Ver Versão Completa : Lift 2" Tracker: Kit com molas incluídas ou só calços?
Gabriel 1979
30/08/2011, 21:50
Caros amigos, li várias vezes tudo o que já foi discutido aqui sobre lift de suspensão para o GV/Tracker, mas confesso que ainda tenho algumas dúvidas.:rolleyes:
Como em pouco tempo terei de trocar os pneus, quero aproveitar para colocar os 235/70 e, consequentemente, fazer o famoso lift de 2" na suspensão. As minhas dúvidas são:
1) Coloco este kit que inclui as molas (http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=22248463) e troco os amortecedores traseiros pelos da Suprema, ou coloco este aqui (http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=22248463), mais amortecedores traseiros da Suprema mais molas de Opala (ou posso deixar as originais?) O que vocês sugerem?
2) Com kit de 2" na suspensão é possível manter o alinhamento recomendado pela fábrica? Se sim, qualquer serviço de alinhamento consegue fazer ou é necessário levar a uma oficina mais sofisticada?
3) Com 2" + amortecedor Suprema e molas mais longas a estabilidade em estrada (110-120 km/h) é pior, igual ou melhor em relação ao carro na configuração original?
Agradeço muito os comentários e, desde já, peço desculpas se estou sendo repetitivo, mas busquei as respostas e não encontrei uma posição final sobre o assunto.
pmlucena
31/08/2011, 11:03
Gabriel compartilho das mesmas dúvidas, estou querendo trocar meus pneus, mais fico entre os 225/70 AT Destination e os 235/70 AT BF.
A grande preocupação e com os kit´s!
Att.
Gabriel 1979
31/08/2011, 19:28
Gabriel compartilho das mesmas dúvidas, estou querendo trocar meus pneus, mais fico entre os 225/70 AT Destination e os 235/70 AT BF.
A grande preocupação e com os kit´s!
Att.
pmlucena, quanto aos pneus estou tendendo aos BF AT (na minha opinião, apesar de serem mais caros, são visualmente irressistíveis). Mas realmente fico com essas dúvidas em relação ao comportamento do carro com o kit. Daqui a pouco um forista tira nossas dúvidas! Abraço
giovanihappy
31/08/2011, 19:29
Comprei a minha Tracker esse final de semana e estou exatamente com as mesmas duvidas
hurry-gurits
01/09/2011, 00:09
Comprei a minha Tracker esse final de semana e estou exatamente com as mesmas duvidas
X2 :semideia:semideia:semideia:semideia
Apenas corrigindo, acho que o kit com molas que vc se refere é esse .: Alternativa 4x4 - Suzuki, Land Rover, Pick 4x4, Jeep, Toyota, Defender, Mitsubishi, Pajero (http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=001) certo? Os dois links davam no kit sem molas.
Eu também compartilho a dúvida de vcs mas quanto aos kits acredito que recomenda-se o primeiro simplesmente por ser mais barato, sendo o kit de molas colocado posteriormente para um lift de +2" que totalizaria 4". Mas estou apenas especulando, o pessoal mais experiente tem que confirmar isso.
Os amortecedores de suprema são recomendados em qualquer lift +2" porque o original dá fim de curso.
Eu gostaria de saber de vcs, onde estão achando os BF AT para comprar? Aí em São Paulo é fácil achar? Está saindo por quanto? Aqui em Florianópolis estou com dificuldade de encontrar e na internet o frete encarece muito.
pmlucena
02/09/2011, 12:16
Concordo com vc Gabriel, os da BF realmente são mais agressivos, fica outro visual.
Aqui em João Pessoa PB o 235/70 r16 fica por 770 cada, os 4 à vista sai por 2.800,00.
Estou pensando em fazer o lift de 2 primeiro para depois colocar os pneus.
Quando ficar pronto coloco as fotos.
Ivo Paris
02/09/2011, 20:12
Também estou com essa dúvida.
Acho o GV 2002 muito baixo, mesmo prá andar carregado em estrada de chão. Além disso o pneu original não tem nada a ver com jipe, é coisa de SUV, e os pneus 235 BF AT são show, já usei no vitarinha, rodei 5 anos e praticamente nem perdeu os cabelin.
Pelo que li em vários foruns e tópicos, temos as seguintes opções para o lift:
- kit alternativa4x4 de calços: completo, aproveitando os amortecedores originais, com uso de prolongadores. Usei esse quando elevei a suspensão do vitarinha que tive antes do GV. Achei que a frente ficou meio durona e os ângulos da homocinética muito acentuados, o que diminuirá sua vida útil.
-kit da rc4x4: vem menos peças, o da alternativa parece ser mais completo, mas não consigo dizer qual é o mais seguro.
- meio kit da alternativa4x4 ou rc4x4: compra só os calços dianteiros, e na traseira, usa a mola do opala 6cc dianteira e o amortecedor traseiro da suprema. Parece que essa configuração deixaria a traseira mais firme, pois já vi relatos da traseira ficar mais instável com os calços.
- kit com molas maiores da alternativa 4x4: é bem mais caro e ouvi dizer que o jipe fica duro demais com elas
Sinceramente acho que compraria o meio kit e as molas do opala, e tentaria instalar também aquele suporte que abaixa o diferencial, reduzindo o ângulo dos semi eixos.
Com relação ao alinhamento, o kit da alternativa vinha com um parafuso mais fino do que o furo original, o que possibilitava ajustar o ângulo das rodas que com isso ficavam no limite aceitável. Não foi difícil alinhar.
Ivo
S. Carlos
GV Gold 2002/ Jimny 2011
Gabriel 1979
02/09/2011, 20:16
Como ainda posso rodar um pouco com os pneus originais, não me dediquei muito a brigar os preços, mas, por cima, está mais ou menos assim (235/70-16): $$ à vista Pneus Fcil Comprar Pneus Agora Fcil (http://www.pneusfacil.com.br/index.php)
BF Goodrich All - R$ 678
Toyo Open Country A/T - R$ 607
Yokohama Geolandar A/T - R$ 633
Pirelli Scorpion ATR - R$ 777
Gabriel 1979
02/09/2011, 20:19
Apenas corrigindo, acho que o kit com molas que vc se refere é esse .: Alternativa 4x4 - Suzuki, Land Rover, Pick 4x4, Jeep, Toyota, Defender, Mitsubishi, Pajero (http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=001) certo? Os dois links davam no kit sem molas.
Eu também compartilho a dúvida de vcs mas quanto aos kits acredito que recomenda-se o primeiro simplesmente por ser mais barato, sendo o kit de molas colocado posteriormente para um lift de +2" que totalizaria 4". Mas estou apenas especulando, o pessoal mais experiente tem que confirmar isso.
Os amortecedores de suprema são recomendados em qualquer lift +2" porque o original dá fim de curso.
Eu gostaria de saber de vcs, onde estão achando os BF AT para comprar? Aí em São Paulo é fácil achar? Está saindo por quanto? Aqui em Florianópolis estou com dificuldade de encontrar e na internet o frete encarece muito.
Esse kit mesmo!
Gabriel 1979
02/09/2011, 20:28
E aí, está gostando do Tracker? Eu só me arrependo de não ter olhado para ele antes.
giovanihappy
03/09/2011, 08:27
E aí, está gostando do Tracker? Eu só me arrependo de não ter olhado para ele antes.
Gostando nao, estou apaixonado. Tinha algumas idéias erradas sobre ela antes de andar com ela, tais como retomada de velocidade na estrada, estabilidade e conforto. Pra minha surpresa nao é nada disso. O carro realmente me surpreendeu. Agora é ir pros Up Grades
Antes eu sonhava com ela, hoje eu nem durmo mais..rsss
Abraços
Giovani
Gabriel 1979
09/09/2011, 18:54
Para quem já fez o lift de 2". Valeu a pena?
Olá amigos, sou novo aqui no forum e em experiencias com um 4x4 mas já estou a procura de um tracker a gasolina para comprar e depois de instalar as proteções da rc4x4 pegar umas trilhinhas kkk, mas quanto ao lift eu tenho algumas duvidas não seria melhor e mais em conta na relação custo beneficio instalar uma suspensão a ar? estou perguntando como leigo no assunto não sei nem se é possivel intalar a suspensão a ar no gran vitara ll
Mais barato que tudo isso aí.....molas de opala na traseira + amortecedor da suprema GBL1024 + calço na dianteira.....no meu GV tô só com as molas de opala na traseira + calço de 1" +/- na dianteira....a diferença é que o curso do amortecedor traseiro é pequeno pelo que tenho percebido e passando com o carro tipo vc vem na rua pra entrar a direita numa ladeira e o carro levanta a roda ...se você entrar de modo que a roda levante e desça rápido vc percebe o "tuco" na traseira.
No final, gostei. O carro ficou mais resistente a traseira que era muito mole e balançava bastante nos quebra-molas. Acredito que devido também as molas estarem com seu tempo de vida útil já no limite...
Tazinho, esquece suspensão a ar. Isso aí fica pra quem quer carro DURO e REBAIXADO. :smile:
[QUOTE=Elisson;1526976]Mais barato que tudo isso aí.....molas de opala na traseira + amortecedor da suprema GBL1024 + calço na dianteira.....no meu GV tô só com as molas de opala na traseira + calço de 1" +/- na dianteira....a diferença é que o curso do amortecedor traseiro é pequeno pelo que tenho percebido e passando com o carro tipo vc vem na rua pra entrar a direita numa ladeira e o carro levanta a roda ...se você entrar de modo que a roda levante e desça rápido vc percebe o "tuco" na traseira.
No final, gostei. O carro ficou mais resistente a traseira que era muito mole e balançava bastante nos quebra-molas. Acredito que devido também as molas estarem com seu tempo de vida útil já no limite.
E ai Elisson, e quanto a altura do seu gv teve muita mudança do seu lift para com o completo de 2" que o pessoal usa? e os pneus qual que vc usa? se vc puder posta umas fotos da sua viatura pra vermos como ficou.
Abraços
[QUOTE=Elisson;1526976]Mais barato que tudo isso aí.....molas de opala na traseira + amortecedor da suprema GBL1024 + calço na dianteira.....no meu GV tô só com as molas de opala na traseira + calço de 1" +/- na dianteira....a diferença é que o curso do amortecedor traseiro é pequeno pelo que tenho percebido e passando com o carro tipo vc vem na rua pra entrar a direita numa ladeira e o carro levanta a roda ...se você entrar de modo que a roda levante e desça rápido vc percebe o "tuco" também as molas estarem com seu tempo de vida útil já no limite.
E ai Elisson, e quanto a altura do seu gv teve muita mudança do seu lift para com o completo de 2" que o pessoal usa? e os pneus qual que vc usa? se vc puder posta umas fotos da sua viatura pra vermos como ficou.
Abraços
Semana que vem faço isso!
VRODRIGUES
08/11/2011, 10:20
Mais barato que tudo isso aí.....molas de opala na traseira + amortecedor da suprema GBL1024 + calço na dianteira.....no meu GV tô só com as molas de opala na traseira + calço de 1" +/- na dianteira....a diferença é que o curso do amortecedor traseiro é pequeno pelo que tenho percebido e passando com o carro tipo vc vem na rua pra entrar a direita numa ladeira e o carro levanta a roda ...se você entrar de modo que a roda levante e desça rápido vc percebe o "tuco" na traseira.
No final, gostei. O carro ficou mais resistente a traseira que era muito mole e balançava bastante nos quebra-molas. Acredito que devido também as molas estarem com seu tempo de vida útil já no limite...
Tazinho, esquece suspensão a ar. Isso aí fica pra quem quer carro DURO e REBAIXADO. :smile:
Na frente vc alterou as dimensoes do amortecedor ou da mola? E aqueles prolongadores? Usou agum? Na traseira teve nexessidade de adaptar mais alguma cousa iu so colocou o amortecedor/mola e sair andando?
Na frente vc alterou as dimensoes do amortecedor ou da mola? E aqueles prolongadores? Usou agum? Na traseira teve nexessidade de adaptar mais alguma cousa iu so colocou o amortecedor/mola e sair andando?
Não alterei nada de amortecedor de mola. Na frente tá tudo original + o calço de borracha na mola. Não usei prolongadores. Na traseira só tirar a mola original e por a de opala e xau. Só que ele tá rangendo quando passa com o carro de modo a fazer o "X". :evil:
Em breve coloco os amortecedores de opala pois tá batendo também na subida!:x
Com a foto 1 e a 4 dá pra ver a diferença de antes (sem molas de opala e calço na dianteira) e depois (com molas de opala e calço na dianteira).
VRODRIGUES
08/11/2011, 22:32
Parei pra ver o preço da mola+amortecedor de opala/suprema e deu R$ 381.5 com frete já, na NAFIL... Alguém indica uma loja fisica aqui no rio onde eu possa achar? Já tentei na Tauá e nem no cadastro eles tinham...
Parei pra ver o preço da mola+amortecedor de opala/suprema e deu R$ 381.5 com frete já, na NAFIL... Alguém indica uma loja fisica aqui no rio onde eu possa achar? Já tentei na Tauá e nem no cadastro eles tinham...
Se esse preço for o par tá baratissímo!!!! Aqui na minha cidade só as molas custam R$ 300,00!!!! Os amortecedores imaginei fazer o pedido por alguma auto-peças mas aí o kra queria que eu pagasse 2x4!!!! Será que tem gente tola nesse mundo?????
VRODRIGUES
08/11/2011, 23:04
Se esse preço for o par tá baratissímo!!!! Aqui na minha cidade só as molas custam R$ 300,00!!!! Os amortecedores imaginei fazer o pedido por alguma auto-peças mas aí o kra queria que eu pagasse 2x4!!!! Será que tem gente tola nesse mundo?????
É isso mesmo! O par das molas custa R$170.78 e um par dos amortecedores custa R$200.18...
Oque estranhei desse valor que com mais R$200 da o valor do kit da Alternativa de 2"... E eu relsamnte nao tenho paramtros pra saber se está barato ou não...
Outra coisa: quando eu for colocar o calço na frente, vale apena trocar o amortecedor por um KYB logo? E nos amortecedores do suprema, vou ter que "oblongar"os furos por causa da cambagem?
Gabriel 1979
09/11/2011, 18:47
Bom, acabei colocando o kit 2" da RC com amortecedores traseiros GBL 1024. Até agora rodei 2 000 km, dos quais metade em estrada. Estou muitíssimo satisfeito. Recomendo!
Erick_Chibanca
08/05/2013, 08:42
Bom, acabei colocando o kit 2" da RC com amortecedores traseiros GBL 1024. Até agora rodei 2 000 km, dos quais metade em estrada. Estou muitíssimo satisfeito. Recomendo!
Gabriel,
Só pra confirmar, vc somente colocou os calços nas molas traseiras e dianteiras (aproveitando assim as originais)?
manteve os amortecedores dianteiros originais tb? houve alguma modificação?
o amortecedor traseiro gbl 1024, é só encaixar sem nenhuma modificação?
llAndréll
08/08/2015, 18:06
Galera,
Sou novo no ramo de 4x4, comprei o meu primeiro há exatos 3 dias, uma tracker (2006/2007 - 2.0 16v Gasolina). Estou com algumas dúvidas, estive lendo sobre utilização do amortecedor traseiro da suprema e molas do opala. Li e reli algumas vezes os tópicos mas não consegui entender com exatidão, logo prefiro perguntar a fazer coisa errada. Enfim, os amortecedores GBL1024 são para usar na traseira? as molas de opala são iguais ou tem diferença das traseiras para dianteiras? Posso usá-las juntamente com os amortecedores GBL1024 sem colocar calços adicionais?
Desde já grato e no aguardo,
André
Carlos Leandro
10/08/2015, 10:21
Pessoal vou dar a minha contribuição:
Tenho um Grand Vitara 2001 2.0 3P. Estava original quando eu comprei, agora não mais, rs.
O que fiz:
Lift 2" RC4x4, na dianteira;
Amortecedores da suprema + molas de opala 6cc na traseira;
Fiz a barra Panhard com regulagem;
A cambagem por recomendação do Ricardo RC4x4, fiz o furo oblongo no amortecedor dianteiro;
Uso pneus Sem Fronteira Mais Genius Tyres, dia a dia.
Problemas que passei:
Tentei não fazer o furo oblongo no amortecedor dianteiro com medo de comprometer a integridade da suspensão dianteira, fui em um milhão de alinhamentos e cada um me aparecia com um problema maior, ao invés de soluções. Acabei fazendo o furo, ficou ótimo.
Depois estava usando molas originais traseiras com os calços da RC e os alongadores de amortecedor que vem no kit. Após umas duas trilhas o amortecedor quebrou logo abaixo do alongador. Acho que minhas molas estavam cansadas o amortecedor batia algumas vezes no inicio de curso durante a trilha, isto deve ter detonado o eixo dele. Comprei os amortecedores da suprema e instalei sem os alongadores, ficou pior, eles são bem maiores que os originais batiam todo o tempo no inicio de curso, optei por instalar as molas dianteiras do opala 6cc, ficou alto pacas, tive que fazer a panhard, conversei com um com outro, $ 590,00 dilmas uma Panhard regulável. Resolvi fazer, comprei uma barra roscável de aço 3/4 mais quadro porcas também de aço, medi a distância de três porcas e mais meio centímetro, cortei a minha barra. Detalhe a medida da barra roscável é quase exatamente a mesma do diâmetro interno do tubo original, entrou como uma luva, mandei soldar as duas porcas na barra original após o corte. Cortei o tamanho que queria na barra roscável, coloquei duas porcas no meio da barra para funcionarem como travas, montei tudo, regulei. Ficou ótimo.
Agora tenho que mandar fazer um espaçador para o cardã, acho que se for fazer uma trilha pesada que necessite de uma boa flexão da suspensão o cardã sai da T-case.
Espero ter ajudado. Detalhe, fiz isto tudo com o auxilio do meu filho, não sou mecânico, sou professor, rs.
Seguem as fotos do antes e do depois.
Carlos Leandro
509248
509249
Galera,
Sou novo no ramo de 4x4, comprei o meu primeiro há exatos 3 dias, uma tracker (2006/2007 - 2.0 16v Gasolina). Estou com algumas dúvidas, estive lendo sobre utilização do amortecedor traseiro da suprema e molas do opala. Li e reli algumas vezes os tópicos mas não consegui entender com exatidão, logo prefiro perguntar a fazer coisa errada. Enfim, os amortecedores GBL1024 são para usar na traseira? as molas de opala são iguais ou tem diferença das traseiras para dianteiras? Posso usá-las juntamente com os amortecedores GBL1024 sem colocar calços adicionais?
Desde já grato e no aguardo,
André
Para o eixo traseiro, molas dianteiras do Opala com amortecedores da Suprema. Tem que fazer uma adaptação no olhal do amortecedor apenas.
Abs,
LFC
Guilherme Arlim
21/02/2017, 20:55
Olá pessoal!
Acabei de comprar minha Tracker 08 e já estou pensando nos UP grades!
LFC, obrigado pela explicação! Foi sucinta e eficaz! Mas a dúvida que me resta é: para o eixo dianteiro a modificação é só a adição dos calços? Não precisa alterar as molas ou amortecedores?
4x4wazer
23/05/2018, 18:11
Boa tarde Carlos, preciso de seu auxílio para sanar uma dúvida, e preciso reviver seu tópico, pois entre tantos que já li ele é excelente para minha situação já que tenho um G Vitara 3 portas igual a esse. Estou tentando saber que medidas de pneus usar ao fazer exatamente o mesmo lift você fez, mas a maior parte das dicas traz medidas pneus raios 16 e esta GV tem raio 15. Queria saber que medidas você usou e se não teve problemas de "pegar ou raspar"? Pretendo comprar os pneus pela internet (procurar um bom preço), mas não posso "arriscar" uma medida e dar problemas.
Obrigado.
Pessoal vou dar a minha contribuição:
Tenho um Grand Vitara 2001 2.0 3P. Estava original quando eu comprei, agora não mais, rs.
O que fiz:
Lift 2" RC4x4, na dianteira;
Amortecedores da suprema + molas de opala 6cc na traseira;
Fiz a barra Panhard com regulagem;
A cambagem por recomendação do Ricardo RC4x4, fiz o furo oblongo no amortecedor dianteiro;
Uso pneus Sem Fronteira Mais Genius Tyres, dia a dia.
Problemas que passei:
Tentei não fazer o furo oblongo no amortecedor dianteiro com medo de comprometer a integridade da suspensão dianteira, fui em um milhão de alinhamentos e cada um me aparecia com um problema maior, ao invés de soluções. Acabei fazendo o furo, ficou ótimo.
Depois estava usando molas originais traseiras com os calços da RC e os alongadores de amortecedor que vem no kit. Após umas duas trilhas o amortecedor quebrou logo abaixo do alongador. Acho que minhas molas estavam cansadas o amortecedor batia algumas vezes no inicio de curso durante a trilha, isto deve ter detonado o eixo dele. Comprei os amortecedores da suprema e instalei sem os alongadores, ficou pior, eles são bem maiores que os originais batiam todo o tempo no inicio de curso, optei por instalar as molas dianteiras do opala 6cc, ficou alto pacas, tive que fazer a panhard, conversei com um com outro, $ 590,00 dilmas uma Panhard regulável. Resolvi fazer, comprei uma barra roscável de aço 3/4 mais quadro porcas também de aço, medi a distância de três porcas e mais meio centímetro, cortei a minha barra. Detalhe a medida da barra roscável é quase exatamente a mesma do diâmetro interno do tubo original, entrou como uma luva, mandei soldar as duas porcas na barra original após o corte. Cortei o tamanho que queria na barra roscável, coloquei duas porcas no meio da barra para funcionarem como travas, montei tudo, regulei. Ficou ótimo.
Agora tenho que mandar fazer um espaçador para o cardã, acho que se for fazer uma trilha pesada que necessite de uma boa flexão da suspensão o cardã sai da T-case.
Espero ter ajudado. Detalhe, fiz isto tudo com o auxilio do meu filho, não sou mecânico, sou professor, rs.
Seguem as fotos do antes e do depois.
Carlos Leandro
509248
509249
Boa tarde Carlos, preciso de seu auxílio para sanar uma dúvida, e preciso reviver seu tópico, pois entre tantos que já li ele é excelente para minha situação já que tenho um G Vitara 3 portas igual a esse. Estou tentando saber que medidas de pneus usar ao fazer exatamente o mesmo lift você fez, mas a maior parte das dicas traz medidas pneus raios 16 e esta GV tem raio 15. Queria saber que medidas você usou e se não teve problemas de "pegar ou raspar"? Pretendo comprar os pneus pela internet (procurar um bom preço), mas não posso "arriscar" uma medida e dar problemas.
Obrigado.
Cara, caso não consiga esta informação, vale a pena comparar as medidas dos pneus aro 16 com 15. Tem diversos sites que fornecem essas medidas e inclusive pode comparar.
Compare Medidas de Pneu | Pneus Facil (https://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas)
Calculadora pneu online - pneus calculadora visuais. (https://tire-calc.com/pt/?pt/#)
Abcs
4x4wazer
05/06/2018, 19:08
Obrigado pela dica weco, vou utilizar os sites indicados
Cara, caso não consiga esta informação, vale a pena comparar as medidas dos pneus aro 16 com 15. Tem diversos sites que fornecem essas medidas e inclusive pode comparar.
Compare Medidas de Pneu | Pneus Facil (https://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas)
Calculadora pneu online - pneus calculadora visuais. (https://tire-calc.com/pt/?pt/#)
Abcs
O 235/75 r 15 é equivalente ao 235/70 r 16 que é um dos mais usados com lift de 2 polegadas. Note que o recapado sempre fica maior uns 2 cm no diâmetro.
Abs,
LFC
4x4wazer
07/06/2018, 14:41
O 235/75 r 15 é equivalente ao 235/70 r 16 que é um dos mais usados com lift de 2 polegadas. Note que o recapado sempre fica maior uns 2 cm no diâmetro.
Abs,
LFC
Agradeço a dica, apesar do preço muito bom dos recapados, acho que vou tentar um "2a linha das marcas 1a linha", apesar que acabo de ver um anúncio com preço bem convidativo para o Grabber AT2 General Tire.
Obrigado