PDA

Ver Versão Completa : TR4-Snorkel vale a pena? E a parte elétrica?



avs
04/09/2011, 20:34
PessoAll,

Existem snorkels para TR4 de forma a evitar a entrada de água pela entrada de ar.
No caso da TR4, isto só serve para proteger da onda que se forma ao passar um alagado. Porque se entrar água dentro da TR4, ela deve parar, certo?

Revirando a minha, vi que há bastante fio pelas duas laterias e, em ambas laterais, há um "centro" de conectores, conforme figura abaixo. No caso abaixo, é do lado do passageiro.

Vale a pena ga$tar em snorkel?

Afonso.

José Bonifácio Reutemann
04/09/2011, 22:53
Bem, água doce não*é boa condutora de eletricidade, e acho que o objetivo do snorkel é evitar a destruição do motor por calço hidráulico. Não transforma carro nenhum em anfíbio, mas evita um problemão caso apareça uma ondinha um pouco mais alta ou um buraco um pouco mais baixo do que o previsto.

mvinicius_ba
05/09/2011, 08:18
Já me perguntei isso tb.
Achei a resposta do Bonifácio muito boa.
Acho que é apenas pra proteger o motor de um calço hidráulico mesmo caso seja necessário.
Estou pensando em colocar na minha viatura apenas pra garantir.
Alguém sugere um fabricante??



PessoAll,

Existem snorkels para TR4 de forma a evitar a entrada de água pela entrada de ar.
No caso da TR4, isto só serve para proteger da onda que se forma ao passar um alagado. Porque se entrar água dentro da TR4, ela deve parar, certo?

Revirando a minha, vi que há bastante fio pelas duas laterias e, em ambas laterais, há um "centro" de conectores, conforme figura abaixo. No caso abaixo, é do lado do passageiro.

Vale a pena ga$tar em snorkel?

Afonso.

DaniloSM
05/09/2011, 13:36
Uma vez atolamos dentro de um rio com uma Tr4 q meu pai teve e até estranhamos, mas não danificou nada!

Padeiro
05/09/2011, 18:43
Segundo um amigo engenheiro mecanico q deu uma olhada no motor e periféricos da TR4 o carro é mais protegido contra calço hidráulico do q viaturas comuns. Ele observou q a entrada de ar é bem alta, estreita, tem uma primeira caixa grde com o filtro de ar depois ainda segue pelo duto um bom pedaço e tem como se fosse uma segunda cx menor e mais um pedaço de duto até o motor. Ele achou bem bolado o sistema. Nunca tinha reparado até ele falar e acabei concordando.
Mas não é pra mergulhar com o carro, fica mais pra uma travessia curta onde a frente afunda um pouco e emerge logo em seguida onde pouca água acaba entrando mas não passa da primeira cx com o filtro. Snorkel na prática acho besteira pois vc teria q mudar para um ponto mais alto ou isolar os módulos eletronicos do carro (abs, injeção, etc). Mas q fica bem bonita fica.
Abç

avs
05/09/2011, 21:28
Procura por Snorkel Excel e OGZ. Dizem que são os melhores. Pessoal do fórum aqui, diz que do Excel é da mesma qualidade do OGZ, pero, mas barato.

avs
07/09/2011, 09:23
Já me perguntei isso tb.
Achei a resposta do Bonifácio muito boa.
Acho que é apenas pra proteger o motor de um calço hidráulico mesmo caso seja necessário.
Estou pensando em colocar na minha viatura apenas pra garantir.
Alguém sugere um fabricante??

No post anterior eu havia sugerido da OGZ...Mas olha o post aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/25877-snorkel-bonitinho-mas-ordinario-6.html). Eu acho que tem que ver este detalhe....

Enfim, neste mundo...tem que ir devagar....para não comprar coisinha bonita que não aguenta o tranco.....

Afonso.

AACL
09/09/2011, 10:34
Eu tenho um OGZna minha TR4 e o resultado é bom. Coloquei mais por precaução, pra atravessar sem preocupação, pois a entrada de ar na TR4 é muito bem protegida de fábrica (além de dois "ladrões" nos dutos de ar, a entrada está bem alta e tem uma proteção frontal de borracha que impede que a água entre direto na boca de entrada.)

O OGZ não fica colado no teto (tem um espaço entre a lata e o snorkel, para poder caber nas IO que vinham com antenas naquele local) e por isso nunca vi chupar água em dias de chuva. Tb tem um parafuso que funciona como ladrão para vazar a água que entrar por ali.

Tb não senti nenhuma falta de potência mesmo em alta velocidade.

O único porém é que o carro fica mais barulhento, pq o snokel canaliza o barulho do motor bem pro lado da sua orelha....mas isso não chega a incomodar.

Outro inconveniente é ter que reomover o snokel quando é preciso trocar o parabrisa...mas adaptações tem dessas ...

Abs

Lindóia

avs
10/09/2011, 21:18
Lindóia, tens como tirar uma foto de como ficou a parte de dentro com o snorkel?

SergioMedeiros
10/09/2011, 21:34
Snorkel é muito bom, apenas não esqueça de garantir a vedação do filtro de ar. Não adianta nada captar o ar de cima do carro mas no alagamento penetrar água pela capa do filtro.
Outra questão é a instalação, tem que ser com uma boa oficina, pois a instalação do Snorkel é muito invasiva dentro do capo.

Abs.

Sem Loção
10/09/2011, 21:57
Snorkel é muito bom, apenas não esqueça de garantir a vedação do filtro de ar. Não adianta nada captar o ar de cima do carro mas no alagamento penetrar água pela capa do filtro.
Outra questão é a instalação, tem que ser com uma boa oficina, pois a instalação do Snorkel é muito invasiva dentro do capo.

Abs.

Papa pequenas travessias, acho que o projeto de tomada de ar da TR4 como comentado aqui, dá conta.... o que me preocupa é a localização dos módulos eletrônicos, se não me engano ABS e injeção, ficam abaixo do banco do carona... e a profundidade é muito menor que a entrada de ar... já li em algum tópico onde havia uma TR4 preparada pra guentar a transamazônica que o proprietário isolou tudo com plástico adesivo e não teve problemas....

Sem Loção
12/10/2011, 18:13
Papa pequenas travessias, acho que o projeto de tomada de ar da TR4 como comentado aqui, dá conta.... o que me preocupa é a localização dos módulos eletrônicos, se não me engano ABS e injeção, ficam abaixo do banco do carona... e a profundidade é muito menor que a entrada de ar... já li em algum tópico onde havia uma TR4 preparada pra guentar a transamazônica que o proprietário isolou tudo com plástico adesivo e não teve problemas....

acabei de comprovar na prática...

passamos pelo piscinão dos Túneis de Sabará, e durante a travessia a água, no deslocamento, cobriu o capô.... logo depois abri o cofre do motor pra ver, e a entrada de ar tava sequinha.... lógico que foi uma travessia, alguns segundos de água sobre o capô, mas o projeto deu conta do recado....

Elisson
14/10/2011, 17:42
Pessoal das TR4 2010 >>> sabe dizer se ela tem regulagem de altura da coluna de direção ?????

Sem Loção
14/10/2011, 17:48
Pessoal das TR4 2010 >>> sabe dizer se ela tem regulagem de altura da coluna de direção ?????

Serve de uma 2011 e uma 2006?..hehehe :cool:

Tem sim, as duas.... fica abaixo do volante.... só não mexe no bichinho com o carro em movimento! :stop:

[ ]s

Elisson
14/10/2011, 17:57
Boa Sem Loção....andei uma IO de um camarada e não achei muito legal a posição de dirigir e me surgiu a dúvida! Meu carro é um GV 2000 e já estou cogitando a possibilidade de assim que terminar a "bíblia" dele pegar ou um TR4 2010 ou um GV 2010....o que tá contando é mais se é CÂMBIO AUTO, COLUNA DE DIREÇÃO COM REGULAGEM E COMPUTADOR DE BORDO. Meu próximo carro tem que ter esses três itens aí obrigatórios...heheheheheh...além dos já tão conhecidos.. (ar, tr, ve, re etc...) Vlw aí pela rapidez na resposta.

Sem Loção
14/10/2011, 18:17
Boa Sem Loção....andei uma IO de um camarada e não achei muito legal a posição de dirigir e me surgiu a dúvida! Meu carro é um GV 2000 e já estou cogitando a possibilidade de assim que terminar a "bíblia" dele pegar ou um TR4 2010 ou um GV 2010....o que tá contando é mais se é CÂMBIO AUTO, COLUNA DE DIREÇÃO COM REGULAGEM E COMPUTADOR DE BORDO. Meu próximo carro tem que ter esses três itens aí obrigatórios...heheheheheh...além dos já tão conhecidos.. (ar, tr, ve, re etc...) Vlw aí pela rapidez na resposta.

Beleza, Elisson...

mas a TR4 NÃO tem computador de bordo, viu.... é só um display que mostra a temperatura externa e data.... acho que pelo preço, poderia vir com computador, mas de qualquer forma, é um 4x4 que te dá um desempenho muito bom tanto no ON quanto no OFF road...

o GV 2010 é um pooota de um SUV... muito mais conforto que a TR4, mas perde e vocação offroad, com certeza.... nunca vi um GV dos novos em trilha, nem leve.... vou passar o link das fotos que eu tenho das trilhas com a TR4....neste FDS fizemos uma em BH que se chama Túneis de Sabará, tinha chovido e deu pra testar bem os limites da viatura, sem estragar....

https://picasaweb.google.com/109750859094678202653

[ ]s

Elisson
15/10/2011, 10:12
Fala sério Bixo, a TR4 2010 não tem computador de bordo??? Não dá o consumo instantâneo??? Puts grila....tou desencantando...:parede: Só mostra a temperatura externa e data mesmo???? hhuumm....

Sem Loção
15/10/2011, 23:26
Fala sério Bixo, a TR4 2010 não tem computador de bordo??? Não dá o consumo instantâneo??? Puts grila....tou desencantando...:parede: Só mostra a temperatura externa e data mesmo???? hhuumm....

Pois é....nada disso.... :parede:

Parece que a MIT não economizou no quesito "jipe" da viatura, mas continua cobrando pelo quesito "SUV"...

MAs, com tudo isso, e dependendo do uso, é a melhor opção do mercado. Sou suspeito para falar pois tenho duas, uma da patroa ir no xópis e outra que eu uso na trilha e pra trabalhar.... É um carro que, se souber usar, não quebra, mesmo com uso offroad... :euforico: Valente mesmo.. Não vou colocar no mesmo patamar de Troller, Wyllis, Samurai, Band..etc, assim como nenhum desses chega perto de me levar pro trabalho todo dia com conforto, ABS, AIRBAG e etc... :cool:

Inté..

Marcos Paiva
28/10/2011, 12:01
Depois de ter enfrentado uma enchente aqui no Rio com minha TR4 sem ter tido problemas, fiquei preocupado e procurei por oficinas que instalassem o snorkel. Entrei em contato com uma delas, que foi índicada aqui no fórum. Liguei para lá e o cara que me atendeu me disse que não valia a pena colocar um snorkel num carro a gasolina. O snorkel, segundo ele, evitaria a entrada de água pelo filtro, porém, a água poderia entrar por outros lugares no motor, exatamente por não serem protegidos. Um veículo a diesel é bem menos vulnerável a água do que os movidos a gasolina/álcool.

leojaz
28/10/2011, 12:40
Como foi citado, o snorkel não transforma o carro em anfíbio, e a TR4 já é bem preparada para pequenas travessias.
Segue video de uma pequena barra de rio que passei... depois coloco o video visto de dentro da TR4, a água cobre momentâneamente o capô!. Não molhou NADA!!! nem no motor e nem por dentro.
Raid Cara MUsic - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sQ0TR2xAf38)

Jorgao
28/10/2011, 13:39
Como foi citado, o snorkel não transforma o carro em anfíbio, e a TR4 já é bem preparada para pequenas travessias.
Segue video de uma pequena barra de rio que passei... depois coloco o video visto de dentro da TR4, a água cobre momentâneamente o capô!. Não molhou NADA!!! nem no motor e nem por dentro.
Raid Cara MUsic - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sQ0TR2xAf38)

Acho que vale a pena por Snorkel sim. Não acho que ela seja tão bem preparada como falam. Se faltar sorte, pode ficar. Repare que a travessia não era nem um pouco complicada e nem era tão fundo, mesmo assim, já era.

Rally Campo Magro - Afogamento Tr4 X Gol Monster 4x2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Xl8rDeBQj4I)

Sem Loção
28/10/2011, 15:03
Acho que vale a pena por Snorkel sim. Não acho que ela seja tão bem preparada como falam. Se faltar sorte, pode ficar. Repare que a travessia não era nem um pouco complicada e nem era tão fundo, mesmo assim, já era.

Rally Campo Magro - Afogamento Tr4 X Gol Monster 4x2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Xl8rDeBQj4I)

Cara, sei não... mas não é tanta profundidade pra "afogar" uma tr4 assim não...:semideia

nesse vídeo, aos 1:55 eu passo num alagado e onda sobe acima do capô... além da fumacinha do motor quente no final, foi tranquilo... abri depois o filtro e tava tudo sequinho...


http://www.youtube.com/watch?v=_xlD7ExQKCA

Jorgao
28/10/2011, 15:29
Cara, sei não... mas não é tanta profundidade pra "afogar" uma tr4 assim não...:semideia

nesse vídeo, aos 1:55 eu passo num alagado e onda sobe acima do capô... além da fumacinha do motor quente no final, foi tranquilo... abri depois o filtro e tava tudo sequinho...


Outro dia eu vi um especialista que orientava curiosos em um campo de prova durante um teste drive numa pista preparada e ao ser questionado sobre travessia de alagados em um T4, ele explicou que em um T4 sem snorkel que consegue enfrentar, segundo a montadora Troller, 80 cm de profundidade, é possível dar calço hidráulico no motor numa profundidade de 30 ou 40 cm, caso o condutor entre de forma errada no alagado (Por exemplo, jogando o carro na água em velocidade), e realmente, se pararmos pra pensar, é possível sim. Realmente, impressiona no vídeo a TR4 ter se afogado em tão baixa profundidade, mas de fato isso pode ocorrer. Para os cautelosos, o snorkel é uma boa pedida na TR4.

Edit: E revendo o vídeo, o piloto entrou sim, com muita fome na água.

Sem Loção
28/10/2011, 16:39
Outro dia eu vi um especialista que orientava curiosos em um campo de prova durante um teste drive numa pista preparada e ao ser questionado sobre travessia de alagados em um T4, ele explicou que em um T4 sem snorkel que consegue enfrentar, segundo a montadora Troller, 80 cm de profundidade, é possível dar calço hidráulico no motor numa profundidade de 30 ou 40 cm, caso o condutor entre de forma errada no alagado (Por exemplo, jogando o carro na água em velocidade), e realmente, se pararmos pra pensar, é possível sim. Realmente, impressiona no vídeo a TR4 ter se afogado em tão baixa profundidade, mas de fato isso pode ocorrer. Para os cautelosos, o snorkel é uma boa pedida na TR4.

Edit: E revendo o vídeo, o piloto entrou sim, com muita fome na água.

então deve ter sido isso... por que por profundidade, não era pra dar... a minha passou mais fundo e não deu nada....

mas fico pensando aqui, seria o calço, numa profundidade baixa, devido à água que espirra pelo impacto em alta velocidade? :semideia

se for, carro sem snorkel é atravessar na boa sem jogar água...pois é preferível ficar agarrado dentro dágua com o motor funcionando do que dar calço hidráulico... ;)

jorgao, vc já viu aqueles snorkels "internos" que o povo faz que levantam um pouco a tomada de ar?

eese é da pajero v6

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=111631&d=1204036796

essa daqui é da minha depois de passar pelo piscinão:

https://lh6.googleusercontent.com/-eSGTxsCKppU/Tqr15s-xfhI/AAAAAAAADYE/_eH0TUG2qwE/s640/IMG244.jpg

seta azul: altura que a água chegou a espirrar no cofre
seta amarela: entrada de ar
seta vermelha: conexão com a caixa do filtro de ar. Detalhe: esta conexão originaslmente É FROUXA.... eu vedei com silicone

[ ]s

Jorgao
28/10/2011, 18:37
então deve ter sido isso... por que por profundidade, não era pra dar... a minha passou mais fundo e não deu nada....

mas fico pensando aqui, seria o calço, numa profundidade baixa, devido à água que espirra pelo impacto em alta velocidade? :semideia

se for, carro sem snorkel é atravessar na boa sem jogar água...pois é preferível ficar agarrado dentro dágua com o motor funcionando do que dar calço hidráulico... ;)

jorgao, vc já viu aqueles snorkels "internos" que o povo faz que levantam um pouco a tomada de ar?

eese é da pajero v6

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=111631&d=1204036796

essa daqui é da minha depois de passar pelo piscinão:

https://lh6.googleusercontent.com/-eSGTxsCKppU/Tqr15s-xfhI/AAAAAAAADYE/_eH0TUG2qwE/s640/IMG244.jpg

seta azul: altura que a água chegou a espirrar no cofre
seta amarela: entrada de ar
seta vermelha: conexão com a caixa do filtro de ar. Detalhe: esta conexão originaslmente É FROUXA.... eu vedei com silicone

[ ]s

Pois é rapaz, não consigo enxergar com clareza o que de fato ocorre. Muitas vezes a tomada de ar está tão bem protegida.. De qualquer maneira, uma boa solução é esse Snorkel interno sim. Não conhecia não. Mas, o mais importante mesmo é sem dúvida saber tocar o carro. Acompanhar a onda formada, dependendo da profundidade, reduzir e ir de primeira marcha, etc. Acho que no geral as pessoas acabam acelerando mais do que devem com medo de ficarem agarrados, aí já era. Mas, pra quem gosta ou precisa enfrentar esses obstáculos, vale a pena investir num snorkel mesmo e vedar o que tiver que vedar no motor, eu acho. Cara eu revi o vídeo, e repare só, tenho a impressão de que o motorista da TR4 entrou no alagado de segunda marcha! Parece muito, que logo após arrancar, ele cambeia para segunda, e assim que encontrou a água, veja o quanto de água que não foi jorrada. Poucos segundos depois o carro apagou. Deve ter dado calço mesmo.

jwalker
30/10/2011, 14:12
Pô, não sejam ranzinzas... Pelo menos dá para acertar a hora com o horário de verão, hahahaha!!! Realmente, custa mais de 70 paus e nem um computadorzinho... inexplicável!


Pois é....nada disso.... :parede:

Parece que a MIT não economizou no quesito "jipe" da viatura, mas continua cobrando pelo quesito "SUV"...

MAs, com tudo isso, e dependendo do uso, é a melhor opção do mercado. Sou suspeito para falar pois tenho duas, uma da patroa ir no xópis e outra que eu uso na trilha e pra trabalhar.... É um carro que, se souber usar, não quebra, mesmo com uso offroad... :euforico: Valente mesmo.. Não vou colocar no mesmo patamar de Troller, Wyllis, Samurai, Band..etc, assim como nenhum desses chega perto de me levar pro trabalho todo dia com conforto, ABS, AIRBAG e etc... :cool:

Inté..

jwalker
30/10/2011, 14:16
Tem apenas de altura da coluna e mesmo assim o curso é pequeno. Nas 2010 pra cá, se você coloca o máximo possível para cima, não consegue ver a parte superior do velocímetro, bem onde ficam os usuais limites de velocidade (60 e 80 km/h). No mais baixo possível, raspa nas pernas. Coisas de projeto antigo, com ergonomia superada. Mas a robustez e capacidades off road de verdade compensam de longe estes detalhes.

Elisson
30/10/2011, 14:40
Bom, valeu aí Jwalker. Mas como o tópico partiu pra uma questão de profundidade de travessia de alagados vou postar o link aqui. Não é um TR4 mas pode ser um exemplo pra o pessoal. 1º reduzida e partir pra o abraço e rebocando um buggy inda por cima. No primeiro alagado o buggy perdeu força e desligou mas não deu calço. Poderia ter passado mais devagar, mas como tava puxando o buggy dei carga pra não perder muita velocidade dentro d´água e tudo certo. Detalhe para a entrada de ar do GV que fica no paralama do passageiro uns 30 cm acima do pneu por dentro do parabarro de plástico.... ;)

Grand Vitara passando alagado arrastando buggy - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RjsDY3_ouEc)

grebelo
15/09/2014, 15:33
Gostei do tópico pessoal. Elucidou bastante coisa. Alguém conhece uma oficina de confiança para tratar de 4x4 aqui no Rio de Janeiro (capital)?