PDA

Ver Versão Completa : Susp.Indep.



caj
11/06/2005, 08:49
caros colegas
qual a suspensão diant. independente mais barata que de para por na frente no engesa? Qual a que encaixa melhor?
abraços

Luca
11/06/2005, 12:51
Caj,
Num quero jogar água fria no teu projeto. É trabalhoso e caro fazer uma adaptação deste tipo. Mas é possível. Vc já sabe de qual veículo você vai adaptar os semi-eixos dianteiros? Hilux? Blazer? Cherokee? L 200? Ranger? Que tipo de suspensão vc vai usar? Braços triangulares? Bandejas? O ideal seria vc ter um conjunto específico em mente, para pensar na adaptação mais simples possível.
Minha opinião, a vantagem seria em termos de conforto e estabilidade (o que não é pouco), mas a resitência seria inferior à do conjunto original.
[]´s

NeRo
11/06/2005, 13:05
Caj, a troco de que fazer isso?
Essa modificação, se possível, tanto tecnicamente quanto financeiramente, acaba com qualquer proposta off-road mais séria.
Tirando a rolagem acentuada, a suspensão original é um ótimo projeto, para o qual foi proposto. A rolagem se resolve com Rancho. :D

Eduardo Velo
12/06/2005, 00:16
Caj , pra que eixo indepente ???
Tu ta maluco ??? vai ficar pegando diferencial o tempo todo ...

[]s...

Rafael_Reis
12/06/2005, 17:57
Tu ta maluco ??? vai ficar pegando diferencial o tempo todo ... []s...

Apesar de eu achar a IFS bastante limitada para o uso em trilhas pesadas dado ao seu limitado curso e o angulo de trabalho das homocineticas, tu estas COMLETAMENTE ENGANADO Eduardo.
Uma das maiores vantagens da IFS em trilhas é justamente o fato de nao ter diferencial na linha do centro das rodas aumentando, e muito, o vao livre se comparado a um veículo de eixo rigido e pneu de mesma medida.

Era bem comum eu conseguir passar com o vitara em lugares onde o pessoal ficava enroscado pelo diferencial dianteiro, mesmo usando pneus maiores q os meus.

Agora... Caj, colocar IFS num engesa? :shock:
Toca logo fogo nele, seria menos cruel... :roll:
e talvez mais inteligente...

Abração,

Eduardo Velo
12/06/2005, 21:18
O fato de estar com vão livre maior numa susp. independente não significa muita coisa ..
Qdo uma roda sobe o barranco a tendencia é o dif. subir menos que subiria num eixo rigido , a não ser que não seja tão independente assim , o Cross Lander por ex. é independente mas a suspensão + homocinética quase não trabalham ...

[]s...

Rafael_Reis
12/06/2005, 21:37
certo quanto a curso... mas o q vc disse ta errado. Como vai viver enroscando o diferencial se ele ta bem acima da linha do centro das rodas? :roll:
ABração,

Eduardo Velo
12/06/2005, 22:04
pq mesmo estando acima da linha a roda sobe e por ser independente o eixo quase que permanece na mesma posição , num eixo rigido acompanha ...
A Grosso modo seria igual o desenho ... Por isso falei que tem eixos independentes que não acompanham muito o que ocorre no desenho ...

[]s...

Rafael_Reis
12/06/2005, 22:12
Na teoria seu desenho taok... porem na pratica uma IFS comum nao tem tanto curso assim e vc esqueceu de considerar q com a inclinação o lado q nao sobe o obstaculo sera comprimido... isso tambem consideeranco q nao tenha estabilizadora.

Abração,

Rafael_Reis
12/06/2005, 22:21
Eduardo, so para exemplificar com fotos:

ABração,

Eduardo Velo
12/06/2005, 22:59
Rafael , blz ...
Gostei de ver , fica bom mesmo ...
Só não usaria pra não ficar com 2 ptos vulneráveis a mais num jipe de quase 3 ton. e motor Q20 B que é muito pesado ...

Parabéns , bela vtr ...

[]s...

Rafael_Reis
12/06/2005, 23:09
Ah sim... IFS num engesa é um sacrilégio!!! ALias em qualquer viatura para offroad pesado
EU gosto "tanto" de IFS q vou colocar eixos rígidos no vitara hehehe :twisted:
Abracao,

Wallace
13/06/2005, 09:06
Caj,
Num quero jogar água fria no teu projeto. É trabalhoso e caro fazer uma adaptação deste tipo. Mas é possível. Vc já sabe de qual veículo você vai adaptar os semi-eixos dianteiros? Hilux? Blazer? Cherokee? L 200? Ranger? Que tipo de suspensão vc vai usar? Braços triangulares? Bandejas? O ideal seria vc ter um conjunto específico em mente, para pensar na adaptação mais simples possível.
Minha opinião, a vantagem seria em termos de conforto e estabilidade (o que não é pouco), mas a resitência seria inferior à do conjunto original.
[]´sCheorkee é eixo RIGIDO assim como todo o off-road serio.
Uma coisa importante alguns não percebem é que com eixo rigido se sabe sempre se vai raspar o diferencial ou não.
Com suspensão independente altura do solo varia o que pode atrapalhar bastante.

Wallace
13/06/2005, 09:09
Lembrando também que precisa de um belo de um espaço para fixar o diferecial sob o motor.
Se pesquisar um pouco vai ver que os Vitaras animais ganharam um eixo rigido na frente!

ramiro_eli
13/06/2005, 17:33
Cheorkee é eixo RIGIDO assim como todo o off-road serio.


Wallace,

Os Cherokee deixaram de ser off-road sério. :roll:
A Liberty e a nova Grand são IFS... :oops:

[ ]´s preocupado c/ o "avanço" da industria automobilística.

fmev2
13/06/2005, 18:35
Um dos problemas que vejo na suspensão independente está na resistência
das homocinéticas.

É fato que homocinéticas são mais resistentes que as cruzetas levando-se
em consideração se o peso das peças for o mesmo. Óbvio, as homocinéticas
têm mais área de contato.

O problema é que em suspensões independentes a homocinética sempre vai
trabalhar em ângulo para que o diferencial fique acima da linha dos eixos das
rodas. Reduzindo muito a sua resistência.

Em veículos leves com pneus de pouco diâmetro não há problemas, só vantagens
em relação ao eixos rígido. Mas, basta aumentar o peso, o diâmetro dos pneus ou
qualquer outra coisa que leve mais torque para a homocinética que ela vai abrir
o bico. Num subidão em curva reduzido e carregado, quero nem imaginar!!

Outro problema não muito grave é que os semi-eixos ficam expostos. Qualquer
toco mais pesado pode empenar o semi-eixo causando vibrações em alta
velocidade.

Não estou dizendo que IFS é ruim. Não existe eixo rígido que chegue perto
no quesito conforto e vão livre (considerando pneus de igual diâmetro).

Sou um defensor do IFS e do IRS, mas tenho que concordar com a galera
que IFS no engesa é um sacrilégio.

Aproveitando a deixa. Alguém aqui no fórum conhece algum IRS além do
ômega/suprema? :?: :?:

Luca
13/06/2005, 19:38
... Alguém aqui no fórum conhece algum IRS além do
ômega/suprema
Ernani,
Brasileiro, tração traseira, não. À venda no Brasil, jipe, somente o Pajerinho Evo. Foram poucas unidades importadas (acho que 98/99) e custava "mucho".

[]´s

Wallace
14/06/2005, 09:55
Cheorkee é eixo RIGIDO assim como todo o off-road serio.


Wallace,

Os Cherokee deixaram de ser off-road sério. :roll:
A Liberty e a nova Grand são IFS... :oops:

[ ]´s preocupado c/ o "avanço" da industria automobilística.A Cherokee sempre com eixo rigido.
A Liberty que não é Cherokee é que tem suspensão independente.

ramiro_eli
14/06/2005, 10:25
Cheorkee é eixo RIGIDO assim como todo o off-road serio.


Wallace,

Os Cherokee deixaram de ser off-road sério. :roll:
A Liberty e a nova Grand são IFS... :oops:

[ ]´s preocupado c/ o "avanço" da industria automobilística.A Cherokee sempre com eixo rigido.
A Liberty que não é Cherokee é que tem suspensão independente.

A Liberty é vendida aqui no Brasil como "Cherokee Sport".
A Nova Grand Cherokee é IFS e é um Cherokee.
O único JEEP que continua com os dois eixos rígidos é o Wrangler, o resto...IFS :roll:

Wallace
14/06/2005, 10:41
Liberty é Liberty, Nada a ver com que os malucos aqui colocam.
Grand Cherokee é um veiculo que nada tem a ver com Cherokee.

haundrich
04/07/2005, 20:06
Num tem nem espaço para fazer eixo independente no engesa. Se fazer caber, acaba com o engesa.
Flávio Schurt