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Ver Versão Completa : Resistência do teto para bagageiro



Alessandro,
29/08/2011, 14:26
Vou construir um bagageiro para o teto da Explorer.

Os trilhos do bagageiro original avançam da traseira para frente apenas 1,42 metro, porém pretendo construir um com 2 metros de espaço útil, mais 10 cm para faróis, ou seja, avançará 70 cm sobre o teto.

Para fixá-lo, em cada lado, pretendo utilizar 3 apoios sobre os trilhos originais e outro ponto sobre o teto onde não tem trilho. Esse ponto mais a frente, pretendo apoiá-lo na canaleta do teto (na Explorer é um rebaixo, sem calha) sem furar a lataria do carro. Daí vem as dúvidas:

Pesquisando sobre o assunto, mesmo não encontrando nada especificamente sobre as Explorer, encontrei alguns relatos afirmando que os trilhos originais não tem muita resistência ao peso, que melhor seria apoiar o bagageiro nas canaletas. Isto procede?

Caso os trilhos sejam suficientes, a parte dianteira pode ficar apoiada na canaleta?

Ainda não sei como fixar esse apoio na canaleta (se é que as usarei). Talvez com garras pegando na borda junto a porta ou usando alguma guia colada com fita dupla face de forma que seja reversível, a sua retirada.

O uso do bagageiro não se destina a algo específico. Mas deverá suportar o peso de uma pessoa, para o caso de ajeitar alguma carga, ou seja, com o veículo parado, o mínimo que deverá suportar seja 100 kg.

cataclism2
28/06/2012, 17:13
Alessandro ou demais proprietários, alguém encarou essa modificação de bagageiro, ultimamente?

Fiz uma busca por um bom tempo há pouco, aqui no forum, e não encontrei nada mais específico a esse respeito, como modelos ou capacidades de bagageiro.

Na minha Explo 94 anterior, lembro que instalei, além dos dois "racks" originais, mais dois modificados de Ecosport que, apesar do limite original de 45Kg (conf. manual do proprietário Explorer 94), aguentaram sem problemas uma barraca iglu com duas pessoas (além dos quatro "racks", eu coloquei duas chapas de compensado sobre estes para ficar confortável e distribuir o peso).

Então, para aproveitar sem danos ao veículo e evitar essas gambiarras de "tira-e-bota" quando precisa, gostaria de saber se alguém instalou alguma coisa nelas recentemente, principalmente naquele estilo de bagageiro que se usa nas Bandeirantes, para coisas como bagageiro + barraca que aparece nas imagens do Cesar Machado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/106050-bandeirante-longa-05-marchas-motor-14b.html

Alessandro,
28/06/2012, 22:29
Cataclism, passei por um perrengue $$ e não pude 'brincar' com a explorer, só mesmo a manutenção básica e troca de pneus.
Estudei o assunto e nada definitivo encontrei, a não ser algumas informações que me deram mais confiança no projeto.

A estrutura do teto é muito resistente! A legislação americana exige que o teto tenha resistência para aguentar 1,5 vez peso do próprio carro, ou seja, pode colocar outra Explorer em cima, que o teto não desaba. Claro que uma coisa é resistência da estrutura e outra é querer preservar a lataria e pintura do teto. No caso específico da Explorer, a Ford conseguiu aprovação do modelo, comprovando resistência de 1,57 vez o peso do carro.

Portanto, nossas pretenções em termos de peso, são viáveis. Resta saber onde apoiar o bagageiro. Já removi parcialmente o forro do teto para instalar um CD/monitor, mas foi um serviço rápido e não observei a estrutura para esse fim. Como não obtive informações esclarecedoras, farei essa desmontagem novamente para verificar onde apoiar o bagageiro.

Mas esse projeto por enquanto, está engavetado. Estou me livrando do perrengue, mas preciso concluir alguns serviços de reforma em minha casa antes de voltar a 'brincar'.

cataclism2
29/06/2012, 10:23
Tranquilo. Ainda assim, valeu por essa atualização! :concordo:

Quero ver se em julho eu consigo iniciar a brincadeira, aí vou fotografando e estudando pra facilitar a minha vida e a de outros. Mas só o fato de saber que a cobertura aguenta já é mais do que eu esperava "escutar".
:-)