Ver Versão Completa : SW4 - Lubrificação do Chassi
Galera,
Lendo meu manual do proprietário, me deparei com algo que é novo para mim (já que sou novo no mundo dos 4x4)..
Procurei no forum e só encontrei ease post, sue é para Willys:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/630-cruzeta-do-eixo-dianteiro.html
Vocês tem algum "Faça-você-mesmo" (DIY)?
Lubrificação do Chassi
Arvore de transmissão:
Cruzeta e garfo deslizante - Graxa a base de lítio para chassi (NLGI N.2)
Junta dupla do Cardan
Graxa a base de lítio/bissulfureto de molibdênio para chassi (NLGI N.2)
Qualquer foto, detalhe, etc... será bem vindo.
Valeu!!
Feld,
Na chamada "árvore de transmissão", ou seja, nos eixos cardãs (dianteiro e traseiro) que chegam nos diferenciais e suas cruzetas, existem "pinos" ou "graxeiros", que devem ser lubrificados a cada 5.000 Km com graxa à base de sabão de lítio ou bissulfeto de molibdênio, que são graxas específicas para rolamentos. Nos postos de serviços, de um modo geral, eles utilizam a graxa de sabão de cálcio, por ser mais barata. Contudo, esse tipo de graxa não suporta altas temperaturas e se liquefaz rapidamente, não servindo para esse propósito.
Sugiro que vc faça como eu, compre uma engraxadeira manual (custa em torno de R$ 40,00) e a graxa especificada em lojas de auto-peças e faça vc mesmo o serviço ou leve em uma oficina e peça para colocarem a viatura no elevador de automóveis e efetuarem o serviço. Um abraço, Delfim.
Obrigado Dpab.
Alguém possui fotos (pode ser do google mesmo) de todos os pontos onde devo fazer isso? Aliás, não é só para mim, todo "trabalho" que estamos disponibilizanto aqui é público.. ;) viva o crowdsoucing!
Emerson Höpner
06/09/2011, 12:13
dpab, sou um adepto do DIY e estou pensando em comprar uma engraxadeira, porém a dúvida que tenho é em relação à quantidade de graxa...
Lendo no outro topico falaram que é para injetar graxa até TODA a antiga ser expulsa.. quando começar a sair graxa "nova" (coloração e textura) daí já pode parar de injetar. É isso mesmo?
No manual da minha sw 93 tem isto. Acho que a figura é bem explicativa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=310702&d=1315346286
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=310703&d=1315346286
Emerson,
O Feld respondeu sua pergunta, ou seja, vc deve injetar a graxa nova até ela expulsar a graxa velha.
Feld,
Embora as fotos sejam do manual da SW4 93, já podem te dar uma noção do que fazer na sua SW4 2002...
Um abraço, Delfim.
Show de bola! O meu manual não possue isso... deve ser pq ninguém mais ia na Toyota para manutenção???? hahahaha.. Vou ver se são as mesmas conexões.. mas na primeira vez acho que volto no "Rei do Oleo" para ver os caras fazendo, já aproveito e compro uma engraxadeira e graxa.
valeu!
Emerson Höpner
08/09/2011, 12:22
Na realidade fica subentendido que é até a graxa nova aparecer, não está dito claramente isto. Porém concordo, já que vai lubrificar, troca a graxa toda por uma nova.
Cara bico de graxa é tudo igual. A bomba que nos temos em casa é manual, a do posto normalmente é pneumática. O que tem que tomar cuidado é de seber quantos bicos tem para engraxar. Corre o risco de vc não achar algum bico mais escondido e ele ficar sempre sem engraxar. Isto pode ocorrer no posto tb porque o frentista, ou funcionário do Rei do óleo, não é especialista em toyota. Normalmente os caras procuram os bicos e vão engraxando. Talvez fosse bom consultar um meca especialista. No caso da 93 o manual da a letra:dance:.
Agora quanto a quantidade não sei. Já tive um trator agrícola onde alguns bicos específicos só podiam dar 3 bombadas de graxa, pois se colocava mais danificava o retentos. Talvez seja o caso de consultar um especialista.
Bom, cruzeta e cardam acho que não tem erro bombar a vontade. Tem que ser criterioso onde se injeta graxa por dentro de algum retentor.
Espero ter ajudado
Abraços
feitosac
08/09/2011, 22:41
Galera,
Vendo as fotos acima, notei que na 93 tem lubrificaçao na homocinética , na minha 2001 só lubrifico os pontos dos cardãs (são 7 no total) que foram os pontos lubrificados por uma especializada ai do Rio, alguem sabe se tem que lubrificar na homocinética tambem ????
Abs.
Carlos,
As SW4 de 1997 à 2002 não possuem pinos de graxa nos pivôs e ponteiras de direção, só as mais antigas tinham isso.
Um abraço, Delfim
feitosac
10/09/2011, 22:50
Valeu Delfim, obrigado.
Opa, vi que rendeu bem esse tópico. As homocinéticas não tem que ser engraxadas desde que as coifas estejam em ordem, assim disse o mecânico, caso a coifa rasgue, daí é necessário retirar toda lubrificação do sistema (pois pode ter sido contaminada com areia ou qq outro material abrasivo) e lubrificar com graxa nova e colocar uma coifa nova também, e vedar (cinta/braçadeira metalica).
Se alguém possuir mais algum material para as SW4s 97-02 ou 2006+.... por favor.. ;)
F. Oliveira
14/06/2012, 15:58
Olá galera, tudo em cima?
Tópico antigo, porém, irei revivê-lo com o intuito de sondar algumas dúvidas.
Irei engraxar a SW esse fds e já olhei a graxa a ser utilizada, porém ainda resta-me dúvida.
Vi em outros tópicos que a graxa a base de lítio de bisulfeto de molibdênio é utilizada na cruzeta dos cardãs, como consta no manual, no entanto, ela é extremamente necessária quando há uso severo ou em altas temperaturas, o que não é meu caso, haja vista eu nunca ter socado meu carro em trilha e nem ando em terreno ruim.
Estou com a ideia de comprar tão somente a graxa a base de lítio ngl nº 2 da lubrax (20 lts - R$ 321,00) e utilizar na lubrificação do carro, o que em tese já bastaria, segundo alguns foristas e o próprio vendedor.
Os 20 lts, tb lubrax, mas com molibdênio NGL nº 2 tá R$ 411,00...
O que os senhores acham? Vale a pena comprar só a primeira? AAAAhhhhh...não estou com mão de vaquice não, apenas quero saber da real necessidade, pois sei que a Toyota tem certos preciosismos quanto à indicação de alguns componentes.
Abraços a todos.
jorge.duarte
14/06/2012, 19:30
Olá galera, tudo em cima?
Tópico antigo, porém, irei revivê-lo com o intuito de sondar algumas dúvidas.
Irei engraxar a SW esse fds e já olhei a graxa a ser utilizada, porém ainda resta-me dúvida.
Vi em outros tópicos que a graxa a base de lítio de bisulfeto de molibdênio é utilizada na cruzeta dos cardãs, como consta no manual, no entanto, ela é extremamente necessária quando há uso severo ou em altas temperaturas, o que não é meu caso, haja vista eu nunca ter socado meu carro em trilha e nem ando em terreno ruim.
Estou com a ideia de comprar tão somente a graxa a base de lítio ngl nº 2 da lubrax (20 lts - R$ 321,00) e utilizar na lubrificação do carro, o que em tese já bastaria, segundo alguns foristas e o próprio vendedor.
Os 20 lts, tb lubrax, mas com molibdênio NGL nº 2 tá R$ 411,00...
O que os senhores acham? Vale a pena comprar só a primeira? AAAAhhhhh...não estou com mão de vaquice não, apenas quero saber da real necessidade, pois sei que a Toyota tem certos preciosismos quanto à indicação de alguns componentes.
Abraços a todos.
Oliveira,
Gastar R$ 411,00 em 20 lts de graxa onde não vai usar nem perto disso? acho que é jogar dinheiro fora! Se estiver referindo ao cardã e eixos em geral, uma boa "graxa azul", vai bem. Já li vários relatos, sobre graxa, se a graxa azul tem ou não não Lítio, etc, etc...na minha humilde opinião, se fizer uma manutenção correta, com uma graxa boa, sem ser as de posto...já tá bom!!
Abs
F. Oliveira
14/06/2012, 21:55
Oliveira,
Gastar R$ 411,00 em 20 lts de graxa onde não vai usar nem perto disso? acho que é jogar dinheiro fora! Se estiver referindo ao cardã e eixos em geral, uma boa "graxa azul", vai bem. Já li vários relatos, sobre graxa, se a graxa azul tem ou não não Lítio, etc, etc...na minha humilde opinião, se fizer uma manutenção correta, com uma graxa boa, sem ser as de posto...já tá bom!!
Abs
Opa, Jorge, Blz?
Obrigado pelo seu posicionamento...é o mais coerente mesmo.
Gostaria de aproveitar e perguntar se valeria a pena comprar o tubo de 20 lts, sem ser o de molibdênio, e ficar usando a cada 5 mil km...será se teria alguma serventia?
Quanto se usa em uma aplicação, por exemplo?
Abração!!
Opa, Jorge, Blz?
Obrigado pelo seu posicionamento...é o mais coerente mesmo.
Gostaria de aproveitar e perguntar se valeria a pena comprar o tubo de 20 lts, sem ser o de molibdênio, e ficar usando a cada 5 mil km...será se teria alguma serventia?
Quanto se usa em uma aplicação, por exemplo?
Abração!!
Oliveira, 1/2 litro de graxa da para engraxar tudo algumas vezes. Compra um pequeno se não a graxa vai ficar velha. Uma boa graxa de lítio já resolve. A de Bissulfeto de Mo é mais resistente a água, por isto ela é a indicada. Eu acabei achando um pote de 1/2 kg desta graxa de Mo em uma loja de máquinas e o preço era bem bom, tipo 15 conto!
Abraços
F. Oliveira
14/06/2012, 22:49
Oliveira, 1/2 litro de graxa da para engraxar tudo algumas vezes. Compra um pequeno se não a graxa vai ficar velha. Uma boa graxa de lítio já resolve. A de Bissulfeto de Mo é mais resistente a água, por isto ela é a indicada. Eu acabei achando um pote de 1/2 kg desta graxa de Mo em uma loja de máquinas e o preço era bem bom, tipo 15 conto!
Abraços
Opa, Ezahn, Blz?
Valeu ae pela atenção e sugestão...vou ver se encontro a de bissulfeto de mo em menor quantidade, haja vista o pouco uso, bem como evitar o envelhecimento da graxa.
Vou correr atras dessa de meio litro, já que é suficiente.
Abração
Feitosa tudo bem, qual a especializada no Rio voce se refere, terias o contato ou endereço ou os dois deles um abraço Inner
Galera,
Vendo as fotos acima, notei que na 93 tem lubrificaçao na homocinética , na minha 2001 só lubrifico os pontos dos cardãs (são 7 no total) que foram os pontos lubrificados por uma especializada ai do Rio, alguem sabe se tem que lubrificar na homocinética tambem ????
Abs.
feitosac
15/06/2012, 01:09
Inner,
A especializada a que me referi, foi quando comprei a minha SW a 2 anos atras, levei lá pra uma revisão, ela anda meio queimada no mercado eheheh.
Abs.
guilhermeabreu
16/06/2012, 10:25
Eu uso a graxa MOLIKOTE A2 com bissulfeto de molibdênio na homocinética , comprei a lata de 1kg já a algum tempo e não foi barato , acho que em torno de uns R$60,00 .
Logo acho que estes 20kg por R$411,00 da BR esta até barato demais , só que vc não vai gastar ísto nunca , o ideal seria achar esta da BR em volume menor tipo 1kg , caso ache sugiro a vc usar ela pra tudo , pois esta bem barato .
Eu uso para lubrificar as cruzetas a MARFAK ( da TEXACO ) e para a homocinética a MOLIKOTE A2 ( da MOLIKOTE ).
F. Oliveira
16/06/2012, 12:33
Olá, galera...comprei a da lubrax sem bissulfeto de MO, mas de litio e ngli 2 e fiz a aplicação....nesse meu modelo de sw4 não há lubrificação das ponteiras, mas tão somente da arvore mesmo...
Peguei 2 embalagens de meio kg, pois seria muito desperdício pegar a de 20 kg de MO, sendo que já sobrou muito.
Aproveitei e troquei o óleo (tb lubrax) e as correias de ar e alternador (goodyear) que já estavam começando a trelar, ante tanta folga.
Carro vai com 155.567km neste momento, sem nenhum ponto de vazamento, motor a todo vapor e sendo utilizado com rotação máxima de 2.300 giros...o Meca ficou impressionado com a parte inferior do carro que está inteiraça e original.
Ah, aproveitei pra instalar um farol de neblina nela...ficou show...hehehehehehehehe..queria as calhas de chuva, porém não encontrei nenhuma que servisse nela :-(
Sds
Serengetiman
17/06/2012, 21:03
Muito útil e esclarecedor este tópico, pretendo adquirir um aplicador e a referida graxa para executar eu mesmo o serviço nas graxeiras da minha SW4. Oliveira quanto às calhas vc pode encontrar nesse site: Calha de chuva acrilica veculos 4 portas - Edge, Grand Vitara, I30 CW, J3, J6, Sonata, Sportage, SW4, Symbol, Tiggo, Tiida, Tucson, Veracruz e Zafira (http://loja.casadascapotas.com.br/loja/produto-103567-1725-calha_de_chuva_acrilica_veiculos_4_portas__edge_gr and_vitara_i30_cw_j3_j6_sonata_sportage_sw4_symbol ) é só selecionar o ano da sua SW4 e fazer o pedido, espero ter ajudado.
F. Oliveira
18/06/2012, 13:35
Muito útil e esclarecedor este tópico, pretendo adquirir um aplicador e a referida graxa para executar eu mesmo o serviço nas graxeiras da minha SW4. Oliveira quanto às calhas vc pode encontrar nesse site: Calha de chuva acrilica veculos 4 portas - Edge, Grand Vitara, I30 CW, J3, J6, Sonata, Sportage, SW4, Symbol, Tiggo, Tiida, Tucson, Veracruz e Zafira (http://loja.casadascapotas.com.br/loja/produto-103567-1725-calha_de_chuva_acrilica_veiculos_4_portas__edge_gr and_vitara_i30_cw_j3_j6_sonata_sportage_sw4_symbol ) é só selecionar o ano da sua SW4 e fazer o pedido, espero ter ajudado.
Opa,
Obrigado pela sugestão, Serengetiman!!
Sds
jorge.duarte
18/06/2012, 17:57
Muito útil e esclarecedor este tópico, pretendo adquirir um aplicador e a referida graxa para executar eu mesmo o serviço nas graxeiras da minha SW4. Oliveira quanto às calhas vc pode encontrar nesse site: Calha de chuva acrilica veculos 4 portas - Edge, Grand Vitara, I30 CW, J3, J6, Sonata, Sportage, SW4, Symbol, Tiggo, Tiida, Tucson, Veracruz e Zafira (http://loja.casadascapotas.com.br/loja/produto-103567-1725-calha_de_chuva_acrilica_veiculos_4_portas__edge_gr and_vitara_i30_cw_j3_j6_sonata_sportage_sw4_symbol ) é só selecionar o ano da sua SW4 e fazer o pedido, espero ter ajudado.
Essa aqui é ótima, pode usar manual ou se tiver um compressor de hobby, melhor ainda.
Engraxadeira Pneumatica e Manual 450 ml - R$ 119.20 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/19610/11/156/engraxadeira-pneumatica-e-manual-450-ml)
feitosac
18/06/2012, 22:55
Serengetiman, valeu pela dica, estava procurando as calhas a um tempão, comprei hoje.
Abs.
sandro_ventania
19/06/2012, 23:18
Falando em lubrificar o chassi....voces dão algum banho de óleo por baixo do chassi pra proteção? Moro proximo ao mar e estou preocupado com isso.
Qual óleo voce usam?
titanium
20/06/2012, 07:49
Bom dia Sando!
Meu caro, tenho a mesma preocupação que a sua, não por morar na praia, mas por que gosto de manter o carro o melhor possível.
Há um tempo atrás, quando estive em busca desta informação, acabei concluindo que o melhor é fazer lavagens periódicas na parte inferior do carro, SEM aplicar nenhum tipo de óleo.
Isto por que os óleos desgastam as borrachas. Daí poderia prejudicar algum componente (tipo buchas) que fique na parte inferior do veículo.
Ouvi dizer, ainda, que existe um equipamento (que não lembro o nome) que você gruda no Chassi do carro e ele evita ferrugem. Isso parece que é muito utilizado pela turma que tem barcos.
Mas pessoal, se eu estiver falando besteira, por favor, me corrijam!
Eu escolhi a 1a opção: lavar periodicamente.
Abraços,
F. Oliveira
20/06/2012, 08:09
Ouvi falar que a lavagem periódica é suficiente.
No entanto, quando apliquei vaselina uma única vez, pude enfrentar vários quilômetros de piçarra sem que o chassi retivesse a poeira.
Informaram-me que a vaselina cria uma camada impermeável, o que facilita a limpeza posterior e mantém borrachas e buchas sem ressecar.
Não sei quanto a eficiência disso, mas pelo menos no que diz respeito a uma não retenção de poeira eu vi acontecer.
A vaselina que usei foi um tubo de 500g....daquelas que se encontra em lojas veterinárias.
Vi um tópico aqui a um tempo atras, no qual se discutia o uso de mamona, vaselina, óleos, etc...
O que os senhores têm a dizer?
Sds a todos!
guilhermeabreu
20/06/2012, 11:41
O CORRETO É NÃO PULVERIZAR COM NADA .
Se mora em local de maresia , lavar todo mes , se não , pode espassar mais tempo as lavagens , lavo o meu 1x por ano e olhe lá e não tenho nenhum podre em minha SW4 93 ( 19 anso de vida e sem umpodre ) , ELA FICA MEIO FEIOSA MAS SEM CUPIM DE FERRO , e olha que aqui o ar é bem salinizado , cada região tem uma característica própria , aqui se lavar muito apodrece rápido peko acumulo de umidade + ar salino .
VASELINA OU QUALQUER OUTRA COISA QUE SE PULVERIZA O FUNDO DO CARRO , OU COME AS BORRACHAS OU JUNTA POEIRA E FORMA UM EFEITO ESMERIL .
Existiu o ANTIRUSTE da TEXACO que era uma graxa líquida que as fábricas usavam dentro das portas , MAS SÓ DENTRO DAS PORTAS , É UMA GRAXA LÍQUIDA OU UM ÓLEO GROSSO QUE DEPOIS DE ESPIRRADO GRUDAVA COMO SE FOSSE UM MELADO QUE NÃO ESCORRE , mas se pegar numa borracha , derrete a borracha , e NÃO EXISTE MAIS NO MERCADO . Era ótimo para colocar dentro das portas ,locais fechado que acumula água . MAS NÃO PARA CHASSI .
titanium
20/06/2012, 11:43
É mais ou menos por aí que penso, Guilherme!
Abração turma!
sandro_ventania
20/06/2012, 17:29
É, eu sei que nenhum carro gosta de ficar tomando banho, a umidade é a pior inimiga do carro.
Não sei se proximo ao mar, manter limpo e seco vai ser suficiente...preciso pesquisar mais!
guilhermeabreu
20/06/2012, 18:56
É, eu sei que nenhum carro gosta de ficar tomando banho, a umidade é a pior inimiga do carro.
Não sei se proximo ao mar, manter limpo e seco vai ser suficiente...preciso pesquisar mais!
SANDRO_VENTANIA
No seu caso não tem jeito , pois vc mora na beira mar , daí o pq que as pessoas não gostarem de comprar carros de cidade que tem mar , NÃO TEM JEITO , o que vc fizer , o seu carro vai enferrujar mais rápido do que os carros de regiões serranas .
Numa ocasião comprava carros de leilão pra ganhar uns torcados e os carros de Salvador TODOS TINHAM A GRANDE DIANTEIRA E TODA FRENTE TODA ENFERRUJADA , mesmo carros do 3 anos de uso .
Flávio_Costa
06/07/2012, 14:09
Fala Galera,
Concordo com o que o Guilherme disse, porém dei uma lavada por baixo da hilux e mandei aplicar vaselina líquida. O carro me pareceu mais macio ao rodar! Pode ser que seja psicológico :screwy:, mais tive a impressão que melhorou o rodar do carro!
Vou verificar este final de semana os pontos de graxa dela e aplicar a graxa de lítio, lubrificar é sempre importante.
abraços
F. Oliveira
07/07/2012, 10:32
Fala Galera,
Concordo com o que o Guilherme disse, porém dei uma lavada por baixo da hilux e mandei aplicar vaselina líquida. O carro me pareceu mais macio ao rodar! Pode ser que seja psicológico :screwy:, mais tive a impressão que melhorou o rodar do carro!
Vou verificar este final de semana os pontos de graxa dela e aplicar a graxa de lítio, lubrificar é sempre importante.
abraços
Foi o que aconteceu com a minha...qdo fiz a primeira lavagem pós aplicação da vaselina, a sujeira sai fácil.
Já vi a vaselina tirar até rangidos da l200 lá de casa.
Nunca mais a usei pois lavo por baixo com periodicidade, senão eu aplicaria tranqulo.
guilhermeabreu
08/07/2012, 18:13
Fala Galera,
Concordo com o que o Guilherme disse, porém dei uma lavada por baixo da hilux e mandei aplicar vaselina líquida. O carro me pareceu mais macio ao rodar! Pode ser que seja psicológico :screwy:, mais tive a impressão que melhorou o rodar do carro!
Vou verificar este final de semana os pontos de graxa dela e aplicar a graxa de lítio, lubrificar é sempre importante.
abraços
FLAVIO_COSTA
Não é psicológico não , o carro fica mais macio sim , SÓ QUE A VASELINA TB CORRÓI AS BORRACHAS .
Agora para o SANDRO_VENTANIA , a única solução é jogar óleo ou vaselina todas as vezes que for lavar pq ele mora a beira mar e QDO AS BORRACHAS ESTRAGAREM , TROCA AS BORRACHAS , O QUE É MELHOR DO QUE FICAR COM AS BORRACHAS BOAS E A LATA TODA PODRE , É POR ÍSTO QUE A MAIORIA DOS CARROS DE TRABALHO DO PESSOAL QUE MORA EM PRAIA É TODO SUJO E LAMBUZADO DE ÓLEO E GRAXA POR TODOS OS LADOS , COMO VEJO NAS PRAIAS DAQUI AS C-10 , D-10 , D-10 , F-1.000 , F4.000 , S-10 , RANGER , TODAS LAMBUZASADAS DE ÓLEO POR TODOS OS LADOS , MAS NÃO APODRECEM .
jorge.duarte
08/07/2012, 22:16
FLAVIO_COSTA
Não é psicológico não , o carro fica mais macio sim , SÓ QUE A VASELINA TB CORRÓI AS BORRACHAS .
Agora para o SANDRO_VENTANIA , a única solução é jogar óleo ou vaselina todas as vezes que for lavar pq ele mora a beira mar e QDO AS BORRACHAS ESTRAGAREM , TROCA AS BORRACHAS , O QUE É MELHOR DO QUE FICAR COM AS BORRACHAS BOAS E A LATA TODA PODRE , É POR ÍSTO QUE A MAIORIA DOS CARROS DE TRABALHO DO PESSOAL QUE MORA EM PRAIA É TODO SUJO E LAMBUZADO DE ÓLEO E GRAXA POR TODOS OS LADOS , COMO VEJO NAS PRAIAS DAQUI AS C-10 , D-10 , D-10 , F-1.000 , F4.000 , S-10 , RANGER , TODAS LAMBUZASADAS DE ÓLEO POR TODOS OS LADOS , MAS NÃO APODRECEM .
Já vi aplicarem oleo de cozinha. Como é vegetal, não ataca as borrachas e protege!
Eu acho!
Abs
sandro_ventania
09/07/2012, 22:40
Será? Mamona tambem é vegetal e dizem que ataca!
Ouvi falar em silicone, dizem que dura menos, tem que aplicar sempre que lavar, mas não ataca as borrachas.
Como eu moro a beira mar, vou ter que lambuzar com alguma coisa...só não consegui decidir por qual!
guilhermeabreu
09/07/2012, 22:45
Será? Mamona tambem é vegetal e dizem que ataca!
Ouvi falar em silicone, dizem que dura menos, tem que aplicar sempre que lavar, mas não ataca as borrachas.
Como eu moro a beira mar, vou ter que lambuzar com alguma coisa...só não consegui decidir por qual!
SANDRO_VENTANIA
Lambusa com qualquer meleca desta aí que é melhor do que deixar na MARESIA DIRETO , o quanto antes melhor .
jorge.duarte
09/07/2012, 23:05
Será? Mamona tambem é vegetal e dizem que ataca!
Ouvi falar em silicone, dizem que dura menos, tem que aplicar sempre que lavar, mas não ataca as borrachas.
Como eu moro a beira mar, vou ter que lambuzar com alguma coisa...só não consegui decidir por qual!
Nenhum óleo vegetal ataca borracha. O problema que o famoso óleo de mamona, vem "batizado" e diluído, com produtos derivado do petróleo e aí dá, no que dá.
Abs!
Nenhum óleo vegetal ataca borracha. O problema que o famoso óleo de mamona, vem "batizado" e diluído, com produtos derivado do petróleo e aí dá, no que dá.
Abs!
Estou usando o WD 40, não ataca as borrachas.
josesiri
02/02/2015, 10:03
Anos atras conheci um japones em uma oficina que levava meu carro, ele tinha uma Variant I que usava para pescar, era unico dono, o carro impecável de lataria, e o segredo, segundo ele, era pulverizar por baixo a cada 6 meses com óleo de motor usado...ele disse que 1 vez ao ano pulverizava o carro inteiro, deixava 24 hs, e retirava o excesso com um pano limpo e macio, assim a lataria e pintura tbm ficavam impermeabilizadas ??? Não sei se procede, mas que o carro dele estava inteirinho, estava!!!
josesiri
02/02/2015, 10:05
Para engraxar minha sw4 levo na troca de óleo , sai R$ 30,00 todos os bicos.
Elias_qf
02/02/2015, 22:49
o que sempre faço na minha é oleo de direção hidraulica, pois todo o sistema de direção é composto por mangueiras e o'rings td de borracha se não estraga o sistema da direção nao vai estragar as borrachas do carro... comprei um aplicador de oleo dai misturo o oleo de direção com agua so para render um pouco, logico eles nao se mistura mas vc da uma chaqualhada eles meio que se mistura suficiente para aplicar
passo no meu carro a cada + ou - 45 dias gasto 1 litro cada aplicação, nas lavagens posterior a aplicação so bater agua sai td a areia terra
o carro fica mais macio e nao faz nenhum rangido rs,
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