Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre como regularizar o motor de um Jeep Willys



Priscila Pinheiro
04/09/2011, 19:53
Olá:

Eu e meu marido estamos querendo comprar um Jeep Willys ano 1959, mas temos muita vontade e pouco conhecimento, principalmente da parte de regularização de um carro tão antigo, pois sempre tivemos carros comuns e comprados em concessionária. Gostamos do carro, andamos com ele, gostaríamos muito de ter um Jeep, mas temos algumas dúvidas. Sabemos que deve ser chato tirar esse tipo de dúvida, pedimos desculpas, mas procuramos muito entender lendo diversos fóruns, mas não achamos caso semelhante e tivemos que recorrer a esse longo tópico.

Então, a história do Jeep é a seguinte, segundo o atual proprietário: ele, que é de São Paulo, capital, trocou um carro que tinha, por esse Jeep de um parente, que ficou sem carro de passeio e ele tinha esse carro parado e sempre teve vontade de ter um Jeep, mas passado alguns meses viu que não tinha perfil de jipeiro e resolveu vendê-lo.

Ele nos mostrou a documentação, que ainda está no nome desse parente que reside no interior e já está licenciado para 2011, porém, segundo ele, para transferir é preciso regularizar o motor, pois o antigo bloco do motor original trincou e ele foi trocado por outro do mesmo tipo, original, mas com outro número de série. Tem nota fiscal e tudo, mas o primo dele não se preocupou em regularizar. Segundo o rapaz precisaria fazer duas transferências e essa regularização, que segundo o despachante dele sairia por volta de R$600.

Ele aceitou nosso carro, que vale 12 mil e uma diferença de 3 mil. Mas precisamos ter certeza que é um bom negócio, se conseguiremos regularizá-lo e transferi-lo. E gostaríamos de saber quais são os procedimentos e, aproximadamente o valor, por não queremos ser enganados, pois não queremos ver um hobby se transformar em dor de cabeça.

Desculpe mais uma vez pela inexperiência, mas esperamos contar com quem for mais experiente no assunto. Agradecemos muito quem puder nos ajudar.

Gratos,

Priscila e Leandro

Marcio Rossetto
04/09/2011, 20:26
Prezada , com o meu jipe funcionou mais ou menos assim :
Se for o motor original 6 cc BF 161 é facil .Primeiramente vc tem pegar um formulário que trata de uma solicitação de troca de motor( qualquer despachante tem), vc preenche a carta, isso vai direcionado para o Delegado do Detran que vai analisar, junto a nota fiscal do motor. Como o motor do jipe é antigo e não tem rastreablidae com o Chassis do veículo aqui pertencia , o delegado manda uma consulta na Fábrica Ford. Vê se pode , somente para o pessoal dizer que não há essa rastrabilidade e o nada consta.
Esse processo para mim demorou uns 60 dias . De posse dessa carta de autorização , o resto é normal . Obs; como eu estou em Betim MG , talvez o processo foi moroso , estando ai em São Paulo é mais rápido .

GIL_BH
04/09/2011, 20:33
Agora em Novembro de 2011 vai fazer 1 ano que comprei um Jeep que não estava com o nº do motor cadastrado no documento. Esse valor que o despachante está cobrando é um absurdo para não falar outra coisa. Se for só regularizar o nº do motor no documento se eu morasse ai em SP ia cobrar metade. kkk. Vai você mesmo no Detran da sua cidade e faça todo o procedimento da vistoria para transferência, assim que estiver liberado a vistoria dentro do detran o pessoal vai te dar uma carta para você enviar para a fábrica em São Bernardo. A própria fábrica é quem vai responder para o detran que não reconhece o nº do motor. Isso demora mais ou menos 20 a 30 dias. Assim que eles responderem você vai voltar lá e vai preencher um documento se responsabilizando pelo motor já que você tem a nota do mesmo e ai eles cadastram o nº desse motor no documento e passam para o seu nome. Aqui em MG você gastaria R$ 106,00 da transferência mais o envio da carta para a fábrica da Ford. No mais boa sorte. Qualquer coisa é só perguntar.

ARINALDO ELOI
06/09/2011, 09:08
Olá Priscila. Se no documento do seu carro não existe um numero de motor ja cadastrado e se, esse motor que foi colocado no lugar do original for igual ao primeiro, não haverá problema nenhum. Antigamente o numero do motor não era obrigatorio constar no documento. Eu daria entrada normalmente para transferencia de propriedade e nessa hora eles ja cadastrariam o novo motor como sendo o original do carro. Entenda que estou considerando a boa procedencia do motor que agora está no carro. Se o mesmo for "enrolado" (de um carro roubado por exemplo - sendo de jeep é rarissimo) Então voce mostra a Nota Fiscal. Gerará uma dorzinha de cabeça mas não deixa de facilitar as coisas. Se esse motor for mais moderno que o antigo, então a coisa complica, Nota fiscal e termo de responsabilidade são o mínimo e veja se a numeração do motor é original. Aqui em Natal isso é meio complicado e "moroso" se é que me entende. Estou ha um ano nessa batalha para colocar um motor de opala no Jeep. Alias, porque não gastam um pouco mais e adquirem um motor mais moderno para o jeepão? Outro detalhe: A pessoa que consta no documento está viva? lembre-se que só ela pode assinar o recibo de transferencia. Se esta pessoa já for falecida, complica mais um pouquinho pois vem viuva e herdeiros. Mas não se preocupe. Isso é coisa de jeep mesmo. Tudo tem jeito a diferença é que uns dão mais trabalho que outros. Boa sorte.

Edemar
06/09/2011, 12:11
Se o motor que está instalado é de Jeep dá entrada na tranasferência e seja feliz....

Piloto Dakar
06/09/2011, 13:58
Priscila, existem várias situações. No meu caso possuo uma F75 com número de motor cadastrado e nela instalado motor com número diferente do documento (BF-161). Aqui no interior de SC devo proseguir da seguinte maneira: o motor fica retido na delegacia feito uma autuação de produto de roubo/furto e assim com motor de origem (baixa do DETAM e nota-fiscal) podendo regularizar um motor para a viatura.

Sem delongas.

Luciano

Piloto Dakar
06/09/2011, 14:04
Além do mais que aqui é barbadinha injetar um motor a Diesel na viatura, que já esta a caminho.

joao cj3a
06/09/2011, 17:00
uma dúvida, o meu esté sem número de motor desde que compeir a mais de 15 anos, mas o motor é de opala como fazer neste caso pois obviamente não tenho mais nota.

ARINALDO ELOI
08/09/2011, 09:19
Joao, acredito que eles considerarão o motor atual como sendo o original do carro. Mas,... eu procuraria o setor de cadastros de RENAVAN e solicitaria que verificassem a pasta do seu carro. Eu consegui isso aqui em Natal formalmente para ver se o motor do opala que eu estava comprando pertencia mesmo ao carro em que estava instalado. A funcionaria do Detran mandou buscar no arquivo geral uma pasta que ela chamou de DOSSIÊ e verificou que o motor era realmente do carro, ou seja, eu poderia compra-lo sem problemas, assim que fosse dado baixa no registro do antigo carro. Veja se consegue ver esse dossiê do seu jeep. Lá voce verificará se foi colocado o numero do primeiro motor do seu jeep quando ele foi emplacado pela primeira vez. Outra coisa que voce pode fazer é levar o numero do motor do opala que está no seu carro e solicitar que verifiquem pela numeração se este motor foi dado baixa. Somente os funcionarios dos Detrans tem a senha para a verificação dessa informação, segundo fui informado aqui no Detran-RN. Se ele não deu baixa, então voce tem um problema para regularizar esse documento, pode acreditar. Desejo boa sorte.

vavarusso
08/09/2011, 11:19
Como regularizar um jeep ano 66 com motor bf161 que nao era dele e que nao consta no banco de dados do DETRAN-CE.

joao cj3a
09/09/2011, 12:21
arinaldo, muito obbrigado pela atenção, vou fazer isto mas se des muita dor da cabeça compro outro e coloco lá o motor do opala é baratinho e as vezes não vale a pena ficar esquentando com isso.
quando comprei já estava com o motor portanto não me preocupei com isso inclusive jámudei a cor e nunca falara nada mas convem verificar para ficar tranquilo, quando não tinha a minha filha que andava comigo no jeep éra mais tranquilo na pior das hipotese voltava a pé rsrsr
abraços.

joao

Robertux
09/09/2011, 12:28
Eu comprei meu Jeep em 2009. O proprietário anterior tinha comprado e transferido para o seu nome em 2001, portanto não tinha número de motor cadastrado.
O motor não era original dele, ele veio de fábrica com o motor OHC 4CC e estava com um BF 161.
Quando fiz a transferência para meu nome simplesmente assineu um termo me responsabilizando pela origem lícita do motor e o número foi cadastrado sem problemas no documento.
Agora troquei o motor por um OHC sem nota fiscal, estou indo no despachante para ver o que dá para ser feito.

Leco1974
11/09/2011, 14:30
Priscila, pelo que entendi (e posso estar enganado na minha compreensão), o primordial é vc contatar a pessoa cujo nome está no docto do jeep e ele sim te dizer se concorda em vender pra vc e se pode preencher o recibo de compra em teu nome direto. Ou, caso haja procurações/substabelecimentos, ver se quem te vende é o último nome desta "via crucis". Outro ponto: ver se o dono (cujo nome que consta no docto de rodar) não tem ação contra si, penhora, execução...vai que o jeep está penhorado ou com restrição administrativa posta depois de extraído o último docto de rodar? Daí estarás jogando teu dinheiro fora! O fato de estar com outro motor, doctos vencidos é ponto para ser resolvido mais adiante. Vlr que vc irá gastar é complicado de dizer, mas eu gastei R$ 1.200,00 para acertar o meu em fev/2010, que assim estava: DOCTOS EM NOME DE SEI LÁ QUEM (o dono deve ter uns 100 anos e mora em outra cidade distante. hehehe), que passou procuração para Fulano de Tal, que a substabeleceu e assim foi até o sexto ou sétimo substabelecimento desta procuração. Ou seja, quem me vendeu era o último substabelecido. No sistema do DETRAN daqui sou o segundo dono, pois todos os anteriores não se preocuparam em acertar a papelada no trânsito, apenas pegavam substabelecimento. Paguei doctos vencidos e o vincendo. O motor que estava no CJ era de um Opala 1979. Jeep ano 1957 sem a numeração do chassi nele marcada. Acertei a questão do nome e já fiz junto a troca do motor, para isto pediram-me nota fiscal de venda do motor (peguei de quem vendeu o motor para o ex-dono...barbada), nota fiscal da oficina que instalou o motor, fui para vistoria no DETRAN para verificar a instalação do motor e se estava tudo OK. Passou na vistoria do motor, estado geral e do chassi OK etc etc, foi autorizada a marcação do n. do chassi no mesmo, assim foi feito. Voltou com chassi marcado para incluir no sistema do DETRAN-RS. Resultado: saiu documentado em meu nome, n. do chassi nele marcado e questão do motor resolvida. Fiz com despachante, pois achei mais rápido e tranquilo e tenho certeza que se eu tivesse tentado fazer sozinho teria dado merd@, pq é muita coisa para leigo fazer e eu teria que me envolver demais com estas andanças administrativas... O jeep e seu motor tendo origem lícita, vc contratando um bom despachante e pagando as taxas é só alegria. Tem gente que faz tudo sozinho e dá certo tb, mas eu achei melhor "terceirizar" e o despachante fez rápido e valeu muito a pena. Boa sorte.

Mário RED JEEP
08/08/2015, 09:52
Olá amigos do forum!
Mais uma vez estou por aqui pra pedir ajuda!
Estou procurando um motor Falcon 3.6 6cc pra colocar em meu Jeep 1981 com motor OHC 4cc original.
Encontrei 2 motores à venda, que vão precisar de revisão, pois são antigos e estão parados há muito tempo.
Foram retirados de Pick-Up's F-1000 para colocar motorização a Díesel. Mas acontece que em todos os casos, os motores não tem documentos de precedência, mas não estão cadastrados em nenhum carro. Acredito que seja devido ao ano de fabricação ser anterior a norma do Detran que obriga o cadastro desses motores no veículo (acho que em 2008). No documento do meu Jeep também não consta nada sobre o motor, apenas o combustível.
E aí? Compro o motor ? Consigo regularizar? Ou é furada?
Lembrando que aqui o Detran é do Rio de Janeiro.
Abraços a todos!
Mário

matrakaum
08/08/2015, 10:00
Mário Red Jeep,
Se os motores não estão cadastrados é o jeito mais fácil de comprar e regularizar. Quem está te vendendo faz um documento assumindo a responsabilidade pela procedência do motor, assina e reconhece firma... pronto! Está feito.
É só montar o processo, levar o carro para vistoriar e o motor será cadastrado no seu carro.
Simples! Eu acho que tenho um modelo desta declaração... não sei se é o mesmo que pedem aí no RJ. Mas, geralmente nas Ciretrans têm este modelo.

Mário RED JEEP
08/08/2015, 11:21
Obrigado amigo Matrakaum!
Estava lendo a resolução 288 de 2008 de DENATRAN, que fala isso. Mas na declaração de origem lícita do motor deve constar a numeração do motor, o chassi e placa do carro de onde o motor foi retirado.
E como este motor está "jogado" num canto há muito tempo, o dono da oficina não tem nenhuma idéia do carro de onde ele veio. A nota fiscal eletrônica ele não tem como me dar, por não ter a "entrada"dele. Mas pode fazer um recibo de venda em computador e assinar.

matrakaum
08/08/2015, 19:17
A NFe só é obrigatória, aqui em SP, para alguns casos. Mas de pessoa física não faz sentido nenhum.