Conectar

Ver Versão Completa : Pajero 2.8 HPE Diesel : Consumo e suspensão traseira

Leo Maluf
04/09/2011, 21:31
Recentemente comprei uma Pajero Sort HPE 2.8 diesel 2005/06 Automatica com 78 mil rodados , ao que tudo indica e até prova em contrario, um carro muito bem cuidado e de inicio fiz o basico: Troca de oleo, filtro de ar e de combustivel ( Comprado mas ainda por trocar ) troquei os quatro amortecedores já que um dles apresentava vazamento e que, para minha grata surpresa foram muito mais baratos do que do meu antigo carro; breve trocarei o oleo da transmissão pois de acordo com o manual, isso deve ser feito aos 80 mil.
Atualmente o carro solta uma nuvem de fumaça preta assustadora qdo se pisa mais fundo no acelerador - Ao ser ligado ou em marcha lenta não faz - tb está bebendo bem....Qual a media de consumo esperado para esse carro? Já ovi falar em até 11Km/L na estrada.
Depois de trocar os amortecedores, fiquei cismado que a traseira ficou mais alta do que antes da troca, o que poderia ser até normal; mas ficou alta mesmo!!! Ou, pelo menos eu acho que ficou.Essa suspensão te algum tipo de regulagem que o mecanico ao trocar os amortecedores adulterou?

igominati
04/09/2011, 22:30
Léo, troquei os 4 da minha e morri com 1000!!! Mas vi uns no paralelo até por 100 cada mas não quis arriscar, quanto a suspenção as sports tem a traseira bem alta mesmo, se comparadas com as full e regulagem só na suspensão da frente, quanto a fumaça, infelizmente é assim mesmo tanto que o nosso motor foi descontinuado devido a não atender mais as normas atuais de poluição, quanto ao consumo das 2.8 , 6 a 8 cidade, 8 a 12 estrada, tudo variando de pé, topografia, ar condicionado ligado, bagagem da muié,.......

Leo Maluf
04/09/2011, 22:42
Comprei os amortecedores na autorizada Mitsubishi mais proxima ( Nova Yen, Botafogo/RJ ) , vieram em caixa lacrada "Mit peças" R$ 203 os dois dianteiros e 210 ou coisa parecida os traseiros; o filtro de ar e o de combustivel comprei tb na Mit e por incrível que pareça, só um pouco mais caro do que nas lojas de auto peças onde pesquisei.
Li em outro post por aqui que o modulo HPE tb seria responsavel pelo consumo.A proposito: O que é e o que faz exatamente este modulo?
Mais uma duvida, agora sobre o cambio: Trocando o oleo, a resposta fica mais rapida? Minha sensação é que ele demora a fazer as trocas de marcha.
Abs!

Imperador!
05/09/2011, 08:23
Sobre o consumo, meu pai tinha uma 2.8 2002, só que com 125cv (a sua é HPE com 145cv). O consumo na cidade ficava entre 7,5 e 8km/l. Na estrada, andando a 110km/h, no plano, fazia cerca de 10,5km/l.

Sobre a fumaça, ela fumaça mesmo de empurrar no pé no porão. Agora talvez ela esteja fumaçando mais do que precisa. Faz a troca do filtro de combustível e verifica. Pode ser também algum bico injentando excesso de diesel. Isso se resolve com a regulação da BI e verificação dos bicos (procedimento recomendado de qualquer forma).

O módulo HPE é um módulo de potência de "série" nas Pajeros 2.8 a partir de 2004, ele analisa componentes eletrônicas do motor quanto a 'disposição" do motorista em obter desempenho, fazendo com que em determinados momentos seja injetado mais diesel e aumentando o desempenho. (Se você estiver pisando fundo demais, é resultado do módulo HPE. Se estiver pisando só um pouco mais pesado, provavelmente se resolverá com o que eu disse no parágrafo anterior).

Leo Maluf
05/09/2011, 08:34
Valeu a dica, amigos! Tenho pé razoavelmente leve, às vezes dou uma patada mais forte em busca de uma aceleração mais rapida....É meu primeiro diesel e ainda por cima automatico, estou ainda me adaptando a ele; muitos anos na gasolina e cambio manual, a resposta é diferente.Estou apaixonado pelo carro mas ainda vou precisar de mais um pouco de pratica.7.5 / 8 na cidade e 10.5 na estrada é uma boa marca, no momento não estou com essa performance.
De qquer modo, vou trocar o filtro e verificar bicos + bi pois acho até que como está vou ter problemas na vistoria para transferencia de propriedade.
Abs!