclusive a marcha lenta é uma das promessas da NGK. Os cabos uso os originais, pois na verdade a promessa da vela é trabalhar em uma voltagem/amperagem menor com máxima eficiência da queima (está no documento da NKG). Eu comprei-a pensando mais na durabilidade para troca, por causa do GNV.

[]s
J.

jeb
11/09/2011, 13:00
Jeb, compre da NGK também e cabos de vela DENSO. Vou trocar assim que tiver um tempinho. Pelo que li e conversei com o Seba 0,5L de óleo a cada 1.000km tá dentro da média. A minha tá fazendo 10km/M3 na estrada e 8 na cidade(e olha que ela tá com pneu 31" AT), por isso não tenho tanta pressa em trocar. Com gasolina faz tempo que não marco. Depois volto aqui para dizer se ficou melhor ainda do que já tá eh eh. Você comentou que alterou a abertura da vela por rodar com GAS, é bom fazer isso? Não é melhor deixar como o fabricante recomenda? Com que medida de abertura ficou?

Abraço
Fernando

Fernando, no site da NGK (NGK Spark Plugs USA (http://www.ngksparkplugs.com/tech_support/spark_plugs/installation/index.asp?mode=nml)) eles dizem que a abertura (gap) pode ser alterada de acordo com o veículo. No GNV, tanto já ouvi falar (e li sobre http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=41915) quanto meu mecânico recomendam. Ele diminuiu 10%. Mas cuidado, pois como o eletrodo é bem fino, não pode forçá-lo.

Penso eu que as velas convencionais são projetadas para combustível líquido e não gasoso.

[]s
J.

fbmiguel4x4
11/09/2011, 15:27
Jeb, obrigado pelas dicas vou leva-las em consideração.

Abraço
Fernando

Fernando, no site da NGK (NGK Spark Plugs USA (http://www.ngksparkplugs.com/tech_support/spark_plugs/installation/index.asp?mode=nml)) eles dizem que a abertura (gap) pode ser alterada de acordo com o veículo. No GNV, tanto já ouvi falar (e li sobre Dicas de manutenção preventiva em veículos movidos a GNV - Revista - WebMotors (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=41915)) quanto meu mecânico recomendam. Ele diminuiu 10%. Mas cuidado, pois como o eletrodo é bem fino, não pode forçá-lo.

ferraz
12/09/2011, 20:22
Caso use filtro de ar modelo esportivo, os cabos de vela os supresivos, trari tambémmolhorias em comsumo, melhor funcionamento do motor, ou seria insiginificante estas melhorias ?

jeb
14/09/2011, 20:28
Caso use filtro de ar modelo esportivo, os cabos de vela os supresivos, trari tambémmolhorias em comsumo, melhor funcionamento do motor, ou seria insiginificante estas melhorias ?

Ferraz, acho que cabo de vela deve ser sempre supresivo. O filtro de ar na Explorer não sei, mas uma vez li na quatrorodas e na webmotors de que o ganho é de menos de 1% de potência.

J.

ferraz
15/09/2011, 12:22
Minha preoculpção nem é com ganho de potencia e sim mantr sempre o motor bem reguldo e otimisado

sandersondf
16/09/2011, 00:46
coloquei filtro esportivo na minha e não fez diferença nenhuma na economia, nem na potencia, nem no barulho

o bom é que dá pra lavar o bendito

lpaulo1964
28/10/2014, 20:13
Sr Aluisio e amigos,

Sou novo por aqui (1 semana), e acabei de adquirir uma Explorer XLT 1997 4X2 4.0 6cc Automática;

Está muito conservada, mas, por precaução, gostaria de deixar de reserva 01 conjunto de velas Iridium TR55 IX e um conjunto de cabos SC-F33;

O Senhor já trocou no seu veículo, e o resultado foi o bom?

Já gravei o link das velas do e-bay, por acaso alguém tem informações de onde posso encontrar os cabos?

Encontrei referencias de jogo de cabo de velas de 10mm (link abaixo), eles funcionariam melhor que os de 8mm? Tem alguma marca em específico que seja melhor?

Cabo Vela Ford Ranger Explorer 4.0 6cc 10m 100% Silicone 94/ - R$ 143,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596661922-cabo-vela-ford-ranger-explorer-40-6cc-10m-100-silicone-94-_JM)

Agradeço se puderem me enviar referências;

Paulo

Múcio Luiz
28/10/2014, 22:52
Sr Aluisio e amigos,

Sou novo por aqui (1 semana), e acabei de adquirir uma Explorer XLT 1997 4X2 4.0 6cc Automática;

Está muito conservada, mas, por precaução, gostaria de deixar de reserva 01 conjunto de velas Iridium TR55 IX e um conjunto de cabos SC-F33;

O Senhor já trocou no seu veículo, e o resultado foi o bom?

Já gravei o link das velas do e-bay, por acaso alguém tem informações de onde posso encontrar os cabos?

Encontrei referencias de jogo de cabo de velas de 10mm (link abaixo), eles funcionariam melhor que os de 8mm? Tem alguma marca em específico que seja melhor?

Cabo Vela Ford Ranger Explorer 4.0 6cc 10m 100% Silicone 94/ - R$ 143,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596661922-cabo-vela-ford-ranger-explorer-40-6cc-10m-100-silicone-94-_JM)

Agradeço se puderem me enviar referências;

Paulo

Paulo boa noite, seja bem vindo!

Tenho usado velas NGK Iridium e cabos de 8mm da Bosch. Comprei no site Rockauto.com, eles têm um preço excelente mesmo com o frete e o imposto. Recomendo!

[]s!