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Ver Versão Completa : grand cherokee engasgando quando coloca a ré!



roberto5.2v8
28/08/2011, 11:24
:( ola amigos. estou com um grande problema na minha zj 5.2. é o seguinte: quando coloco a ré o carro começa a engasgar , não tem força para ir para traz,:shock: se eu não acelerar ela ate que anda em ré mas se eu acelerar ela fica engasgando e muitas vezes ate morre. quando coloco no ´´park´´ ela tambem morre. detalhe ela troca as marchas normal, e tambem não patina fiz o teste de stall e esta ok. o fluido esta no nivel e o filtro esta ok. tudo começou de uns dias para cá,
já verifiquei sensor de park neutro, sera que é problema do cambio? pois muitos falam que a ré é mecanica? isto procede amigos. sera algumproblema no chicote? desde ja eu agradeço atodos... :)

roberto5.2v8
29/08/2011, 14:59
ola pessoal. puxa sera que ninguen tem uma opinião ou uma dica?

AlexPalma
29/08/2011, 22:18
Roberto:

Tá com jeito de ser o conversor...mas é um chute pelos sintomas...

Não vai ter jeito: a solução é um especialista em câmbio automático...$$$

Wilsonaa
30/08/2011, 08:19
Eu Particularmente não acredito que seja conversor , mas precisamos de alguns testes

1-) A Luz de ré acende normalmente ?
2-) Consegue dar partida em P e em N ? já tentou dar partida em R ?
3-) Com a VTR desligada , alavanca em P ,freio de mão solto ele trava ?
4-) Nas outras posições , ela morre sem acelerar ?
5-) Como você testou o sensor P/N ?


Respondendo as suas perguntas

sera que é problema do cambio?
R-Entende –se como cambio , não só aquela caixa e sim todo o sistema de alavancas e sensores incluindo modulo , sendo assim , pode ser em um dos seus componentes

pois muitos falam que a ré é mecanica?

R - Assim como a RÈ, o P e o N são acionados por uma alavanca que se encontra acima do comando de válvulas , mas o modulo depende da informação do sensor Park/Neutro .
Estas posições não entram automaticamente , dependem de você mover a alavanca , por isso entendem-se que são mecânicas, alem disso trabalham com sistemas de engrenagens diferente .

sera algumproblema no chicote?

Pode ser , chicote ou terminais mal encaixados com pinos amassados ou sujos , vale a pena dar uma conferida nos plugs.

O sistema utilizado por nossas VTRs é bem complexo , e não devemos descartar nenhuma possibilidade , vamos por eliminatórias .
Segundo as suas descrições , eu apostaria no sensor P/N .
Não custa também dar uma verificada nos reles que se encontram no cofre do motor .

Vai com calma , verifique sensor por sensor e rele por rele e boa sorte .

Qualquer duvida é só gritar .

T+
Wilson

AlexPalma
30/08/2011, 13:12
Wilson:

O problema é que o Roberto está com esse problema faz um tempo...já testou um monte de coisas e o problema persiste...

Espero que seus apontamentos o ajudem...

Abração.

roberto5.2v8
30/08/2011, 15:13
Eu Particularmente não acredito que seja conversor , mas precisamos de alguns testes

1-) A Luz de ré acende normalmente ?
2-) Consegue dar partida em P e em N ? já tentou dar partida em R ?
3-) Com a VTR desligada , alavanca em P ,freio de mão solto ele trava ?
4-) Nas outras posições , ela morre sem acelerar ?
5-) Como você testou o sensor P/N ?


Respondendo as suas perguntas

sera que é problema do cambio?
R-Entende –se como cambio , não só aquela caixa e sim todo o sistema de alavancas e sensores incluindo modulo , sendo assim , pode ser em um dos seus componentes

pois muitos falam que a ré é mecanica?

R - Assim como a RÈ, o P e o N são acionados por uma alavanca que se encontra acima do comando de válvulas , mas o modulo depende da informação do sensor Park/Neutro .
Estas posições não entram automaticamente , dependem de você mover a alavanca , por isso entendem-se que são mecânicas, alem disso trabalham com sistemas de engrenagens diferente .

sera algumproblema no chicote?

Pode ser , chicote ou terminais mal encaixados com pinos amassados ou sujos , vale a pena dar uma conferida nos plugs.

O sistema utilizado por nossas VTRs é bem complexo , e não devemos descartar nenhuma possibilidade , vamos por eliminatórias .
Segundo as suas descrições , eu apostaria no sensor P/N .
Não custa também dar uma verificada nos reles que se encontram no cofre do motor .

Vai com calma , verifique sensor por sensor e rele por rele e boa sorte .

Qualquer duvida é só gritar .

T+
Wilson
amigo a wilson tudo bem rsrs muito obrigado por tentar ajudar. olha a luz de ré acende normalmente . eu consigo dar a partida em P em N tambem ok. ela não pega em ré somente nas posições P e N . com a alavanca em P , com o freio de mão solto ela trava ok. veja bem tanto em D ou 1 ou 2 ela funciona normal troca as marchas suavemente sem trancos ou tal, já fiz o teste de stall esta perfeito e quando eu dou o ´´kick dow´´ ela reduz e anda muito uando eu acelero o carro começa a engasgar e até da uns tiros como se fosse fora de ponto. o mais estranho é que quando coloco em P o carro morre na hora . detalhe este problema apareçe e volta minutos depois , na mesma hora que aconteçe ela volta o normal . olha a luz de check engine não acende acusando avarias. a respeito do sensor p e n um mecanico de automaticos aqui da região falou que o sintoma de o sensor esta ruim é a luz de ré não acender e o carro não pegar nas posições corretas. como na minha esta funcionando dentro desta logica eu acredito que esteja bom.

o rele da transmissão tambem já troquei de lugar e o problema continua, só uso texamatic 7045 e dexron III e o filtro foi trocado a menos de 3 meses. o fluido esta no nivel tambem. olha uma duvida grande colega. existe mais algun rele que poderia dar este problema? já conferi toda a fiação que desce para o cambio e não tem nada solto ou com trinca , cheguei a limpar todas as conecções para ver se melhora. olha uma duvida amigo wilson a minha é uma zj 5.2 v8 96/97 o pcm dela é oque comanda a transmissão? porque eu sei que tem muitas cherokees quem tem o0 TCM mas pelo pouco que conheço a minha não tem é o pcm que faz o cambio funcionar tambem estou com esta duvida amigo..
olha tem uma coisa que vç precisa saber 2 meses atras eu coloquei um pcm novo, pois o antigo deu problema e é o seguinte: eu tempo fazer os codigos pelo painel e pelo hodometro e não consigo. já ouvi falar que como a minha é pradão exportação não da para fazer os codigos com aquela manha de liga desliga, liga desliga ,liga desliga e liga ? talves se eu conseguisse ver algum codigo de erro seria mais facil.. outra coisa o funcionamento do motor esta normal . ......

Wilsonaa
30/08/2011, 17:05
Cara , eu sei que ficar opinando aqui de longe é fácil , o duro é estar ai , mas estes defeitos fantasmas são assim mesmo , precisa de tempo , paciência e muitos testes para encontrar a causa.

Alguma vez já aconteceu ao contrario , invés de morrer ela ficou acelerada?

Se Sim 90% de ser a válvula IAC , mesmo se não é bom dar uma limpada ela pode estar enroscando quando o motor trabalha aliviado .

T+

Wilson

roberto5.2v8
30/08/2011, 17:24
Cara , eu sei que ficar opinando aqui de longe é fácil , o duro é estar ai , mas estes defeitos fantasmas são assim mesmo , precisa de tempo , paciência e muitos testes para encontrar a causa.

Alguma vez já aconteceu ao contrario , invés de morrer ela ficou acelerada?

Se Sim 90% de ser a válvula IAC , mesmo se não é bom dar uma limpada ela pode estar enroscando.

T+

Wilson
amigo wilson . olha sempre aconteceu do jeito que eu te falei, inclusive fiz a limpeza do tbi e o local da valvula iac esta limpinho ok quando coloco a ré o carro fica rateando as vezes ate da tiro como se fosse fora do ponto então ela morre o mais estranho é que quando isto aconteçe se eu colocar no P ela rateia e morre, se fosse conversor na minha opinião não deveria acontecer no D? esquisito de mais aconteçe e para , aconteçe e para do nada volta ao normal e derrepente volta o problema. amigo wilson o problema aconteçe tanto frio quanto quente não tem hora para aconteçer. a cada dia que passa tenho quase que certeza que é um mal contato em algum lugar. todo santo dia eu mexo em algum lugar. o problema amigo é que perdi a confiança de sair com o carro tenho medo de ter que usar a ré em algum lugar e ai ferro.... sabe amigo vi a tua saga la no problema do cambio no forum aventura e off road e te parabenizo pela coragem e capacidade que vç teve para vç mesmo fazer o seu cambio parabens.:) oque eu não aguento é mecanico falar que é conversor sendo que os sintomas não batem né ta osso amigo

Wilsonaa
30/08/2011, 20:33
Se fosse conversor o problema ocorreria em todas as marchas menos em P e N .
Cara , este problema de estourar e morrer e não acusar na luz espia , bate com os sintomas do sensor de posição do virabrequim .

O que vou te dizer agora , é por experiência própria e aconteceu comigo , mas não necessariamente pode ser o que esta acontecendo com a sua , mas quem sabe , vou tentar explicar .

Os coxins do cambio e o do motor trabalham de forma independente , certa vez ao acionar a Ré eu escutava um barulho de lata raspando , somente em ré , soltei a lata e desamassei e o barulho parou , foi ai que percebi que quando engatava a ré o cambio se movia pelo balanço do coxim e o volante do motor que é preso ao conversor de torque encostava nesta lata , pois bem o sensor de posição do virabrequim ou ( crankshaft position sensor ) é preso no bloco do motor e mede a posição dos furos no flexplate que por sua vez é preso no conversor , pode ser que o seu sensor esteja gasto, sujo ou mal regulado e com este movimento ele deixa de enviar informações ou envia de forma irregular somente neste momento , provocando esta anomalia .

O que você pode fazer é tentar dar uma limpada nele , para isso será preciso remover e limpar , tarefa um pouco complicada pela posição do mesmo , e depois ir regulando , tentando com cautela aproximar mais ele do flexplate , pode se, também , com mais cautela ainda , dar umas pancadinhas de leve com um martelo e uma extensão ,na traseira deste sensor afim de tentar aproximar ele mais um pouquinho .

Nota; se este sensor já não estiver muito bom , ele pode quebrar de vez .
Seria bom você dar uma busca em como regular este sensor nos fóruns .

Qualquer coisa grita aqui ou lá que tentarei te orientar melhor onde fica este sensor .

T+
Wilson

roberto5.2v8
30/08/2011, 21:27
Se fosse conversor o problema ocorreria em todas as marchas menos em P e N .
Cara , este problema de estourar e morrer e não acusar na luz espia , bate com os sintomas do sensor de posição do virabrequim .

O que vou te dizer agora , é por experiência própria e aconteceu comigo , mas não necessariamente pode ser o que esta acontecendo com a sua , mas quem sabe , vou tentar explicar .

Os coxins do cambio e o do motor trabalham de forma independente , certa vez ao acionar a Ré eu escutava um barulho de lata raspando , somente em ré , soltei a lata e desamassei e o barulho parou , foi ai que percebi que quando engatava a ré o cambio se movia pelo balanço do coxim e o volante do motor que é preso ao conversor de torque encostava nesta lata , pois bem o sensor de posição do virabrequim ou ( crankshaft position sensor ) é preso no bloco do motor e mede a posição dos furos no flexplate que por sua vez é preso no conversor , pode ser que o seu sensor esteja gasto, sujo ou mal regulado e com este movimento ele deixa de enviar informações ou envia de forma irregular somente neste momento , provocando esta anomalia .

O que você pode fazer é tentar dar uma limpada nele , para isso será preciso remover e limpar , tarefa um pouco complicada pela posição do mesmo , e depois ir regulando , tentando com cautela aproximar mais ele do flexplate , pode se, também , com mais cautela ainda , dar umas pancadinhas de leve com um martelo e uma extensão ,na traseira deste sensor afim de tentar aproximar ele mais um pouquinho .

Nota; se este sensor já não estiver muito bom , ele pode quebrar de vez .
Seria bom você dar uma busca em como regular este sensor nos fóruns .

Qualquer coisa grita aqui ou lá que tentarei te orientar melhor onde fica este sensor .

T+
Wilson

amigo wilson mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. olha o sensor de rotação é novo e original mopar tem 3 meses que troquei.
agora uma duvida; no sensor so tem os dois furos por onde passa os parafusos que o prende ao motor como seria esta tal regulagem? olha amigo wilson gostaria de sanar uma duvida e sei que vç pode me ajudar. olha sei que vç conhece dentro de um cambio automatico de ZJ e é o seguinte gostaria de saber como é acionada a ré dentro do cambio? sei que tudo se passa pelo corpo de valvulas e que se alguma solenoide der pau o cambio vai trabalhar errado, mas a duvida é se o tambor da ré é acionado mecanicamente pela mudança da alavanca ou por um circuito hidraulico que é aberto por solenoide? pois gostaria de ter certeza que não é um problema dentro do cambio mas sim de mal contato ou algum sensor etc... olha amigão no plug preto que vai para o pcm tem o pino A6 que é responsavel pelo sinal do park neutro e verifiquei o fio e pareçe que quando mudo a alavanca ele altera o sinal pareçe que esta ok masteria algum teste mas preciso para eu descartar de vez o park neutro? desde ja amigo eu peço desculpas por te encher é que ta dificil isto e sei que vç tem ampla visão de como é dentro do cambio da cherokee rsrsrs eu mexi em um cambio da minha 325i mas era o mesmo cambio que equipa o omega cd. por isso estou perdido neste cambio rsrsrs abraço amigo

Wilsonaa
31/08/2011, 08:29
Estou te enviando via MP o funcionamento do cambio , com certeza este problema a qual você se refere não é defeito interno do cambio, poderia ate ser regulagens das cintas , mas ai teríamos alem deste sintomas outros bem mais acentuados como mudanças erráticas e raspagem das engrenagens , com relação a regulagem do sensor , esta haste com dois parafusos , pode ter entortado na hora da montagem , e por funcionar por contato magnético , as vezes alguns pequenos ajustes para frente ou para traz podem surtir efeito , vou procurar uma foto e posto aqui .

Veja bem , nao estou afirmando que o problema esta ai ,mas eu mesmo entortei o meu sensor , chegando a quebrar na hora da montagem , é apenas uma hipótese , temos outras peças que também precisam ser analisadas , mas vamos por parte .

T+
Wilson

Wilsonaa
31/08/2011, 08:48
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=309806&d=1314791038


Qualquer forçadinha na ponta do sensor pode tirar ele da posição correta para a leitura , se você reparar , existe um gargalo e geralmente ele entorta ali , nao se assuste , é bastante comum acontecer , devido a caneta , vamos dizer assim ser bastante longa

T+

Wilson

Wilsonaa
31/08/2011, 08:55
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=309809&d=1314791569
o funcionamento do sensor na Cheroka é semelhante a este da foto acima , repare que o sensor trabalha bem próximo e qualquer movimento de milésimos significa muita coisa .

T+

Wilson

MARCELOLUCHESI
31/08/2011, 10:42
Pode ser que o Wilson tenha razão...quanto ao sensor olhem o que ocorreu comigo quando fui trocar, mas falhava em qualquer marcha inclusive em "P"



"Pessoal, Instalei o sensor, Levei um susto pois começou a Falhar 1 cilindro. Mas Logo descobri que tem uma regulagem de altura e esta ficou muito próximo do Volante. Então Levantei um pouquinho o sensor (milimetro) e ficou perfeito."

No caso do Wrangler esse sensor é preso na capa seca "parafusado".

roberto5.2v8
31/08/2011, 20:25
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=309809&d=1314791569
o funcionamento do sensor na Cheroka é semelhante a este da foto acima , repare que o sensor trabalha bem próximo e qualquer movimento de milésimos significa muita coisa .

T+

Wilson

grande wilson tudo bom rsrsrs. ola amigo olha vç não vai acreditar no que vou falar, mas não é que o sensor de rotação tava meio empenado e por isso quando colocava a ré o carro dava o problema kkkk . tenho que aprender muito com voçes viu. hoje resolvi desmontar o sensor para dar uma averiguada e comparei com o que tinha pifado e o novo estava uns 3 milimetros empenado para dentro, coloquei ele em uma mesa de vidro e reparei que ela não estava igual ao que eu tirei. eu dei uma mancada muito grande, uns 25 dias atras eu tirei o sensor para limpar pois meu carro tava ruim para pegar no fim foi o regulador de pressão que foi para o espaço; só que eu devia ter falado para vçs que o problema começou logo depois dessa limpeza . puxa que vacilo, se eu tivesse tocado no assunto que eu tinha tirado o sensor e depois o carro apresentou o problema vçs já teriam me dado a dica kkkkk. olha wilson provalvelmente quando coloquei o sensor ele deve ter entortado mas eu tinha certeza que um sensor de rotação jamais afetaria o cambio. nossa hoje eu desempenei o sensor e coloquei no lugar e o carro voltou ao normal, devo ter alternado de P para R umas 30 vezes e o carro esta ok. graças a DEUS em primeiro lugar e depois a pessoas como voçe que compartilha a tua inteligencia e sabedoria com os que conhecem menos.. olha wilson que DEUS TE ABENÇOE e a sua FAMILIA TAMBEM, muito obrigado mesmo viu colega se não fosse o teu conhecimento e humildade em explicar eu teria me ferrado na mão de um mexanico rsrsrs. olha vou curtir um pouco a vtr pois ja são um mes que não saio com ela por medo. vou dar umas 3 voltas no quarterão de ré so para comemorar kkkkkkkkkk. valeu grande wilson pela dica santa viu rsrs que JESUS TE PAGUE do fundo do coração ... abraço!

roberto5.2v8
31/08/2011, 20:31
Pode ser que o Wilson tenha razão...quanto ao sensor olhem o que ocorreu comigo quando fui trocar, mas falhava em qualquer marcha inclusive em "P"



"Pessoal, Instalei o sensor, Levei um susto pois começou a Falhar 1 cilindro. Mas Logo descobri que tem uma regulagem de altura e esta ficou muito próximo do Volante. Então Levantei um pouquinho o sensor (milimetro) e ficou perfeito."

No caso do Wrangler esse sensor é preso na capa seca "parafusado".


ola amigo tudo bem rsrs . olha vç tinha razão a respeito da possibilidade de ser o sensor de rotação . pois o mesmo estava empenado e causava a avaria, e tudo começou depois de uma limpeza no mesmo e eu nunca desconfiei que um sensor de rotação causaria um erro no cambio rsrs olha ainda bem que tem um forum como este que tem pessoas que querem ajudar os colegas mesmo não sabendo quem são .. olha amigo muito obrigado pela força que DEUS te abençoe e aos outro que tambem tentaram ajudar, valeu galera um abraço a todos que DEUS vos abençoe ...

Cláudio Brasília
31/08/2011, 20:33
No caso deste sensor (Crankshaft Position Sensor), existe um espaçador de papel com cerca de 0,30 de polegada que não deve ser retirado, pois o mesmo efetua a regulagem e, quando o volante passa no ponto retira o papel e, assim, ficará regulado na distância apropriada. A regulagem poderá ser feita aproximando ou afastando o sensor, pois seu furo de parafuso é ovalizado, possibilitando um ajuste fino.

Wilsonaa
31/08/2011, 20:54
ola amigo tudo bem rsrs . olha vç tinha razão a respeito da possibilidade de ser o sensor de rotação . pois o mesmo estava empenado e causava a avaria, e tudo começou depois de uma limpeza no mesmo e eu nunca desconfiei que um sensor de rotação causaria um erro no cambio rsrs olha ainda bem que tem um forum como este que tem pessoas que querem ajudar os colegas mesmo não sabendo quem são .. olha amigo muito obrigado pela força que DEUS te abençoe e aos outro que tambem tentaram ajudar, valeu galera um abraço a todos que DEUS vos abençoe ...

Cara , voce nao imagina o quanto estou feliz em poder ter te ajudado , as vezes a gente fica em duvida se coloca certas coisas no forum , mas qualquer detalhe é muito importante no diagnostico de anomalias .

Boa sorte e seja muito feliz com a VTR .

T+

Wilson

Rustão
31/08/2011, 21:22
Parabéns Wilson,

Alias antes mesmo de comprar minha viatura comecei a frequentar esse forum, e vi a disposição da galera em ajudar.
Pois posso dizer a todos que comprei minha viatura com muito mais segurança e confiança.
Fui sozinho comprar, mais sabia que tinha uma retaguarda e fiquei tranquilo.
Alias parabéns a todos nós.
Abss a todos

Wilsonaa
31/08/2011, 22:52
Obrigado Rustão , o que fiz foi somente retribuir o que o pessoal aqui do fórum me fez , e espero poder continuar .

Grande abraço

T+

Wilson

Fabiano Klug
11/12/2012, 18:36
Vou desenterrar o topico, pois ja tenho o sensor de rotação, o motor vive apagando em marchas lentas e tal, apareceu o check engine dias atras e mexemos no sensor MAP que esta jundo do TBI e a luz apagou, porem ele fica engasgando nas arrancas e cheg a amorrer se eu não dou uma pisada mais firme, tanto na ré quanto em D, manobra rna lenta é tranquilo tanto pra frente quanto pra estacionar.

Não consigo achar o local para colocar o sensor, é tudo tão apertado na região da junção do motor e cambio que to achando que o carro não tem este sensor, se algum tiver um video ou fotos mais precisamente pra eu ver onde fica o sensor para eu avaliar.

Pois esta dificil de dirigir no transito assim, no anda e para ainda vai, só não posso sair acelerando que ela pode morrer, de tanto que engasga.

Ajuda ai pessoal, meu Camry esta na oficina e pode não ficar pronto até final do ano.

wagnerggg
22/03/2013, 08:24
Bom dia namigos comprei uma grande cherokee Limited 97 mais quando chegou em casa ela não quer pegar mais da o sinal de partida mais não liga,jua mandei ver a parte eletrica e nada ainda , não sei se e mecanica ou o gaz, por favor pode me ajudar?

wagnerggg
22/03/2013, 08:25
auguem sabe se no Rio de janeiro tem alguma oficina especializada em cherokee? Moro em Duque de caxias.

Rustão
22/03/2013, 11:47
Bom dia namigos comprei uma grande cherokee Limited 97 mais quando chegou em casa ela não quer pegar mais da o sinal de partida mais não liga,jua mandei ver a parte eletrica e nada ainda , não sei se e mecanica ou o gaz, por favor pode me ajudar?

Bom dia Wagner, primeiramente bem vindo ao mundo das Cherokee's,
O modelo da sua é uma Grand (sem o e ) Cherokee Limited 97, mais conhecida aqui no forum como ZJ, então tudo que voce ver aqui falando ZJ é a sua.
Imagino seu desespero, mas não adianta ficar postando em um monte de tópico em seguida, aguarda um pouco que a galera aqui é tudo gente boa e com certeza vamos tentar te ajudar.
Bom , se sua ZJ chegou rodando ja é um sinal que ta funcionando, tenta descrever todos os sintomas em detalhes, mas o mais correto seria passar o Scanner DRB III pra ver se consegue pegar algum codigo de erro.
Faz um videoe posta aqui pra detalhar realmente o sintoma.
Calma que tudo da pra resolver...
Abraço

Sinuhe
23/03/2013, 11:06
Parabens Wilson, matou a cobra e mostrou o páu, é bom saber que estou proximo de pessoa competente e cordial, vou precisar muito pois estou iniciando resgate de VTR.

Sinuhe
23/03/2013, 11:31
Parabens Wilson, matou a cobra e mostrou o páu, é bom saber que estou proximo de pessoa competente e cordial, vou precisar muito pois estou iniciando resgate de VTR.