Ver Versão Completa : Se fosse cabo de aço não teria arrebentado e o jeep não teria tombado.
valdir rainer
03/09/2011, 12:52
Se fosse cabo de aço não teria arrebentado e o jeep não teria tombado.
Por isso não troco meu cabo de aço,essa é minha opinião,o cabo de aço quando ta ruim vc ve e troca.
Winch challenge Hilux Rollover - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UGjTzfslCtg&feature=related)
http://www.youtube.com/watch?v=Q3JGB31j734&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Vr1ByxFi450&feature=related
Eu acho que tudo é questão de manutenção não? quantos cabos de aço ja estourou ? hehe os outros devem entrar no mesmo caminho..
Abraços,
Manutenção, certamente, e respeito ao limite de tração do material.
Qualquer cabo, independentemente do material de que é feito e da espessura, tem seu limite. Isso parece óbvio, não? O que pode não estar óbvio é o seguinte: força é igual a massa vezes aceleração. O peso do carro é uma coisa, a força de tração aplicada em um cabo pode ser outra. Toda vez que um cabo sofre um tranco, uma força muito grande pode vir a ser aplicada e, como naquele ditado, "a corda arrebenta no ponto mais fraco" ou "a corrente é tão forte quanto o elo mais fraco". Quando uma força de tração é submetida a um CONJUNTO, TODO o conjunto tem que estar dimensionado para suportar aquilo, se não "o elo mais fraco" vai sucumbir. Poderá ser o cabo, o mecanismo do guincho, a mesa do guincho, os parafusos que prendem o guincho e por aí vai. O cabo mais parrudo do mundo, o guincho mais parrudo do mundo e qualquer outra coisa do conjunto que venha a ser o mais forte do mundo não compensa o subdimensionamento que eventualmente existam nas outras partes.
Como o guincho existe para ser usado em situação que MUITA força vai ter que ser feita e, comumente, existe alguma situação de risco importante para o carro e/ou as pessoas, tem que se dar atenção na montagem e manutenção do CONJUNTO ao qual o guincho pertence e depende.
Abraços!
canzilao
04/09/2011, 12:24
Em ambos os casos os equipamentos eram utilizados em competições, e assim submetidos a cargas anormais em função da pressa e da posição no evento.
Todo material tem seu limite, e com certeza vai estourar quando ele for ultrapassado, seja aço, kevlar, carbono, corrente e outros que existam.
Guincho e pressa/velocidade não trabalham juntos, isso é fato.
fabiano carraro
04/09/2011, 12:52
cara aquele subidao ali é pra alguem ganahr uma competicao OU TENTAR SE MATAR durante ela?
sempre ando em trilhas pesadasissimas, mas aquilo ali é uma só pra descer nao pra subir........
fabiano carraro
04/09/2011, 12:55
o 2° caso:
SIMPLESMENTE A MAIOR IRRESPONSABILIDADE DE UM ORGANIZADOR EM COLOCAR UM OBSTACULO DAQUELE NIVEL ,E NAO EXIGIR NEM MESMO UMA ROLLCAGE DECENTE......virao o teto como desabou ,sorte do "zeca/spotter" nao estar ali.....e sem falar que a cada metro o peso do carro aumenta pela gravidade ,seria o cabo dimensionado pra tal operaçao?????
:pipoca:
Estivemos envolvidos em uma competiçao recentemente com o "NEW PV"(ex-preto véio) em que era necessario sair de um rio,com angulo de 45°........RESULTADO:
o cabo SINTETICO arrebentou só 7 veses.......era zero, sem uso, de marca americana E CONSAGRADA e 2 x superior a capacidade do CABO de AÇO!!!!!!!! :shock:
imagina se fosse com apenas 10 trilhas de uso entao......
Sinteticos pra mim "ainda" nao prestam....E ATÉ QUE ME PROVEM O CONTARIO
EU fico com o cabo de aço "sempre impecavel". :euforico:
valdir rainer
04/09/2011, 13:07
Então pessoal,o que eu quis dizer é que se um cabo de aço esta ruim agente logo ve e troca,o sintetico eu nunca usei mas acho que ele não te avisa que vai quebrar.
Naquele competição deu para ver que o cabo do primeiro video arrebendou bem no guia o segundo video ,que tb concordo com tudo o que o fabiano falou,me parece que ele esfregou numa pedra e cortou,pois esses cabos ficam parecendo uma cora de violão quando em uso.
Fabiano o volante é do lado direito,acho que o piloto não deve ter se dado muito bem,porque eu não vi ele ,só da para ver eles tirando o jeep do local.
Fabiano nem para descer eu teria coragem.
Tio Eddie
04/09/2011, 14:17
Bem,
Respeitando os limites dos materiais e suas condições de uso os cabos sintéticos tem a vantagem de não chicotear.
Fora isso o que mais se vê por ai são abusos,imprudência, falta de uso desde luvas a "cable dumpeners" , gente ao lado do cabo em puxadas mais pesadas e por ai a fora.
Mesmo em competições, onde se assume um risco maior, certos limites devem ser observados.
Enfim, acho que é um bom alerta.
My 2 cents
valdir rainer
04/09/2011, 14:55
Bem,
Respeitando os limites dos materiais e suas condições de uso os cabos sintéticos tem a vantagem de não chicotear.
Fora isso o que mais se vê por ai são abusos,imprudência, falta de uso desde luvas a "cable dumpeners" , gente ao lado do cabo em puxadas mais pesadas e por ai a fora.
Mesmo em competições, onde se assume um risco maior, certos limites devem ser observados.
Enfim, acho que é um bom alerta.
My 2 cents
Ola tio Eddie,me explica o que quer dizer "cable dumpeners" rs,rs...
abs...
Fabio,
aquilo la é uma competição promovendo guinchos.. então quando mais em pé 75% kkk e o guincho puxar.. VUALA
Abraços,
Tio Eddie
04/09/2011, 15:26
Ola tio Eddie,me explica o que quer dizer "cable dumpeners" rs,rs...
abs...
Valdir, cable dumpener é algo que se coloca sobre o cabo de aço do guincho para absorver uma eventual chicoteada ao cabo se romper jogando o cabo no chão. Pode ser um pedaço pesado de carpete, lona, couro, etc
NO video abaixo dá pra ver o couro que uso para este fim. Sempre que a puxada é mais pesada ou tem um monte de curiosos por perto eu uso.
http://www.youtube.com/watch?v=qY2_WlFWVqk
Qualquer coisa, estou a disposção.
Abraços
valdir rainer
04/09/2011, 15:56
Pô tio Eddie,porque vc não falou em portugues,kkkkkkkkkkkkkkkkk:oops::putz:
Parabens pela prevenção,é uma coisa que quase ninguem lembra de fazer.
fabiano carraro
05/09/2011, 00:37
Fabio,
aquilo la é uma competição promovendo guinchos.. então quando mais em pé 75% kkk e o guincho puxar.. VUALA
Abraços,caramba entao pior ainda, pois se nem eles sabem calcular a capacidade de traçao do que construiram......ou dos acessorios que compoe seus equipamentos,é melhor descobrirmos a marca e passar bem longe de seus produtos.
ideia mais besta colocar um troço daqueles pra neguinho ficar subindo......testar a capacidade das coisas é uma coisa ,colocar em risco a vida alheia é irresponsabilidade,imaginem os 1500kg dos carros aproximadamente,aquilo lá tem pelo menos uns 20 metros de altura a 60°......é demais pra um cabo sintético ou de aço de uso automotivo ,pois nos proprios equipamentos eles informam em letras garrafais que nao deve ser usado pra IÇAMENTOS........e aquilo lá é praticamente um.
sei lá pra mim foi muito perigosa a brincadeira,e jamais confiarei em cabos, parafusos ,soldas,e no proprio chassis de um veiculo que nao foi projetado pra tal situaçao.
cara aquele subidao ali é pra alguem ganahr uma competicao OU TENTAR SE MATAR durante ela?
sempre ando em trilhas pesadasissimas, mas aquilo ali é uma só pra descer nao pra subir........
ô xará.. me desculpa mas vc falou duas bobagens ai...
acho que vc nao prestou bem atençao ao video, mas a Nissan Patral que capotou é direçao a direita.. ou seja,, nao precisava de zeca.. o motorista mesmo ficou do lado onde o teto afundou... realmente puta vacilo em nao ter gaiola
sobre os obstaculo, eu penso o contrario. descer é SEMPRE PIOR, pois vc nao tem controle nenhum do jipe, se numa descida ingrime quando chega ao limite de aderencia onde mesmo vc pisando no freio e as rodas arrastando e o jipe continua descendo, basta apenas "rezar" p/ que ele vá na direçao certa..
subir, vc ao menos tem controle da traçao do jipe, tem recurso de usar guincho, etc...
JUNINHO_BITTENCOURT
05/09/2011, 12:40
sobre os obstaculo, eu penso o contrario. descer é SEMPRE PIOR, pois vc nao tem controle nenhum do jipe, se numa descida ingrime quando chega ao limite de aderencia onde mesmo vc pisando no freio e as rodas arrastando e o jipe continua descendo, basta apenas "rezar" p/ que ele vá na direçao certa..
Concordo.
Umas das maneiras de ''aliviar'' um pouco nas descidas:
Descer com a ré engatada e ir embreando e acelerando ao contrário.
(isso funciona MUITO bem, desce que não seja um degrau, nesse caso é guincho na traseira ou o espírito santo de zeca.
Mais ai cai naquela questão..
se colocaram aquilo é pq sobe... agora se aconteceu de repente o cabo "serrou" na pedra e pocou.. ou a má manutenção.. imagina uma prova desses.. em um pais onde se tem leis.. niguem ia deixar passar em vão.. deve ter critérios..
Abraços,
valdir rainer
07/09/2011, 00:16
Quando o cara é bom no volante é outra coisa ,olha esse video,quando o cabo arrebentou e ele viu que o jeep ia virar pra traz ele com a ré engatada acelerou e não deixou o jeep virar.
Agora vou falar uma coisa,o que tem de video no youtube desse cabo quebrando ,é brincadeira.
Winch rope breaks on Backdoor - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Z4ZSZ19L4AU&feature=related)
Ja ouvi falar muito mau/bem desses cabos.. o cuidado q se deve ter para boa manutenção é d+ hehe eu sou meio deslechado.. os cabos de aços me aguentam mais kkkk
Abraços,