Conectar

Ver Versão Completa : Assobio no diferencial do Vitara

marchetto
10/06/2005, 20:16
Acabei de comprar um Vitara MT 94, com câmbio automático, estou gostando muito da viatura, a única coisa que me perturba é que acima dos 80 km/h começa um assobio, acredito que é do diferencial. Quando tiro o pé do acelerador ele pára, assim que acelero novamente ele imediatamente começa. Alguém saberia me dizer qual é o problema e qual solução mais em conta? Obrigado a todos.

Maurício Vitara
12/06/2005, 22:55
é bom vc desmontá-lo p/ ver como está a coroa e pinhão, para ver seus dentes pois podem estar "roncando" se estiverem marcados..os até mesmo pode estar com jg nos rolamentos, se for isto, de uma ajustada e monte novamente

Fabil
13/06/2005, 15:06
como vc sabe que o assobio vem do diferencial ?
acho que se fosse do diferencial, iria assobiar mesmo em deceleracao... pois o conjunto de engrenagens continua rodando.

T+

marchetto
13/06/2005, 19:59
É isso! Não tenho certeza se é no diferencial... alguma outra sugestão?

NeMéZiO
13/06/2005, 20:21
Com certeza é o diferencial.
Ele só assobia quando está em aceleração porque a força empregada é maior.
Pneus maiores que os originais, causam esse tipo de problema.
Nesse caso não tem saida, é levar para um mecânico e trocar as peças necessárias. :wink:

marchetto
14/06/2005, 10:10
Valeu, Nemézio!!! Este final de semana vou dar uma olhada no diferencial.
Obrigado a todos.

Fabil
14/06/2005, 15:20
nao Sr... Nemesio...
descer uma serra em DECELERACAO ( ou seja, com o cambio engrenado e com isso usando freio-motor) a forca exercida nas engrenagens é muito grande tambem...

eu ainda continuo achando que o problema é em outra peca...

alias.. seria bom definir o "assobio" .... é um chiado fino ou um ronco grosso ?

o tal assobio aparentemente vem da parte de tras do veiculo ? ou do meio ? ou da frente ?

T+

T+

NeMéZiO
15/06/2005, 12:55
Fabil.
Seja o diferêncial ou não, esse é o tipo do problema que nem eu ,nem você e nem o marchetto poderemos diagnosticar. Só mesmo um mecânico especializado e de posse do veículo poderá fazê-lo. :wink:
Portanto não adianta ficar quebrando cabeça.
É isso aí marchetto leva logo o bicho pro mecânico e depois tu avisa o que foi. :D
Abraços

FMB07
13/09/2005, 15:49
CARA NO MEU PAROU QUANDO EU COLOQUEI UMA BISNAGA DE UM OLEO GROSSAO DA BARDAL E GRAFITE EM PO MISTURADO

LuizCabral
13/09/2005, 15:59
Aproveitando este tópico,

quando eu ligo o carro de manhã e engato a ré para sair da garagem de casa, meu samurai sempre dá um tranco.

quando vou tirando o pé da embreagem e acelerando para o carro começar andar ele faz isso. Agora, só faz de manhã cedo! :shock:

O que pode ser? :pensativo:

Fabil
13/09/2005, 21:06
FMB07 , se vc precisou colocar "grude" ( oleo grosso) com grafite é pq tem engrenagem gasta ae... colocar grude é apenas um paliativo, mas nao resolvel o desgaste...

Luiz....
no meu de vez em quando acontece isso tb... creio que seja por causa da baixa temperatura do oleo o que altera a viscosidade do mesmo. nunca reparou por exemplo em alguns carros quando frio a alavanca de marcha fica mais dura nos engates ? dai apos alguns minutos fica normal ?

ou pode ser tb as sapatas de freio que estavam coladas nas panelas, dai quando vc arranca dá aquele TUM!!!

samukanvas
13/09/2005, 21:22
Aproveitando este tópico,

quando eu ligo o carro de manhã e engato a ré para sair da garagem de casa, meu samurai sempre dá um tranco.

quando vou tirando o pé da embreagem e acelerando para o carro começar andar ele faz isso. Agora, só faz de manhã cedo! :shock:

O que pode ser? :pensativo:

vc usa o carro todos os dias?

o meu faz isso de vez em quando quando eu deixo muito tempo parado.... é embreagem que dá uma colada, segundo um meca conhecido meu.... :roll:

LuizCabral
13/09/2005, 21:58
ou pode ser tb as sapatas de freio que estavam coladas nas panelas, dai quando vc arranca dá aquele TUM!!!

Faz sentido. Sendo que as minhas lonas de freio são novas e isso ja acontecia mesmo antes de trocá-las. :pensativo:

vc usa o carro todos os dias?

o meu faz isso de vez em quando quando eu deixo muito tempo parado.... é embreagem que dá uma colada, segundo um meca conhecido meu.... :roll:

Eu uso o carro todos os dias.

Também faz sentido essa história da embreagem. :pensativo:

Mas existe alguma solução ? Isso acontece porque a embreagem pode estar desgastada é? :|

edvaldo
13/09/2005, 23:18
Acabei de comprar um Vitara MT 94, com câmbio automático, estou gostando muito da viatura, a única coisa que me perturba é que acima dos 80 km/h começa um assobio, acredito que é do diferencial. Quando tiro o pé do acelerador ele pára, assim que acelero novamente ele imediatamente começa. Alguém saberia me dizer qual é o problema e qual solução mais em conta? Obrigado a todos.

ande com o carro na 4ª marcha, e veja se esta "assobiando" se não estver engate a 5ª e acellere, se assobiar :wink:

edvaldo
13/09/2005, 23:22
Citação:

ande com o carro na 4ª marcha, e veja se esta "assobiando" se não estver engate a 5ª e acellere, se assobiar

me desculpe, esse carro eh automatico e não manual!!! :lol: :lol: :lol:

Periquitooffroad
13/09/2005, 23:47
como vc sabe que o assobio vem do diferencial ?
acho que se fosse do diferencial, iria assobiar mesmo em deceleracao... pois o conjunto de engrenagens continua rodando.

T+

Aparentemente é diferencial.
Fábil, diferencial ronca sob carga x velocidade. Quando tira o pé tira a carga.

O meio mais seguro de identificar ronco de diferencial é removendo a transmissão traseira e engatando a dianteira para andar. Se sumir o ruído está diagnosticado diferencial. Se continuar o barulho mesmo que mais baixo o problema cai para a T-case.

Em Salvador procure a Suzukar 33621010. Irinaldo vai te ajudar no diagnóstico

Felipe Marx
07/11/2005, 22:24
Verificou as cruzetas e a lubrificação das luvas ??

Se for no diferencial, uma regulagem e um molicote podem ajudar bastante.

nanito
16/01/2008, 12:56
Verificou as cruzetas e a lubrificação das luvas ??

Se for no diferencial, uma regulagem e um molicote podem ajudar bastante.
Meu diferencial acho que tá com esse problema de assobio. É como se fosse uma sirene assim bem de longe. É um assobio bem agudinho e tenho certeza que é no diferencial, pois esse barulho só dá quando o carro está engatado (cardã girando). Levei no meca e o me disseram que Vitara é fogo, e que não tem muito o que fazer quanto isso. O diferencial está com uma leve folga, mas pra solucionar, só trocando coroa e pinhão. Mas falaram pra não me preocupar, pois alegam que vai durar mais um bom tempo. Lendo alguns depoimentos aqui no fórum vi que é possível regulagens e coisa e tal, é possível mesmo?! Seria só uma regulagem a fazer e o mecânico tá com preguiça?!

No caso de substituir coroa e pinhão, alguém aí tem idéia de preço da brincadeira?! Códigos e onde comprar?!

Se alguém puder colaborar com um mínimo palpite furado, já ajuda!

[]´s

VOVÔ DO TROLLER
16/01/2008, 15:10
Meu diferencial acho que tá com esse problema de assobio. É como se fosse uma sirene assim bem de longe. É um assobio bem agudinho e tenho certeza que é no diferencial, pois esse barulho só dá quando o carro está engatado (cardã girando). Levei no meca e o me disseram que Vitara é fogo, e que não tem muito o que fazer quanto isso. O diferencial está com uma leve folga, mas pra solucionar, só trocando coroa e pinhão. Mas falaram pra não me preocupar, pois alegam que vai durar mais um bom tempo. Lendo alguns depoimentos aqui no fórum vi que é possível regulagens e coisa e tal, é possível mesmo?! Seria só uma regulagem a fazer e o mecânico tá com preguiça?!

No caso de substituir coroa e pinhão, alguém aí tem idéia de preço da brincadeira?! Códigos e onde comprar?!

[]´s
Boa tarde Nanito e a todo o pessoal gente boa do sul. O meu Tracker , com calço de suspensão de 2" e pneus 235/70/16 e 16.000 km rodados principalmente em estradas de terra e pedras, está exatamente como o mesmo barulho que você descreveu ( o de uma sirene bem de longe) e parece vir do diferencial traseiro. Atualmente o barulho está com 2 sintonias diferentes (uma para velocidade maior e outra para velocidade menor) . Como ainda está na garantia, deixei ele na autorizada, para ver se resolvem o problema. Como eu mexi na suspensão, não sei se a garantia vai cobrir. Eu não tenho o espaçador de cardã (bem como não tenho idéia se isso faria ou não diferença). Também gostaria que alguém que soubesse ,dizesse alguma coisa a respeito. Assim que eu tiver uma posição do mecânico eu informo. Abçs. Válter Beltrame

nanito
16/01/2008, 17:51
Pra mim o assobio acho que é em um tom só. Escuto ele quando estou a uns 40 km/h, quando o barulho do vento não prejudica a minha audição. A 80km/h ou mais eu não escuto o barulho, nem com o vidro fechado. Minha viatura tem 1,5" na suspensão traseira, acho que não é caso de espaçador do cardan.

[]´s

VOVÔ DO TROLLER
16/01/2008, 18:47
Pra mim o assobio acho que é em um tom só. Escuto ele quando estou a uns 40 km/h, quando o barulho do vento não prejudica a minha audição. A 80km/h ou mais eu não escuto o barulho, nem com o vidro fechado. Minha viatura tem 1,5" na suspensão traseira, acho que não é caso de espaçador do cardan.

[]´s
Valeu Nanito. O mesmo acontece com o meu, nas mesmas condições e situações mencionadas por você. No início era um tom só. Mas depois de rodar mais de 1.500 km (pois estava longe de casa quando eu percebi o barulho de sirene) foi que apareceu o 2º tom quando eu diminuo a velocidade.Quando aumenta a velocidade, volta ao tom anterior. Como eu atravessei diversos trechos com água, será que tem alguma coisa relacionada à "contaminação" do óleo? Abçs. Válter.

P.S. talvez amanhã eu tenha a resposta do mecânico.

AlemãoRS
16/01/2008, 20:16
Vcs tem certeza que esse assobio não vem da t-case?
Mas o mecânico dizer que não tem regulagem não tem nada a ver, é possível ajustar sim.

nanito
17/01/2008, 09:33
Vcs tem certeza que esse assobio não vem da t-case?
Mas o mecânico dizer que não tem regulagem não tem nada a ver, é possível ajustar sim.
Hmmm. Interessante isso que vc disse, alemão!

Vou verificar melhor pra ver se não é na T-Case. Caso seja na T-case, qual o diagnóstico, o mesmo que do diferencial traseiro?! Desgaste?!

Me indica um mecânico pra eu ver isso, pq o meu lá insiste em dizer que não há o que fazer se não trocar a coroa e pinhão do diferencial!!

AlemãoRS
17/01/2008, 14:45
Até onde sei todas t-case de vitara "choram" um pouco, mas se está incomdando tanto como relatado pode ser a corrente que aciona o cardã dianteiro. Se for, ela é cara.
Quando coloquei a relação mais reduzida nos diferenciais, fiz em Estrela, mas pra ti deve ficar ruim ir até lá, em POA acho melhor ver com o Fabio Niew(não lembro como escreve...hehe) da Rosa, acho que ele tá cadastrado aqui tb, mas na suzuki-net tu acha o contato dele.

nanito
17/01/2008, 14:59
Até onde sei todas t-case de vitara "choram" um pouco, mas se está incomdando tanto como relatado pode ser a corrente que aciona o cardã dianteiro. Se for, ela é cara.
Quando coloquei a relação mais reduzida nos diferenciais, fiz em Estrela, mas pra ti deve ficar ruim ir até lá, em POA acho melhor ver com o Fabio Niew(não lembro como escreve...hehe) da Rosa, acho que ele tá cadastrado aqui tb, mas na suzuki-net tu acha o contato dele.
Sim, sim, é o Fabio Niemezewsky ou algo do tipo! Já troquei alguma idéia com ele.

Sobre o choro, não chora muito, mas começou logo depois de uma longa viagem até Santa Catarina.

Por acaso essa corrente do cardan dianteiro ela faria barulho só quando acionado o 4x4, não?!

Esse barulho do assobio dá em 4x2 mesmo.

AlemãoRS
17/01/2008, 15:04
Sim, seria só em 4x4...talvez é outra coisa ou não seja nada mesmo.

VOVÔ DO TROLLER
23/01/2008, 17:04

[]´s
Boa tarde Nanito e pessoal do forum. Só hoje eu tive a informação do "mechânico" que o assobio de sirene era devido a uma rebarba no semi-eixo trazeiro, perto do cubo. É a única informação que eu tenho. Eu ainda não peguei o carro para ver se ficou bom, pois ele está com outros problemas (vidros elétricos) e não tem peça para arrumar (estão esperando as peças virem da Argentina, e estou sem o carro há mais de 10 dias). Abçs. Válter

nanito
23/01/2008, 17:42
Hmmmm. Muito relativo isso.

Esses dias fiz um teste: embalei a viatura e coloquei em N pra ver se o assobio continuava e o assobio parou. O cardã só gira quando o carro está engatado não?! Então, no meu caso o problema é realmente no cardã com o diferencial. Correto?!

Corrijam-me se estiver falando asneira.

[]´s

Fabil
23/01/2008, 17:45
"rebarba" no semi eixo???? o semi-eixo nao tem rebarba nenhuma... e acho bem improvavel ele "deformar" p/ criar alguma rebarba p/ fazer barulho...

talvez a unica explicacao é se o anel trava comecar a escorregar o semi-eixo fica folgado e dai podia ficar pegando a base em na lata do espelho do tambor de freio..

se for algo desse tipo vc teve sorte da roda nao sair com o carro em movimento

Nanito..

sobre a folga da coroa e pinhao tem como ajustar sim. recomendo vc a trocar de mecanico..
existem dois ajustes possiveis.. o de profundidade do pinhao ( esse 90% dos mecanicos NAO sabem fazer e tampouco tem ferramenta adequada, dai quando o fazem é no olhometro) e o ajuste lateral da coroa.. esse nos diferenciais tipo 3membro ( suzukis, toyota, etc..) é facilimo de fazer, já que a propria porca de ajuste tem os furos espacados, entao dá p/ fazer o ajuste até no olho.

o lance é que vai depender de COMO os dentes da sua coroa&pinhao estao desgastados.. se o desgaste for uniforme, basta fazer um ajuste lateral da coroa e a folga diminui ( o zumbido pode continuar ou nao, vai depender do quanto de material foi desgastado dos dentes), mas se o desgaste for irregular na superficie dos dentes, dai babau... só outro conjunto mesmo...

enfim.. tem que abrir p/ ver...

Fabil
23/01/2008, 17:48
se o zumbido acontece somente quando se esta em carga ( aceleracao) 90% de chance de ser C&P... ou outros 10% ficam por conta de rolamentos de coroa/ pinhao ( mas dai geralmente roncam tb quando em deceleracao) ou rolamento de saida da Tcase..

cardã nao dá zumbido... carda só acontece folga em cruzetas/estriados ou empenos/desbaleceamento, mas dai nao zoam, TREPIDAM

VOVÔ DO TROLLER
23/01/2008, 19:46
se o zumbido acontece somente quando se esta em carga ( aceleracao) 90% de chance de ser C&P... ou outros 10% ficam por conta de rolamentos de coroa/ pinhao ( mas dai geralmente roncam tb quando em deceleracao) ou rolamento de saida da Tcase..

cardã nao dá zumbido... carda só acontece folga em cruzetas/estriados ou empenos/desbaleceamento, mas dai nao zoam, TREPIDAM
Olá pessoal. A informação por mim postada foi a que o mecânico da autorizada GM falou. Como eu não tenho muito conhecimento em mecânica e vocês sabem como são os mecânicos de autorizadas, não dá para saber realmente se ele informou corretamente. Como o carro está na garantia , eles acham que só tem a obrigação de consertar o carro, sem dar maiores detalhes. Mesmo assim quando eu retirar o carro da oficina (só Deus sabe quando) foi querer informações detalhadas e relação de peças trocadas e aí eu informo proceis. Abçs. Válter

p.s. só complementando, o mecânico falou alguma coisa sobre o tambor de freio, mas sem entrar em detalhes..

VOVÔ DO TROLLER
23/01/2008, 20:22
"rebarba" no semi eixo???? o semi-eixo nao tem rebarba nenhuma... e acho bem improvavel ele "deformar" p/ criar alguma rebarba p/ fazer barulho...

talvez a unica explicacao é se o anel trava comecar a escorregar o semi-eixo fica folgado e dai podia ficar pegando a base em na lata do espelho do tambor de freio..

se for algo desse tipo vc teve sorte da roda nao sair com o carro em movimento

Nanito..

sobre a folga da coroa e pinhao tem como ajustar sim. recomendo vc a trocar de mecanico..
existem dois ajustes possiveis.. o de profundidade do pinhao ( esse 90% dos mecanicos NAO sabem fazer e tampouco tem ferramenta adequada, dai quando o fazem é no olhometro) e o ajuste lateral da coroa.. esse nos diferenciais tipo 3membro ( suzukis, toyota, etc..) é facilimo de fazer, já que a propria porca de ajuste tem os furos espacados, entao dá p/ fazer o ajuste até no olho.

o lance é que vai depender de COMO os dentes da sua coroa&pinhao estao desgastados.. se o desgaste for uniforme, basta fazer um ajuste lateral da coroa e a folga diminui ( o zumbido pode continuar ou nao, vai depender do quanto de material foi desgastado dos dentes), mas se o desgaste for irregular na superficie dos dentes, dai babau... só outro conjunto mesmo...

enfim.. tem que abrir p/ ver...
Boa noite Fabil. Agora eu fiquei preocupado com o que você disse, pois eu rodei com o carro com o "barulho de sirene" por mais de 1.200 km ( em alguns trechos a mais de 120 km/hora) . Será que é decorrência da instalação do kit de susp. de 2" e pneus maiores? , pois se for ,seria interessante passar um alerta para outros integrantes do forum que fizeram e estão fazendo as mesmas modificações, pois pelo que eu entendi pode ocorrer risco de vida ( da minha e dos outros). Não querendo abusar da sua boa vontade ,será que dá ( se for possível) explicar mais detalhadamente. Abçs e mais uma vez, obrigado. Válter

crodrigoc
23/04/2020, 18:15
Pessoal, boa noite. Estou com um problema semelhante. Meu GV 4x4 2013 está assobiando quando está próximo de chegar a 60km/h e depois volta a assobiar quando passa de 80km/h. Como o carro é 4x4 integral e está com 88km, ainda não conseguimos identificar se o ruído vem da t case, diferencial traseiro ou diferencial dianteiro. Os níveis de óleo estão bons, com um pequeno vazamento pelo retentor do cardã de saída da T case. Estou em Niterói RJ. Sugerem algum mecânico? abs