Ver Versão Completa : Motor AP x caixa de chevette
Eduardo Meira
29/08/2011, 20:27
Galera,
Essa semana é provável que o samuca se transforme, hehehehe... No primeiro momento tinha pensado só no motor AP com a caixa original, não sei porque me disseram que com a caixa de chevette fica bacana, tenho um amigo que tem uma caixinha de chevette já com o flange pro AP, o que acham? Além do flange é preciso mais outra coisa, tipo calços de motor? A caixa de chevette se encaixa sem nenhuma adptação na redução? o que mais preciso saber? grato
Eduardo Meira
Tche,
Estou pensando em fazer essa modificação no meu samurai tbm... Porem pretendo continuar com a caixa de cambio original....
Quanto a caixa de cambio do chevette, a adaptação é relativamente simples, vo precisa apenas alterar o tamanho do cardã que liga a caixa com a t-case. tem que cuidar pra deixar o cardã alinhado e balanceado, e tbm cuidar para que os suportes da caixa sejam bem feitos para nao ter problemas depois....
Assim que começar a "obra" vai postando as fotos aqui no topico pro pessoal acompanhar!!
Abraço
Amigo, eu aconselharia a usar a caixa e reduzida originais, pois existe flange pronta para motor ap no samurai, a adaptação fica simples, bem mais barata e fica como se fosse original, ja usando a caixa de chevette, fica muito bom, porém complica a adaptação um pouco e um minimo deslize, compromete todo o serviço, pois como o Leo falou a t-case do samuca é descasada da caixa, unida por um cardan que se ficar desalinhado 1mm ou desbalanceado, fica horrível de andar, trepida tudo.
SergioTinoco
05/09/2011, 13:02
Quando fiz minha adaptação, não tinha facilmente o flange AP/Samurai, até mandei fazer um de alumínio que ficou mais ou menos, mas tive problema na adaptação da embreagem. Pra mim foi mais fácil fazer a adaptação AP/Chevette, pois disco e platô são do mesmo diâmetro. Já existe tudo pronto. Outra adaptação que tem que ser bem feita é o cardan Chevette/Samurai entre a caixa de marcha e a Tcase. os flanges da Chevtolet e da Suzuki não são iguais e é preciso levar em uma casa especializada em Cardans para trocar o flange de um lado do cardan e balancear o conjunto. Uma coisa que precisa ser bem planejada é a posição do motor/suportes/calsos. Eu não fiz solda no chassis, o mecânico construiu duas peças que se aparafusam no bloco do motor e no chssis do Samurai. Coisa fácil, mas o motor não pode ficar nem muito pra frente, nem muito pra traz.
Bom, enfim, adaptação é adaptação! O melhor é consertar o original e manter a valorização do carro. Carro adaptado é carro desvalorizado. Mas se o motor moeu geral, a adaptação é a solução, pode até nem ficar mais barata que o reparo, mas o próximo problema, com certeza vai ser bem mais em conta. No meu caso, Foi a melhor coisa que fiz.
Rafael Valim
07/09/2011, 16:08
E ai galera blz...
Comprei um Vitara com motor AP 1.8 Alcool e caixa chevete. assim como ela e bem curtinha de 1,2,3, ela e longa de 4 e 5 da 160 de final frocho e tem bastante força no mato. e alem do mais é uma combinação que o pessoal usa bastante nos jeep wilis, porque nao quebra caixa e o motor, bom esses voces ja conhecem, e alem do mais a daptação eu olhei por baixo e foi muito bem feita somente cortado um cardam e aumentado o outro, foi feito vistoia no emetro e tudo aprovado.
Bom é isso
Abraço a todos.