PDA

Ver Versão Completa : Motor Ranger gasolina oscilando marcha lenta

Charles_Curitiba
01/09/2011, 21:37
Boa noite moçada, como já tenho uma experiencia com ranger pois tive uma 2007 com a mesma motorização, só pude concluir que esta atual não esta nos conformes.

Basicamente percebo em marchas lentas, baixo rpm entre 1000 e 2000, que ela não mantém a rotação, quando eu ando devagar acompanhando o transito, em primeira ou segunda marcha por exemplo ela tende a dar uns pinotes, como aqueles aprendizes de auto escola quando arrancam entende? e quando tento aumentar um pouco a velocidade, em rpm baixo, tocando um pouco mais no acelerador ela pinoteia mais, meio que engasgando. Em marcha alta, em velocidade vc não qpercebe quase isso até porque esta em rpm alto mas há uma perda de potencia perceptivel. Da a impressão que é parte eletrica na alimentação dela, não sei. Mas esse é o comportamento. Quando ligo ela pela manha, a frio, se eu tentar sair com ela antes do ponteiro da temperatura começar a subir ou mesmo que suba um pouquinho ela engasga forte. Não é problema de gasolina pq ela faz isso desde que comprei, ela é usada. Na concessionaria falaram que esta tudo OK mas não esta, pra quem já conhece o comportamento de um motor desse 100% posso garantir que ela está 80...75%. Então se alguem puder dar uma dica, do que e o que fazer fico imensamente grato. Abraços

foscaches
03/09/2011, 09:00
Boa noite moçada, como já tenho uma experiencia com ranger pois tive uma 2007 com a mesma motorização, só pude concluir que esta atual não esta nos conformes.

Basicamente percebo em marchas lentas, baixo rpm entre 1000 e 2000, que ela não mantém a rotação, quando eu ando devagar acompanhando o transito, em primeira ou segunda marcha por exemplo ela tende a dar uns pinotes, como aqueles aprendizes de auto escola quando arrancam entende? e quando tento aumentar um pouco a velocidade, em rpm baixo, tocando um pouco mais no acelerador ela pinoteia mais, meio que engasgando. Em marcha alta, em velocidade vc não qpercebe quase isso até porque esta em rpm alto mas há uma perda de potencia perceptivel. Da a impressão que é parte eletrica na alimentação dela, não sei. Mas esse é o comportamento. Quando ligo ela pela manha, a frio, se eu tentar sair com ela antes do ponteiro da temperatura começar a subir ou mesmo que suba um pouquinho ela engasga forte. Não é problema de gasolina pq ela faz isso desde que comprei, ela é usada. Na concessionaria falaram que esta tudo OK mas não esta, pra quem já conhece o comportamento de um motor desse 100% posso garantir que ela está 80...75%. Então se alguem puder dar uma dica, do que e o que fazer fico imensamente grato. Abraços
a principio uma verificação no modulo eletronico (com scaner, mais conhecido como rhaster). retirar os cabos de velas, as velas e fazer limpeza simples...esses pinotes dão a entender que seja velas, mas faça limpeza que vai descobrir...

Charles_Curitiba
03/09/2011, 09:14
Bom dia brother, por acaso a minha é igual a sua..baita carro e obrigado pela dica vou checar isso semana que vem e te falo. Voce já passou por isso também?

foscaches
03/09/2011, 09:49
então tinha uma xlt 3.0 2007 depois do acidente com o dinheiro do seguro e muitos calculos resolvi comprar a gasolina pelo custo beneficio estou muito contente com o carro, não tem aquela força da minha outra, mas o suficiente para uma direção segura to com a minha a 2 meses agora, num tenho o que reclamar, achei estranho vc falar das falhas, poi o motor delas são um reloginho, realmente tem algo de errado

Carlos Monaco
03/09/2011, 12:47

Já tentou colocar gasolina podium???

As vezes resolve tive uma namorada que tinha um siena 1.0 e só andava com podium vc colocava gasolina normal ficava batendo tucho....

Eng_hp
03/09/2011, 22:29
cara tive um problema parecido com a minha ranger 2003 que tem o mesmo motor, falhando em baixa e quando acelerava mais (entre 3000 e 5000 rpm) o problema praticamente desapacercia....troquei os cabos de vela, fiz limpeza de bico, verifiquei o modulo e nada...o scaner nunca acusava nada...descobri entao que a carcaça da bobina de ingnição estava trincada e estava havendo fuga de corrente...., pois em baixa ele falhava e quando acelerava o alternador compensava esta...por isso so falhava em baixa..e se for o a bobina ela costuma acelerar o desgaste das velas e cabos!!!!

Charles_Curitiba
04/09/2011, 19:25
cara tive um problema parecido com a minha ranger 2003 que tem o mesmo motor, falhando em baixa e quando acelerava mais (entre 3000 e 5000 rpm) o problema praticamente desapacercia....troquei os cabos de vela, fiz limpeza de bico, verifiquei o modulo e nada...o scaner nunca acusava nada...descobri entao que a carcaça da bobina de ingnição estava trincada e estava havendo fuga de corrente...., pois em baixa ele falhava e quando acelerava o alternador compensava esta...por isso so falhava em baixa..e se for o a bobina ela costuma acelerar o desgaste das velas e cabos!!!!

Grande sacada meu...bem lembrado disso, voce percebeu essa trinca como? Como localizo a bobina, em que parte ela está? abraços

dougMG
05/09/2014, 11:13

Como resolveu o problema?

Dr_Marcus
10/09/2014, 13:58
Vou desenterrar o tópico só para agradecer a ajuda das informações e pessoal do forum.

Percorrendo os topicos aleatoriamente entrei aqui e a minha Ranger estava com o mesmo problema que o amigo registrou. Assim que comprei, troquei velas e filtros, tudo comprado na concessionaria. Após a troca das velas apareceu o sintoma, toda vez que necessitava de torque nas baixas rotações (900~1200rpm) dava uma "cortada", inclusive quando arrancava. Quando fria andava embrulhando, com sintoma de "afogada"...

O usuário Eng_hp relatou que a troca de bobina resolveu seu problema que tinha sintomas parecidos. Comprei a bobina nova e voilá !!!

Forte e suave como nunca!!

JPEDROSA2
05/01/2015, 21:53
Amigos

Após a regularização do funcionamento do AR CONDICIONADO da minha ranger, a mesma ficou com o giro do motor muito baixo, segundo o "mexânico" que, imediatamente, subiu o mesmo através do parafuso do batente da borboleta. Complicou tudo. Agora a RANGER não firma mais a marcha lenta. Já troquei o atuador da marcha lenta e tive que comprar o original, por exigência do mecânico da injeção eletrônica. Não resolveu. Quero repor o parafuso do batente para a posição original. Alguém sabe em milímetros a altura correta?
Ajuda aê, galera!!!!!

João

Imperador!
05/01/2015, 22:13
Amigo, estou sem tempo de olhar.
Tenho na minha pasta do Dropbox o manual técnico da Ford para Ranger.
Acho que procurando lá você encontra a solução pro teu problema.

https://www.dropbox.com/sh/xflr0rp4l1p7ymd/AAALFwRclyivevEVpV1e8DcLa?dl=0

A pasta é grande, mas tem TUDO LÁ!

PS: Acho que tem q fazer o download de tudo pra poder visualizar.

JPEDROSA2
06/01/2015, 00:19
Valeu, Imperador!!!

Baixei duas vezes o arquivo em ZIP, porém ao tentar abri-lo avisa que está danificado....
Obrigado pela tentativa de ajudar-me.
Saudações rubro-negras!!!!

João

JPEDROSA2
06/01/2015, 13:52
Valeu pela ajuda, galera!!!

O "mechânico" ao repor o sensor MAF, ou melhor, o conector do sensor, conseguiu empenar dois dos seis pinos do mesmo... Deu chabu, claro. Dei (êpa!) uma de curioso e fui limpar todos os conectores e descobri a lambança. A RANGER está passeando em Saquarema/RJ toda prosa outra vez.

Abraços a todos!!!!

João

Duque Duro
09/01/2015, 16:48
Amigo, estou sem tempo de olhar.
Tenho na minha pasta do Dropbox o manual técnico da Ford para Ranger.
Acho que procurando lá você encontra a solução pro teu problema.

https://www.dropbox.com/sh/xflr0rp4l1p7ymd/AAALFwRclyivevEVpV1e8DcLa?dl=0

A pasta é grande, mas tem TUDO LÁ!

PS: Acho que tem q fazer o download de tudo pra poder visualizar.

Salve, Imperador!
Baixei tudo, mas como usar? Os links não funcionam. Tem que buscar o nome do arquivo?

Imperador!
09/01/2015, 17:12
Salve, Imperador!
Baixei tudo, mas como usar? Os links não funcionam. Tem que buscar o nome do arquivo?

Vou reupar em arquivo ZIP pra ver se funciona aí...
Aqui funciona normal...

CONFIDENTE
09/01/2015, 18:14
Jpedrosa,
A sua viatura tem GNV?, tive um problema igual ao seu mas a minha tinha GNV.
Se tiver me avise.

Abs,

Duque Duro
09/01/2015, 23:15
Vou reupar em arquivo ZIP pra ver se funciona aí...
Aqui funciona normal...

Baixei em zip, super traquilo. Abro a página inicial, mas os links não funcionam.

JPEDROSA2
10/01/2015, 04:00
Caro amigo CONFIDENTE

Quando comprei a RANGER, veio com GNV... Como não gosto de GNV, mandei retirar imediatamente. Quando o problema começou a ocorrer, já estava somente na gasolina. Mas foi mesmo uma desatenção do mecânico. fiquei uns quinze dias com o problema e o mais incrível é que resolvi em casa acidentalmente. Como o cheiro de queima de combustível estava muito forte, no pouco tempo que o motor funcionava, entendi que a entrada de ar estava comprometida. Quando retirei o conector do sensor MAF percebi que dois pinos do mesmo estavam amassados, pressionados para dentro do compartimento e sem fazer o contato necessário para enviar a informação para a central.
Está tudo bem, agora.

Abraços,
João

Imperador!
10/01/2015, 11:30
Quem ainda tem interesse no material, favor tentar nesse link: https://www.dropbox.com/s/sfuqb6724qu8f0y/Manual%20T%C3%A9cnico%20Ranger.rar?dl=0

Duque Duro
27/01/2015, 11:20
Acho que estou fazendo alguma coisa errada. Só consigo ir até a segunda tela.

Lucas Lee
02/04/2015, 21:26
Desenterrando também: meu irmão passou alguns meses tentando descobrir um falhamento. Depois de muito gastar, descobriu que era bobina. Na minha, quando fez 100.000 deu o mesmo falhamento. Como já sabia por onde procurar, peguei a bobina do carro dele e testei no meu: detectada falha na bobina.

Só deu trabalho pra achar, somente na concessionária, por R$ 248,00 (Revisa - Salvador).

Então, se a sua ranger 2.3 falhar, olhe logo a bobina, nada de sair gastando.

Ed
18/05/2015, 13:50
Galera, vou dar aqui meu relato! (parece reunião do A.A.!)

Comprei uma ranger 2010 2.3 16v a pouco mais de um mês!

e o desempenho me surpreendeu!!

a uns 15 dias, coloquei um jogo de pneus 265/70-16!

rodei uma semana com os pneus novos e a danada começou a falhar!

entrei aqui no fórum e encontrei esse tópico!!

me identifiquei com todos os casos!

aí comecei a busca pela bobina, tanto em concessionárias como em auto peças! moro aqui no sul de Minas e muito próximo da região bragantina!
Consegui achar a bobina por um preço legal na memorial, mas não queria depender do tempo dos correios para trocar a peça, e tbm não tava afim de ir pra SP só por conta disso!

Encontrei em Atibaia na Ford Mandala, e o cara me prometeu a peça em dois dias! Como tinha umas coisas pra resolver lá, fui hoje buscar!

Peça na mão, desconto de balcão e até 4x no cartão!!

voltei pra casa pensando em trocar a bobina o quanto antes, pois as falhas haviam evoluído para uma baita queda no desempenho e aumento no consumo, deixei a patroa e o herdeiro na sogra, e fui pra casa na hora do almoço para substituir a bem-dita!

soltei os 4 parafusos, tirei dois cabos da bobina velha e plugei na bobina nova, botei a nova no lugar instalei o conector, conectei mais um cabo e parafusei a bobina nova no lugar, tirei a velha fora, e todo empolgado corri pra testar a ranger!
Fechei o capô e fui pra rua!, ela começou a fazer um barulho estranho na marcha lenta, mas como estava cansado das falhas, achei q fosse da minha cabeça!

engatei a primeira e a ranger continuava amarrada, e se recusou a subir minha rua, coisa q mesmo falhando ela fazia sem esforço! Na hora pensei: "FUDE... não era a bobina"

Terminei de dar uma volta no qaurteirão, e voltei pra minha garagem aos trancos! Já pensando no pior, e na encheção de saco q seria ficar com a ranger parada no meca, para tentar-se descobrir oq era seu mal!

fiz e refiz o orçamento na cabeça de quanto sairia a retífica do motor todo no pior dos casos! Mas aí tentei me acalmar e ser racional! Eu só havia trocado a bobina, os cabos e velas ainda estavão os mesmos, poderia ser um cabo ruim, ou uma vela!

Abri o capô novamente, para testar os cabos. Foi então que eu ví q havia deixado o último cabo de velas desconectado!!!!

Conectei, dei a partida e o Duratec respondeu com seu lindo som!!!

não foi preciso dar outra volta pra saber q estava tudo como antes!!

bobina trocada, problema resolvido!!!

Obrigado amigos do fórum pela solução!!!

[]'s

Moisés S.M
08/06/2015, 17:39
A minha começou a dar umas falhadas ao ligar,parecia afogada,desligava e ligava de novo e o sintoma desaparecia.Fui na Ford hj e comprei uma bobina,e consegui quase 70 reais desconto������.A principio problema resolvido,achei até que o motor ganhou mais folego.Bobina trocada com 126 mil km.

Lucas Lee
16/07/2015, 17:06
Pra isso serve o forum. Estas experiências não tem preço. Aliás, a falta delas é que custa caro.

E parece que as bobinas são feitas pra durar 100.000 km. Depois disso começam a dar problema....esquisito não?

Vagner Soares
28/07/2015, 21:37
Boa noite !
Eu particularmente acredito que seja devido a bobina trabalhar alí em cima do motor...
Ela recebe muito calor e as espiras acabam perdendo a qualidade do isolamento e por conseguinte,perde sua eficiência.Andei pensando uma forma de afastar a bobina de cima do motor e com isso prolongar sua vida útil...
mas,ficou apenas no campo das idéias.

ranger rib pires
09/09/2015, 07:21
Alguem sabe das posiçoes dos cabos de vela na ranger 2,3 2010 gasolina

Mulambo
06/10/2015, 15:31
Ola amigos, uma duvida. Tenho uma Ranger XLT 1997 V6. De vez em quando, e nunca na primeira ignição do dia, qdo ligo a Ranger depois de ela estar quente, e em intervalos curtos, tipo paro o carro e 20 minutos vou ligar de novo, ela não segura a marcha lenta. o motor cai a 500 RPM e ate apaga. O que pode ser isso, o tal "atuador de marcha lenta" que esta indo pro espaço? achei que era combustível adulterado, mas sempre abasteço no mesmo posto, então estou descartando essa opção.
Valeu,
Abraço!

OtavioRamos
06/10/2015, 17:24
Mulambo,
Tive um problema semelhante quado peguei minha Ranger XL 97 V6. Ela não chegava a morrer, mas o giro caia muito e, em alguns momentos, custava a dar partida. Meu mecânico fez uma limpeza nos contatos e no atuador de marcha lenta.
Melhorou. Era so bater na chave que pegava, mas a oscilação no giro continuou. Busquei mais informações aqui no fórum e encontrei a dica do Messias Neto no link (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/116989-ranger-4-0-v6-1994-falhando-em-marcha-lenta-2.html)

"Olá pessoal, à respeito do assunto marcha lenta desregulada e quadrada da ranger v6 americana... Lá vai a minha experiência.... QUASE NUNCA é o atuador... atuador é dificil de dar pau na ranger, porém é mais fácil o mecanico falar que ela tem manutenção dificil e ficar trocando peça sem parar e sem resolver o problema.... faziam uns 15 meses que eu estava com minha Ranger 4.0 ano 97 quadradona, ora ficava acelerada demais, ora ficava muito baixa a rotação... segredo pra acabar com esse problema: LIMPEZA!!!!!!!! porém tem uma peça que os mecanicos pulam na hora da limpeza, que é o coletor superior de admissão de nylon (aquele preto)... limpe-o completamente, limpe todos os contatos... limpe bemmmmmm mesmo esses contatos, confira sua valvula EGR (ela recicla os gases do escape, ai se ela estiver levemente entupida a lenta fica alterada)! troque todas as juntas para garantir que não tenha nenhuma entrada falsa de ar, e por último confira a mangueira do hidrovacuo... a ranger quando está com peça defeituosa acende imediatamente a luz do check engine... então se a sua ranger também estiver meio quadradona, siga minhas dicas ae que a ranger fica lisinha!!! a minha está perfeita, e não troquei peça nenhuma..."

fiz a limpeza geral e o problema foi resolvido.
Deu certo no meu caso e não custa tentar.
Espero que funcione.
abs

jardels
06/10/2015, 23:05
Otávio,

Por favor, estou com o mesmo problema (e tem 3 dias que comprei a Ranger - XLT 4.0 v6 99), porém ainda não consigo identificar as peças que vc citou: "coletor superior de admissão de nylon", "valvula EGR" e "mangueira do hidrovacuo". Dá para postar uma foto delas?

Grande abraço,

Jardel

Mulambo
07/10/2015, 10:27
Valeu, Otavio! Muito obrigado! O caminho deve ser esse mesmo, limpeza geral.
abs!
Jardels, o coletor de admissão é aquela peça que junta com o filtro de ar, e fica encima do motor, é de plástico e tem 6 saídas, uma para cada cilindro. As outras peças não sei identificar..vou correr atrás.
Abs!

OtavioRamos
07/10/2015, 10:57
jaderls,
Não tenho foto pra mostra, mas da um vasculhada aqui no fórum que você vai achar tudo.
Eu cheguei a imprimir um passo-a-passo que algum bom samaritano (desculpe não lembrar o post, nem o nome da pessoa) criou e postou aqui no fórum. Foi de grande ajuda.
Separa um tempo pra dar uma lida com calma nos tópicos.
Esse aqui tem bastante informação http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/120867-explorer-s-e-ranger-s-tudo-o-que-precisamos-saber-sobre-elas-37.html

abs

_montanha_
07/10/2015, 14:14
No caso da minha, logo que comprei o atuador ja deu problema. Olhando de perto não era original e estava deixando ela com a lenta lá nos ares. Comprei um que diziam ser original e é claro que não era e o pior é que o desgramado ainda fazia um barulho de apito de trem lá pelos 3000 rpm e restringia e fazia o escambau. Despluquei o danado e regulei a lenta dela na borboleta e agora to na esperança de um colega meu trazer um atuador original lá dos EUA, até lá ela vai ficar assim e a lenta dela ta normal e pega de primeira.

jardels
07/10/2015, 21:32
Valeu Otávio,

Vou vasculhar o pouco mais o forum. Tenho que ser mais protagonista com esta viatura, não dá para deixar nas mãos dos mecas por ai.

Grande abraço,

Jardel

Ps.: Se lembrar de mais alguma coisa, posta ai. Valeu?!

Ricardo Franklin
08/10/2015, 16:18
Valeu Otávio,

Vou vasculhar o pouco mais o forum. Tenho que ser mais protagonista com esta viatura, não dá para deixar nas mãos dos mecas por ai.

Grande abraço,

Jardel

Ps.: Se lembrar de mais alguma coisa, posta ai. Valeu?!

Acho que todos no Rio estamos sem um bom mecanico de rangers no Rio de Janeiro!!! Por este motivo fico alguns fins de semana dentro do caput da Pretinha!!!

jardels
09/10/2015, 16:35
Acho que todos no Rio estamos sem um bom mecanico de rangers no Rio de Janeiro!!! Por este motivo fico alguns fins de semana dentro do caput da Pretinha!!!

Ricardo,

O pior é que comprei já com a vistoria vencida (venceu dia 30/09/15), tenho que fazer vistoria do GNV e, em seguida, no DETRAN, e não encontro ninguém para colocá-la em ordem para, ao menos, passar nestas duas vistorias. O último que "mexeu" deixou pior que antes!

Estive hj na GAZCAR (Bonsucesso) e condenaram o "conjunto elétrico" do GNV (R$ 337,00), o "redutor de pressão" (R$ 250,00 - reparo; R$ 600,00 - novo) e mais R$ 150,00 de "regulagem". Ou seja, mão-de-obra + conjunto elétrico = R$ 777,00 (Se for trocar o redutor, sai a R$ 1.000,00). E aconselharam ver primeiro a marcha lenta com o motor queimando gasolina. NOVAMENTE, voltei a estaca ZERO!

Quem puder ajudar com alguma dica e/ou informação, ficarei eternamente grato!

Jardel

BMMAIKON
30/04/2017, 09:45
Galera, vou dar aqui meu relato! (parece reunião do A.A.!)

Comprei uma ranger 2010 2.3 16v a pouco mais de um mês!

e o desempenho me surpreendeu!!

a uns 15 dias, coloquei um jogo de pneus 265/70-16!

rodei uma semana com os pneus novos e a danada começou a falhar!

entrei aqui no fórum e encontrei esse tópico!!

me identifiquei com todos os casos!

aí comecei a busca pela bobina, tanto em concessionárias como em auto peças! moro aqui no sul de Minas e muito próximo da região bragantina!
Consegui achar a bobina por um preço legal na memorial, mas não queria depender do tempo dos correios para trocar a peça, e tbm não tava afim de ir pra SP só por conta disso!

Encontrei em Atibaia na Ford Mandala, e o cara me prometeu a peça em dois dias! Como tinha umas coisas pra resolver lá, fui hoje buscar!

Peça na mão, desconto de balcão e até 4x no cartão!!

voltei pra casa pensando em trocar a bobina o quanto antes, pois as falhas haviam evoluído para uma baita queda no desempenho e aumento no consumo, deixei a patroa e o herdeiro na sogra, e fui pra casa na hora do almoço para substituir a bem-dita!

soltei os 4 parafusos, tirei dois cabos da bobina velha e plugei na bobina nova, botei a nova no lugar instalei o conector, conectei mais um cabo e parafusei a bobina nova no lugar, tirei a velha fora, e todo empolgado corri pra testar a ranger!
Fechei o capô e fui pra rua!, ela começou a fazer um barulho estranho na marcha lenta, mas como estava cansado das falhas, achei q fosse da minha cabeça!

engatei a primeira e a ranger continuava amarrada, e se recusou a subir minha rua, coisa q mesmo falhando ela fazia sem esforço! Na hora pensei: "FUDE... não era a bobina"

Terminei de dar uma volta no qaurteirão, e voltei pra minha garagem aos trancos! Já pensando no pior, e na encheção de saco q seria ficar com a ranger parada no meca, para tentar-se descobrir oq era seu mal!

fiz e refiz o orçamento na cabeça de quanto sairia a retífica do motor todo no pior dos casos! Mas aí tentei me acalmar e ser racional! Eu só havia trocado a bobina, os cabos e velas ainda estavão os mesmos, poderia ser um cabo ruim, ou uma vela!

Abri o capô novamente, para testar os cabos. Foi então que eu ví q havia deixado o último cabo de velas desconectado!!!!

Conectei, dei a partida e o Duratec respondeu com seu lindo som!!!

não foi preciso dar outra volta pra saber q estava tudo como antes!!

bobina trocada, problema resolvido!!!

Obrigado amigos do fórum pela solução!!!

[]'s

Acabei de comprar uma Ranger 2010 2.3, tava tudo bem até que resolvi trocar as velas pois ela está com 87 mil km e estavam bem gastas, começou a falhar após a troca das velas, troquei os cabos e melhorou a falha porem ficou dando essa engasgada em baixa.

Vou trocar a bobina conforme orientação dos companheiros, mas estou com um problema caso alguem possa ajudar.... ta dificil achar a bobina e quando acho não sai por menos de 700,00 contos .....

Estou na regiao metropolitana de Curitiba
Obrigado...

messiasgodoy
30/04/2017, 10:13
pode ser problema no sensor de rotação ou o regulador de pressão e até mesmo a bomba de combustível que não esta mandando pressão suficiente é so´palpite

AndersonPND
19/08/2017, 22:38
A minha começou a dar umas falhadas ao ligar,parecia afogada,desligava e ligava de novo e o sintoma desaparecia.Fui na Ford hj e comprei uma bobina,e consegui quase 70 reais desconto������.A principio problema resolvido,achei até que o motor ganhou mais folego.Bobina trocada com 126 mil km.

Comprei minha ranger a 3 meses com 101 mil km... hoje com 103mil km quando chegava em 1.5 a 2.0 mil giros ela começava a falhar.. vendo os post dos colegas aqui resolvi trocar a bobina. Procurei em umas 15 autopeças inclusive concessionaria ford e ninguem tinha a bobina.. achei somente uma autopeça aqui de Pinda tinha a peça da marca Magneti Marelli. Comprei a peça por R$ 125,00 troquei e o problema acabou... obrigado aos colegas pelas dicas..

csadelson
21/08/2017, 16:34
Troquei a bobina da minha há uns 40 dias. Estava com 97.000 km rodados e não tive problema para encontrar. Paguei R$ 150,00 da Magneti Marelli.
Porém no meu caso, o gasto foi em vão, pois o problema do falhamento não na bonina, mas sim em um bico injetor com a pressão baixa. Foi só trocar o bico que ficou tudo normal. Tô até pensando em colocar a bobina original denovo.

Neto Morruga
25/08/2017, 13:15
Acabei de comprar uma Ranger 2010 2.3, tava tudo bem até que resolvi trocar as velas pois ela está com 87 mil km e estavam bem gastas, começou a falhar após a troca das velas, troquei os cabos e melhorou a falha porem ficou dando essa engasgada em baixa.

Vou trocar a bobina conforme orientação dos companheiros, mas estou com um problema caso alguem possa ajudar.... ta dificil achar a bobina e quando acho não sai por menos de 700,00 contos .....

Estou na regiao metropolitana de Curitiba
Obrigado...

Compra a bobina do Fiesta,que é a mesma da ranger,a minha e uma xlt ano 2007 2.3 16v,o motor é o mesmo da 2010,do nada ela começou a falhar,levei no meu mecânico e ele contatou que era a bobina,me mandou comprar a do Fiesta que e a mesma,paguei 180,00 reais e nunca mais deu problema.

Almirsousa
02/12/2017, 16:34
Olá a todos,

Primeiramente gostaria de agradecer pelo Post e pedir desculpa caso escreva algo errado, essa é minha primeira pick up e estou apanhando.

Meu caso é o seguinte, tenho minha Ranger 2.3 XLT 16V CD desde 2012 quando adquiri zero. Carro espetacular, nunca me deu problema até que ela completou 92.000 km e resolvi trocar as velas, cabos, correia poli "v" .

Fui numa mecânica aqui em Manaus por nome "Mecânica Everaldo" para trocar esses itens deixei o carro e as peças nas mãos do mecânico que disse que o motor precisava esfriar pra fazer a troca e dei uma saída e depois de duas horas voltei.

Já estava instalado todas as peças, e pra minha sorte não tinha deixado a chave, pois ao dar a partida o motor começou a fazer um barulho, o mecânico deixou cair algo dentro do cilindro.

Se eu não tivesse no local quando ele desse a partida e fizesse barulho eles iriam esconder esse problema assim como esconderam uma vela e não admitir o erro que cometeram.

Depois de três partidas e acelerando o carro o motor ficou macio novamente. O que achei que estava tudo bem. Estava enganado.

Peguei o carro e sai e após uns km senti o carro estranho, falhava quando ia reduzir as marchas e algumas vezes estancava.

No dia seguinte retornei na mecânica e o mecânico já ficou todo estranho, perguntado se o carro não estava assim, e se não porque eu estava tocando as velas?? Respondi o que já havia falado antes da troca que a minha troca era preventiva pois já estava chegando próximo de 100.000 km.

Ele chegou a fazer algumas verificações, como, trocas as velas e cabos pelos antigos e o barulho ainda continuava e ao questionar que havia entrado ao no cilindro disse que não era possível prever, uma vez que as velas eram difíceis de serem trocadas. Após algumas verificações disse que não tinha mais o que fazer pro carro ficar normal.

Sai com o meu carro falhando após uma simples (era o que eu pensava) troca de velas e cabos.

Passei em mais duas mecânica e todos após eu relatar o ocorrido do barulho, indicarão que provavelmente o cabeçote ou válvulas teriam sido comprometidos.

Fui e outra mecânica mais especializada em pick up e deixei pra fazer um diagnóstico, foi feito a medição da compreensão dos cilindros e todos estavam iguais, foi feito a limpeza dos bicos, trocou a bobina de ignição, trocou as velas e cabos, também foi verificado se tinha fuga de ar e o carro continuou falhando.

O mecânico da especializada indicou trocar a sonda lambda, mais como ele não tinha na loja, não chegou a testar pra saber se era essa a peça que apresentava defeito.

Estou aqui pedindo ajuda de alguém que por um acaso tenha tido essa triste experiência, se souber como fazer pra resolver esse problema, ou um mecânico que já tenha passado por algo parecido para me orientar.

Pergunto: o que pode ter sido danificado, uma vez que a compreensão está normal??
Será que terei que mandar retirar o cabeçote pra verificar???

PBrand
09/07/2018, 12:45
Bom dia a todos!

Antes de tudo gostaria de agradecer a todos da comunidade, venho acompanhando o conteúdo da comunidade a meses desde antes de adquirir minha primeira Ranger (2.3 XLS CD) e optar por comprá-la graças às boas recomendações da comunidade.

Mas vamos lá, tive o bendito problema da falha de cilindro, após passar por alguns quebra-molas a Ranger começou a falhar muito entre 1000 e 1500rpm desengrenada e falhava em toda a faixa de torque na 4a e 5a marchas, a vibração era muito forte e a perda de potência perceptível.
Eram por volta das 10:20 da noite quando cheguei em casa e resolvi fazer o teste de desconectar os cabos de vela até ver qual não causava mudanças (quase morri com um choque mas passo bem), comprovei que um cilindro estava com falha de centelha.
Após ler os casos resolvi hoje pela manhã revisar todas as velas e cabos, foi quando me surpreendi ao tentar remover as velas e encontrar barro, óleo e água dentro dos alojamentos, velas extremamente oxidadas, uma trincada e cabos de vela oxidados (quando comprei ela só tive grana pra troca dos fluídos básicos mesmo).
Troquei as velas, utilizei as Bosch SP21 (as únicas disponíveis), como ainda não encontrei os cabos tive que limpar todos eles, aumentar a tensão do encaixe e usar eles temporariamente (inclusive a falha do 4° cilindro só parou após arrumar o cabo, mesmo com a vela nova), mas a Ranger já está outra, a partida está mais rápida e a resposta do motor melhor, resta ver o consumo.
Obrigado a todos da comunidade, salvando nosso dia a dia.

PBrand
24/08/2018, 12:00
Atualização da história, só tive verba agora pra fazer a troca dos cabos de vela, COINCIDENTEMENTE ontem de noite, após descer um degrau alto com a Ranger ela voltou a falhar (muito pior que na primeira vez), tive que rodar 13km com ela assim e chegou até a acender a luz da injeção.
Estava programado de comprar os cabos hoje pela manhã então fui e comprei (R$330,00 originais Bosch F00099C129), bastou instalar eles e o duratec voltou a funcionar perfeitamente, desconectei a bateria por uns minutos e a luz da injeção foi embora.
Agora os duendes da caçamba estão pedindo um par de spindles pra levantar a frente em 4pol.

rreffatti
21/10/2019, 09:45
Bom dia amigos.
Seguinte, minha Ranger Sport 2.3 16v 2008 está com a lenta muito baixa, em torno de 700 a 750 rpm.
Estou muito tentado a comprar um atuador de marcha lenta no mercado livre e fazer a troca em casa mesmo, vocês acham que vale a pena? O valor esta em torno de 230 reais a peça paralela. Tem alguma dificuldade em fazer esta substituição?
Outra coisa, a caminhonete as vezes demora a pegar quando bato na chave, será que tem algo a ver com a lenta estar baixa?
Quando ela liga, o motor vai a +- 1800rpm e vai baixando devagar até estabilizar em torno desses 700 a 750rpm.

rreffatti
29/10/2019, 14:28
Boa tarde.
Fiz a substituição do atuador de marcha lenta e não teve mudanças significativas, pelo menos não percebi. Vou manter o novo pois o que estava montado não parece ser original e está bem sujo.
Olhando no manual técnico que foi postado neste mesmo tópico, percebi um "possível defeito" em comum para partida dificil e lenta baixa, que seria vazamento de vácuo. Existe maneira de verificar isso sem equipamentos específicos?

Gabriel9102
28/09/2022, 09:19
Bom dia pessoal. tenho uma ranger 99 2.5 gasolina. Desde sempre ela tem a lenta meio irregular, achei que podia ser o sensor de marcha lenta. Removi ele e limpei, nada. Tirei os bicos, limpei e também nada. Acabei trocando o sensor de marcha lenta e o tps, ambos da MTE. A principio deu uma melhorada mas continuou oscilando, resolvi passar no scanner e o MAF estava lendo mais ar do que o normal, tirei ele para limpar mas continuou a mesma coisa. Estou suspeitando de entrada de ar falso, pois quando acelero, ela vai normal, não da falta ou buraco na aceleração. Se alguém puder me dar uma luz agradeço.

Gabriel9102
06/10/2022, 18:59
Olá pessoal, tenho uma ranger 1999 2.5 gasolina. Comprei esse ano, a principio camionete boa, já troquei todos os fluidos, enfim.
A lenta dela nunca foi redonda, mas ultimamente está incomodando, troquei o TPS e Sensor de Marcha lenta também, ambos MTE. Sem sucesso, o MAF dei uma limpada mas não troquei, cheguei a ver em alguns fóruns americanos, que o sensor de marcha lenta tem que ser original ou de uma tal de Hitachi, se não ela não funciona direita. Coloquei o original de volta após limpar bem ele, mesma coisa. Estou achando que seja alguma entrada de ar falsa, já espirrei spray por todo o cofre e nada, desmontei o para-barro do passageiro, onde fica aquele reservatório de vácuo, nada também. Já testei também pressão de combustível, mantendo cerca de 55-60 psi na lenta, não cheguei a testar compressão ainda, mas poderia ser também ne? Enfim se alguém tiver sugestão ou tenha passado pelo mesmo, agradeço.
Vou anexar um vídeo de exemplo.

https://youtube.com/shorts/o13ufPQOBuY?feature=share