Conectar

Ver Versão Completa : Tipos de diesel

Leo Maluf
31/08/2011, 19:00
....O que funciona melhor, considerando abastecimento sempre em posto com bandeira ?

Diesel comum.
- Muitos me dizem que é muito sujo
Diesel aditivado
- Me disseram que dá no mesmo que usar o comum
Diesel Podium Petrobras
- Me foi recomendado por ser mais limpo e ter melhor controle de qualidade.
Biodiesel
- P'ra mim parece coisa politiqueira do tipo: "O Brasil produz diesel limpo"

dsamaz
31/08/2011, 19:15
Diesel comum = BIOdiesel

Diesel aditivado = melhor que o comum

Diesel Podium Petrobras = melhor que o aditivado

Na verdade o abastecimento com diesel é sorte, mesmo que você conheça o proprietário do posto;
Os maiores problemas são:
- "batizado" (misturado com solventes)
- água presente (pode entrar em diversas situações)

Tem um amigo que só abastece em posto que fica em "terrenos" altos relativamente, pois ele acha que é menos suscetível a infiltrações.
O ideal seria você conhecer o dono do posto e abastecer no dia que chega no posto.

Daniel

Nava
02/09/2011, 13:13
Concordo.

Vi num programa do Amercan Choppers que os caras construiram uma moto a diesel. Bem o legal não era a moto em si, mas o aditivio que era colocado no diesel e que o tornava mais explosivo entre outras coisas.

To tentando lembrar do nome da empresa. Acho que era Monster Diesel...

Leo Maluf
08/09/2011, 16:45
Experimentei o Podium e gostei , posso até estar sugestionado mas achei que o desempenho do carro melhorou: Acelerações mais rapidas e fortes.
Claro que só um teste sério seria capaz de aferir se isso é verdade; contudo, por poucos centavos a mais vale a pena e tenho lido e ouvido que é mais limpo e com fiscalização rigorosa de parte da BR.

Dimasi
08/09/2011, 18:49
Tb percebi uma melhora nas retomadas com Podium. Tecnicamente ele tem maior n de cetano e menos enxofre e um controle muito maior, pq o diesel assim como a gasolina Podium são produtos de imagem. Por isso só tem em poucos postos nos grandes centros e sofrem um controle rigoroso.

Leo Maluf
08/09/2011, 19:40
Fruto de uma pesquisa rapida :

Especificaes do Combustvel (http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/diesel/especifi.htm)

Índice de Cetano - Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/quimica/indice-cetano.htm)

Vou continuar com o Diesel Podium!!

Leo Maluf
14/12/2011, 20:40
Alguem sabe algo sobe o diesel S50 da Petrobras?

Dimasi
15/12/2011, 12:44
É o diesel com no máx 50 ppm de enxofre que era disponibilizado apenas para frotas nas regiões metropolitanas e agora parece que vai estar disponível nos postos.
Abs

dorderf
24/12/2011, 14:06
Acredito q esse disel será obrigatório em 2012, devido aos motores Euro V dos novos caminhões e de novas caminhonetes.

André-4WD
08/02/2012, 09:56
Salve,
Esta semana abasteci no posto que normalmente abasteço (IPIRANGA) e reparei que na bomba do diesel tem um adesivo da ANP informando que veiculos fabricados a partir de 2012 tem que ser abastecido apenas com diesel das classes S10 e S50, caso contrário poderá acarretar sérios danos ao motor.
Como fiquei um mês viajando, não sei qdo foi colocado o tal aviso. Perguntei ao frentista, ele não sabia de nada..
Na TV, já circula comercial da Petrobrás BR Distribuidora sobre o S50. Entrei no site para ver a relação dos postos e também encontrei um outro produto da BR para diesel, um redutor de poluente, chamado FLUA, mas é para sistemas SCR.

em porto alegre, só tem um posto.. (Posto garoupa).

Abraços
andre

Dimasi
08/02/2012, 14:43
O sistema SCR só será usado em veículos pesados. Pick ups, vans, suvs utilizam o sistema EGR que não precisam da adição do FLUA ou arla 32

Leo Maluf
08/02/2012, 21:23
E o que vem a ser FLUA e ARLA 32 ?

Dimasi
09/02/2012, 00:31
segue um link com a explicação Air1 - O que é ARLA 32? (http://brasil.air1.info/pt/all-about-adblue/what-is-adblue/)

Leo Maluf
09/02/2012, 12:19
Obrigado pelo link!

segue um link com a explicação Air1 - O que é ARLA 32? (http://brasil.air1.info/pt/all-about-adblue/what-is-adblue/)

No caso de carros mais antigos como o meu, 2005/6 qual a diferença de se usar o S50 ? Eu tenho abastecido com ele pelo fato de possuir menor emissão de poluentes; tb senti uma melhora no desempenho do motor.
E já estão disponíveis nos postos BR aqui no Rio o S50 aditivado e S50 Podium.

Dimasi
10/02/2012, 04:58
Abastecer com S50 vai resultar numa menor emissão de poluentes ( não tão expressiva como em motores euro V ). Não deveria haver nenhuma alteração em desempenho. Mas como o S50 tem que ser segregado dos demais, desde a produção, pode ser por ai uma explicação.
Tb tenho observado a tendencia dos postos substitiurem o aditivado por S50 aditivado aqui no RJ. O pódium é sempre S50.
Abs

Leo Maluf
10/02/2012, 11:03
O Podium sempre foi S50 ou agora é que tem o Podium S50 ?

Abastecer com S50 vai resultar numa menor emissão de poluentes ( não tão expressiva como em motores euro V ). Não deveria haver nenhuma alteração em desempenho. Mas como o S50 tem que ser segregado dos demais, desde a produção, pode ser por ai uma explicação.
Tb tenho observado a tendencia dos postos substitiurem o aditivado por S50 aditivado aqui no RJ. O pódium é sempre S50.
Abs

Dimasi
10/02/2012, 11:44
O Diesel pódium era S200, agora só S50, o aditivado pode ser o S5O ou S500 não sei existe o 1800 aditivado

Miguels
27/02/2012, 20:12
Hoje abasteci diesel S50 no posto da Praça da Bandeira, no Rio, a R$ 2,248 o litro. O Podium, que também leva a plaquinha "S50", é aditivado e custa apenas alguns centavos a mais. Tenho entendido que todos têm o mesmo teor de octanas que os outros.

Miguels
27/02/2012, 20:15
Em tempo, o motivo de abastecer S50 é porque fumaça menos e amanhã vou fazer vistoria. Não que as picapes passem pelo teste de poluentes, mas via das dúvidas... já pensou o vistoriador mandar acelerar e receber um monte de carbono na cara? Não vai gostar... rss

Leo Maluf
28/02/2012, 12:17
O S50 aditivado no posto BR do Leme / Av Atlantica está a R$ 1,95. Só encho o tanque lá e no BR do Lido / Av Atlantica , cujo dono é o mesmo, e o preço, idem.

Elmer_Jeep
28/02/2012, 15:35
Abasteci com S50 aqui, o motor do meu Jeep é um MWM 6 bocas da F250 ano 2000.
A fumaça diminuiu uns 60% sem exageros, meu motor e a turbina já não estão muito legais mas senti diferença no desempenho.

[]'s

Leo Maluf
17/09/2012, 22:38
Normalmente uso o Podium da BR, abasteço no posto escola da bandeira na Lagoa /Rio de Janeiro a R$ 2,29 , recentemente absteci co Evolux S50 da Shell a R$ 2,08 e achei o desempenho do carro muito bom, na verdade, apesar de não ser aditivado não percebi diferença de desempenho entre o Evolux e o Podium.

Felipe Glod
19/09/2012, 14:20
Na verdade acho que não tem diferença visível de melhora ou piora de consumo, potência etc, apenas procure um lugar onde não sacaneie os combustíveis e encha o tanque sempre que possível por lá.

Leo Maluf
19/09/2012, 19:30
Acabou a moleza ! Subiram os preços dos BR do leme e do Lido.
Quando abasteço no Rio uso o Podium S50 do posto escola na Lagoa / Parque do Cantagalo a R$ 2,29 e em Itaipava no Shell da rede "Amigão" logo depois da concessionaria Ford da BR 040 .Lá o Evolux S50 está a 2,08

O S50 aditivado no posto BR do Leme / Av Atlantica está a R$ 1,95. Só encho o tanque lá e no BR do Lido / Av Atlantica , cujo dono é o mesmo, e o preço, idem.

Leo Maluf
19/09/2012, 19:34
Na minha ultima vistoria quase cometi um desatino, isso porque o tapir do "Vistoriador" pedia para eu acelerar fundo, desacelerar e em seguida acelerar de novo.....Acho que todo mundo sabe o que acontece, certo?
Pois bem, com muita educaçãop disse p 'ro jumento que ele era......Uma anta!!! A chapa esquentou e o chefe do posto teve que intervir, outro genio foi chamado e a coisa correu de outro modo.
Mas é sempre aporrinhação garantida.

Em tempo, o motivo de abastecer S50 é porque fumaça menos e amanhã vou fazer vistoria. Não que as picapes passem pelo teste de poluentes, mas via das dúvidas... já pensou o vistoriador mandar acelerar e receber um monte de carbono na cara? Não vai gostar... rss

cristian-sp
27/09/2012, 15:03
Na minha ultima vistoria quase cometi um desatino, isso porque o tapir do "Vistoriador" pedia para eu acelerar fundo, desacelerar e em seguida acelerar de novo.....Acho que todo mundo sabe o que acontece, certo?
Pois bem, com muita educaçãop disse p 'ro jumento que ele era......Uma anta!!! A chapa esquentou e o chefe do posto teve que intervir, outro genio foi chamado e a coisa correu de outro modo.
Mas é sempre aporrinhação garantida.

Opa Leo, em SP temos a controlar, e o teste é feito dessa forma metodicamente sacana, por 3x até cortar o giro...dá uma dó...
mas tenho usado o S50 da Petrobrás...e não vi melhora de consumo ou desempenho, mas a viatura passou com 30% de emissão em relação ao limite...o que para L200 é bastante louvável...pois já vi depoimentos de algumas reprovadas, inclusive "zeradas" ....