Ver Versão Completa : Barulho chocalho 4x4
felipecota
06/09/2011, 16:29
Fala pessoal, estou com um problema faz 2 meses no troller 2004 e o pessoal da Garagem 4x4 não consegue achar... o barulho é tipo um chocalho, não é constante, lembra um pouco como se o carro estivesse arrastando latinhas. O barulho só faz com a roda livre em 4x4, estando ou não a caixa de transferencia em 4x4, estando ou não em aceleração, ponto morto, etc... basta a roda livre estar em 4x4, as duas, que faz... se só deixar 1 roda livre também não faz. Andando com o carro muito devagar não faz, tipo 5km/h... andando muito rápido também (mais de 60km/h) o barulho some... andando à 30, 40 fica de dar vergonha.
O barulho também está intermitente, tem hora que só começa a fazer após andar um bom tempo com a roda livre em 4x4... é um barulho alto, uma pessoa na calçada escuta com facilidade. Nesse domingo soltei o cardan dianteiro para ver se fazia, não fez... mas não tenho certeza se coincidiu de não fazer, já que está intermitente, ou se pode ser algum rolamento que só faz barulho pelo peso do cardan ou se é o próprio cardan.
Na Garagem 4x4 já foi mexido na caixa de transferencia, diferencial, tampa do cambio e nada... só não foi mexido no cardan... a cruzeta da frente, próxima ao diferencial, está com um dos tampos soltos... quando desmontei caiu alguns pinos daqueles que fazem o rolamento... mas estavam bem engraxados...
No sábado vou levar o carro na Inbrec cardans para eles fazerem uma análise pois a procura pelo problema está ficando muito além do $$$$ planejado.
Por isso vim até vocês, alguém tem alguma idéia? Alguém já passou por isso? Pode ser o cardan? Pelo que procurei no fórum, os problemas associados ao cardan ficam em relação à tremedeiras e roncos, nada de chocalhos. Rolamentos também ficam mais para os roncos, barulhos constantes.
Abraços!!
paulodrift
07/09/2011, 18:46
Prezado amigo, o meu apresentou esse problema parecido, quando ligo o 4x4 aparece uma um som estranho tipo uma "campainha de bicicleta trim, trim...." vou mandar verificar tbm, se encontrar o problema relato aki, enquanto isso vou acompanhando o seu topico para ver se aparece uma possivel solução!!!
chuvinho4x4
08/09/2011, 16:47
amigo...da uma olhada noa junta CV q fik no cardan diant....ela deve estar estourada...VLW
pedro bonadio
08/09/2011, 17:02
99% de ser a junta CV.
Talvez nao tenha nada a ver mas... no meu Troller 2002, estava fazendo um barulho de algo raspando na roda dianteira direita.
O barulho somente aparecia se rodando a uns 10-20KM/h. No final era a pastilha de freio que estava desigual e raspava.
[]s
Adenilson
felipecota
08/09/2011, 17:23
Sábado levarei o carro na Inbrec cardans para dar uma revisada no cardan... vamos ver, tomara que seja para pelo menos indentificar o problema! Ai tomara que seja possível e uma simples troca de cruzetas resolva... rsss
Quando tirei o cardan mexi na junta CV e parecia normal, ela mexe para todos os lados, não apresenta estar agarrando e nem faz barulhos... aquela bola que tem no meio tb mexe normalmente...
Adenilson, com certeza é na 4x4 pois o barulho só faz com a roda livre ligada... se fosse freio iria fazer o tempo todo.
Abraços!!
\gustavo/
08/09/2011, 19:26
junta CV..... o pivô entre as cruzetas não possui ponto para lubrificação, e estraga logo........
felipecota
10/09/2011, 22:21
Deixei o cardan lá com eles. Pelo que falaram pelo barulho provavelmente é o cardan mesmo. Vão fazer um outro cardan sem a CV por 780 mangos... o meu estava com uma folga na luva tb, ai já arruma isso também... agora é torcer para dar tudo certo! rs
pedro bonadio
11/09/2011, 19:43
Cardãn sem a CV? Amigo, a vibração em 4x4 pode ficar demais.
felipecota
12/09/2011, 08:41
Li vários casos onde a solução encontrada foi essa e ninguém reclamou... infelizmente não tem como arrumar a CV, só fazendo adaptações... como a 4x4 pode/deve ser acionada somente durante a necessidade, acredito que não terei problemas também. De qualquer forma será feito um cardan novo, o original não será mexido. No dia 17 pego o bicho para testar... se mais alguém tiver opiniões ou experiencias serão bem vindas.
Abraços!
chuvinho4x4
12/09/2011, 12:23
ja estou andando a mais de um ano sem a CV no cardan diant....tenho menos vibração agora do q quando tinha a CV...VLW
Patolino
12/09/2011, 20:02
Li vários casos onde a solução encontrada foi essa e ninguém reclamou... infelizmente não tem como arrumar a CV, só fazendo adaptações... como a 4x4 pode/deve ser acionada somente durante a necessidade, acredito que não terei problemas também. De qualquer forma será feito um cardan novo, o original não será mexido. No dia 17 pego o bicho para testar... se mais alguém tiver opiniões ou experiencias serão bem vindas.
Abraços!
Fiz o meu com o pavani, ficou bom, sem reclamacoes...
felipecota
12/09/2011, 21:22
Então, a viatura estava lá com eles... e como mexeram na caixa de transferencia, diferencial, tampa do cambio, roda livre... acabou rolando um estresse devido ao valor da busca sem ter corrigido o problema. Ai resolvi levar eu mesmo em um lugar especializado em cardan para evitar mais problemas...
E vc Pato, ta sumido? Desde aquela trilha em jundiai nunca mais te vi... e quase sempre vejo o texas! rss vê se aparece!!
felipecota
17/09/2011, 13:23
Fala pessoal, coloquei o cardan novo hoje e para minha decepção fez barulho, só que agora está diferente... não está chocalhando mais, está mais constante, mais baixo e agora só faz à mais de 60km/h... andando mais devagar, à 40km/h não faz nada.
O pessoal fez um cardan com 2 cruzetas só... só que a que vai próxima a caixa de transferência, como ficou com uma angulação grande, parece que fica pegando na luva. Não sei se o barulho agora pode ser isso... eles "comeram" um pouco do cardan para não raspar mas o barulho continua o mesmo.
Bom, pelo menos peguei o cardan original e agora estou com os dois... se não der certo só espero que o pessoal pegue o cardan de volta... semana que vem pego uma trilha para ver como o bicho se sai.
Não sei mais o que fazer...
Abraços!!
Nelmont França
08/10/2011, 14:31
Srs,
Essa junta CV que vocês falam seria essa da foto?
O meu faz um barulho idêtico ao relatado pelo Felipe Cota e ao desmontar a tração detectamos uma grande folga nesta peça que ocasiona tal barulho... ainda estou rodando assim por ainda não ter encontrado solução.
homerohermida
08/10/2011, 17:21
Por que não compraste na Rockauto?
Pelo seu relato, o barulho só faz quando o diferencial gira.
As duas roda livres ligada, independentemente se a tração está ligada.
Se somente uma estiver ligada, quem gira é a caixa satélite.
Então, pode abrir o diferencial e examinar os rolamentos de pinhão, antes que não sobre nada da coroa.
Faz ressonância no cardam!
felipecota
08/10/2011, 18:08
Fala pessoal! Bom, como o cardan simples ficou pegando resolvi voltar para o original mesmo. O cara trocou as duas cruzetas da CV por cruzetas com graxeira e deu uma limpada e lubrificada no rolamento dentro da CV. O barulhão continua ausente, o barulhinho que o outro cardan fazia tb sumiu... agora parece estar 100%! Como o barulho era intermitente, só com o tempo mesmo para saber. Mas mt provavelmente era o cardan mesmo pois já faz umas 4 semanas e nada do barulho...
Abraços e fica a dica ai para os amigos! Se forem colocar cardan simples, levanta o chassi com um macaco e veja se não vai travar o cardan! Na trilha pode travar e n sei o q pode acontecer... a CV serve justamente para evitar isso!
Nelmont França
09/10/2011, 11:01
Por que não compraste na Rockauto?
Homero,
Eu não encontrei na Rockauto.
felipecota
09/10/2011, 18:25
Passa as coordenadas para agente comprar na rockauto! Ai na próxima já deixo encomendado... se não tiver mt ruim uma lubrificada e troca das cruzetas resolve...
Abraços!!
homerohermida
09/10/2011, 18:35
Homero,
Eu não encontrei na Rockauto.
Eu te ajudo:
1 - entre no site da RockAuto Auto Parts (http://www.rockauto.com) e aperte a tecla "start" (fig 1);
2 - clique a marca "JEEP" (fig 2);
3 - clique o ano 1991 (fig 3);
4 - clique o modelo "CHEROKEE LIMITED"(fig 4);
5 - clique em "Drivetrain";
continua...
homerohermida
09/10/2011, 18:49
6 - clique em "Universal Joint Yoke" (não clicar em "CV Joint Boot", como alguns acham que é o nome desta peça) (fig 1), e
7 - escolha entre as opções disponíveis.
Meu primo tem um Jeep Cherokee Limited 1991, comprada nova, que comparei esta peça com a do meu Troller e, além de serem idênticas, tem o mesmo código do fabricante (Dana).
Espero que dê tudo certo!
Abs
Nelmont França
10/10/2011, 16:28
Pô Homero,
Show de bola... assim eu encontrei fácil, fácil.:concordo:
Agora me tire mais uma dúvida... no último passo exitem duas peças aparentemente iguais, mas com preços e fabricantes diferentes. Você sabe me informar se ambas dão certo ou se uma delas é específica?:parede:
homerohermida
10/10/2011, 18:46
Pô Homero,
Show de bola... assim eu encontrei fácil, fácil.:concordo:
Agora me tire mais uma dúvida... no último passo exitem duas peças aparentemente iguais, mas com preços e fabricantes diferentes. Você sabe me informar se ambas dão certo ou se uma delas é específica?:parede:
França,
trata-se, apenas, de diferentes fabricantes! Por exemplo: as peças n° 647 e 45U0836 são idênticas, sendo a primeira fabricada pela Precision e a segunda, pela AC Delco. O mesmo acontece com as de n° 607 e 45U0801.
Nelmont França
11/10/2011, 15:02
Beleza Homero, muito obrigado...
Já olhei até quanto custa o frete aqui pro quase meio do mundo onde moro... vou comprar.
Olha só. Um pouco atrasado mas..
O meu faz um barulho que tambem parece um chocalho. Mesma situação. Só quando a roda Livre está em 4x4. Semana passada desmontei o capuz da roda livre e percebi que o barulho só pode ser ali (meu caso), se voce tirar o capuz da roda livre e chacoalhar escuto o mesmo barulho quando estou andando. É que quem já desmontou uma roda livre vê o sistema constata que a peça que engata e desengata no eixo fica flutuando presa por uma mola e quando a roda livre esta ligada a mola empura a peça para prender na ponta do eixo e travar no capuz da roda livre só que fica uma folga que dá este barulho. Agora tenho que falar com alguem que entende de roda livre para ver se posso enxer de graxa para testar se é isso mesmo. Me falar que se colocar muita graxa pode dar PT.
homerohermida
11/10/2011, 23:40
Geralmente a graxa atrapalha o engate/desengate da roda livre pois provoca uma espécie de "calço". Eu testaria, antes de colocar graxa, retirando o cardã, engatando a roda livre e rodando para ver se o barulho aparece.
Diogo_Czuika
12/07/2012, 20:22
Pessoal, um amigo meu aqui ta com esse barulho no cardan do troller dele.
A folga maior é ali onde marquei,nesse pino.Foi mandado esse cardan para Curitiba e a solução dos caras lá era eliminar essa junta.
Mas não deixamos.pelos comentarios aqui acho que não é uma boa né.
Pensei em fazer uma bucha ali, até ja começei. sera que ficaria bom ?
mali9ski
17/07/2012, 09:48
Pessoal, um amigo meu aqui ta com esse barulho no cardan do troller dele.
A folga maior é ali onde marquei,nesse pino.Foi mandado esse cardan para Curitiba e a solução dos caras lá era eliminar essa junta.
Mas não deixamos.pelos comentarios aqui acho que não é uma boa né.
Pensei em fazer uma bucha ali, até ja começei. sera que ficaria bom ?
Dioguinho porque vc's não deixaram eleiminar a CV ????
ela é do cardâ dianteiro ou traseiro.....ela serve para conpensar a vibração do cardã se for dianteiro não dá nada....:?