Ver Versão Completa : Pneu raspando
Marcos Petri
11/06/2005, 16:33
Olha eu aqui de novo com dúvidas de novato. E me desculpem se já abordaram o tema.
É que no meu fase I os pneus são os BF 33' e , segundo o antigo dono, que vendeu o jipe com pneus finos , ao se colocar os 33"raspar-se-ia na lataria. Bastaria erquer um pouco a lataria com calços de propileno que se resolveria o problema. Destaque-se que o barulho aparece quando a roda está distorcida, ou para a direita, ou para a esquerda, tanto faz.
Já um outro engeseiro me disse que o problema é outro, ou seja, disse que a roda raspa na ponta do pára-choque. Bastaria então cortar as pontas, ficando parecido inclusive com o pára-choque militar, que é mais estreito.
Como meu jipe está no funileiro, praticamente desmontado, impossibilitando-se de eu mesmo verificar onde o pneu raspa, solicito a opinião dos experts de plantão a respeito do assunto.
Petri
Marcos, com os pneus 33" e com os calços de 7 a 10cm acho meio improvável raspar na dianteira, na parte traseira com certeza num movimento da suspenção ele irá pegar um pouco, mas aí é só deslocar o alargador de paralama um pouco pra frente(1cm) que já não pega mais.
Agora se realmente está pegando na frente e o problema está no parachoque basta diminuir um pouco o ângulo (serra na emenda onde começa a angulação e diminui um pouco (se não me engano essa ângulação é de 10º, se você deixar com 5º resolve).
Se caso você resolver diminuir o parachoque, eu tenho um já curto e se quizer trocar me manda uma MP.
Na frente se fosse os 35" nem com os calços de 10cm resolvem daí é partir para cortar o paralama mesmo.
Eduardo Chaves
14/06/2005, 13:45
Eu já acho o seguinte....
Calço de carroceria esquece, só fica biitu, de resto só piora as qualidades do jipe em trilhas, a menos que seja por necessidade, no meu uso calços de 2" por causa do motor que naum coube no cofre, e 2" ainda é aceitável tb...
Os parachoques dianteiros para pneus acima de 31" têm de cortar, o meu cortei onde acaba aquele reforço transversal...
Com relação a pegar na lataria é meia verdade, na lata num pega nada, pega sim no alargador, o meu está sem por enquanto, pra ficar legal, pensei em cortar o alargador na parte reta sobre a roda e alongá-lo em uns 4 a 5cm mais ou menos, qq oficina que reforma parachoques plásticos faz isso, e na hora de fixar, a parte da traseira usa os furos originais e as da frente faz-se nova furação...
Num sei se me fiz entender, qq coisa grita...
[]'s...
Marcos Petri
14/06/2005, 17:46
Prezados,
Suas informações realmente foram úteis. E entendi tudo direitinho. Só não entendi uma coisa. Se ergue uma carroceria não só por causa do pneu raspando, mas para aumentar também o curso da roda, ou seja, para cima e para baixo, confere ?
Me desculpe a ignorância ( que vcs já perceberam) mas é que sou jipeiro há 3 anos e de CJ-5 penso que entendo um pouco, daí a analogia do CJ-5 para o engesa....
Se aumentar a altura ( no meu caso com calços de 7 cm) não resolver a "raspagem" do pneu e nem aumentar o curso do pneu, então vou colocar meus 10 calços de polipropileno, branquinho, sem uso por R$ 250,00 o jogo.
Ricardo Cubas
14/06/2005, 18:19
Se voce usar calços de 8cm e tirar os alargadores de paralama nao pega em nada. É omeu caso, com pneus 35".
:wink:
Eduardo Chaves
15/06/2005, 15:26
Marcos,
Os calços de carroceria NÃO lhe darão nenhum curso extra na suspensão, servem apenas para acomodarem melhor o conjunto mecânico, tb para evitar de raspar o pneu na carroceria e para piorar o efeito de rolagem da carroceria e estabilidade do jipe.
Como o Ricardo disse, pode ser que esses calços que parece que vc já tem de 7cm, poderão resolver o problema de raspar com os 33", mas fica bastante esperto com as reações indesejáveis que poderão vir junto...
Esses calços que vc diz "branquinhos" se forem do tamanho original de 1", faça um teste primeiro de como está hoje com calços originais e coloque os 33" retirando os alargadores traseiros, se não raspar na carroceria, manda ver os branquinhos mesmo, vai ser melhor...
[]ção...
Marcos Petri
15/06/2005, 18:19
ÔH loco, meu !!!
Que tipo de ações indesejáveis podem vir , colega ? Sei que aumenta um pouco o centro de gravidade quando se utiliza calços, mas , pelo que vi na internet e lá na ROTA 4X4, praticamente todos ENGESAS estão com calços de carroceria. Tá certo que aumentar demais pode causar algum dano, mas , "míseros " 7 centímetrozinhos não pode?
O jipão fica tão mais bonito !!!...
Petri
Gerson Jacareí
15/06/2005, 19:48
Marcos quando eu comprei o meu FI ele estava com este problema , eu retirei os calsos originais e coloquei os coxim do motor do opala 6cc , ja faz um ano e até agora esta tudo bem e não pegam mais .
uso os BF 33